Sei sulla pagina 1di 14

:-0 ::-) ;;-)

Escola de Tempo Integral Experincias Matemticas

CADERNO DO ESTUDANTE

SUPERAO J!
ETAPA Motivao

Salve, galera! Bem vindos ao SuperAo J! Etapa Motivao!


Est na hora de vocs e seus colegas participarem de uma corrida que levar todo mundo ao pdio! o SuperAo J!, uma forma emocionante de aprender mais sobre si mesmo e sobre a matemtica! Ento, se vocs acham matemtica uma coisa chata, sem graa ou difcil, est na hora de mudar de ideia! Porque no SuperAo J!, o que no faltar a vontade de aprender e de se superar para valer... A Etapa Motivao j comea arrasando: so sete atividades especiais que vo abalar a sala de aula! Deem uma olhada na ilustrao abaixo para conhecer o nome de cada atividade... E a? O que esto esperando? Mos obra! Bom trabalho!

Conheam as atividades que fazem parte da ETAPA MOTIVAO do SuperAo J!

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

O SuperAo J! tem um convite para fazer...


Quer tal se tornarem PROTAGONISTAS na escola e na vida? No sabem o que significa ser protagonista? No tem problema! Ns explicamos para vocs!
aprender a SE CONHECER cada vez mais, respeitando a si mesmo e aos colegas! aprender a CONVIVER dentro e fora da sala de aula, respeitando as diferenas e crescendo com elas! aprender a superar seus desafios de APRENDIZAGEM, aprendendo a resolver problemas, contando com o apoio dos colegas e professores! aprender a FAZER, se organizando para os estudos nessa nova fase de sua vida de estudante e buscando se aperfeioar sempre que colocar a mo na massa!

Ser protagonista conquistar uma

ATITUDE
diante da vida!

O SuperAo J! tem algum em quem se inspirar: um campeo que ensinou e continua ensinando o valor da atitude protagonista para conquistar vitrias na vida!

QUEM ELE? DESCUBRAM A CHARADA SE FOREM CAPAZES!


Pista 1 Ele acreditava que todas crianas, os adolescentes e jovens tm potencial para serem vencedores! Pista 2 Ele acreditava que ningum faz nada sozinho e que o trabalho em time a melhor forma de alcanar a vitria! Pista 3 Ele acreditava que a melhor oportunidade na vida de uma pessoa a educao! Pista 4 Ele acreditava que so as crianas e jovens que faro do Brasil um pas melhor e mais justo!

por isso que no SuperAo J! o lance aprender a ser protagonista, ou seja, aprender a ser piloto de sua prpria vida, tendo nas mos o controle de sua prpria educao! Para isso, vale a pena conhecer alguns VALORES que so essenciais nessa corrida pela vida e aprendizagem: MOTIVAO: Ter motivao para aprender o maior tesouro! Para isso, vale a pena conhecer seu prprio potencial, descobrir aquilo que cada um , o que sabe, o que quer... Porque antes de ser um estudante, vocs so pessoas nicas e especiais! DEDICAO: A dedicao um valor e tanto! Para superar desafios necessrio esforo e muita dedicao. Sem isso, os viles que atrapalham a aprendizagem tomam conta. Exercitem a dedicao, galera! DETERMINAO: Ser determinado lutar pelos seus objetivos! Quando se tem determinao para aprender, mesmo aquilo que parece to difcil, descobrimos uma fora que no imaginvamos que tnhamos. SUPERAO: Quanto mais voc cresce, maiores so os desafios a enfrentar na escola e na vida! A capacidade de superao ajuda a seguir em frente, se adaptar e continuar aprendendo. Por isso, nada melhor do que aprender a ser protagonista e arrasar nos estudos e na vida!
Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

CAPTULO

EM DUPLAS

Para aprender preciso...


Vocs sabem o que fazer para aprender?
Agora que vocs j se reuniram em DUPLAS, leiam juntos o texto abaixo. Boa leitura!

Aprender no tem segredo!


