Sei sulla pagina 1di 19

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Aula Demonstrativa

1. Apresentao Pessoal ................................................................................................. 2 2. Raciocnio Lgico para o BANCO DO BRASIL: Objetivo do Curso e PblicoAlvo ..................................................................................................................................... 2 3. Programao do Curso ............................................................................................... 3 4. Mensagem Final ........................................................................................................... 3 5. Aula Demonstrativa Juros Simples e Compostos .............................................. 6 5.1 Juros Simples ...................................................................................................................... 6 5.2 Juros Compostos................................................................................................................ 7 6. Exerccios comentados ............................................................................................. 10 7. Memorex ..................................................................................................................... 16 8. Lista das questes abordadas em aula ................................................................. 17 9. Gabarito ...................................................................................................................... 19

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 1. Apresentao Pessoal Oi, tudo bem? Meu nome Karine Waldrich. Nasci Blumenau, Santa Catarina. Sou AuditoraFiscal da Receita Federal do Brasil, aprovada em 39o no concurso de 2009. Depois comentarei um pouco mais sobre isso, mas, por hora, vamos aos detalhes do curso. 2. Raciocnio Lgico para o BANCO DO BRASIL: Objetivo do Curso e Pblico-Alvo O objetivo deste curso ensinar Raciocnio Lgico-Matemtico para os aspirantes ao cargo de Escriturrio do concurso do BANCO DO BRASIL. Meus cursos aqui no Ponto seguem duas premissas principais: 1) Eu no sou terica da matria. Sou uma aprovada em concurso que estudou muito para passar e tem uma boa ideia do que as bancas cobram e como cobram. Por isso, no me aprofundo em teorias desnecessrias ao entendimento e que no caem em concursos. 2) Acho que mais explicao melhor do que menos, portanto procuro esmiuar o contedo, pois na poca em que eu estudava preferia professores que fizessem isso. Nada ficar subentendido. O curso se prope a ser desenvolvido com base na teoria e em questes comentadas. O objetivo ver tudo desde o comeo. Mesmo que no possui conhecimento algum na matria possui condio de acompanhar as aulas. A banca deste concurso a FCC Fundao Carlos Chagas. Vamos usar muitas questes da FCC durante nossas aulas. Assim, mais do que aprenderem a matria, vocs aprendero o jeito que a FCC cobra a matria. Ao final de cada aula, ser apresentada a lista de questes abordadas na aula, bem como um esquema dos pontos mais importantes uma espcie de Memorex para que vocs revisem o assunto de forma rpida. O edital do concurso diz:
RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO: Nmeros inteiros e racionais: operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao); expresses numricas; mltiplos e divisores de nmeros naturais; problemas. Fraes e operaes com fraes. Nmeros e grandezas proporcionais: razes e propores; diviso em partes proporcionais; regra de trs; porcentagem e problemas. Estatstica descritiva; distribuio de probabilidade discreta. Juros simples e compostos: capitalizao e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Planos ou Sistemas de Amortizao de Emprstimos e Financiamentos. Clculo financeiro: custo real efetivo de operaes de financiamento, emprstimo e investimento. Taxas de Retorno.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Todos esses tpicos sero vistos no nosso curso, claro. 3. Programao do Curso Estruturei o nosso curso para possuir 4 aulas, mais a aula demonstrativa (esta). Agrupei os contedos nas aulas de acordo com sua semelhana, para que seja mais fcil de eu explicar e vocs o assimilarem. O cronograma encontra-se na tabela abaixo: AULA AULA 0 AULA 1 DATA 30/10/2012 ASSUNTO Juros simples e compostos. Nmeros e grandezas proporcionais: razes e propores; diviso em partes proporcionais; regra de trs; porcentagem e problemas. Nmeros inteiros e racionais: operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao); expresses numricas; mltiplos e divisores de nmeros naturais; problemas. Fraes e operaes com fraes. Estatstica descritiva; distribuio de probabilidade discreta. Capitalizao e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, Proporcionais, real e aparente. Planos ou Sistemas de Amortizao de Emprstimos e Financiamentos. Clculo financeiro: custo real efetivo de operaes de financiamento, emprstimo e investimento. Taxas de Retorno.

