Sei sulla pagina 1di 15

AS POLTICAS CULTURAIS DE GOVERNO NAS MENSAGENS ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL1 Rosimeri Carvalho da Silva2 Paola Correia3

3 RESUMO: Apresentamos neste texto a anlise dos enunciados sobre cultura feitos pelos governadores do Rio Grande do Sul Assemblia Legislativa, no perodo de 1995 a 2010. Analisamos o conceito de cultura, a relevncia dada cultura, a orientao das aes propostas em termos da extenso do objeto, das estratgias enunciadas, dos investimentos indicados e da articulao com outras reas. Identificamos certas diferenas entre os governos, notadamente com relao ao governo de Olvio Dutra, os demais, apesar de mostrarem caractersticas especficas se aproximam bastante em termos de polticas enunciadas para a cultura. Predomina o conceito sociolgico, baixa relevncia da rea e orientao mercadolgica.

PALAVRAS-CHAVE: cultura, polticas culturais, Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa

Introduo

Podemos compreender as polticas culturais como planejamentos e aes desenvolvidas pela administrao pblica, organizaes no governamentais, ativistas sociais e empresas privadas com a finalidade de promover intervenes no campo da cultura. No governo Lula, houve a iniciativa de uma nova fase das polticas culturais, baseadas nas experincias de governos locais do Partido dos Trabalhadores (PT) cujo aspecto marcante foi a ampliao da viso de cultura, a partir do conceito antropolgico, e a inteno de democratizao da gesto e das polticas pblicas, implementando diversos programas, entre os quais se destaca o Programa Cultura Viva que financiou pequenos grupos que realizavam atividades culturais atravs dos Pontos de Cultura em diversas regies do Brasil.
1 2

Pesquisa financiada com recursos do CNPq. Professora da Escola de Administrao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora do CNPq, rfcsilva@ea.ufrgs.br. 3 Acadmica do Curso de Cincias Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista PIBIC CNPq, nickcm2@hotmail.com.
1

Nesse mesmo Perodo o Estado do Rio Grande do Sul passava, ao contrrio do pas, por dois governos de centro-direita, Germano Rigotto, do PMDB, governou o Estado de 2003 a 2006 e Yeda Crusius, do PSDB, no Perodo de 2007 a 2010. Os analistas do campo da cultura no Brasil indicam que as transformaes no campo em termos de polticas pblicas foram bastante significativas, embora as anlises em termos dos resultados desta nova dinmica ainda estejam sendo realizadas. Parece-nos que frente a estas constataes e configurao poltica do Rio Grande do Sul, tentar compreender a dinmica das polticas culturais no Estado importante para que possamos analisar de que modo o campo da cultura no RS se relacionou com a dinmica proposta e, em alguns aspectos, implementada pelas polticas culturais do nvel federal. Embora os objetivos da pesquisa que realizamos neste momento sejam mais amplos, nesse primeiro momento, realizamos um levantamento, atravs de dados secundrios, do histrico das polticas de governo no Estado. Consideramos que o Estado e os seus governos so agentes destacados em vrios campos e, especialmente, no campo da cultura. Portanto, nos parece importante comear a aproximao pelos documentos que expressam algumas intenes dos governos. Elas no sero consideradas como verdadeiras por estarem formalizadas, mas nos permitiro levantar as primeiras informaes que podero ser problematizadas na continuidade da pesquisa. Neste artigo analisaremos, portanto, as manifestaes dos governos do RS relativas cultura no perodo de 1995 2010, com o objetivo de identificar o conceito de cultura que orienta a formulao e implementao destas polticas, a relevncia atribuda cultura, e a orientao das aes que os governos manifestam querer implementar . Os dados apresentados foram coletados das mensagens do governador Assembleia Legislativa assim como de alguns artigos cientficos e acervos pblicos.

Cultura e Polticas Pblicas Um marco no entendimento de cultura para as polticas culturais se deu em 1982 na Conferencia Mundial sobre Polticas Culturais (Mondiacult) da Unesco, realizada no Mxico, onde a cultura passou a ser concebida como um conjunto de aspectos distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou grupo social, englobando, alm das artes e das letras, os modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, os sistemas de valores, as tradies e as crenas (UNESCO, 2001).
2

