Sei sulla pagina 1di 19

CAPTULO 5

NatureZa Humana e direitos Humanos 5.1 Contextualizando


Neste captulo, voc ter a oportunidade de analisar um pressuposto fundamental dos direitos humanos: a igualdade entre os homens. A noo de direitos humanos no pode ser sustentada sem a ideia de que todos os seres humanos possuem, apesar das diferenas, certas caractersticas comuns a todos os indivduos e sem a convico de que essas caractersticas so essenciais, ou seja, que existem em cada um apesar das diferenas tnicas, culturais, religiosas, etc. No decorrer do captulo, vamos tentar justamente descobrir em que consiste essa igualdade entre os homens. uma igualdade simplesmente abstrata, ideal, apenas criada para proteger grupos humanos indefesos ou uma igualdade concreta, real, de tal forma que podemos observ-la quando comparamos os mais diversos povos? O que o homem? Existe uma definio que expresse de forma precisa a essncia do que somos? Essa definio pode ser aplicada a todos os indivduos humanos sem distino? Essas e outras questes sero colocadas e respondidas ao longo das pginas deste captulo que voc est prestes a ler. De forma geral, poderamos dizer que todas essas questes buscam investigar a natureza humana. Essa investigao pode, em um primeiro momento, parecer bvia. Saber o que o homem parece uma coisa bastante fcil. Algum poderia dizer que um ser humano aquele que nasce de outros seres humanos. Ou que os seres humanos so animais racionais. Ou que so animais dotados de linguagem. Ou ainda, que so seres criados imagem e semelhana de Deus. Mas todas essas respostas so insuficientes, pois dizer que o ser humano nasce de outros seres humanos o mesmo que explicar o que uma laranja dizendo simplesmente que ela nasce de uma laranjeira.

tica, cidadania e direitos humanos

105

Captulo 5

Dizer que o homem um animal racional tambm diz muito pouco, pois no esclarece o que a razo. O mesmo vale para a afirmao de que o homem um ser dotado de linguagem, quando, com isso, no se explica o que a linguagem. O mesmo vale ainda para a afirmao de que o homem um ser imagem e semelhana de Deus. O conceito de Deus ainda mais difcil de ser alcanado que o conceito de homem. Basta dizer que a forma como cada povo concebe seu Deus diferente das formas adotadas por outros povos. Assim, a questo que de incio parece simples e bvia comea a se apresentar como uma questo complexa quando a examinamos com mais cuidado. Mas isso no deve nos desanimar. Pelo contrrio, a complexidade da questo deve nos estimular, pois refletir sobre o assunto refletir sobre ns mesmos, sobre o que somos e sobre o que pretendemos nos tornar. Ao final deste captulo, esperamos que voc seja capaz de: Elaborar um conceito de homem; Enumerar as caractersticas essenciais do homem; Relacionar a noo de natureza humana com os direitos humanos.

5.2 Conhecendo a teoria


A pergunta central deste captulo se resume na seguinte frmula: existe uma natureza humana universal?. Essa pergunta para ns importante, pois est na base do projeto de elaborao dos direitos humanos, que afirma uma igualdade fundamental entre os indivduos e da deduz ou justifica um conjunto de direitos universais. Ora, acontece que essa pergunta no nova. J foi formulada diversas vezes por muitos tericos das mais diversas reas. Filosofia, sociologia, antropologia, pedagogia e, inclusive, as religies tentam fornecer uma resposta satisfatria pergunta. Por esta razo, vamos percorrer algumas dessas ideias para que voc possa entender que, longe de termos uma soluo nica e definitiva para o problema, o que temos na verdade so diversos modos de entender o homem, um para cada tipo de cincia ou para cada tipo de religio. Desse modo, vamos apresentar 5 diferentes respostas questo que nos propusemos a refletir. So elas:

106

tica, cidadania e direitos humanos

Captulo 5

O homem um animal que transforma a natureza por meio do trabalho; O homem um animal moral; O homem um animal que ensina e aprende; O homem um animal simblico.

Pois bem, vamos prosseguir e tentar ver o que, de acordo com essas cinco concepes, o ser humano realmente possui de universal.

