Sei sulla pagina 1di 79

tica no servio pblico p/ MPU.

Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

AULA 00: Improbidade Administrativa

SUMRIO
1) 2) 3)
A. B. C. D. I. II. III.

APRESENTAO CRONOGRAMA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

2 4 5 6 8 9 13 15 19 22 26 27 28 30 33 35 36 37 38 39 41 46 63 65 70 77

SUJEITOS ATIVOS (QUEM COMETE A IMPROBIDADE) SUJEITOS PASSIVOS (VTIMAS DA IMPROBIDADE) . NATUREZA DAS SANES COMINADAS E CUMULAO DE INSTNCIAS DESCRIO LEGAL DOS ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE IMPORTA EM ENRIQUECIMENTO ILCITO ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE CAUSA PREJUZO AO ERRIO ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE ATENTA CONTRA OS PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA E. DECLARAO DE BENS F. PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO E PROCESSO JUDICIAL I. MBITO ADMINISTRATIVO II. MBITO JUDICIAL G. JUZO COMPETENTE H. PRESCRIO 4) 4.1 4.2 4.3 4.4 5) 5.1 6) 7) 8) REGIME DISCIPLINAR DOS DEVERES DAS PROIBIES DA ACUMULAO DAS PENALIDADES PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR REVISO RESUMO QUESTES REFERNCIAS

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

1 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

1) Apresentao
Bem vindos ao curso de tica no Servio Pblico, preparatrio para o concurso do MPU. Saiu o edital do MPU! Sero contratados 147 profissionais para os cargos de Tcnico e Analista!!! O edital prev a correo de 4.000 redaes. E a, ser que vo chamar muita gente? Com certeza! A remunerao inicial para os cargos de Tcnico e Analista simplesmente R$ 4.575,16 e R$ 7.506,55! A banca que realizar o concurso o CESPE. E isso no est muito longe pra voc no, meu amigo, tenha isso em mente: SE VOC ESTUDAR, VOC VAI PASSAR E SE VOC PASSAR, VOC VAI SER CHAMADO! Hoje eu estou aqui desse lado, tentando passar o caminho das pedras pra voc, mas lembre-se de que eu j estive a, onde voc est agora. Pra voc me conhecer melhor, vou falar um pouco de mim. Meu nome Daniel Mesquita, sou formado em Direito pela Universidade de Braslia (UnB) e ps-graduado em direito pblico. A minha vida no mundo dos concursos teve incio em 2005, quando me preparei para o concurso de tcnico administrativo rea judiciria do Superior Tribunal de Justia. J nesse concurso, obtive xito e trabalhei por dois anos no Tribunal, na assessoria de Ministro da 1 Turma. Em seguida, passei para o concurso de analista do Tribunal Superior Eleitoral (CESPE/UnB), na quarta colocao.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

2 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 A partir da, meu estudo foi focado para as provas de advogado pblico (AGU, procuradorias estaduais, defensorias pblicas etc.), pois sempre tive como objetivo a carreira de Procurador de Estado ou do Distrito Federal. Nem tudo na vida so louros. Nessa fase obtive muitas derrotas e reprovaes nos concursos. Desanimei por algumas vezes, mas continuei firme em meu objetivo, pois s no passa em concurso quem pra de estudar! E essa atitude rendeu frutos, logo fui aprovado no concurso de Procurador Federal AGU. Continuei estudando, pois ainda faltava mais um degrau: Procuradoria de Estado ou do Distrito Federal. Foi ento que todo o suor, dedicao, disciplina, renncia e privaes deram o resultado esperado, logrei aprovao no concurso de Procurador do Distrito Federal. Tomei posse em 2009 e exero essa funo at hoje. No posso deixar de mencionar tambm a minha experincia como membro de bancas de concursos pblicos. A participao na elaborao de diversas provas de concursos, inclusive para tribunais, me fez perceber o nvel de cobrana do contedo nas provas, as matrias mais recorrentes e os erros mais comuns dos candidatos. Espero que a minha experincia possa ajud-lo nos seus estudos. Vamos tomar cuidado com os erros mais comuns, aprofundar nos contedos mais recorrentes e dar a matria na medida certa, assim como um bom mdico prescreve um medicamento. Para que esse medicamento seja suficiente, ele deve atacar todos os sintomas e, ao mesmo tempo, deve ser eficiente contra o foco da doena. Isso quer dizer que no podemos deixar nenhum ponto do edital para trs.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

3 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Alm disso, buscarei usar muitos recursos visuais para que a apreenso do contedo venha mais facilmente. Para reforar a aprendizagem, resumirei o contedo apresentado ao final de cada aula e apresentarei as questes mencionadas ao longo da aula em tpico separado, para que voc possa resolv-las na vspera da prova. Todos esses instrumentos voc ter a sua disposio para encarar a batalha.

2) Cronograma
Num concurso com muitos inscritos como esse, voc no pode perder tempo e deve lutar com as armas certas. A principal arma para voc vencer essa batalha o planejamento. Nesse curso sero ministradas 04 aulas de tica no servio pblico, cada uma com os seguintes temas, de acordo com os pontos previstos no edital: Aula 00 (22/03/2013) 5.3 Lei n 8.429/1992: das disposies gerais, dos atos de improbidade administrativa. Aula 01 (29/03/2013) 1 tica e moral. 2 tica, princpios e valores. 3 tica e democracia: exerccio da cidadania. 4 tica e funo pblica. Aula 02 (05/04/2013) 5 tica no Setor Pblico. 5.1 Cdigo de tica Profissional do Servio Pblico (Decreto n 1.171/1994). Aula 03 (12/04/2013) 5.2 Lei n 8.112/1990 e alteraes: regime disciplinar (deveres e proibies, acumulao, responsabilidades, penalidades).

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

4 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Com base nesse cronograma, voc j pode planejar o seu estudo, dividindo o tempo que voc tem at a prova pelas matrias apresentadas. Dedique-se mais s matrias que tem maior peso e naquelas em que voc no tem muito conhecimento. Faa uma escala de estudos e cumpra-a. Se voc seguir essas dicas, no tem erro, voc vai passar! Sem mais delongas, vamos luta com o contedo da aula 00! Rumo aprovao!

3) IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
O fundamento constitucional para a responsabilizao pelos atos de improbidade administrativa encontra-se no 4 do art. 37 da Constituio Federal. Veja:
Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Esse dispositivo alcana a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes, em todos os entes da Federao. uma norma constitucional de eficcia limitada. Em 1992, ocorreu sua necessria regulamentao, mediante a edio da Lei n 8.429/92, de carter nacional, ou seja, de observncia obrigatria para a Unio, os estados, o DF e os municpios.
Questo concurso de

1. (CESPE - 2012 - PC-AL - Delegado de Polcia) O responsvel por cometer ato de improbidade sofrer a sano de suspenso dos direitos
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

5 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 polticos, pena esta aplicvel a todas as hipteses de cometimento de ato de improbidade. A Constituio Federal nos diz:
Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Veremos a seguir que em todas as modalidades est presente a suspenso dos direitos polticos. Gabarito: Certo.

Vamos aos principais pontos dos atos de improbidade.

a. Sujeitos ATIVOS (quem comete a improbidade)


Neste tpico, veremos quem so as pessoas que podem praticar atos de improbidade administrativa e, consequentemente, sofrer as penalidades. legitimidade Observe para que essas no polo sero as pessoas da ao que tero de figurar passivo judicial

improbidade administrativa. As normas da Lei n 8.429/92 so endereadas precipuamente aos agentes pblicos, considerado seu sentido bastante amplo, abrangendo todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades passveis de ser enquadradas como sujeito passivo de atos de improbidade administrativa. ATENO!!! No preciso ser servidor pblico ou ter vnculo empregatcio

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

6 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 para enquadrar-se como sujeito ativo da improbidade

administrativa. Contudo, uma pessoa que no seja agente pblico no tem como praticar um ato de improbidade administrativa isoladamente. Para sua conduta ser enquadrada na Lei n 8.429/92 e sofrer as sanes nela estabelecidas, deve ocorrer uma das seguintes hipteses: 1. a pessoa induz um agente pblico a praticar ato de improbidade; 2. a pessoa pratica um ato de improbidade junto com um agente pblico, ou seja, concorre para a prtica do ato; 3. a pessoa se beneficia, de forma direta ou indireta, de um ato de improbidade que no praticou. CUIDADO: Est sujeito s sanes de improbidade aquele que apenas se beneficia, direta ou indiretamente, de um ato de improbidade.
Questo concurso de

2. (CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo) Um terceiro que pratique, juntamente com um agente pblico, ato do qual decorra prejuzo ao errio no estar sujeito s sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa. Como acabamos de ver, est sujeito s sanes de improbidade aquele que se beneficia, direta ou indiretamente, de um ato de improbidade. Gabarito: Errado.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

7 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

b. Sujeitos PASSIVOS (vtimas da improbidade)

Sob uma perspectiva geral ou mediata, os atos de improbidade administrativa vitimam a sociedade brasileira, globalmente considerada. Entretanto, um particular pessoa fsica ou uma empresa privada que nenhuma relao especfica tenha com o Poder Pblico, no pode ser diretamente alvo de um ato de improbidade administrativa. As entidades que podem ser diretamente atingidas por atos de improbidade administrativa (vtimas imediatas do ato) so: 1. a administrao pblica direta e indireta, de qualquer dos Poderes da Unio, dos estados, do DF e dos municpios; 2. empresa incorporada ao patrimnio pblico e entidade para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido com mais de 50% do patrimnio ou da receita anual; 3. entidade que receba subveno, benefcio ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico, bem como aquelas para cuja criao ou custeio o errio haja concorrido ou concorra com menos de 50% do patrimnio ou da receita anual, limitando-se a sano patrimonial, nesses casos, repercusso do ilcito sobre a contribuio dos cofres pblicos.

Questo concurso

de

3. (CESPE - 2011 - EBC - Analista) Os empregados pblicos, regidos pelas normas trabalhistas, no se submetem aos preceitos contidos na lei de improbidade administrativa, por no serem agentes
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

8 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 polticos nem constarem expressamente no rol de sujeitos ativos, previstos taxativamente na norma de regncia. Os empregados pblicos esto dentro daqueles que se submetem aos atos de improbidade, pois a expresso agentes pblicos deve ser entendida em sentido amplo. Vimos acima que no necessrio sequer ser agente pblico para praticar ato de improbidade. Por isso, o item est errado.

c. . Natureza das sanes cominadas e cumulao de instncias

art.

37,

4,

CF,

acima

transcrito,

traz

um

rol

de

consequncias mnimas atribudas prtica de atos de improbidade administrativa, no sendo, portanto, taxativo. Por essa razo, h previso legal de outras sanes. A Lei n 8.429/92 estabelece sanes de natureza administrativa (perda da funo pblica, proibio de contratar com o Poder Pblico, proibio de receber do Poder Pblico benefcios fiscais ou creditcios), civil (ressarcimento ao errio, perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, multa civil) e poltica (suspenso dos direitos polticos). Grosso modo, pode-se dizer que essa lei s prev sanes de natureza cvel (em contraposio expresso sano penal). Veja a redao dos arts. 5, 6 e 7 da Lei n 8.429/92:

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

9 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

Art. 5 Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano. Art. 6 No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio. Art. 7 Quando o ato de improbidade causar leso ao patrimnio pblico ou ensejar enriquecimento ilcito, caber a autoridade administrativa responsvel pelo inqurito representar ao Ministrio Pblico, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Pargrafo nico. A indisponibilidade a que se refere o caput deste artigo recair sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano, ou sobre o acrscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilcito.