Para algumas pessoas, aprender pode ser uma tarefa um pouco difcil. Mas, ser que realmente difcil aprender? Para Luis, 11 anos, algumas matrias so mais fceis para aprender do que outras: Eu gosto muito de ler e de cincias. J em matemtica eu tenho mais dificuldade, nem sempre consigo entender o que a professora est explicando, diz ele. J para Camila, 12 anos, o que foi mais difcil em sua vida de estudante foi passar da 4 srie para a 5 srie. Segundo a garota, ter muitos professores ao mesmo tempo foi uma novidade que assustou no comeo.Eu estava acostumada a ter duas professoras e, de repente, passei a ter seis professores. tanta coisa para estudar ao mesmo tempo! Achei que no ia dar conta! Mas, o que eles no sabem que para aprender bem, no preciso fazer nenhuma mgica ou ser um gnio. Essa histria de gnio no existe. O que existe vontade de aprender e buscar ajuda quando se est em dificuldade, diz a professora do Ensino Fundamental II, Cludia. Ento, se aprender no tem segredo, com certeza existem algumas dicas que podem fazer a diferena! Fiquem ligados!

Organize-se!
Voc organiza seu material de aula antes de ir para a escola, tem uma agenda para anotar os trabalhos e a data de prova e consulta a agenda todos os dias? Experimente fazer isso! E, procure sempre estudar em um lugar silencioso, bem iluminado e que promova sua concentrao! A organizao o primeiro passo para um estudante antenado!

Pergunte: no fique com dvidas!


Nada de vergonha! As mudanas que acontecem nessas sries iniciais do EF II bagunam um pouco a rotina, mas so oportunidades para voc crescer como estudante. Tire sempre suas dvidas na sala de aula, procure ajuda dos professores, de seus colegas e, se precisar, da coordenao pedaggica da escola. Todo mundo vai achar bacana sua iniciativa!

Pesquise, sempre!
Ningum nasce sabendo tudo e, no mundo de hoje, ningum nunca vai saber tudo. para isso que existem as ferramentas de pesquisa! Livros, jornais, revistas, sites na internet, conversa com professores e adultos... h sempre onde pesquisar para saber mais! Toda vez que encontrar palavras ou assuntos que no conhece bem ou que despertaram sua curiosidade, v pesquisar! Voc se tornar algum super antenado!
Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

Instituto Ayrton Senna 2012

Texto lido? J conversaram sobre suas impresses sobre ele? O que descobriram com essa leitura que mais gostaram? Agora, que tal responderem um teste para descobrir como esto se saindo na tarefa de aprender? Cada um pega uma folha de papel e deve anotar as respostas individualmente. Um de vocs l o teste em voz alta e os dois respondem. Procurem as respostas que mais se aproximam do que vocs vivenciam na escola. Ao final, s ler o resultado que cada um obteve!

Voc sabe como aprender?


Sinceridade o que vale nas respostas! S assim voc descobrir o que fazer para aprender! Certo, voc tem muitos professores ao mesmo tempo. Mas, o que voc faz para no se perder no meio de tanto conhecimento e informao? Eu tenho um caderno para cada matria e procuro fazer muitas anotaes durante as aulas! Eu tento sempre anotar o que acho importante das aulas, mas ainda me sinto perdido(a)... Eu no gosto de anotar nada durante as aulas. Voc costuma ajudar ou pedir apoio aos colegas quando tem dificuldades para aprender? Eu s fao isso com meus amigos. Sou timido(a) para conhecer pessoas novas... Eu s ajudo a fazer baguna! Gosto de colocar apelidos nos outros e no quero me aproximar de quem no conheo... Ajudo e peo ajuda aos amigos mais prximos, mas gostaria de ajudar e contar com todo mundo!

Voc tem um horrio para estudar em casa? Eu nunca estudo em casa. Sempre que chego em casa, eu fao as lies e dou uma olhada nas matrias que aprendi no dia. s vezes eu estudo em casa, mas nem sempre isso acontece...

Voc costuma utilizar a internet ou ir sala de leitura para pesquisar mais sobre o que aprende na sala de aula? S quando tem prova! Nesses casos, eu entro na net para tirar dvidas... Uso a internet e a sala de leitura para descobrir sites/livros interessantes sobre os assuntos que me interessam e tambm para tirar dvidas escolares. No frequento a sala de leitura e s uso a internet para participar das redes sociais e jogar.