5.2.1 A natureza humana denida pelo trabalho


Existem teorias que definem a natureza humana a partir do trabalho. Segundo essas teorias, o que nos faz humanos o fato de que trabalhamos. Assim, apesar das diferenas culturais entre os povos, poderamos dizer que qualquer sociedade se forma, progride e se mantm pelo trabalho. Mas essa constatao, aparentemente bvia, necessita ser mais bem esclarecida. A palavra trabalho faz parte do nosso vocabulrio bsico e corriqueiro. Justamente por isso, ela assume vrios sentidos em nossa linguagem. Podemos dizer, por exemplo, que estamos a procura de um trabalho. Nesse sentido, trabalho sinnimo de emprego. Podemos dizer, por outro lado, que pintar uma casa d muito trabalho. Nesse caso, estamos usando a palavra como sinnimo de esforo fsico. Poderamos dizer ainda que estamos com muito trabalho acumulado. Nesse uso da palavra, estamos querendo dizer que h muitas atividades a fazer. Certamente, voc conhece e emprega a palavra trabalho em um ou outro desses sentidos com frequncia. Entretanto, as teorias acerca do assunto a definem num sentido ao mesmo tempo mais amplo (porque envolve uma variedade muito grande de atividades, empregos ou esforos fsicos) e ao mesmo tempo mais restrito (porque se refere a um modo especfico de realizao do trabalho). Vejamos ento o que, segundo a teoria, h de especfico no trabalho e em que ele ultrapassa as definies coloquiais com as quais estamos acostumados.

tica, cidadania e direitos humanos

107

Captulo 5

A concepo de trabalho de Hegel


G. W. F. Hegel, filsofo alemo que viveu em meados do sculo XVIII para o XIX, tinha como projeto elaborar uma teoria capaz de explicar a totalidade da realidade, ou seja, pretendia elaborar uma descrio completa e verdadeira acerca da natureza e do homem. Em meio realizao desse grandioso projeto, percebeu que uma descrio adequada da realidade deveria incluir no apenas um relato de como as coisas so, mas tambm o processo pelo qual as coisas mudam, transformando-se naquilo que so. Para Hegel, no bastaria explicar o que o capitalismo. Era necessrio ainda descrever a evoluo de certos sistemas econmicos primitivos, que foram se modificando com o tempo at que se transformassem no capitalismo atual. Da mesma forma, no bastaria explicar o que a cincia. Era necessrio ainda descrever a evoluo das formas primitivas do saber humano, que foram se modificando at se tornarem o que hoje entendemos por cincia. Em outras palavras, a totalidade da realidade s poderia ser entendida por meio de uma compreenso histrica. Pois bem, esse modo de explicar as coisas, para Hegel, s seria possvel se inclusse o trabalho humano em meio descrio. Isso porque o trabalho seria o motor de toda a histria. Assim, o trabalho assume um papel central no pensamento hegeliano. Vamos tentar entender porqu. Segundo Hegel, em sua origem, o homem vive necessariamente em uma das duas situaes: ou senhor ou escravo. Consequentemente, a sociedade em seu estado de formao implica necessariamente os elementos da dominao e da sujeio. Essa afirmao muito sria, pois pretende dar conta da origem do homem e da sociedade. Por isso, Hegel precisa justific-la, dizer com base em que fundamento ele pode afirmar coisa semelhante. E isso que ele faz no captulo IV de sua obra mais conhecida, a Fenomenologia do Esprito. Eis a explicao. Para explicar o que o homem, Hegel comea por diferenci-lo do animal. Qual a diferena essencial entre o homem e o animal? Para Hegel, a diferena que o homem tem conscincia de si prprio, sabe que existe como homem. O mesmo no ocorre com os animais. Sem dvida,

108

tica, cidadania e direitos humanos

Captulo 5

eles tm um sentimento de si prprios, mas vivem como um elemento da natureza em meio a tantos outros. E qual a diferena entre a conscincia de si, humana, e o sentimento de si, animal? A diferena justamente o tipo de relao que o homem e o animal tm com as coisas que os rodeiam. Ambos desejam coisas que os satisfaam em suas necessidades. Por exemplo, o animal sente fome, logo passa a desejar alimento. Se sente sede, passa a desejar gua. Se chegada a poca da procriao, ento, deseja um parceiro do sexo oposto e da mesma espcie com quem possa acasalar. Ora, em tudo isso o homem exatamente igual aos animais. Enquanto possuidores de desejos naturais somos animais como qualquer outro. Mas, existe uma classe de desejos que no so naturais, pois no podem ser satisfeitos recorrendo-se simplesmente natureza. O que pode o homem desejar e que no est presente na natureza? Para Hegel, a resposta : outro desejo. Assim, por exemplo, quando um ser humano deseja outro do sexo oposto, deseja no apenas o seu corpo (satisfao sexual), pois, nesse caso, no passaria de um animal (pois um corpo um objeto natural simplesmente). Ele deseja o desejo do outro, ou, em outras palavras, deseja ser desejado. Ora desejar ser desejado sinnimo de reconhecimento. O desejo humano por excelncia , portanto, o desejo de ser reconhecido em seu valor por outro ser humano. A esse respeito, Kojeve (2002, p. 13) observa que o homem se alimenta de desejos assim como o animal se alimenta de coisas reais. Com isso, ele quer dizer que essa a diferena essencial entre o homem e o animal. Assim, o desejo humano supera, ultrapassa o desejo animal. Kojeve (2002) mais uma vez analisa: todo desejo desejo de um valor. E qual o valor supremo para o animal? a preservao da vida, a sobrevivncia. Assim, o desejo humano deve ultrapassar esse valor da autopreservao, o que significa no apenas escolher um valor mais alto, mas arriscar a prpria vida a fim de realizar o seu desejo. Ao arriscar a vida para se fazer reconhecido, o homem diz ao mesmo tempo que a vida no o seu valor supremo (e assim ultrapassa o estgio puramente animal) e que ser reconhecido o valor mais alto.

