Sei sulla pagina 1di 14

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Formadora: Filipa Gonalves Pereira

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Exerccio N 1
OBJECTIVOS: Formatar tipo de letra (tipo, tamanho, negrito, itlico, sublinhado, limite, cor de preenchimento e cor) Formatar alinhamento (na vertical, na horizontal, orientao, moldar texto, unir e centrar clulas) Formatar nmero (formato e casas decimais) Utilizao de frmulas Utilizao de referncias absolutas e relativas Atribuio e utilizao de nomes nas clulas Utilizao de funes (Soma)

1. Elabore uma tabela idntica da lista de compra de incio de ano.

2. Preencha a coluna do preo total. 3. Preencha a coluna relativa ao IVA (Deve utilizar a clula que contm a percentagem de IVA). 4. Preencha a coluna Total com IVA. 5. D o nome Desconto clula que contm a percentagem de desconto. 6. Preencha a coluna Desconto (Deve utilizar a clula que tem o nome Desconto). 7. Preencha a coluna Valor Final. 8. Preencha a linha do Total (Deve utilizar a funo Soma). 9. Formate a letra de toda a tabela tal como v em baixo (cor, negritos, tamanho, limites e cor de preenchimento). 10. Formate os alinhamentos da tabela tal como v em baixo (vertical, horizontal, orientao, moldagem de texto e unir clulas). 11. Formate as clulas tal como v em baixo (formato moeda e casas decimais).

12. D folha o nome Ex.1.


Filipa Gonalves Pereira

Pg.1

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Exerccio N 2
OBJECTIVOS: Utilizao de funes (Contar, Mximo, Mnimo, Mdia)

1. Reproduza, numa nova folha de clculo, o que a seguir se representa

2. Na clula B15,utilizando a funo CONTAR, conte o n de visitas de estudo efetuadas.. 3. Utilizando as formulas que achar apropriadas preencha as colunas: Total, Desconto, Total com Desconto, IVA e Total a Pagar. 4. Utilize as funes SOMA, MDIA, MXIMO e MNIMO para, nas clulas E12, E13, E14 e E15, obter respetivamente o valor total, mdio, mximo e mnimo do Preo Viagem. 5. Copie as funes inseridas na alnea anterior para as colunas F,G,H,I,J e K. 6. Una as clulas do intervalo B1 a K1. 7. Formate as clulas que contm valores monetrios para apresentarem formato Moeda.. 8. Molde o texto das clulas B2:K2. 9. Formate a letra e alinhamentos de forma a obter o seguinte aspeto:

10. D folha o nome Ex.2.

Filipa Gonalves Pereira

Pg.2

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Exerccio N 3
OBJECTIVOS: Preenchimento automtico Alterar largura de colunas Utilizao de formatao condicional Utilizao de funes (Contar.Se) Ordenar dados

1. Reproduza, numa nova folha de clculo, o que a seguir se representa, utilizando o preenchimento automtico para completar a numerao entre as clulas B6 e B17.

2. Altere a largura das colunas da seguinte forma: coluna A para 1; coluna B para 7; coluna C para 14; coluna D a H para 10. 3. Crie uma frmula, na clula H5,utilizando a funo MDIA, para que possa obter a classificao mdia por aluno e copie para o intervalo H6:H17. 4. Formate as clulas da coluna H com duas casas decimais. 5. Utilize as funes MXIMO, MNIMO e MDIA para obter as classificaes mxima, mnima e mdia por disciplina (clulas D18 a G20). 6. Formate a clula B2 com o tipo de letra Arial, negrito, tamanho 12, cor de preenchimento a preto e cor de texto branco. 7. Una as clulas do intervalo B2 a H2. 8. Formate as clulas dos intervalos D5:H22 com alinhamento ao centro. 9. Formate as clulas do intervalo B4:H22 com o tipo de letra Arial, tamanho 8. 10. Aplique uma formatao condicional ao intervalo de clulas D5 a G17 para que todas as notas negativas, isto , cujo valor seja inferior a 10, sejam mostradas com o texto negrito e de cor vermelha. 11. Aplique uma formatao condicional ao intervalo de clulas H5 a H17 para que: a. todas as notas negativas, isto , cujo valor seja inferior a 10, sejam mostradas com preenchimento de fundo vermelho. b. todas as notas muito boas, isto , cujo valor seja superior ou igual a 17, sejam mostradas com preenchimento de fundo verde. 12. Formate todas as clulas dos intervalos B4:H4 e B18:H22 com negrito e cor de preenchimento azul. 13. Una as clulas: a. B18 e C18
Filipa Gonalves Pereira

Pg.3

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

b. B19 e C19 c. B20 e C20 d. B21 e C21 e. B22 e C22 14. Utilize a funo CONTAR.SE na clula D21 para contar o n de positivas (>=10). Copie para as clulas E21 a G21. 15. Utilize a funo CONTAR.SE na clula D22 para contar o n de negativas (<10). Copie para as clulas E22 a G22. 16. Ordene os dados por ordem crescente de Mdia. 17. Formate os limites necessrios para ficar com o aspeto que v em baixo.

18. D folha o nome Ex.3.

Filipa Gonalves Pereira

Pg.4

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Exerccio N 4
OBJECTIVOS: Construo de grficos

1. Abra a folha Ex.3 2. Construa um grfico que represente a Mdia final de cada aluno. O grfico deve ter o aspeto do grfico abaixo representado.