Alguns autores, como Isaura Botelho, que pensam nas formas como a cultura tratada nas polticas culturais, se referem alm de uma dimenso antropolgica, tambm a uma dimenso sociolgica. No caso, a dimenso sociolgica no se constitui no plano do cotidiano do indivduo [...], refere-se a um conjunto diversificado de demandas profissionais, institucionais, polticas e econmicas [...] que estimula, por diversos meios, a produo, a circulao e o consumo de bens simblicos, ou seja, aquilo que o senso comum entende por cultura (BOTELHO, 2001, p. 4), e assim essa dimenso se atm ao circuito de produo, circulao e consumo de bens simblicos. J para a dimenso antropolgica a cultura se produz atravs da interao social dos indivduos, que elaboram seus modos de pensar e sentir, constroem seus valores, manejam suas identidades e diferenas e estabelecem suas rotinas (BOTELHO, 2001, p. 3). Entendida como tudo que o ser humano elabora e produz, simblica e materialmente falando, atravs da interao social, a dimenso antropolgica expressa modos de pensar e sentir, valores, identidades e diferenas, o que faz com que a socializao, que se apresenta diferenciada a cada grupo social, em funo de suas distintas vivncias e experincias, seja fator imprescindvel para a formao dos valores culturais. Logo se percebe que a amplitude do conceito que utilizado delineia a extenso do objeto das polticas culturais, comportando as questes a serem enfrentadas por tais polticas. A prpria Botelho (2001), comparando as dimenses com que trabalha, atenta para o fato de que, em termos de poltica cultural, o tipo de conceito adotado para uma administrao exige estratgias e investimentos diferenciados. Para as polticas de cultura que se baseiam em dimenses antropolgicas, so necessrias formulaes que promovam mudanas nos estilos de vida de cada um, com uma reorganizao das estruturas sociais e uma distribuio de recursos econmicos, e ainda exige uma articulao governamental com as demais reas (a ideia de transversalidade), como a educao, a sade, dentre outras. O que faz com que, em relao dimenso sociolgica (que mais prtica e visvel atravs dos programas, projetos e financiamentos), seja um processo mais lento e difcil (inclusive na elaborao de aes e na mensurao de seus resultados) (BOTELHO, 2001, p. 5). Embora considerada por muitos como uma melhor forma de compreender a cultura, deve-se ressaltar, como aponta Eagleton (2005, p. 51), que o significado antropolgico pode ser debilitantemente amplo, em funo de abranger tudo, desde estilos de penteado e hbitos de bebida at como dirigir a palavra ao primo em segundo grau de seu marido, e assim, o autor considera que algumas coisas so demasiado mundanas para serem culturais, ao passo que outras so demasiado inespecficas. Para o autor, o que os antroplogos entendem por
3

cultura o modo de vida de um determinado povo vivendo junto em um certo lugar, e sua crtica que essa viso acaba considerando uma verso estetizada da sociedade, dessa forma a palavra cultura, que se supe designar um tipo de sociedade, funciona como uma forma normativa de imaginar essa sociedade (EAGLETON, 2005, p. 42). Alm de um entendimento do que cultura (que pode estar explicito ou implcito), toda poltica cultural possui uma compreenso do que poltica. Para Oliveira (2011), polticas so o conjunto de intervenes prticas capaz de articular mltiplos saberes e atores. Sendo assim, as polticas culturais no se reduzem ao que feito pelos governos, se estendendo o assunto ao conjunto de aes desenvolvidas pelos grupos e instituies que interferem na rea (CANCLINI, 1990). No entanto, Secchi (2010, p. 4) faz a ressalva de que no h dvidas de que o Estado moderno se destaca em relao a outros atores no estabelecimento de polticas pblicas, centralidade que conseqncia, por exemplo, do monoplio da fora legitima, que lhe d superioridade objetiva com relao a outros atores. O entendimento de poltica pblica pode seguir uma abordagem estatista ou multicntrica (SECCHI, 2010). Uma abordagem estatista se percebe em Teixeira (2002) e no Instituto Brasileiro de Polticas Pblicas (IBRAPP, 2011), onde as polticas pblicas so vistas como diretrizes, princpios norteadores de ao do poder pblico; regras e procedimentos para as relaes entre poder pblico e sociedade, mediaes entre atores da sociedade e do Estado. Entendidas dessa forma, as polticas pblicas so polticas explicitadas, sistematizadas ou formuladas em documentos (como leis, programas e linhas de financiamentos) que orientam aes que normalmente envolvem aplicaes de recursos pblicos, recursos que podem ser diretos ou exercidos atravs de renncia fiscal (isenes), alm de regular relaes que envolvem interesses pblicos. Por isso, cabe uma distino do que uma poltica governamental aquelas polticas elaboradas e estabelecidas por atores governamentais, que podem ser polticas pblicas ou no. Nos dias atuais, as polticas governamentais so as que mais se sobressaem e recebem ateno dentro das polticas pblicas, tambm sendo consideradas seu subgrupo mais importante (SECCHI, 2010). Para Filippim e Rossetto (2008), no Brasil, ao longo da histria as polticas tm sido ditadas pelo governo federal, ao passo que governos locais no assumem grande relevncia como agente de fomento e se apresentam como meros prestadores de servios. Embora consideremos que as polticas culturais sejam construdas atravs da atuao de muitos agentes, portanto multicntrica, neste artigo exploramos exclusivamente as polticas
4

governamentais e, mais especificamente, a declarao de inteno que os diferentes governos do Rio Grande do Sul expuseram aos deputados.