Voc tem uma agenda para anotar as datas de provas e de entregas de trabalho? Nunca anoto nada, pois sempre perco as coisas... Prefiro perguntar para os outros. Sim, eu tenho uma agenda e at ajudo meus colegas mais perdidos a se localizarem! No tenho agenda, mas anoto tudo no caderno.

Resultados! Para saber o resultado do jogo, fcil. Basta somar a quantidade de respostas que cada um teve para cada smbolo: Se marcou mais: Voc do tipo que j faz muitas coisas legais para aprender e sabe disso! Organizao, colaborao, esforo para aprender... isso a! Continue assim e use tudo o que sabe para ajudar os colegas. Voc vai longe! Voc j est ligado em como fazer para aprender, mas com a ajuda de seus colegas e professores pode ficar cada vez mais fera! Continue em frente! Voc at sabe o que deve fazer para aprender, mas est precisando de uma forcinha extra! Que tal mudar de atitude e se preparar para ser um estudante bem antenado nesse ano? Vamos l! 4

Nome dos integrantes da dupla/ resultado: 1._________________________/______________ 2. ________________________/_______________

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

EM QUARTETOS

CAPTULO

Caa aos Viles!

Vamos acabar com os viles que atrapalham o aprendizado?


J se reuniram em QUARTETOS? timo! Ento, hora de jogo! Para comear, escolham uma pessoa para ser o lder desse jogo. A tarefa do lder ler, em voz alta para o time, as trs histrias que compem o jogo, anotar as escolhas do grupo em uma folha de papel e apresentar os resultados para toda a turma. As histrias falam sobre situaes em que alguns viles esto atrapalhando o aprendizado da matemtica. O desafio descobrir quem so esses viles (conhea a lista com o nome deles na pgina 6) e bolar um plano para acabar com eles, usando at dois antdotos (conhea-os na pgina 6). Bom trabalho!

O mistrio da prova de matemtica!

A sala de aula em perigo!

A turma da 5 srie (6 ano) da EE Mundo Novo est com um problemo! Apesar do professor ter explicado a matria e todo mundo ter feito muitos exerccios, no dia da prova de matemtica, muitos estudantes no foram bem... Maurcio, aluno dessa turma, disse que decorou a matria, mas que na hora deu branco; Silvia disse que mesmo tendo estudado, ela no tem dom para aprender matemtica e, Bruno acha que demora muito para fazer as lies porque burro ... O que est acontecendo com essa turma? Descubram quais so os viles que esto atrapalhando e bolem um plano para acabar com eles, usando at DOIS antdotos!

A sala da 5 srie B da EE Ouro Branco um caso parte... Tem muita sujeira no cho, muita gente falando ao mesmo tempo e pouca gente ouvindo o que o professor de matemtica est explicando. Rafaela, estudante dessa turma, diz que fica muito preocupada com essa situao, pois quer aprender e no consegue. Cau, amigo de Rafaela, diz que matemtica difcil mesmo, todo mundo tem dificuldade e no tem nada que possa ser feito para mudar essa situao... Essa sala de aula est precisando de ajuda! Descubram quais so os viles que esto atrapalhando e bolem um plano para acabar com eles, usando at DOIS antdotos! Cuidado: tem gente ficando para trs!

Na EE Joia Rara, as turmas da 5 srie esto com tudo! As amizades e o respeito fazem da escola um espao de convvio muito legal! E na aula de matemtica, no diferente. A professora Amlia est sempre atenta com a aprendizagem de seus alunos e tem pacincia para explicar sempre que necessrio. Mas, mesmo assim, Gabriel e seus amigos acham que no conseguem resolver os problemas e acabaram achando a matemtica uma coisa muito chata. Hoje, eles esto desestimulados e preferem copiar as lies dos cadernos dos colegas, pois acham que no conseguiro resolver sozinhos problemas to difceis... O que est acontecendo com Gabriel e seus colegas? Descubram quais so os viles que esto atrapalhando e bolem um plano para acabar com eles, usando at DOIS antdotos!

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

Conheam os VILES que atrapalham o aprendizado de matemtica!


Esse vilo atrapalha mesmo... Quando ele chega, instala a baguna e atrapalha todo mundo... Esse vilo deixa todo mundo com vontade de fazer nada! Ele perigoso, porque teima em aparecer na sala de aula e na vida!

