Sei sulla pagina 1di 44

Medium voltage products

Vmax Disjuntores de mdia tenso a vcuo IEC: ... 17,5 kV; ... 1.250 A; ... 31,5 kA ANSI: ... 15 kV; ... 1200 A; ... 31,5 kA

ndice

2 10 24 28 33

1. Descrio 2. Escolha e pedido 3. Caractersticas especficas do produto 4. Dimenses gerais 5. Esquema eltrico de circuito

1. Descrio

Tcnica de interrupo a vcuo Contatos a vcuo protegidos contra a oxidao e contaminao Funcionamento em diferentes condies climticas Limitada energia de manobra Comando com acmulo de energia, com dispositivo antifecho de srie Fcil personalizao com uma ampla gama de acessrios Verso xa e extravel Dimenses compactas Ampolas a vcuo vedadas para a vida operativa Robustez e conabilidade 10.000 manobras com manuteno regular Extrao e insero do disjuntor com a porta fechada Preveno contra manobras erradas e perigosas graas presena de bloqueios especcos no comando e no carro

Informaes gerais
Os novos disjuntores Vmax representam a sntese da j afirmada tecnologia da ABB no projeto e na realizao de ampolas a vcuo e da excelncia no design, no engineering e na produo de disjuntores. Os disjuntores de mdia tenso Vmax so constitudos por um monobloco isolante, no qual ficam alojadas trs ampolas a vcuo. O monobloco e o comando so fixados numa armao. A ampola a vcuo aloja os contatos e constitui a cmara de interrupo.

Interrupo da corrente no vcuo


O disjuntor a vcuo no precisa de um meio de interrupo e isolante. De fato, a ampola no contm material ionizvel. No momento da separao dos contatos gera-se de qualquer maneira um arco eltrico, constitudo exclusivamente pela fuso e vaporizao do material dos contatos. O arco eltrico permanece sustentado pela energia externa at a corrente ser anulada nas proximidades do zero natural. Neste instante, a reduo brusca da densidade de carga transportada e a rpida condensao do vapor metlico, conduzem a um restabelecimento extremamente rpido das propriedades dieltricas. A ampola a vcuo readquire assim a capacidade isolante e a capacidade de sustentar a tenso transitria de retorno, extinguindo o arco definitivamente. Visto que no vcuo possvel atingir uma elevada rigidez dieltrica, mesmo com distncias mnimas, a interrupo do circuito tambm garantida quando a separao dos contatos acontece poucos milsimos de segundo antes de a corrente passar pelo zero natural.

Botes e indicadores mecnicos para as verses IEC

Vmax/L em conformidade com as normas IEC

Botes e indicadores mecnicos para as verses ANSI

A geometria especial dos contatos e o material empregado, juntamente com a durao reduzida do arco e com a sua baixa tenso, garantem um desgaste mnimo dos contatos e uma longa durao. O vcuo tambm impede a sua oxidao e contaminao.

A estrutura
O comando, o monobloco e as ampolas so fixados numa armao metlica que tambm exerce a funo de suporte para o disjuntor na verso fixa. A estrutura compacta garante solidez e confiabilidade mecnica. Alm dos contatos de isolamento e do cabo com tomada para a ligao dos circuitos auxiliares, a verso extravel complementada pelo carro para a insero e extrao com a porta fechada.

Comando tipo EL
A baixa velocidade dos contatos, aliada excurso reduzida e pequena massa, limitam a energia necessria para a manobra, garantindo um desgaste extremamente reduzido do sistema. Desta maneira, o disjuntor necessita de uma manuteno limitada. Os disjuntores Vmax utilizam um comando mecnico com acmulo de energia e disparo livre. Estas caractersticas permitem manobras de abertura e fechamento independentes da ao do operador. O comando mecnico de simples concepo e emprego, podendo ser personalizado com uma ampla gama de acessrios instalveis fcil e rapidamente. Esta simplicidade traduz-se numa maior confiabilidade do aparelho.

Verses disponveis
Os disjuntores Vmax esto disponveis nas verses fixa e extravel com comando frontal. A verso extravel est disponvel para quadros UniGear ZS1 de 550 mm de largura e para mdulos PowerCube de 600 mm de largura. Est disponvel uma verso fixa especial para o quadro UniGear 500R. Nota: todos os quadros acima citados esto em conformidade exclusivamente com as normas IEC.

1. Descrio

Princpio de interrupo das ampolas ABB


Em uma ampola a vcuo, o arco eltrico comea no instante da separao dos contatos, permanecendo at a corrente passar pelo zero, e pode ser afetado pelo campo magntico. Arco difundido ou arco contrado no vcuo Aps a separao dos contatos, tem-se a formao de pontos individuais de fuso na superfcie do ctodo. Isso provoca a formao de vapores metlicos que suportam o arco. O arco difundido caracteriza-se pela expanso na superfcie do contato e pela solicitao trmica uniformemente distribuda. No valor nominal de corrente da ampola a vcuo, o arco eltrico sempre do tipo difundido. A eroso do contato

muito pequena e o nmero de interrupes muito alto. Quando o valor da corrente interrompida aumenta (ultrapassando o valor nominal), o arco eltrico tende a se transformar de difundido a contrado pelo efeito Hall. Partindo do nodo, o arco se contrai e, gradualmente com o aumento da corrente, tende a se concentrar. Na rea em questo tem-se um aumento da temperatura com consequente stress trmico do contato. Para evitar o superaquecimento e a eroso dos contatos, o arco mantido em rotao. Com a rotao, o arco passa a ser semelhante a um condutor mvel atravs do qual a corrente passa. Geometria em espiral dos contatos das ampolas a vcuo da ABB A geometria especial dos contatos em espiral cria um campo magntico radial em cada zona da coluna do arco concentrada nas circunferncias dos contatos.

Arco difundido

Contrao no nodo

Contrao no nodo e no ctodo

Desenho esquemtico da transio de arco difundido a arco contrado em uma ampola a vcuo

Geometria do contato com campo magntico radial com um arco rodando no vcuo

Tem-se a autogerao de uma fora eletromagntica que atua tangencialmente, provocando uma rotao rpida do arco ao redor do eixo dos contatos. Desta maneira, o arco obrigado a rodar e atingir uma superfcie mais ampla se comparada com a atingida por um arco contrado fixo. Tudo isso, alm de limitar ao mnimo o stress trmico dos contatos, torna a eroso dos contatos insignificante e, sobretudo, permite controlar o processo de interrupo mesmo com correntes de curto-circuito muito elevadas. As ampolas a vcuo da ABB so do tipo com corrente zero e isentas de reignio. A rpida reduo da densidade de corrente e a rpida condensao dos vapores metlicos simultaneamente ao instante zero de corrente, permitem restabelecer a mxima rigidez dieltrica entre os contatos da ampola em poucos milsimos de segundo.

