Sei sulla pagina 1di 6

BuscaLegis.ccj.ufsc.

br

Discriminao social, racial e de gnero no Brasil


Cristina Baida Baccari

O racismo e a discriminao a qualquer ttulo so abominveis aos olhos daqueles que vivem a verdadeira humanidade e que tratam aos outros com igualdade, respeito e amor independente da cor, da raa, do sexo, da idade, da profisso, etc... O Brasil um pas de cultura escravocrata e com grande miscigenao de raas, fatores estes que contriburam para a existncia de diversidades de culturas, valores e crenas. Somando-se a isso encontramos as desigualdades oriundas dos vrios anos de explorao econmica do proletariado, aos 350 anos de escravido negra e da subseqente abolio sem a acolhida no mercado de trabalho dos negros e sem que fossem propiciadas as condies mnimas para eles subsistissem; alm das desigualdades relativas s mulheres, aos idosos e s crianas, que tambm foram oprimidos durante a longa conquista da cidadania no Brasil. O Ministrio do trabalho lanou um documento chamado: " Brasil, Gnero e Raa" em que distingue Racismo, Preconceito, Esteretipo e Discriminao. Racismo [1] a ideologia que postula a existncia de hierarquia entre grupos humanos, que no caso em tela pode ser traduzida na pretenso da existncia de uma certa hierarquia entre negros e brancos. Segundo Ferreira [2], o racismo a doutrina que sustenta a superioridade de certas raas, podendo representar ainda o preconceito ou discriminao em relao indivduos considerados de outras raas. Preconceito [3] uma indisposio, um julgamento prvio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por esteretipos. Compulsando a obra de Ferreira [4] aprendemos que preconceito uma idia pr-concebida ou mais precisamente, a suspeita, a intolerncia e a averso a outras raas religies e credos. O Esteretipo [5] consiste em um atributo dirigido a determinadas pessoas e grupos que funciona como uma espcie de carimbo ou rtulo, que retrata um pr-julgamento. As pessoas rotuladas so sempre tratadas e vistas de acordo com o carimbo que recebem em detrimento de suas verdadeiras qualidades.

A Discriminao [6] a denominao atribuda a uma ao ou omisso violadora do direito das pessoas com base em critrios injustificados e injustos tais como: raa, sexo, idade, crena, opo religiosa, nacionalidade, etc... FERREIRA [7] define a discriminao como sendo o tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc... O racismo crime inafianvel e imprescritvel segundo o art. 5 inciso XLII da Constituio Federal, o qual ganhou efetividade atravs das leis ns. 7.716/89 e 9.459/97 e do livre acesso justia assegurado constitucionalmente, bem como da assistncia judiciria gratuita. A discriminao ocorre com maior freqncia contra a raa negra e mais precisamente em relao aos negros pobres, se agravando contra as mulheres, crianas e idosos negros e pobres. Embora haja na nossa legislao diversas fontes e recursos de combate contra a discriminao e o racismo para que haja eficcia nessa batalha, necessrio a existncia de uma conscincia [8]. Faz-se mister que aqueles que so discriminados estejam conscientes da discriminao sofrida e reajam de forma inequvoca contra seus discriminadores, inclusive denunciando-os justia. Por outro lado, necessrio que o povo brasileiro crie uma conscincia das discriminaes que existem no Brasil, eis que, comumente a sociedade nega a ocorrncia de discriminaes atribuindo eventuais casos que caem no domnio pblico a comportamentos isolados de pessoas inescrupulosas. Ocorre que, as discriminaes existem e so reais e devem ser encaradas como fatos concretos que precisam ser combatidos e resolvidos, no bastando a mera maquiagem da realidade que por si s discriminatria e corrobora para o crescimento do preconceito, do racismo, dos esteretipos e das discriminaes sociais. A Declarao Universal dos Direitos Humanos [9] em seu artigo I, preconiza que: "todos nascem livres e iguais em direitos e dignidade e que sendo dotados de conscincia e razo devem agir de forma fraterna em relao aos outros." A Constituio da Repblica Federativa do Brasil [10] consagra referidos princpios (igualdade, liberdade, fraternidade) no artigo 5.: "Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:" Nesse dispositivo constitucional est inserido o princpio da isonomia que significa que todos (brasileiros e estrangeiros, brancos e negros, adultos, idosos e crianas, homens e mulheres, ricos e pobres,) so iguais perante a Lei, sem qualquer distino.

