Sei sulla pagina 1di 4

o Num Soluc a erica da Camada Limite de Blasius por An alise de Similaridade

Danilo S. Oliveira1 , Alair Freire1 Universidade de Bras lia (UnB) - Faculdade UnB Gama Area Especial 2 Lote 14 Setor Central - Cep: 72405-610 Gama DF Brasil
danilosantos@unb.br, alair freire@yahoo.com.br
1

Abstract. The Blasius problem is the result of applying the equations Prandtl boundary layer in a two- dimensional ow over a at plate. In this work the Blasius equation for similarity analysis of a variable and applied numerical methods of Runge-Kuttta and Newton-Raphson method for its solution. Resumo. O problema de Blasius e a o o resultado da aplicac o das equac es de Prandtl da camada limite em um escoamento bidimensional ao longo de uma placa plana. Neste trabalho foi desenvolvido a equac a alise o de Blasius por an de similaridade de uma vari avel e aplicado os m etodos num ericos de RungeKuttta e Newton-Raphson para a sua soluc a o.

o 1. Introduc a
es te Embasado em considerac o oricas e em diversas experi encias simples. Prandtl provou que o escoamento sobre um corpo s olido pode ser dividido em duas regi oes distintas, ` superf uma camada muito delgada formada junto a cie, onde o atrito exerce fundamental desprez inu encia, e a regi ao restante, externa a esta camada, onde o atrito e vel. Esta na regi ao que conna os efeitos viscosos dos escoamentos de altos n umeros de Reynolds foi por ele denominada de camada limite [Brand ao 1991], [Fox 2012], [White 2011]. respons Apesar de muito na, a camada limite, mostrada na Figura 1 e avel pelo controle de muitos processos de interesse na engenharia, como a forc a de arrasto exercida sobre corpos imersos em escoamentos de uidos viscosos e a transfer encia de calor e massa.

Figura 1. Crescimento da camada limite sobre uma placa plana, [White 2011]

Blasius foi quem, pela primeira vez, resolveu analiticamente o problema da placa o consistiu na representac o da func o de plana sem gradiente de press ao. Esta soluc a a a corrente por uma s erie similar em x1 com coecientes dependentes de x2 . Para resolver es, Blasius utilizou uma t seu sistema de equac o ecnica de an alise de similaridade auxiliado o do conceito de func o de corrente, transformando a equac o original, de pela aplicac a a a o de uma u nica vari vari aveis primitivas em uma func a avel de similaridade , [Fox 2012] e [White 2011]. desenvolver a equac o de Blasius por an O objetivo do presente trabalho e a alise de similaridade de uma vari avel e aplicar os m etodos num ericos de Runge-Kuttta e o. Newton-Raphson para a sua soluc a

2. Metodologia Num erica


o de Prandtl da camada limite e dado conforme a Eq. 1 e 2: Os termos da equac a u1 u2 + =0 x1 x2 u1 u1 u1 2 u1 + u2 = x1 x2 x2 2 (1)

(2)

es de camada-limite Para o escoamento laminar sobre uma placa plana, as equac o o da continuidade e equac o da quantidade de movimento ao longo da parede) (Equac a a podem ser resolvidas exatamente para u e , considerando que a velocidade U seja constante. Blasius prop os a seguinte mudanc a de coordenadas: u1 = u f ( )

= x2 u /x1

(3)

es 3 em cada termo das equac es de Prandtl da camada Aplicando as condic o o o de Navier-Stokes, Eq. 2, obtemos limite e inserindo esses termos calculados na equac a o de Bl a equac a asius Eq. 4: 2f ( ) + f ( )f ( ) = 0 (4)

necess o Para se aplicar o m etodo de Runge-Kutta, e ario transformar a equac a es diferenciais de primeira ordem de Blasius, de ordem 3, por um sistema de equac o [Castilho 2011], [Franco 2007]. Subustituindo (f ( ) = f ) e denindo f = e f = 1 w, temos que ( = 2 f ), logo a Eq. 4 pode ser substitu da por: 1 d = F (, f, w, ) = f d 2 dw = G(, f, w, ) = d dv = H (, f, w, ) = w d (5)

(6)