1 2 3 4 5

6 7 8 9

Corrente de curto-circuito Corrente, tenso Tenso do arco Tenso do sistema Interrupo da corrente de curto-circuito

10

Tempo Separao dos contatos Tenso de retorno (frequncia do sistema) Tenso transitria de retorno (TRV) (alta frequncia)

1 Terminal 2 Proteo antitoro 3 Fole metlico 4 Invlucro da ampola 5 Blindagem 6 Isolador cermico 7 Blindagem 8 Contatos 9 Terminal 10 Invlucro da ampola

Andamentos da corrente e da tenso em uma fase individual durante a interrupo no vcuo

Ampola a vcuo

1. Descrio

Campos de emprego
Os disjuntores Vmax so utilizados na distribuio eltrica para proteger cabos, subestaes de distribuio e transformao, motores, transformadores, geradores e bancos de capacitores.

Normas e homologaes
Os disjuntores Vmax esto em conformidade com as normas IEC 62271-100, CEI-EN 62271 (fascculo 1375), ANSI/ IEEE C37.54-C37.09-C37.04-C37.55, e com as normas dos principais pases industrializados. Os disjuntores Vmax foram submetidos aos testes indicados a seguir e garantem a segurana e confiabilidade da aparelhagem em servio em todas as instalaes. Testes de tipo: aquecimento, resistncia de isolamento frequncia industrial, resistncia de isolamento de impulso atmosfrico, resistncia corrente de curta durao e de pico, durao mecnica, capacidade de fechamento e de interrupo. Testes individuais: isolamento com tenso de frequncia industrial dos circuitos principais, isolamento dos circuitos auxiliares e de comando, medio da resistncia dos circuitos principais, funcionamento mecnico e eltrico.

Segurana de funcionamento
Graas gama completa de bloqueios eltricos e mecnicos (disponveis a pedido), com os disjuntores Vmax possvel realizar quadros de distribuio seguros. Os dispositivos de bloqueio foram concebidos para impedir operaes erradas e permitir a inspeo das plantas, garantindo a mxima segurana para o operador. Os bloqueios com chave ou cadeados habilitam manobras de abertura e fechamento e/ou de insero e extrao. O dispositivo de extrao com porta fechada permite extrair ou inserir o disjuntor no quadro s com a porta fechada. Bloqueios anti-insero impedem a insero de disjuntores com valores diferentes de corrente nominal e a manobra de insero com o disjuntor fechado.

Acessrios
Os disjuntores Vmax dispem de uma gama completa de acessrios que permite satisfazer todas as exigncias de instalao. O comando apresenta uma gama padronizada de acessrios e peas de reposio fceis de identificar e encomendar. A instalao dos acessrios feita comodamente pela parte frontal do disjuntor. A ligao eltrica feita com conectores tomada-soquete. O uso, a manuteno e a operao do aparelho so simples e exigem um emprego limitado de recursos.

Comando
O comando dos disjuntores Vmax de simples concepo e emprego, podendo ser personalizado com uma ampla gama de acessrios instalveis fcil e rapidamente. Esta simplicidade traduz-se numa maior confiabilidade do aparelho. O comando com acmulo de energia e com dispositivo antifecho montado de srie; tambm est equipado com bloqueios adequados para impedir manobras erradas. Todas as sequncias de manobra s podem ser feitas se forem respeitadas todas as condies que garantem a sua execuo correta. Os acessrios so idnticos para todos os tipos de disjuntores Vmax. Para facilitar a instalao e substituio dos acessrios, esto previstas sedes de montagem com referncias fixas adequadas.

1. Descrio

Comandos de elevada conabilidade porque caracterizados por um nmero reduzido de componentes Manuteno extremamente reduzida e simples Os acessrios so comuns a toda a gama Os acessrios eltricos so fcil e rapidamente instalveis ou substituveis graas cablagem predisposta com conectores tomada-soquete prprios

Dispositivo antifecho mecnico previsto de srie Alavanca de carga das molas de fechamento incorporada Bloqueio por chave com disjuntor aberto Proteo nos botes de abertura e fechamento para manobra com ferramenta especial Bloqueio com cadeados dos botes de manobra

Comando do disjuntor (botes e indicadores mecnicos em conformidade com as normas IEC) F

M N A

L I H G

C D

B E

A B C D E F G

Contatos auxiliares aberto/fechado Motor de engrenagens para a carga das molas de fechamento Alavanca de carga das molas de fechamento incorporada Indicador mecnico de disjuntor aberto/fechado Contador de operaes mecnico Conectores tomada-soquete dos acessrios eltricos Indicador de molas de fechamento carregadas/descarregadas

H Rels de servio (rel de abertura, rel de fechamento, rel de mnima tenso) I Boto de fechamento L Boto de abertura M Rel de abertura suplementar N m de bloqueio no comando O Contato de sinalizao de molas de fechamento carregadas/descarregadas

Documentao tcnica
Para aprofundar os aspectos tcnicos e aplicativos dos disjuntores Vmax, solicite as seguintes publicaes: Quadros UniGear ZS1 cd. 1VCP000138 Unidades REF542 plus cd. 1VTA100001 PowerCube cd. 1VCP000091

Sistema de qualidade
Em conformidade com as normas ISO 9001, certificado por uma entidade externa independente.

Laboratrio de ensaios
Em conformidade com as normas UNI CEI EN ISO/IEC 17025, homologado por uma entidade externa independente.

Sistema de gesto ambiental


Em conformidade com as normas ISO 14001, certificado por uma entidade externa independente.

Sistema de gesto da sade e segurana


Em conformidade com as normas OHSAS 18001, certificado por uma entidade externa independente.

