Sei sulla pagina 1di 3

Enrolar o fio de seda (Qigong)

Enrolar o fio de seda uma traduo do termo chins "Chansi Gong" ( ) (pinyin: chnsgng; Wade-Giles: ch'an2 ssu1 kung1). Estas prticas de i!on! tam"m podem ser re#eridas como $%oder de enrolar a seda$ (chansijing) ()& ou como $'reinamento (undamental$. $Enrolar o #io de seda$ (Silk reeling em in!ls) uma re#erncia a uma srie de e)erc*cios de neigong incorporados a di#erentes estilos de Tai Chi Chuan. + prtica& comum a di,ersos estilos& rece"e este nome no estilo -hen e no estilo Wu. Em comum com os demais e)erc*cios de Qigong& os e)erc*cios a!rupados so" este nome so reali.ados em um estado de concentrao meditati,a com n#ase no rela)amento.

Inspirao em movimento do cotidiano do trabalho com seda

-ena do cotidiano da -hina anti!a: enrolar o #io de seda / nome uma met#ora& os !estos reali.ados nesta prtica remetem ao ato de re"o"inar o #io de seda de um casulo de "icho-da-seda 0ue nunca termina. + #im de prolon!ar a seda com sucesso a ao de,e ser sua,e e #irme& sem mudanas "ruscas de sentido. 1emasiado rpido& o #io de seda se rompe& demasiado lento& !ruda e se em"araa. +ssim& os mo,imentos de enrolar o #io de seda se!uem padr2es cont*nuos& c*clicos& e)ecutados em ,elocidade constante com o to0ue le,e adotado ao e)trair o #io de seda do casulo. +lm dos "ene#*cios para a sa3de& o #oco desta prtica est no #ortalecimento e no treino da coordenao do corpo inteiro (neijin)& e no alinhamento e sedimentao do corpo. 4o #undamentos da #orma do Tai Chi Chuan e dos e)erc*cios de $empurrar as mos$ (Tui Shou)& praticados a dois.

A prtica no Tai Chi Chuan estilo Chen


$Enrolar o #io de seda$ pode ser reali.ado como uma auto-massa!em 0ue se!ue o desenho do 1ia!rama do 'ai -hi. o Tai Chi Chuan estilo -hen $enrolar o #io de seda$ !eralmente um a0uecimento reali.ado antes de comear a prtica do Tai Chi Chuan. 4eus princ*pios so tam"m princ*pios incorporados na prtica das di,ersas se0uncias de Tai Chi Chuan do estilo -hen. Em uma das #ormas de $enrolar o #io de seda$ adotada no estilo -hen& os mo,imentos se ori!inam do dantian e desenham a #orma do s*m"olo 5in 5an!& delineiam o 1ia!rama do 'ai -hi (Tai Chi Tu). / praticante comea com o c*rculo e)terior e ento adiciona o corte em $4$& para mudar rapidamente de sentido e manter o mo,imento sua,e. / peso continuamente deslocado de uma perna para a outra. Este mo,imento condu. as articula2es do corpo a se mo,erem de #orma #lu*da e espiralada.

E!emplos de e!erc"cios de enrolar o fio de seda


+l!uns dos e)erc*cios de $enrolar o #io de seda$ mais comuns so:

Enrolar o #io de seda 6 #rente& com uma e com duas mos& e0ui,ale ao mo,imento de Tai Chi Chuan $/ndular as mos nas nu,ens$ estacionrio Enrolar o #io de seda nas laterais& com uma e com duas mos Peng Lu Ji An# mo,imentos da prtica de Tui $hou 1ra!o aterrissa como um pardal& 6 es0uerda e 6 direita 1es,iar 6 es0uerda e 6 direita

%efer&ncias Galla!her& %aul 7. "Drawing Silk: Masters' Secrets for Successful Tai Chi ractice!" 7oo84ur!e %u"lishin!& 9::;. W< =un!-tsao. "u #a$il% T'ai Chi Ch'uan ()& >on! =on!& ?@A:.

A$$'CIA()' TA' *' * Q+A

Potrebbero piacerti anche