Esse o rei da falta de interesse! Quem se deixa dominar por esse vilo, logo acha tudo sem sentido e no quer mais saber de aprender...

para abalar a autoconfiana de qualquer um... Esse vilo faz os estudantes acharem que no conseguem aprender. Cuidado!

Esse vilo um grande mito! Ele faz as pessoas acreditarem que aprender matemtica privilgio s para os gnios!

Esse vilo faz os estudantes acreditarem que para aprender matemtica basta decorar as regras e usar as frmulas!

Esse vilo acha que ningum sabe pensar! Ele deixa os estudantes achando que apenas sabem resolver problemas de matemtica se eles forem bem simplezinhos...

Esse vilo traioeiro! Ele faz com que os alunos achem que para ser bom em matemtica preciso resolver os problemas bem rpido.

Conheam os antdotos para acabar com os viles!


No basta ir escola, tem que participar! Quem no participa das aulas, est perdendo tempo: tempo de aprender, de conviver, de crescer... A aula o melhor lugar para fazer perguntas e no deixar passar nenhuma dvida! Um bom planejamento das tarefas do dia importante: coloque em suas rotinas um tempo para estudarem sozinho ou em grupo. Alm disso, organizem o espao de estudo. Quem estuda um pouquinho por dia v logo a diferena! Para aprender necessrio se dar uma chance. legal experimentar ter concentrao e empenho para estudar mais e melhor! Motivem-se para aprender e exercitem sua capacidade de persistncia! mais fcil do que voc imagina!
Instituto Ayrton Senna 2012

muito legal pedir ajuda ao professor quando est com dificuldades para aprender. Ele est ali para ajud-los a superar seus limites, portanto, nada de timidez. Procurem seus professores sempre que precisarem!

Quem fica para trs na aprendizagem acaba se tornando uma pessoa sem assunto, sem conhecimento e ficando por fora de vrias conversas legais. Procurem ficar sempre antenado com o que acontece na sala de aula e no mundo! Ter desejo de superar limites fundamental para aprender pra valer! Somente quem tem fora de vontade e persistncia consegue ir alm e superar seus prprios limites quando o assunto aprendizagem! 6

Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

CAPTULO

EM DUPLAS

Contas: fceis ou difceis?


Que tal pensar em contas de um jeito diferente?
Em DUPLA com um colega da classe, voc deve observar com muito cuidado cada uma das contas abaixo. VOCS NO DEVEM FAZER AS CONTAS, o desafio separar as contas em dois tipos: as contas que vocs consideram fceis e as que vocs consideram difceis. Para fazer isso separem uma FOLHA EM BRANCO em duas colunas e escrevam em cima de cada uma: Contas fceis Contas difceis

Em cada coluna escrevam as contas que vocs vo escolher entre as que esto abaixo. Mas, ATENO! Cada escolha deve ser da dupla e no apenas de um de vocs e, depois vocs tero que justificar porque colocaram a conta em uma ou outra coluna. Vamos l?!

10 + 30

279 + 884

4 x 20 100 4 178 x 43 30100 - 5100 2000 x 15

657 1 86 2 1800 1200 400 + 86 8880 8

6235 798 5445 + 3123 15 x 10 368 + 100 71 7 735 12 540 5 2000 - 768

No se esqueam de conversar entre vocs para justificar PORQUE cada uma das contas fcil ou difcil para vocs. BOM TRABALHO!

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

EM DUPLAS

CAPTULO

4
Como vocs respondem a essa pergunta? Vamos entender melhor como a forma do texto de um problema, daqueles problemas que vocs tm resolvido desde que comearam a estudar matemtica. Leiam as dicas abaixo e bom trabalho!

O que que um problema tem?

Todo problema tem uma pergunta que precisa ser respondida. Por isso, nos problemas abaixo contornem de vermelho a pergunta de cada um deles!

Todo problema tem dados, informaes que so apresentadas no texto e que so usadas para responder pergunta. Pintem de azul os dados dos problemas abaixo. Mas, CUIDADO! Pintem s os dados de que vocs precisam para responder pergunta!

Todo problema tem uma histria. Alguma coisa acontece que transforma os dados, essa ao sempre descrita por algumas frases do texto. Vocs vo procurar por essas frases e marc-las com uma cor diferente, vocs escolhem a cor!

