Sei sulla pagina 1di 21

2012

APOSTILA DE TICA

CURSO ESPECIAL DE FORMAO DE CABOS

INTRODUO TICA
Prezado aluno, o cotidiano est repleto de situaes em que o ser humano se depara com uma infinidade de problemas. Contudo, resolv-los a questo que pode se tornar simples ou complexa. Normalmente, ao decidir por uma ou outra ao, o ser humano recorre, ou a uma experincia adquirida, ou a um argumento, ou a um juzo formulado, ou ainda, a uma norma aceita ou prescrita. Essas medidas tomadas no dia-a-dia e que fazem parte da rotina do ser humano so chamadas de comportamento prtico-moral, que pode variar no tempo e no espao, mas tambm, de pessoa para pessoa ou de uma sociedade para outra. Obviamente, ao decidir por esta ou aquela soluo, mediante a um determinado problema, o homem avalia a dimenso e a consequncia do seu prprio ato, sendo tal reflexo uma base para comportamentos futuros, considerando a os resultados benficos ou nocivos. passagem da ao vivenciada e praticada para a reflexo do ato em seus resultados, podemos denominar como comportamento terico-tico ou comportamento tico. Nenhum ser humano pode buscar na tica uma norma de ao para resolver um problema concreto ou real, pois a resposta sobre o que fazer diante de uma determinada situao prtico-moral e no terico-tico. Decidir um problema prtico-moral; no entanto, agir tambm. Todavia, investigar os critrios de responsabilidade, definir a liberdade e o determinismo da ao, so problemas tericos e da competncia da tica. Portanto, pode-se dizer que o ser humano, no seu comportamento prtico moral, e na sua reflexo terico-tica, situa-se na sociedade e na sua vida comum, orientando sua conduta nas diversas situaes encontradas.

AULA I

O que tica?
tica segundo o Dicionrio Aurlio, o Estudo dos juzos de apreciao referentes conduta humana suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Em palavras mais simples, podemos definir tica como o esforo inteligente para descobrir critrios ou padres para tomar decises (Tcito da Gama Leite Filho). Portanto, deciso a palavra-chave que caracteriza a natureza humana. Atravs do seu livre arbtrio o homem est prdestinado a tomar decises, portanto, a tica busca estabelecer parmetros para estas aes e atitudes tomadas por cada indivduo.

Objetivos da tica:
Elaborar princpios capazes de orientar o homem para uma deciso moralmente correta. Refletir sobre os sistemas morais que cercam a humanidade.

As questes ticas abrangem um longo campo da vida humana e os diversos tipos de dimenses o qual homem est sujeito, assim como a dimenso individual, a social, a espiritual e a natural. O homem se relaciona com Deus, com a natureza, consigo mesmo, com pessoas, com grupos e com Instituies. O agir humano atinge sua f, a si mesmo, natureza, a outras pessoas e sociedade. Vemos, portanto, que as reflexes ticas no se restringem apenas busca de conhecimento terico sobre os valores humanos, cuja origem e desenvolvimento levantam questes de carter sociolgico, antropolgico, religioso, etc. A tica tem preocupaes prticas na adoo de decises que levaro a comportamentos baseados nos valores pessoais mais ntimos, e frutos resultantes dos valores morais de cada indivduo.

AULA II MORAL E DIREITO

O que significa Moral?


Podemos conceituar moral como um conjunto de normas aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens, todavia, podemos tambm dizer, que moral um conjunto de prescries a respeito do comportamento, lcito ou ilcito, estabelecidas e aceitas em uma poca por determinada comunidade humana. A tica abrange as normas morais e as normas jurdicas. Como disciplina prtica, a tica procura responder as questes do tipo: O que devo fazer? Como devo agir? Quando essas questes ticas so colocadas pelos indivduos ou grupos e respondidas apenas por suas conscincias (individual e coletiva), surgem s normas morais. Por outro lado, as que so colocadas pela sociedade e respondidas pelo Estado, surgem s normas jurdicas.