2. Escolha e pedido

Caractersticas gerais dos disjuntores xos para:


instalao independente quadros ABB UniGear 500R

Disjuntor Verso fixa Verso fixa para quadros ABB UniGear 500R IEC 62271-100 Normas CEI EN62271-100 (fasc. 7642) C37.54 - C37.09 - C37.04 - C37.55 Marca UL para Componentes Reconhecidos Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Frequncia nominal Corrente nominal (40 C) Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito) Ur [kV] Us [kV] Ud (1 min) [kV] Up [kV] fr [Hz] Ir [A]

Isc [kA]

Corrente nominal suportvel de curta durao (3 s)

Ik [kA]

Equipamento de srie dos disjuntores fixos ( )


1

As verses bsicas dos disjuntores fixos so tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL indicador mecnico de molas de fechamento carregadas/ descarregadas indicador mecnico de disjuntor aberto/fechado boto de fechamento boto de abertura contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/ fechado (2) alavanca para a carga manual das molas de fechamento bloco de terminais de suporte dos circuitos auxiliares.

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Sequncia de manobras Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3 - CO - 15 - CO] [O - 0,3 - CO - 3 - CO] [ms] [ms] [ms] [ms] H [mm/in] L [mm/in] P [mm/in]
L P

Dimenses gerais mximas Peso

Distncia entre os polos I [mm/in] [kg/lb] 1VCD [C] IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC 62271-1

Tabela normalizada das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

(*) Verso no disponvel para venda avulsa; estes interruptores esto disponveis somente se integrados no quadro ABB UniGear 500R

(1) Para o equipamento de srie do disjuntor Vmax/F, consulte o catlogo UniGear 500R. (2) A aplicao do rel de abertura e/ou do rel de abertura suplementar requer o emprego de um e/ou dois contatos auxiliares de fechamento (normalmente abertos), reduzindo assim o nmero de contatos auxiliares disponveis.

10

Vmax 12 12 12 28 75 50-60 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 33,5 ... 60 10 ... 15 43,5 ... 75 45 ... 80 496 416 421 133 77 003279 -5 ... +40 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 630 16 20 25

Vmax 17 17,5 17,5 38 95 50-60 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 630 25 31,5 25 31,5 63 80

Vmax/F 12 (*) 12 12 28 75 50-60 1250 25 31,5 25 31,5 63 80 2000 25 31,5 25 31,5 63 80 630 25 31,5 25 31,5 63 80

Vmax/F 17 (*) 17,5 17,5 38 95 50-60 1250 25 31,5 25 31,5 63 80 33,5 ... 60 10 ... 15 43,5 ... 75 45 ... 80 543 516 562 133 80 003558 543 416 461 133 77 003516 -5 ... +40 543 516 562 133 80 003558 2000 25 31,5 25 31,5 63 80

Vmax 15 15 15 36 (a 60 Hz) 95 60 1200 25 (3 ciclos) 31,5 (3 ciclos) 25 (2 s) 31,5 (2 s) 65 82 27 ... 32,5 10 ... 17,5 <50 45 ... 80 534/21,02 416/16,38 456/17,95 133/5,24 77/169,40 003279 -30 ... +40 -

31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 -

33,5 ... 60 10 ... 15 43,5 ... 75 45 ... 80 534 416 456 133 77 003279 -5 ... +40

33,5 ... 60 10 ... 15 43,5 ... 75 45 ... 80 543 416 461 133 77 003516 -5 ... +40

11

2. Escolha e pedido

Caractersticas gerais dos disjuntores extraveis para:


quadros UniGear (largura 550 mm) mdulos PowerCube PB1 (largura 600 mm)

Disjuntor Emprego em quadro/invlucro IEC 62271-100 Normas CEI EN62271-100 (fasc. 7642) C37.54 - C37.09 - C37.04 - C37.55 UL Listed Tenso nominal Tenso nominal de isolamento Tenso suportvel a 50 Hz Tenso de impulso suportvel Frequncia nominal Corrente nominal (40 C) Capacidade de interrupo nominal (corrente nominal simtrica de curto-circuito) Ur [kV] Us [kV] Ud (1 min) [kV] Up [kV] fr [Hz] Ir [A]

Isc [kA]

Corrente nominal suportvel de curta durao (3 s)

Ik [kA]

Equipamento de srie dos disjuntores extraveis As verses bsicas dos disjuntores extraveis so tripolares e equipadas com: comando manual do tipo EL indicador mecnico de molas de fechamento carregadas/ descarregadas indicador mecnico de disjuntor aberto/fechado boto de fechamento boto de abertura contador de operaes conjunto de dez contatos auxiliares de disjuntor aberto/ fechado (1) alavanca para a carga manual das molas de fechamento contatos de isolamento cabo com conector (s tomada) para circuitos auxiliares, com pino de contraste que impede a introduo da tomada no soquete se a corrente nominal do disjuntor for diferente da corrente nominal do painel alavanca de extrao/insero (a quantidade deve ser definida em funo do nmero de aparelhos pedidos) eletrom de bloqueio no carro (-RL2). Impede a insero do disjuntor no painel se os circuitos auxiliares estiverem desligados (tomada no introduzida no soquete).

Capacidade de fechamento

Ip [kA]

Sequncia de manobras Durao de abertura Durao do arco Durao total de interrupo Durao de fechamento
I I

[O - 0,3" - CO - 15" - CO] [O - 0,3" - CO - 3' - CO] [ms] [ms] [ms] [ms] H [mm/in] L [mm/in] P [mm/in]
L P

Dimenses gerais mximas Peso

Distncia entre os polos I [mm/in] [kg/lb] 1VCD [C] IEC: 60068-2-30, 60721-2-1 IEC 62271-1

Tabela normalizada das dimenses Temperatura de funcionamento Tropicalizao Compatibilidade eletromagntica

(1) A aplicao do rel de abertura e/ou do rel de abertura suplementar requer o emprego de um e/ou dois contatos auxiliares de fechamento (normalmente abertos), reduzindo assim o nmero de contatos auxiliares disponveis.