AULA 2

06/11/2012

AULA 3 AULA 4

13/11/2012 20/11/2012

Temos tambm o Frum de dvidas, muito importante e j tradicional nos cursos do Ponto. Estou, alm disso, sempre disponvel no karinewaldrich@pontodosconcursos.com.br. Antes do curso (mesmo que voc no se inscreva), durante o curso (para algum assunto que queira tratar de forma pessoal comigo, sem utilizar o frum) e depois do curso (para alguma dvida posterior). 4. Mensagem Final Pessoal, como falei no comeo desta apresentao, sou de Blumenau.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Me formei em Engenharia Qumica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e em Administrao de Empresas pela Escola Superior de Administrao e Gerncia da Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Quando sa da faculdade pensei nas coisas que poderia fazer, no que queria trabalhar. Depois de muito refletir, vi que, acima de qualquer aspirao profissional, minha maior vontade era simplesmente ser feliz, com qualidade de vida. Em 2009, quando saiu a autorizao para o concurso da Receita Federal (mais precisamente, no dia 24 de abril de 2009), comecei a estudar para este concurso, para o cargo de Auditor-Fiscal. Claro que eu tinha um pouco de base das faculdades, mas no sabia nada dos Direitos e comecei do zero. Estudei muito, demais mesmo. Em setembro saiu o edital e em dezembro e janeiro (8 meses depois do incio do meu estudo) foram as provas. Fui aprovada em 39o lugar, dentre os 70.000 candidatos. Atualmente, exero este cargo na Inspetoria da Receita Federal de So Paulo. Quase gabaritei a prova de Raciocnio Lgico deste concurso, acertando 19 das 20 questes. A nica questo que errei defendo que deveria ter sido anulada (inclusive j debati esse assunto em uma coluna no site do Ponto). Gosto muito da matria e, por isso, hoje em dia dou aula dela no Ponto. Falando sobre meu estudo, Blumenau uma cidade de 300.000 habitantes, sem muita opo de estudo para concursos. Estudei basicamente em casa, numa escrivaninha velha do lado da minha cama. Utilizei alguns cursos do Ponto, especialmente depois do edital, e foi o que salvou, por serem especficos para o concurso que eu estava pretendendo (naquele caso, o da Receita). Independente disso, o que foi determinante para a minha aprovao, sem dvidas, foi a fora de vontade. Foi estudar muito. Eu queria muito passar, queria muito sair daquela escrivaninha. Concurso pblico no pede foto para inscrio. No importa se voc bonito ou feio, preto ou branco, rico ou pobre, gordo ou magro. O que importa se voc: 1) Quer passar; 2) Estudar muito para passar. Se voc quer passar, e estudar muito para passar, j tem 90% das chances de ser aprovado.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Meu objetivo aqui ajudar voc nisso, mas tenha a certeza de que o principal voc ter que fazer sozinho, estudando. Espero que possamos ter um excelente curso, e conto com vocs para isso. Agora vamos ao contedo desta aula demonstrativa, propriamente dito.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 5. Aula Demonstrativa Juros Simples e Compostos 5.1 Juros Simples Juros so, em grossas palavras, o preo do dinheiro. Juros simples, hoje em dia, so pouco utilizados na prtica. Isso porque a maioria da capitalizao feita com juros compostos. Mas os juros simples so muito teis para entendermos a lgica da matemtica financeira, e funcionam muito bem quando temos apenas 1 perodo de anlise. Alm de serem bem cobrados em concurso. Por exemplo: Imaginem que vocs cheguem a uma loja para comprar um carro. O vendedor diga assim: Olha, o carro que voc quer custa 10.000 vista, ou 11.000 se voc pagar em 30 dias. Percebam que, para sair com o carro e pagar s no ms seguinte, o sujeito ir desembolsar 1.000 reais. Ou seja, esse o preo do dinheiro, para o cliente, durante 1 ms. Para saber o a taxa de juros simples, temos que dividir esse valor pelo valor inicial que temos, e que deu origem aos juros. No nosso exemplo: 1.000/10.000 = 0,1 ao ms. Normalmente, as taxas de juros so apresentados em termos percentuais, ou seja, tantos% ao ms. Basta multiplicar o valor acima por 100, o que resultaria em 10% ao ms. Assim, temos:

taxa de juros simples = isimples = valor dos juros em um perodo x 100 valor inicial E se tivssemos mais de 1 ms? Se o vendedor chegasse para voc e falasse: Fulano, o preo vista 10.000, mas se voc quiser pagar daqui 2 meses o valor ser de 12.000? Para saber a taxa de juros, voc teria que dividir o valor dos juros por 2 meses, certo? A saberamos quanto de juros tivemos por ms. Teramos o seguinte: isimples = (valor dos juros em dois perodos)/2 x 100 valor inicial
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Reorganizando a equao, e generalizando para n perodos, temos: isimples = valor dos juros em n perodos x 100 valor inicial.n

