Sei sulla pagina 1di 2

A rea da Fsica que estuda o som chamada de Acstica.

Para entende-la melhor precisamos relembrar alguns conceitos:


Onda: a variao peridica de uma grandeza fsica. Uma onda composta por: Crista: Pontos de maior intensidade, o topo da onda. Vale: Pontos de menor intensidade da onda. Nvel Mdio: Pontos entre o as Cristas e os Vales. A distncia entre a crista ou o vale e o nvel mdio chamada amplitude (y). J a distncia entre duas cristas consecutivas ou dois vales consecutivos chamada de comprimento de onda ().

Onde: Comprimento y - Amplitude O tempo que uma oscilao leva para se repetir chamado perodo (T), medido em segundos(s). A frequncia (f) significa quantas vezes uma oscilao se repete por unidade de tempo, medida em Hertz (Hz). Dessa forma: f = 1/t O Som uma onda mecnica que possui a intensidade e frequncia necessrias para ser percebida pelo ser humano. Entendemos como onda mecnica uma onda que precisa de meios materiais, como o ar ou o solo, para se propagar. As frequncias audveis pelo ouvido humano ficam entre 16 Hz e 20000Hz (20kHz). Dentro desta faixa a encontram-se a voz humana, instrumentos, musicais, alto-falantes, etc. Abaixo de 16Hz temos os infra-sons, produzidos por vibraes da gua em grandes reservatrios, batidas do corao, etc. Acima de 20kHz esto os ultra-sons emitidos por alguns animais e insetos (morcegos, grilos, gafanhotos...), sonares,aparelhos mdicos e industriais. Os dispositivos que produzem ondas sonoras so chamados de fontes sonoras. Entre os que mais se destacam esto aqueles compostos por:

Cordas vibrantes como violo o piano, as cordas vocais etc. Tubos sonoros como rgo flauta, clarineta. Membranas e placas vibrantes tal como o tambor Hastes vibrantes como o diapaso, triangulo, etc.

Podemos caracterizar os sons a partir de sua intensidade, altura ou timbre. A intensidade est ligada quantidade de energia transportada pelo som. Desta forma, conforme a intensidade do som dizemos que ele mais forte (a onda possui maior amplitude) ou mais fraca (a onda possui menor amplitude). A altura est relacionada com a freqncia do som. Assim distinguimos os sons mais altos como os de maior frequncia (mais agudos) e os mais baixos como os de menor frequncia (mais graves). As notas musicais buscam agrupar diferentes freqncias sonoras produzidas por um instrumento. O timbre corresponde ao conjunto de ondas sonoras que formam um som. O timbre permite diferenciar diferentes fontes sonoras, por exemplo fcil perceber que o som de uma guitarra e de uma flauta so completamente diferentes. A velocidade do som no ar de 340 m/s. A frmula que relaciona velocidade, amplitude e frequncia sonora : V=.f Fontes:

Potrebbero piacerti anche