Sei sulla pagina 1di 10

ADOBE PREMIERE CS4 - INTRODUO

O Adobe Premiere Pro um revolucionrio aplicativo de edio de vdeo no-linear. Ferramentas avanadas de edio de udio e vdeo em tempo real. Permitem que voc controle quase todos os aspectos da produo. Possui ferramentas para reali ar edio em tempo real! "arantindo o controle preciso de todos os aspectos de produo! com desempen#o espetacular. A soluo completa para produo eficiente de vdeo que a"ora inclui os soft$ares Adobe %ncore e Onlocation &apenas para 'indo$s onl().Poupe tempo para capturar usando o Adobe On*ocation para sada! aumente suas op+es de criao pela inte"rao com os soft$ares Adobe e apresente seu conte,do em -.-! /lu-ra(! $eb e dispositivos m0veis.1o incio da ind,stria cinemato"rfica os filmes eram editados

linearmente! ou se2a! as pelculas com as diversas tomadas eram cortadas e depois coladas na sequncia dese2ada. 1a edio no linear o filme convertido para um formato di"ital e pode ser modificado livremente.

%3plica+es4 Edio-linear: Processo tradicional de edio de vdeo! criado antes do sur"imento do micro-computador. O nome 5linear5 decorre da forma como as ima"ens so acessadas nos ori"inais e montadas na verso final4 como a mesma encontra-se em fitas! necessrio efetuar uma busca seq6encial! linear das mesmas7 como o resultado "erado tambm em uma fita! "erada seq6encialmente! linearmente! u a i a!e a"#$ a ou%ra. 1o possvel atravs deste processo! por e3emplo! inserir uma ima"em entre outras duas 2 pr-"ravadas na fita sem refa er todo o processo desde seu incio.

Edio-no-linear: Processo sur"ido com os recursos disponibili ados pelos microcomputadores. O nome 5no-linear5 decorre da possibilidade! que as ima"ens tem de serem acessadas de modo aleat0rio &ao contrrio de uma fita de vdeo! onde o acesso seq6encial)! uma ve que encontram-se "ravadas no disco do computador &que possibilita a odi&i'ao e ani"ulao livre dos arquivos).

8%9:;<;=O< >?1;>O< -O <;<=%>A

O Premiere Pro @<A pode ser usado em P@Bs e >acs.@onfira abai3o os requisitos bsicos para as plataformas4
Re(ui$i%o$ Ba$i'o$: PC - Processador4 ;ntel Pentium -ual @ore CDEF ou A>- At#lon GC &Ou %quivalente) - O/<4 'indo$s GP <ervice PacH I ou 'indo$s .ista <ervice PacH D &Apenas GP e .ista Apenas GJE) - >emoria4 C K/ de mem0ria 8A> &8ecomendo AK/) - L- M -isco 8i"ido4 CN K/ de %spao *ivre em -isco para a ;nstalao. - 8esoluo de D.CJF 3 OFF com OpenK* C.F P Placa de .deo @ompatvel - Al"uns recursos acelerados por KP: necessitam do suporte para "rficos do <#ader >odel I.F - :nidade de disco 8"ido -edicada de Q.CFF 8P> para %dio de -. e L-.! Arma enamento em >atri de -iscos -istribudos &8A;- F) para L-7 Preferncia por <ubsistemas de -iscos <@<; - Porta ;%%% DIOA compatvel com OL@; para captura de -. e L-.! e3portao para fita e transmisso para dispositivo -. - :nidade de -.- &tambm necessrio um "ravador de -.- para a criao de -.-s) - R necessrio "ravador de /lu-8a( para a @riao de -iscos /lu-8a( - >icrosoft 'indo$s -river >odel P ou Placa de <om @ompatvel com A<;O - <oft$are 9uicH=ime Q.A.N 1ecessrio para 9uicH=ime e 8ecursos >ultimdia. Re(ui$i%o$ Ba$i'o$: MAC Processador >ulticore ;ntelS - >ac O< G da verso DF.A.DD at a DF.N.A - C K/ de mem0ria 8A> - DF K/ de espao livre em disco para a instalao7 ser necessrio espao livre adicional durante a instalao &no possvel instalar em um volume que use um sistema de arquivos que diferencia mai,sculas e min,sculas ou em dispositivos de arma enamento com base em flas#) - 8esoluo de D.CJF 3 OFF com OpenK* C.F - placa de vdeo compatvel - :nidade de disco r"ido dedicada de Q.CFF 8P> para edio de -. e L-.7 arma enamento em matri de discos distribudos &8A;- F) para L-7 preferncia por subsistemas de discos <@<; - :nidade de -.--8O> &<uper-rive para "ravador de -.-) - R necessrio "ravador de /lu-ra( para a criao de discos /lu-ra( - Placa de som compatvel com @ore Tudio - R necessrio o 9uicH=ime Q.A.N para usar os recursos do 9uicH=ime. )ORMATOS DE *+DEOS SUPORTADOS

