Sei sulla pagina 1di 9

1

POLCIA CIDAD: SONHO OU FALCIA?

No cabar da globalizao, o Estado passa por um strip-tease e no final do espetculo deixado apenas com as necessidades bsicas: seu poder de represso. Com sua base material destruda, sua soberania apagada, a nao-estado torna-se um mero servio de segurana para as megaempresas... -Subcomandante Marcos, Chiapas, Mxico

1. INTRODUO
O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de polcia cidad sob uma perspectiva crtica enfatizando a mediao existente entre Sociedade, polcia e Estado. Sob o nome genrico de polcia quer-se designar uma instituio social criada e controlada pelo Estado com o fim ltimo de garantir a si o monoplio da violncia legtima. Entretanto, a violncia, a criminalidade, o aumento populao carcerria, e o sentimento de insegurana s tm aumentado no Brasil e em vrios lugares do planeta, de modo que uma tica reacionria baseada no desejo de vingana ganha cada vez mais espao na mdia e junto s massas, aliciadas pelas campanhas espetaculares de polticos oportunistas, que vem na tragdia alheia, uma chance de ganhar visibilidade nacional expressando o estreitismo ideolgico de quem, de modo lcito e ilcito, tende a lucrar com o nvel de angstia existencial de quem vive e morre numa sociedade autoritria, vingativa e cada vez mais violenta. Nesta sociedade, certamente ningum s vtima ou s algoz. Os mesmos que pedem paz, so os mesmos que pedem pena de morte segundo seus prprios critrios de justia. Educados desde o bero sob a lgica de causa e efeito que produz verdades conclusivas ( castigando que se educa!), os melhores cidados, os bons fiis, os de carter ilibado e reputao insuspeita, transferem s novas geraes, a milenar cultura do castigo. Esta a razo por que a violncia nos afeta a todos, ainda que se concentre mais nas periferias transformadas em campos de concentrao como

2 verificou Loc Wacquant (2001) e que este em nada esconde ou anula a realidade da violncia instalada em todas as nossas mais caras instituies como a Igreja, a escola, ou a polcia. Para ilustrar com um exemplo tirado da nossa histria, lembremos o fato de que a abolio da escravido, base da economia escravocrata, implicou modificaes no modo como a Igreja passou a lidar com o negro tornado livre, como a Justia teve de des -dizer o que havia dito sobre o/a negro/a que deixaram de ser uma pea, uma mercadoria, para ganhar o status de gente. Assim, vale ressaltar que a chamada crise da Modernidade, o processo de globalizao e o aumento da violncia so fenmenos interrelacionados na medida em que coexistem com a expanso hegemnica do capitalismo que, para continuar expandindo-se, necessitava de uma doutrina poltica e econmica que implicasse um novo modelo de Estado que no fosse um obstculo sede de lucros e mercados dos grandes capitalistas. O crescimento vertiginoso das multinacionais e transnacionais s foi possvel porque tal doutrina foi efetivamente implementada ainda na dcada de 70, primeiramente na europae Estados Unidos e depois para vrias partes do globo, inclusive no Brasil. Refiro-me ao Neoliberalismo, o qual trazia em si um modelo de Estado o Estado mnimo ( ou Estado fraco) que pudesse substituir o chamado Welfare State (Estado de Bemestar social) pois este, com suas cargas tributrias, com seu intervencionismo econmico, prejudicava os interesses de empresas que, num mercado cada vez mais globalizado, precisavam modernizar-se, racionalizar-se para tornar-se competitiva no cenrio mundial, o que geraria desemprego estrutural. O neoliberalismo prescrevia, assim, uma srie de medidas a serem adotadas pelos pases onde tais empresas se instalariam, pois sendo elas as controladoras da produo, da tecnologia e do comrcio, precisavam garantias de livre circulao de mercadorias, servios e capital pelo mundo e, portanto, a eliminao de taxas alfandegrias, a abertura da economia nacional, a

privatizao de empresas estatais, o fim do controle de preos, a flexibilizao da legislao trabalhista e a reduo ao mximo das polticas sociais, entre outros. Um modelo tal de Estado, no difcil deduzir, ir reduzir-se quase que exclusivamente sua funo policial/penal. A esse respeito Bauman ( 1999, p. 76) comentou:

3
Abrir de par em par os portes e abandonar qualquer idia de poltica econmica autnoma a condio preliminar, docilmente obedecida, para receber assistncia econmica dos bancos mundiais e fundos monetrios internacionais. Estados fracos so precisamente o que a Nova Ordem Mundial, com muita freqncia encarada com suspeita como uma nova desordem mundial, precisa para sustentar-se e reproduzir-se. Quase-Estados, Estados fracos podem ser facilmente reduzidos ao (til) papel de distritos policiais locais que garantem o nvel mdio de ordem necessrio para a realizao de negcios, mas no precisam ser temidos como freios efetivos liberdade das empresas globais.