12

Vmax/L 12 UniGear 550 12 12 28 75 50-60 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 33,5 ... 60 10 ... 15 43,5 ... 75 45 ... 80 665 461 665 150 98 003334 -5 ... +40 665 461 665 150 98 665 461 665 150 98 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

Vmax/L 17 UniGear 550 17,5 17,5 38 95 50-60 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 33,5 ... 60 10 ... 15 43,5 ... 75 45 ... 80 665 461 665 150 98 003334 -5 ... +40 665 503 662 150 98 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

Vmax/W 12 PowerCube 12 12 28 75 50-60 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 33,5 ... 60 10 ... 15 10 ... 17,5 45 ... 80 665 503 662 150 98 003280 -5 ... +40 665 503 662 150 98 630 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80

Vmax/W 17 PowerCube 17,5 17,5 38 95 50-60 1250 16 20 25 31,5 16 20 25 31,5 40 50 63 80 33.5 ... 60 10 ... 15 43,5 ... 75 45 ... 80 665 503 662 150 98 003280 -5 ... +40

Vmax/W 15 PowerCube (a pedido) 15 15 36 (a 60 Hz) 95 60 1200 25 (3 ciclos) 31,5 (3 ciclos) 25 (2 s) 31,5 (2 s) 65 82 27 ... 32,5 10 ... 17,5 <50 45 ... 80 665/26,18 503/19,80 662/26,06 150/5,91 98/215,60 003280 -30 ... +40 -

13

2. Escolha e pedido
Acessrios opcionais
Os acessrios identificados pelo mesmo nmero so alternativos entre si (as figuras referem-se aos rels de servio da verso IEC) 1 Rel de abertura (-MO1) 2 Rel de abertura suplementar (-MO2)

Este rel permite comandar a abertura do aparelho distncia. O rel pode funcionar tanto em corrente contnua, como em corrente alternada. Este rel adequado tanto para o servio instantneo, como para o servio permanente. No caso de servio instantneo, a durao mnima do impulso de corrente deve ser de 150 ms.
Tabela 1 Un Limites de funcionamento 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 132 - 220 - 250 V CC-CA (50-60 Hz) MO1-MO2-MC 65 120% Un MU RL1 MO1-MO2 ( 1) Durao de funcionamento MO1-MO2 ( 2) MC MU Potncia absorvida no arranque (Ps) Durao do arranque Potncia de manuteno (Pc) Tenso de isolamento 35 85% Un 85 110% Un 33,5...60 ms 27...32,5 ms 45...80 ms 60...60 ms < 150 W 150 ms 3W 2000 V 50/60 Hz (por 1 min.)

Como acontece com o rel de abertura descrito acima, permite comandar a abertura do aparelho distncia e pode ser alimentado por um circuito completamente separado do rel -MO1. As caractersticas eltricas e de funcionamento so idnticas s do rel de abertura -MO1 (consulte a tabela 1).

(1) Todas as verses, com exceo de Vmax 15 kV e Vmax/W 15 kV. (2) Somente Vmax 15 kV e Vmax/W 15 kV.

14

Rel de mnima tenso (-MU)

O rel de mnima tenso realiza a abertura do disjuntor em caso de reduo signicativa ou ausncia de alimentao para o mesmo. Pode ser utilizado para o disparo distncia (mediante boto de tipo normalmente fechado), para o bloqueio no momento do fechamento ou para o controle da tenso nos circuitos auxiliares. O fechamento do disjuntor s possvel com o rel alimentado (o bloqueio do fechamento realizado mecanicamente). Em especial, quando o rel de mnima tenso est: desexcitado (no alimentado): impede o fechamento do disjuntor (se o disjuntor estiver aberto) e provoca a abertura do disjuntor (se o disjuntor estiver fechado) excitado (alimentado): permite o fechamento do disjuntor (se o disjuntor estiver aberto) e no provoca a abertura do disjuntor (se o disjuntor estiver fechado). O rel de mnima tenso pode ser fornecido para alimentao com tenso obtida a montante do disjuntor (e, portanto, independente do estado em que se encontra o disjuntor equipado com rel de mnima tenso) ou de uma fonte independente.

Se os rels de fechamento (-MC) e de mnima tenso (-MU) tiverem a mesma alimentao e o usurio quiser o religamento automtico do disjuntor assim que retorna a alimentao auxiliar, para evitar a falta de fechamento necessrio introduzir um atraso de 50 milsimos de segundo entre o instante do sinal de habilitao do rel de mnima tenso e a excitao do rel de fechamento. Quando a rede de alimentao do rel de mnima tenso puder car sujeita a interrupes ou quedas de tenso de curta durao, para evitar intervenes indesejveis, possvel retardar a interveno do rel de mnima tenso equipando-o com o temporizador eletrnico (ver o acessrio descrito no prximo ponto). Se a mnima tenso no for alimentada, o fechamento do disjuntor ca inibido mecanicamente e o disjuntor ca permanentemente no estado aberto; o disjuntor s poder manobrar novamente se a mnima tenso for desativada mecanicamente mediante o dispositivo de excluso mecnico de mnima tenso (ver o acessrio descrito mais adiante).

15

2. Escolha e pedido
Acessrios opcionais
Os acessrios identificados pelo mesmo nmero so alternativos entre si (as figuras referem-se aos rels de servio da verso IEC) 4 Rel de fechamento (-MC) 5 Temporizador eletrnico (-KT)

Este rel permite comandar o fechamento do aparelho distncia. O rel pode funcionar tanto em corrente contnua, como em corrente alternada. adequado tanto para o servio instantneo, como para o servio permanente. No caso de servio instantneo, a durao mnima do impulso de corrente deve ser de 150 ms. O rel alimentado permanentemente exerce a funo de antifecho eltrico. As caractersticas eltricas e de funcionamento so idnticas s do rel de abertura -MO1 (para o que se refere s caractersticas, consulte a tabela 1 na pg. 14).

O temporizador eletrnico deve ser montado fora do disjuntor. Permite a interveno do rel com tempos de retardo prefixados e regulveis. A utilizao do rel de mnima tenso temporizado indicada para evitar intervenes, quando a rede de alimentao do rel puder ficar sujeita a interrupes ou redues de tenso de curta durao. Se no estiver sendo alimentado, o fechamento do disjuntor ficar inibido. O temporizador deve ser associado ao rel de mnima tenso de mesma tenso do temporizador.
Caractersticas do temporizador

Un
Un

24...30 - 48 - 60 - 110...127 - 220...250 V


48 - 60 - 110...127 - 220...240 - V ~ 50/60 Hz

Tempo de abertura regulvel (rel + temporizador): 0,5-1-1,5-2-3 s

16

Dispositivo de excluso mecnico do rel de mnima tenso

O dispositivo de excluso mecnico do rel de mnima tenso um dispositivo mecnico que permite desativar a funo do rel de mnima tenso. Se desejar este acessrio, especifique a opo no momento de fazer o pedido porque a aplicao posterior feita pelo cliente no possvel. A desativao do rel de mnima tenso realiza-se por meio de um seletor apropriado de duas posies localizado no painel frontal de comando do disjuntor; o dispositivo de excluso permanece na posio selecionada enquanto o seletor for deslocado manualmente da posio de mnima tenso desativada posio de mnima tenso ativada (e vice-versa). Com o dispositivo de excluso colocado na posio mnima tenso desativada, o disjuntor comportase como se no tivesse o rel de mnima tenso; assim possvel fechar o disjuntor mesmo na ausncia de alimentao para o rel.