Problema

1
Problema

Na fila esperando o elevador esto 18 pessoas. O elevador s pode levar 5 pessoas de cada vez. Cada subida e descida do elevador demora 3 minutos. Quanto tempo a ltima pessoa da fila deve esperar para subir no elevador?

Problema

3
Problema

O lbum de figurinhas de Andr tem 98 pginas, dessas 8 pginas esto completas com 7 figurinhas em cada uma e uma pgina com 4 figurinhas. Quantas figurinhas ele tem em seu lbum?

Andr tem 76 reais, 15 reais a mais que seu amigo Dagoberto. Quanto os dois amigos tm juntos?

Uma pequena localidade foi fundada em 1935 e tem 640 habitantes. Metade deles vive na cidade e a outra metade no campo. Dos que vivem no campo metade deles tem idade menor que 15 anos. Quantas pessoas com mais de 15 anos vivem no campo deste lugar?

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

Agora, a pergunta no est to evidente! Fiquem ligados!

Problema

5
Problema

Qual a soma de dois nmeros, sabendo que um deles o dobro de 55 e o outro a metade de 180?

6
Problema

(SARESP 2009) Observe na Tabela abaixo o nmero de celulares vendidos no primeiro semestre de 2007. Meses Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho No de aparelhos vendidos 1200 2420 1580 2800 3200 2500

O total de telefones celulares vendidos nos trs primeiros meses foi: (A) 1200 (B) 1580 (C) 5200 (D) 13700

(Relatrio SARESP 2009) Veja como cada amigo leu a hora indicada no relgio abaixo.

Quem leu a hora corretamente foi: a. Laura b. Luiz c. Olga d. Jose


Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

Individual

CAPTULO

Para pensar em casa


Que tal alguns desafios para resolver sozinho?
Na atividade Contas: fceis ou difceis? voc conheceu diferentes formas de calcular, lembra-se? Agora voc vai voltar s contas com outro olhar e aprender mais uma tcnica de clculo mental. Vamos l!

Criptograma um quebra cabea ou enigma que possui duas regras:

Cada letra ou figura representa um nico algarismo de 0 a 9; Smbolos iguais representam o mesmo algarismo, smbolos diferentes escondem algarismos diferentes.

Vamos resolver alguns criptogramas? Qual o resultado de cada adio?

4 + 1 7 6 7 0

6 3

Um jeito de somar e outro de subtrair!

Raquel e Pedro fazem adies e subtraes cada um do seu jeito. Eles querem descobrir quanto devem pagar na compra de um tnis que custa 135 reais e de uma mochila que custa 46 reais e quanto recebero de troco pagando a compra com notas de 50 reais. Raquel calculou assim: 135 + 46 100 + 30 + 5 + 40 + 6 100 + 70 + 11 100 + 81 = 181 Pedro de outro jeito:
1

135 46 + 181

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

10

Para pagar a compra eles usaram 4 notas de 50 reais. Qual foi o troco? Raquel para resolver 200 181 fez: 200 100 80 - 1 100 80 - 1 20 - 1 19 Pedro de outro jeito:

Observe como cada um calculou, verifique se voc concorda com a forma usada por eles. O que significam os nmeros que Pedro marcou com um retngulo em suas contas? Tente explicar porque eles encontraram os mesmos resultados.

Adivinhas!

Adivinhe quem sou eu? Sou um nmero par maior que 45 e menor que 50. E, eu no apareo como resultado nas tabuadas. Se voc no lembra o que Adivinhe quem sou eu? Meu sucessor est na sucessor ou antecessor tabuada do 3 e meu antecessor na tabuada do 5. de um nmero, consulte o dicionrio! Adivinhe tenho quatro lados e quatro vrtices, meus lados no precisam ter a mesma medida, mas meus ngulos sim. Quem sou eu?

Um problema com muitas perguntas!

O grfico abaixo mostra a produo de uma indstria de ventiladores no primeiro trimestre do ano de 2011.

Cuidado! No se deixe enganar pela pergunta d)!

a) Qual o assunto tratado no grfico?


Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

11

b) c) d) e)

Escreva um ttulo para esse grfico. Quantas unidades foram vendidas no primeiro trimestre do ano? Quantas unidades foram vendidas em fevereiro a mais do que em janeiro? Qual foi a mdia mensal de peas produzidas no primeiro trimestre?

