Sei sulla pagina 1di 33

186

SOCIOLOGIAS

ARTIGO
Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

Durkheim, Mauss e a atualidade da escola sociolgica francesa


Paulo Henrique Martins* Juliana de Farias Pessoa Guerra**

Resumo
A escola sociolgica francesa tem importncia amplamente reconhecida para o desenvolvimento da sociologia acadmica e contempornea, o que se deve s contribuies de E. Durkheim e M. Mauss em primeiro lugar, mas igualmente a autores como C. Lvi-Strauss, G. Gurvitch, P . Bourdieu, A. Caill entre outros. Porm, h um dado curioso: apesar de sua fama, desconhecem-se as caractersticas prprias da escola sociolgica francesa no universo da teoria sociolgica contempornea. Por desconhecerem suas caractersticas alguns autores buscam enquadrar a sociologia francesa dentro do paradigma dualista agncia x estrutura, de origem anglo-saxnico. Ora, tal identificao um erro epistemolgico e impede entender que a sociologia francesa parte de outro paradigma: a lgica efervescente durkheimiana de diferenciao social que se desenvolve pela sistematizao das noes de representao, simbolismo e totalidade social. Uma chave importante para o desvendamento da escola francesa, sobretudo de sua atualizao terica no contexto de individualizao social que presenciamos na experincia das modernidades, a sistematizao por Mauss dos estudos sobre o dom, da regra tripartite do dar, receber e retribuir. Palavras-chave: Sociologia-Frana. Diferenciao Social. Ddiva.

**

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

SOCIOLOGIAS

187

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

Durkheim, Mauss and the current French sociological thought


Abstract
The importance of French sociological thought for the development of contemporary academic sociology is widely recognized, especially for the contributions of E. Durkheim and M. Mauss, but also of authors as C. Lvi-Strauss, G. Gurvitch, P . Bourdieu, A. Caill, among others. There is, however, an interesting fact: in spite of its prestige, the particular characteristics of the French sociology are unknown in the world of contemporary sociological theory. And, for being unaware of its characteristics, some authors try to define the French sociology within the British dualistic paradigm agency versus structure. Now, such demarcation constitutes an epistemological mistake that prevents the understanding that French sociology draws on another paradigm: the effervescent Durkheimian logic of social differentiation that is developed through the systematization of the notions of representation, symbolism and social totality. An important key for disclosing the French sociological thought, particularly its new theoretical formulation in the context of social individualization observed in modernity, is Mauss systematization of studies on the gift, of the three obligations: to give, to receive and to reciprocate. Keywords: French sociology. Social differentiation. Gift.

1 Introduo: A escola sociolgica francesa


importncia da escola sociolgica francesa para o desenvolvimento da sociologia profissional amplamente reconhecida e contriburam para isto alm de Durkheim autores como M. Mauss, C. Lvi-Strauss, G. Gurvitch, P . Bourdieu, A. Caill e outros. Porm, apesar de sua fama, poucos identificam com clareza o status desta escola no universo da teoria sociolgica contempornea. De imediato, identificamos alguns problemas que explicam esta confuso. Uma deles tem relao com a leitura funcionalista da obra de Durkheim por T. Parsons, o que valorizou

188

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

excessivamente a primeira tpica durkheimiana voltada para a importncia da diviso do trabalho social (Durkheim, 2008), negligenciando-se a segunda tpica sobre as representaes coletivas (Durkheim, 2009), e a terceira, sobre o dilogo com o pragmatismo (Durkheim, 2004). Tudo isto contribui para confundir o entendimento da valiosa contribuio da escola sociolgica francesa para as cincias sociais, ontem e hoje. Outro problema a tentativa equivocada de situar o debate francs holismo x individualismo dentro do paradigma agncia x estrutura, que informa o desenvolvimento da sociologia anglo-saxnica, e que ganhou fama a partir do confronto entre os defensores do estruturalismo parsoniano e os das escolas interacionistas1. Ora, a sociologia francesa parte de outro paradigma, o de holismo x individualismo, que no reconhece a existncia de uma dualidade ontolgica primeira (agncia x estrutura), mas que considera, diversamente, a existncia de um continuum entre o todo e a parte que aparece, secundariamente, em Durkheim como uma dualidade histrica entre holismo e individualismo. Um terceiro problema a dificuldade de se entender o dilogo entre Durhheim e Mauss no desenvolvimento da escola e na passagem de uma viso positivista fundada na diferenciao para outra propriamente simblica e fundada na integrao do fato social num vasto simbolismo, que est presente na teorizao sobre a ddiva. Na verdade, preciso esclarecer desde logo que o paradigma sociolgico francs se inspira tanto na tradio positivista de A. Comte, que

O paradigma anglo-saxnico foi diretamente inspirado pela fenomenologia de A. Schutz (1972) e pela tradio pragmatista de J. Dewey (1991), C. Taylor (1998) e outros, ganhando notoriedade atravs de A. Giddens cuja teoria da estruturao permite um entendimento refinado das noes de agncia e estrutura (Giddens, 1984). Mas o paradigma agncia x estrutura tem data e lugar, e no pode ser generalizado como um marco interpretativo universal. Ele apenas pode prosperar dentro do universo do racionalismo empirista ingls que est mais prximo das teorias psicolgicas do eu cognitivo e racional do que das representaes simblicas da pessoa, que vemos na escola francesa, ou das especulaes sobre sujeito e tica, que vemos na escola alem (Martins, 2012).

SOCIOLOGIAS

189

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

elege a ordem social como momento decisivo para o desenvolvimento humano, como nas representaes aristotlicas da natureza, que fundam a anterioridade do todo sobre as partes, como veremos com mais detalhes na seo seguinte. Exemplo deste raciocnio francs se encontra no texto de autoria de A. Caill, intitulado Nem holismo, nem individualismo metodolgico, Marcel Mauss e o paradigma da ddiva (Caill, 1998), no qual o autor busca demonstrar que a ddiva constitui um paradigma relacional que inclui o todo (o sistema da ddiva formado por trs movimentos conexos: dar, receber, retribuir) e as partes (cada um dos trs movimentos vistos na singularidade)2. O fato que nem o holismo (a totalidade) se reduz estrutura, nem o individualismo (a particularidade) agncia, mas eles se articulam num movimento contnuo de diferenciao social3. O debate francs se inspira sobre a tradicional questo de saber como ocorre o processo de diferenciao social nas sociedades industriais no contexto de organizao das sociedades nacionais e das instituies republicanas como a escola, a famlia e as associaes profissionais entre outros. No desenvolvimento deste debate francs prosperaram, com mui2 A ddiva , ao mesmo tempo, a totalidade social e suas partes instituintes, e as articulaes entre as partes no segue uma lgica funcional mas, ao contrrio, uma lgica paradoxal. Por essas e outras razes, torna-se necessrio aprofundar o estudo desta escola, inclusive para ajudar na reorganizao dos cursos de teoria sociolgica que, pelo menos no caso brasileiro, ficam em geral limitados ao debate anglo-saxnico sobre agncia e estrutura. 3 As distines no so somente semnticas, mas ontolgicas. Assim, as categorias anglo-saxnicas de agncia e estrutura so essencialmente distintas da lgica classificatria continental, o que reflete a tradio liberal inglesa de J. Locke, na qual a identidade individual sempre foi valorizada como um tomo social com caractersticas prprias e diversas da sociedade como um todo. E o debate sobre estrutura social desenvolvido por Parsons apenas radicalizou esta separao ontolgica presente na tradio liberal inglesa entre a norma dos legisladores e a liberdade individualista. Ainda hoje, o debate anglo-saxnico inspira-se na intrigante questo lgica de saber como o voluntarismo individual, por um lado, e as normas sociais, por outro, interferem na ao social. A teoria da estruturao de A. Giddens (1984) reflete esta tenso a um limite mximo. No desenvolvimento deste debate anglo-saxnico, no h dvidas de que a tese da racionalidade individual tem prosperado e se expandido como vemos pelo prestgio adquirido pela teoria do rational choice nos Estados Unidos, na atualidade.