- Normas morais: So normas ticas que tem como base conscincia moral das pessoas ou de um grupo social. Sua transgresso no acarreta sano do Estado. - Normas Jurdicas: Norma social de conduta que tem como base o poder social do Estado sobre a populao que habita seu territrio. Sua transgresso acarreta sano do Estado.

Conscincia Moral e Liberdade


A conscincia permite o desenvolvimento do saber e da racionalidade que se empenha em distinguir, o verdadeiro do falso. Contudo, alm dessa conscincia lgica, o ser humano possui tambm uma conscincia moral, ou seja, a faculdade de observar a prpria conduta e

formular juzos sobre os atos passados, presentes e intenes futuras. Assim, a conscincia moral uma caracterstica peculiar ao homem de julgar suas aes, decidindo se elas so boas ou ms, certas ou erradas.

Liberdade
a possibilidade que o homem tem de escolher seu prprio caminho na vida. exercida dentro das limitaes impostas pelas circunstancias histricas. O seu exerccio a luta para ampliar ou romper limites, onde alguns tambm a chamam de livre arbtrio. A liberdade e a conscincia moral esto relacionadas, porque s tem sentido julgar moralmente a ao de uma pessoa se essa ao foi praticada em liberdade.

Virtude e Vcio
A palavra virtude deriva do latim virtus e significa atitude ou ao digna do homem. Ela designa, portanto, a prtica constante do bem, correspondendo ao uso da liberdade com responsabilidade moral. O oposto virtude o vcio, que consiste na prtica constante do mal, correspondendo ao uso da liberdade sem responsabilidade moral.

Responsabilidade
O termo vem do latim respondere , e significa estar em condies de responder pelos atos praticados, isto , de justificar as aes perante a conscincia moral. A responsabilidade moral est no compromisso livremente assumido. Responsvel a pessoa que reconhece seus atos como resultantes da vontade e responde pelas consequncias deles.

Valores
Atribuir um valor a alguma coisa no ficar indiferente a ela. Portanto a no indiferena a principal caracterstica do valor. Os valores resultam da experincia vivida pelo homem ao se relacionar com os outros homens. Isso significa que os valores so em parte herdamos da cultura. Alis, a primeira compreenso que temos de mundo fundada no solo dos valores da comunidade a que pertencemos. Em tese, tais valores existem para que a sociedade subsista, mantenha a integridade e possa se desenvolver. Os grupos humanos precisam de regras para se relacionarem bem. Dentro deste conceito de integridade humana que surge a idia de certo e errado.

Relativismo tico
a tolerncia como virtude, em conseqncia de uma multiplicidade de valores e cdigos morais, alguns pensadores defendem a teoria do relativismo tico. Para o relativista tico, a conscincia moral dos homens formada pelo conjunto de princpios e valores herdados de cada cultura. Portanto, o contedo da conscincia moral varia no tempo e no espao, porm, o que virtude para um pacifista moderno, pode no ter sido para um guerreiro medieval. Percebe-se, ento, que as sociedades humanas constroem ao decorrer de sua histria seus prprios cdigos morais que, por sua vez, refletem os valores ticos dominantes em cada cultura. Assim, verificamos que h sociedades onde o valor dominante a busca pela esttica. Em outras, o valor moral mais importante a glorificao religiosa, todavia, em outras, como a sociedade em que vivemos, o valor dominante se refere conquista do poder econmico, sucesso pessoal e acmulo de riquezas (capitalismo). O relativismo tico afirma que no h base objetiva e universal sobre a qual se possa erguer um nico sistema moral vlido para todos os homens. A moral fruto do padro cultural vigente em cada sociedade. A tica uma

questo de tica assentada pelos grupos sociais para permitir um mnimo de ordem, direo e solidariedade. O relativismo defende que a virtude no pode se restringir a um contedo rgido de normas ou a um mandamento unilateral. Tendo por base esta viso, a virtude estaria na tolerncia atribuda aos diferentes sistemas morais que, entre si, convivem pacificamente. Podemos entender o relativismo tico a partir do conhecimento e entendimento das diversidades culturais existentes na composio das sociedades. "Cada esfera da vida social possui uma legalidade prpria, uma lgica interna de funcionamento, uma capacidade de observar o externo,

comunicando-se consigo mesma, tendo por objetivo uma adaptao melhor ao ambiente e at a capacidade de se produzir automatizando-se por um sistema anterior (R. Mancini, 2000).