tica, cidadania e direitos humanos

109

Captulo 5

O ponto alto da descrio sobre a origem do homem ocorre quando Hegel pensa sobre a ocasio em que dois desejos de reconhecimento se confrontam pela primeira vez. Dois homens querem ser reconhecidos. Mas, esse desejo deve ultrapassar o valor puramente animal da preservao da prpria vida. Dessa forma, para se fazer reconhecer, cada um dos dois deve arriscar a prpria vida numa luta de morte, a fim de impor ao outro o seu valor. Se um dos dois tem medo e cede, desistindo da luta, ento, permanece em seu estado animal, pois ainda est ligado vida como valor mais alto. preciso que os dois aceitem arriscar a vida para que, pela primeira vez, o homem surja na terra. Portanto, o surgimento do homem est ligado inevitavelmente a uma luta de morte por puro prestgio.

Figura 1 - Hegel (1770-1831) interpretou o homem a partir do trabalho

Ocorre que, nessa luta, os dois oponentes devem sobreviver embora ambos estejam dispostos a morrer, se for necessrio , pois, para que haja reconhecimento, deve haver as duas partes: aquele que reconhece (o vencido) e aquele que reconhecido (o vencedor). Mas, para que ambos sobrevivam, necessrio que, em determinado momento, um dos dois desista da luta, aceitando reconhecer o outro sem ser por ele reconhecido a fim de poupar a prpria vida. Ora, temer a morte renunciando ao reconhecimento, e, portanto, reconhecer o vencedor sem ser reconhecido equivale a aceitar um estado de sujeio, assumir a posio de coisa da qual o vencedor pode se apropriar. E, de fato, isso que acontece. Para Hegel, a luta pelo reconhecimento inaugura a relao senhor/ escravo. O escravo agora precisa trabalhar para satisfazer os desejos do senhor. Pois bem, esse um ponto-chave na teoria de Hegel. Pois se num primeiro momento o escravo est completamente submetido vontade de outro ser humano, justamente pelo trabalho que ele se libertar definitivamente. Ao se submeter ao senhor, o escravo no reconhecido em seu valor humano e, se trabalha, no para se satisfazer, mas para satisfazer a outro.

110

tica, cidadania e direitos humanos

Captulo 5

Em outras palavras, ele um animal, uma vez que esse o modo de ser dos animais. Ocorre que o trabalho realizado pelo escravo inteiramente diferente do trabalho realizado pelos animais. por essa diferena presente no trabalho humano que o escravo se humaniza.

CONCEITO
Nesta perspectiva de Hegel, o trabalho a atividade mediante a qual o homem modifica a natureza e cria um mundo tipicamente humano. Por este trabalho, o homem no cria apenas outro mundo, mas cria a si prprio.

A especicidade do trabalho humano


Hegel percebeu que o trabalho humano essencialmente diferente do trabalho realizado pelos animais. Isso porque s o homem pode modificar a natureza. S o homem capaz de servir-se do que a natureza oferece e com esse material criar algo novo, algo que no existia at ento e algo que nunca teria existido sem a sua interveno. Veja a construo de um objeto simples, uma cadeira, por exemplo. Ela feita de madeira, que extrada de uma rvore. Ao derrubar uma rvore, extrair a sua madeira e fabricar uma cadeira, o homem destri (nega, como dizia Hegel) a natureza e constri algo que a natureza foi incapaz de produzir. A natureza no produz cadeiras. O homem sim. E entre a natureza (a rvore) e a cadeira existe um elemento que torna possvel a existncia do objeto: o trabalho. Assim, o trabalho tipicamente humano destri (nega) e depois constri (afirma). Mas, a destruio operada pelo trabalho nunca total. A madeira tem que ser conservada para que a cadeira possa ser construda. A cadeira ainda a rvore, s que a rvore modificada, ou seja, a rvore que se submeteu ao trabalho humano. Entre os animais ocorre algo inteiramente diferente. O trabalho dos animais contm apenas a parte destrutiva do processo (a negao). Ao se alimentar de uma planta, um animal a consome por completo. O mesmo se d quando um predador se alimenta de outro animal. Ele simplesmente o consome, o destri. Mas, nada de novo feito a partir do que foi consumido. Assim, os animais conhecem apenas o momento negativo (aquele em que negam, destroem o objeto de sua satisfao), mas no o positivo (aquele em