Como se v, se houver leso ao patrimnio pblico dar-se- o integral ressarcimento do dano, alm de outras sanes previstas na lei. No caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio, alm das demais sanes previstas. Alm disso, a indisponibilidade dos bens do agente pblico recair sobre os bens que assegurem o integral ressarcimento do dano ou sobre o acrscimo patrimonial. E se aquele que lesou o patrimnio pbico falecer, os filhos respondem pela improbidade? Conforme preceitua o art. 8 do referido diploma legal, o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da lei at o limite do valor da herana. Como tratamos da indisponibilidade dos bens, saiba que a jurisprudncia do STJ tem se posicionado no sentido da DESNECESSIDADE de prova de periculum in mora concreto, ou seja, de que os rus estariam dilapidando seu patrimnio, ou na iminncia de faz-lo, exigindo-se apenas a demonstrao de iuris. (REsp 1.203.133/MT)
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

fumus boni

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

10 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 ATENO!!! A Lei n 8.429/92 no estabelece sanes penais pela prtica de improbidade administrativa. Entretanto, as penalidades nela cominadas so aplicveis independentemente de outras sanes, previstas em outras leis. Assim, um mesmo ato enquadrado na Lei n 8.429/92 pode corresponder tambm a um crime previsto em outra lei (p. ex.: a corrupo passiva crime previsto no Cdigo Penal e pode ser caracterizada como ato de improbidade, incorrendo no agente na sano penal e nas previstas na Lei n 8.429/92). Nesse caso, sero instaurados, em regra, processos concomitantes. E se o processo administrativo absolver o agente pblico, pode o processo penal condenar? Sim, meus caros, pois h a independncia das instncias. MUITA ATENO: A vinculao entre o resultado de uma esfera na outra s acontece quando o Poder Judicirio absolve com fundamento na inexistncia do fato ou na ausncia de autoria. Veja que esse tema muito cobrado em provas:
Questo concurso de

4.

(CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio) As sanes penais, pelos atos de improbidade, de forma isolada ou

civis e administrativas previstas em lei podem ser aplicadas aos responsveis cumulativa, de acordo com a gravidade do fato. Por bvio o item est correto.

5. (CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo) O agente pblico dever ressarcir integralmente o dano causado ao patrimnio
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

11 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 pblico somente se restar comprovado que sua ao ou omisso foi dolosa. Conforme acabamos de ver na lei:
Art. 5 Ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se- o integral ressarcimento do dano.

Percebeu? Ao poder ser dolosa ou culposa! Gabarito: Errado.

6. (CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo) Caso morra um agente pblico que tenha cometido ato ilcito previsto na referida lei, a punio a que ele tiver sido submetido ser extinta, no acarretando, portanto, nenhum nus aos seus sucessores. Conforme preceitua o art. 8 do referido diploma legal, o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da lei at o limite do valor da herana. Gabarito: Errado.

7. (CESPE - 2012 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico) De acordo com a jurisprudncia do STJ, estando presente o fumus boni iuris, no que concerne configurao do ato de improbidade e sua autoria, dispensa-se, para que seja decretada a indisponibilidade de bens, a demonstrao do risco de dano. Como acabamos de ver o STJ tem se posicionado no sentido da DESNECESSIDADE de prova de periculum in mora concreto, ou seja, de que os rus estariam dilapidando seu patrimnio, ou na iminncia

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

12 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 de faz-lo, exigindo-se apenas a demonstrao de iuris. Gabarito: Certo. 8. (CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio) O terceiro beneficiado poder ser responsabilizado nas esferas cvel e criminal, mas no por improbidade administrativa, visto que esta no abrange particulares. O terceiro beneficiado tambm responder! A Lei n 8.429/92 estabelece sanes de natureza administrativa (perda da funo pblica, proibio de contratar com o Poder Pblico, proibio de receber do Poder ao Pblico errio, benefcios perda dos fiscais bens ou e creditcios), civil (ressarcimento valores acrescidos fumus boni

ilicitamente ao patrimnio, multa civil) e poltica (suspenso dos direitos polticos). Grosso modo, pode-se dizer que essa lei s prev sanes de natureza cvel (em contraposio expresso sano penal). Gabarito: Errado.

d. Descrio legal dos atos de improbidade administrativa

Os atos de improbidade administrativa so classificados em 3 grandes grupos pela Lei n 8.429/92, em ordem decrescente de gravidade das condutas e sanes: que importam em enriquecimento ilcito, que causam prejuzo ao errio e que atentam contra os princpios da administrao pblica. ATENO!!! Para que se configure a prtica de ato de improbidade administrativa, seja ele descrito no art. 9 (enriquecimento ilcito), 10 (prejuzo ao errio) ou 11 (violao aos princpios da administrao) da Lei n 8.429/92, deve estar caracterizado o dolo do agente na prtica

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

13 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 desses atos (EREsp 875.163). Somente no caso do ato de improbidade previsto no art. 10 da Lei n 8.429/92 que o STJ admite a culpa grave. Veja o seguinte trecho do julgamento da AIA 30 pelo STJ:
2. No se pode confundir improbidade com simples ilegalidade. A improbidade ilegalidade tipificada e qualificada pelo elemento subjetivo da conduta do agente. Por isso mesmo, a jurisprudncia do STJ considera indispensvel, para a caracterizao de improbidade, que a conduta do agente seja dolosa, para a tipificao das condutas descritas nos artigos 9 e 11 da Lei 8.429/92, ou pelo menos eivada de culpa grave, nas do artigo 10. (AIA . 30/AM, Rel. Ministro TEORI ALBINO ZAVASCKI, CORTE ESPECIAL, julgado em 21/09/2011, DJe 28/09/2011)

Questo concurso

de

9. (CESPE - 2012 - TJ-RR - Analista Processual) Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio configura ato de improbidade administrativa cuja configurao prescinde da presena de elemento doloso. Como acabamos de ver: Para que se configure a prtica de ato de improbidade administrativa, seja ele descrito no art. 9 (enriquecimento ilcito), 10 (prejuzo ao errio) ou 11 (violao aos princpios da administrao) da Lei n 8.429/92, deve estar caracterizado o dolo do agente na prtica desses atos (EREsp 875.163). A questo est errada to somente pela palavra prescinde, que significa despensa. Gabarito: Errado.

10. (CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo) De acordo com a legislao, para que determinado ato seja caracterizado como ato de

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

14 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 improbidade administrativa, necessrio ter havido leso ao errio, em virtude de ao ou omisso, desde que na modalidade culposa. Para que se configure a prtica de ato de improbidade

administrativa deve estar caracterizado o dolo do agente na prtica desses atos (EREsp 875.163). Somente no caso do ato de improbidade de leso ao errio que o STJ admite a culpa grave. Gabarito: Errado. 11. (CESPE 2013 CNJ Analista Judicirio) Segundo

jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ), o reconhecimento de ato de improbidade administrativa, nos moldes previstos pela Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429'1992), requer o exerccio de funo especfica (administrativa), no se admitindo sua extenso atividade judicante. Pessoal, essa questo refere-se ao julgado: REsp 1249531 / RN de 05/12/2012. Nesse julgado aplicou-se a lei de improbidade a um juiz que no atuou em sua atividade com imparcialidade e aplicou-se a leide improbidade, mesmo sendo a atividade sendo a atividade judicante, ou seja, a atividade finalstica do Poder Judicirio. Gabarito: Errado. Vamos, sem demora, ao primeiro grupo:

i.

Ato de improbidade administrativa ENRIQUECIMENTO ILCITO

que

importa

em

Segundo o art. 9 da Lei n 8.429/92, o ato de improbidade que importa em enriquecimento ilcito aquele que visa auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades passveis de ser enquadradas como sujeito passivo de atos de improbidade administrativa.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

15 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Rol EXEMPLIFICATIVO de condutas: 1. receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico; 2. perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem mvel ou imvel, ou a contratao de servios pelas entidades passveis de serem vtimas de atos de improbidade administrativa por preo superior ao valor de mercado; 3. perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a alienao, permuta ou locao de bem pblico ou o fornecimento de servio por ente estatal por preo inferior ao valor de mercado; 4. utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos passveis de ou material vtimas de de qualquer atos de natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades serem improbidade administrativa, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades; 5. receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a explorao ou a prtica de jogos de azar, de lenocnio, de narcotrfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilcita, ou aceitar promessa de tal vantagem; 6. receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para fazer declarao falsa sobre medio ou
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

16 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 avaliao em obras pblicas ou qualquer outro servio, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou caracterstica de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer dessas entidades; 7. adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico; 8. aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de

consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade; 9. perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza; 10. receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado; 11. incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimnio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades passveis de serem vtimas de atos de improbidade administrativa; 12. usar, em proveito prprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial dessas entidades. No caso de enriquecimento ilcito, independentemente das sanes seguintes penais, civis e administrativas podem ser previstas aplicadas na legislao ou especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s cominaes, que isolada

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

17 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato (art. 12, I, da Lei n 8.429/92): 1. perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao

patrimnio; 2. ressarcimento integral do dano, quando houver; 3. perda da funo pblica; 4. suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos; 5. pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial; 6. proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos.
Questo concurso de

12. (CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista) Os atos de improbidade que importam enriquecimento ilcito sujeitam seus autores, entre outras sanes, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos e perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio. Veja o art. 12, da lei de improbidade:
Art. 12. I - na hiptese do art. 9, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de at trs vezes o valor do acrscimo patrimonial e proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de dez anos;

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

18 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

Gabarito: certo.

ii.

Ato de improbidade administrativa que CAUSA PREJUZO AO ERRIO De acordo com o art. 10 da Lei n 8.429/92, consiste em

qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, enquadradas administrativa. Rol EXEMPLIFICATIVO de condutas: 1. facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporao ao patrimnio particular, de pessoa fsica ou jurdica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades passveis de serem vtimas de atos de improbidade administrativa; 2. permitir ou concorrer para que pessoa fsica ou jurdica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial dessas entidades, sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; 3. doar pessoa fsica ainda ou jurdica que de bem fins sem como ao ente ou das desvio, como apropriao, passivo de malbaratamento atos de ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades passveis de ser sujeito improbidade

despersonalizado, de qualquer

educativos observncia

assistncias, bens, rendas, verbas ou valores do patrimnio dessas entidades, formalidades legais e regulamentares aplicveis espcie; 4. permitir ou facilitar a alienao, permuta ou locao de bem integrante do patrimnio de qualquer dessas entidades, ou

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

19 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 ainda a prestao de servio por parte delas, por preo inferior ao de mercado; 5. permitir ou facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado; 6. realizar operao financeira sem observncia das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidnea; 7. conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; 8. frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente; 9. ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento; 10. agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico; 11. liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular; 12. permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se

enriquea ilicitamente; 13. permitir que se utilize, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades passveis de serem vtimas de atos administrativos, bem como o trabalho de servidor pblico, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

20 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 14. celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada sem observar as formalidades previstas na lei; 15. celebrar contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei. No caso de prejuzo ao errio, independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato (art. 12, II, da Lei n 8.429/92): 1. ressarcimento integral do dano; 2. perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao

patrimnio, se concorrer esta circunstncia; 3. perda da funo pblica; 4. suspenso dos direitos polticos de 5 a 8 anos; 5. pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano; 6. proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 5 anos.
Questo concurso de

13. (CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios) A dispensa indevida de processo licitatrio por agente pblico, alm de causar prejuzo ao errio, constitui ato de improbidade administrativa que importa no enriquecimento ilcito daquele que o pratica.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

21 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Pertence ao rol exemplificativo de prejuzo ao errio frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente. Portanto item errado.

14. (CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados Analista) Em caso de ato de improbidade, o ressarcimento do poder pblico s ser cabvel se o ato causar prejuzo ao errio ou ao patrimnio pblico. Questo simples! Por que o poder pblico iria ressarcir se no houve prejuzo ao errio ou ao patrimnio publico?? No haveria motivo! Para haver ressarcimento necessrio o prejuzo. Gabarito: certo.

iii.