AULA III CONDUTA POLICIAL MILITAR

A Imagem da Polcia
Toda Instituio seja ela civil ou militar possui uma imagem perante a populao, e dever dos seus integrantes preservar esta imagem sob pena de sofrerem constrangimentos pelo simples fato de pertencer a uma ou outra Instituio. A preservao da imagem de uma Instituio deve constituir preocupao em todos os nveis da Hierarquia Administrativa ou Funcional. Por este motivo compete ao Policial Militar fazer a si mesmo, sempre a mesma pergunta: Como eu acho que a populao v a Polcia Militar? Contudo, esta pergunta poder ser respondida de diversas maneiras, as quais dentre elas poderemos obter as seguintes respostas: Ruim, legal, violenta, educada, firme, perigosa, corrupta, etc. Evidentemente que nem todas estas respostas nos interessam, mesmo porque a polcia que desejamos aquela que reflita a melhor imagem a populao ordeira.

Aparncia
A sua aparncia faz de voc uma autoridade confivel ou no, principalmente em situaes em que voc se apresente bem, ou seja, com a farda limpa e passada, com os sapatos engraxados, com a barba feita, com os cabelos aparados e penteados e com o bigode raspado ou aparado, sendo assim, o cidado v o Policial Militar e atribui valores ao que sua aparncia demonstra, pois voc reflete a imagem da Policia Militar. Caro aluno, no h como demonstrar autoridade se a sua apresentao denota desleixo e despreocupao.

Postura
A postura do policial muito importante, porque voc a sua instituio exposta na rua diariamente. Por isso aja sempre assim: olhe sempre direto para quem voc vai abordar ou atender; quando de p, mantenha os seus ombros para trs e o peito firme. A postura policial adequada aquela que demonstra ao povo confiabilidade, e no medo. Se a sua postura no for firme e sim desleixada, consequentemente, o cidado comum no acreditar em suas atitudes, o que acarretar a perda de confiana em nossa bi-secular instituio.

Urbanidade
Cada vez que voc trata um educadamente um cidado de bem, e um cidado margem da lei com firmeza, voc est para que sua corporao, seus colegas e voc mesmo seja cada vez mais respeitado. Tratar bem no perder a firmeza e nem a autoridade; tratar com educao e com respeito os Direitos Humanos. Voc a autoridade constituda no momento em que ajuda, detm ou prende, todavia, como Policial Militar, voc precisa ser e dar o exemplo. Quando voc se dirigir a quem voc no tem certeza de que esteja praticando algum delito, no custa nada dirigir-se de forma educada e cham-lo de senhor ou senhora, como toda ao requer uma reao, no mnimo voc obrigar a pessoa a trat-lo com o mesmo respeito. Por outro lado, voc no deve falar ou agir diante de uma pessoa, utilizando um tom de voz to alto a ponto de chamar a ateno de outras pessoas, e muito menos falar to baixo a ponto de no ser ouvido pelo seu interlocutor, da mesma forma, evitar emitir palavras mal pronunciadas a ponto de no serem entendidas. Evite dirigir-se a um cidado do povo com a boca cheia ou mastigando algum alimento, ou com cigarro no canto da boca, apresentando uma aparncia desleixada.

Ao agir, evite estar com o olhar disperso ou distante como se no estivesse nem a. E o mais importante: impossvel agir com as mos no bolso. Voc um Policial e deve estar sempre atento. A sua forma de falar e agir diante de uma pessoa deve ser serena, sua voz deve ser em tom normal, as palavras bem pronunciadas e claras. Seu olhar deve estar atento, percebendo todos os movimentos, sem ficar fixo em um ponto qualquer. Suas mos devem apresentar gestos finos, claros e precisos sem exagero.