tica, cidadania e direitos humanos

111

Captulo 5

que constroem algo novo a partir do que est sendo destrudo). E essa a diferena mais significativa entre os homens e os animais. Mas, h ainda algo muito mais importante nessa constatao de Hegel. que ao destruir, ao negar a natureza, o homem constri coisas antes inexistentes e que s so possveis graas ao trabalho. Cria uma infinidade de coisas que jamais existiriam se no fosse por suas mos. Cria casas, automveis, armas, eletrodomsticos, roupas, alfinetes, enfim, todo tipo de coisas, das mais insignificantes e pequenas s mais grandiosas e importantes. Dos botes de uma camisa a um avio supersnico; de um palito de dentes a uma bomba atmica; de um clipe de escritrio a uma plataforma de petrleo; enfim, cria o mundo. Cria o mundo humano. O mundo natural j est pronto, j existia antes do homem. Mas, o mundo onde o homem se realiza como tal s passou a existir depois do trabalho humano. E s dentro desse mundo que podemos ser humanos. Fora dele, seramos animais. Nada mais que isso. Apenas animais negando a natureza, consumindo-a sem nada criar, exatamente como qualquer outro animal.

REFLEXO
Os tipos de trabalho e o modo de organizlo variam muito entre as sociedades, embora possamos perceber uma certa uniformizao do trabalho decorrente da expanso capitalista. Entretanto, apesar das diferenas entre as formas de trabalho existentes, poderamos dizer que no existe homem sem trabalho (no sentido hegeliano do termo, ou seja, no sentido de atividade que transforma a natureza). Pense bem: voc conhece ou consegue imaginar algum grupo social que no conhea nenhuma forma de trabalho?

Assim, o trabalho do escravo criou ao mesmo tempo o mundo humano e o prprio homem. Pelo trabalho, o homem passa a renunciar natureza em seu estado bruto (o que equivale a dizer que renuncia sua animalidade) e passa a habitar o mundo que ele mesmo construiu (o que significa dizer que pelo trabalho o homem constri a si prprio).

112

tica, cidadania e direitos humanos

Captulo 5

Ao ver uma ma, o homem que ainda est iniciando o lento processo de criao do mundo humano no sabe quem a criou. Pode, na melhor das hipteses, acreditar em uma divindade ou fora da natureza divinizada. Mas, em todo caso, sabe que no foi ele quem criou a ma. O mesmo se d com as rvores e com os animais. Enfim, toda a natureza lhe estranha no sentido de que sabe que no seu criador. Mas, ao ver uma cadeira, tudo diferente. Sabe-se quem seu criador. Ao ver uma casa, um utenslio de argila, uma arma, em todos esses casos sabe-se quem o criador. Dessa forma, pelo trabalho que o homem toma a conscincia de si. Ao contemplar um objeto de sua autoria, contempla a si mesmo, pois sabe que seu autor. O homem no se pode reconhecer numa rvore, num riacho, numa montanha. Mas, reconhece-se numa mesa, numa casa, numa faca. O objeto do trabalho revela o homem a si prprio. como se dissesse: eis-me aqui! Sou fruto do seu trabalho e s porque voc existe, eu tambm existo. Assim, o escravo que inicialmente assumia a condio de animal, pelo trabalho, cria o mundo em que o homem se reconhecer como tal. nesse sentido que, como afirmamos h pouco, o trabalho emancipa, liberta, pois retira o ser humano da pura animalidade. Para o tema geral desta disciplina, essa teoria muito importante. E isso se deve a duas razes: o trabalho faz do homem um ser diferente dos animais, pois cria um mundo essencialmente distinto do mundo natural. Em outras palavras, pelo trabalho, o homem cria a si prprio; possibilita reconhecer um princpio universal para a humanidade: o trabalho. pergunta que formulamos no incio do captulo (existe uma natureza humana universal?) pode ser respondida dizendo que o trabalho comum a qualquer sociedade e ele que nos torna humanos; assim, a natureza do homem transformar a natureza, o que s possvel pelo trabalho.