Ato de improbidade administrativa que ATENTA CONTRA OS PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA Com base no art. 11 da Lei n 8.429/92, abrange qualquer ao

ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies. Alm disso, o art. 4 do referido diploma legal determina que os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia so obrigados a velar pela estrita observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe so afetos. Rol EXEMPLIFICATIVO de condutas: 1. praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia; 2. retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio; 3. revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo; 4. negar publicidade aos atos oficiais;
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

22 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 5. frustrar a licitude de concurso pblico; 6. deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo; 7. revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio. No caso de violao aos princpios da administrao pblica, independentemente das sanes penais, civis e administrativas previstas na legislao especfica, est o responsvel pelo ato de improbidade sujeito s seguintes cominaes, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato (art. 12, III, da Lei n 8.429/92): 1. ressarcimento integral do dano, se houver; 2. perda da funo pblica; 3. suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos; 4. pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente; 5. proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos. IMPORTANTE observar, quanto as sanes previstas para as trs modalidades de improbidade (prejuzo ao errio, enriquecimento ilcito e violao a princpios), o art. 21 da Lei n 8.429/92 assim prev:

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

23 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

Art. 21. A aplicao das sanes previstas nesta lei independe: I - da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento; II - da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

Perceba: s necessria a comprovao da existncia de dano ao patrimnio pblico para aplicar a sano de ressarcimento, as demais sanes independem de dano. Perceba: mesmo que as contas do agente pblico tenham sido APROVADAS pelo TCU, ele pode ser condenado por ato de improbidade e se sujeitar s sanes da Lei n 8.429/92. Alm disso, para a fixao das penas a serem concretamente aplicadas, o juiz levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente (art. 12, pargrafo nico, da Lei n 8.429/92).
Questes concurso de

15. (CESPE/STF/Tcnico/2008) errio pblico. 16. (CESPE/TJ-CE/Analista/2008)

Os

atos

de

improbidade

administrativa devem ter por pressuposto a ocorrncia de dano ao

aprovao

das

contas

do

agente pblico por Tribunal de Contas afasta a possibilidade de incidncia em ato mprobo pelo servidor que o praticou. Esses dois itens cobram os incisos do art. 21 da Lei n 8.429/92, acima transcrito. O primeiro item est errado, pois as sanes de improbidade podem ser aplicadas independentemente do dano. O segundo item tambm est errado, pois as sanes da lei podem ser

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

24 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 aplicadas quando o tribunal de contas aprova as contas do agente pblico.

17. (CESPE - 2012 - ANCINE - Tcnico Administrativo) Frustrar a licitude de concurso pblico configura ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. Vimos com base no art. 11 da Lei n 8.429/92, abrange qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, um rol exemplificativo de condutas que atentam contra esses princpios e frustrar a licitude de concursos pblicos esta entre essas condutas. Gabarito: Certo. 18. (CESPE - 2012 - AGU Advogado) necessria a comprovao de enriquecimento ilcito ou da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico para a tipificao de ato de improbidade administrativa que atente contra os princpios da administrao pblica. Como acabamos de ver:
Art. 21. A aplicao das sanes previstas nesta lei independe: I - da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico, salvo quanto pena de ressarcimento; II - da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.

Gabarito: Errado.

19. (CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo) Se condenado por improbidade administrativa, o servidor pblico que, para beneficiar um amigo, tiver deixado de praticar, indevidamente, ato de ofcio

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

25 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 dever realizar o ressarcimento integral do dano causado e perder sua funo pblica, sendo vedada a suspenso de seus direitos polticos. Vamos l! Deixar de praticar ato de ofcio violao aos princpios da administrao pblica, de acordo com a gravidade do fato, o servidor poder ser condenado a: 1. ressarcimento integral do dano, se houver; 2. perda da funo pblica; 3. suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos!!! 4. pagamento de multa civil de at cem vezes o valor da remunerao percebida pelo agente; 5. proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos. A questo est errada por desconsiderar a suspenso dos direitos polticos. Gabarito: Errado.

e. Declarao de bens

A posse e o exerccio de agente pblico ficam condicionados apresentao de declarao dos bens e valores que compem o seu patrimnio privado, a fim de ser arquivada no servio de pessoal competente. So excludos da declarao apenas os objetos e utenslios de uso domstico.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

26 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 A declarao de bens ser anualmente atualizada e na data em que o agente pblico deixar o exerccio do mandato, cargo, emprego ou funo. E qual a sano para aquele que no declara? Observe a redao legal, meus amigos:
3 Ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

Voc viu bem: DEMISSO SER A SANO APLICADA! O declarante, a seu critrio, poder entregar cpia da declarao anual de bens apresentada Delegacia da Receita Federal na conformidade da legislao do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, com as necessrias atualizaes, para suprir a referida exigncia.
Questo concurso de

20. (CESPE/TCEES/Procurador/2009) Servidor pblico estadual que, notificado para apresentar a declarao anual de bens, recusar-se a apresenta-la, dentro do prazo especificado, ser punido com a pena de demisso, conforme previsto na lei de regncia. Com base no que acabamos de estudar, fica fcil concluir que a questo est certa.

f. Procedimento administrativo e processo judicial

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

27 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 i. mbito administrativo Qualquer pessoa poder representar autoridade

administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. Entretanto, constitui crime a representao contra agente pblico ou terceiro beneficirio, quando o autor da denncia o sabe inocente, cuja pena a de deteno, de 6 a 10 meses, e multa (art. 19 da Lei n 8.429/92). OBS: alm da sano penal, o denunciante est sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou imagem que houver provocado. Atendidos os requisitos da representao, a autoridade

determinar a imediata apurao dos fatos, mediante a instaurao de um processo administrativo disciplinar. A comisso encarregada da instruo do processo administrativo deve dar conhecimento da existncia dele ao Ministrio Pblico e ao tribunal de contas competente, os quais podero designar representante para acompanhar o procedimento administrativo. Veja a redao do art. 15 da Lei n 8.429/92:
Art. 15. A comisso processante dar conhecimento ao Ministrio Pblico e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existncia de procedimento administrativo para apurar a prtica de ato de improbidade. Pargrafo nico. O Ministrio Pblico ou Tribunal ou Conselho de Contas poder, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo.

Isso no quer dizer que o Ministrio Pblico pode interferir na realizao do processo administrativo a cargo da Administrao Pblica. Se o MP achar que as coisas no esto indo bem, ele pode adotar as providncias de sua alada, como instaurar inqurito civil ou criminal, mas no pode ter qualquer participao no processo administrativo em si.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

28 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00
Questes concurso de

21. improbidade inocente. O

(CESPE/MP-RN/2009) crime a representao por ato de administrativa contra agente pblico ou terceiro

beneficirio, quando o autor da denncia tem conhecimento de que este

item

trata

da

representao

irresponsvel

por

ato

de

improbidade (art. 19 da Lei n 8.429/92), por isso est correto.

22. (CESPE - 2012 - Polcia Federal - Agente da Polcia Federal) Se o suposto autor do ato alegar que no tinha conhecimento prvio da ilicitude, o ato de improbidade restar afastado, por ser o desconhecimento da norma motivo para afast-lo. Veja o que diz a Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro (Decreto Lei 4.567/42):
Art. 3o Ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece.

Jamais esquea isso! Pois em qualquer matria o CESPE pode cobr-lo! Gabarito: Errado.

23. (CESPE - 2012 - PC-AL - Delegado de Polcia) Apenas o Ministrio Pblico (MP) poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao devida para apurar a prtica de ato de improbidade.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

29 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Como vimos: Qualquer pessoa poder representar autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigao destinada a apurar a prtica de ato de improbidade. Gabarito: Errado.

ii. mbito judicial Havendo fundados indcios de responsabilidade, a comisso representar ao Ministrio Pblico ou procuradoria do rgo para que requeira ao juzo competente, em sede de ao cautelar, a decretao do sequestro (incide sobre bens especficos, quantos sejam necessrios para assegurar o xito da execuo) dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico, seguindo-se o rito previsto no Cdigo de Processo Civil. Quando for o caso, o pedido incluir a investigao, o exame e o bloqueio de bens, contas bancrias e aplicaes financeiras mantidas pelo indiciado no exterior, nos termos da lei e dos tratados internacionais. importante ressaltar que o Ministrio Pblico no depende de representao para pedir ao Poder Judicirio as medidas cautelares cabveis, no dependendo de qualquer provocao at mesmo para atuar visando a apurar a prtica de ato de improbidade administrativa (ver art. 22 da Lei n 8.429/92). A ao principal (ao judicial de improbidade administrativa), que ter o rito ordinrio, ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de 30 dias da efetivao da medida cautelar. OBS: Maria Sylvia Di Pietro considera essa ao como uma espcie de ao civil pblica, posio que vem sendo adotada pelo
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

30 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Ministrio Pblico, com ampla aceitao da jurisprudncia, sendo aplicvel, residualmente, a Lei n 7.347/85 (lei da ao civil pblica). ATENO!!! Como podemos perceber, h uma legitimao ativa concorrente para propor a ao de improbidade administrativa: Ministrio Pblico e pessoa jurdica contra a qual o ato de improbidade foi praticado. No caso de a ao principal ter sido proposta pelo Ministrio Pblico, a pessoa jurdica interessada poder abster-se de contestar o pedido ou atuar ao lado do autor, como litisconsorte, desde que isso se afigure til ao interesse pblico, a juzo do respectivo representante legal ou dirigente. O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade. Conforme informao j exposta, caso tenha sido efetivada medida cautelar, o prazo para ajuizamento da ao principal de 30 dias, contados da efetivao da medida cautelar. A propositura da ao prevenir a jurisdio do juzo para todas as aes posteriormente intentadas que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto. ATENO: H um juzo prvio da existncia de fundamentos suficientes para sustentar a demanda. Aps o recebimento da inicial, o juiz, no prazo de 30 dias, em deciso fundamentada, rejeitar a ao, se convencido da inexistncia do ato de improbidade, da improcedncia da ao ou da inadequao da via eleita. Recebida a petio inicial, ser o ru citado para apresentar contestao. OBS: da deciso que receber a petio inicial, caber agravo de instrumento.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

31 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 OBS: em qualquer fase do processo, reconhecida a

inadequao da ao de improbidade, o juiz extinguir o processo sem julgamento do mrito. A sentena que julgar procedente ao civil de reparao de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinar o pagamento ou a reverso dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito. A Fazenda Pblica, quando for o caso, promover as aes necessrias complementao do ressarcimento do patrimnio pblico. ATENO!!! A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria. Entretanto, exerccio do a autoridade emprego ou judicial funo, ou sem administrativa prejuzo da

competente poder determinar o afastamento do agente pblico do cargo, remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual (ATENO!!! Observe que a nica medida cautelar prevista na Lei n 8.429/92 que pode ocorrer na esfera administrativa). OBS: o afastamento temporrio no uma sano e sim uma medida cautelar, no havendo contraditrio e ampla defesa prvios. vedada a transao, acordo ou conciliao nas aes por atos de improbidade administrativa, com base no princpio da indisponibilidade do interesse pblico.
Questes concurso de

24. (CESPE/TRF-1/Juiz/2009) A ao de improbidade administrativa ter o rito ordinrio e ser proposta pelo MP ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de 60 dias da efetivao da medida cautelar.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

32 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 25. (CESPE/TCE-ES/Procurador/2009) Pessoas jurdicas de direito pblico, mesmo que interessadas, no tm legitimidade ativa para propor ao civil pblica de improbidade administrativa. O primeiro item est errado, j que o prazo de 30 dias e no de 60 dias. O segundo item tambm est errado, j que a legitimidade ativa concorrente entre o MP e a pessoa jurdica de direito pblico interessada. 26. (CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo)

Durante a instruo processual, o agente pblico poder ser afastado do seu cargo mediante determinao de autoridade administrativa competente. Como vimos, a autoridade judicial ou administrativa competente poder determinar o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual. Gabarito: Certo.