Vamos economizar gua?

(OBMEP1-2009) Daniela fez uma tabela mostrando a quantidade de gua que gastava em algumas de suas atividades domsticas

Atividade Lavar roupa Tomar um banho de 15 minutos Lavar o carro com mangueira

Consumo 150 litros por lavagem 90 litros por banho 100 litros por lavagem

Frequncia 1 vez ao dia 1 vez ao dia 1 vez na semana

Para economizar gua, ela reduziu a lavagem de roupa a 3 vezes por semana, o banho dirio a 5 minutos e a lavagem semanal do carro a apenas um balde de 10 litros. Quantos litros de gua ela passou a economizar por semana?

OBMEP a Olimpada Brasileira de Matemtica da Escola Pblica promovida pelo Ministrio da Educao e do Ministrio da Cincia e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemtica Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemtica (SBM). Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

12

EM QUARTETOS

CAPTULO

Vamos Avaliar!
Avaliar sempre bom para aprender!

hora de pensar: qual foi a atividade que mais gostamos? Como foi trabalhar em duplas e em quartetos? O que aprendemos de matemtica? O que aprendemos sendo protagonistas? hora de conversar, trocar opinies e avaliar!

1. Escolham um lder! Ele ser responsvel por tomar nota das respostas de cada integrante do quarteto para cada questo e por apresentar o resultado do debate para a turma! 2. Cada um responde s perguntas abaixo com sinceridade. muito importante pensar antes de falar e dar sua opinio pra valer! O lder anota tudo!
Qual das ATIVIDADES da Etapa Motivao voc mais gostou de realizar? Por qu? Como voc avalia a SUA PARTICIPAO na oficina de Experincias Matemticas? Por qu? O que foi melhor em trabalhar em DUPLA e em QUARTETO? E o que no foi bom? Por qu? Como voc avalia a atuao do PROFESSOR na oficina de Experincias Matemticas? Por qu? O que voc aprendeu de MATEMTICA durante as atividades da Etapa Motivao?

3. Agora, que tal refletirem sobre o valor que d nome essa etapa? a MOTIVAO! O lder continua tomando nota! 4. Tudo certo? Agora s formar a roda novamente, apresentar as concluses do grupo e ouvir o que os demais quartetos tm a dizer! MOTIVAO Ter MOTIVAO para aprender o primeiro passo para ser um bom protagonista. Voc se considera motivado para aprender dentro e fora da escola? Por qu? O que voc pode fazer para melhorar ainda mais?

Dicas para o lder arrasar na apresentao!


Falar em pblico no tarefa fcil! Por isso, vale a pena se preparar. Leia junto com seus colegas o que vocs escreveram e observem se est claro. Todo mundo compreendeu? As respostas esto objetivas? Na hora da apresentao, voc pode se levantar. Dessa forma, fica mais fcil da turma te ver! Conte com a ajuda do papel escrito. Por isso, respire fundo e leia calmamente, em voz alta. Nada de timidez ou nervosismo...mande esses viles para longe! Seus colegas de quarteto esto com voc! Seja o porta voz dessa galera e d o recado!

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

13

CAPTULO

EM DUPLAS

Hora do Desafio
Esse um problema diferente, ele no tem nmeros, nem preciso fazer clculos para resolv-lo. O que se exige nesse desafio iniciativa e tomada de deciso! A leitura do texto vai exigir muita ateno, a deciso de quais pistas devem ser usadas em primeiro lugar, a iniciativa de como registrar o que vocs descobrem a cada passo at que vocs possam responder ao que se pergunta.

Que tal um desafio matemtico para estimular mentes e coraes?

(XXVI OBM) Sobre uma mesa esto trs caixas e trs objetos: uma moeda, um grampo e uma borracha, cada um em uma caixa diferente. Sabe-se que: A caixa verde est esquerda da caixa azul; A moeda est esquerda da borracha; A caixa vermelha est direita do grampo; A borracha est direita da caixa vermelha.

Em que caixa est a moeda?

Ser que vocs conseguiro superar esse desafio? Est dada a largada! Bom trabalho!

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da Etapa Motivao SuperAo J! 5 srie (6 ano)

14

Potrebbero piacerti anche