Sei sulla pagina 1di 4

[

TUTORIAL ]

NOTA: O programa Adobe Photoshop funciona de forma semelhante tanto em Windows como em ambiente MacOS. Apenas variam alguns atalhos. Nos nossos exerccios e explicaes, colocamos sempre, em primeiro lugar, a tecla para Mac e, depois, a tecla para Windows. Por exemplo, o atalho para copiar : /[Ctrl] + C; isto quer dizer que, se estiver a trabalhar em Macintosh usar em simultneo as teclas + C, enquanto um utilizador de Windows deve premir as teclas [Ctrl] + C. Como regral geral, pode dizer-se que tudo o que em Macintosh se faz com a tecla do Comando, ou ma , se faz da mesma forma em Windows, mas usando a tecla do Control ([Ctrl]).

PhotoShop 7 (MacOS e Windows)

Tcnicas 1 para (bem) seleccionar 2


PARTE I
Ao inaugurar a sua colaborao regular com a FOTOdigital, ngela Rodrigues e Isabel Pinto
POR NGELA RODRIGUES E ISABEL PINTO

O QUE UMA SELECO?

Criar uma seleco em Adobe Photoshop signica limitar uma rea da imagem. Uma vez criada uma seleco (ou vrias seleces, se necessrio), s possvel trabalhar dentro dessa(s) rea(s). O rigor de uma seleco essencial para a qualidade do trabalho nal; por isso, vale a pena investir algum tempo a criar boas seleces, que podem ser guardadas e reutilizadas sempre que necessrio.

SELECCIONAR PARA QU? Eis algumas das razes


mais comuns para necessitar de uma seleco: Querer copiar uma rea para depois colar noutra ou na mesma imagem; Fazer uma correco ou alterao de cor numa zona especca da imagem (por exemplo, intensicar a cor do cu, ou pintar uns lbios); Limpar riscos e poeiras numa determinada zona; Encher de cor uma rea limitada.

convidam os leitores a enviarem as suas dvidas.

A
66

partir deste nmero, vamos colaborar todos os meses na FOTOdigital com a publicao de uma lio de Photoshop. Comeamos pelo que consideramos ser absolutamente essencial: a seleco. Muitos outros temas se seguiro. A m de irmos ao encontro das dvidas dos leitores, gostaramos que nos escrevessem sugerindo os temas que desejariam ver tratados nestas lies: quais as vossas maiores dvidas ao usar o Photoshop? O que que tm diculdade em fazer? Que ferramentas ou menus conhecem menos bem? O nosso endereo electrnico, indicado no nal da pgina, ca disposio de todos os leitores.

TIPOS DE SELECO. De forma muito simples, podemos dizer que existem dois tipos de seleco:
LIMITAR UMA REA Marca (marquee) rectangular Marca (marquee) elptica Lao simples Lao poligonal Caneta DEFINIR UMA REA POR GAMA DE COR Lao magntico Varinha mgica Menu Select > Color Range Filtro Extract menu Filter > Extract

Janeiro 2004

LIMITAR REAS
P
odemos usar qualquer uma ou vrias destas formas conjugadas, escolhendo aquela(s) que melhor se adapta(m) ao tipo de trabalho. Alm disso, existem algumas operaes que permitem adicionar e subtrair reas seleccionadas. tambm aconselhvel o uso de guias para auxiliar a seleco. Vejamos, ento, alguns exemplos prticos: Na imagem A , temos uma cruz que pode ser facilmente seleccionada com a Marca Rectangular. Para auxiliar a seleco, comece por colocar guias a demarcar a rea da cruz: basta clicar em cima das rguas (superior e lateral esquerda) e arrastar para puxar uma guia. Se no tiver rguas, v ao menu View e active a opo Rulers (ou ento use o atalho /[Ctrl] + R). Active a ferramenta Marca Rectangular e trace o primeiro rectngulo (pode ser qualquer um), comeando num ponto de interseco de duas guias e terminando noutro ponto, diagonalmente B . Para adicionar seleco (ou seja, manter a rea j seleccionada e acrescentar mais rea), deve premir a tecla Shift junto ao cursor surge o sinal +. Trace, ento, o segundo rectngulo, cando agora com toda a cruz seleccionada. Se quiser retirar todas as guias, v ao menu View > Clear Guides (note que as guias no imprimem, mesmo que no as retire).

2 3 4 1
C

Na imagem C , vamos usar as duas marcas (rectangular e elptica). Mais uma vez, comece por colocar guias a limitar o quadrado exterior e o crculo interior.

Active a Ferramenta Marca Rectangular e limite o quadrado, comeando por um dos pontos de interseco de duas guias. D Active, agora, a ferramenta Marca Elptica e prima a tecla [Alt] para retirar rea

seleccionada junto ao cursor aparece o sinal de subtraco . Trace o crculo interior, comeando, mais uma vez, por um dos pontos de interseco de duas guias.

Janeiro 2004

67

TUTORIAL ]

Neste terceiro exemplo E , escolhemos o Lao Poligonal para seleccionar, fazendo cliques sobre os vrtices do polgono. Quando acabar de contornar, e ao chegar ao ponto inicial, surge uma bolinha junto ao cursor, indicando que vai fechar a seleco. Faa clique.