g. Juzo competente

O STF declarou inconstitucional o dispositivo legal (art. 84, 1 e 2, do CPP) que previa o foro por prerrogativa de funo nas aes de improbidade administrativa. Isso ocorreu na ADI 2797. A partir da, a regra geral que no existe foro especial por prerrogativa de funo nas aes de improbidade, apenas nas aes criminais. Entretanto, no julgamento da Reclamao 2138, o mesmo STF decidiu que os juzes de primeira instncia so incompetentes para processar e julgar ao civil de improbidade administrativa ajuizada
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

33 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 contra agente poltico que possui prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal, por crime de responsabilidade, conforme o art. 102, I, "c", da Constituio. Assim, a regra geral foi excepcionada para admitir o foro por prerrogativa de funo nas aes de improbidade aos agentes polticos que possuem foro privilegiado nos crimes de responsabilidade. A partir desse julgado, o STJ passou a afirmar que o julgamento das autoridades que no detm foro constitucional por prerrogativa de funo, quanto aos crimes de responsabilidade , por atos de improbidade administrativa, continuar a ser feito pelo juzo monocrtico da justia cvel comum de 1 instncia (REsp 1106159). Desse modo, OS PREFEITOS, por exemplo, NO TM QUALQUER FORO PRIVILEGIADO EM AO DE IMPROBIDADE (RESP 401472). Entretanto, diversas outras autoridades j conseguiram foro privilegiado para aes de improbidade. Destacamos algumas delas: O STF, na QO na Pet n. 3.211-0, declarou que "com pete

ao Supremo Tribunal Federal julgar ao de improbidade contra seus membros", ou seja, os Ministros do STF tm foro privilegiado em ao de improbidade. A partir disso, o STJ passou a afirmar que no h competncia de primeiro grau para julgar ao semelhante de improbidade contra membros de outros tribunais superiores ou de tribunais de segundo grau, como no caso (AgRg na Sd .208/AM, Corte Especial). Nos casos dos membros dos tribunais superiores, a competncia para julgar ao de improbidade do STF (art. 102, I, c, da Constituio), no caso dos tribunais de segundo grau, a competncia do STJ (Rcl 4.927/DF, Corte Especial). O Superior Tribunal de Justia admite, at mesmo, foro por prerrogativa de funo em ao de improbidade para Secretrio de
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

34 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Estado, desde que previsto na Constituio Estadual. No RESP 1235952, o STJ afirmou que cabe ao Tribunal de Justia julgar ao de improbidade contra Secretrio de Estado quando houver previso de foro privilegiado na Constituio Estadual. Assim, muito cuidado ao afirmar que para ao de improbidade no h foro privilegiado. Por fim, vale lembrar que as aes de improbidade

administrativa esto expressamente excludas da competncia dos Juizados Especiais Federais.

h. Prescrio

As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas na Lei n 8.429/92 podem ser propostas: 1. at 5 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana; ATENO QUANTO AO TERMO INICIAL DA CONTAGEM: APS O TRMINO DO MANDATO!!!! 2. dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego. ATENO!!! Nos termos do art. 37, 5, da CF, as aes civis de ressarcimento ao errio so imprescritveis.
Questes concurso de

27. (CESPE/MP-RN/2009) As aes de improbidade administrativa de atos que atentem contra os princpios da administrao pblica
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

35 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 podem ser propostas at 10 anos aps o trmino da funo de confiana de quem as tenha praticado. O prazo de prescrio no caso de funo de confiana de 5 anos e no de 10 anos. Logo, o item est errado.

28. (CESPE - 2012 - PC-AL - Delegado de Polcia) As aes que tm por objeto a aplicao das sanes previstas para o cometimento de ato de improbidade realizado por prefeito municipal prescrevem at trs anos aps a ocorrncia do ato de improbidade. Eu chamei sua ateno! As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas na Lei n 8.429/92 podem ser propostas: at 5 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana; ATENO QUANTO AO TERMO INICIAL DA CONTAGEM: APS O TRMINO DO MANDATO!!!! A questo est errada por afirmar que a prescrio at trs anos aps a ocorrncia do ato de improbidade. Gabarito: Errado.

4) Regime Disciplinar
A Administrao goza do poder disciplinar, que a autoriza a punir os agentes pblicos que descumprem as regras e princpios do direito administrativo. A Lei 8.112/90 dispe, em linhas gerais, como deve ser exercido esse poder disciplinar.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

36 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 O regime disciplinar encontra previso no ttulo IV da Lei 8.112. Os seus captulos dispem: Captulo I- Dos Deveres; II- Das Proibies; III- Da acumulao; IV- Das Responsabilidades; V- Das Penalidades. Veremos a seguir cada um desses captulos:

4.1
8.112/90:

Dos Deveres

Com relao aos deveres, vale a transcrio do art. 116 da Lei

Art. 116. So deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; II - ser leal s instituies a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V - atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para a defesa da Fazenda Pblica. VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; (Vide Lei n 12.527, de 2011) VII - zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico; VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartio; IX - manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; X - ser assduo e pontual ao servio; XI - tratar com urbanidade as pessoas; XII - representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder.

PRESTE BEM ATENAO PARA O DEVER INSERTO NO INCISO IV: CUMPRIR AS ORDENS SUPERIORES, EXCETO QUANDO MANIFESTAMENTE ILEGAIS. Caso no sejam observados os deveres legais, o servidor sofrer sanes disciplinares. Cada um dos deveres violados ter uma sano.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

37 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

4.2

Das Proibies

Alm dos deveres, a Lei n. 8.112/90 arrola vrias proibies. Estas so especficas e a lei comina a sano que dever ser aplicada caso o agente incorra em uma delas. Vejamos a classificao com modelo semelhante ao proposto por Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo: 1. Proibies que acarretam advertncia (a numerao foi feita de acordo com a posio dos incisos):
Art. 117. Ao servidor proibido: I - ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; II - retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; III - recusar f a documentos pblicos; IV - opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; V - promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; VI - cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil; XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

2. Proibies que se infringidas tm por consequncia a suspenso:


Art. 117. Ao servidor proibido: XVII - cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho;

Lembre-se que, nos casos de reincidncia em que o servidor j foi penalizado com a advertncia, a suspeno poder ser aplicada.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

38 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 3. Poder ocasionar a demisso
Art. 117. Ao servidor proibido: X - participar de gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio;

4.3

Da acumulao

Lembre-se que a regra geral a vedao acumulao. Assim, somente nas hipteses expressamente previstas no texto constitucional ser ela lcita, mesmo assim, quando houver compatibilidade de horrios. A vedao s existe quando ambos os cargos, empregos ou funes forem remunerados. As excees somente admitem dois cargos, empregos ou funes, inexistindo qualquer hiptese de trplice acumulao, a no ser que uma das funes no seja remunerada. A proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico. Quando houver compatibilidade de horrios, possvel acumular: 1. Dois cargos de PROFESSOR; 2. Um cargo de PROFESSOR com outro, TCNICO OU

CIENTFICO; 3. Dois cargos ou empregos PRIVATIVOS DE PROFISSIONAIS DE SADE, com profisses regulamentadas. O servidor que acumular licitamente dois cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hiptese em que houver compatibilidade de horrio e local com o exerccio de um deles,
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

39 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 declarada envolvidos. Importante notar a existncia, no texto constitucional, de outras hipteses em que lcita a acumulao remunerada, a saber: 1. Permisso de acumulao para os VEREADORES; 2. Permisso para os JUZES exercerem o MAGISTRIO; 3. Permisso para os MEMBROS DO MINISTRIO PBLICO exercerem o MAGISTRIO. A proibio de acumular a mais ampla possvel, abrangendo, salvo as excees constitucionalmente previstas, qualquer agente pblico remunerado em qualquer poder ou esfera da Federao. Quanto ao tratamento dado percepo simultnea de pelas autoridades mximas dos rgos ou entidades

remunerao e de proventos de aposentadoria, o art. 37, 10, da Constituio Federal, prev que vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, RESSALVADOS (ou seja, nas hiptese a seguir ser possvel a acumulao de aposentadorias): os cargos acumulveis na forma desta Constituio; os cargos eletivos; e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. Como se v, um juiz pode ter a aposentadoria de seu cargo de juiz e uma de magistrio, pois so cargos acumulveis na atividade. Alm disso, entende-se que a soma dessas aposentadorias no pode ser superior ao TETO. ATENO!!! No se enquadram na proibio de acumulao de proventos com remunerao os proventos recebidos em
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

40 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 decorrncia de aposentadoria obtida pelo regime geral de previdncia (RGPS), de que trata o art. 201 da Constituio.
Questo concurso de

29. (CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo) Servidor pblico que ocupe cargo de mdico na administrao direta da Unio e cargo de professor em uma universidade pblica federal, ambos remunerados, pode, havendo compatibilidade de horrios entre as atividades, ocupar outro cargo pblico remunerado de mdico, desde que esse cargo se situe no mbito da administrao de um estadomembro, do Distrito Federal ou de um municpio. Em nenhuma das hipteses que estudamos possvel acumular trs cargos. Tal hiptese no est prevista na Constituio. Item errado.

4.4

Das Penalidades

O servidor estar sujeito s penalidades sempre que descumprir suas obrigaes e faltar com seus deveres. Devendo ser observado o processo disciplinar cabvel. O artigo 127 prev as penalidades disciplinares:
Art. 127. So penalidades disciplinares: I - advertncia; II - suspenso; III - demisso; IV - cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituio de cargo em comisso; VI - destituio de funo comissionada.

O direito ao contraditrio e ampla defesa dever sempre ser observado. E ainda, o administrador no poder inovar em sanes a serem aplicadas no servidor, tal dispositivo numerusclausus.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

41 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Voc deve ter observado que h uma discricionariedade no grau de aplicao da pena, por isso sempre ser analisado a natureza e a gravidade da infrao cometida, bem como o princpio da proporcionalidade. claro que a discricionariedade no atenua a obrigao da Administrao de punir o servidor ou aquele que tem vinculo jurdico especfico com a Administrao quando esta tomar conhecimento do fato. Vamos a cada uma das penalidades? a) ADVERTNCIA: ser aplicada nos casos que j citamos,

em situaes que so incabveis penalidades mais graves. Destacamos ainda que a advertncia ser por escrito, e ficar no banco de dados do servidor sendo cancelada aps 3 anos de efetivo exerccio. Confira o art. 129 da Lei 8.112/90:
Art. 129. A advertncia ser aplicada por escrito, nos casos de violao de proibio constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna, que no justifique imposio de penalidade mais grave.

Estudamos as situaes descritas nas proibies dos servidores. b) SUSPENSO: ser cabvel nos casos de reincidncia nos

casos em que a advertncia foi aplicada, alm das situaes j tratadas. O servidor poder ser suspenso por no mximo 90 dias. A lei nos traz um caso especfico de suspenso. Vamos conferir?
Art. 130 1oSer punido com suspenso de at 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao.

Quando for conveniente ao servio pblico, a penalidade de suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50%
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

42 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 (cinqenta por cento) por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio (art. 130, 2). Essa hiptese menos prejudicial ao servidor, uma vez que no perodo da suspenso ele fica sem receber os seus vencimentos. CUIDADO! Dentre as penalidades expostas no art. 127 da Lei 8.112/90 no existe a pena de multa, a multa ser aplicada somente no caso de converso da suspenso. O cancelamento do registro da suspenso s se dar aps 5 anos de efetivo exerccio. O cancelamento, contudo, no tem efeitos retroativos. Mais uma vez, isso deve ficar claro: o servidor no receber remunerao no perodo da suspenso tampouco o tempo de suspenso ser computado como tempo de servio. c) DEMISSO: Neste caso no h cancelamento do registro da

pena, o servidor perde o seu vinculo com a Administrao e deixa de prestar o servio pblico. Vimos acima que s uma proibio enseja a demisso se descumprida. Contudo, voc deve estar atento ao art. 132 da Lei 8.112/90, que prev diversas outras situaes em que ser aplicada a pena de demisso. Confira:
Art. 132. A demisso ser aplicada nos seguintes casos: I - crime contra a administrao pblica; II - abandono de cargo; III - inassiduidade habitual; IV - improbidade administrativa; V - incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; VI - insubordinao grave em servio; VII - ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; VIII - aplicao irregular de dinheiros pblicos; IX - revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; X - leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; XI - corrupo; XII - acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas;
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

43 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00
XIII - transgresso dos incisos IX a XVI do art. 117.

