Sei sulla pagina 1di 3

11 tticas para aumentar seu poder de influncia no trabalho

Confira o que voc deve comear a fazer desde j se o seu objetivo se tornar um profissional influente no seu meio de atuao
Camila Pati Tratados no livro Political Skills at Work (Habilidades Polticas no Trabalho na traduo livre, Editora Paperback), dos autores Gerald R. Ferris, Sherry L. Davidson e Pamela Perrewe, estes pontos fazem parte do que Joo Furlan, diretor executivo da Enora Leaders, prefere chamar de inteligncia organizacional. Desenvolver a inteligncia organizacional muito importante, principalmente para quem est no comeo da trajetria profissional porque pode determinar a velocidade com a pessoa vai crescer na carreira, explica. Aumentar a rede de contatos, mapear perfis para saber o melhor de jeito de se adequar ao estilo das pessoas, e tentar ser o mais sincero e transparente possvel na comunicao so atitudes que muitos profissionais j praticam ou colocaram na lista de metas a serem alcanadas at o fim do ano. Mas em relao a garantir mais poder influncia no escritrio, muita gente ainda tem muitas dvidas. O que fazer para conseguir influenciar pessoas? o que Exame.com perguntou a dois especialistas. Furlan baseou as seis primeiras dicas no que prope o professor Alan Cohen no livro "Influncia sem Autoridade" (editora vora). Confira:
1 Assuma que todos so potenciais aliados

Evite se fechar na sua panelinha dentro da empresa. Voc pode ter mais afinidade com determinados colegas de trabalho, mas nem por isso deve deixar de lado as outras pessoas que trabalham com voc. H muitas panelas nas empresas, natural do ser humano, mas as pessoas tm que perceber que no podem se fechar, diz Furlan. Para aumentar seu pode r de influncia, extravase o limite dos grupinhos do escritrio, esteja aberto para conversar com todas as pessoas pois elas podem ser boas aliadas.
2 Deixe claros seus objetivos e prioridades

Como possvel influenciar algum para lhe ajudar se essa pes soa no sabe ao menos quais so os seus objetivos, pergunta Furlan. Certifique -se de que quem pode agir em seu favor sabe quais so os seus planos e metas. Seja objetivo na hora de comunic-los, para no restar dvida.

3 Faa um diagnstico do mundo das outras pessoas

tambm investigar as caractersti cas de personalidade, se uma pessoa mais analtica ou mais expressiva, por exemplo, diz Furlan. Faa perguntas, se interesse tambm por outros aspectos, como hobbies, metas, objetivos, preferncias.
4 Identifique moedas de troca para voc e para os outros

Depois de investir tempo para descobrir mais sobre as pessoas e suas prioridades, voc ser capaz de saber exatamente o que importante para um e o que para outro. Dessa forma voc poder identificar as chamadas de moedas de troca para voc e para os outros. O que est ao seu alcance de fazer e que interessante para um colega de trabalho? O que ele pode fazer por voc?
5 Mantenha os relacionamentos e aposte no networking

Procure manter alianas, amizades e relacionamentos profissionais. Faa um esforo para no perder contato com quem voc for conhecendo ao longo da carreira. Por mais prximo que voc tenha sido de algum, passados vrios anos sem contato, o lao se perde. No d para pensar que uma pessoa com quem estudo h 30 anos e nunca mais f alou vai estar disposta a lhe ajudar, lembra Furlan. Na opinio da coach Silvana Mello, da consultoria LHH|DBM, os profissionais devem ficar atentos em relao ao que a sua rede de networking pode contribuir para a prpria organizao em que trabalham. M uitas vezes h determinadas questes em uma empresa que alguma pessoa da sua rede de contatos pode ajudar a esclarecer, as vezes at fazer uma palestra. uma questo de ficar de olho para perceber no que o seu networking pode contribuir, explica.
6 Invista na reciprocidade

influenciar atravs do gesto de dar e receber, explica Furlan. Ajude os outros quando estiver ao seu alcance faz-lo que as chances de ser ajudado por aquela pessoa crescem. Na cultura latina principalmente isso muito importante e d resultado, diz Furlan.
7 Torne-se referncia de integridade

A integridade uma forma de influncia, diz Silvana. Na opinio dela, um profissional ntegro e que mantenha a coerncia com a sua prtica vai aumentar seu poder de influenciar pessoas justamente porque se torna uma referncia.
8 Mantenha-se atualizado

Mantenha-se antenado em relao s notcias e novidades que dizem respeito ao seu setor de atuao. ler livros, jornais, pesquisas, recomenda Silvana. Ao perceberem que voc um profissional atualizado, as pessoas vo se interessar em saber sua opinio sobre os assuntos correntes.

9 Compartilhe conhecimento

Dividir com seus colegas de trabalho o que voc sabe uma ttica sugerida pela coach da LHH|DBM que acaba sendo consequncia para quem est sempre atualizado . uma forma positiva de influenciar pessoas, diz. Ao perceber que pode ajudar algum a partir da transmisso do seu conhecimento ou experincia , no se acanhe, diga que est disposto a ensinar.
10 Comprometimento

A dedicao empresa pode ajud-lo tambm. Comprometimento uma forma de influenciar pessoas, diz Silvana. Uma atuao focada vai fazer com que as pessoas o respeitem mais e com isso, voc se torna mais influente.
11 Contribua com as outras reas da empresa

Amplie a sua atuao e busque espao para contribuir com outras reas e departamentos da empresa. D ideias e opinies, sugere Silvana. Vale destacar que o primeiro passo se aproximar das pessoas para conquistar a confiana necessria e poder efetivamente ajudar no que for possvel.

Potrebbero piacerti anche