Ora, nesse contexto que vivemos e morremos, e no caso da Amrica Latina e do Brasil em particular, esse contexto ainda mais perverso. Isto porque mal saamos de um Estado de mal-estar de ditaduras e torturas e neg ao dos direitos humanos, quando fomos impactados com a invaso desse receiturio neoliberal que vem com os ventos de mudana trazidos pelo processo de redemocratizao do pas e que no resultou da participao e do dilogo crtico da maioria dos cidados e suas autoridades. Conseqentemente, sob a influncia do neoliberalismo e sob o controle do Estado que temos de pensar, hoje, a possibilidade de construo de uma polcia cidad para uma sociedade democrtica.

2. A CONSTRUO DE UMA POLCIA CIDAD


O art. 144 da Constituio Federal de 1988 instituiu um modelo dua l de polcia em que a polcia militar dever realizar um trabalho preventivo e ostensivo e a polcia civil, a investigao repressiva. Tal modelo tem origem no perodo imperial (1822-1889) mas na Repblica Velha (1889-1930) foi consolidado com a Poltica dos Governadores. Mas, na atual Constituio, ela aparece como parte da ordem constitucional. Neste sentido, h na CF de 1988 meno h uma polcia cidad naqual o policial cidado no apenas como portador de deveres, mas tambm de direitos. Bengochea e outros (2004, p. 121) afirmaram:
No Brasil, a polcia foi criada no sculo XVIII, para atender a um modelo de sociedade bastante autocrtico, autoritrio e dirigido por uma pequena classe dominante. A polcia foi desenvolvida para proteger essa pequena classe dominante, da grande classe de excludos, sendo que

4
foi nessa perspectiva seu desenvolvimento histrico. Uma polcia para servir de barreira fsica entre os ditos bons e maus da sociedade. Uma polcia que precisava somente de vigor fsico e da coragem inconseqente; uma polcia que atuava com grande influncia de estigmas e preconceitos.

Os autores procuram analisar o modelo tradicional de polcia para superalo, refletindo sobre a possibilidade de construo de um outro modelo coerente com uma sociedade que se quer democrtica. Este modelo de polcia proposto o de uma polcia cidad. Antes de analisarmos este modelo, iremos inicialmente discutir o modelo de polcia que temos. Apontaremos a seguir algumas caractersticas do atual modelo de polcia, tendo como referncia os autores acima citados. 1. A Fora Em primeiro lugar, os autores observaram que no modelo tradicional da polcia , a fora a forma principal de interveno social, muitas vezes, de forma inconseqente e margem da legalidade, em detrimento de uma funo mediadora na resoluo de conflitos:
No tocante ao uso da arma e da fora, a polcia tradicional age mais no impulso de defesa e reao, tendo alto grau de liberdade para agir, muitas vezes, sem critrios bem definidos, enquanto na polcia cidad preciso ter um treinamento mais apurado, envolvendo emoes e efeitos, que determine padres limitados de ao que partem de princpios estabelecidos por normas internacionais, acordadas entre pases. (BENGOCHEA et al , 2004, p. 124).

2. Conceito de segurana pblica H um conceito de segurana pblica que no considera a necessria compreenso sistmica desse processo. Segurana pblica ocorre apenas com a atividade policial e, portanto, problemas de segurana so problemas no mbito da Justia e da Polcia. Sem relao com demais setores pblicos e sociais. Entretanto, para os autores:
A segurana pblica um processo sistmico e otimizado que envolve um conjunto de aes pblicas e comunitrias, visando assegurar a proteo do indivduo e da coletividade e a aplicao da justia da punio, recuperao e tratamento dos que violam a lei, garantindo direitos e cidadania a todos. (BENGOCHEA et al, 2004, p.