Em Matemtica Financeira, o valor inicial normalmente chamado de valor presente ou capital. No nosso curso, chamaremos de valor presente (VP). O valor dos juros chamado J. Assim, temos nossa primeira equao:

isimples = J__ VP.n

O valor final pago o valor inicial (VP) mais os juros pagos (J). Ou seja: Valor total = VP + J Em Matemtica Financeira, o valor total chamado de valor futuro ou montante. Chamaremos de valor futuro (VF). Assim: VF = VP + J Podemos substituir o J por VP.n.isimples, derivada da equao anterior. Assim: VF = VP + VP.n.isimples

VF = VP.(1 + n.isimples)

5.2 Juros Compostos A diferena dos juros simples para os juros compostos est no fato de qu, quando o sistema de juros compostos, a taxa de juros do perodo seguinte incide tambm sobre os juros do perodo anterior. Relembrando o exemplo da loja de carros, imagine que voc chegue loja e o vendedor diga: Beltrano, para voc comprar esse carro, ter de dar 10.000 vista, ou poder pagar em 2 meses, com juros de 10% ao ms.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Observao nmero 1: quando dizemos simplesmente juros, estamos, normalmente, nos referindo aos juros compostos. Isso vale tambm para as questes: quando elas dizem simplesmente juros (sem especificar se so compostos ou simples) isso indica que os juros so compostos. Se fossem juros simples, pagaramos 10.000.(1 + 2.0,1) = 12.000. Mas agora temos juros compostos. O que muda? No caso dos juros compostos, incide juros, no 2 ms, tambm sobre o montante de juros capitalizado no primeiro ms. Ou seja, no segundo ms, os juros incidentes no seriam de 10.000 x 0,1 (que VP x taxa), e sim de 11.000 x 0,1 (que (VP + J) x taxa). Ou seja, enquanto nos juros simples temos:

J1 = 1000 Perodo 1

J2 = 1000 Perodo 2

No segundo ms, a taxa de juros incide apenas em VP, ou seja, J2 = VP.i.

VP 10000

Nos juros compostos temos:

J2 = 1100 Perodo 2 J1 = 1000 Perodo 1

No segundo ms, a taxa de juros incide em VP + J, ou seja, J2 = (VP + J).i.

VP 10000

Entenderam por que os juros so compostos? Porque eles incidem sobre os juros do perodo anterior... O nosso VF, com juros compostos, fica: VF = VP + J1 + J2 VF = VP + VP.i + (VP + J).i VF = VP + VP.i + (VP + VP.i).i
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH VF = VP + VP.i + VP.i + VP.i.i VF = VP.(1 + 2.i + i.i) = VP.(1 + i)2 = 1000.(1 + 0,1)2 = 12.100 Acima desenvolvemos a equao para 2 meses, que foi o tempo que o nosso vendedor deu para que paguemos o carro. A equao geral, para n perodos, :

VF = VP.(1 + icomposto)n

Assim como no caso dos juros simples, na equao devemos ter taxa e tempo na mesma unidade.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 6. Exerccios comentados


Questo 1 FCC/BB/Escriturrio/2011 Um capital de R$ 10 500,00 foi aplicado a juros simples. Sabendo que a taxa de juros contratada foi de 42% ao ano, ento, no tendo sido feito qualquer depsito ou retirada, o montante de R$ 11 725,00 estar disponvel a partir de quanto tempo da data de aplicao? (A) 4 (B) 3 (C) 3 (D) 3 (E) 2 meses. meses e 20 dias. meses e 10 dias. meses. meses e 20 dias.

Uma questo sobre juros simples. A questo fornece um capital ( outra maneira de chamar o VP, de $10.500) e informa que o montante (outra maneira de chamar o FV, de $11.725) foi obtido aps um perodo n (que a questo quer saber) a uma taxa de 42% ao ano. Com esses dados, basta colocar na equao que j vimos: 11.725 = 10.500.(1 + 0,42.n) 11.725/10500 = (1 + 0,42n) 1,1167 = 1 + 0,42.n 0,1167 = 0,42n n = 0,277777 ano... Esse n encontrado est expresso em anos. Mas percebam que as respostas falam em meses e dias. Portanto (como 1 ano possui 12 meses), multiplicamos esse valor encontrado por 12 para saber o equivalente em meses. n = 0,2777 ano x 12 (meses/ano) = 3,3333 meses 3,3333 meses corresponde a 3 meses e mais 0,333 ms. Esse 0,333, portanto, est expresso em dias na resposta. Como um ms possui 30 dias: n = 0,333 ms x 30 (dias/ms) = 10 dias. Portanto, a resposta correta letra C 3 meses e 10 dias. Resposta: Letra C.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