O Estado do Rio Grande do Sul e a Cultura Embora o perodo que vamos analisar se inicie em 1995, nos parece importante ter uma rpida viso da histria do Estado principalmente no que diz respeito s relaes polticas e culturais. De acordo com Fraga (2004, p. 67) a cultura no RS reflete o autoritarismo e o conservadorismo da concepo original da Repblica Riograndense e, estava associada aos iniciados, aos grandes intelectuais alinhados ao poder vigente e aos demais membros da elite, sendo tratada como verniz, cultura de salo. As organizaes culturais existentes no Estado veiculavam um modelo elitista moldando tanto aqueles que estavam inseridos nos grupos privilegiados quanto aqueles que, mesmo no fazendo parte, a ele estavam expostos, assimilando-o e o reproduzindo. Somente em 1954, um decreto regulamentou a criao da Diviso de Cultura e, em 1971, foi constitudo o Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Educao que, em 1979 passou a ser designado como Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo. Em 1983 o Departamento se torna Subsecretaria da Cultura, sempre vinculada Secretaria da Educao. Esta vinculao e subordinao Secretaria de Educao resultou em que grande parte do funcionalismo ligado s atividades culturais mantidas pelo Estado fosse constitudo de professores cedidos pela Secretaria de Educao para trabalhar em museus, bibliotecas e outros rgos. Em 1987, foi institudo o Conselho de Desenvolvimento Cultural, diretamente vinculado ao Governador e presidido por este que era, ento, Pedro Simon, que demandou uma Nova Poltica Cultural, pela qual foram criados ncleos culturais no interior do Estado (FRAGA, 2004). Este rpido histrico evidencia o pequeno espao reservado cultura no Estado e, Segundo Fraga (2004, p. 66),
Da mesma forma, a insuficincia dos oramentos da rea e as diretrizes pouco e- lucidativas sobre o papel e os limites da interveno do Estado nos assuntos da cultura foram frutos de uma participao debilitada e antidemocrtica dos grupos sociais e polticos, que pudesse orientar aes decisrias. Tambm a falta de estratgias de fomento para a rea cultural enfraqueceu as demandas do pblico, que, percebendo-se alijado do processo poltico, sem a possibilidade de expresso que respeitasse a pluralidade cultural, recebiam de maneira assistencial apoio s atividades culturais.
5

A instalao da Secretria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC) ocorreu em 1990 (Lei Estadual 9117, de 20 de julho de 1990) no governo de Sinval Guazelli, tendo como primeiro secretrio Carlos Jorge Appel. Segundo o relatrio de governo, significou, concomitantemente, a reafirmao de uma vontade poltica do governo do Estado, o reconhecimento da validade e relevncia das aes concretizadas e, sem dvida, o atendimento a uma reiterada reivindicao dos produtores culturais de todo o Estado(Rio Grande do Sul, 1991). No governo de Antnio Britto (1995-1999) e coligao, envolvendo PMDB-PLPSDB, PFL e PPR na formao de seu secretariado com o discurso da unio partidria, que acabou reunindo adversrios histricos, desde a poca do MDB e da Arena, a articulao poltica governista foi determinante para a execuo de polticas, garantindo a aprovao da grande maioria dos projetos de reformas legislativas e constitucionais encaminhadas pelo Executivo ao Legislativo. Alm disso, os padres ideolgicos e o relacionamento entre governo federal (FHC) e regional exerceram grande influncia na concretizao das coalizes que sustentaram o governo estadual. A cultura ocupa um espao modesto nos planos de Antnio Britto para o Estado, dividindo espao com os planos para o turismo, voltando-se nesse aspecto para a manifestao da cultura gacha no sentido mais tradicional e regional do conceito. Os itens abordados para a rea cultural na poltica de governo de Britto so: Dar suporte para que Porto Alegre seja a capital cultural do MERCOSUL; Apoio produo cultural onde ela se manifesta, com incentivos a quem ajuda a cultura. Sero executados projetos especficos para recuperao do patrimnio histrico e implantao de oficinas de cultura. O secretrio da cultura no Estado, entre 1995 e 1996, Carlos Jorge Appel, (PMDB), escritor, editor e crtico literrio, foi um dos responsveis pela criao da Casa de Cultura Mrio Quintana, e teve como proposta inicial aproximar a cultura vida cotidiana da comunidade. Um dos marcos deste perodo foi a implementao do mecanismo de financiamento cultural com renncia fiscal nos moldes da Lei Rouanet, com a criao da Lei de Incentivo Cultura (LIC-RS), em 1996 (Lei 10.846 de 1996), a partir de renncia de ICMS. Na mensagem do governador de 1997, anunciada a criao do Sistema Estadual de Financiamento e Incentivo s atividades culturais que, foi institudo alicerado ideia de
6

