Sei sulla pagina 1di 4

HERI INJUSTIADO: JOO CNDIDO O ALMIRANTE NEGRO 23

por Flit Paralisante Sem-categoria

HERI INJUSTIADO A famlia de Joo Cndido, lder da Revolta da Chibata, quer os mesmos direitos que os perseguidos pela ditadura militar Francisco Alves Filho

Nos livros de histria do Brasil, o marinheiro Joo Cndido aparece como o heri da Revolta da Chibata. Corajoso, ele liderou em 1910 o motim no qual dois mil marinheiros negros obrigaram a Marinha a extinguir punies desumanas contra os soldados, como ofensas, comida estragada e chicotadas. Os revoltosos conseguiram seu objetivo, mas foram expulsos dos quadros militares ou presos e mortos. S recentemente Joo Cndido saiu da condio de personagem esquecido da historiografia oficial para o papel de protagonista. Em 2008, uma lei finalmente concedeu anistia pstuma a ele e a outros marinheiros. A reparao, porm, foi incompleta. No ano do centenrio da Revolta da Chibata, Joo Cndido e os outros revoltosos continuam sem as devidas promoes e seus familiares sem receber indenizao como aconteceu com os que resistiram ditadura militar, por exemplo. Os prejuzos com a expulso da Marinha no foram compensados. Sinto como se meu pai ainda fosse um renegado e no um heri, diz Adalberto Cndido, o Candinho, 71 anos, filho de Joo Cndido. As comemoraes pelos 100 anos da Revolta da Chibata no o animam. Homenagens so bonitas, mas no enchem barriga, desabafa Candinho. Para negar indenizao aos anistiados, h dois anos, o governo alegou que, se todos os descendentes recebessem, haveria um rombo no oramento. O tempo derrubou o libi: apenas dois grupos de parentes pediram anistia. A verdade que, por trs do argumento, estava tambm a resistncia da Marinha. Agora, a famlia de Joo Cndido torna a reivindicar seus direitos. Por causa da excluso da Marinha, ele no pde mais conseguir emprego formal. Mudou-se para So Joo de Meriti, o mais pobre dos municpios da Baixada Fluminense, onde parte de sua famlia vive at hoje. Por dcadas, sustentou a mulher e os sete filhos com o que ganhava como pescador. Uma imagem nada condizente com o personagem pico que o jornal O Paiz descreveu como o rbitro de uma Nao de 20 milhes de almas. O filho recorda-se das dificuldades: Usvamos tamancos em vez de sapatos, vestamos roupas velhas, no tnhamos eletricidade, relata. Joo Cndido morreu na misria em 1969, em Meriti. A Lei n 11.756/2008, de autoria da senadora Marina Silva (PV), previa a anistia com indenizao, que acabou vetada no texto assinado pelo presidente Lula. Na poca, os familiares de Joo Cndido aceitaram a argumentao de que o custo para os cofres pblicos seria muito alto. At agora, no entanto, apenas duas solicitaes foram feitas. Muitos j morreram e outros nem sabem que seus ascendentes participaram da revolta, explica o historiador Marco Morel. Ele neto de Edmar Morel, auto r do livro Revolta da Chibata, primeira obra sobre o tema, relanada recentemente. Mesmo com esse risco, o

governo poderia estabelecer um teto, diz o historiador. Se aqueles que lutaram contra a ditadura de 64 e seus parentes, muitos de classe mdia alta, receberam reparaes em dinheiro, por que no os familiares dos marujos da Revolta da Chibata, quase todos pobres? questiona Morel. Procurado por ISTO, o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, disse que sua pasta apoiou a anistia. A reivindicao por parte da famlia um direito democrtico, admite o ministro. O compromisso do governo estabelecer formas de reparao que faam justia luta de Joo Cndido. Santos no diz, no entanto, se tomar alguma providncia prtica em favor da indenizao.Um dos principais responsveis pela popularizao de Joo Cndido foi o compositor Aldir Blanc, autor da letra do samba O Mestre -Sala dos Mares, em parceria com Joo Bosco. Lanada na dcada de 70, em plena ditadura, a msica contava a histria da Revolta da Chibata e por isso Aldir foi convocado ao Departamento de Censura. Tive que mudar o ttulo, que originalmente era O Almirante Negro, para burlar o censor, recorda-se.