Dessa forma, a demisso est vinculada a uma das situaes especficas. Repito: A pena de demisso um ato vinculado, ou seja, ocorrida uma das hipteses descritas no quadro, o julgador deve aplicar a sano de demisso ele no tem escolha! Nesse sentido, vale a transcrio do entendimento do Superior Tribunal de Justia sobre o tema:
3. "A Administrao Pblica, quando se depara com situaes em que a conduta do investigado se amolda nas hipteses de demisso ou cassao de aposentadoria, no dispe de discricionariedade para aplicar pena menos gravosa por tratar-se de ato vinculado" (MS 15.517/DF, Rel. Ministro Benedito Gonalves, Primeira Seo, DJe 18.2.2011). No mesmo sentido: MS 16.567/DF, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Primeira Seo, DJe 18.11.2011). No mesmo sentido: MS 15.951/DF, Rel. Ministro Castro Meira, Primeira Seo, DJe 27.9.2011. Segurana denegada. (MS 12.200/DF, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, PRIMEIRA SEO, julgado em 28/03/2012, DJe 03/04/2012)

d)

Cassao de aposentadoria ou indisponibilidade: Ser

aplicada no caso do inativo que houver cometido, na atividade, falta punvel com a demisso. e) Destituio de cargo em comisso: ser aplicada ao no

ocupante de cargo efetivo nos casos de infrao sujeita s penalidades de suspenso e de demisso (Art. 135 da Lei 8.112/90). Por fim, com relao s penalidades voc deve atentar-se para o disposto no art. 137 da Lei n 8.112/90:

Art. 137. A demisso ou a destituio de cargo em comisso, por infringncia do art. 117, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos. Pargrafo nico. No poder retornar ao servio pblico federal o servidor que for demitido ou destitudo do cargo em comisso por infringncia do art. 132, incisos I, IV, VIII, X e XI.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

44 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Esse dispositivo informa que, no caso de demisso ou a destituio de cargo em comisso, por ter o servidor valido do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica, e por atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo de 5 (cinco) anos. Lembre-se que no considerada infrao administrativa se o servidor atuar como procurador ou intermedirio para obter benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro Ademais, o servidor pblico federal no poder mais integrar qualquer cargo pblico federal se foi demitido ou destitudo do cargo em comisso se foi demitido por: crime contra a administrao pblica; improbidade administrativa; aplicao irregular de dinheiros pblicos; leso aos cofres pblicos e dilapidao do nacional; corrupo; patrimnio

Perceba que o servidor criminoso, mprobo, corrupto ou aquele que causou leso aos cofres pblicos no poder retornar ao servio pblico se foi demitido ou destitudo do cargo em comisso. No podemos encerrar este tpico sem mencionar que no uma penalidade, mas encontra previso da Lei n 8.112/90 o afastamento preliminar. Esse afastamento uma medida cautelar adotada pela

Administrao que afasta o servidor de suas funes, pelo prazo de at

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

45 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 60 dias (pode ser prorrogado por uma s vez), para que ele no influa na apurao da irregularidade cometida por ele. ATENO: Nesse perodo, o servidor continua recebendo!
Questo concurso de

30. (CESPE- 2010 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo) Em processo administrativo disciplinar, a remoo de ofcio de um servidor pode ser utilizada como forma de punio. A Lei 8.112/90 nos fala que so penalidades disciplinares:
art. 127. So penalidades disciplinares: I - advertncia; II - suspenso; III - demisso; IV - cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituio de cargo de comisso; VI - destituio de funo comissionada.

Observe que a remoo no est entre as penalidades! Gabarito: Errado.

5) Processo Administrativo Disciplinar


Os ilcitos administrativos e so apurados Viana, pelo o processo Processo

administrativo disciplinar e os meios sumrios. Segundo LadisaelBernado Srgio Administrativo pode ser conceituado com como um instrumento formal em que a Administrao Pblica, tendo como suporte o jus puniendi do Estado (via Poder Disciplinar, espcie do gnero Poder Administrativo), apura a existncia de infraes de natureza funcional praticadas por seus servidores e, caso o apuratrio resulte pela autoria da prtica
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

46 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 infracional, aplica a sano adequada e prevista em instrumento legal pertinente. Veja o diz esse artigo:
Art. 148. O processo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido.

Aqui o legislador nos trouxe duas preciosas informaes: 1) O processo disciplinar um instrumento destinado a apurar responsabilidade deservidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies. 2) O instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido. No mbito do direito disciplinar do servidor pblico h o processo administrativo disciplinar e a sindicncia. Di Pietro define sindicncia como: fase preliminar instaurao do processo administrativo; corresponderia ao inqurito policial que se realiza antes do processo penal... A lei no estabelece procedimento para a sindicncia, que pode ser realizada por funcionrio ou por comisso de funcionrio. A sindicncia pode ter duas naturezas: (a) preparatria e (b) punitiva. Na primeira, a sindicncia apenas apura de modo preliminar a existncia de anomalia na conduta do servidor. Se verificado que a prtica do ato investigado pode se caracterizar como uma infrao disciplinar, a sindicncia concluir pela necessidade de abertura de um processo administrativo disciplinar. Se afastada qualquer possibilidade de infrao, a sindicncia arquivada. Na segunda natureza da sindicncia a punitiva esse procedimento verificar, de plano, que o fato praticado pelo servidor
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

47 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 caracteriza-se como ato infracional sujeito sano de repreenso ou suspenso de at 30 (trinta) dias. Nessa hiptese, no ser necessria a abertura do processo disciplinar, poder ser aplicada a repreenso ou a suspenso de at 30 dias no prprio procedimento da sindicncia. Veja o que diz o art. 143 da Lei n 8.112/90:
Art. 143. A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

ATENO: Voc no pode ler esse dispositivo sem se atentar para um fato de suma relevncia: seja na sindicncia PUNITIVA, seja no processo administrativo disciplinar, deve ser assegurado ao acusado a ampla defesa. Repare: na sindicncia investigativa no necessrio observar a ampla defesa, pois esta se dar quando da abertura do processo administrativo disciplinar. Outras duas importantes caractersticas da sindicncia que ela deve ser concluda em 30 (trinta) dias, prorrogveis por igual perodo, e que ela deve ser impulsionada por uma comisso disciplinar composta por trs servidores. Assim, a sindicncia, quando instaurada com carter punitivo e no meramente investigatrio ou preparatrio de um processo disciplinar, tem natureza de verdadeiro processo disciplinar principal, no qual indispensvel a observncia das garantias do contraditrio e da ampla defesa e, alm disso, do princpio da impessoalidade e da imparcialidade, mediante a convocao de uma comisso disciplinar composta por trs servidores (STJ: REsp 509318).

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

48 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Vistas as principais caractersticas da sindicncia, voc pode passar para o estudo do processo administrativo disciplinar. A legislao brasileira retrata o PAD da seguinte forma: Constituio Federal:

Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. 1 O servidor pblico estvel s perder o cargo: I - em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Lei 8.112/90

Art. 146. Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar.

Como se v, quando o servidor estiver sujeito a penalidade de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, o procedimento que deve ser instaurado o processo administrativo disciplinar. O PAD segue as seguintes fases: instaurao, instruo, defesa, relatrio e deciso. Veja bem, so 5 fases! INSTA INSTRU DE RE DE Mas essa sequncia de fases pode ser simplificada com a seguinte operao:

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

49 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

Instruo Defesa Relatrio

Inqurito administrativo
(ou instruo sumria)

Com isso, teremos as trs fases: instaurao, inqurito e deciso. Para decorar: INSTA INQU DE A instaurao promovida por meio da portaria de instaurao. Ela elemento processual indispensvel, devendo estar juntada aos autos. A portaria, em sua redao, deve conter determinados requisitos formais essenciais, tais como, a identificao dos integrantes da comisso processante (nome, cargo e matrcula), destacando o presidente; o procedimento do feito (se sindicncia ou PAD - no caso de rito sumrio) e o nome e matrcula do servidor investigado. importante observar que o Superior Tribunal de Justia sedimentou o entendimento no sentido de que, na portaria de instaurao do PAD, no necessria a descrio detalhada dos fatos. Confira-se, nesse sentido, o seguinte trecho de um julgamento do STJ:
- Na linha da jurisprudncia desta Corte, a portaria inaugural do processo disciplinar est livre de descrever detalhes sobre os fatos da causa, tendo em vista que somente ao longo das investigaes que os atos ilcitos, a exata tipificao e os seus verdadeiros responsveis sero revelados. (...) - A absolvio na seara criminal interfere no resultado do processo administrativo disciplinar apenas quando for reconhecida a efetiva inexistncia do fato ou da autoria (art. 126 da Lei n. 8.112/1990), o que no aconteceu no caso em debate, em que a absolvio decorreu da ausncia de provas. Mandado de segurana denegado. (MS 16.815/DF, Rel. Ministro CESAR ASFOR ROCHA, PRIMEIRA SEO, julgado em 11/04/2012, DJe 18/04/2012)

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

50 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 E quem conduz, instrui e preside o PAD? Ou melhor, quem a Administrao nas fases do PAD? O PAD conduzido por comisso processante composta de 3 servidores estveis. Isso quer dizer que eles devem ser ocupantes de cargo efetivos, ou seja, ingressaram na Administrao por meio de concurso. Um deles ser o presidente da comisso. Essa autoridade dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. Confira, por oportuno, a redao do art. 149 da Lei n 8.112/90:

Art. 149. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de trs servidores estveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no 3o do art. 143, que indicar, dentre eles, o seu presidente, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. 1o A Comisso ter como secretrio servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicao recair em um de seus membros. 2o No poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau.