190

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

ta intensidade, preocupaes contratuais, morais e jurdicas com a ordem e a desordem social ao longo da travessia de estruturas sociais mecnicas para outras orgnicas e diferenciadas. O tema do indivduo se apresenta preferencialmente pelo conceito de individualismo moral, como vemos na obra de Durkheim (1997), no havendo sentido aqui de medir a racionalidade da agncia, mas de situar a ao individual dentro de sistemas de prestaes e obrigaes mais amplas. Considerando a diversidade de fatores a serem analisados para o desenvolvimento do texto, propomos como passos a serem seguidos os seguintes: a) Apresentao do pensamento classificatrio de Durkheim, que importante para se entender que o clssico francs se apoiava numa lgica de diferenciao social entre a totalidade e a particularidade que no tem relao com o pensamento empirista anglo-saxnico influenciado pelo liberalismo ingls; b) Demonstrao da atualizao do pensamento durkheimiano sobre a diferenciao social, a partir da importncia de explicar a emergncia da individualidade na sociedade moderna, o que o leva a dar passos importantes nos estudos sobre representao em Formas Elementares... e sobre verdade e individualidade, no debate com os pragmatistas norte-americanos; c) Reflexo sobre o dilogo entre Durkheim e Mauss no desenvolvimento da escola francesa, o que permite entender a complexidade da emergncia do simblico e do fato social total; pois a emergncia do simbolismo entre Dukheim e Mauss tem impactos importantes sobre as cincias sociais, a semiologia, a lingustica, o estruturalismo e, mais recentemente, o ps-estruturalismo; e) Anlise da teoria da ddiva, que se constitui num momento importante do desenvolvimento da escola francesa sendo de grande atualidade para a crtica moral capitalista do interesse e do lucro, no momento atual.

SOCIOLOGIAS

191

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

2 Durkheim: a efervescncia social e o pensamento classificatrio


Durkheim recuperou a categoria aristotlica do entendimento humano (Aristteles, 1995) para organizar sua lgica terica plural e diferencial. Assim, noes como as de tempo, de espao, de gnero, de causa, de substncia, de personalidade entre outras so acionadas no esforo terico de explicar que o grupo humano em fuso o fundamento ltimo da vida social, antes mesmo de qualquer representao classificatria. No entanto, para ele, o desenvolvimento do pensamento classificatrio permitiu ao homem se afastar crescentemente da situao de efervescncia inicial da comunidade, que seria algo catico entre o estado da natureza e o estado da cultura, para situaes de solidariedades contratuais mais complexas4. Para ele, mesmo que se apresentem de forma diferente, as categorias do entendimento podem ser encontradas em qualquer sociedade, ao contrrio das representaes coletivas que variariam de uma sociedade para a outra. Tais categorias, entretanto, tm uma significao ambgua para Durkheim que oscilava entre entender as categorias como sendo, por um lado, construdas socialmente, e, por outro, como sendo fundadoras do conhecimento e da razo. Dessa forma, tal pensamento emerge como o pensamento da ordem o que no estranho, quando entendemos que a escola francesa, no final do sculo XIX, inscrevia-se ainda, necessariamente, na tradio do positivismo comtiano. Mas, para Durkheim, a ordem do social no se submetia a uma fora mecnica simples. Ao contrrio, no esforo de liberar a fora bruta, os seres humanos estruturam a ordem da classificao
4 O Estado, diz Aristteles, tem, por natureza, maior importncia do que a famlia e o indivduo, uma vez que o conjunto necessariamente maior que as partes. A prova de que o Estado uma criao da natureza e tem prioridade sobre o indivduo que o indivduo, quando isolado, no autossuficiente; no entanto ele o como parte relacionada do conjunto (Aristteles, 1999, p. 146-147).

192

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

mental das coisas gerando os fundamentos do conhecimento, ou seja, os sentimentos, as emoes, os valores e tudo aquilo que condiciona o pensamento ou representao sobre a vida humana. Diz ele sobre tais fatos:
(...) Eles so como quadros rgidos que encerram o pensamento; este no parece poder libertar-se deles sem se destruir, pois tudo indica que no podemos pensar objetos que no estejam no tempo ou no espao, que no sejam numerveis etc.. As outras noes so contingentes e mveis; concebemos que elas possam faltar a um homem, a uma sociedade, a uma poca, enquanto aquelas nos parecem quase inseparveis do funcionamento normal do esprito. So como a ossatura da inteligncia (Durkheim, 2009, p. XVI).

As categorias aristotlicas so, pois, referncias para Durkheim pensar a construo das representaes coletivas e da ideia da sociedade como fato total. J na Diviso do Trabalho Social (2008) e na descrio da passagem da solidariedade mecnica para a solidariedade orgnica, Durkheim demonstra o valor de seu pensamento classificatrio para a superao de uma viso reducionista da realidade social e para o desenvolvimento de uma teoria do contrato social, que se funda em representaes coletivas e simblicas mais complexas sobre a natureza da conscincia coletiva. A solidariedade mecnica vai perdendo espao para a orgnica, na medida em que a sociedade evolui de uma estrutura holstica para outra individualista. E a funo moral da diviso social o elemento chave para a integrao dos indivduos na sociedade. Dessa maneira, Durkheim entende que a verdadeira funo da diviso do trabalho social de servir como fator principal na gerao do sentimento de solidariedade entre os indivduos de determinada sociedade. Porm, com a crescente diversificao das funes, cresceria tambm o sentimento de individualidade entre os indivduos e a conscincia coletiva acabaria perdendo seu papel de modelador do social (Durkheim, 2008, p. 223), sendo necessrio repensar a relao entre funo e contratualidade.

SOCIOLOGIAS

193

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

Dessa forma, as antinomias geradas pela separao entre realidade e representao, assim como aquelas de sociedade e indivduo, de sagrado e profano ou de religio e magia, seriam fundamentais para se analisar a solidariedade social a partir do trabalho de reorganizao da funo pela imposio normativa da sociedade complexa. Por isso, o fato religioso passa a assumir, em As Formas elementares da Vida Religiosa (2009), uma dimenso constitutiva especial da realidade social. Pois, para o autor, era importante o desenvolvimento de uma teoria da solidariedade que no se limitasse ao contrato moral, mas que se impusesse como uma representao compartilhada por pessoas morais e individuais, e o simbolismo religioso foi a chave para esta sada terica. Essa tenso terica entre contrato e representao, que se desdobra em todas as dimenses da objetividade e da subjetividade, amplia-se, no nosso entender, na passagem de Formas elementares para Pragmatismo e sociologia, quando Durkheim obrigado a refletir sobre que elementos podem assegurar vnculo social obrigatrio em contextos de autonomizao individual como aqueles prprios das sociedades industriais modernas. Assim, as limitaes tericas desta viso dualista durkheimiana no tiram os mritos de Formas elementares, que se tornou uma obra emblemtica das cincias sociais ao eleger a religio no como uma fico tradicional, mas como um fenmeno simblico, uma crena humana coletiva que impacta na produo das solidariedades entre pessoas (coletivas e individuais) na organizao da vida social. Na categorizao durkheimiana, a fora coletiva se sobrepe s conscincias individuais, pois, tal como a sociedade, a religio s pode ser originria da criao coletiva5. Mas esta
5 O contrrio acontece com a magia, segundo o autor, pois se trata de uma atividade que se desenrola em lugares marginais, praticada sempre por um indivduo. Em As formas elementares (2009), a magia recebe um tratamento perifrico por parte do autor, que toma o fenmeno religioso como expresso maior da vida coletiva. Esta leitura perifrica se deve dificuldade de Durkheim de superar a distino entre realidade e representao, pois, para ele, as prticas mgicas s podem ser compreendidas como um contraponto dos fenmenos religiosos (Durkheim, 2009, p. 393).

