Sei sulla pagina 1di 2

BIOLOGIA - Estudo dirigido para o 2 Ano

Valor 2,0

Porferos (Esponjas)
1. Por que os porferos so considerados animais primitivos? 2. Para cada um dos tipos de clula a seguir, presentes nos porferos, descreva resumidamente a localizao, a estrutura e a funo dos: a) Pinaccitos; b) Coancitos; c) Porcitos; d) Amebcitos; e) Arquecitos. 3. Por que os porferos so considerados animais filtradores? Explique.

Celenterados (Cnidrios)
4. Quais as formas corporais bsicas dos celenterados? Qual delas , em geral, sssil? 5. O que significa dizer que os cnidrios tm sistema digestivo incompleto? E que sua digesto extra e intercelular? 6. Descreva, resumidamente, a estrutura de um cnidoblasto. Diga qual a funo desse tipo de clula nos celenterados? 7. Fale sobre a reproduo dos cnidrios. Platelmintos (Vermes Achatados)/ Nematelmintos (Vermes Cilndricos) 8 . Explique o que so as doenas abaixo, como ocorre a contaminao/transmisso da doena e o que fazer para preveni-las: a) Cisticercose b) Tenase c) Esquistossomose d) Ascaridase e) Ancilostomose f) Bicho geogrfico g) Elefantase h) Oxiurose

16. Os grficos a seguir representam a taxa de crescimento natural observada em algumas espcies animais at atingirem a fase adulta. Aps analisar os grficos, faa o que se pede: a) Identifique uma classe de animal que possa ter um desenvolvimento correspondente aos grficos A e B, respectivamente. b) Explique a diferena observada nos grficos entre o crescimento corporal desses animais. 17. (UFPR) Os insetos apresentam trs tipos de desenvolvimento ps-embrionrio: ametbolo, hemimetbolo e holometbolo. Com base nas figuras a seguir diferencie, identifique e caracterize os trs tipos.

Aneldeos (Vermes Segmentados)


9. O que metameria existente nos aneldeos e quais so as suas vantagens? 10. Enumere e apresente as caractersticas principais das classes Oligochaeta, Polychaeta e Irudinea do filo Annelida. D um exemplo de representante para cada classe. 11. Qual a importncia das minhocas para a agricultura? 12. Os aneldeos so monicos ou diicos? Explique brevemente como ocorre sua reproduo.

Filo Equinodermatha
18. Andando pela praia, voc encontra uma estrela-domar. Pergunta-se a que filo ela pertence? E qual o tipo de esqueleto da estrela-do-mar? 19. Numa excurso praia foram, coletados alguns organismos que foram colocados em sacos plsticos e identificados como: esponjas, cracas, algas macroscpicas, gastrpodes, mexilhes (bivalves), ourios-do-mar, caranguejos e estrelas-do-mar. a) Organize os animais coletados por filos. b) Alm dessa organizao por filo, os animais podem ser classificados pela mobilidade (os fixos e os que se deslocam) ou pelo seu principal modo de obter o alimento (filtradores, predadores e herbvoros). Classifique-os segundo a mobilidade e depois, segundo o modo de obter alimentao.

Mollusca
13. Citar as caractersticas gerais e um exemplo dos gastrpodes, bivalves e cefalpodes. 14. Cite exemplos de importncia econmica e ecolgica dos membros desta classe.

Arthropoda
15. Descreva as caractersticas gerais que diferenciam insetos, aracndeos e crustceos e d exemplos.

Animais invertebrados 95% dos animais - No apresentam coluna vertebral Possuem proteo corporal: Pele Dura: Artrpodes (Insetos,crustceos e aracndeos) Espinhos ou placas: Equinodermos Concha: Moluscos No possuem proteo corporal: Esponjas, Cnidrios, Platelmintos, Nematelmintos, Aneldeos, ( vermes )

Potrebbero piacerti anche