3. A cultura histrica Para a formao de uma polcia cidad faz-se necessrio a substituio de uma cultura histrica na qual o trabalho policial est fragmentado em investigao, percia e ao ostensiva, o que dificulta um trabalho conjunto e integrado voltado para uma ao integrada mais ampla com outros rgos do Governo e com a participao da sociedade. Naturalmente, isto envolve, segundo esses autores, mudanas nas polticas de qualificao profissional, um programa de modernizao e por questes centrais em torno da relao polcia comunidade, a mediao de conflitos, e o uso valorativo do uso da fora e da arma de fogo . Geralmente, os policiais no atual modelo so distribudos por interferncias polticas, intuio dos chefes, sendo que, no nvel da legislao, os policiais que desenvolvem atividades-fim ganham menos que aqueles que trabalham em desvio de funo e tm ascenso mais dificultada. Numa polcia cidad a distribuio dos policiais se daria por critrios tcnicos e cientficos por bairros, aumentando assim o efetivo e a prpria integrao deste com a comunidade. Bengochea et al (2004, p.119) propem a ruptura com este modelo de polcia porque este j no corresponde a demanda social por polticas pblicas de segurana em bases democrticas:
O descompasso entre as mudanas sociais e polticas e a prtica policial produz uma crise nas polcias brasileiras, que no uma crise de dentro da corporao para fora, mas sim o inverso, da relao sociedadeEstado, em conseqncia da falta de sintonia entre o avano social e a prtica policial, ampliada pela ausncia de um processo dinmico e otimizado que faa funcionar um sistema de segurana pblica para a realidade brasileira.

Mas cabe-nos perguntar: possvel, de fato, construir uma polcia cidad? Esta a questo que gostaramos de discutir. Para tanto, precisamos primeiramente assinalar o carter histric o desse termo cidadania Com efeito, ser cidado numa polis grega era muito diferente de s-lo no calor revolucionrio na Frana dos fins do sculo XVIII, ou ainda, na atual sociedade contempornea.

6 Atualmente, pode-se dizer que ser cidado ser um g overnante em potencial. Assim, a construo de uma polcia cidad para uma sociedade democrtica consistiria, pois, em privilegiar o aprendizado e o exerccio do dilogo, base da democracia. H, portanto, uma relao entre a educao e a cidadania que s faria sentido se considerada num mbito bem restrito, delimitado pela prpria historicidade da cidadania que ela pretende promover. Neste sentido, cabe indagar: Ser que o Estado, estaria interessado em financiar a construo de uma polcia cidad, considerando o carter eminentemente poltico de qualquer processo educativo, sendo que o prprio Estado defende aquele conceito de cidadania postulado pela Revoluo Francesa, que a reduz em oferecer aos cidados a chance de ser apenas um governante em potencial? Alves (1992, p.41) questionou este modelo de cidadania na medida em que ele tende a mascarar a desigualdade objetiva por meio de uma igualdade formal:
De fato, para a classe dominante, suficiente que a lei lhe garanta um direito no papel, pois dispe, comumente, na prtica, das condies materiais necessrias para exerce-lo. Se lhe for garantido o direito vida, ter como assegura-lo, pois financeiramente tem o suficiente para bem se alimentar, se agasalhar, se abrigar etc.; se lhe for assegurado o direito propriedade, tem facilidade em adquirir casas, terrenos, fazendas ou empresas e at pagar pessoas para defender seu patrimnio. No isso, contudo, o que acontece com a classe trabalhadora, principalmente nos pases subdesenvolvidos. Para ela a teoria, na prtica, outra.

Ainda que o Estado reconhea a necessidade de oferecer populao (ou a uma parte dela) segurana pblica, entendida como uma polcia bem equipada , bem remunerada e bem formada, esta ser, provavelmente a polcia que ele quer, embora possa utilizar discursos e mecanismos de convencimento ideolgico que sejam suficientes para garantir que aquilo que ns queremos ou pensamos querer seja exatamente aquilo que ele quer, e neste caso, o sonho de uma polcia cidad por setores progressistas da sociedade, redimensionado como falcia, no discurso oficial.

7 Russel (citado por Inforzato, 1971, p. 37-38) afirmou:


Nove dcimos de tudo que voc faz, diz, pensa; faz, pensa, sente, no como expresso prpria, independente, mas em conformidade inconsciente e sem crtica, com regras, regulamentos, hbitos grupais, padres, cdigos, estilos e sensaes que existiram muito antes que voc nascesse.