194

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

sobreposio no uma atividade simples na medida em que a parte pea fundamental para a existncia da relao entre todo e parte. Isso lhe permite relacionar as crenas religiosas e cognitivas no interior de uma teoria geral das representaes coletivas que no se fecha num sistema terico holstico simples mas que se abre para as tenses dualistas fundadas nas representaes pois, Os primeiros sistemas de representaes que o homem produziu no mundo e de si prprio so de origem religiosa (Durkheim, 2009, p. XV). Pode-se dizer que, com esta tese, Durkheim coloca a religio como um fenmeno sociolgico passvel de ser estudado cientificamente. Por isso, o sagrado e o profano seriam categorias que dificilmente se classificam na mesma unidade de tempo e de espao. Em razo da barreira que separa o sagrado do profano, diz ele, o homem s pode entrar em contato ntimo com as coisas sagradas se se despojar do que h de profano nele (Durkheim, 2009, p. 328). Por outro lado, sugere, podem-se manejar as coisas profanas, nas atitudes, nos gestos e nas linguagens, pois elas participam de algum modo da experincia religiosa. Diz ele, ainda, que o mundo que o sistema total dos conceitos exprime aquele que a sociedade representa, somente a sociedade pode nos fornecer as noes segundo as quais ele deve ser representada (Durkheim, 2009, p. 491). Assim, a ao domina a vida religiosa pelo simples fato de a sociedade ser a sua fonte. Se a religio produziu o que h de essencial na sociedade, a ideia de sociedade a alma da religio. Para Durkheim, o simples relacionamento social entre os homens no suficiente para constituir as categorias fundamentais do entendimento humano, devendo haver um grupo prprio que defina sua identidade a partir do compartilhamento de estruturas simblicas e normativas. , assim, a partir do entendimento da constituio do grupo social no como mera funo mecnica, mas como ao organizada a partir de so-

SOCIOLOGIAS

195

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

lidariedades consentidas socialmente entre grupos e indivduos morais, que se desenvolve a noo de todo social durkheimiano. Esta noo nos ajuda a compreender que sua teoria do pensamento coletivo no mera projeo da diviso funcional e histrica, mas ao incorporada moralmente e simbolicamente pela coletividade num contexto de individualizao social. E, neste debate, o simblico ganha fora como campo de produo do conhecimento sobre a realidade, a partir das significaes mutuamente compartilhadas:
As imagens genricas que se formam em minha conscincia pela fuso de imagens similares no representam seno os objetos que percebi diretamente. (...) Esta noo do todo, que est na base das classificaes que apresentamos, no pode provir do indivduo, que no seno uma parte em relao ao todo e que no passa de uma frao nfima da realidade. No entanto, talvez no haja categoria mais essencial do que esta, pois, como o papel das categorias envolver todos os outros conceitos, a categoria por excelncia parece dever ser exatamente, o conceito de totalidade (Durkheim, 2009, p. 490).

Como vemos, o desenvolvimento da lgica das categorias em Durkheim est fundado na hiptese de que a sociedade uma categoria total que se realiza por subcategorias. Para que seja formada a primeira sociedade, preciso que a fora dos homens associados se transfira para essa primeira representao coletiva. Ao remeter totalidade, esse smbolo coletivo do grupo sacralizado por encarnar a maior das foras da natureza: a da associao dos homens. Assim, o fenmeno social apenas se completa quando incorporado num smbolo (Durkhein, 2009). Apesar dos avanos prprios deste entendimento, h que se notar, porm, que o simblico na sua obra continua exterior fora dos homens. Mas, o que a fora se no o prprio ato de simbolizao? Este passo, contudo, no foi dado por Durkheim, embora parea que ele o buscava quando resolveu debater com os pragmatistas norte-americanos. Mas entender sua lgica binria importante para se compreender a fora do

196

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

simblico e da religio no desenvolvimento desta sociologia. O surgimento da terceira tpica de Durkheim, aquele do debate com o pragmatismo, nos parece decisivo para se entenderem os esforos deste autor para estabelecer dilogo com os pragmatistas e fenomenlogos norte-americanos que formulavam reflexes sobre a relao entre experincia individual e verdade, como veremos a seguir.

3 Dilogo de Durkheim com os pragmatistas norte-americanos


curioso observar que, logo aps a publicao de Formas Elementares, Durkheim organizou um curso sobre o pragmatismo, no qual ele aplica sua tese sobre representao e realidade a partir do confronto com as ideias do pragmatismo norte-americano sobre experincia individual e verdade, estando estas notas reunidas num livro intitulado Pragmatismo e Sociologa (Durkheim, 2004). Dizem que ele teria sofrido muitas crticas por exagerar a importncia da religio na organizao da realidade social, o que faz certo sentido. Porm, no podemos esquecer que a localizao da parte no todo foi tema que preocupou muito Durkheim, desde sempre. O fato que, no seu curso sobre pragmatismo na Sorbonne, entre dezembro de 1913 e maio de 1914, Durkheim buscou articular a ideia de verdade individual dos pragmatistas com a ideia de verdade na experincia do coletivo. A iniciativa de Durkheim nos ajuda a compreender o que estava em curso no interior da escola francesa naquele momento, a saber: um movimento de superao de uma viso holstica simples de comunidade humana, pela qual as representaes manifestariam os movimentos de grupos em fuso, para se aceitar a perspectiva da experincia direta dos indivduos na busca pela verdade, ainda que dentro de certas condies de se pensar e se representar que remeteriam totalidade social. Neste curso, verifica-se o esforo de Durkheim de articular as representaes coletivas com as experincias dos indivduos em interao

SOCIOLOGIAS

197

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

na vida cotidiana, abrindo dilogo com fenomenlogos pragmatistas norte-americanos como James, Peirce, Dewey e outros. Considerado por William James como um mtodo para interpretar a verdade a partir de suas consequncias prticas, o pragmatismo se afasta das abstraes, dos princpios fixos estabelecidos a priori, dos sistemas fechados e absolutos e volta-se para a concretude e adequao aos fatos, ao (James, 1981). Destarte, a verdade seria uma caracterstica das crenas, as quais nos ajudam a lidar com nossas experincias cotidianas6. No nosso entender, aqui que Durkheim ir organizar sua polmica, pois, ao explorar a relao entre verdade individual e crena, como vemos nas formulaes de alguns pragmatistas, ele buscava defender a anterioridade da totalidade no como idealizao, mas como condio objetiva de produo da verdade. Considerando que o pragmatismo e os tericos norte-americanos adotam uma abordagem fenomenolgica que valoriza a presena do indivduo na organizao do mundo (que lhe dado como verdade e crena), podemos entender que o interesse de Durkheim por esta escola significou uma importante busca de teorizao do mundo das prticas, e que vai ser sistematizada posteriormente por autores como Mauss e Bourdieu. A relao intelectual de Durkheim com as teses pragmatistas pendia, portanto, entre ceticismo e curiosidade, pois reconhecia nelas, sobretudo nas teorias mais sociolgicas de C. Peirce, G. Mead e W. James, um sentido de vida e de ao individual que seria muito importante para os estudos da sociedade7. Assim, a tese de James, de que se a crena vivida como
Ao discutir sobre a concepo dogmtica da verdade, os pragmatistas recolocaram em questo o postulado do racionalismo e do empirismo clssico, afirmando que a concepo da ideia verdadeira a representao mental das coisas, que corresponde ao objeto representado (Durkheim, 2004, p. 66). 7 Nesta direo, Martins ratifica a importncia desta aproximao dentro da viso classificatria de Durkheim e na busca de organizar teoricamente o lugar da experincia individual no seu sistema de totalidade ao propor que Penso que neste curso est, de fato, a chave que explica a sistematizao por Mauss da ddiva. Pois, se por um lado, esta concebida como um sistema geral de obrigaes coletivas (reforando a tese de Durkheim a respeito da sociedade como fato
6

198

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

verdade ela verdadeira, e que o monismo-pluralismo uma questo de fundo para a filosofia moderna, exposta em seu livro Pragmatism, publicado originalmente em 1907 (James, 1981, p. 131), despertou muito o interesse do autor francs. Por outro lado, a afirmao do mesmo James em Variedades da experincia religiosa, de 1902, de que a religiosidade uma vivncia exttica individual vlida socialmente, poderia em princpio parecer contrariar a afirmao de Durkheim sobre a precedncia do conceito sobre a experincia, mas tal contrariedade apenas aparente. Primeiramente, porque James, como Durkheim e Mauss , adota uma perspectiva plural com relao s determinaes da vida cotidiana; em segundo lugar, porque a ideia de James da religio como uma significao produzida pela experincia lembra a metfora da efervescncia durkheimiana, que no mera fico, mas experincia coletiva tida como verdadeira na organizao e classificao da vida social. Nessa perspectiva, a iniciativa de Durkheim de se debruar sobre as teses pragmticas que valorizam a relao entre indivduo e verdade pode ter sido fruto de seu esforo de buscar aliados para defender a atualidade de sua teoria positivista da classificao, que foi revista progressivamente pela introduo do simbolismo como fator produtor de solidariedades morais individuais e coletivas. Por conseguinte, nesta aproximao, ele revela seu interesse pelo valor da experincia individual na construo da ordem social, o que, para ns, prova do surgimento desta terceira tpica do seu pensamento, a qual tem sido negligenciada por razes j apontadas neste artigo. Esta tpica, vale lembrar, abre brecha importante

moral), por outro, Mauss faz questo de adentrar o universo da experincia direta dos membros da sociedade, o que lhe permite introduzir um elemento de incerteza estrutural na regra tripartite do dar-receber-retribuir, escapando da hiper-presena de uma obrigao coletiva que deveria se impor tiranicamente sobre a liberdade individual (Martins, 2006, p. 93).

