Sei sulla pagina 1di 10

USINAS HIDROELTRICAS Turbinas Hidralicas

PROFESSORA: ISABELA

` Distribuidor:

PRODUO E TRANSMISSO DE ENERGIA ELTRICA

distribuidor, parte fixa da turbina, conduz a gua de forma direcionada at o rotor, visando a obteno do melhor rendimento possvel para o conjunto.

`O

composto de uma srie palhetas mveis, acionadas por um mecanismo hidrulico montado na tampa da turbina. Todas as palhetas tm o seu movimento conjugado, isto , todas se movem ao mesmo tempo e de maneira igual.

`O

distribuidor controla a potncia da turbina, pois regula vazo da gua. ` Com eficincia que pode chegar a 90%, as turbinas hidrulicas so atualmente as formas mais eficientes de converso de energia primria em energia secundria.

As turbinas dividem em significativas:

hidrulicas se duas classes

I - Turbinas de ao II - Turbinas de reao

As turbinas de ao tm a propriedade de transformar a energia cintica portada por um fluido em energia mecnica. ` O trabalho mecnico realizado por impulso de jato de gua. ` O conduto fora o estreitamento da coluna dgua at o bico injetor( onde a gua alcanar a sua velocidade mxima) que lana para as conchas da turbina. O distribuidor neste tipo de turbina um bico injetor.

` As

energias potencial e cintica contidas na massa dgua em deslocamento sero repassadas parte mvel da turbina, produzindose sua transferncia para o eixo que concentrar no seu movimento rotativo, a potncia e o trabalho mecnicos resultantes desta operao.

So adequadas para operar em quedas acima de 200 m, sendo por isto muito mais comum em pases montanhosos.
Este modelo de turbina opera com velocidades de rotao maiores que os outros tipos, 600 a 3000 rpm, e tem o rotor com caractersticas bastante distintas. Os jatos de gua ao se chocarem com as "conchas" do rotor (roda circular) geram o impulso.
`

O tipo de turbina de ao de uso generalizado a Turbina Pelton, conhecida tambm no interior brasileiro como Roda Pelton para atendimento de pequenos aproveitamentos hidroeltricos. ` As turbinas Pelton so construdas normalmente na concepo de eixo horizontal, podendo possuir um ou mais bicos ejetores.
`

` Dependendo

da potncia que se queira gerar podem ser acionados no mximo seis bocais (bicos injetores) simultaneamente, so igualmente espaados angularmente para garantir um balanceamento dinmico do rotor e so construdas normalmente com o eixo horizontal.

Um dos maiores problemas destas turbinas, devido alta velocidade com que a gua se choca com o rotor da turbina, a eroso provocada pelo efeito abrasivo da areia misturada com a gua, comum em rios de montanhas. As turbinas Pelton, devido a possibilidade de acionamento independente nos diferentes bocais, tem uma boa curva de eficincia, que lhe garante alta performance em diversas condies de operao.

`
`

As conchas, fixadas no rotor das Turbinas Pelton, possuem um formato duplo com uma aresta central. O jato dgua dirigido no sentido desta aresta central e aps ter cedido sua energia para esta, retorna paralelamente por suas duas cavidades diminuindo o refluxo da gua no interior da turbina. O rotor deste tipo de turbina sempre trabalhar livre e no existir acmulo na sua descarga dgua.

A curva de rendimento demonstrada ser vlida se a utilizao das Turbinas Pelton obedecer ao critrio de uma vazo compreendida no intervalo de 2 a 10 m3/s e uma altura de queda entre 200 a 2000 metros. Uma anlise inicial da curva demonstra que este tipo de turbina possui baixo rendimento quando trabalha com sua potncia aqum de suas caractersticas nominais.

Com potncia instalada de 889 MW a Usina Hidreltrica de Henry Borden, localizada em So Paulo funciona com sete turbinas tipo Pelton (Queda bruta normal: 720 m).

As turbinas de reao trabalham submersas e aproveitam a energia cintica e de presso do fluido para obter energia mecnica. ` As turbinas de reao so aquelas em que o trabalho mecnico realizado pelo escoamento da gua atravs do rotor. ` Elas possuem o distribuidor parte fixa e o rotor parte mvel. No SIN a maior parte das usinas do tipo reao devido as caractersticas dos aproveitamentos hidrulicos.

`a

- Turbinas Francis ` b - Turbinas Kaplan ` c - Bulbo Kaplan

Possuem o caracol, que uma cmara de forma espiral com dimetro decrescente que circunda o distribuidor, e o tubo de suco dentro do qual se verifica a descarga das turbinas. Este ltimo liga-se diretamente ao canal de fuga.

utilizada, com um bom rendimento, para quedas compreendidas entre 10 e 250 metros e vazo de 10 a 50 m3 / s. Normalmente o eixo possui instalao vertical, podendo ser horizontal, e sua velocidade varia entre 50 a 550 rpm. A Turbina Francis se caracteriza pela entrada radial da gua no rotor da turbina. A gua, aps passagem pela comporta principal, tubulao forada, vlvula esfrica ou borboleta, chegar ao caracol.

As Turbinas Francis se subdividem em trs tipos bsicos: ` Francis lenta ` Francis rpida ` Francis extra rpida A Francis lenta tem seu funcionamento otimizado para velocidade entre 50 e 160 rpm, a Francis rpida entre 160 e 270 rpm e a Francis extra rpida entre 270 e 550 rpm.

Itaipu a maior hidreltrica em operao do mundo, gera 14GW, com cerca de 140m de queda bruta.

Um servomotor montado dentro do cubo do rotor responsvel pela variao do ngulo de inclinao das ps. ` O acionamento das ps conjugado ao das palhetas do distribuidor, de modo que para uma determinada abertura do distribuidor, corresponde um determinado valor de inclinao das ps do rotor. ` Normalmente o eixo possui instalao vertical, podendo ser horizontal e possui velocidade de rotao de 50 a 1000 rpm.

utilizada com um bom rendimento em quedas compreendidas entre 10 e 50 metros. Operam com vazo de at 350 m3/s.

No Brasil, um exemplo tpico de aproveitamento hidreltrico de baixa queda, onde utilizada a turbina Kaplan a da Usina Hidreltrica de Jupi , localizada no Rio Paran, Municpio de Trs Lagoas - SP. Com reservatrio de 330 km2, a usina possui 14 turbinas Kaplan, totalizando uma potncia instalada de 1.551 MW.

` `

Turbinas Kaplan montadas com eixo horizontal em cmara livre so como Turbinas a Bulbo. `A unidade geradora tipo Bulbo composta por uma turbina hidrulica Kaplan de eixo horizontal acoplada a um gerador sncrono tambm horizontal que se encontra dentro de uma cpsula metlica estanque (bulbo) totalmente imersa no fluxo hidrulico.

Como o gerador eltrico e os mancais encontram- se enclausurados, a gua flui ao seu redor do gerador antes de chegar as ps da Turbina. ` Os espaos disponveis para circulao e manuteno dentro da unidade so pequenos, exigindo das equipes de montagem, operao e manuteno especial. Operam em baixas quedas e alta vazo.

No Brasil as Usinas de Santo Antnio e Jirau(na Amaznia(Rondnia) no rio Madeira), constando no projeto de cada usina a instalao de 44 turbinas do tipo Bulbo com potncia unitria igual a 73 MW e 75 MW, respectivamente. As turbinas a serem instaladas nestas usinas passaro a ser as maiores turbinas bulbo do mundo.

Potrebbero piacerti anche