Com o disjuntor fechado, deslocando o seletor para a posio mnima tenso ativada, acontece o seguinte: a permanncia do disjuntor no estado fechado se a mnima tenso estiver excitada (alimentada) a abertura imediata do disjuntor se a mnima tenso estiver desexcitada (no alimentada). O dispositivo de excluso mecnico do rel de mnima tenso para o disjuntor necessrio especialmente quando: o disjuntor comanda/protege um transformador de MT/BT e o rel de mnima tenso recebe a alimentao do lado de BT, portanto, somente com o disjuntor fechado (sem o dispositivo de excluso de mnima tenso seria impossvel fechar o disjuntor e, assim, alimentar o rel de mnima tenso) o usurio quiser executar manobras manuais de abertura e fechamento de um disjuntor equipado com rel de mnima tenso, na posio de extrado e/ou com os circuitos auxiliares no alimentados. O dispositivo de excluso mecnico do rel de mnima tenso com rearme manual est sempre munido de contato auxiliar para a sinalizao eltrica de rel de mnima tenso desativado (-BB6). Nota: o dispositivo de excluso mecnico com rearme manual no pode ser fornecido, para o mercado italiano, para o ponto de entrega de energia a utilizador ligado em mdia tenso. De fato, a Norma CEI 0-16 probe a desativao permanente do rel de mnima tenso quando o mesmo for utilizado pela Proteo Geral para comandar a abertura do Dispositivo Geral.

17

2. Escolha e pedido
Acessrios opcionais
Os acessrios identificados pelo mesmo nmero so alternativos entre si (as figuras referem-se aos rels de servio da verso IEC) 7 Contatos auxiliares do disjuntor (-BB1; -BB2; -BB3)

Caractersticas gerais 660 V CA Tenso de isolamento segundo a norma VDE 0110. Grupo C 800 V CC Tenso nominal Tenso de teste Corrente mxima nominal Nmero de contatos Excurso dos contatos Fora de acionamento Resistncia Temperatura de armazenagem Temperatura de funcionamento Aumento de temperatura de contato Nmero de ciclos 24 V ... 660 V 2,2 kV 10 A 5 6 mm ... 7 mm 26 N 3 m 20C ... +120 C 20C ... +70 C 20 K 30.000

possvel obter a sinalizao eltrica de disjuntor aberto/ fechado com um grupo de 15 contatos auxiliares como alternativa aos 10 previstos de srie. Nota A aplicao do rel de abertura e/ou do rel de abertura suplementar requer o emprego de um e/ou dois contatos auxiliares de fechamento (normalmente abertos), reduzindo assim o nmero de contatos auxiliares disponveis.

Capacidade de interrupo ilimitada no caso de utilizao com fusvel em srie de 10 A Caractersticas eltricas Un 220 V CA 380 V CA 500 V CA 660 V CA Cos = 0,7 Cos = 0,7 Cos = 0,7 Cos = 0,7 1 ms 24 V CC 15 ms 50 ms 200 ms 1 ms 60 V CC 15 ms 50 ms 200 ms 1 ms 110 V CC 15 ms 50 ms 200 ms 1 ms 220 V CC 15 ms 50 ms 200 ms Corrente nominal Capacidade de interrupo 2,5 A 1,5 A 1,5 A 1,2 A 10 A 10 A 8A 6A 8A 6A 5A 4A 6A 4A 2A 1A 1,5 A 1A 0,75 A 0,5 A 25 A 15 A 15 A 12 A 12 A 12 A 10 A 7,7 A 10 A 8A 6A 5,4 A 8A 5A 4,6 A 2,2 A 2A 1,4 A 1,2 A 1A

Constante de tempo

18

Contatos transmitidos no carro (-BT1; -BT2)

Contato de posio (-BT3)

Contatos transmitidos do disjuntor extravel (instalados no carro do disjuntor). Estes contatos acrescentam-se ou so uma alternativa aos contatos de posio (para a sinalizao de disjuntor extrado) situados no compartimento. Exercem tambm a funo do contato de posio (-BT3).

Este contato utilizado juntamente com o m de bloqueio no comando (-RL1) para impedir o fechamento distncia do disjuntor durante a insero no compartimento. fornecido para os disjuntores extraveis Vmax/W e Vmax/L. No fornecido quando forem solicitados os contatos transmitidos no carro (-BT1; -BT2) .

19

2. Escolha e pedido
Acessrios opcionais
Os acessrios identificados pelo mesmo nmero so alternativos entre si (as figuras referem-se aos rels de servio da verso IEC) 10 Comando por motor (-MS) 11 Contato de sinalizao de molas de fechamento carregadas/descarregadas (-BS2)

Este comando realiza o carregamento automtico das molas de fechamento do comando do disjuntor. Depois do fechamento do disjuntor, o motor de engrenagens realiza o carregamento imediato das molas de fechamento. Na ausncia de tenso de alimentao ou durante os servios de manuteno, as molas de fechamento podem ser recarregadas manualmente (por intermdio da alavanca prpria incorporada no comando).
Caractersticas
Un Un Limites de funcionamento Potncia absorvida no arranque (Ps) Potncia nominal (Pn) Durao do arranque Tempo de carregamento Tenso de isolamento 24...30 - 48...60 - 110...130 - 220...250 V 100...130 - 220...250 V ~ 50/60 Hz 85 110% Un CC = 600 W; CA = 600 VA CC = 200 W; CA = 200 VA 0,2 s 6-7 s 2000 V 50 Hz (por 1 min.)

Este contato constitudo por um microinterruptor que permite a sinalizao remota do estado das molas de fechamento do comando do disjuntor. O contato est disponvel nas seguintes duas verses: contato aberto: sinalizao de molas carregadas contato fechado: sinalizao de molas descarregadas.

20

Protees e bloqueios
Esto disponveis vrios dispositivos mecnicos e eletromecnicos de bloqueio e proteo. 12 Proteo para boto de abertura e fechamento 14 Bloqueio por chave na posio aberta

A proteo permite manobrar os botes de abertura e fechamento somente por intermdio de uma ferramenta especial.