Educao
o processo de desenvolvimento da capacidade fsica, intelectual e moral da criana e do ser humano em geral, visando a sua melhor integrao individual e social. Podemos dizer tambm que ser educado utilizar o conhecimento e prtica dos usos de sociedades, civilidade, delicadeza, polidez e cortesia. Seja gentil! Por que gritar? Tremer de raiva. Dar socos no ar. Estes gestos indicam atitudes de pessoas nervosas, contudo, a autoridade precisa manter a tranqilidade. Com educao, o cidado comum entende que quando voc o abordar, pede seus documentos ou o revista, voc est protegendo-o. Seja confiante, pois quando o marginal percebe sua abordagem correta, dificilmente ele arriscar uma reao. Quando voc age corretamente como autoridade, voc inspira confiana. Portanto, no se precisa gritar, porque voc sabe que a autoridade no se impe pelo grito, mas sim pelo exemplo e atitude. A atitude policial no uma coisa ensaiada, tem que ser sempre verdadeira, seja nos quartis, em casa ou na rua, por isso, evite em pblico cuspir no cho, falar palavro, se coar, gritar ou andar desalinhado. Por isso jamais esquea certas palavras e que no custam nada, seja em qualquer situao, ou em qualquer lugar, tais como: senhor, senhora, bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, com licena, obrigado(a). Colocadas sempre de forma educada e firme.

Dessa forma, poderemos estabelecer o perfil do bom policial que atender as caractersticas de valente na hora certa, educado sempre, corajoso e prudente na hora da ao. Tratar a todos os cidados com respeito e os marginais sem violncia, porm, com firmeza, o que precisamos para ter uma polcia democrtica e comprometida com os direitos e as garantias individuais do cidado. Do mesmo modo, devemos tratar os nossos companheiros com amizade, respeito e urbanidade, pois, futuramente voc poder depender deste mesmo companheiro para tir-lo de uma situao difcil. Tendo em vista o que foi apresentado neste mdulo, podemos concluir que tratar a todos de forma educada e urbana, dever do policial cidado.

AULA IV

CDIGO DE CONDUTA PARA FUNCIONRIOS RESPONSVEIS PELA APLICAO DA LEI A Assemblia Geral,
Considerando que um dos objetivos proclamados na Carta das Naes Unidas o da realizao da cooperao internacional para o desenvolvimento e encorajamento do respeito pelos direitos do homem e das liberdades fundamentais para todos, sem distino de raa, sexo, lngua ou religio, Lembrando, em particular, a Declarao Universal dos Direitos do Homem e os Pactos Internacionais sobre os Direitos do Homem, Lembrando igualmente a Declarao sobre a Proteo de Todas as Pessoas contra a Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruis, Desumanos ou Degradantes, adotada pela Assemblia Geral na sua resoluo 3452 de 09 de Dezembro de 1975, Consciente de que a natureza das funes de aplicao da lei para defesa da ordem pblica e a forma como essas funes so exercidas, tm uma incidncia direta sobre a qualidade de vida dos indivduos e da sociedade no seu conjunto, Consciente das importantes tarefas que os funcionrios responsveis pela aplicao da lei levam a cabo, com diligncia e dignidade, em conformidade com os princpios dos direitos do homem, Consciente, no entanto, das possibilidades de abuso que o exerccio destas tarefas proporciona, Reconhecendo que a elaborao de um Cdigo de Conduta para os Funcionrios Responsveis pela Aplicao da Lei apenas uma das vrias medidas importantes para garantir a proteo de todos os direitos e interesses dos cidados servidos pelos referidos funcionrios, Consciente de que existem outros importantes princpios e condies prvias ao desempenho humanitrio das funes de aplicao da lei, nomeadamente:

a) Que, como qualquer rgo do sistema de justia penal, todos os rgos de aplicao da lei devem ser representativos da comunidade no seu conjunto, responder s suas necessidades e ser responsveis perante ela,

b) Que o respeito efetivo de normas ticas pelos funcionrios responsveis pela aplicao da lei, depende da existncia de um sistema jurdico bem concebido, aceite pela populao e de carter humano,