10

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Questo 2 FCC/TRT 4a Regio/Tcnico Judicirio/2011 Na compra de um par de sapatos, Lucimara pode optar por duas formas de pagamento: - vista, por R$ 225,00; - R$ 125,00 no ato da compra mais uma parcela de R$ 125,00, um ms aps a compra. Se Lucimara optar por fazer o pagamento parcelado, a taxa mensal de juros simples cobrada nesse financiamento de (A) (B) (C) (D) (E) 10%. 20%. 25%. 27%. 30%.

Agora, temos uma questo em que pedida a taxa de um sistema de pagamentos de juros simples. O enunciado prope um pagamento total vista ou o pagamento de uma parte vista e outra parte para um ms aps a compra, e quer saber os juros inclusos. Esquematizando:

Pagamento 1 = 225 Pagamento 2 (parte1) = 125

Pagamento 2 (parte 2) = 125

Assim, o que temos de fazer trazer o pagamento 2 (parte 2) para o incio do ms, sabendo, assim o quanto de juros esto sendo pagos. O pagamento 1 de 225. O pagamento 2 de 125 + 125 = 250. Ou seja, Lucimara pode pagar 125 e deixar os outros 100 (ao invs de pagar os 225) para pagar no final do ms.
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

11

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Ocorre que, como incidiram juros, ao invs de pagar os mesmos 100, ela vai pagar 125, pagando 25 reais unicamente de juros. Colocando isso na equao para saber a taxa: VF = VP.(1 + i.n) 125 = 100.(1 + i.1) 1,25 = 1 + i i = 0,25 = 25% ao ms. Assim, a taxa de 25% ao ms. Resposta: Letra C.
Questo 3 FCC/MPU/Analista/2007

A Empresa Beta S.A. precisa gerar uma receita de R$ 22.500,00, aplicando R$ 100.000,00 a uma taxa de juros de 2,5% a.m.. Considerando que o captador remunera a juros simples, o dinheiro dever ficar aplicado por (A) (B) (C) 3 meses. 6 meses. 7 meses. 9 meses. 12 meses.

(D) (E)

Mais uma questo de juros simples. O enunciado diz que necessrio gerar uma receita, a base de juros, aplicando um PV de 100.000 a uma taxa de 2,5% ao ms (0,025). Portanto, temos que o VF, aps o perodo de n meses, deve ser de 122.500 (100.000 + 22.500). Colocando na equao: VF = VP.(1 + i.n) 122.500 = 100.000.(1 + 0,025n) 1,225 = 1 + 0,025n 0,225 = 0,025n n = 9. Portanto, o dinheiro dever ficar aplicado por 9 meses. Resposta: Letra D.
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

12

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

Questo 4 FCC/BB/Escriturrio/2010 Um capital aplicado, durante 8 meses, a uma taxa de juros simples de 15% ao ano, apresentando um montante igual a R$ 13.200,00 no final do prazo. Se este mesmo capital tivesse sido aplicado, durante 2 anos, a uma taxa de juros compostos de 15% ao ano, ento o montante no final deste prazo seria igual a (A) (B) (C) (D) (E) R$ R$ R$ R$ R$ 15.606,50. 15.870,00. 16.531,25. 17.192,50. 17.853,75.

Essa questo mistura juros simples e juros compostos. A primeira aplicao se refere a juros simples. Colocando na equao que j sabemos, podemos saber o capital aplicado. Como o prazo dado de 8 meses e a taxa expressa em anos, transformamos a taxa em taxa mensal. Basta dividi-la por 12 (afinal 1 ano possui 12 meses): i = 0,15 ao ano = 0,15/12 ao ms = 0,0125 ao ms. VF = VP.(1 + i.n) 13.200 = PV.(1 + 0,0125.8) 13.200 = PV.(1 + 0,1) PV = 13.200/1,1 = 12.000 Esse PV, agora, ser aplicado por 2 anos a uma taxa de juros compostos. Portanto, agora temos um VP de 12.000, a ser aplicado a uma taxa de 15% ao ano durante 2 anos: Assim: VF = VP.(1 + i)n VF = 12.000.(1 + 0,15)2 VF = 12.000(1,15)2 VF = 12.000(1,3225) = 15.870
Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

13

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH Resposta: Letra B.