Formatos sem fita Os tipos de arquivo a"ora voc pode importar para o Premiere Pro @<A incluem uma ampla "ama de formatos sem fita! incluindo PC! A.@L-! G-@A> %G e G-@A> L-. Premiere Pro @<A e no apenas ap0ia a mdia! mas seus metadados! como bem. Uunto com o udio e vdeo! o Premiere Pro recon#ece as informa+es adicionais tiro codificado no arquivo! tornando mais fcil de or"ani ar e procurar as ima"ens! sem etapas intermedirias.

)or

a%o$ de Tela a$'o"e.

4:, -&ull$'reen./ 01:2 -3ide$'reen./ 40:2 -Cine

F:**<@8%%1 VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV Full<creen aquele que ocupa a tela inteira de uma =. @onvencional A3I! vide as =.s abertas &Klobo! </=! =. a cabo)! al"uns desen#os animados &>onsters ;nc.!)! etc.

'idescreen VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV 'idescreen um tipo que usa uma tela mais lar"a do que alta. 1ormalmente precisa ser "ravada desta maneira. 1os -.-s voc encontra este tipo de $idescreen c#amado como D4D!QJ ou D4D!JN &para cada centmetro de altura! possui D!QJ de lar"ura)! tambm con#ecido como DE3O %3emplos so -.-s como *imite .ertical! <eriado CA#oras! Alias! -esen#o Animado 8obots! etc

9uando o cliente possui uma =. convencional! e assiste filmes em DE3O veremos as famosas fai3as acima e abai3o oHW

@inemascope VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV R um metodo de "ravao criada nos anos EF pela CFt# @entur( Fo3! e usa um formato con#ecido como D4C!IN &para cada centmetro de altura! possui D!QJ de lar"ura)! tambm con#ecido como CD3O. 1ormalmente estamos acostumados a ver este formato nos nossos cinemas prediletos! onde a ima"em bastante lar"a. 1os -.-s impossvel "ravar C!IN4D! ento as distribuidoras XembutemX fai3as superiores e inferiores para se adaptar as nossas =.s. 1este formato! at mesmo as =.s 'ide possuem uma fai3a superiorMinferior.

CURIOSIDADES5

O (ue 6 01 7 28
R o aspecto dos televisores com tela retan"ular &$idescreen)! ou se2a! o formato de DE3O unidades. -.-s otimi ados para DE3O usam um processo anam0rfico para aumentar a resoluo em televisores com tela lar"a! e muitos aparel#os de -.- tiram proveito desta informao Xe3traX tambm em televisores convencionais A4I.

O que Dolby Digital?


