Sei sulla pagina 1di 8

Soninho

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmisso de doenas.

Garanta que entre os colchonetes haja meio metro de distncia. Disponha os bebs em posies opostas: a cabea de um no deve car prxima do outro. Assegure que todos tenham fronha e lenis prprios e identicados, assim como chupetas e paninhos. Auxilie as crianas a fazer a higiene nasal antes de dormir. Lave as chupetas aps o uso com gua e detergente e guarde-as em potes individuais. Amarr-las s roupas anti-higinico.

Troca da fralda

Lave as mos antes e depois, evitando a contaminao prpria e entre os bebs. Eles tambm devem ter as mos lavadas, pois existe a chance de tocarem nas secrees enquanto so limpos e trocados.

Mantenha o cesto de lixo (com pedal) prximo e descarte as fraldas sujas to logo sejam retiradas. Evite fraldas de pano. difcil acondicionar as usadas para que sejam enviadas casa das crianas. A pr-lavagem tambm no recomendada, pois h o risco de contaminao. Limpe o colchonete sempre antes e depois de cada troca com gua e sabo. Outro procedimento possvel forr-lo com uma toalha de uso individual (que deve ser substituda todos os dias) e, sobre ela, colocar papel toalha. Use luvas descartveis s se houver machucados na criana ou em voc. Mesmo assim, lave bem as mos antes e depois.

Banho
Garanta o uso de toalhas individuais, que devem ser penduradas em cabideiros, identicadas e separadas umas das outras. A lavagem pode ser feita na casa das crianas ou na creche a cada dois ou trs dias ou sempre que houver a necessidade. Assegure que os pentes tambm sejam de uso individual e guarde-os em bolsas identicadas. Se o beb estiver com a fralda muito suja, remova as fezes com lenos umedecidos ou gua corrente e s ento coloque-o na banheira. Banhe os pequenos com as mos. Buchas e esponjas podem machucar ou transmitir doenas. Lave a banheira com gua e detergente depois de cada banho.

Escovao
Para supervisionar a escovao da turma inteira, forme grupos com no mximo cinco integrantes. Auxilie as crianas a escovar os dentes, orientando os movimentos. Ensine aos pequenos que as escovas so de uso pessoal e descarte as que eventualmente forem trocadas entre eles. Os porta-escovas devem ser individuais e identicados e permitir que elas permaneam secas e arejadas. Para enxaguar a boca, cada criana deve usar o prprio copo plstico. Troque as escovas de dente a cada trs ou quatro meses.

Lavagem das mos


Lave as mos com gua e sabonete em abundncia e ensine as crianas a fazer o mesmo ao chegar creche, antes das refeies, depois de ir ao banheiro ou de trocar a fralda e na volta do parque. A limpeza deve incluir as palmas, os dorsos, todos os dedos, as unhas e os punhos. Para a secagem, d preferncia a toalhas de papel descartveis. Se apenas as de tecido estiverem disponveis, garanta que sejam para uso individual. Nesse caso, fundamental que sejam trocadas com frequncia a m de serem lavadas e secas antes de serem usadas novamente. Combine com todos os prossionais da creche envolvidos no preparo e na manipulao dos alimentos servidos que eles lavem as mos em pias especcas para a tarefa. Oriente a comunidade o que inclui os pais dos bebs a limpar as mos ao entrar na creche, com gua e sabo ou com lcool gel.

Alimentao
Deixe os alimentos esfriar temperatura ambiente. No assopre, pois isso aumenta a chance de contaminaes. Identique as mamadeiras com o nome dos bebs. Leve as crianas para o refeitrio em grupos pequenos, evitando que quem aglomeradas enquanto se alimentam. Assim, todas podem aproveitar o momento e receber ajuda para aprender hbitos mesa, como se servir e usar talheres. Reserve um espao para que as mes amamentem os bebs, distante dos locais de troca de fralda e de banho. Certique-se de que todos lavem as mos antes das refeies, inclusive os bebs que tomam mamadeira ou mamam no peito.

Retirada das fraldas


Garanta que as crianas usem penicos, vasos de tamanho adequado ou com tampas adaptadas. Estabelea uma rotina de vrias idas ao banheiro para que os pequenos se acostumem. Os penicos devem ser colocados sempre no banheiro, distantes do vaso sanitrio e do cesto de lixo. O fundo deles deve ser forrado com papel higinico. Terminado o uso, o contedo precisa ser despejado no vaso, e o objeto, lavado. Ajude as crianas a se limpar com papel higinico (ou chuveirinho, se necessrio), bem como a lavar as mos em seguida.

Atividades
Diariamente, solicite que a equipe de limpeza higienize os brinquedos depois de a crianada us-los. Coloque os materiais, a cada perodo de atividades, em um gaveteiro plstico, a ser retirado pelos funcionrios. Assim, todos podero ser lavados com gua e sabo e colocados para secar ao ar livre. Enquanto isso, os pequenos podero usar uma nova leva de brinquedos. Assegure a ventilao dos ambientes que os pequenos frequentam, bem como a alternncia entre momentos de atividades internas e externas, evitando que as crianas passem longos perodos em um nico ambiente fechado, o que aumenta a chance de transmisso de males como gripes, resfriados e infeces.

Potrebbero piacerti anche