tica, cidadania e direitos humanos

113

Captulo 5

5.2.2 A natureza humana estabelecida pela moral


Uma segunda forma de responder nossa pergunta inicial pela moral. Assim, a natureza humana consiste no fato de que todos os grupos humanos possuem uma moral prpria. claro que, como voc j viu no captulo 1, cada grupo social possui uma moral especfica, adequada para os seus propsitos e valores sociais. Mas o fato que, em qualquer grupo humano, as normas morais se fazem presentes, sendo impossvel manter a coeso social sem um conjunto mnimo de regras morais. Mas por que assim? Por que todos os grupos humanos possuem sua moral? Ora, boa parte dessa resposta voc j aprendeu no primeiro captulo, onde viu que a moral fornece uma unidade, uma coeso ao grupo. Mas tambm podemos interpretar essa presena universal da moral a partir da teoria de Hegel que acabamos de estudar. Se o trabalho comum a todos os seres humanos e definido como o esforo realizado para transformar a natureza, destruindo-a em seu estado bruto e reconstruindo-a no como era antes, mas transformando-a em um mundo novo, antes inexistente, isso significa que todos os seres humanos abandonaram o mundo natural e passaram a habitar um mundo novo, o mundo criado pelo trabalho, o mundo humano. Ao deixar o mundo natural, o homem abandona tambm (embora no inteiramente) uma srie de normas naturais, que antes eram suficientes para guiar as suas aes. Assim, em estado de natureza, o homem no precisa saber que regra moral ele deve usar para determinar que membros de seu grupo tm a prioridade no recebimento de alimentos quando estes se tornam escassos. Devem-se priorizar as crianas? As mulheres grvidas? Os idosos? Os caadores? O critrio de escolha feito naturalmente, ou seja, por regras naturais. Os alimentos, quando escassos, sero distribudos aos mais fortes, pois estes possuem fora suficiente para se apropriar da comida. Os mais fracos certamente enfraquecero ainda mais e morrero. Exatamente da mesma forma como ocorre na natureza. Na natureza os mais fracos no devoram os mais fortes. justamente o contrrio. E isso no ensinado por ningum aos animais que se guiam por essas regras. a prpria natureza que impe esse comportamento mediante os instintos.

114

tica, cidadania e direitos humanos

Captulo 5

Mas quando, pelo trabalho, o homem cria um mundo novo para si, essas regras naturais so pouco a pouco substitudas por outras regras mais apropriadas para esse novo mundo que homem passa a habitar. Essas regras so as normas morais. A moral vem, assim, para preencher o espao normativo que ficou vazio quando o homem deixou a natureza. E da mesma forma que o mundo material que ns habitamos construo humana, assim tambm o mundo moral. Todas as normas morais so criaes humanas e decorrem do afastamento em relao natureza, que s foi possvel pelo trabalho. Assim, poderamos chegar s seguintes concluses: Todos os grupos sociais humanos possuem uma moral; A moral difere de acordo com o grupo social; a moral que nos torna humanos, diferentes dos animais; A moral decorre de nosso afastamento da natureza, consequncia do trabalho.

Refletindo sobre essas quatro concluses, vemos que a dignidade humana consiste no fato de que ns no nos submetemos inteiramente aos impulsos naturais. Ao contrrio, criamos certas regras que vo justamente substituir os nossos instintos. Isso no significa que no sejamos animais e que no possumos instintos. Somos animais, sem dvida. Basta olharmos para os nossos corpos, submetidos a todas as leis naturais que qualquer outro animal. Mas acontece que somos capazes de agir visando a outras regras alm das regras da natureza. E, por mais diferentes que possam parecer os costumes de outros povos distantes de ns, todos eles tm a mesma capacidade. O contedo de suas regras morais, realmente, muito variado. Mas o fato de conseguirem ultrapassar o estgio da simples animalidade e se organizarem por regras especificamente humanas, os coloca todos no mesmo nvel de valor e dignidade.

5.2.3 A natureza humana estabelecida pela educao


Uma terceira marca distintiva dos seres humanos em relao aos demais animais a educao. O homem o nico animal capaz de ensinar e aprender de maneira consciente e organizada. Muitos outros animais aprendem coisas apenas observando outros membros da mesma espcie. Mas esse aprendizado se d de forma espontnea, casual. No existe a inteno prvia de estabelecer uma relao de aprendizagem. O aprendizado ocorre, poderamos dizer, de forma natural.

tica, cidadania e direitos humanos

115

Captulo 5

Com o homem diferente. Desde a infncia estamos expostos a uma srie de ensinamentos que so transmitidos de gerao em gerao. E no s isso. Esses ensinamentos so organizados. Estabelecem-se as pessoas mais adequadas para ensinar. Estabelece-se o que deve ser aprendido em cada fase da vida. Os locais onde o ensino ser realizado tambm so previamente estabelecidos. Enfim, a educao planejada e organizada. Mas por que a educao aqui includa entre os traos que compem a natureza humana? Poderamos dizer, inicialmente, que pela educao o homem cria o prprio homem. Vejamos o que isso significa. Imagine a situao de uma criana que desde o seu primeiro minuto de vida fosse arrancada dos braos da me. Suponha que esta criana fosse deixada em uma selva e que, por milagre, conseguisse sobreviver. Claro que, para sobreviver, ela precisaria ser alimentada por outros animais, pois um filhote humano no consegue se alimentar sozinho. Mas, apesar de improvvel, essa hiptese pode ser considerada, pois estamos fazendo apenas um exerccio de imaginao. Imagine ainda que, tendo sobrevivido, a criana atingisse a idade de sete anos e que, aps essa idade, fosse subitamente encontrada na selva por outros seres humanos, caadores, por exemplo. Espantados, os caadores recolheriam a criana e a levariam para a cidade. Pois bem, aps esse breve exerccio de imaginao, cabe a seguinte pergunta: como seria essa criana que at os sete anos nunca teve nenhum contato com outros seres humanos? Bem, responder essa pergunta com preciso muito difcil, pois s nos resta imaginar uma situao to improvvel como essa. Mas algumas coisas podem ser ditas com certeza a respeito da pergunta: A criana no possuiria linguagem; A criana no conheceria os valores humanos; A criana no desenvolveria as competncias intelectuais tpicas de sua faixa etria. Em ltimo caso, poderamos dizer que, apesar de fazer parte da espcie humana, aquela criana ainda no havia se tornado um ser humano. A sua vida se desenvolveu fora de qualquer contato com os valores, com os saberes, com os hbitos tipicamente humanos. Assim, podemos dizer que o que nos