Ento, as exigncias feitas pela Lei aos trs integrantes detentores de cargo efetivo so relacionadas ao nvel do cargo efetivo ou de grau de escolaridade do presidente em relao ao acusado. Como o legislador colocou de forma expressa requisitos legais alternativos, no cabe ao aplicador da lei criar restries que a norma no previu, tais como requisitos de nvel de cargo ou grau de escolaridade dos vogais em relao ao acusado e de experincia de qualquer dos integrantes na matria tcnica de que cuida o processo. Outra coisa que voc deve ter em mente que a autoridade instauradora pode designar servidor experiente na matria para integrar a comisso. Na comisso, pode haver servidores de rgo

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

51 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 distinto do rgo de lotao do acusado, mas nesse caso, convm prvia solicitao ao titular daquele rgo. J caiu em outras provas o seguinte questionamento: o servidor obrigado a integrar a comisso quando for designado para tanto? Quanto a esse assunto saiba que a convocao, por parte da autoridade competente, para servidor integrar comisses disciplinares encargo obrigatrio e irrecusvel, no depende nem mesmo de liberao do superior hierrquico do servidor indicado. Importante notar, ainda com relao comisso, que ela exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da administrao. Vistos os requisitos da instaurao, ou melhor, da portaria, vamos instruo. Na instruo, primeiro ato do inqurito administrativo, a Administrao promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Concluda a inquirio das testemunhas, a comisso promover o interrogatrio do acusado. A instruo se encerra com a tipificao da infrao disciplinar, ou seja, a comisso processante informa qual dever foi violado pelo servidor ou qual ato infracional foi praticado. Aqui onde ocorre o indiciamento do servidor. No indiciamento, os fatos devem ser bem especificados, de modo que o servidor saiba de qual acusao ele deve se defender e a qual pena ele est sujeito. O indiciamento , em outras palavras, o instrumento de acusao formal do servidor inicialmente notificado para acompanhar o processo

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

52 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 administrativo disciplinar, refletindo convico preliminar da comisso de que ele cometeu irregularidade. O indiciamento para o PAD o que a denncia para o processo penal. dentro dos limites do indiciamento que o servidor dever apresentar sua defesa escrita. Dessa forma, a indiciao (alm da notificao como acusado e da intimao para interrogar) pea essencial no processo em que se cogita de responsabilizao funcional. Se a Comisso entender por no indiciar o acusado, ele no ser citado e nem precisar apresentar defesa escrita. Aps a apresentao da defesa, a comisso processante apresentar seu relatrio final, onde expor as suas convices e opinar pela aplicao da penalidade ou no ao servidor. Esta ltima foi a sequncia de fases adotada pela lei. Veja o disposto no art. 151 da Lei n 8.112/90:
Art. 151. O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; II - inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; III - julgamento.

bom observar, ainda, que, para no expor o servidor investigado, as reunies e as audincias das comisses tero carter reservado. Alm disso, o PAD corre em sigilo na Administrao. E com relao aos prazos, professor, em quanto tempo o PAD deve se encerrar? A Lei n 8.112/90 informa que o PAD tem o prazo de 60 dias para sua concluso (art. 152). Esse prazo pode ser prorrogado. E se a Administrao no respeitar esse prazo e solicitar a prorrogao do prazo do PAD por diversas vezes ou se esquecer de pedir a prorrogao, o processo ser nulo, professor? No, meus caros.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

53 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 O STJ j sedimentou entendimento no sentido de que o excesso de prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar no conduz sua nulidade, desde que no tenha causado qualquer prejuzo ao servidor (MS 12369). Alm disso, o art. 169, 1, da Lei n 8.112/90, prev que o julgamento fora do prazo no implica em nulidade do processo. A Lei n 8.112/90 estabelece que o PAD poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando houver fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada (art. 174). Mas, professor, a comisso processante quem julga o servidor? No, meu caro aluno, a comisso apenas conduz o PAD e faz o relatrio final de carter opinativo. O julgamento realizado pelas autoridades assim definidas na Lei n 8.112/90, de acordo com a infrao sugerida no relatrio final. Leia, com ateno o seguinte dispositivo:
Art. 141. As penalidades disciplinares sero aplicadas: I - pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da Repblica, quando se tratar de demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade de servidor vinculado ao respectivo Poder, rgo, ou entidade; II - pelas autoridades administrativas de hierarquia imediatamente inferior quelas mencionadas no inciso anterior quando se tratar de suspenso superior a 30 (trinta) dias; III - pelo chefe da repartio e outras autoridades na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos, nos casos de advertncia ou de suspenso de at 30 (trinta) dias; IV - pela autoridade que houver feito a nomeao, quando se tratar de destituio de cargo em comisso.

Para que esse importante tema de nosso estudo fique ainda mais claro, segue o quadro:

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

54 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Autoridade competente
Presidente da Repblica, Presidentes demisso Tribunais Federais e pelo ProcuradorGeral da Repblica Ministros de Estado, Presidentes de suspenso superior a 30 (trinta) dias autarquias e fundaes (autoridades administrativas imediatamente de inferior hierarquia quelas

Sano
e cassao de

das Casas do Poder Legislativo e dos aposentadoria ou disponibilidade

mencionadas acima) Chefe da repartio advertncia ou suspenso de at 30 (trinta) dias; houver feito a quando se tratar de destituio de cargo em comisso.

Autoridade nomeao,

que

MUITA ATENO AQUI! O Presidente da Repblica pode delegar aos seus Ministros a competncia de demitir servidores. Esse o entendimento do Superior Tribunal de Justia. Veja:
Possibilidade de o Presidente da Repblica delegar aos Ministros de Estado a competncia para demitir servidores de seus respectivos quadros pargrafo nico do art. 84, CF. (MS 7.024/DF)

OUTRA QUESTO IMPORTANTE: Pode a autoridade que vai julgar o PAD contrariar as concluses da comisso processante e deixar de aplicar a penalidade sugerida ou absolver o servidor quando a comisso opinou pela condenao? Pode sim, contudo, em apenas uma hiptese: quando o relatrio da comisso contrariar a prova dos autos. Nesse caso, a autoridade julgadora pode, de forma motivada, agravar ou abrandar a penalidade proposta ou, at mesmo, isentar o servidor de responsabilidade (art. 168).
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

55 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Vamos complementar nossos estudos com a resoluo de

questes? Para que voc se aprofunde ainda mais na matria, recomendamos a leitura dos arts. 149 a 173 da Lei n 8.112/90. Perceba o quanto esses dispositivos so importantes ao resolver as seguintes questes.
Questes concurso de

31. (CESPE

2009

IBRAM-DF

Advogado)

Conforme

entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), o controle jurisdicional a respeito do ato administrativo que impe sano disciplinar restringe-se aos seus aspectos meramente formais. Segundo posicionamento do STJ no MS 13.986/DF, "Em face dos princpios da proporcionalidade, dignidade da pessoa humana e culpabilidade, aplicveis ao regime jurdico disciplinar, no h juzo de discricionariedade no ato administrativo que impe sano disciplinar a Servidor Pblico, razo pela qual o controle jurisdicional amplo, de modo a conferir garantia aos servidores pblicos contra eventual excesso administrativo, no se limitando, portanto, somente aos aspectos formais do procedimento sancionatrio." Gabarito: Errado. 32. (CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judicirio)O rito sumrio do processo administrativo disciplinar aplica-se apenas apurao das irregularidades de acumulao ilcita de cargos pblicos, abandono de cargo e inassiduidade habitual. Vejamos o que dizem os arts. 133 e 140 da Lei 8.112/90:

Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de dez dias, contados da data da cincia e, na
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

56 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00
hiptese de omisso, adotar procedimento sumrio para a sua apurao e regularizao imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolver nas seguintes fases: I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso, a ser composta por dois servidores estveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgresso objeto da apurao; II - instruo sumria, que compreende indiciao, defesa e relatrio; III - julgamento. (...) Art. 140. Na apurao de abandono de cargo ou inassiduidade habitual, tambm ser adotado o procedimento sumrio a que se refere o art. 133, observando-se especialmente que: I - a indicao da materialidade dar-se-: a) na hiptese de abandono de cargo, pela indicao precisa do perodo de ausncia intencional do servidor ao servio superior a trinta dias; b) no caso de inassiduidade habitual, pela indicao dos dias de falta ao servio sem causa justificada, por perodo igual ou superior a sessenta dias interpoladamente, durante o perodo de doze meses;

No caso de abandono de cargo e inassiduidade, a lei tambm afirma que ser adotado o procedimento sumrio. Gabarito: certo. 33. (CESPE - 2009 - SEAD-SE (FPH) Procurador) O secretrio de estado da sade de determinado estado da Federao determinou a instaurao de processo administrativo disciplinar para apurar fatos envolvendo irregularidades praticadas por servidor daquela secretaria. Nessa situao, o processo administrativo disciplinar iniciar-se- com a sindicncia, que um meio sumrio e sigiloso de investigao, com o objetivo de apurao preliminar dos fatos, vedada a presena de partes e advogado. Vimos que as fases para instaurao do PAD seguem a seguinte sequncia:
Art. 151. O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; II - inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; III - julgamento.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

57 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

Para decorar: INSTA INQU DE Gabarito: Errado. 34. (CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao) De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal, a falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. Veja o que diz a smula vinculante n5 do STF:

A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.

Gabarito: Certo 35. (CESPE - 2011 - TRE-ES - Tcnico Judicirio) O Ministro de Estado pode ser submetido a processo administrativo disciplinar, nos termos da Lei n. 8.112/1990. Sobre esse tema, a AGU editou o parecer vinculante n GQ-35, que assim concluiu: 4. A Lei n. 8.112, de 1990, comina a aplicao de penalidade a quem incorre em ilcito administrativo, na condio de servidor pblico, assim entendido a pessoa legalmente investida em cargo pblico, de provimento efetivo ou em comisso, nos termos dos arts. 2e 3. Essa responsabilidade de que provm a apenao do servidor no alcana os titulares de cargos de natureza especial, providos em carter precrio e transitrio, eis que falta a previso legal da punio. Os titulares dos cargos de Ministro de Estado (cargo de natureza especial) se excluem dos da viabilidade pblicos legal aos de responsabilizao funcionais, cuja administrativa, pois no os submete a positividade do regime jurdico servidores federais deveres

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

58 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 inobservncia acarreta a penalidade administrativa. que o processo disciplinar se destina "a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontra investido" (art. 148 da Lei n. 8.112, de 1990).
Art.148 O processo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido.

Por isso, o gabarito errado. 36. (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA) Um servidor pblico federal que, admitido no servio pblico, sem concurso pblico, em 1982, e atualmente lotado em determinado rgo pblico federal, seja indicado para integrar comisso de processo administrativo disciplinar estar impedido legalmente de presidir essa comisso. Aqui o que voc no pode confundir o servidor ocupante de cargo efetivo com servidor estvel. Para ser membro de comisso, o servidor deve ser estvel. No caso do presidente da comisso, o art. 149 determina que, alm de ser estvel, ele deve ser ocupante de cargo efetivo. Isso quer dizer que o presidente deve ter sido admitido no servio pblico por meio de concurso pblico. Outros requisitos para ser presidente so: a autoridade dever ser ocupante de cargo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. Gabarito: Certo. 37. (CESPE - 2010 - PGM-RR - Procurador Municipal)A comisso de sindicncia no pr-requisito para a instaurao do processo administrativo disciplinar.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

59 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 A comisso de sindicncia requisito para a instaurao do PAD, pois ela quem vai movimentar o processo na fase de inqurito. Gabarito: Errado. 38. (CESPE - 2010 - MS - Analista Tcnico) A autoridade julgadora poder decidir em desconformidade com o relatrio elaborado pela comisso responsvel pela conduo do processo disciplinar quando reput-lo contrrio s provas dos autos. MUITA ATENO PARA ESSA QUESTO! importante que voc leia os artigos recomendados da Lei n 8.112/90, pois voc pode se deparar com uma questo como essa, que a pura lei:
Art. 168. O julgamento acatar o relatrio da comisso, salvo quando contrrio s provas dos autos. Pargrafo nico. Quando o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrand-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

Gabarito: Certo. 39. (CESPE - 2008 - ABIN - Oficial de Inteligncia) No mbito do processo administrativo disciplinar, o interrogatrio do acusado ocorre antes da inquirio das testemunhas, e depois da sua citao. Essa afirmao contraria o seguinte dispositivo da Lei n 8.112/90:

Art. 159. Concluda a inquirio das testemunhas, a comisso promover o interrogatrio do acusado, observados os procedimentos previstos nos arts. 157 e 158. 1o No caso de mais de um acusado, cada um deles ser ouvido separadamente, e sempre que divergirem em suas declaraes sobre fatos ou circunstncias, ser promovida a acareao entre eles. 2o O procurador do acusado poder assistir ao interrogatrio, bem como inquirio das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-se-lhe, porm, reinquiri-las, por intermdio do presidente da comisso.
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