SOCIOLOGIAS

199

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

para o surgimento de uma teoria das prestaes totais ancorada em regras de obrigaes coletivas e individuais que tornam mais complexa a noo de totalidade social, e que vai ser sistematizada posteriormente por outros membros da escola, como Mauss e Lvi-Strauss. Durkheim no permaneceu, logo, indiferente tese de James acerca do conceito ser um produto da ao ou da experincia, mas tentou adapt-la a seu marco interpretativo. Assim, na sua aula sobre a Ideia de Verdade, Durkheim defendeu a origem do processo de conhecimento como a ideia de algo a ser feito, e o que se encontra ao final desse processo sempre uma ao (Durkheim, 2004: 124), o que o aproxima dos pragmatistas. Destarte, o papel da ideia verdadeira muito menos nos encaminhar ao objeto como tal do que nos colocar em relao com ele. Como o prprio define:
A idia, considerada na sua funo, um instrumento que nos permite lidar com o objeto em melhores condies. O conhecimento no seno um meio de entrar em relaes frutferas com a realidade, seja ou no a cpia dessa realidade uma dessas relaes (Durkheim, 2004, p. 124).

Por outro lado, Durkheim endossou a crtica dos pragmatistas contra o racionalismo (que separa o pensamento da existncia) e o empirismo (que no reconhece a razo como forma de experincia individual) ao longo de suas lies. Ele passou a aceitar a experincia como modalidade de organizar livremente o pensamento categorial, embora no tenha abandonado a ideia do grupo efervescente ligado organicamente por obrigaes simbiticas, articulando esta liberdade dos agentes sociais. Em Sociologia e Pragmatismo (2004), Durkheim faz uma reviso terica do excessivo individualismo do pragmatismo, apontando como caminho a valorizao do indivduo no coletivo. Mas, num exerccio de autocrtica, ele rev suas posies anteriores sobre a fora do coletivo no surgimento das representaes, atribuindo ao indivduo um lugar como

200

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

criador das categorias sociais. A categoria indivduo e no apenas o individualismo moral elevada a um status mais honroso na ltima fase de Durkheim. Inicialmente concebido de forma passiva, o indivduo torna-se cada vez mais a origem de seu pensamento. E, opondo-se de modo ambivalente ao pragmatismo individualista de James, Durkheim caminhou em direo a uma concepo prxima do interacionismo simblico de George Herbert Mead e do pragmatismo peirceano. Ele se aproximou do pragmatismo de Peirce, quando sustentou que a representao obra coletiva, pois, diz, o pensamento que cria o real, e o papel eminente das representaes coletivas o de realizar essa realidade superior que a prpria sociedade (Durkheim, 2004, p. 188). Nessas lies, Durkheim refora a importncia de enraizar os valores fundamentais do homem em sua experincia coletiva, sempre se colocando a seguinte questo: como atribuir certa primazia representao simblica da experincia do individuo no contexto de sua experincia e representao coletiva? O recurso ao social a marca do seu sentimento das condies existenciais da escolha e que inclusive serve para delimitar seu campo de interpretao dualista entre a sociologia (do grupo) e a psicologia (do individual). Durkheim reconhecia que toda moral implica em pelo menos um princpio um julgamento de valor que no tem origem na cincia, mas na realidade social e individual. Assim, caso queiramos saber o que verdade, no podemos determinar a priori o que ela deve ser idealmente, mas sim temos de estudar as verdades reconhecidas como tais pelos homens em sociedade, e analisar suas caractersticas (Durkheim, 2004, p. 37)8. Por isso, justo se perguntar se, com este curso, estamos presenciando certa abertura de Durkheim para entender o smbolo ao mesmo
8 Certamente, esta fase de Durkheim constituiu uma fonte de inspirao decisiva para Mauss fundir a representao no social, o coletivo no individual, o sagrado no profano, concebendo, enfim, a tese do fato social total.

SOCIOLOGIAS

201

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

tempo como significado e significante que articula a verdade, a realidade e a crena entre o todo e a parte. Este questionamento nos leva a propor que estaria sendo aqui moldada a base do sistema da ddiva, permitindo articular representao e prtica, (Martins, 2008). Provavelmente todas as interrogaes sobre esta terceira tpica e sobre o papel de Durkheim para a organizao de uma teoria do fato social total que articula sincronicamente individuo e sociedade, verdade e representao, experincia e crena estavam contidas neste momento da produo da escola francesa. Ou seja, Durkheim tanto se preocupava em se defender daqueles que criticavam sua tese sobre a positividade das crenas, como igualmente estava interessado em demonstrar que sua teorizao sobre crenas tinha relaes diretas com a tese pragmatista de James (1981), segundo a qual o valor da ideia se justifica por seus desdobramentos prticos. Demonstrando a compatibilidade entre sua teoria do fato social com a fenomenologia pragmtica, Durkheim anularia uma parte das crticas importantes sua obra e que tinha a ver com a questo de como situar o indivduo moderno na sua tese da totalidade social liberando uma construo sociolgica rica e fundada na circularidade dos bens simblicos e materiais que organizam os agentes individuais e coletivos como totalidade, como vamos verificar posteriormente com o sistema da ddiva. Voltando ainda discusso de Williams James sobre o fenmeno religioso como sendo baseado na experincia individual, podemos dizer que os pragmatistas prestaram uma enorme contribuio sociologia francesa, ao demonstrarem que, no mundo do dia a dia, a experincia do sujeito no se baseia somente na obrigao, mas igualmente na liberdade. Num mundo crescentemente individualizado, as representaes coletivas postulam um vnculo indissocivel entre o pensamento e a vida, ou a existncia espiritual e a humana. O primordial para James era a experincia, no o esprito ou as coisas, e, para ele, a verdade no seria independente da ao humana, nem um dado separado da vida. Explorando esta afir-

202

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

mao, Durkheim lembrou, contudo, que o pensamento no se afirma somente a partir do objeto e que a existncia deste como prtica do entendimento apenas poderia nascer de um pensamento (social) que articulasse realidade e verdade. As consequncias desse raciocnio na obra do socilogo francs se refletiram numa articulao terica mais estreita entre o sujeito e o objeto do pensamento no mundo:
Se o pensamento uma cpia das coisas, no vemos como ele pode atingi-las, pois existe um abismo entre a mente e o objeto. (...) S podemos atingir o objeto se pensarmos. Se for pensamento, ele nos interior. impossvel, ento, controlar a verdade da idia. (...) seja qual for a forma que dermos teoria da verdade, a questo que se coloca inevitavelmente a de saber como podemos comparar nossas idias realidade e assim conhecer a sua verdade (James apud Durkheim, 2004, p. 73).