c) Que qualquer funcionrio responsvel pela aplicao da lei um elemento do sistema de justia penal, cujo objetivo consiste em prevenir o crime e lutar contra a delinqncia, e que a conduta de cada funcionrio do sistema tem uma incidncia sobre o sistema no seu conjunto,

d) Que qualquer rgo encarregado da aplicao da lei, em cumprimento da primeira norma de qualquer profisso, tem o dever de autodisciplina, em plena conformidade com os princpios e normas aqui previstos, e que os atos dos funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem estar sujeitos ao escrutnio pblico, exercido por uma comisso de controle, um ministrio, um procurador-geral, pela magistratura, por um provedor, uma comisso de cidados, ou por vrios destes rgos, ou ainda por um outro organismo de controle,

e) Que as normas, enquanto tais caream de valor prtico, a menos que o seu contedo e significado seja incultido em todos os funcionrios responsveis pela aplicao da lei, mediante educao, formao e controle,

Adota o Cdigo de Conduta para os Funcionrios Responsveis pela Aplicao da Lei, que figura em anexo presente resoluo e decide transmitilo aos Governos, recomendando que encarem favoravelmente a sua utilizao no quadro da legislao e prtica nacionais como conjunto de princpios que devero ser observados pelos funcionrios responsveis pela aplicao da lei.

Resoluo de 17 de dezembro de 1979, da Assemblia Geral das Naes Unidas. Cdigo de Conduta para os Funcionrios Responsveis pela Aplicao da Lei.

ARTIGO 1.
Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem cumprir, a todo o momento, o dever que a lei lhes impe, servindo a comunidade e protegendo todas as pessoas contra atos ilegais, em conformidade com o elevado grau de responsabilidade que a sua profisso requer.

Comentrio
a) A expresso funcionrios responsveis pela aplicao da lei inclui todos os agentes da lei, quer nomeados, quer eleitos, que exeram poderes de polcia, especialmente poderes de priso ou deteno.

b) Nos pases onde os poderes policiais so exercidos por autoridades militares, quer em uniforme, quer no, ou por foras de segurana do Estado, a definio dos funcionrios responsveis pela aplicao da lei incluir os funcionrios de tais servios.

c) O servio comunidade deve incluir, em particular, a prestao de servios de assistncia aos membros da comunidade que, por razes de ordem pessoal, econmica, social e outras emergncias, necessitam de ajuda imediata.

d) A presente disposio visa, no s todos os atos violentos, destruidores e prejudiciais, mas tambm a totalidade dos atos proibidos pela legislao penal. igualmente aplicvel conduta de pessoas no susceptveis de incorrerem em responsabilidade criminal.

ARTIGO 2.
No cumprimento do seu dever, os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem respeitar e proteger a dignidade humana, manter e apoiar os direitos fundamentais de todas as pessoas.

Comentrio
a) Os direitos do homem em questo so identificados e protegidos pelo direito nacional e internacional. Dentre os instrumentos internacionais relevantes inclumos a Declarao Universal dos Direitos do Homem, o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Polticos, a Declarao sobre a Proteo de Todas as Pessoas contra a Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruis, Desumanos ou Degradantes, a Declarao das Naes Unidas sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial, a Conveno Internacional sobre a Supresso e Punio do Crime de Apartheid, a Conveno sobre a Preveno e Punio do Crime de Genocdio, as Regras Mnimas para o Tratamento de Reclusos, e a Conveno de Viena sobre Relaes Consulares.

b) Os comentrios nacionais a esta clusula devem indicar as provises regionais ou nacionais que definem e protegem estes direitos.

ARTIGO 3.
Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei s podem empregar a fora quando tal se afigure estritamente necessrio e na medida exigida para o cumprimento do seu dever.