uma poltica cultural atuante e eficaz que desenvolva um mercado de projetos culturais, estimule empreendimentos junto iniciativa privada, facilite aos produtores e artistas o acesso aos mecanismos de incentivo no setor e aproxime mais a populao gacha das diversas manifestaes culturais do Estado. (Mensagem do governador, 1997, p. 41) Carlos Jorge Appel foi substitudo por Nelson Boeira (1997 e 1998), filsofo, socilogo e historiador gacho, professor da UFRGS. A passagem de Nelson Boeira pela SEDAC ficou marcada pela realizao de shows, eventos e workshops de grandes propores (Zero Hora, 2010), aproveitando o novo mecanismo de financiamento, tambm foi nesse perodo que a Bienal do MERCOSUL foi lanada e o Prmio RGE de Cinema foi implementado. Foi enunciada a inteno de interiorizao das polticas culturais ao ser promovido o incentivo ao crescimento auto-sustentado atravs do Projeto de Desenvolvimento da Cultura no Interior, e o Projeto de Democratizao dos Equipamentos Culturais do Estado: Itinerncias; Projeto Rede RS de Cultura e a reativao do Teatro do IPE e o Festival Gacho de Arte e Tradio (MENSAGEM ASSEMBLIA LEGISLATIVA, 1998). Assim, no Governo Brito pode-se perceber algumas realizaes importantes na rea da cultura, a criao da LIC nos moldes da Lei Rouanet foi um acontecimento que impactou o campo desde ento, evidencia o alinhamento do governo estadual neste perodo com as polticas neo-liberais que vinham sendo implantadas no nvel federal. O conceito de cultura predominantemente voltado para as artes, oq eu se v atravs do foco nos equipamentos existentes, embora tambm considere a perspectiva antropolgica, atravs do reconhecimento do tradicionalismo como forte trao da cultura do Estado. Frente ateno dada a outras reas, a cultura no demonstra ter muita relevncia neste governo e a orientao das aes propostas apresenta um objeto de pequena extenso, com estratgias predominantemente liberais, poucos investimentos na rea e ausncia de articulao entre as aes da cultura e outras reas, embora o foco do programa de governo esteja voltado para a sade, justia, educao, infra-estrutura e segurana. O governo de Olvio Dutra, (PT - 1999-2002), tendo como lema: Desenvolvimento com Cidadania e Participao Popular e, como objetivo central a gerao de emprego, conforme consta nos registros das mensagens do governador Assembleia Legislativa, partia da compreenso de que as polticas macroeconmicas neoliberais adotadas pelo governo federal durante a dcada de 90 trouxeram consequncias nefastas de estagnao do crescimento para o pas como um todo e para o Rio Grande do Sul, ao permitirem que setores
7