O esforo de Durkheim de entender as teses pragmatistas sobre a experincia do sujeito como sendo o produto de certa liberdade e criatividade que rompe com a obrigao coletiva, no foi em vo. Pois encontramos esta ambivalncia entre liberdade e obrigao como sendo uma categoria explicativa central para o entendimento da ddiva no modo como foi formulada por Mauss e seguidores. Esta observao nos leva a avanar no entendimento do simbolismo, que tem importncia decisiva no desenvolvimento da escola de sociologia francesa entre Durkheim e Mauss. No nosso entender, porm, o passo na direo de um dilogo mais amplo entre escolas no dado por Durkheim, que faleceu precocemente. Este passo foi dado por Mauss, no momento em que ele sistematiza os estudos sobre a ddiva, o que permite articular dinamicamente o todo e a parte, o macro e o micro, o simblico e o material9. A inveno do simb9 Durkheim, que faleceu antes de completar 60 anos, deprimido com a morte de vrios auxiliares nos conflitos da Primeira Guerra Mundial, no completou sua obra. No entanto, esta herana da sua ltima fase foi resgatada por Mauss, que se encarregou de recolher as anota-

SOCIOLOGIAS

203

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

lico, lembra C. Tarot, ocorre no interior da escola francesa, entre Durkheim e Mauss (Tarot, 1999), abrindo um campo de pesquisa importante entre os estudos sociais, culturais, lingusticos, polticos e econmicos. O valor do simblico marca uma diferena importante do pensamento continental com relao escola anglo-saxnica, a qual se funda numa abordagem empirista e causalista da realidade e pouco sensvel ao mgico e ao ritual na organizao das prticas humanas. Enquanto esta escola promove a racionalidade cognitiva como central na organizao da ao individual e coletiva, a escola francesa busca articular esta racionalidade cognitiva com os smbolos, signos e imagens, na representao da prtica social. E isto faz grande diferena, e no pode ser negligenciado pelos tericos. Por conseguinte, a ddiva atualiza a importncia da escola francesa, abrindo uma nova compreenso da prtica social entre pessoas morais e fsicas, que da maior atualidade para o entendimento das sociedades contemporneas. A escola francesa, ao valorizar a moral e a esttica na classificao social, tanto abriu temas originais (corpo, preces, ritos etc.) como avanou nos estudos das representaes, das crenas e, logo, do simblico da vida social, como vamos aprofundar a seguir.

4 O fato social total e o simblico na passagem de Durkheim a Mauss


Ao buscar na sua obra uma reinterpretao significativa das noes de conscincia coletiva e de representaes, Durkheim deixou claro que a vida social s se torna possvel graas a um vasto simbolismo. Os sentimentos coletivos podem igualmente encarnar-se em pessoas e fres de aulas de ex-alunos para organizar o livro sobre sociologia e pragmatismo j apreciado, e que Mauss denominou como sendo a coroao da obra filosfica de Durkheim - embora a primeira edio pstuma desse curso, diga-se de passagem, apenas tenha sido realizada por Armand Cuvillier, em 1955.

204

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

mulas: h frmulas que so bandeiras; h personagens reais ou mticos que so smbolos (Durkheim, 1990, p. 314-315). Tanto Durkheim quanto Mauss nomearo de smbolos, inicialmente, aquilo que se designava como representaes, embora Mauss amplie progressivamente a noo de simblico, de modo a incluir nesta definio o prprio fato material, superando a dualidade durkheimiana entre simblico e material (Caill, 1998). Na verdade, o clima do pr-guerra era de efervescncia intelectual, propcia para novas sistematizaes tericas sobre o simblico na ao social, a partir de estudos sociolgicos, semiolgicos e lingusticos, sendo o elemento religioso um pressuposto indispensvel neste debate. O smbolo como representao ajuda a explicar os sistemas religiosos como crenas coletivas com eficcia indiscutvel na produo da realidade social. A religio uma coisa eminentemente social. As representaes religiosas so representaes coletivas que exprimem realidades coletivas (Durkheim, 2009, p. VXI). Aqui, o fenmeno religioso ganha importncia como fato social e aquilo que para Marx era o pio do povo passa a ser, pelas mos de Durkheim, um objeto histrico e sociolgico importante e particular na organizao da vida social. Por outro lado, o simbolismo como ao prtica ajuda a compreender os rituais de doao como significantes do fato social. De fato, para Mauss, o valor das coisas no pode ser superior ao valor da relao entre as pessoas, sendo o simbolismo fundamental para a vida social (MARTINS, 2009). Mas, enquanto em Durkheim os smbolos ainda so pensados na ordem da representao, em Mauss, a noo de representao se dissolve nos signos em circulao nas prticas. Ao conceber o social como um simbolismo, Mauss descobriu uma forma para respeitar a realidade do indivduo, a do social, e a variedade das culturas, afirma Caill apoiado em Merleau-Ponty, sem torn-las impermeveis uma outra (Caill, 2002, p. 223).

SOCIOLOGIAS

205

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

O desenvolvimento terico dos temas da magia e da religio por Durkheim e Mauss, foi um caminho importante para o entendimento do simblico na vida social (Tarot, 1999). Com isso, eles conseguiram formular a relao entre crenas coletivas e a produo das prticas; e, em seguida, a experincia individual como produo de crenas. Porm, se em Durkheim, os smbolos como o totem permanecem como uma derivao externa da efervescncia do grupo social, em Mauss, os smbolos, como o caso do potlach, se inscrevem no interior das prticas sociais como elementos constitutivos destas. Durkheim e Mauss se deram, logo, as mos na inveno do simblico a partir de dois estgios: um, o simblico aparece como representao; no outro, antecipado por Mauss nos estudos sobre a magia, mas amplificado com o dom, o simblico se revela como ao prtica10. O entendimento do simblico como estrutura de significao das relaes sociais leva Mauss a criticar todo o reducionismo que atribui a um fenmeno isolado a origem substantiva da vida social, como o caso do utilitarismo econmico na atualidade. Da, a importncia de Mauss para a crtica social e moral do capitalismo na contemporaneidade. Ao ser cativado pelos novos dilogos das fronteiras da psicologia e semiologia, por exemplo, Mauss superou a viso dualista do seu tio, para explorar de perto no apenas o que se representa, mas aquilo que se apresenta dinamicamente a cada momento pelos rituais, pelos gestos e pelos presentes solenemente dados e recebidos, com o lembra A. Caill (1998). Nesse esforo de entender as razes no econmicas das trocas sociais, Mauss afastou-se progressivamente da abordagem positiva inicial de Durkheim
10 No Esboo de uma teoria geral da magia, publicado na Anne Sociologique, em 1904, Mauss e Hubert j afirmavam que a magia podia ser chamada de uma ideia prtica, pois os atos e as representaes eram inseparveis (MAUSS, 2003: 126). E no texto Essai sur la nature et la function du sacrifice, em 1899, Mauss e Hubert, lembrando Tylor, dizem que o sacrifcio originariamente uma ddiva que o selvagem faz a seres naturais que lhes convm se ligar, sendo os ritos sacrificais modalidades de iniciativas adotadas pelos indivduos para fazer chegar aos deuses as coisas espiritualizadas (Mauss, 2005, p. 08).

206

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

a representao como estando separada da realidade para introduzir o tema da mediao simblica da totalidade, pela qual a representao est dentro da realidade, o que constitui um salto terico que somente completamente elucidado no dilogo entre Durkheim e Mauss. Para Mauss, a lgica mercantil moderna no substitui as antigas formas de constituio dos vnculos e das alianas entre os seres humanos, e tais formas continuam presentes na sociedade moderna. A partir da anlise do modo de circulao dos bens, servios, poderes e pessoas, em certas culturas no europeias como aquelas da Polinsia, da Melansia e do Noroeste norte-americano, o que configura tambm o carter heterocntrico de sua obra, Mauss assumiu progressivamente o pressuposto de que essas prestaes seriam fatos sociais totais que envolviam obrigatoriamente todas as instituies de cada sociedade e as pessoas morais nelas presentes. Props que a troca primitiva englobaria a totalidade da sociedade em cada um dos atos que a compunha e que esta tese continuaria vlida nos temos modernos. A ideia do fato social total permitiria, segundo ele, ligar o coletivo com o individual, o fsico com o psquico, o sagrado com o profano como partes de uma experincia integrada, pois:
Nestes fenmenos sociais totais, como propomos chamarlhes, exprimem-se ao mesmo tempo e de uma s vez todas as espcies de instituies: religiosas, jurdicas e morais e estas polticas e familiares ao mesmo tempo; econmicas e estas supem formas particulares da produo e do consumo, ou antes, da prestao e da distribuio; sem contar os fenmenos estticos a que estes factos vo dar e os fenmenos morfolgicos que manifestam estas instituies (Mauss, 2008, p. 55).