Comentrio
a) Esta disposio salienta que o emprego da fora por parte dos funcionrios responsveis pela aplicao da lei deve ser excepcional. Embora admita que estes funcionrios possam estar autorizados a utilizar a fora na medida em que tal seja razoavelmente considerada como necessrio, tendo em vista as circunstncias, para a preveno de um crime ou para deter ou ajudar deteno legal de delinquentes ou de suspeitos, qualquer uso da fora fora deste contexto no permitido.

b) A lei nacional restringe normalmente o emprego da fora pelos funcionrios responsveis pela aplicao da lei, de acordo com o princpio da proporcionalidade. Deve-se entender que tais princpios nacionais de proporcionalidade devem ser respeitados na interpretao desta disposio. A presente disposio no deve ser, em caso algum, interpretada no sentido da autorizao do emprego da fora em desacordo ou desproporo com o legtimo objetivo a atingir.

c) O emprego de armas de fogo considerado uma medida extrema. Devem ser feitos todos os esforos no sentido de excluir a utilizao de armas de fogo, especialmente contra as crianas. Em geral, no se deve utilizar armas de fogo, exceto quando um suspeito oferea resistncia armada, ou quando, de qualquer forma coloque em perigo vidas alheias e no haja suficientes medidas menos extremas para dominar ou deter. Cada vez que uma arma de fogo for disparada, dever informar-se prontamente as autoridades competentes.

ARTIGO 4.
As informaes de natureza confidencial em poder dos funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem ser mantidas em segredo, a no ser que o cumprimento do dever ou as necessidades da justia estritamente exijam outro comportamento.

Comentrio
Devido natureza dos seus deveres, os funcionrios responsveis pela aplicao da lei obtm informaes que podem relacionar-se com a vida particular de outras pessoas, ou ser potencialmente prejudiciais aos seus interesses e especialmente sua reputao. Deve-se ter a mxima cautela na salvaguarda e utilizao dessas informaes, as quais s devem ser divulgadas no desempenho do dever ou no interesse. Qualquer divulgao dessas informaes para outros fins totalmente abusiva.

ARTIGO 5.

Nenhum funcionrio responsvel pela aplicao da lei pode infligir, instigar ou tolerar qualquer ato de tortura ou qualquer outra pena ou tratamento cruel, desumano ou degradante, nem invocar ordens superiores ou circunstanciais excepcionais, tais como o estado de guerra ou uma ameaa segurana nacional, instabilidade poltica interna ou qualquer outra emergncia pblica como justificao para torturas ou outras penas ou tratamentos cruis, desumanos ou degradantes.

Comentrio
a) Esta proibio decorre da Declarao sobre a Proteo de Todas as Pessoas contra a Tortura e outras Penas ou Tratamentos Cruis, Desumanos ou Degradantes, adotada pela Assemblia Geral, de acordo com a qual: tal ato uma ofensa contra a dignidade humana e ser condenado como uma negao aos propsitos da Carta das Naes Unidas e como uma violao aos direitos e liberdades fundamentais afirmados na Declarao Universal dos Direitos do Homem (e noutros instrumentos internacionais sobre os direitos do homem).

b) A Declarao define tortura da seguinte forma: Tortura significa qualquer ato pelo qual uma dor violenta ou sofrimento fsico ou mental imposto intencionalmente a uma pessoa por um funcionrio pblico, ou por sua instigao, com objetivos tais como obter dela ou de uma terceira pessoa informao ou confisso, puni-la por um ato que tenha cometido ou se supe tenha cometido, ou intimid-la a ela ou a outras pessoas. No se considera tortura a dor ou sofrimento apenas resultante, inerente ou consequncia de sanes legtimas, na medida em que sejam compatveis com as Regras Mnimas para o Tratamento de Reclusos*.

c) A expresso penas ou tratamento cruis, desumanos ou degradantes no foi definida pela Assemblia Geral, mas deve ser interpretada de forma a abranger uma proteo to ampla quanto possvel contra abusos, quer fsicos quer mentais.

ARTIGO 6.
Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem assegurar a proteo da sade das pessoas sua guarda e, em especial, devem tomar medidas imediatas para assegurar a prestao de cuidados mdicos sempre que tal seja necessrio.