polticos e econmicos locais desenvolvessem a tese de que a retomada do crescimento econmico s poderia se dar atravs da alterao da matriz produtiva associando o desenvolvimento do estado atrao de grandes empreendimentos e com a implementao do receiturio neoliberal. Considera como desastrosas a anterior administrao pblica do estado ao abandonar a pequena e mdia indstria local. Com estas crticas, o modelo de um novo projeto democrtico e popular para desenvolvimento social e econmico do estado do Rio Grande do Sul defendido pelo governo de Dutra, visando, dentre outras esferas o acesso s condies do exerccio da cidadania s amplas camadas da populao para decidir os rumos da sociedade e assim criar uma nova cultura de participao e responsabilidade coletivas no trato da coisa pblica. (MENSAGEM ASSEMBLIA LEGISLATIVA, 2002). Foram implementados no estado do Rio Grande do Sul um conjunto de fruns participativos tanto pelo executivo estadual, atravs do Oramento Participativo Estadual, quanto pelo legislativo, atravs do Frum Democrtico, promovendo um padro de relao diferente entre os dois poderes, destes com a sociedade e a expanso da economia local e dos empregos, e que potencializasse os diversos setores da economia gacha. O secretrio de Cultura do Estado, no governo de Dutra, foi Luis Pilla Vares (PT), jornalista, bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais, e estudioso de Poltica e Filosofia. Sua gesto foi marcada pelo sucesso de algumas organizaes, como o MARGS, tambm defendeu o fortalecimento das instituies de controle do poder pblico e inaugurou o Memorial do Rio Grande do Sul. Foi substitudo em 2001 por Luiz Marques (PT), cientista poltico e professor da UFRGS, que defendeu o uso da LIC tambm em projetos menores e protagonizados por talentos jovens e menos conhecidos. Durante sua gesto, houve a criao de incentivos de menor impacto financeiro, como o Prmio IECINE de cinema, o restauro da Casa de Cultura Mario Quintana e a adequao do programa de descentralizao da cultura implementado na Capital. desta gesto a criao do Fundo de Apoio Cultura (FAC) ( Lei ordinria 11.706, Estado do Rio Grande do Sul, 2001), mecanismo de incentivo direto do governo, como alternativa LIC com a finalidade de financiar projetos culturais, destinado a fomentar, por meio de financiamento, a produo artstica-cultural do Rio Grande do Sul. No que tange a cultura e educao, durante a gesto de Olvio Dutra foi estabelecida e estruturada atravs de lei poltica estadual do livro, visando fomentar o desenvolvimento cultural, estimular a criao artstica e literria, reconhecer o livro como instrumento para a

formao educacional. Tambm so criados Ncleo de Educao de Jovens e Adultos e de Cultura Popular, em diferentes regies do Estado. A SEDAC possua em sua estrutura organizacional em torno de 40 instituies que se constituam, at 1998, em centros de poder autnomo e, a partir de governo de Dutra, foram realizados processos para unificar suas aes. Houve a implementao das primeiras aes do Projeto Qualificarte destinado a cursos de treinamento na rea da cultura e a criao de Conselhos Consultivos de apoio a todas as instituies da SEDAC, visando a democratizao e estmulo ao espao para os agentes de cultura e objetivando estender cultura o conceito de gesto participativa e solidria e ampliar o acesso da populao aos bens culturais. Alm do passo no sentido da democratizao das aes e da definio das polticas culturais do Estado, que foi a criao dos Ncleos Regionais de Cultura. As iniciativas de descentralizao que visaram direcionar a interveno da Secretaria, no sentido de fazer circular a produo cultural do Estado por todas as regies disponibilizando o acesso aos bens culturais a amplas camadas sociais. Dentre outras aes, as mensagens destacam muitos projetos que incluem diversas regies do Estado, de formao de pblico e de artistas, de desenvolvimento do cinema e de recuperao de equipamentos culturais (MENSAGEM ASSEMBLIA LEGISLATIVA, 1998). A orientao deste perodo parece, ento, procurar ampliar o leque de atuao do Estado no campo da cultura, que no perodo anterior estava restrita s medidas de financiamento via incentivos fiscais. A prpria perspectiva de cultura alterada e, ao invs de conceber a cultura como oportunidade de negcios, tenta conceb-la como um espao de construo do ser humano, alterando, tambm sua relevncia, na medida em que a percebe como um dos aspectos centrais na construo de relaes igualitrias . Ao passo que procura promover a produo e uso de novos valores com o incentivo ao desenvolvimento de produes culturais. Neste perodo parece haver uma preocupao maior com a criao de condies de uso e uma preocupao menor, embora no ausente, com o mercado, claramente vinculada a uma perspectiva de democratizao cultural. A principal articulao percebida foi com a a rea de educao. No governo de Germano Rigotto (PMDB 2003-2006), o programa administrativo centrava-se na atrao de investimentos, fomento ao desenvolvimento econmico, a incluso social, combate s desigualdades regionais e modernizao da gesto de servios pblicos, no entanto viu-se confrontado com o agravamento da crise fiscal, e com necessidade de tomar
9