60 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 Gabarito: errado. No podemos encerrar o estudo do processo administrativo disciplinar sem abordarmos os seguintes entendimentos jurisprudenciais. devida a observncia do prazo de trs dias de antecedncia da oitiva para a intimao de testemunha (art. 41 da Lei n. 9.784/1999, aplicado subsidiariamente a Lei n. 8.112/1990) (STJ-MS 12.895-DF). Com relao ao interrogatrio do acusado, quando se demonstrar conveniente, pode a comisso interrogar o acusado logo no incio da instruo e/ou no curso da instruo. Estes interrogatrios preliminares no carreiam nulidade para o processo, uma vez que no se afasta a realizao do interrogatrio ao final, tentando-se concluir a busca da convico, conforme determina o art. 159 da Lei n 8.112/90. Cabe administrao comprovar o nus da prova, a culpa de terceiro, ou a culpa concorrente ou exclusiva da vtima, ou fora maior e casofortuito, para excluir ou atenuar sua responsabilidade civil de reparar. Por fim, veja o que saiu no recente informativo do STJ (23/05/2012): O tribunal reconheceu que impossvel o agravamento da penalidade imposta a servidor pblico aps o encerramento do respectivo processo disciplinar, ainda que a sano anteriormente aplicada no esteja em conformidade com a lei ou orientao normativa interna. O PAD somente pode ser anulado quando constatada a ocorrncia 8.112/1990), de ou vcio insanvel quando (art. 169, caput, fatos da Lei n. ou revisto apresentados novos

circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do servidor punido ou a inadequao da penalidade aplicada (art. 174, caput, da Lei n. 8.112/1990). Para o STJ, a anulao parcial do processo administrativo disciplinar para adequar a penalidade aplicada ao servidor, consoante
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

61 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 pareceres do rgo correspondente, ensejando aplicao de sano mais grave ofende o devido processo legal e a proibio da reformatio in pejus.(MS 13.341-DF) Ah, j ia me esquecendo da prescrio. Afinal, quando uma infrao administrativo-disciplinar prescreve? At quando os servidores ficaro sujeitos a uma punio se a Administrao se mantiver inerte e no instaurar qualquer procedimento? Esses questionamentos so respondidos pelo seguinte dispositivos da Lei n 8.112/90:
Art. 142. A ao disciplinar prescrever: I - em 5 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso; II - em 2 (dois) anos, quanto suspenso; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto advertncia. 1o O prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido. 2o Os prazos de prescrio previstos na lei penal aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm como crime. 3o A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente. 4o Interrompido o curso da prescrio, o prazo comear a correr a partir do dia em que cessar a interrupo.

Assim como h uma autoridade julgadora para cada pena prevista, h um prazo prescricional para cada sano. Como se viu, para a demisso, cassao de aposentadoria e destituio de cargo em comisso, a Administrao deve promover a abertura de processo disciplinar em 5 anos, contados a partir da data em que o fato se tornou conhecido. Para as infraes sujeitas suspenso, a prescrio de 2 anos. Para as sujeitas advertncia, a Administrao deve promover a abertura de processo disciplinar no exguo prazo de 180 dias. Para as infraes disciplinares que tambm so previstas como crime, o prazo prescricional ser o da lei penal.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

62 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

5.1

Reviso

O processo pode ser revisado a qualquer tempo, desde que haja fato novo ou circunstncias que justifiquem o abrandamento da deciso original. O fato novo aquele que se tinha conhecimento quando do processo originrio, tem que ser novo como instrumento de prova no processo administrativo disciplinar. Assim, a reviso acontece quando o PAD ou a sindicncia j foram encerrados. O novo processo correr em apenso ao processo original, conforme dispe o art. 178 Lei 8.112/90. Lembre-se que no PAD no h segunda instncia, o processo todo ocorre em uma nica instncia. Dessa forma, a reviso NO uma segunda instncia do processo Administrativo. Na reviso, o nus da prova do fato novo do requerente. Quanto ao prazo:
Art. 179. A comisso revisora ter 60 (sessenta) dias para a concluso dos trabalhos. Art. 181. O julgamento caber autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141. Pargrafo nico. O prazo para julgamento ser de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poder determinar diligncias.

Para que chegue a reviso requer o esgotamento de todas as eventuais ferramentas recursais no processo originrio, de modo que no aceito apresentar pedido de reviso e, ao mesmo tempo, um pedido de reconsiderao da deciso do PAD. Somente aps decididos todos os pedidos no PAD que se pode ingressar com o pedido de reviso. Mas caso o servidor utilize desses artifcios simultaneamente, a administrao ir intim-lo para que o servidor desista do procedimento recursal para que a reviso seja de imediato apreciado ou que ele opte pelo esgotamento das anlises de natureza recursal no processo
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

63 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 originrio antes de ter apreciado seu pedido de instaurarao de processo revisor. A reviso poder ocorrer de ofcio (a prpria administrao promove a abertura quando constata um fato ou circunstncia nova) ou a pedido da parte interessada. Professor, para que ocorra a reviso, o PAD deve ter sido concludo com a aplicao de uma pena grave, como a demisso? No meu caro! A reviso poder ocorrer independente do grau de responsabilizao imposto ao servidor na sindicncia ou PAD originrio. Quem tem competncia para autorizar a instaurao do processo de reviso?
Art. 177. O requerimento de reviso do processo ser dirigido ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente, que, se autorizar a reviso, encaminhar o pedido ao dirigente do rgo ou entidade onde se originou o processo disciplinar.

Se o processamento for deferido, ser remetido para a respectiva autoridade instauradora, para a formao da comisso revisora. O curioso que essa comisso poder ser integrada por membros da comisso originria! Prevalecem os mesmos requisitos para os integrantes da comisso j descritos para o rito ordinrio. Para concluir, saiba que na reviso no pode ocorrer a reformatio in pejus, ou seja a pena no pode ser mais grave do que a aplicada anteriormente no PAD.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

64 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00

6) RESUMO
Quanto a improbidade administrativa, seu fundamento

constitucional encontra-se no 3 do art. 37 da Constituio Federal: Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Uma pessoa que no seja agente pblico pode praticar ato de improbidade, desde que ocorra uma das seguintes hipteses: 1. a pessoa induz um agente pblico a praticar ato de improbidade; 2. a pessoa pratica um ato de improbidade junto com um agente pblico, ou seja, concorre para a prtica do ato; 3. a pessoa se beneficia, de forma direta ou indireta, de um ato de improbidade que no praticou. A Lei n 8.429/92 estabelece sanes de natureza administrativa (perda da funo pblica, proibio de contratar com o Poder Pblico, proibio de receber do Poder Pblico benefcios fiscais ou creditcios), civil (ressarcimento ao errio, perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, multa civil) e poltica (suspenso dos direitos polticos). Grosso modo, pode-se dizer que essa lei s prev sanes de natureza cvel (em contraposio expresso sano penal). A Lei n 8.429/92 no estabelece sanes penais pela prtica de improbidade administrativa. Entretanto, as penalidades nela cominadas so aplicveis independentemente de outras sanes, previstas em outras leis.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

65 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 ATENO!!! Para que se configure a prtica de ato de improbidade administrativa, seja ele descrito no art. 9 (enriquecimento ilcito), 10 (prejuzo ao errio) ou 11 (violao aos princpios da administrao) da Lei n 8.429/92, deve estar caracterizado o dolo do agente na prtica desses atos (EREsp 875.163). Somente no caso do ato de improbidade previsto no art. 10 da Lei n 8.429/92 que o STJ admite a culpa grave (AIA 30, STJ). Segundo o art. 9 da Lei n 8.429/92, o ato de improbidade que importa em enriquecimento ilcito aquele que visa auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades passveis de ser enquadradas como sujeito passivo de atos de improbidade administrativa. De acordo com o art. 10 da Lei n 8.429/92, consiste em qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, enquadradas administrativa. Com base no art. 11 da Lei n 8.429/92, abrange qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies. Perceba: s necessria a comprovao da existncia de dano ao patrimnio pblico para aplicar a sano de ressarcimento, as demais sanes independem de dano. Perceba: mesmo que as contas do agente pblico tenham sido APROVADAS pelo TCU, ele pode ser condenado por ato de improbidade e se sujeitar s sanes da Lei n 8.429/92. desvio, como apropriao, passivo de malbaratamento atos de ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades passveis de ser sujeito improbidade

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

66 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 A Lei n 8.429/92 prev que os agentes pblicos devem prestar declarao anual de seus bens sob pena de demisso. Ser demitido, ainda, aquele que prestar declarao falsa. H uma legitimao ativa concorrente para propor a ao de improbidade administrativa: Ministrio Pblico e pessoa jurdica contra a qual o ato de improbidade foi praticado. H um juzo de prvio da existncia de fundamentos suficientes para sustentar a demanda. Aps o recebimento da inicial, o juiz, no prazo de 30 dias, em deciso fundamentada, rejeitar a ao, se convencido da inexistncia do ato de improbidade, da improcedncia da ao ou da inadequao da via eleita. O STF declarou inconstitucional o dispositivo legal (art. 84, 1 e 2, do CPP) que previa o foro por prerrogativa de funo nas aes de improbidade administrativa. Isso ocorreu na ADI 2797. A partir da, a regra geral que no existe foro especial por prerrogativa de funo nas aes de improbidade, apenas nas aes criminais. Entretanto, no julgamento da Reclamao 2138, o mesmo STF decidiu que os juzes de primeira instncia so incompetentes para processar e julgar ao civil de improbidade administrativa ajuizada contra agente poltico que possui prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal, por crime de responsabilidade, conforme o art. 102, I, "c", da Constituio. Assim, a regra geral foi excepcionada para admitir o foro por prerrogativa de funo nas aes de improbidade aos agentes polticos que possuem foro privilegiado nos crimes de responsabilidade. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas na Lei n 8.429/92 podem ser propostas: 1. at 5 anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana; ATENO QUANTO
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

67 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 AO TERMO INICIAL DA CONTAGEM: APS O TRMINO DO MANDATO!!!! 2. dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego. ATENO!!! Nos termos do art. 37, 5, da CF, as aes civis de ressarcimento ao errio so imprescritveis. O PAD segue as seguintes fases: instaurao, instruo, defesa, relatrio e deciso. Veja bem, so 5 fases! INSTA INSTRU DE RE DE Mas essa sequncia de fases pode ser simplificada com a seguinte operao:

Instruo Defesa Relatrio

Inqurito administrativo
(ou instruo sumria)

Com isso, teremos as trs fases: instaurao, inqurito e deciso. Para decorar: INSTA INQU DE Na instruo est presente a indiciao, sendo esta fase o instrumento de acusao formal do servidor inicialmente notificado para acompanhar o processo administrativo disciplinar, refletindo convico preliminar da comisso de que ele cometeu irregularidade. A indiciao delimita a acusao e dentro deste limite o servidor dever apresentar sua defesa escrita. Apresentada a defesa, a comisso processante apresenta relatrio final, opinando pela aplicao ou no de penalidade. Essa concluso
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

68 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 definir a autoridade competente para aplicar a sano proposta, de acordo com sua gravidade. O relatrio final pode deixar de ser acolhido pela autoridade julgadora quando estiver contrrio s provas dos autos. E quem conduz, instrui e preside o PAD? O PAD conduzido por comisso processante composta de 3 servidores estveis, lembre-se de cargo efetivo. Um deles ser o presidente da comisso. Essa autoridade dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. Ento, as exigncias feitas pela Lei aos trs integrantes detentores de cargo efetivo e estabelece critrio de nvel do cargo efetivo ou de grau de escolaridade do presidente em relao ao acusado. A portaria de instaurao elemento processual indispensvel, devendo estar juntadaaos autos. A portaria, em sua redao, deve conter determinados requisitos da formais comisso essenciais, (nome, com cargo a e identificaodos integrantes

matrcula),destacando o presidente; o procedimento do feito (se sindicncia ou PAD - no caso de rito sumrio). No necessria a descrio minuciosa dos fatos na portaria. Essa descrio deve constar do indiciamento. Para no expor o servidor investigado, as reunies e as audincias das comisses tero carter reservado. Alm disso, o PAD corre em sigilo na Administrao. A Lei n 8.112/90 estabelece que o PAD poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando houver fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada (art. 174). A Lei n 8.112/90 informa, ainda, que o PAD tem o prazo de 60 dias para sua concluso (art. 152). Esse prazo pode ser prorrogado.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

69 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 E se a Administrao no respeitar esse prazo e solicitar a prorrogao do prazo do PAD por diversas vezes no h qualquer problema, desde que o atraso no tenha causado qualquer prejuzo ao servidor, segundo o STJ. O processo pode ser revisado a qualquer tempo, desde que haja fato novo ou circunstncias que justifiquem o abrandamento da deciso original. O fato novo aquele que se tinha conhecimento quando do processo originrio, tem que ser novo como instrumento de prova no processo administrativo disciplinar. A reviso poder de ofcio ou a pedido da parte interessada. Quem tem competncia para autorizar a instaurao do processo de reviso?
Art. 177. O requerimento de reviso do processo ser dirigido ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente, que, se autorizar a reviso, encaminhar o pedido ao dirigente do rgo ou entidade onde se originou o processo disciplinar.