(7)

o diferencial (ordin Em se tratando de uma equac a aria n ao linear) de terceira or o requer a especicac o de tr es de contorno. Uma vez que dem, sua soluc a a es condic o dada para = , faz-se necess o uma delas e ario o emprego de um esquema de correc a o da soluc o, ou melhor, para que a condic o f () 1 do chute inicial para obtenc a a a seja satisfeita. O valor da derivada da curva em = 0 f (0) deve ser suciente o (Runge-Kutta 4a ordem) realmente convirja mente preciso para que o m etodo de soluc a f () 1, caso contr ario, a converg encia, se dar a, para um outro valor que n ao um o do chute inicial f (0) e [Brand ao 1991]. O valor para qual converge f () em func a a obtido pelo emprego do m etodo de Runge-Kutta de 4 ordem. o, variando o f (0) Foi implementado um algoritmo de Newton-Raphson da soluc a entre zero e um e vericou-se que o resultado de f () L quando o valor de > 10. vi Sendo que, primeiramente, foi realizado este teste, pois numericamente n ao e avel fazer o com passos mais renados para interac es muitos grandes. a simulac a o

3. Resultados e Discuss oes


O algoritmo foi implementado utilizando o valor m aximo de = 12, 433, valores acima desse valor geram uma demanda de processamento desnecess ario. Uma vez convergindo o de o algoritmo de Newton-Raphson, aplica-se o valor resultante f (0) como condic a o exata atrav contorno que faltava para, nalmente, se obter a soluc a es do Runge-Kutta. o resultou em um valor de Esta implementac a f (0) = 0.332057336270336845 Implementando esse valor no algoritmo de Runge-Kutta, o resultado obtido para valors de > 10, temos que f ( ) = 1 teve um erro associado de 1, 09 1010 . es de velociCom a converg encia dos resultados pode-se determinar as distribuic o 0,5 o de para 0 7, condade u1 /u e u2 /(u Re ), na camada limite com ofunc a forme a Figura 2. Para facilitar a legenda foi aplicado os seguintes r otulos K ( ) = u1 /u e Y ( )u2 /(u Re0,5 ).

de velocidades na camada limite como func de Figura 2. Distribuic ao ao

Dene-se a espessura da camada limite como o lugar geom etrico dos pontos em ` placa atinge 99% da velocidade externa U , [Brand que a velocidade u paralela a ao 1991], [Fox 2012], [White 2011]. Sendo:

= x2

u ; x1

u x1 x2 Rex = = x1

x2 u x1 = Rex x1

es de contorno temos que = f = 1, ent Das condic o ao como = x2 , logo


u1 ( u =0,99)x = Rex

(8)

Implementado o resultado do algoritmo de Runge-Kutta, quando a velocidade u1 atinge u = 0, 99 obtemos que a espessura da camada limite de Blasius ,Eq. 9, ob o num convergente conforme valores apresentados por diversos tida via simulac a erica, e autores entre eles: [Brand ao 1991], [Fox 2012], [White 2011]. 4, 91x = Rex (9)

4. Conclus ao
o de Blasius por an Neste trabalho foi desenvolvido a equac a alise de similaridade de uma vari avel e aplicado os m etodos num ericos de Runge-Kuttta e Newton-Raphson para a o. sua soluc a Considera-se como bom o rendimento geral dos trabalhos realizados, pois, ap os an alise experimental, o algoritmo de Newton-Raphson implementado resultou em um o que faltava no algovalor de f (0) = 0.332057336270336845, esse valor era a condic a ritmo de Runge-Kutta, como resultado temos que f ( ) = 1 com um erro associado de es da camda limite o resultado 1, 09 1010 . Aplicando os dados simulados nas dec o converge para a Eq. 9. es dos recursos matem Enm, foi averiguado que as explorac o aticos computacionais s ao de fato muito importantes para c alculos anal ticos, sendo usados como estrutura til na simulac o de sistemas f r apida e u a sicos na engenharia.

Refer encias
o da camada limite hiBrand ao, F. S. (1991). Algoritmos em diferenc as nitas para soluc a o de mestrado, Universidade drodin amica laminar com vari aveis primitivas. Dissertac a Estadual de Campinas Unicamp. Castilho, J. E. (2011). C alculo Num erico. Universidade Federal de Uberl andia, 3th edition. Fox, R. W. (2012). Introduc a anica dos Fluidos. LTC, 7th edition. o a ` Mec Franco, N. M. (2007). C alculo Num erico. Prentice-Hall, 1th edition. White, F. M. (2011). Mec anica dos Fluidos. McGRAW-HILL BRASIL, 6th edition.

Potrebbero piacerti anche