Em situaes de formas irregulares, como o exemplo que apresentamos a seguir, F podemos usar a ferramenta da Caneta para traar o contorno do objecto pretendido e transform-lo depois em seleco. A Caneta coloca pontos que podem ser manuseados com a ferramenta de seleco directa . Estes pontos podem ligar segmentos rectos (se forem colocados com cliques simples) ou segmentos curvos, se arrastar o cursor com o rato pressionado para criar arcos (curvas de Bzier), que so regulados por pegas. V colocando pontos em torno do objecto, at chegar ao ponto inicial surge um pontinho preto junto ao cursor, indicando que o path vai fechar. Faa clique. Os desenhos criados com a ferramenta da Caneta surgem na Paleta de Paths como um Path (demarcador) temporrio (work path). Para os guardar deve dar dois cliques na miniatura, na Paleta de Paths e dar-lhe um nome. Para transformar um path em seleco, basta fazer clique sobre a miniatura do path, na Paleta de Paths, ao mesmo tempo que pressiona a tecla /[Ctrl]. Outro processo para transformar um path em seleco fazer clique sobre o terceiro cone na base da Paleta de Paths. O path tem de estar activo (ou seja, tem de clicar sobre ele previamente).

2 3 4

Miniatura do path

Clique para transformar o path em seleco

NOTA Embora as curvas Bzier possam parecer, inicialmente, difceis de dominar, so, na nossa opinio, a mais potente e verstil ferramenta de seleco, na medida em que os seus pontos e curvas podem ser movidos, em qualquer momento, permitindo assim anar a forma que precisamos de seleccionar. Valer, por isso, a pena, o esforo de se familiarizar com os seus pontinhos e pegas.

O COMANDO

EXTRACT
D 1 2 3 4
68

Marcador do contorno Ferramenta de preenchimento

esde o Photoshop 6 que dispomos do comando Extract, agora situado no menu Filter. Ele particularmente til para isolar reas difceis, como plos ou cabelos, cujos contornos so difusos. V ao menu Filter > Extract, para ter acesso janela que pode ver abaixo. Com a primeira ferramenta e uma espessura de trao (Brush) adequado, contorne a rea que pretende isolar. Escolha agora a segunda ferramenta (o balde de tinta) para encher a zona contornada, e clique sobre o boto [OK]. A janela desaparece, e regressa imagem inicial, onde foi apagado tudo o que estava fora do trao verde.

Tamanho da Brush

NOTA Por precauo, deve fazer uma cpia da imagem de fundo (Background), ou da camada (layer) que contm a imagem, antes de aplicar este comando, uma vez que ele efectivamente apaga as reas no isoladas.

Janeiro 2004

SELECCIONAR POR

REAS DE COR
empre que tiver um objecto de cor lisa, pode usar a Varinha Mgica para seleccionar toda a rea da mesma cor. Quando o objecto tem cores variadas mas est em fundo liso, pode seleccionar-se o fundo e inverter a seleco:

1 2
G

Na imagem G , basta dar um clique sobre o fundo com a Varinha Mgica.

Agora, v ao menu Select > Inverse (ou use o atalho /[Ctrl] + Shift + I) para inverter a seleco e car com o objecto seleccionado, em vez do fundo.

1 2 3

Noutras situaes, como nesta imagem de uma paisagem de montanha H , onde se pretende seleccionar o cu, poder ser adequado ir ao menu Select > Color Range: Este menu abre uma janela, munida de pipetas que servem para clicar sobre a rea a seleccionar.

Use a pipeta + para adicionar rea(s) de outra cor, e a pipeta para subtrair cor(es). Em cima, no deslizador Fuziness, pode aumentar ou diminuir a gama de cor abrangida. Pode ver a branco, na janela, as reas que caro seleccionadas quando clicar sobre o boto [OK] para regressar imagem.

Agora que aprendeu algumas formas de seleccionar, no perca, no prximo ms, como pode transformar a seleco inicial (aumentar, diminuir, rodar), afin-la atravs de ferramentas de pintura e ainda esbater os contornos, para evitar o aspecto de recorte tesoura. Faremos, ainda, um resumo dos atalhos mais teis para usar com seleces. At ao ms que vem e... boas imagens!

No prximo ms

ngela Rodrigues e Isabel Pinto so autoras do livro Photoshop 7 Referncia Profissional, editado pela FCA, que os nossos assinantes podem obter com desconto atravs do Clube do Assinante (veja pg. 92). Alm de trabalharem em pr-impresso, as autoras do formao em software de design grfico: Photoshop, InDesign, Illustrator, PageMaker e Freehand. A partir do prximo ms estar disponvel um site na internet com todas as informaes e muitas dicas teis! Entretanto, fica o endereo electrnico das autoras: angelisabel@netcabo.pt

EM DESTAQUE No dia 12 de Fevereiro a ANIF (Associao Nacional dos Industriais de Fotografia)

promove Jornadas Tcnicas Um dia de Photoshop, em Vila Franca, com a participao de ngela Rodrigues. Entrada livre. Daremos mais pormenores no prximo nmero da revista e pode tambm pedir informaes atravs do telefone: 213 860 679 (D. Nomia).

Janeiro 2004

69

Potrebbero piacerti anche