Este bloqueio ativado por uma fechadura circular especial. Esto disponveis chaves diferentes (para s um disjuntor) ou chaves iguais (para vrios disjuntores).

13 Bloqueio com cadeados do boto de abertura e fechamento

Este dispositivo permite bloquear os botes de abertura e fechamento com um mximo de trs cadeados (no fornecidos): 4 mm.

21

2. Escolha e pedido
Protees e bloqueios
Esto disponveis vrios dispositivos mecnicos e eletromecnicos de bloqueio e proteo. 15 m de bloqueio no carro (-RL2) 16 m de bloqueio no comando (-RL1)

Acessrio para a verso extravel, para impedir a insero do disjuntor no quadro com a tomada dos circuitos auxiliares desligada. A tomada realiza o bloqueio anti-insero em caso de corrente nominal diferente (atravs de pinos adequados). Este acessrio obrigatrio para Vmax/L no quadro UniGear 550, e opcional para Vmax/W no mdulo PowerCube.
Caractersticas Un: 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 127 - 132 - 220 - 240 V Un: 24 - 30 - 48 - 60 - 110 - 125 - 127 - 220 - 230...240 V~ 50/60 Hz Limites de funcionamento: Potncia absorvida no arranque (Ps): Potncia de manuteno (Pc): Durao do arranque: 85 110% Un CC 250 W; CA = 250 VA CC = 5 W; CA = 5 VA 150 ms

Este dispositivo permite o acionamento do comando somente com o bloqueio alimentado (para o que se refere s caractersticas, consulte a tabela 1 na pg. 14).

22

17 Solenoide de abertura (-MO3)

18 Intertravamento mecnico de insero/extrao

O solenoide de abertura (MO3) um rel especial com desmagnetizao. Est situado no comando (no lado esquerdo) e no alternativo ao rel de abertura suplementar (-MO2). Em primeiro lugar, necessrio verificar a utilizao deste rel especial com dispositivos de proteo contra a mxima corrente diferentes de PR521 e PR512.

Este dispositivo permite realizar o bloqueio da insero/ extrao para interruptores que foram convertidos para a verso extravel utilizando um disjuntor fixo. O bloqueio constitudo por dois dispositivos que exercem as seguintes funes, respectivamente: bloqueio do fechamento do disjuntor durante a insero e extrao (instalado na parte frontal do disjuntor) bloqueio da insero e extrao com o disjuntor fechado (instalado na parte frontal do disjuntor). um dispositivo obrigatrio para os disjuntores Vmax/W e Vmax/L.

23

3. Caractersticas especficas do produto

Resistncia s vibraes

Altitude

Os disjuntores Vmax no so sensveis s vibraes geradas mecanicamente. Para as verses homologadas pelos registros navais, entre em contato conosco.

Tropicalizao

A propriedade isolante do ar diminui com o aumento da altitude. Portanto, preciso considerar este fator para o isolamento externo das aparelhagens (o isolamento interno das ampolas no sujeito a variaes porque garantido pelo vcuo). O fenmeno deve ser sempre considerado na fase de projeto dos componentes isolantes das aparelhagens que devem ser instaladas a uma altitude superior a 1000 m acima do nvel do mar. Neste caso, necessrio considerar um coeficiente de correo (ACF, Altitude Correction Factor), que pode ser obtido a partir do grfico reproduzido na prxima pgina, calculado com base nas indicaes das normas IEC 622711 ou da tabela 8 das normas ANSI/IEEE C37.20.2 1999. O exemplo seguinte fornece uma clara interpretao das indicaes acima citadas segundo as normas iec.

Os disjuntores Vmax so construdos em conformidade com as disposies mais rigorosas referentes ao emprego em clima quente-mido-salino. Todas as partes metlicas mais importantes so tratadas contra fatores corrosivos correspondentes classe ambiental C segundo as normas en12500 e normas ANSI/ IEEE C37.20.2. A galvanizao feita conforme as prescries da norma UNI ISO 2081, cdigo de classicao Fe/Zn 12, com espessura de 12x10-6 m, protegida por uma camada de converso constituda, principalmente, por cromados em conformidade com a UNI ISO 4520. Estas caractersticas de construo fazem com que todos os aparelhos da srie Vmax e seus acessrios atendam aos requisitos da classe ambiental 2 segundo as normas IEC/TS 62271-304.
24

Grfico para a determinao do fator de correo Ka segundo as normas IEC 62271-1. Exemplo Altitude de instalao: 2000 m Tenso nominal de funcionamento de 12 kV Tenso suportvel frequncia industrial: 28 kV rms Tenso de impulso suportvel: 75 kVp Fator Ka obtido do grfico = 1,13. Considerando os referidos parmetros, a aparelhagem dever suportar (em teste altitude zero, ou seja, ao nvel do mar): tenso suportvel frequncia industrial: 28 x 1,13 = 31,6 kVrms tenso de impulso suportvel: 75 x 1,13 = 84,7 kVp. O acima exposto permite deduzir que, para instalaes a uma altitude de 2000 m acima do nvel do mar, com tenso de funcionamento de 12 kV, necessrio utilizar uma aparelhagem com tenso nominal de 17,5 kV e caracterizada por nveis de isolamento frequncia industrial de 38 kVrms, com tenso de impulso suportvel de 95 kVp.
H = altitude em metros; m = valor referido frequncia industrial e s tenses de impulso suportveis e entre 2 fases consecutivas.
ka 1,50

m=1 1,40

Ka = e m (H 1000)/8150

1,30

1,20

1,10

1,00 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 H

O acima exposto permite deduzir que, para instalaes a uma altitude de 2000 m acima do nvel do mar, com tenso de funcionamento de 12 kV, necessrio utilizar uma aparelhagem com tenso nominal de 17,5 kV e caracterizada por nveis de isolamento frequncia industrial de 38 kVrms, com tenso de impulso suportvel de 95 kVp.

25

3. Caractersticas especficas do produto

Dispositivo antifecho

Programa para a preservao do meio ambiente


Os disjuntores Vmax so realizados em conformidade com as normas ISO 14000 (diretrizes para a gesto ambiental). Os processos produtivos so realizados respeitando as normas para a preservao do meio ambiente no que se refere reduo do consumo de energia e matrias primas, como tambm de produo de resduos. Tudo isso acontece graas ao sistema de gesto ambiental da unidade produtiva das aparelhagens de mdia tenso. A avaliao do impacto ambiental do ciclo de vida do produto, obtida reduzindo ao mnimo o consumo de energia e de matrias primas totais para a produo do produto, concretizou-se na fase de elaborao do projeto atravs da escolha justa dos materiais, dos processos e das embalagens.