H que se ressaltar aqui a "impreciso" dos legisladores que ao desejarem alcanar a perfeio e cercar de proteo toda a populao brasileira, se olvidaram dos estrangeiros que vem ao pas temporariamente, seja a turismo ou a trabalho. Entretanto, por extenso os Tribunais tem assegurado a eles todos os direitos e garantias fundamentais de nossa Carta Magna e da Declarao Universal dos Direitos Humanos. Os principais direitos humanos fundamentais so a vida, a liberdade, a igualdade, a segurana e a propriedade. A igualdade em nossa legislao no est restrita ao gnero masculino, para todos, independente de sexo: "CF/88. Art. 5... I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio." Ao ler esse artigo que trata do direito de igualdade das mulheres lembramos da conquista da cidadania feminina, da igualdade de direitos e deveres existente entre homens e mulheres, da proibio da discriminao em razo do sexo(gnero), do direito de acesso aos cargos pblicos pelas mulheres e da garantia que a classe feminina ganhou para escolher e exercer livremente toda e qualquer profisso. Na mesma esteira de pensamento e proteo, a Constituio Federal de 1988, conhecida como Constituio Cidad, estabeleceu a proibio da tortura e da humilhao de todo e qualquer indivduo, independente de sexo, raa, cor, idade, etc... "Art, 5... III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;" Reconhecendo que o Brasil um pas de muitas faces, com diversas religies, culturas e povos, cada qual preservando suas crenas especficas e em respeito a essa diversidade, os legisladores asseguraram constitucionalmente a liberdade de crena e de culto religiosa, ratificando os dizeres da Declarao Universal dos Direitos Humanos. "Art 5... VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias;" A f um direito precioso que est atrelado aos valores de cada ser humano e muitas vezes confunde-se com sua prpria identidade e motivao para viver. No haveria liberdade e igualdade, nem exerccio pleno da cidadania e to pouco direito de expresso se houvesse represso ao direito de crena e culto religioso.

Por outro lado, existia o perigo, iminente, da retaliao aos que manifestassem suas crenas e realizassem seus cultos e para resolver a questo os constituintes preconizaram: "Art.5... VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei;" Destarte, se algum por motivos de crena religiosa, convico filosfica ou poltica estiver impossibilitado de cumprir obrigao legal, no precisar se privar de suas crenas e convices mas dever cumprir prestao alternativa.Ex: Os protestantes de stimo dia que no votarem aos sbados devero justificar sua ausncia ou ento pagar a multa. Pensar em igualdade e combate discriminao envolve a proteo privacidade, dignidade e honra. cedio que o tempo no retroage e que as feridas ainda que cicatrizem, deixam marcas que podem ser permanentes, marcas estas que retratam a dor moral que surge quando o ser humano tem sua privacidade, honra e dignidade atingidas pelo preconceito e pela discriminao. A dor moral no tem remdio mas pode ser aliviada, compensada pela punio do autor do ato ilcito, compensao esta que traz um certo alvio para quem recebe a indenizao e cobe o infrator para que no reincida em suas infraes. A indenizao por danos morais, bem como a por danos materiais est claramente disciplinada na Constituio de 1988, no art. 5, X : "Art 5... X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;" Observe ainda que a CF/88, artigo. 3, ao dispor sobre os objetivos fundamentais do Estado afirma categoricamente que so objetivos da Repblica Federativa do Brasil: ?A construo de uma sociedade livre, justa e solidria; ?Assegurar o desenvolvimento nacional; ?Erradicar a pobreza e a marginalizao, alm de reduziras desigualdades sociais e regionais;