116

tica, cidadania e direitos humanos

Captulo 5

torna humanos o convvio social com os outros. E nesse convvio que so transmitidos no apenas os conhecimentos necessrios ao desenvolvimento material daquela sociedade, mas tambm os valores que a caracterizam. Esse procedimento de reproduo da sociedade pela educao algo que se verifica em todas as culturas. claro que a forma de reproduzir valores pela educao pode variar bastante de acordo com o lugar. Ns conhecemos a escola como lugar privilegiado de efetivao da educao. Mas, em outras culturas, a transmisso dos valores pode se dar pelas transmisses orais, onde um chefe de famlia ensina contando histrias que lhes foram ensinadas por seus antepassados. Ou, ainda, pelos rituais coletivos em que se aprendem os valores pelo significado simblico das danas, das oraes, dos discursos, etc. Enfim, embora os mtodos educacionais variem bastante (bem como os valores ensinados), podemos dizer que a educao um fenmeno social universal, ou seja, todas as culturas educam seus membros. Assim, um outro trao da natureza humana o de s poder se perpetuar pelo contato dos homens entre si. E esse contato deve produzir a transmisso de valores ao longo das geraes. Essa transmisso o que se pode chamar de educao.

5.2.4 A natureza humana estabelecida pelo smbolo


Um outro fator que certamente caracteriza a natureza humana o uso que todos ns fazemos de smbolos para nos relacionarmos com os outros e para nos relacionarmos com o mundo. Mas o que um smbolo? Vamos tentar responder a essa pergunta de maneira simples. Um smbolo qualquer objeto ou qualquer sinal que seja usado para representar coisas, sentimentos, pessoas, lugares, etc. Vamos a alguns exemplos. Se dissermos a palavra rvore em sala de aula, os alunos logo entendem que estamos nos referindo a um objeto. Qual? Aquele objeto natural, pertencente ao reino vegetal, que possui um tronco e muitas ramificaes com folhas, que produz flores e frutos em pocas especficas do ano. Ora, mas para entender o que significa rvore no precisamos trazer uma rvore para a sala de aula. Isso porque a palavra que pronunciamos substitui o objeto ao qual nos refirimos. Assim, estamos diante no da rvore, mas de um sinal vocal (a palavra pronunciada) usado para represent-la. Portanto, a palavra rvore, neste caso, um smbolo.

tica, cidadania e direitos humanos

117

Captulo 5

Toda a nossa linguagem formada de smbolos. Quando dizemos o pssaro est na rvore, no precisamos, para compreender o significado da frase, ver um pssaro real pousado em uma rvore real. Basta que usemos os smbolos pssaro e rvore para substituir e representar um pssaro pousado em uma rvore. Isso tem uma consequncia muito importante. Porque mediante o uso dos smbolos, o homem pode tornar presente algo que est ausente. Podemos falar de uma pessoa que est viajando. Ela est ausente, mas, pelo uso da linguagem, ela se torna presente. Ela pode at mesmo j ter falecido, mas cada vez que se pronunciar o seu nome, ela se tornar presente queles que o ouvirem. Essa capacidade de tornar presente algo que est ausente, o que podemos chamar de abstrao. Os animais s se relacionam com os outros animais e com o mundo que os cerca a partir do contato direto. Com os seres humanos diferente. Podemos nos relacionar com os outros e com o mundo sem que as pessoas ou as coisas com as quais nos relacionamos estejam presentes. Podemos aprender a fazer um bolo sem precisar ter um ingrediente sequer diante de ns. Basta ouvir uma pessoa ensinando a receita. Pelo uso de smbolos (as palavras), como se todos os ingredientes estivessem ali. E a possibilidade de abstrao se estende para todas as reas de nosso conhecimento. Aprendemos histria sem termos vivido os acontecimentos narrados por nossos professores. Aprendemos geografia sem precisarmos ir at os locais descritos nos livros. Aprendemos astronomia sem precisarmos sair do planeta Terra. Enfim, o uso do smbolo na linguagem nos possibilita um relacionamento muito mais amplo com a realidade. Alm da linguagem, existem outras formas de utilizao dos smbolos. Uma delas quando se tomam certos objetos atribuindo-lhes um significado novo. Por exemplo: o vinho. O que o vinho? uma bebida alcolica produzida a partir da fermentao do suco de uva. Acontece que esta mesma bebida pode ser usada nas cerimnias de Eucaristia realizadas na Igreja Catlica para representar o sangue de Cristo. Neste caso, as pessoas no esto consumindo o sangue real do cristo real. Esto consumindo uma bebida que simboliza aquele sangue. Mas naquela cerimnia, o vinho no apenas representa um outro objeto, mas ganha at um significado sagrado. Poderamos at dizer que, de certo modo, deixou de