3. Construa um grfico que represente a nota de todos os alunos s quatro disciplinas. O grfico deve ter o aspeto do grfico abaixo representado.

4. Altere o nome da folha para Ex.3 e 4

Filipa Gonalves Pereira

Pg.5

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Exerccio N 5
OBJECTIVOS: Utilizao de funes (Se)

1. Reproduza, numa nova folha de clculo, o que a seguir se representa.

2. Preencha a coluna Mdia Testes. 3. Preencha a coluna Nota Final sabendo que uma mdia ponderada com os seguintes pesos: Mdia testes-60% Trabalho-20% Participao-10% Assiduidade-10% 4. Preencha as linhas da Mdia, Nota mais alta, Nota mais baixa, NPositivas e NNegativas. 5. Formate as clulas que contm mdias e notas finais com duas casas decimais. 6. Aplique uma formatao condicional nas clulas que contm notas para que todas as notas negativas, isto , cujo valor seja inferior a 9,5, sejam mostradas com o texto em cor vermelha. 7. Utilizando a funo SE, preencha a coluna Apoio para que aparea: No - se o aluno tiver Nota final maior que 9,5 Sim - se o aluno tiver Nota final menor que 9,5 8. Aplique uma formatao condicional na coluna Apoio para que todas as clulas que tm Sim tenham cor de preenchimento vermelho. 9. Ordene os alunos por Mdia Testes crescente. 10.Elabore um grfico que represente todas as avaliaes (Teste 1 e 2, Trabalho, Participao e Assiduidade) de todos os alunos. 11.Formate as clulas para apresentarem um aspeto similar a o apresentado em baixo.

12. D folha o nome Ex.5.


Filipa Gonalves Pereira

Pg.6

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Exerccio N 6
OBJECTIVOS: Utilizao de funes (Mdia.Se) Validao de dados (Lista)

1. Reproduza, numa nova folha de clculo, o que a seguir se representa. Deve: - Na coluna Sexo utilizar validao de dados por lista (Feminino; Masculino) - Na coluna Freguesia utilizar validao de dados por lista (Oliveira do Douro; Avintes; Vilar de Andorinho) - Nas clulas referentes ao N de Rapazes, N de Raparigas e Mdia de idades utilizar as funes adequadas - Nas clulas referentes a Mdia de Idades de Rapazes e Mdia de Idades de Raparigas utilizar a funo Mdia.Se

2. D folha o nome Lista de alunos.

Filipa Gonalves Pereira

Pg.7

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Exerccio N 7
OBJECTIVOS: Trabalhar com vrias folhas Utilizao de funes (Procv) Inserir comentrios

1. Reproduza, numa nova folha de clculo, o que a seguir se representa. Para a coluna N e Nome deve referenciar os dados da folha Lista de alunos

2. Preencha a coluna Nota. 3. Preencha as linhas da Mdia, Nota Mxima, Nota Mnima, Mdia e N alunos com aprovao. 4. Utilizando a funo PROCV, preencha a coluna Nota. Utilize a tabela que das classificaes. 5. Aplique uma formatao condicional na coluna Nota para que todas as notas negativas, isto , cujo valor seja inferior a 50, sejam mostradas com o texto em cor vermelha. 6. Insira os comentrios tal como v em baixo.

Filipa Gonalves Pereira

Pg.8

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

7. Formate as clulas para apresentarem um aspeto similar ao apresentado em baixo.

8. D folha o nome 1 Teste.

Filipa Gonalves Pereira

Pg.9

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Exerccio N 8
OBJECTIVOS: Consolidar conhecimentos

1. Crie trs novas folhas no livro Excel e d-lhes os seguintes nomes: 2Teste, 3Teste, Notas Finais. 2. Copie todos os dados da folha 1Teste para a folha 2Teste e 3Teste. 3. Faa as alteraes necessrias na Folha 2Teste para que fique com o seguinte aspeto:

4. Faa as alteraes necessrias nos comentrios para que fiquem com o seguinte aspeto:

5. Faa as alteraes necessrias na Folha 3Teste para que fique com o seguinte aspeto:

Filipa Gonalves Pereira

Pg.10

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

6. Faa as alteraes necessrias nos comentrios para que fiquem com o seguinte aspeto:

7. Reproduza, na nova folha de clculo Notas Finais, o que a seguir se representa. Para a coluna N e Nome deve referenciar os dados da folha Lista de alunos

Filipa Gonalves Pereira

Pg.11

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

8. Preencha a coluna Mdia Testes referenciando as notas do1, 2 e 3Teste. 9. Preencha a coluna Nota Final utilizando os respetivos pesos de cada uma das componentes da avaliao. 10. Preencha a coluna Escala 1-5 convertendo a Nota Final para a escala de 1 a 5. 11. Preencha as linhas Nota Mxima, Nota Mnima, Mdia, NPositivas e NNegativas com as funes necessrias. 12. Preencha as linhas Nota Mxima, Nota Mnima, Mdia, NPositivas e NNegativas com as funes necessrias. 13. Crie as formataes condicionais necessrias para que na coluna Escala 1-5 preencha as clulas a verde quando a nota maior que 4, laranja quando maior que 2,5 e menor que 4 e vermelho quando menor que 2,5. 14. Faa os ajustes necessrios para que fique com um aspeto semelhante ao que reproduzido em baixo.

Filipa Gonalves Pereira

Pg.12

A utilizao do Microsoft Excel na Atividade Docente

Filipa Gonalves Pereira

Pg.13

Potrebbero piacerti anche