?Promover o "bem de todos" (no fala em bem comum), sem preconceito de raa, sexo, cor, idade, nvel cultural, nacionalidade ou qualquer outra espcie de preconceito, combatendo a discriminao. Fica claro que o Brasil tem interesse em combater o racismo e toda e qualquer espcie de discriminao para construir um pas mais justo e solidrio, onde os cidados participem ativamente do governo, seja atravs de seus representantes, seja atravs da fiscalizao e do controle das aes dos polticos e governantes. O combate ao racismo e a discriminao devem estar presentes na conscincia do povo brasileiro, inclusive a nvel internacional, isto , em suas relaes no exterior e em seu relacionamento com os estrangeiros (art.4 da CF/88) eis que dentre os objetivos da poltica brasileira nas relaes internacionais destacam-se a Prevalncia dos Direitos Humanos; a Igualdade entre os Estados, a Defesa da Paz e o Combate ao Racismo e ao terrorismo, bem como a Integrao econmica, social poltica e cultural com os povos da Amrica Latina (Mercosul). Observa-se, entretanto, que apesar de toda a legislao e facilidades de acesso justia, o preconceito e a discriminao continuam a existir e ferir injustamente os negros, afrodescendentes, as mulheres, os idosos, as crianas, os pobres e miserveis. A tratar da discriminao e preconceito racial, Valente [11] nos lembra que: "...em todo lugar e a todo momento, atitudes de preconceito e de discriminao acontecem. Mas as pessoas fingem no ver e preferem no discutir esse fato. As conversas sobre o assunto so evitadas. No Brasil comum ouvir-se: Aqui no temos esse tipo de problema! Brancos, ndios e negros vivem na mais perfeita harmonia!" Conclui-se que no basta haver uma legislao protetiva, acesso justia e diversas aes afirmativas que tenham por objetivo combater o preconceito e a discriminao, necessrio falar sobre o assunto, conscientizar a populao de que o preconceito e a discriminao existem e de que no so corretos, nem normais e que aqueles que praticam a discriminao devem ser denunciados e punidos. O silncio e a aceitao da discriminao como fato natural, alm de conduzir impunidade, retratam o conformismo e retardam a conquista efetiva da cidadania dos discriminados.

[1] Brasil, Gnero e Raa. Ministrio do Trabalho. In: http://www.mp.os.gov.br [2] FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda, Mini-Aurlio sculo XXI: O Mini Dicionrio da Lngua Portuguesa, coord. ANJOS, Margarida dos e FERREIRA, Marina Baird et aut. 4 ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 2.000.p. 578.

[3] Brasil, Gnero e Raa. Ministrio do Trabalho. In: http://www.mp.os.gov.br [4] FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda, Mini-Aurlio sculo XXI: O Mini Dicionrio da Lngua Portuguesa, coord. ANJOS, Margarida dos e FERREIRA, Marina Baird et aut. 4 ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 2.000.p. 551. [5] Brasil, Gnero e Raa. Ministrio do Trabalho. In: http://www.mp.os.gov.br [6] Brasil, Gnero e Raa. Ministrio do Trabalho. In: http://www.mp.os.gov.br [7] FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda, Mini-Aurlio sculo XXI: O Mini Dicionrio da Lngua Portuguesa, coord. ANJOS, Margarida dos e FERREIRA, Marina Baird et aut. 4 ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 2.000, p. 239. [8] SILVA, Zacarias Anselmo da Combate ao racismo, ao preconceito e discriminao social. Natal/RN, 2.001 in http://www.mp.pr.gov.br/gt_racismo/artigos_doutrina/combate_racismo.pdf , acesso em 24/03/2005 s 23hs20. [9] Declarao Universal dos Direitos Humanos. [10] Constituio da Repblica Federativa do Brasil.8 ed.So Paulo: Revista dos Tribunais,2003 [11] VALENTE, Ana Lucia E. F., Ser negro no Brasil hoje.11ed. rev. e amp.Coleo Polmica.So Paulo: Moderna, 1994, p.07.

Disponvel em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1991/Discriminacao-socialracial-e-de-genero-no-Brasil Acesso em: 26/05/09

Potrebbero piacerti anche