118

tica, cidadania e direitos humanos

Captulo 5

ser vinho. Temos a um outro exemplo de uso de smbolos no utilizando a linguagem, mas utilizando objetos. Esse o uso sagrado dos smbolos.

SAIBA QUE
Todas as religies de que se tem notcia fazem uso de smbolos sagrados. E fcil perceber a razo. Como a religio busca colocar o homem em contato com uma realidade suprafsica, transcendente, faz-se uso dos smbolos sagrados para realizar o papel de elo entre os homens e os deuses, entre os homens e o outro mundo no qual pretendem viver aps a morte. Assim, a utilizao dos smbolos como ponte para o sagrado verificvel em todas as culturas.

Os smbolos so um importante trao da natureza humana, pois nos possibilitam um relacionamento abstrato com o mundo. Isso importante porque enquanto os animais conhecem e vivem apenas o aqui e o agora, os homens podem viver o aqui e qualquer outro lugar, bem como o agora e o passado ou o futuro. Assim, o uso dos smbolos abre a realidade para a experincia humana. Esses quatro aspectos trabalho, moral, educao e smbolos - que voc acabou de conhecer esto presentes em todas as culturas. Entretanto, as formas como aparecem em cada sociedade que diferem entre si. Mas, por essa presena universal, podemos dizer que, em conjunto, ela compe o que poderamos chamar de natureza humana.

5.2.5 Natureza humana: universal ou relativa?


Esses aspectos que voc aprendeu sobre a natureza humana so interessantes para nos fazer refletir. Uma ltima reflexo que gostaramos de propor diz respeito questo de saber se existe uma natureza humana universal ou se essa natureza relativa, varia de cultura para cultura. A partir do que vimos aqui, podemos perceber que existem certos traos que so inerentes a qualquer povo. O trabalho, a moral, a educao, o uso de smbolos, tudo isso verificvel nas mais diversas sociedades. Em contrapartida,

tica, cidadania e direitos humanos

119

Captulo 5

nota-se que as formas de manifestao do trabalho, da moral, da educao e da linguagem variam de acordo com o lugar. Assim, esses aspectos so universais, existem em qualquer sociedade. Mas a forma como esses aspectos so vivenciados pelos diferentes povos so bastante diferentes. Essa constatao adquire uma importncia especial dentro do tema dos direitos humanos, quando recordamos que o princpio fundamental das declaraes de direitos do homem j estudadas em captulos anteriores o princpio da igualdade entre os homens. Somos todos iguais? Sim. Pois a nossa natureza se revela a partir das mesmas caractersticas (trabalho, moral, educao, uso de smbolos). Mas essas caractersticas se apresentam de formas diferentes em diversos lugares de modo que cada povo tem seu modo prprio de viver. Assim, somos iguais como seres humanos, embora diferentes como indivduos. Esperamos que esse captulo o tenha ajudado a compreender esse fato to importante.

5.3 Aplicando a teoria na prtica


Vamos exercitar nossos conhecimentos a respeito do assunto estudado neste captulo, analisando um pequeno relato extrado de um livro do famoso historiador Tzvetan Todorov. Em sua obra A descoberta da Amrica, o autor conta que, quando Cristvo Colombo chegou Amrica, ele aportou em uma ilha e logo foi recebido pelos nativos. Pretendendo saber dos ndios o nome daquele lugar em que se encontrava naquele momento, ele perguntou como se chamava aquele lugar. Um dos ndios respondeu: Caribe. Colombo, que no entendia nada das lnguas indgenas dos lugares que visitou, entendeu que o ndio dissera caniba ao invs de Caribe. Logo deduziu que os ndios estavam mentindo. Caniba, no imaginrio extravagante de Colombo se referia a Can, um importante chefe poltico chins. Assim, ele concluiu, erroneamente, que os ndios queriam engan-lo dizendo que aquela terra era caniba, ou seja, terra do povo de Can. Como Colombo sabia que no estava na China, repreendeu os ndios dizendolhes que a mentira um pecado grave e levou alguns indivduos nativos de volta Europa para ensin-los a falar. A histria, que chega at a ser engraada, verdica e revela aspectos importantes dos primeiros contatos entre ndios e europeus. Por causa dessa