O fato social, caracterizado em Durkheim pela obrigao, tornou-se com Mauss um fato social total, um fenmeno simblico. Ao aperfeioar a premissa durkheimiana de que os fatos sociais no so mais considerados coisas e, sim, smbolos, Mauss superou Durkheim, radicalizando a

SOCIOLOGIAS

207

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

ideia de que a sociedade uma totalidade ligada por smbolos. Para B. Karsenti, estudioso de Mauss, os smbolos so um operador de traduo que permitem que uma manifestao individual um grito, um ritual, um gesto... seja compartilhado significativamente pelo grupo do qual o indivduo faz parte (Karsenty, 1994, p.87). Assim, o entendimento da sociedade como fato social total permitiu a Mauss superar as dualidades conceituais presentes no pensamento de seu tio, mile, articulando de modo dialgico categorias dicotmicas, como o sagrado e o profano, o individual e o coletivo, normal e patolgico, sem perder de vista a imbricao entre o utilitrio e o simblico, entre interesse e desinteresse (Caill, 1998, p. 9). Por isso, na introduo do livro de C. Tarot (1999), A. Caill prope que a superao do pensamento causalista e positivista de Durkheim permitiu a Mauss elaborar um pensamento de traduo que o coloca em ressonncia com autores como Weber e Simmel, pois a ddiva eminentemente um smbolo de mediao (Caill, 1999, p. 14). Mas, aqui, repetindo o que foi dito a respeito da presena da escola sociolgica francesa na organizao da teoria social, o problema se reproduz: como encaixar a teoria da ddiva no debate terico mais geral? Neste texto, estamos buscando responder a esta pergunta seguindo dois caminhos. Um deles o de esclarecer o significado da ddiva na sociologia, localizando seu desenvolvimento no interior da escola francesa e no interior do debate entre Durkheim e Mauss. O outro demonstrar a importncia da ddiva para a revelao da funo do simblico na organizao da vida social contempornea que, no nosso entender, representa uma contribuio muito relevante para apreender a complexidade semiolgica da ao social, para alm das racionalidades cognitivas dos atores individuais envolvidos na trama social, que a base da sociologia anglo-saxo. Esee o contexto, no nosso entender, onde se desenvolve a trama da ddiva como sistema terico voltado para elucidar o valor simblico das

208

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

relaes sociais. Este o caminho, pois, que consideramos necessrio para explicar que a teoria da ddiva no um constructo excntrico no desenvolvimento do debate da escola francesa, mas, ao contrrio, o desdobramento previsvel do modo como Durkheim e Mauss integram o tema das significaes morais, estticas e afetivas no interior das prticas culturais e sociais, neste momento de organizao da sociologia, nos incios do sculo XX. Para avanar nossa reflexo, precisamos, ainda, trazer alguns elementos sobre a relao entre ddiva, simblico e sociologia, que crucial para a dimenso de sntese da ddiva na superao dos pensamentos dicotmicos em Durkheim, em particular, e na teoria sociolgica, em geral.

5 Contribuies da ddiva para a sociologia


Durante muitos anos, a ddiva foi apresentada como uma teoria curiosa revelada ao grande pblico por M. Mauss, em 1924, mas que, por razes diversas, no teria um lugar claro nas cincias sociais e muito menos na sociologia. No mximo, ela era vista como a contribuio relevante deste para o desenvolvimento da antropologia estrutural, o que verdade, mas que no condiz com sua importncia maior, como demonstramos neste texto, e que tem a ver com o lugar da ddiva no panteo da teoria sociolgica. O fato que esta impresso do dom como uma teoria menos interessante no campo sociolgico contribui para se cometer uma injustia histrica com uma das mais complexas doutrinas sobre a sociedade, a qual se revela por sua pertinncia terica na superao de esquemas dualistas entre o indivduo e a sociedade, entre o macro e o micro, entre o subjetivo e o objetivo ou entre agncia e estrutura e a favor de uma viso sinttica e complexa da prtica social. A revalorizao da ddiva no interior das cincias sociais j vem sendo feita por diversos autores (Godbout e Caill, 1998; Caill, 2002; Chanial, 2008; Martins, 2008), mas um

SOCIOLOGIAS

209

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

esforo adicional necessitava ser realizado, para reforar sua presena no interior da escola francesa, que um dos propsitos deste texto. O lugar da ddiva no interior da escola francesa de sociologia pode ser observado desde alguns aspectos. Em primeiro lugar, interessante notar que, para demonstrar a existncia da ddiva como prestaes obrigatrias, ele recorre noo durkheimiana de fora. Mauss se pergunta, j no incio do livro, que fora h na coisa dada que faz que o donatrio a retribua? (Mauss, 2003, p. 188). E ele aventa algumas solues intermedirias como a da moral contratual ligada ao direito costumeiro e as formas e ideias que sempre presidiram a troca. Mas estas explicaes so insuficientes para Mauss, que prope um mtodo de comparao para se estudar as formas arcaicas do contrato que realce a doao como a prpria fora constituinte da relao social. H no potlatch, diz, uma virtude que fora as ddivas a circularem, a serem dadas e retribudas (Mauss, op. cit., p. 251). Em outra passagem, diz que nas economias e nos direitos antigos no se observam simples trocas de bens, de riquezas e de produtos. Trata-se de coletividades que se obrigam mutuamente, trocam e contratam; as pessoas presentes no contrato so pessoas morais que se enfrentam e se opem, quer em grupos ou desafiando-se diretamente. O que elas trocam no so exclusivamente bens e riquezas, coisas teis economicamente. So, antes de mais nada, festins, ritos, servios militares, mulheres, crianas, danas, festas, feiras, do quais o mercado apenas um dos momentos (...) (Mauss, 2008, p. 58). A ideia de fora como obrigao coletiva realizada por pessoas morais, que podem ser comunidades ou indivduos, afasta qualquer possibilidade de organizao de um esquema terico em que h uma estruturasistema, num lado, e indivduos-agentes, no outro, como no pensamento anglo-saxo. Aqui a fora o prprio movimento sincrnico e dinmico do coletivo social na sua abertura ao complexo institucional. Nessa perspectiva, a ddiva presta uma segunda contribuio importante escola francesa de sociologia, que a de evitar a fragmentao

210

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

disciplinar que ameaa a sobrevivncia da sociologia nos dias atuais. Para aqueles autores, a sociologia um campo de reflexo e atuao mais amplo, que envolve o conjunto de prticas sociais, materiais e simblicas. Nesse sentido, a ddiva tem um valor terico e prtico inestimvel para a renovao das cincias sociais e da sociologia, por se constituir num marco interpretativo que permite, simultaneamente, a crtica do carter moral do capitalismo, e por desvendar a importncia das culturas no europeias para a crtica ao ocidentalismo11. Atrs de tudo, h a fora ou a complexidade do dom como sistema explicativo que desliza entre o macro e o micro, entre o objetivo e o subjetivo, entre o material e o simblico, entre o eurocentrismo e o altercentrismo. Para Mauss (2008), o fato social inclui todos os fenmenos humanos, tanto de natureza econmica quanto cultural, poltica e religiosa, na medida em que no h uma determinao substantiva ltima, como a economia, ou mesmo a efervescncia ou qualquer outro dispositivo que fizesse a mediao entre o estado natural e o estado social. A doao a fora espontnea que produz o vnculo e sua eliminao produz a desorganizao da aliana social. Para Mauss, era fundamental destacar, dentro da complexidade das motivaes e modalidades de interaes das pessoas envolvidas, o carter voluntrio, aparentemente livre e gratuito e, todavia, forado e interessado dessas prestaes. Para ele, o smbolo no uma categoria isolada, mas algo que se realiza por seu uso nas diversas interaes que se estabelecem com outros smbolos, o que explica a emergncia do dom como um smbolo ou um sistema de significantes sincrnicos12.