medidas para enfrentar dificuldades estruturais (MENSAGEM ASSEMBLIA, 2005). Ps fim aos fruns impulsionados pelo OP-RS, embora no tenha acabado com as formas participativas de discusso oramentria ao implantar outra proposta, a consulta popular, baseada em uma dinmica participativa mais indireta, organizada pelos conselhos municipais, regionais e estaduais existentes. Outra evidente ao de carimbo de uma atividade com o selo de uma gesto, que se repete em vrias situaes, embora, claro, no se possa ignorar a vontade autntica de reduzir a participao. Roque Jacoby (PSDB), economista e editor, assumiu como secretrio da Cultura, em 2002. Durante sua gesto foi aprovada a Lei Bernardo de Souza que permitiu a ampliao da lei de incentivo, permitindo s empresas de porte menor descontar do ICMS o valor investido em cultura. Apesar do governo aptico de Rigotto, ser considerado por crticos como sem grandes conflitos ou realizaes, a questo cultural ainda trabalhada como acessrio na esfera poltica, quando se deu incio aos debates em torno do fim das concesses de incentivos fiscais. Rigotto declarou-se favorvel aos incentivos na cultura e haveria buscado formas de se garantir a manuteno ou a regulamentao de algum dispositivo legal que resguarde essa possibilidade de incentivar a cultura. Esta foi uma batalha do secretrio de cultura que chegou a assinar um documento em conjunto com 22 secretrios de outros estados para reivindicar autonomia para estes na escolha de fundos ou renncia fiscal para financiamento da cultura (CULTURA E MERCADO, 2003). Na sua gesto a SEDAC foi premiada com o TOP Marketing Cultural, foi efetuado o programa Biblios Museum, a implementao do Programa Complexo Cinematogrfico do Rio Grande do Sul, o Programa Interiorizao da Cultura, e o Programa Produo e Expanso Cultural, o Programa RS- Patrimnio Cultural, e o apoio, atravs da LIC, construo do Multipalco do Theatro So Pedro. O projeto do Multipalco outra ao que alm de sofrer muitas crticas, se arrasta por muitos anos (em grande parte devido sua dimenso). Embora enuncie um conceito de cultura prximo da perspectiva antropolgica e procure dar maior destaque cultura que os governos anteriores de centro-direita, a orientao das aes predominantemente liberal, utilizando sobretudo mecanismos de renncia fiscal para o financiamento da cultura, assim como um foco na construo de grandes projetos. A cultura no ocupa um lugar relevante e sua orientao est focada nos equipamentos. No Governo de Yeda Crusius (2007 a 2011), coligao do PSDB com PFL, a SEDAC foi assumida por Mnica Leal Markusons (PP), jornalista e redatora, sem relao com a rea. Inicialmente o governo Yeda havia proposto a fuso da Secretaria da Cultura com
10

a do Turismo, medida que implicaria em uma virtual extino da mesma, ou pelo menos, em um prejuzo da gesto das polticas na rea da cultura, apenas atravs de mobilizaes das associaes da rea da cultura, a proposta foi retirada. No entanto, alguns entendem que a nomeao de Mnica, atuante sobretudo na rea de segurana pblica, concretizou a extino que a governadora queria efetuar com a fuso. O Governo definiu uma agenda para a rea no Perodo de 2007 a 2010:
implementar a ao cultural em todos os segmentos da sociedade, de forma a promover a incluso social e a gerao de postos de trabalho e renda; consolidar e aprimorar o sistema estadual de financiamento e incentivo s atividades culturais e implementar o fundo de apoio cultura; modernizar estruturas e equipamentos, de forma a viabilizar o acesso de toda a sociedade; e capacitar e formar um quadro tcnico especializado para os setores culturais, de forma a garantir a efetiva prestao de servios culturais comunidade. (Mensagem da Governadora, 2008, p. 129).

Na primeira mensagem enviada Assemblia afirma-se que O Estado no deve atuar no mercado como produtor cultural, disputando recursos com os demais produtores culturais, mas sim posicionar-se como agente estratgico no processo de maximizao do uso dos recursos da LIC e atrao de investimentos em nvel nacional e internacional. Nesta mensagem bastante evidente a pouca disposio para a construo de estratgias que envolvam efetivamente as foras do governo em aes para a rea da cultura, pois a relao entre estado e criadores e empreendedores culturais vista como tutela, sendo focalizada quase que exclusivamente a relao de financiamento. Outro tipo de ao previsto a formao de pblico, atravs do que chamado de educao cultural, vista como a melhor maneira de formar pblico e qualificar a demanda cultural, aproximando novos pblicos (especialmente crianas e adolescentes) aos museus, cinemas e teatros, como alternativa ao entretenimento tradicional e criar oportunidades plurais de aperfeioamento do gosto cultural e esttico de amplas camadas da populao. Aes de incluso tambm so previstas para estimular a criao de grupos artsticos em comunidades carentes, incentivando a criao de oportunidades de trabalho na rea cultural. Esta primeira mensagem importante na medida em que evidencia a viso de cultura com a qual o governo inicia sua gesto, uma concepo predominantemente voltada para as artes consagradas, vendo na cultura uma rea com pouca relevncia e cujas aes so orientadas sobretudo de modo liberal, para o financiamento atravs de mecanismos de iseno fiscal e estratgias de formao de pblico para as artes e de formao de grupos para a