Tratamento desumano A Revolta da Chibata se desenrolou entre 22 e 27 de novembro de 1910, na Baa de Guanabara, no Rio de Janeiro, ento capital federal. Revoltados com as agresses sofridas por parte dos oficiais e com a comida estragada servida nos navios, marinheiros do Encouraado Minas Gerais se amotinaram. Tomaram o controle da embarcao e ameaaram acionar os canhes contra a cidade se os maus-tratos no fossem cancelados objetivo que foi alcanado. O presidente da poca, Marechal Hermes da Fonseca, aceitou anistiar os revoltosos, mas voltou atrs. Muitos foram expulsos da Marinha, alguns presos e outros acabaram mortos. A Marinha tornou pblico seu ressentimento contra Joo Cndido em 2008, quando o presidente Luiz Incio Lula da Silva inaugurou uma esttua em homenagem a ele, na Praa XV. Na ocasio, oficiais reclamaram e s se acalmaram quando conseguiram a garantia de que o monumento no ficaria de frente para a Escola Naval, situada ali perto. A esttua est voltada para o mar. Diante de tal rejeio, o filho do Almirante Negro se mostra cansado de brigar. Se agora, no centenrio da Revolta, no liberarem a indenizao e a promoo dele, eu desisto de brigar, diz Candinho. ( ISTO INDEPENDENTE )

Grandes Brasileiros ( opinio e notcia )

Joo Cndido
4/05/2006 Nossa tentativa de resgatar os heris brasileiros em uma srie de textos publicada semanalmente revelou um fato interessante: herosmo um conceito extremamente pessoal. Foram diversas cartas de leitores elogiando e criticando cada um destes personagens. Sendo assim decidimos mudar o nome da srie de reportagens de Heris brasileiros para Grandes brasileiros. Desta forma, continuaremos a mostrar feitos de pessoas que contriburam para nossa histria.

Joo Cndido: grande brasileiro cantado por Elis Regina Os grandes brasileiros podem ser figuras pouco comentadas nas salas de aula, esquecidas dos livros e da memria das pessoas. Mas alguns deles aparecem na msica popular, mesmo que de forma sutil. o caso de Joo Cndido Felisberto, militar brasileiro que liderou a Revolta da Chibata no ano de 1910. E a msica, de autoria de Aldir Blanc e Joo Bosco, se chama O mestre-sala dos mares o nome originalmente seria Almirante Negro, porm precisou ser alterado porque a censura julgou que ofenderia as Foras Armadas. Interpretada por Elis Regina, a letra diz: H muito tempo nas guas da Guanabara O drago do mar reapareceu Na figura de um bravo feiticeiro A quem a histria no esqueceu. Conhecido como o navegante negro tinha a dignidade de um mestre-sala. A Revolta em que Joo Cndido teve destaque um episdio bastante famoso, o que mostra que os eventos em si so lembrados com freqncia. Falta mesmo dar nfase a quem fez esses episdios e fazer esses nomes entrarem para a histria, at, no caso de Joo Cndido, para fazer jus letra da composio. O heri em questo nasceu na Provncia do Rio Grande do Sul em 1880, filho de escravos de uma fazenda, e ingressou na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Rio Grande, da Marinha, aos 13 anos. Em novembro de 1910, quando liderou a chamada Revolta da Chibata, seu objetivo era pleitear a abolio dos castigos corporais na Marinha de Guerra do Brasil. Em outros pases essa forma de repreenso j havia sido abolida: a Espanha extinguiu os castigos fsicos em 1823, a Frana em 1860, os EUA em 1862, a Alemanha em 1872 e a Inglaterra em 1881.

chibata A Revolta da Chibata teve vitria ao conseguir que o governo federal selasse o compromisso de acabar com o emprego da chibata o mesmo que chicote, instrumento utilizado nos castigos e se comprometesse tambm a conceder anistia aos revoltosos. Apesar disso Joo Cndido designado Almirante Negro pela imprensa nessa poca e os outros envolvidos na manifestao foram presos. Pouco tempo depois, um novo levante entre os marinheiros, ocorrido no quartel da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, foi reprimido pelas autoridades. Joo Cndido se declarou contra a manifestao, mas assim mesmo foi expulso da Marinha, sob a acusao de ter favorecido os rebeldes. Seria absolvido apenas em 1912. Joo Cndido morreu aos 89 anos, no Rio de Janeiro.

Potrebbero piacerti anche