importante assinalar que Mauss foi buscar em culturas no europeias as provas para a existncia do dom como uma regra que universal, mas cuja existncia depende dos modos particulares de manifestao da prestao da doao em diferentes culturas. 12 Esclarece Tarot que o simbolismo no constitui um territrio balizado, mas uma terra de explorao; trata-se de um continente a descobrir e a rememorar, algumas vezes uma terra a exumar, como o dom (Tarot apud Martins, 2006, p. 101).
11

SOCIOLOGIAS

211

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

Uma terceira contribuio da ddiva para a sociologia contempornea foi a de resgatar a relao entre cognio e expressividade, ou entre moral e esttica. O entendimento da ddiva com expresso central do simbolismo social13 tem importncia inegvel para se repensarem os fundamentos morais e estticos da modernidade e, em particular, para se avanar sobre o entendimento da natureza da sociedade e da relao entre cultura e natureza, temas que tanto intrigavam os fundadores da escola francesa de sociologia. O sistema da ddiva encontra inspirao nos desenvolvimentos paralelos e compartilhados de Durkheim e Mauss, na explicao da natureza complexa do fato social e na crtica a abordagens reducionistas sobre a vida social. Tambm de se registrar a importncia do dom para se superar a dicotomia sociolgica clssica entre objetivismo e subjetivismo ou representao e experincia. Nessa direo, os esforos empreendidos por Durkheim de articular o simblico como representao derivada da realidade social, como vemos na valorizao terica do totem australiano em Formas elementares da vida religiosa, de 1912, e a preocupao de Mauss de entender o sacrifcio como ddiva, no livro que escreveu com Hubert ainda em 1899 e intitulado Essai sur la nature et la function du sacrifice, avanam nesta direo de aprofundamento da relao entre representao, realidade e experincia. Assim, podemos propor que a ddiva que comea a ser pensada desde os textos de Mauss sobre magia e sacrifcio, no incio do sculo XX , ganha corpo a partir dos avanos simultneos que fazem Durkheim e Mauss a respeito dos temas do fato social e do simblico, e entre um e outro, os temas do coletivo e do individual.
13

Quando as categorias da ao humana se manifestam para a linguagem da vida e da morte, da guerra e da paz, estas sero institudas em todas as atividades simblicas desenvolvidas pela humanidade. O smbolo no , portanto, com efeito, outra coisa originalmente a no ser o prprio sinal da aliana que deve perdurar alm de toda separao ou afastamento; a comemorao sempre viva da aliana que o dom institui (Caill, 2002, p. 103).

212

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

Porm, uma das mais importantes contribuies da ddiva para a sociologia contempornea o fato de que ela se constitui na base de uma crtica importante ao utilitarismo econmico moderno, como j lembraram vrios autores (Godbout, 1998, Cailll, 1998 e 1992; Martins, 2008). Refutando a noo corrente de uma sociedade supostamente baseada na maximizao de uma economia natural fundada nos interesses individuais, Mauss coloca em destaque o entrelaamento entre fenmenos econmicos, morais, estticos, religiosos e jurdicos no seio de prestaes e contraprestaes que se apresentam, preferencialmente, como atos voluntrios, mas nos quais se entrev a fora obrigatria do dever (Mauss, 2008, p. 45). Essa passagem evidencia que, para Mauss, a anttese do dom no o mercado, mas a ausncia de relao e/ou vnculo. Assim, as interaes sociais so movidas por razes que ultrapassam os interesses materiais e utilitrios. Finalmente, temos que ressaltar que, em Mauss, a ddiva no uma lgica neutra, como foi apresentada posteriormente pelo estruturalismo levi-straussiano. Caill (1992) tem chamado a ateno sobre a relao estreita entre ddiva e poltica e, nessa direo, arriscamos sugerir que a prpria ideia de correr o risco de viver, de se relacionar com outrem j uma ao poltica. assim que entendemos a afirmao de Mauss, na concluso geral do seu livro, quando, inspirado num provrbio maori, Mauss afirma que de uma ponta outra da evoluo humana no h duas sabedorias. Que adotemos ento como princpio de nossa vida o que sempre foi um princpio e sempre o ser: sair de si, dar, de maneira livre e obrigatria; no h risco de nos enganarmos (Mauss, op. cit., p. 301). Assim, a questo do simblico em Mauss adquire um papel central na articulao do dom como poltica. Aqui, pode-se entender o valor dos gestos, palavras, rituais e imagens como ddivas, como aes necessrias comunho coletiva. Lembra Caill que (...) aquilo que Hannah Arendt denomina ao, por exemplo, tem ntimo parentesco com o dom de M.

SOCIOLOGIAS

213

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

Mauss (Caill, 2002, p. 235). Assim, ao relacionar o dom com o smbolo, possvel interpretar o signo da aliana. Caill (2002) aponta trs termos para pensarmos a interdependncia complexa do paradigma do dom: o dom, o simbolismo e o poltico. Esses termos se distinguem das esferas das atividades regidas somente pelas coeres utilitaristas e funcionais, como vemos em Durkheim, para introduzir o paradoxo de aes movidas ao mesmo tempo pelo interesse e pelo desinteresse, pela liberdade e pela obrigao. Este paradoxo, para Mauss, se resolve quando se articulam as diversas reas sociais com a poltica, nos levando ento a associar a ddiva com a poltica o que somente permitido quando se compreende a sociedade na sua totalidade simblica. Nesse momento, a ddiva tambm aparece no como uma poltica qualquer, mas a poltica da arte da vida, isto , a poltica do fato social integral. o que ele afirma nas suas ltimas palavras do Ensaio sobre a ddiva e que reservamos para fechar esta seo:
Estudos deste gnero permitem, com efeito, entrever, medir, avaliar os diversos mveis estticos, morais, religiosos, econmicos os diversos fatores materiais e demogrficos cujo conjunto funda a sociedade e constitui a vida em comum e cuja direo consciente a arte suprema, a Poltica, no sentido socrtico da palavra (Mauss, 2003, p. 314).

6 Alguns comentrios finais


Neste artigo, procuramos demonstrar que a sistematizao da ddiva por Mauss no foi um fato aleatrio, mas um projeto que se inscreve na prpria tradio da escola francesa de sociologia e desde, pelo menos, o incio do sculo XX. Esperamos ter respondido que a descoberta do simblico somente poderia ter sido feita pelos autores franceses da escola francesa de sociologia, que pensavam a vida social desde categorias

214

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

coletivas morais e estticas, diferentemente dos autores anglo-saxnicos, prisioneiros de ideais empiristas e causalistas, sem espao para a representao e a simbolizao da totalidade social e da relao orgnica entre a parte e o todo. O simblico foi um passo imprescindvel para que a ideia de fato social, em Durkheim, se transformasse progressivamente em fato social total, em Mauss. Em Mauss, a ddiva e o smbolo passam a ser coextensivos e reversveis, o que levou C. Tarot a propor que o smbolo maussiano do smbolo no a palavra ou o fonema, a ddiva (Tarot, 1996). O simblico constitui uma estrutura conceitual complexa, por permitir o entendimento dos significados, smbolos, imagens e instituies sociais no como partes compartimentadas do sistema social, mas como a unidade semntica do social. O simblico aparece, na obra de Mauss, como um recurso fundamental para a crtica ao simplismo das doutrinas econmicas, observao que continua vlida na contemporaneidade. Assim, sem negligenciar o valor dos fatores econmicos na organizao da vida social, Mauss os submete e os dilui em determinaes mais amplas de carter cultural, religioso, moral, esttico e poltico, que obedecem significaes compartilhadas (Caill, 2008, p. 31). Para concluir esta reflexo, destacaremos cinco pontos que sintetizam o que foi aqui discutido. Em primeiro lugar, importante lembrar que a passagem da ideia de fato social para o fato social total somente foi possvel pela transformao do pensamento classificatrio de Durkheim e Mauss num pensamento do simblico, que reorganiza as categorias como uma estrutura significativa de prticas e bens em circulao como os valores, os dinheiros, os reconhecimentos. Nessa passagem, Mauss desvenda uma regra de base que rege as trocas sociais o dar, o receber e o retribuir que tanto libera como obriga as pessoas morais e fsicas envolvidas. nesta fissura que ele abre uma porta para o dilogo anglo-saxnico entre agncia e estrutura antes impossvel de ser formulado desde Durkheim.