11

gerao de renda. A priorizao apontada tem seu foco na recuperao de equipamentos culturais. As mensagens referentes aos anos seguintes no contrariam estas constataes, o governo parece se limitar continuidade de algumas aes j em desenvolvimento nos diversos rgos ligados Secretaria de Cultura. Somente em 2010, na ltima mensagem enviada Assembleia, feita uma meno relao entre a rea da cultura com aquilo que foi denominado programas estruturantes, definidos como um conjunto de projetos que imprimem a marca do atual governo. Segundo o documento a rea da cultura parceira dos programas: preveno violncia, RS Mulher, RS Amigo do Idoso, dentro do programa estruturante Nossas Cidades. A SEDAC gerencia o Projeto de Valorizao das Pessoas do Programa Estruturante Emancipar. As atividades desenvolvidas em 48 municpios, incluem oficinas de fotografia, apresentaes de teatro, sesses de cinema e postos de leitura. Houve a instituio por lei do Projeto Cultura-Cidad no Rio Grande do Sul, que consiste na adoo, por empresas com responsabilidade social, de bibliotecas, centros e casas culturais, museus, teatros e outras fontes de cultura, que parece acentuar o domnio das empresas no campo. Foi institudo por lei o Programa Pr-Cultura, sistema unificado de apoio e fomento s atividades culturais, com a finalidade de promover a aplicao de recursos financeiros decorrentes de incentivos de contribuintes e do Fundo de Apoio Cultura, em projetos culturais. Envolvendo diversos segmentos culturais e reas de interesse em vrias regies do Estado, visando o acesso cultura. A gesto do pr- Cultura compete SEDAC, e sua operacionalizao feita via sistema informatizado, o que parece uma tentativa de responder aos problemas graves denunciados sobre o financiamento atravs da LIC. O novo sistema altera percentuais e dispe sobre a destinao de parte dos recursos financiados com a LIC para o FAC. As empresas que financiarem projetos culturais podero compensar at 100% o valor aplicado no ICMS. Dos recursos captados atravs da LIC, 10% deveriam ser depositado no FAC/RS, garantindo assim recursos para o financiamento direto de projetos menores. Esta alterao viabilizar a efetivao do Fundo de Apoio Cultura-FAC, criado no Governo Dutra, mas que nunca havia recebido recursos. Neste governo foi institudo, tambm, o Programa Gacho de Artesanato, com a finalidade de desenvolver a produo artesanal como atividade econmica (fonte de renda e trabalho), cultural e social.

12

Aconteceu durante o governo de Yeda Crusius a Convocao da II Conferncia Estadual de Cultura no Estado do Rio Grande do Sul, com tema central: Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento. A realizao da conferncia estava fortemente atrelada s polticas realizadas no nvel federal tendo pouca relao com a busca de embasamento para a construo de polticas estaduais. O conceito de cultura que embasa as mensagens enviadas Assembleia pela Governadora Crusius tem um carter predominantemente sociolgico. Inicialmente, cultura no dada nenhuma relevncia, mas ela parece crescer com o desenrolar do perodo de gesto e, na ltima mensagem aparece atrelada aos programas estruturantes chegando a gerenciar um dos projetos que, na mensagem, no explicado. Mesmo os projetos que parecem enunciar uma atuao mais ampla reduzem-se ao final educao em algumas artes, mostrando que o objeto das polticas bastante reduzido e, as estratgias conservadoras, mas procurando articulao com as demais reas, por mais que essa parea restrita. H ao final do governo uma mudana importante na lei de incentivo que possibilitar a operacionalizao do Fundo de Apoio Cultura.

Consideraes finais Nas mensagens enviadas Assemblia Legislativa analisadas podemos observar as diferenas manifestadas nas intenes explicitadas pelos governos com relao cultura. Vimos que o conceito de cultura utilizado nas diferentes gestes na sua maioria vinculado s artes consagradas, ou seja, mais prximo daquele que a literatura identifica como o conceito sociolgico de cultura. Com exceo do governo Dutra onde o conceito de cultura manifestado guarda coerncia com as aes que planejava implementar, os demais, mesmo quando enunciam conceitos ampliados, demonstram pelas aes enunciadas um foco maior nas artes ou na cultura erudita. A cultura parece ter pouca relevncia para a maioria dos governos e, com exceo dos documentos referentes ao governo Dutra, os demais reservam um curto espao para a rea. No governo Yeda isto evidente nos primeiros documentos que no destinam mais do que 4 pargrafos para tratar dos programas culturais (assim como aqueles referentes ao governo Britto e Rigotto), mas ganham mais espao ao longo da gesto que encerrada com um longo relato daquilo que foi realizado.