Se o processamento for deferido, ser remetido para a respectiva autoridade instauradora, para a formao da comisso revisora. O curioso que essa comisso poder ser integrada por membros da comisso originria! Para concluir, saiba que no reviso no pode ocorrer a reformatio in pejus, ou seja a pena no pode ser mais grave do que anterior.

7) Questes

1. (CESPE - 2012 - PC-AL - Delegado de Polcia) O responsvel por cometer ato de improbidade sofrer a sano de suspenso dos direitos polticos, pena esta aplicvel a todas as hipteses de cometimento de ato de improbidade.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

70 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 2. (CESPE - 2012 - PRF - Agente Administrativo) Um terceiro que pratique, juntamente com um agente pblico, ato do qual decorra prejuzo ao errio no estar sujeito s sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa. 3. (CESPE - 2011 - EBC - Analista) Os empregados pblicos, regidos pelas normas trabalhistas, no se submetem aos preceitos contidos na lei de improbidade administrativa, por no serem agentes polticos nem constarem expressamente no rol de sujeitos ativos, previstos taxativamente na norma de regncia. 4. (CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio) As sanes penais, civis e administrativas previstas em lei podem ser aplicadas aos responsveis pelos atos de improbidade, de forma isolada ou cumulativa, de acordo com a gravidade do fato. 5. (CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo) O agente pblico dever ressarcir integralmente o dano causado ao patrimnio pblico somente se restar comprovado que sua ao ou omisso foi dolosa. 6. (CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo) Caso morra um agente pblico que tenha cometido ato ilcito previsto na referida lei, a punio a que ele tiver sido submetido ser extinta, no acarretando, portanto, nenhum nus aos seus sucessores. 7. (CESPE - 2012 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico) De acordo com a jurisprudncia do STJ, estando presente o fumus boni iuris, no que concerne configurao do ato de improbidade e sua autoria, dispensa-se, para que seja decretada a indisponibilidade de bens, a demonstrao do risco de dano. 8. (CESPE - 2013 - TRT - 10 REGIO (DF e TO) - Analista Judicirio) O terceiro beneficiado poder ser responsabilizado nas esferas cvel e criminal, mas no por improbidade administrativa, visto que esta no abrange particulares.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

71 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 9. (CESPE - 2012 - TJ-RR - Analista Processual) Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio configura ato de improbidade administrativa cuja configurao prescinde da presena de elemento doloso. 10. (CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo) De acordo com a legislao, para que determinado ato seja caracterizado como ato de improbidade administrativa, necessrio ter havido leso ao errio, em virtude de ao ou omisso, desde que na modalidade culposa. 11. (CESPE 2013 CNJ Analista Judicirio) Segundo jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia (STJ), o reconhecimento de ato de improbidade administrativa, nos moldes previstos pela Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429'1992), requer o exerccio de funo especfica (administrativa), no se admitindo sua extenso atividade judicante. 12. (CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista) Os atos de improbidade que importam enriquecimento ilcito sujeitam seus autores, entre outras sanes, perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos e perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio. 13. (CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios) A dispensa indevida de processo licitatrio por agente pblico, alm de causar prejuzo ao errio, constitui ato de improbidade administrativa que importa no enriquecimento ilcito daquele que o pratica. 14. (CESPE - 2012 - Cmara dos Deputados Analista) Em caso de ato de improbidade, o ressarcimento do poder pblico s ser cabvel se o ato causar prejuzo ao errio ou ao patrimnio pblico. 15. (CESPE/STF/Tcnico/2008) errio pblico. Os atos de improbidade administrativa devem ter por pressuposto a ocorrncia de dano ao

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

72 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 16. (CESPE/TJ-CE/Analista/2008) A aprovao das contas do

agente pblico por Tribunal de Contas afasta a possibilidade de incidncia em ato mprobo pelo servidor que o praticou. 17. (CESPE - 2012 - ANCINE - Tcnico Administrativo) Frustrar a licitude de concurso pblico configura ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica. 18. (CESPE - 2012 - AGU Advogado) necessria a comprovao de enriquecimento ilcito ou da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico para a tipificao de ato de improbidade administrativa que atente contra os princpios da administrao pblica. 19. (CESPE/TCEES/Procurador/2009) Servidor pblico estadual que, notificado para apresentar a declarao anual de bens, recusar-se a apresenta-la, dentro do prazo especificado, ser punido com a pena de demisso, conforme previsto na lei de regncia. 20. (CESPE - 2012 - ANAC - Tcnico Administrativo) Se condenado por improbidade administrativa, o servidor pblico que, para beneficiar um amigo, tiver deixado de praticar, indevidamente, ato de ofcio dever realizar o ressarcimento integral do dano causado e perder sua funo pblica, sendo vedada a suspenso de seus direitos polticos. 21. (CESPE/MP-RN/2009) crime a representao por ato de improbidade inocente. 22. (CESPE - 2012 - Polcia Federal - Agente da Polcia Federal) Se o suposto autor do ato alegar que no tinha conhecimento prvio da ilicitude, o ato de improbidade restar afastado, por ser o desconhecimento da norma motivo para afast-lo. 23. (CESPE - 2012 - PC-AL - Delegado de Polcia) Apenas o Ministrio Pblico (MP) poder representar autoridade administrativa
Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

administrativa

contra

agente

pblico

ou

terceiro

beneficirio, quando o autor da denncia tem conhecimento de que este

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

73 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 competente para que seja instaurada investigao devida para apurar a prtica de ato de improbidade.

24. (CESPE/TRF-1/Juiz/2009) A ao de improbidade administrativa ter o rito ordinrio e ser proposta pelo MP ou pela pessoa jurdica interessada, dentro de 60 dias da efetivao da medida cautelar. 25. (CESPE/TCE-ES/Procurador/2009) Pessoas jurdicas de direito pblico, mesmo que interessadas, no tm legitimidade ativa para propor ao civil pblica de improbidade administrativa. 26. (CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo) Durante a instruo processual, o agente pblico poder ser afastado do seu cargo mediante determinao de autoridade administrativa competente. 27. (CESPE/MP-RN/2009) As aes de improbidade administrativa de atos que atentem contra os princpios da administrao pblica podem ser propostas at 10 anos aps o trmino da funo de confiana de quem as tenha praticado. 28. (CESPE - 2012 - PC-AL - Delegado de Polcia) As aes que tm por objeto a aplicao das sanes previstas para o cometimento de ato de improbidade realizado por prefeito municipal prescrevem at trs anos aps a ocorrncia do ato de improbidade. 29. (CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo) Servidor pblico que ocupe cargo de mdico na administrao direta da Unio e cargo de professor em uma universidade pblica federal, ambos remunerados, pode, havendo compatibilidade de horrios entre as atividades, ocupar outro cargo pblico remunerado de mdico, desde que esse cargo se situe no mbito da administrao de um estadomembro, do Distrito Federal ou de um municpio.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

74 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 30. (CESPE- 2010 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo) Em processo administrativo disciplinar, a remoo de ofcio de um servidor pode ser utilizada como forma de punio. 31. (CESPE 2009 IBRAM-DF Advogado) Conforme

entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), o controle jurisdicional a respeito do ato administrativo que impe sano disciplinar restringe-se aos seus aspectos meramente formais. 32. (CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judicirio)O rito sumrio do processo administrativo disciplinar aplica-se apenas apurao das irregularidades de acumulao ilcita de cargos pblicos, abandono de cargo e inassiduidade habitual. 33. (CESPE - 2009 - SEAD-SE (FPH) Procurador) O secretrio de estado da sade de determinado estado da Federao determinou a instaurao de processo administrativo disciplinar para apurar fatos envolvendo irregularidades praticadas por servidor daquela secretaria. Nessa situao, o processo administrativo disciplinar iniciar-se- com a sindicncia, que um meio sumrio e sigiloso de investigao, com o objetivo de apurao preliminar dos fatos, vedada a presena de partes e advogado. 34. (CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao) De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal, a falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. 35. (CESPE - 2011 - TRE-ES - Tcnico Judicirio) O Ministro de Estado pode ser submetido a processo administrativo disciplinar, nos termos da Lei n. 8.112/1990.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

75 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 36. (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA) Um servidor pblico federal que, admitido no servio pblico, sem concurso pblico, em 1982, e atualmente lotado em determinado rgo pblico federal, seja indicado para integrar comisso de processo administrativo disciplinar estar impedido legalmente de presidir essa comisso. 37. (CESPE - 2010 - PGM-RR - Procurador Municipal)A comisso de sindicncia no pr-requisito para a instaurao do processo administrativo disciplinar. 38. (CESPE - 2010 - MS - Analista Tcnico) A autoridade julgadora poder decidir em desconformidade com o relatrio elaborado pela comisso responsvel pela conduo do processo disciplinar quando reput-lo contrrio s provas dos autos.

Gabarito: 1) C 2) E 3) E 4) C 5) E 6) E 7) C 8) E 9) E 10) 11) 12) 13) E E C E

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

76 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23) 24) 25) 26) 27) 28) 29) 30) 31) 32) 33) 34) 35) 36) 37) 38) 39) C E E C E E C C E E E E C E E E E E C E C E C E C E

8) Referncias

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

77 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 ALEXANDRINO, Marcelo e PAULO, Vicente. Direito Administrativo descomplicado. 18 ed. So Paulo: Mtodo, 2010. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de Direito

Administrativo. 27 ed. So Paulo: Malheiros, 2010. CAHALI, Yussef Said. Responsabilidade civil do Estado. So Paulo: Malheiros, 1995. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito

Administrativo. 13 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. CAVALIERI FILHO, Srgio. Programa de responsabilidade civil. 5 ed. So Paulo: Malheiros, 2003. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 22 ed. So Paulo: Editora Atlas, 2009. DUEZ, Paul. La responsabilit de la puissance publique. Paris: Librairie Dalloz, 1927. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental brasileiro. 7 ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2006. FREITAS, Juarez. Responsabilidade civil do estado. So Paulo: Malheiros, 2006. GASPARINI, Diogenes. Direito Administrativo. 13 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. MARINELA, Fernanda. Direito Administrativo - tomo I. 3 ed. Salvador: Jus Podivm, 2007. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2003. MESQUITA, 2011. Daniel. Direito Administrativo Srie Advocacia

Pblica, Vol. 3, Ed. Forense, Rio de Janeiro, Ed. Mtodo, So Paulo,

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

78 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

tica no servio pblico p/ MPU. Teoria e exerccios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 00 STOCO, Rui. Responsabilidade civil e sua interpretao

jurisprudencial: doutrina e jurisprudncia. 4 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. Informativos de jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, em www.stf.jus.br, e do Superior Tribunal de Justia, em www.stj.jus.br.

Prof. Daniel Mesquita Twitter: @danielmqt

www.estrategiaconcursos.com.br
danielmesquita@estrategiaconcursos.com.br

79 de 78 Facebook: Daniel Mesquita

Potrebbero piacerti anche