Assim, a reivindicao de uma polcia cidad parece encontrar limites muito estreitos; pois enquanto ela significar o atendimento de um Estado Democrtico de Direito cujas necessidades de uma polcia tecnicamente melhor preparada, pode at encontrar eco nos rgos administrativos oficiais, virando mesmo ponto de pauta dos discursos oficiais. A formao de uma polcia cidad, porm, parece afastar-se demais dos interesses perseguidos pelo Estado ante as foras poderosssimas do capital internacional, cuja explorao de povos e naes permite aos governantes afirmar que fatores externos imprevistos, inviabilizou o atendimento s demandas por melhores polticas de segurana, de sade, de educao, por exemplo. O enfraquecimento dos Estados-nao contribui tambm para que a classe dominante desses pases possa perpetuar o conceito de cidadania que reduz-se a votar e ser votado ( em tese): Quer mudar alguma coisa: crie uma ong, entre num partido ou espere at as prximas eleies;.........................as prximas eleies;..................................as prximas eleies.............................................! Desse modo, seria paradoxal esperar do Estado uma polcia cidad, pois isto significaria a possibilidade de que amplas camadas da sociedade e das periferias das cidades passassem a ter na polcia um ombro amigo armado! Isto no significa dizer que no se possa fazer nada para humanizar a relao e a imagem pblica das polcias ante a sociedade, mas colocamos em questo o interesse do Estado em financiar tal proposta. Ressaltamos ainda que, ainda que se ponha em prtica uma poltica de segurana pblica voltada para atender, de fato, os anseios daqueles que esperam da polcia uma ao menos truculenta e mais cidad, a qualquer momento poder o Estado retomar o absoluto controle do processo, fazendo regredir quaisquer avanos.

8 Outra tese que gostaramos de sustentar aqui a de que uma sociedade democrtica supe limites muito estreitos para uma polcia cidad, limites estes que dizem respeito existncia da prpria democracia. Isto porque a democracia (governo do povo) supe, em ltima anlise, a diviso do poder ao nmero mximo dos indivduos, o que faz com que o poder perca sua razo de ser, isto , a prpria democracia seria extinta, ou a verdadeira democracia se instalaria, como ausncia de dominao de uns sobre outros. Assim, no s o Estado, mas a sociedade parece no est interessada numa tal democracia, a julgar pelo modo como os bons e no os maus vm, desde os tempos em que aprendamos o amor e a f, concretizados nas varas de marmelo, e nas palmatrias de sucupira, chapus de burro e joelhos no milho (SODR, 1970; ROMANELLI, 2003) educando e perpetuando a cultura do poder e do controle, e a tica militarista da tolerncia zero.

3. CONSIDERAES FINAIS

Ao longo deste trabalho procedemos a uma anlise das possibilidades e limites da construo de uma polcia cidad que ponha em prtica um policiamento comunitrio, capaz de co-operar com diversos rgos e poderes do Estado e com a participao e apoio das comunidades. Para tanto, propese a substituio do modelo tradicional de polcia, cujas deficincias tcnicas e operacionais contribui para uma imagem pblica negativa desta instituio junto a sociedade, por um modelo moderno de polcia cidad que concebe a segurana pblica enquanto processo sistmico que exige um trabalho integrado no s de policiamento investigativo e ostensivo, mas principalmente preventivo, visando a mediao de conflitos. Na prtica tal proposta significaria a transio de uma polcia de controle para um modelo de policiamento coerente com as exigncias de uma sociedade que se quer democrtica. Entretanto, a influncia de fatores culturais, polticos e econmicos nos permite a crtica dos limites e da fora de uma tal proposta, a qual implicaria a introduo de um conceito de cidadania dentro e fora das corporaes militares, que no parece atender aos interesses do Estado Democrtico de

9 direito, ainda sob controle das elites polticas e econmicas cujos direitos j esto assegurados de fato e de direito na atual Carta Cidad de 1988.

4. REFERNCIAS
ALVES, J. Falivene. Metrpoles: cidadania e qualidade de vida. 1 ed. (Col. Polmica). So Paulo: Moderna, 1992. BAUMAN, Zigmunt. Globalizao: As conseqncias humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. BENGOCHEA, Jorge Luiz Paz et al . A transio de uma polcia de controle para uma polcia cidad. So Paulo Perspec., So Paulo, v. 18, n. 1, 2004. Disponvel em:<http://www.scielo.br. Acesso em: 23 July 2007. Constituio Federal de 1988 - 8 edio atualizada at a EC 35/2001 INFORZATO, Hlio. Fundamentos sociais e educao . So Paulo, Nobel, 1971. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Historia da Educao no Brasil (1930/1973). 28 ed. Petrpolis: Editora Vozes. 2003. SODR, Nelson Werneck. Sntese de Histria da Cultura Brasileira. Rio de Janeiro, Ed. Civilizao Brasileira, 1970. WACQUANT, Loc. Os condenados da cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2001.

Potrebbero piacerti anche