SOCIOLOGIAS

215

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

Em segundo lugar, balizaremos que a passagem de uma ideia da sociedade como obrigao coletiva anterior liberdade individual marca a fase inicial da escola francesa de sociologia. E o tema da liberdade de ao racional emerge como uma nova varivel na organizao das prticas e representaes. Esses fatos tiveram impactos decisivos no desenvolvimento da sociologia continental. E, aqui, a deciso de Durkheim de dialogar com os pragmatistas norte-americanos foi particularmente relevante, por lhe sugerir o contrato social como um sistema terico paradoxal, no qual as motivaes de representaes e obrigaes coletivas so testadas por racionalidades individuais movidas pelo valor da liberdade de deciso. Em terceiro lugar, interessante notar que a abertura do dilogo da sociologia francesa com outras disciplinas como a etnologia, a filosofia pragmtica, a psicologia e a antropologia, foi fundamental para Durkheim e Mauss elaborarem uma teoria complexa do simbolismo, sem a qual no teria sido possvel a Mauss sistematizar os estudos sobre a ddiva. O simblico contribuiu para a superao entre uma abordagem que valoriza a ao pela escolha racional e outra que valoriza a ao pela escolha moral. Pelo simbolismo, decises cognitivas e morais so submetidas a padres de conscincia coletivos abertos a significaes individuais prprias de sociedades complexas e estratificadas. Em quarto lugar, vale lembrar que Mauss conseguiu descompactar a ideia durkheimiana do fato social como expresso de uma efervescncia social original, que marcada pelo positivismo comtiano e pelas categorias aristotlicas da natureza humana, mediante a radicalizao do entendimento do fato social como um fato da prtica; do fato social como sendo material e simblico; do fato social como sendo um fenmeno que articula a sociedade e o indivduo, no por crenas ou clculos anteriores s prticas, mas por motivos inscritos na prpria prtica. Por esta via, Mauss conseguiu introduzir a ddiva como valor, como mediador sim-

216

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

blico, que tem, sem dvidas, grandes implicaes para a crtica moral e poltica mais ampla da sociedade ocidental contempornea. Em quinto lugar, importante destacar que o entendimento das naturezas diferenciadas das escolas sociolgicas aqui lembradas a francesa e a anglo-saxnica abre um campo de discusso para se entender a variedade de escolas de pensamento social que continuam a guardar suas marcas particulares, apesar da globalizao. E o reconhecimento desta pluralidade de escolas, que mantm coerncia com certas estruturas histricas e culturais, tambm valoriza a importncia de se abrir o entendimento para a pluralidade de escolas e saberes que esto legitimando novas tendncias do pensamento, como aqueles dos estudos feministas ou dos estudos ps-coloniais entre outros.
Paulo Henrique Martins. Professor Titular do Departamento de Sociologia da UFPE; Bolsista de Produtividade 1C do CNPq; Presidente da ALAS (Associao Latino-Americana de Sociologia); Vice-Presidente da Associao MAUSS (Mouvement Anti-Utilitariste dans les Sciences Sociales), Coordenador do NUCEM (Ncleo de Cidadania e Processos de Mudana) da UFPE. pahem@terra.com.br Juliana de Farias Pessoa Guerra. Mestranda do Programa de Ps-Graduao de Sociologia da UFPE; Pesquisadora do NUCEM/UFPE; Assessora de comunicao do IMIP (Instituto de Medicina Infantil) de PE; Coordenadora do ncleo de comunicao e sade da Faculdade Pernambucana de Sade.

SOCIOLOGIAS

217

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

Referncias
ARISTOTLE. Categories. In: ARISTOTLE.Complete works. New Jersey: Princeton University Press, 1995. ARISTTELES. Poltica. In: Aristteles. Os pensadores. Editora Nova Cultural Ltda, 1999. CAILL, A. Nem holismo nem individualismo metodolgicos. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v.13, n.38, 1998. CAILL, A. Preface In TAROT, Camille. De Durkheim Mauss, linvention du symbolisme. Sociologie et sciences des religions. Paris : La Dcouverte/MAUSS, 1999. CAILL, A. O paradigma do dom: o terceiro paradigma. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. CHANIAL, P . La socit vue du Don. Manuel de sociologie anti-utilitariste applique. Paris: La Dcouverte, 2008. COOLEY, C. On self and social organization. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1998. DEWEY, J. The public and its problems. Swallow Press/ Ohio University Press, 1991. DURKHEIM, E. Leons de sociologie. Paris: PUF, 1997. DURKHEIM, E. Les formes lementaires de la vie religieuse. Paris: PUF/Quadrige, 1990. DURKHEIM, E. As formas elementares da vida religiosa. So Paulo: Martins Fontes. 2009. DURKHEIM, E. A diviso do trabalho social. So Paulo, SP: Martins Fontes, 2008. DURKHEIM, E. Pragmatismo e sociologia. Florianpolis, SC: UFSC, 2004. DURKHEIM, ., MAUSS, M. Algumas Formas Primitivas de Classificao (1903). In: MAUSS, M. Ensaios de Sociologia. So Paulo: Ed. Perspectiva, 1995. GIDDENS, A. The constitution of society. California: The university of California Press, 1984. GODBOUT, J. Introduo Ddiva: Um privilgio paradigmtico. Revista Brasileira de Cincias Sociais, n. 8, v. 13, ANPOCS, 1998. GODBOUT, J.; CAILL, A. O esprito da ddiva. Rio: FGV, 1998.

218

SOCIOLOGIAS

Sociologias, Porto Alegre, ano 15, no 34, set./dez. 2013, p. 186-218

JAMES, W. Pragmatism. Indianapolis/Cambridge: Hackett Publishing Company, 1981. KARSENTI, B. Marcel Mauss. Le fait social total. Paris: PUF, 1987. MALINOWSKI, B. Argonautas do pacifico ocidental: Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquiplagos da Nova Guin melanesia. So Paulo: Abril Cultural. 436 p. (Coleo Os Pensadores); v.43), 1976. MAUSS, M. Sociologia e antropologia. So Paulo: Cosac & Naify, 2003. MAUSS, M. Ensaio sobre a ddiva. Lisboa: Edies 70, 2008. MAUSS, M.; HUBERT, H. Esboo de uma teoria geral da magia In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. So Paulo: Cosac & Naify, 2003. MAUSS, M.; HUBERT, H. Sobre o sacrifcio. So Paulo: Cosac &Naify, 2005. MARTINS, P . H.; CAMPOS, R. Polifonia do dom. Recife: Ed. Universitria da UFPE, 2006. MARTINS, P . H. A ddiva entre os modernos: discusso sobre os fundamentos e as regras do social. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. MARTINS, P . H. De Lvi-Strauss a M.A.U.S.S. Movimento Antiutilitarista nas Cincias Sociais: Itinerrios do Dom. Revista Brasileira de Cincias Sociais, Vol. 23 n. 66, fevereiro/2008. MARTINS, P . H. A ddiva como mediao no cuidado em sade: implicaes para o direito. In: PINHEIRO, R.; SILVEIRA, R.; LOFEGO, J.; SILVA JNIOR, A. G. (Org.). Integralidade sem fronteiras: itinerrios de justia, formativos e de gesto na busca por cuidado. 1 ed.Rio de Janeiro: CEPESC-IMS-UERJ-ABRASCO, 2012. SCHUTZ, A. The phenomenology of the social world. Northwestern University Press, 1967. TAROT, C. Du fait social de Durkheim au fait social total de Mauss, un changement de paradigme? La Revue du MAUSS semestrielle, 8, 2 semestre, 1996. TAROT, C. De Durkheim Mauss, linvention du symbolisme. Sociologie et sciences des religions. Paris : La Dcouverte/MAUSS, 1999. Recebido em: 23/01/2013 Aceite final em: 10/04/2013

Potrebbero piacerti anche