Questo 5 FCC/TRT 18a Regio/Tcnico Judicirio/2008 Para que ao final de 2 anos de aplicao num regime de capitalizao composta, um capital de R$ 15 800,00 produza o montante de R$ 24 687,50, a taxa anual da aplicao dever ser de (A) (B) (C) (D) (E) 25% 22,5% 22% 20% 18,5%

Essa questo pede a taxa de uma aplicao em juros compostos. A questo em si simples, mas tem um pequeno detalhe que complica um pouco. Vamos ver: Colocando os dados na equao, temos: VF = VP.(1 + i)n 24687,50 = 15800.(1 + i)2 (1 + i)2 = 1,5625 E agora? Algumas provas fornecem uma tabela com valores de taxas e do valor resultante da operao acima. Mas eu fui atrs para olhar, e essa prova no fornece nada disso. Ento, o jeito substituir taxa por taxa na equao e ver qual taxa satisfaz a igualdade acima. Comeando pela letra A, 25% = 0,25: (1 + 0,25)2 = 1,5625 1,5625 = 1,5625. Portanto, a letra A (25%) a resposta correta. Pessoal, em prova, sugiro deixar essa questo para o final, s se der tempo de resolver mesmo. Porque aqui tivemos sorte de a resposta ser a letra A, mas se fosse a letra E teramos perdido um tempo precioso... Resposta: Letra A.

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

14

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH

At a prxima aula. Abraos, Karine

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

15

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 7. Memorex

VF = VP.(1 + n.isimples) VF = VP.(1 + icompostos)n

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

16

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 8. Lista das questes abordadas em aula
Questo 1 FCC/BB/Escriturrio/2011 Um capital de R$ 10 500,00 foi aplicado a juros simples. Sabendo que a taxa de juros contratada foi de 42% ao ano, ento, no tendo sido feito qualquer depsito ou retirada, o montante de R$ 11 725,00 estar disponvel a partir de quanto tempo da data de aplicao? (A) 4 (B) 3 (C) 3 (D) 3 (E) 2 meses. meses e 20 dias. meses e 10 dias. meses. meses e 20 dias.

Questo 2 FCC/TRT 4a Regio/Tcnico Judicirio/2011 Na compra de um par de sapatos, Lucimara pode optar por duas formas de pagamento: - vista, por R$ 225,00; - R$ 125,00 no ato da compra mais uma parcela de R$ 125,00, um ms aps a compra. Se Lucimara optar por fazer o pagamento parcelado, a taxa mensal de juros simples cobrada nesse financiamento de (A) (B) (C) (D) (E) 10%. 20%. 25%. 27%. 30%.

Questo 3 FCC/MPU/Analista/2007

A Empresa Beta S.A. precisa gerar uma receita de R$ 22.500,00, aplicando R$ 100.000,00 a uma taxa de juros de 2,5% a.m.. Considerando que o captador remunera a juros simples, o dinheiro dever ficar aplicado por (A) (B) (C) 3 meses. 6 meses. 7 meses. 9 meses. 12 meses.

(D) (E)

Questo 4 FCC/BB/Escriturrio/2010 Prof. Karine Waldrich www.pontodosconcursos.com.br

17

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH


Um capital aplicado, durante 8 meses, a uma taxa de juros simples de 15% ao ano, apresentando um montante igual a R$ 13.200,00 no final do prazo. Se este mesmo capital tivesse sido aplicado, durante 2 anos, a uma taxa de juros compostos de 15% ao ano, ento o montante no final deste prazo seria igual a (A) (B) (C) (D) (E) R$ R$ R$ R$ R$ 15.606,50. 15.870,00. 16.531,25. 17.192,50. 17.853,75.

Questo 5 FCC/TRT 18a Regio/Tcnico Judicirio/2008 Para que ao final de 2 anos de aplicao num regime de capitalizao composta, um capital de R$ 15 800,00 produza o montante de R$ 24 687,50, a taxa anual da aplicao dever ser de (A) (B) (C) 25% 22,5% 22%

(D) (E)

20% 18,5%

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

18

BANCO DO BRASIL RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO PROFESSORA: KARINE WALDRICH 9. Gabarito

1C 2C 3D 4D 5A

Prof. Karine Waldrich

www.pontodosconcursos.com.br

19

Potrebbero piacerti anche