Sei sulla pagina 1di 4

MDULO 1: Curvas TTT (Tempo, Temperatura, Transformao). Fatores que influem na posio das curvas TTT.

Produtos de transformao da Austenita

As curvas TTT estabelecem a temperatura e o tempo em que ocorre uma determinada transformao. S tem validade para transformaes a temperatura constante.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA POSIO DAS CURVAS TTT Composio qumica Tamanho de gro da austenita Homogeneidade da austenita

COMPOSIO QUMICA Todos os elementos de liga que so adicionados aos aos, com exceo do Co, deslocam as curvas de inicio e fim de transformao para a direita, ou seja, retardam a transformao.

Praticamente todos os elementos de liga se dissolvem na Austenita, isto , quando o ao se encontra a temperaturas em que constitudo unicamente por austenita, os seus elementos de liga encontram-se inteiramente dissolvidos no Ferro .

No resfriamento h elementos que tendem a ficar dissolvidos no Ferro e outros elementos que tendem a formar carbonetos. Ficam dissolvidos no ferro , Al, Si. Formao de carbonetos: Ti, Nb, V, W e Mo.

De qualquer modo, os elementos de liga, no esfriamento, requerem aprecivel tempo para iniciar e completar estas reaes, fato esse que ocasionar o deslocamento das curvas de inicio e fim de transformao para a direita, atrasando o inicio e o fim da transformao da Austenita. A consequncia mais importante desse deslocamento consiste na maior facilidade de obter, por esfriamento, a estrutura martenstica. Os elementos de liga afetam no somente a parte isotrmica como tambm a reao de formao da martensita.

TAMANHO DE GRO DA AUSTENITA

Quanto maior o tamanho de gro tanto mais para a direita so deslocadas as curvas de inicio e fim da transformao. De fato, o produto de transformao, Perlita comea a se formar nos contornos de gro da Austenita; se a Austenita apresentar tamanho de gro grande, sua total transformao levar mais tempo do que se apresentar tamanho de gro menor.

HOMOGENEIDADE DA AUSTENITA

Quanto menos homognea a Austenita, ou seja, quanto maior a quantidade de Carbonetos residuais ou de reas ricas em Carbono, tanto mais para a esquerda ser deslocada a curva de incio da transformao da Austenita, ou seja, tanto mais rpido o inicio da reao de formao da Perlita. Carbonetos atuam como ncleos para a reao de formao da Perlita, de modo que o inicio da transformao da Austenita acelerado.

MARTENSITA Sua transformao depende da temperatura que se situa entre os intervalos Ms (incio de transformao da Austenita em Martensita) e Mf (fim de transformao da Austenita em Martensita). Ms afetado pelo teor de carbono e elementos de liga.

STEVEM E HAYNES estabeleceram equaes empricas para Ms, a saber:

Ms (C) = 561 474 (%C) 33 (%Mn) 17 (%Ni) 17 (%Cr) 21 (%Mo)

Equao vlida para os seguintes intervalos: (%)

C Si Mn Ni Cr Mo

0,1 a 0,55 0,1 a 0,35 0,2 a 1,7 traos a 5,0% traos a 3,5% traos a 1,0%

Exerccio: Dadas as curvas TTT indicadas, pede-se quais os produtos de transformao que se obtm para as temperaturas indicadas

Resposta: 50% Perlita 50% Bainita

Resposta: 100% Perlita

Potrebbero piacerti anche