13

No que diz respeito orientao das aes propostas, o objeto , na maioria dos casos analisados, bastante restrito, sendo as aes vinculadas fotografia, cinema, teatro, msica e museus e, em sua maioria sendo levadas populao. Quando o objeto ampliado, ele normalmente diz respeito preservao da cultura gacha, o que significa estritamente a preservao do tradicionalismo defendido pelo Movimento Tradicionalista Gacho, que defende uma viso unitria e homognea como a cultura gacha. A exceo parece, mais uma vez, estar no governo Dutra que apresenta algumas aes mais amplas e, que consideram a populao como produtora de cultura. No Estado do Rio Grande do Sul fica visvel a crescente vinculao das atividades culturais com a produo econmica, e tambm com as empresas privadas, onde leis de incentivo fiscal em boa parte serviram para transferir as decises sobre apoio a projetos para a iniciativa privada, indo ao encontro da idia da centralidade da cultura como fonte de desenvolvimento econmico. Mesmo governos de centro-esquerda como o de Dutra

mantiveram este mecanismo de financiamento e, apesar de manifestarem e tentarem implementar outros mecanismos, como o FAC, no alcanaram seu objetivo, na medida em que o mesmo no foi operacionalizado. Os enunciados em torno da democratizao e da interiorizao esto presentes em praticamente todos os perodos, mesmo naqueles, como o de Rigotto, nos quais se restringe a participao antes conquistada. As aes de interiorizao so dominadas, de um lado, por maior ateno e oramento para os equipamentos abandonados no interior e, de outro, pelo fomento ao folclore associado identidade do gacho, exceo, mais uma vez, para o governo de Dutra. A articulao com outras reas aparece principalmente nas Aes que vinculam cultura e educao, mas no governo Yeda enunciado o desejo de articulao com outras reas como segurana e sade. Esta primeira aproximao com as polticas governamentais de cultura do Rio Grande do Sul apresenta, claro, grandes limitaes, na medida em que se baseou exclusivamente em documentos nos quais as intenes expressas pelos governantes so comunicadas aos representantes do povo. fundamental que se contraste estas informaes, primeiro com aquilo que foi realizado e contabilizado, atravs da anlise das contas dos governos; segundo, atravs de entrevistas com os agentes do campo da cultura no Estado para que se possa considerar o processo de construo e de implementao destas polticas. Esta dever ser a seqncia deste estudo.

14

Referncias Bibliogrficas: BOTELHO, Isaura. Dimenses da Cultura e Polticas Pblicas. So Paulo em Perspectiva. 2011. BOTELHO, Isaura. A diversificao das fontes de financiamento para a cultura: um desafio para os poderes pblicos. In: MOISS, J.A. e BOTELHO, I. (orgs.). Modelos de financiamento da cultura. Rio de Janeiro, Minc/Funarte, 1997. BOTELHO, Isaura. A poltica cultural e o plano da idias. Trabalho apresentado no III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicao/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil. CULTURA E MERCADO. Estados querem autonomia sobre financiamento cultural. Em: http://www.culturaemercado.com.br/noticias/estados-querem-autonomia-sobrefinanciamento-cultural/ Consultado em 27/03/2012 s 14:33. PITOMBO, Mariella. Entre o universal e o Heterogneo. In: Nussbaumer, G.M (orgs.) Teorias e Polticas da Cultura. EDUFBA. Salvador, 2007. RIO GRANDE DO SUL. Mensagem Assemblia Legislativa. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1991. RIO GRANDE DO SUL. Mensagem Assemblia Legislativa. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1996. RIO GRANDE DO SUL. Mensagem Assemblia Legislativa. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1997. RIO GRANDE DO SUL. Mensagem Assemblia Legislativa. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1998. RIO GRANDE DO SUL. Mensagem Assemblia Legislativa. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1999. RIO GRANDE DO SUL. Mensagem Assemblia Legislativa. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 2002. RIO GRADE DO SUL. Mensagem Assemblia Legislativa. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 2005. RIO GRANDE DO SUL. Mensagem Assemblia Legislativa. Porto Alegre. Governo do Estado do Rio Grande do Sul.2009. SISTEMA LEGIS. Sistema Integrado de Legislao e Informao Legislativa. http://www.al.rs.gov.br/legis/ ( Consulta no perodo de agosto dezembro de 2011) ZERO HORA. Secretaria do Estado da Cultura coleciona controvrsias. In: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2010/03/secretaria-do-estado-da-cultura-colecionacontroversias-2829980.html, consultado em 21/03/2012.

15

Potrebbero piacerti anche