Sei sulla pagina 1di 3

A IMPORTNCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAO INFANTIL

O texto de Luis Marcelo Varoneli, graduando do curso de pedagogia, da Faculdade de Cincias Humanas da Associao Cultura e Educacional de Gara, SP; e tendo como orientadora Ana Corina Machado Spada, professora do curso de pedagogia, da Faculdade de Cincias Humanas da Associao Cultura e Educacional de Gara, SP; e Mestre em educao pela Faculdade de Cincias e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista UNESP. Os autores descrevem a importncia das brincadeiras para o desenvolvimento psquico da criana em idade pr-escolar. um texto simples de fcil assimilao principalmente para pessoas leigas neste assunto. Os autores relatam com clareza, o quanto importante para o desenvolvimento da criana as brincadeiras e jogos nesta fase em que elas esto aprendendo e interagindo com o mundo ao seu redor, com isso adquirindo habilidades para viver em sociedade, onde iram desenvolver funes psicolgicas superiores como: ateno, auto-estima, controle e conduta de regras, memorizao dentre outras. Os autores discutem ainda que no podem esquecer que a pr-escola atualmente assumiu o papel de alfabetizar as crianas, deixando reduzido o horrio que seria dispensado para as brincadeiras e apesar de tratar-se de uma pesquisa fica comprovado que a brincadeira desenvolve a auto-estima, a criatividade, ocasionando mudanas qualitativas em suas estruturas mentais. Informam os autores que pretendem discutir com as escolas o que elas tm feito para estimular as aprendizagens infantis atravs do ldico e qual seria a postura do professor. Portanto eles constatam que as brincadeiras so veculos que possibilitam o crescimento e a aprendizagem dando a criana oportunidade de descobrir, aprender e explorar o mundo em que vive. Apesar de o texto ser uma fonte de pesquisa, mas podemos observar que de suma importncia a incluso das brincadeiras nos currculos escolares para um melhor desenvolvimento de aprendizagem das crianas.

REFERENCIA

REVISTA ELETRONICA DE PEDAGOGIA ISSN: 1678-300x, Ano V numero 10-Julho 2007- Peridicos Semestral.

A IMPORTANCIA APRENDIZAGEM.

DA

BRINCADEIRA

COMO

RECURSO

DE

Belane Rodrigues de Melo, Psicopedagogia. Atualmente Aprendizagem e Educao Emendadas, mestrada em Braslia DF.

Licenciada em Psicologia e Ps-graduada em professora de Psicologia da Educao e Especial na FAE Faculdade das guas Educao na UCB Universidade Catlica de

O texto de fcil assimilao e tem como meta principal de evidenciar o papel da brincadeira na aprendizagem, reconhecendo-a como instrumento pedaggico importante no desenvolvimento cognitivo do aluno e como facilitador na assimilao de conhecimentos e resoluo de conflitos, relata tambm que estes tipos de aprendizagem no so bem vistos pelas instituies escolares. A autora informa de modo coerente que isto um equivoco, ao afirmar em seu artigo que as brincadeiras expressam possibilidades de uma pedagogia diferenciadas normalmente aplicadas permitindo ao professor criar e gerir situaes de aprendizagem mais condizentes com as atuais educacionais. A brincadeira uma necessidade no desenvolvimento de qualquer ser humano, uma vez que o uso do material ldico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colaborando assim para uma boa sade mental e um interior frtil que facilitar a expresso e construo do conhecimento. Informa tambm, que uma criana ao brincar d informao e comunica por meio da ao seu modo de pensar, deixando claro que o educador precisa est atento e preparado para reconhecer nas atitudes da criana ao ou procedimento para avaliao de aprendizagem, segundo Oliveira (1997):
Muitas das dificuldades apresentadas pelos alunos podem ser facilmente sanadas no mbito da sala de aula, bastando para isto, que o professor esteja atento e mais consciente de sua responsabilidade como educador e dependa mais de esforo e energia para ajudar a aumentar o potencial motor, cognitivo e afetivo do aluno. Assim sendo, devemos estimular os jogos como fonte de aprendizagem.

O texto apresenta, que por meio da brincadeira que a criana reinventa o mundo, libera suas atividades e fantasias, comeando a compreender como as coisas funcionam, o que pode ou no ser feito. Nesse contexto que elas expressam o que teriam dificuldades de colocar em palavras. A autora afirma que o professor uma pea importante neste tipo de aprendizagem, ou seja, a formao ldica possibilita conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades, desbloquearem resistncia e ter uma

viso clara, sobre a importncia do jogo e do brinquedo para a vida da criana, do jovem e do adulto. (SANTOS 1997: KISHIMOTO, 1999). Portanto, observamos que a educao ldica importante no currculo escolar, porm existem profissionais que no tiram proveito desta situao, esquecendo que o brincar mais uma maneira para auxiliar a fornecer limites, estabelecer liberdade, conviver com regras, a tornar-se cidado pleno.

REFERENCIA

DE MELO Belane Rodrigues A importncia da brincadeira como recurso de aprendizagem texto p. 0 a 11

Potrebbero piacerti anche