O comando tipo EL dos disjuntores Vmax (em todas as verses) est equipado com um dispositivo mecnico antifecho que inibe o novo fechamento a seguir a comandos eltricos ou mecnicos. Se estivessem ativos simultaneamente o comando de fechamento e qualquer um dos comandos de abertura (local ou remoto), ter-se-ia uma sucesso contnua de manobras de abertura e fechamento. O dispositivo antifecho impede que esta situao ocorra, garantindo que cada operao de fechamento seja seguida por somente uma operao de abertura e que nenhuma outra operao de fechamento seja feita depois da segunda. Para efetuar uma nova manobra de fechamento necessrio liberar e lanar de novo o comando de fechamento. Alm disso, o dispositivo antifecho permite fechar o disjuntor s se forem satisfeitas simultaneamente as seguintes condies: molas do comando totalmente carregadas boto de abertura e/ou rel de abertura (-MO1/-MO2) no ativados disjuntor aberto.

26

Peas de reposio (*)


Rel de abertura Rel de abertura suplementar Rel de mnima tenso Temporizador para rel de mnima tenso Dispositivo de excluso mecnico para rel de mnima tenso Rel de fechamento Motor de engrenagens de carga das molas com sinalizao eltrica de molas carregadas Contato de sinalizao de molas de fechamento carregadas/descarregadas Contatos auxiliares do disjuntor Eletrom de bloqueio no comando Contato de posio do carro extravel Contatos de sinalizao de conectado/isolado Bloqueio por chave na posio aberta Intertravamento de isolamento com a porta Proteo para boto de abertura Proteo para boto de fechamento Eletrom de bloqueio no carro extravel Conjunto de seis contatos de isolamento (*) As operaes de substituio das peas de reposio e os servios de manuteno devem ser feitos por pessoal da ABB ou por pessoal devidamente treinado, que tenha um conhecimento profundo da aparelhagem.

Pedido
Para a disponibilidade e pedido de peas de reposio, entre em contato com departamento Service, especificando o nmero de srie do disjuntor.

27

4. Dimenses gerais

Vmax - Disjuntores xos IEC: 12...17,5 kV - 630...1250 A - 16...31,5 kA ANSI: 15 kV - 1200 A - 25...31,5 kA
1VCD003279_V3198

32 1,26

416 16,37 291 11,46

421 16,57 364 14,33

35 1,38

133 5,24

133 5,24

534 21,02

10 0,39

496 19,53

16 0,61

240 1 9,45 0,04 221 1 8,7 0,04

30 1,16

29 1,12 188 7,39 49 1,93 48 1,89 320 12,6

104,5 4,11

176 6,93

57 2,22

29 1,12 48 1,89

336 13,23

28 1,1 75 2,95

8 0,31

8 0,31

2-10

40 1,56

1-8-10

11,9 0,47

22 0,87 17 0,67 39 1,54 10 0,39

12 11 266 10,47

4x

8,5 [0,33] 80 3,15 17 0,67 17 0,67

As dimenses so expressas em mm e em polegadas.

28

Vmax/F - Disjuntores xos para quadros UniGear 500R IEC: 12...17,5 kV - 630 A - 25...31,5 kA
1VCD003516_E0771

As dimenses so expressas em mm. 29

4. Dimenses gerais

Vmax/F - Disjuntores xos para quadros UniGear 500R IEC: 12...17,5 kV - 2.000 A - 25...31,5 kA
1VCD003558_V2315

79,5 59 51,5 61

150 133

150 133

108

30

18XM10 17

240 1

200

28

94

12 543

R47 29,5 40 58,5 80

155,5 189 48 320

20 49

105

173

218

336

28 81

66

416

SEZIONE A-A
26,5

75 16

266

426,5 86,5 243


47 17

BT

11,5

133

133

9,5

16

562

As dimenses so expressas em mm. 30

112,7

135,5

218

240

Vmax/W - Disjuntores extraveis para mdulos PowerCube IEC: 12...17,5 kV - 630...1250 A - 16...31,5 kA ANSI: 15 kV - 1200 A - 25...31,5 kA
1VCD003280_V2856

492 19,37 234 9,19 42,5 1,67 15,5 0,61 123,5 4,86

1-8-10 2-10 31 1,22 4 16 0,61 662,2 26,07

10 0,39

79 3,11

35 1,38

629,5 24,78

619,5 24,39

625,5 24,63

39 1,53

52 2,05

56,5 2,22

228,5 9

19 0,75

21,5 0,85

19,5 0,77

28 1,09 28 1,09 = 503 19,8 531 20,91

49 1,93

320 12,6 370 14,58 416 16,38 438 17,23 662 26,05

76 2,99

28 1,09

25 0,98

150 5,91

154 6,06

456 17,95

260 10,24 501 19,72

68 2,68 124 4,88

As dimenses so expressas em mm e em polegadas.

150 5,91

598 23,54

36 1,42

205 8,07

31

4. Dimenses gerais

Vmax/L - Disjuntores extraveis para quadros UniGear 550 IEC: 12...17,5 kV - 630...1250 A - 16...31,5 kA
1VCD003334_V2296

As dimenses so expressas somente em mm.

32

5. Esquema eltrico de circuito

Esquema de circuito do disjuntor Vmax na verso extravel para mdulos PowerCube e quadros UniGear 550, com comando tipo EL. Para outros tipos de disjuntores, entre em contato conosco. O esquema representa as seguintes condies: disjuntor aberto e conectado circuitos na ausncia de tenso molas de fechamento descarregadas

Efeito trmico

Massa, armao

Capacitor (smbolo geral)

Contato de passagem com fechamento momentneo durante a liberao

Efeito eletromagntico

Condutores em cabo blindado (no exemplo, dois condutores)

Motor (smbolo geral)

Contato de posio de fechamento (fim de curso)

Temporizao

Conexo de condutores

Retificador de duas semiondas (com ponte)

Contato de posio de abertura (fim de curso)

Comando por boto

Terminal ou borne

Contato de fechamento

Disjuntor com abertura automtica

Comando por chave

Soquete e tomada (fmea e macho)

Contato de abertura

Comando (smbolo geral)

Terra (smbolo geral)

Resistor (smbolo geral)

