Sei sulla pagina 1di 2

PDI

Apresentao
Os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, criados, a partir da transformao/integrao dos antigos Centros Federais de Educao Tecnolgica, Escolas Tcnicas e Agrotcnicas, Escolas vinculadas s Universidades, definem-se como "instituies de educao superior, bsica e profissional, pluricurriculares e multicampi". Os mesmos so instituies autrquicas, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didtico-pedagogica e disciplinar. No Brasil os Institutos Federais so as nicas Instituies de ensino que possuem esse formato, apresentando um grande diferencial em termos de modelo administrativo e organizacional, a oferta da educao nos diversos nveis de ensino e modalidade de cursos. Como instituies de ensino superior, os Institutos Federais devem ter um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), requisito imprescindvel para reconhecimento e avaliao de cursos superiores. O contedo mnimo do PDI definido pelo artigo 16 do decreto n 5.773 de 2006, destacando-se o Planejamento Estratgico, Projeto Pedaggico Institucional (PPI), organizao didtico-pedaggica e administrativa, planejamento de oferta de cursos e infraestrutura. Alm desta obrigatoriedade legal, os processos de planejamento e monitoramento so princpios fundamentais da administrao, o que torna o PDI um instrumento indispensvel para a gesto. Considerando-se que o PDI contm misso, viso, objetivos e metas, a partir do que se deve elaborar o plano anual de trabalho/aes, importante que sua estrutura seja concebida de modo a facilitar a articulao entre os planos estratgico e ttico. Por sua vez, a dimenso estratgica deve ser construda levando-se em considerao a legislao e outros documentos norteadores do governo e da prpria instituio.

Plano de desenvolvimento institucional


O Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI um documento em que se definem a misso da instituio e as estratgias para atingir suas metas e objetivos. O plano requisito imprescindvel para reconhecimento e avaliao de cursos superiores e um instrumento indispensvel para a gesto. A cada cinco anos, as instituies de ensino superior, dentre elas os Institutos Federais, devem elaborar um novo PDI. O plano dever contemplar o cronograma e a metodologia de implementao dos objetivos, metas e aes do Plano das Instituies de Ensino Superior, observando a coerncia e a articulao entre as diversas aes, a manuteno de padres de qualidade e, quando pertinente, o oramento. Dever apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relao dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situao atual e futura aps a vigncia do PDI.

O PDI deve estar intimamente articulado com a prtica e os resultados da avaliao institucional, realizada tanto como procedimento auto-avaliativo como externo. A participao de todos fundamental para a elaborao de um PDI que diagnostique e reflita as expectativas e projetos de toda a comunidade acadmica para os prximos anos. Etapas do processo de elaborao do PDI Etapa 1. Sensibilizao e divulgao da proposta de construo do PDI, na Reitoria e nos cmpus. Etapa 2. Constituio e capacitao das comisses envolvidas na elaborao do PDI. Etapa 3. Realizao de atividades nos cmpus para reflexo e discusso dos temas com levantamento de proposies. Etapa 4. Elaborao do Plano dos cmpus e envio Comisso Central. Etapa 5. Sistematizao dos Planos dos cmpus e gerao da verso preliminar do PDI. Etapa 6. Validao da verso preliminar do PDI pelas Comisses Locais Etapa 7. Elaborao da verso final do PDI e envio ao Conselho Superior Etapa 8. Apreciao do PDI pelo Conselho Superior Etapa 9. Publicao do PDI aprovado pelo Conselho Superior Princpios norteadores Transparncia em todas as etapas, aes e propostas de documentos elaborados, visando a dar legalidade e legitimidade ao PDI. . Envolvimento dos trs segmentos,docente, tcnico-administrativo e discente, por meio da realizao de atividades com a participao coletiva ou por representao. . Utilizao de ferramentas informatizadas para coleta de sugestes, divulgao dos cronogramas de atividades, resultados dos eventos e dos documentos parciais elaborados; . Elaborao de planejamento estratgico com base em diagnstico. . Comprometimento de toda a equipe gestora institucional nas etapas, aes e atividades do PDI.

Potrebbero piacerti anche