Comentrio
a) Cuidados Mdicos - significando servios prestados por qualquer pessoa com qualificao mdica, incluindo mdicos diplomados e paramdicos, o que devem ser assegurados quando necessrios ou solicitados.

b) Embora o pessoal mdico esteja geralmente restritos aos servios de aplicao da lei, os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem tomar em considerao a opinio de tal pessoal, quando este recomendar que deve proporcionar-se pessoa detida tratamento adequado, atravs ou em colaborao com pessoal mdico no adstrito aos servios de aplicao da lei.

c) Subentende-se que os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem assegurar tambm cuidados mdicos s vtimas de violao da lei ou de acidentes que dela decorram.

ARTIGO 7.
Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei no devem cometer qualquer ato de corrupo. Devem, igualmente, opor-se rigorosamente e combater todos os atos desta ndole.

Comentrio
a) Qualquer ato de corrupo, tal como qualquer outro abuso de autoridade, incompatvel com a profisso de funcionrio responsvel pela aplicao da lei. A lei deve ser aplicada na ntegra em relao a qualquer funcionrio que cometa um ato de corrupo, dado que os Governos no podem esperar aplicar a lei aos cidados se no a puderem ou quiserem aplicar aos seus prprios agentes e dentro dos seus prprios organismos.

b) Embora a definio de corrupo deva estar sujeita legislao nacional, deve entender-se como incluindo tanto a execuo ou a omisso de um ato, praticada pelo responsvel, no desempenho das suas funes ou com estas relacionado, em virtude de ofertas, promessas ou vantagens, pedidas ou aceitas, como a aceitao ilcita destas, uma vez a ao cometida ou omitida.

c) A expresso ato de corrupo, anteriormente referida, deve ser entendida no sentido de abranger tentativas de corrupo.

ARTIGO 8.
Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem respeitar a lei e o presente Cdigo. Devem, tambm, na medida das suas possibilidades, evitar e opor-se vigorosamente a quaisquer violaes da lei ou do Cdigo.

Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei que tiverem motivos para acreditar que se produziu ou ir produzir uma violao deste Cdigo, devem comunicar o fato aos seus superiores e, se necessrio, a outras autoridades com poderes de controle ou de reparao competentes.

Comentrio
a) Este Cdigo ser observado sempre que tenha sido incorporado na legislao ou na prtica nacionais. Se a legislao ou a prtica contiverem disposies mais limitativas do que as do atual Cdigo, devem observar-se essas disposies mais limitativas.

b) O presente artigo procura preservar o equilbrio entre a necessidade de disciplina interna do organismo do qual, em larga escala, depende a segurana pblica, por um lado, e a necessidade de, por outro lado, tomar medidas em caso de violaes dos direitos humanos bsicos. Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem informar das violaes os seus superiores hierrquicos e tomar medidas legtimas sem respeitar a via hierrquica somente quando no houver outros meios disponveis ou eficazes. Subentende-se que os funcionrios responsveis pela aplicao da lei no devem sofrer sanes administrativas ou de outra natureza pelo fato de terem comunicado que se produziu ou que est prestes a produzir-se uma violao deste Cdigo.

c) A expresso autoridade com poderes de controlo e de reparao competentes, refere-se a qualquer autoridade ou organismo existente ao abrigo da legislao nacional, quer esteja integrado nos organismos de aplicao da lei quer seja independente destes, com poderes estatutrios, consuetudinrios ou outros para examinarem reclamaes e queixas resultantes de violaes deste Cdigo.

d) Em alguns pases, pode se considerar que os meios de comunicao social (mass media) desempenham funes de controle, anlogas s descritas na alnea anterior. Consequentemente, os funcionrios responsveis pela aplicao da lei podero como ltimo recurso e com respeito pelas leis e costumes do seu pas e pelo disposto no artigo 4. do presente Cdigo, levar as violaes ateno da opinio pblica atravs dos meios de comunicao social.

e) Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei que cumpram as disposies deste Cdigo merecem o respeito, o total apoio e a colaborao da comunidade em que exercem as suas funes, do organismo de aplicao da lei no qual servem e dos demais funcionrios responsveis pela aplicao da lei.

Potrebbero piacerti anche