R o sistema criado por 8a( -olb( para cancelamento de rudos em aparel#os de som. O sinal de udio dividido em dois! sendo um amplificado normalmente e o outro passa por filtros! tendo sua fase invertida. 9uando o sinal normalmente amplificado e os rudos com fase invertida se 2untam! ocorre o cancelamento dos rudos! mas no do som reprodu ido. Os laborat0rios -olb( so tambm responsveis pelo desenvolvimento do -olb( <urround e -olb( Pro *o"ic! especialmente criados para dar realismo ao som de cinema e #ome t#eater.

9 O (ue 6 D*D :udio8 R mais uma das variantes da tecnolo"ia -.-. @om o -.- Tudio possvel ouvir m,sica em at seis canais de udio. Opcionalmente! poder acessar menus! slides! partituras e te3tos sobre a obra musical. =ambm incorpora apurada qualidade de reproduo de som XbeirandoX a perfeio. Fa endo uma comparao simples podemos di er que um disco de @de m,sica! para tocar todo aquele som ntido! trabal#a com AA.D YL e DE bits. 1o -.- Tudio de DOC YL com CA bits.

O que Letterbox?
R o formato em que o filme mostrado com barras pretas embai3o e em cima da tela. A ;ma"em *etterbo3 retan"ular! mais parecida com a de cinema. 9uando se reprodu um filme letterbo3 num =. que no se2a $idescreen pode se perder muitos detal#es nas laterais da tela. 9 O (ue 6 MPE;8 :m arquivo >P%K um arquivo di"ital contendo vdeo e udio di"itais codificados se"uindo determinados padr+es de compresso e arma enados em um dado formato especfico. O comit ;<O especifica separadamente o tratamento de udio e de vdeo! permitindo streams sem udio! por e3emplo. :m filme uma seq6ncia de blocos arran2ados seq6encialmente. @ada bloco do filme contm se+es individuais para o vdeo e para o udio. A sincroni ao entre o vdeo e o udio feita atravs de marcadores de tempo que so afi3ados durante a codificao nos identificadores de blocos. 9 O (ue $o o$ '#di!o$ re!ionai$8 Para cada re"io e3iste um tipo de produto. O mercado mundial de -.-s est dividido em E re"i+es! cada uma com um c0di"o pr0prio para a leitura dos discos. As E re"i+es foram criadas de acordo os crono"ramas de estrat"ia de marHetin" de lanamento e distribuio dos filmes. O /rasil est inserido na re"io A! que abran"e todos os pases da Amrica *atina e da Oceania. Os aparel#os de -.- vendidos no /rasil! em sua maioria! rodam apenas -.-s feitos para a re"io A. Porm! # um n,mero crescente de aparel#os que funcionam com discos das outras re"i+es. Ao comprar ou alu"ar um -.-! confira na embala"em do produto se ele contm todas as instru+es de que voc precisa para e3ecut-lo. %le deve tra er informa+es sobre as le"endas! os tipos de udio! os formatos de tela e os e3tras que este2am acompan#ando o disco principal. 9 <uan%o a 'a"a'idade de ar a=ena en%o/ (uai$ $o o$ %i"o$ de D*D8

%3istem no mercado trs tipos mais comuns de discos de -.-. .e2a quais so4 o -.--N - -.utili vel somente de um lado! possuindo uma camada de mem0ria com capacidade de A.Q K/ &Ki"a /(tes) &comporta apro3imadamente um filme de at DII minutos). o -.--O - -.de um lado utili vel! com camada dupla de mem0ria! comportando J.N K/ &Ki"a /(tes) &comporta apro3imadamente um filme de at CAF minutos). o -.--DF - -.- le"vel pelos dois lados! possuindo! em cada lado! uma camada simples de mem0ria com capacidade de O.A K/ &Ki"a /(tes) &comporta o dobro do tipo N).

Recentemente a TDK anunciou ter criado um disco Blu-ray experimental capaz de armazenar at 200 GB de informao em um nico lado (seis camadas de 33 GB)

Di>i$o da$ Re!i?e$ A$ re!i?e$ do Blu-ra@ $o di&eren%e$ da$ re!i?e$ do D*D C#di!o da :rea Re!io A ou D / ou C @ ou I Amrica do 1orte! Amrica do <ul! Tsia e3ceto para @#ina %uropa! >dio Oriente! Tfrica e Oceania @#ina! 8,ssia e <ul da Tsia.