120

tica, cidadania e direitos humanos

Captulo 5

incompreenso, os europeus deduziram a inferioridade dos ndios e usaram isso como justificativa para a dominao. Assim, cabe uma pergunta: como esse episdio do mal-entendido de Colombo se relaciona com o tema da natureza humana e dos direitos humanos? Para responder ao questionamento, em primeiro lugar, preciso ver que Colombo no entendia o ndio, embora acreditasse que entendia. Mas no achava que o entendia por conhecer a lngua nativa. Ao contrrio, achava que era capaz de entender aquele ndio incorporando a palavra indgena no vocabulrio europeu (transformando Caribe em Caniba). Assim, no ocorreu a Colombo que aquele povo tivesse uma lngua diferente. Parecia apenas que falavam errado. A prova disso que levou alguns dos ndios para falarem certo. Colombo chegou a essa concluso provavelmente porque falava muitas lnguas de matriz latina (o latim, o espanhol, o portugus) e percebia que, embora diferentes, essas lnguas se pareciam em grande parte. Assim, ao ouvir a palavra do ndio, ele imaginou que este falasse alguma lngua de matriz latina tambm, embora falasse muito mal. Desse modo, Colombo no soube reconhecer a diferena, a diversidade. O ponto alto desse no reconhecimento se estendeu da linguagem para a moral (acharam que os ndios eram preguiosos e sexualmente depravados), em seguida para o simbolismo indgena (acharam que seus smbolos religiosos nada tinham de sagrado, eram todos profanos) e culminou em um processo de educao forada, em que os ndios deveriam se adaptar aos valores sociais e religiosos da Europa. Neste processo no se reconheceu o que, neste captulo, apresentamos como o mais importante: tudo o que os europeus possuam os ndios tambm possuam (moral, religio, linguagem, smbolos e sua forma particular de trabalhar). Mas eram valores diferentes, no inferiores.

5.4 Para saber mais


DURKHEIM, Emile. Da diviso do trabalho social. So Paulo: Martins Fontes, 2008. Nesta obra, o importante socilogo Durkheim trata do trabalho como uma dimenso tipicamente humana e formadora das sociedades. Entretanto, ele detm-se nas formas modernas de trabalho condicionadas pelo capitalismo.

tica, cidadania e direitos humanos

121

Captulo 5

LIMA VAZ, Antropologia Filosfica. So Paulo: Loyola, 1999. Autor de inmeras outras publicaes, Lima Vaz, neste livro, aborda as diversas formas de compreender a natureza humana pondo sempre em questo a sua universalidade.

5.5 Relembrando
Neste captulo, voc aprendeu: Sobre direitos humanos e natureza humana  artimos do questionamento: h uma natureza humana universal? Este P questionamento est na base do questionamento acerca dos direitos humanos, uma vez que o princpio bsico das afirmaes dos direitos fundamentais o de que todos somos iguais. Sobre o trabalho como aspecto universal da natureza humana  odos os grupos humanos trabalham e possuem suas formas particulares T de exercer os seus trabalhos. O homem, diferentemente dos animais, transforma a natureza e cria um mundo novo e diferente do mundo natural. E isso se verifica em todas as culturas. Sobre a moral como aspecto universal da natureza humana  odos os grupos humanos possuem uma forma de moralidade. claro T que os contedos da moral de cada povo variam bastante. Mas todos so capazes de estabelecer regras para conduzir suas vidas em sociedade. Sobre a educao como aspecto universal da natureza humana  m qualquer sociedade, podemos constatar o emprego de mtodos E educacionais que visam a transmitir e perpetuar os valores daquele grupo. Obviamente, o que cada sociedade ensina aos seus membros varia bastante. Mas a capacidade de formar homens por meio da educao algo inerente a todo o gnero humano.

122

tica, cidadania e direitos humanos

Captulo 5

Sobre o uso de smbolos como aspecto universal da natureza humana  uso dos smbolos algo muito importante para os seres humanos. O por eles que podemos exercitar a capacidade de abstrao, responsvel pelo desenvolvimento material e cultural da humanidade. Naturalmente, cada sociedade utiliza-se de smbolos diferentes para se expressar, mas nenhuma delas dispensa o seu uso.

5.6 Testando os seus conhecimentos


1)  De acordo com o que voc aprendeu neste captulo, responda seguinte pergunta: por que o uso dos smbolos inerente natureza humana? 2)  Em que sentido ns podemos dizer que o trabalho uma caracterstica universal da humanidade? 3)  De acordo com o que voc estudou neste captulo, a natureza humana universal ou relativa?

Onde encontrar
GIBSON, H. F. Sinais e Smbolos. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. JUNG, Carl Gustav. O Homem e seus smbolos. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1977. KOJEVE, Alexandre. Introduo leitura de Hegel. Rio de Janeiro: Contraponto, 2002. VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de Filosofia V: introduo tica. So Paulo: Loyola, 1999. VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. tica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. 1997.

tica, cidadania e direitos humanos

123

Potrebbero piacerti anche