Contato de comutao com interrupo momentnea

Lmpada (smbolo geral)

33

5. Esquema eltrico de circuito

34

35

5. Esquema eltrico de circuito

36

37

5. Esquema eltrico de circuito

Legenda * -QB -BM = Nmero da figura do esquema. = Ver a nota indicada pela letra. = Aplicaes do disjuntor. = Dispositivo para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura e fechamento (ver a nota D). = Motor para o carregamento das molas de fechamento (ver a nota C). = Contato de fim de curso do motor de carga das molas. = Contato de sinalizao de molas de fechamento carregadas/descarregadas. = Contato de posio da porta do invlucro. = Contato de sinalizao de disjuntor conectado (ver a nota E). = Contato de sinalizao de disjuntor extrado (ver a nota E). = Contato de posio do disjuntor; fica aberto durante a excurso de isolamento (ver a nota H). = Boto ou contato para o fechamento do disjuntor. = Boto ou contato para a abertura do disjuntor. = Conector dos circuitos do disjuntor.

Descrio das figuras Fig. 1 Fig. 2 Fig. 3 = Circuito do motor para a carga das molas de fechamento (ver a nota C). = Rel de fechamento (a funo antifecho feita mecanicamente). = m de bloqueio. Quando no excitado, impede mecanicamente o fechamento do disjuntor (esta figura deve ser introduzida quando for solicitado o -RL1 e quando for selecionada a figura 31 ou 32). ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao). = m de bloqueio. Quando no excitado, impede mecanicamente o fechamento do disjuntor (esta figura deve ser introduzida quando for solicitado o -RL1 e quando for selecionada a figura 33 ou 34). ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto retardado para habilitar a operao). = Rel de mnima tenso instantneo (ver a nota B). = Circuito do primeiro rel de abertura com possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). = m de bloqueio. Quando no excitado, impede mecanicamente a insero e extrao do disjuntor ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto com atraso para habilitar a operao). = Circuito do segundo rel de abertura com possibilidade de controle contnuo do enrolamento (ver a nota D). = Solenoide de abertura fora do disjuntor. = Sinalizao eltrica de molas de fechamento carregadas e descarregadas (ver a nota H).

-MS

-BB1..2-3 = Contatos auxiliares do disjuntor. -BS1 -BS2 -BD -BT1 -BT2 -BT3 -SC -SO -XB -XB1 -RL1 Fig. 4

Fig. 5 Fig. 7

Fig. 8

-XB2..9 = Conectores das aplicaes. = Bloco de terminais no quadro (fora do disjuntor). = m de bloqueio. Quando no excitado, impede mecanicamente o fechamento do disjuntor ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto com atraso para habilitar a operao). = m de bloqueio. Quando no excitado, impede mecanicamente a insero e extrao do disjuntor ( possvel limitar o seu consumo ligando em srie um boto com atraso para habilitar a operao). = Rel de fechamento (ver a nota D). = Primeiro rel de abertura (ver a nota D). = Segundo rel de abertura (ver a nota D). = Solenoide de abertura fora do disjuntor. = Rel de mnima tenso (ver a nota B).

Fig. 9

Fig. 10 Fig. 26

-RL2

Figs. 31-32-33-34 = Contatos auxiliares disponveis do disjuntor. Fig. 51 = Contatos de sinalizao de disjuntor conectado e isolado, alojados no disjuntor (se forem solicitados, obrigatria a figura 31 ou 32). Fig. 52 = Contatos de sinalizao de disjuntor conectado e isolado, alojados no disjuntor (se forem solicitados, a figura figura 33 ou 34 opcional). Fig. 60 = Contato de sinalizao de desativao do rel de mnima tenso.

-MC -MO1 -MO2 -MO3 -MU

38

Incompatibilidades No so permitidos simultaneamente no mesmo disjuntor os circuitos indicados nas seguintes figuras: 3-4 3-33-34 33-34-51 31-31-33-34 51-52 4-31-32 31-32-52

Notas A) O disjuntor fornecido apenas com as aplicaes especificadas na confirmao de pedido da ABB. Para redigir o pedido, consulte o presente catlogo. B ) O rel de mnima tenso est disponvel na verso para alimentao com tenso obtida a montante ou de uma fonte independente. O fechamento do disjuntor s permitido com o rel de mnima tenso excitado (o bloqueio do fechamento realizado mecanicamente). Se a alimentao para os rels de fechamento e de mnima tenso for a mesma e for requerido o fechamento automtico do disjuntor assim que retorna a tenso auxiliar, ser necessrio prever um atraso de 50 milsimos de segundo entre a excitao do rel de fechamento e o instante do sinal de habilitao do rel de mnima tenso. C) Controlar a potncia disponvel no circuito auxiliar para verificar a possibilidade de pr em movimento, simultaneamente, vrios motores para a carga das molas de fechamento. Para evitar consumos excessivos, necessrio carregar as molas de fechamento manualmente antes de fornecer a tenso ao circuito auxiliar. D) O circuito para o controle da continuidade do enrolamento do rel de abertura deve ser utilizado exclusivamente para esta funo. E ) Os contatos de sinalizao de disjuntor conectado e isolado (-BT1 e -BT2) representados na fig. 51 ou 52, ficam alojados no disjuntor (parte mvel) e esto disponveis a pedido. F) A fig. 3 introduzida quando for necessria a fig. 31 ou 32; a fig. 4 quando for necessria a fig. 33 ou 34 (neste caso, o -BT3 obrigatrio). G) Quando for necessria a fig. 10, no est disponvel o contato -BB3 31-32 ilustrado na fig. 32-34. Quando for necessria a fig. 30, no est disponvel o contato -BB3 53-54 ilustrado na fig. 32-34. Quando for necessria a fig. 9, no est disponvel o contato -BB1 43-44 ilustrado na fig. 31-32-34-34. H) Ambos os contatos de fim de curso devem funcionar com a mesma tenso de alimentao.

39

Notas

40

41

Contatos

Contato comercial: www.abb.com/contacts Para maiores informaes sobre o produto: www.abb.com/productguide


Os dados e ilustraes no so vinculantes. Reservamo-nos o direito de efetuar modicaes neste documento em funo do desenvolvimento tcnico do produto. Copyright 2011 ABB. Todos os direitos reservados.

1VCP000408 - Rev. -, pt - Catlogo tcnico - 2011.02 (Vmax) (gs)

Potrebbero piacerti anche