Curiosidades

A letra XeX foi eliminada do nome de forma intencional para permitir o re"istro da marca! 2 que a terminao Xblue rayX usada freq6entemente e no pode ser re"istrada. O disco /lu-ra( baseado em um substracto de papel menos pre2udicial ao meio ambiente e mais se"uro na #ora de destru-lo que os discos tradicionais. %sta camada superficial! a que aderem os materiais normalmente! feita de policarbonato plstico! que o que o /lu-ra( substitui por papel. O resultado um disco em que o papel representa NCZ de seu peso total! se"undo afirma <on(. O novo console da <on(! Pla(<tation I! tem um leitor de /lu-8a( includo. 1o Uapo! os 2o"os custaro cerca de N.FFF ienes! equivalente a IN euros ou OA reais. O novo console da <on(! Pla(<tation I! no Uapo custa CF d0lares! voc adquiri um Kamer e ainda um leitor de /lu- ra(. Apoiando o formato L---.- estavam >icrosoft! ;ntel e =os#iba! entre outros. -o lado do /lu-ra( esto P#ilips! Apple e <on(! entre outros

A"ora teremos N Per"untas como e3erccios de Fi3ao! para assimilarmos mel#or nossa parte te0rica do Adobe Premiere @<A. D) -efina com suas palavras! o que seria uma edio-linearW

C) -efina com suas palavras! o que seria uma edio no-linearW

I) 9uais so os formatos de =elaW

A) @ite C tipos de arquivos! que o Premiere @<A suportaW

N) 9uais so os tipos de -.-! e qual o arma enamento m3imoW

A4 - INICIANDO UM PROBETO NO PREMIERE CS4

0-<elecione a opo New Project C NO*O PROBETO Tendo a$$i u no>o ProDe%o e Bran'o/ "ara $er 'on&i!urado 'on&or e o &or a%o de$eDadoE Podendo a%6 e$ o $er 'riada$/ Se(FGn'ia$ de u IPOD ou de u &or a%o de >Hdeo (ue o $eu Celular $u"or%eE Po$$ui %a I6 a O"o Load Project C @A88%KA8 P8OU%=O! 1essa opo voc poder carre"ar um pro2eto 2 criado na =imeline do seu Premiere @<A.

4- @lique na aba Se(uen'e Pre$e%$

<o e3ibidos trs sub-menus4 Se(uen'e Pre$e%$/ ;eneral/ Tra'J$E SE<UENCE PRESETS 1essa aba sero definidas @onfi"ura+es da sua Se(FGn'ia. @O>O %G%>P*O<4 L-. &DFJFi)! A.@L- &>=<) esses dois! sendo tipos de Formatos suportados pelo Pro"rama. ;ENERAK 1essa aba podemos mudas as especifica+es do nosso pro2eto! a confi"urao de frames por se"undo! o taman#o e formato da tela! e as confi"ura+es de udio. TRACLS -efine a quantidade de tril#as de vdeo e udio na sua Ti defini+es de udio sendo stereo ou mono. MORLSPACE % a personali ao de uma rea de trabal#o! no Premiere @<A maneira como ser or"ani ada o ProDe%o/ a Ti eline/ o Pro!ra Moni%or/ In&o/ e&&e'%$/ Ni$%or@/ Sour'e/ E&&e'%$ Con%rol$/ Audio Mi7er/ So / Tool$E eline. @omo tambm

E$$a o"o de Per$onali=ao e 'riada e NEW WORKSPACE.

MENU O WINDOW O WORKSPACEO

A/A;GO A T8%A -% =8A/A*LO 1O P8%>;%8% P8O @<A4

Potrebbero piacerti anche