Sei sulla pagina 1di 3

Lio 4 - Data 26/11/2013 - Professor: Leandro de Freitas Silva

Vocs estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocs tm a vida eterna. E so as Escrituras que testemunham a meu respeito; Joo 5:39 Pergunta: "O que a Bblia?" Resposta:A palavra Bblia vem do latim e grego e significa livro, um nome apropriado, j que a Bblia o Livro para todas as pessoas, de todos os tempos. um livro sem igual, sozinho em sua classe. Os evanglicos / protestantes, creem que sessenta e seis livros fazem parte da Bblia, conhecidos pelos protestantes como sagrados ou inspirados por Deus (chamados pelos catlicos de protocannicos. Eles incluem livros da lei, tais como Levtico e Deuteronmio; livros histricos, tais como Esdras e Atos; livros de poesia, tais como Salmos e Eclesiastes; livros de profecia, tais como Isaas e Apocalipse; biografias, tais como Mateus e Joo; e epstolas (cartas formais), tais como Tito e Hebreus. Para os catlicos, a Bblia possui 7 livros a mais, os quais so classificados pelos protestantes como apcrifos, e pelos catlicos so chamados de deuterocannicos. Estes livros so: Tobias, Judite, I Macabeus , II Macabeus, Sabedoria, Eclesistico e Baruque; existem tambm seis captulos e dez versculos acrescentados no livro de Ester e dois captulos de Daniel. O que a Bblia? Os Autores Cerca de 40 autores humanos diferentes escreveram a Bblia. Ela foi escrita durante um perodo de 1500 anos. Os autores foram reis, pescadores, sacerdotes, oficiais do governo, fazendeiros, pastores e mdicos. De toda essa diversidade surge uma unidade incrvel, com temas em comum por todo o seu percurso. A unidade da Bblia deve-se ao fato de que, essencialmente, ela tem um Autor: Deus. A Bblia Inspirada por Deus (2 Timteo 3:16). Os autores humanos escreveram exatamente o que Deus queria que escrevessem, e o resultado foi a perfeita e santa Palavra de Deus (Salmos 12:6; 2 Pedro 1:21). O que a Bblia? As Divises A Bblia dividida em duas partes principais: O Velho Testamento e o Novo Testamento. Em resumo, o Velho Testamento a histria de uma nao, e o Novo Testamento a histria de um Homem. A nao foi a forma que Deus usou para trazer o Homem ao mundo. O Velho Testamento descreve a fundao e preservao da nao de Israel. Deus prometeu usar Israel para abenoar o mundo inteiro (Gnesis 12:2-3). Uma vez que Israel tinha sido estabelecida como nao, Deus fez surgir uma famlia daquela nao atravs da qual a beno iria vir: a famlia de

Davi (Salmos 89:3-4). Ento, da famlia de Davi foi prometido um Homem que traria a beno prometida (Isaas 11:1-10). O Novo Testamento detalha a vinda desse Homem prometido. Seu nome era Jesus, e Ele cumpriu as promessas do Velho Testamento por viver uma vida perfeita, morrer para tornar-se o Salvador e ressuscitar dos mortos. O que a Bblia? O Personagem Principal Jesus o personagem principal da Bblia o livro inteiro sobre Ele. O Velho Testamento prediz Sua vinda e prepara o palco para Sua entrada ao mundo. O Novo Testamento descreve Sua vinda e Seu trabalho para trazer salvao a nosso mundo pecaminoso. Jesus mais do que uma figura histrica; na verdade, Ele mais do que um homem. Ele Deus em carne, e Sua vinda foi o evento mais importante da histria do mundo. Deus Se tornou homem para nos dar um retrato claro e compreensvel de quem Ele . Como Deus? Ele como Jesus; Jesus Deus na forma humana (Joo 1:14; 14:9). Porque crer na Bblia? 1-) POR CAUSA DA SUA UNIDADE NA DIVERSIDADE Ela foi escrita num perodo de 1.600 anos. De Moiss a Joo na ilha de Patmos. Ela foi escrita por cerca de 40 escritores, de Reis, intelectuais simples lavradores, pescadores iletrados, analfabetos, de lugares diferentes, de culturas diferentes, de pocas diferentes e destinatrios diferentes, escrita em idiomas diferentes. Entretanto; em momento algum sua harmonia foi afetada. H uma coeso, sintonia, uma concordncia absoluta. At mesmo aquilo que aparentemente no h importncia, no deixa de ser importante, (2 Tm 3;16) Toda escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar redargir- corrigir e instruir. Apesar de to antiga, ao mesmo tempo, to atual, hoje a Bblia mais atual do que o jornal do dia. Embora alguns a tem como amuleto, objeto de enfeite, Ela a palavra de Deus. (2 Pe 1;21) Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, ms homens santos de Deus, falaram inspirados pelo Esprito Santo.
2-) POR CAUSA DO CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS

A Bblia escreve a histria antes de acontecer. Os profetas modernosatuais so falhos e suas profecias so vagas. Ms a bblia no, nenhuma de suas profecias pode falhar, alis o prprio Deus Jeov disse em Jeremias 1;12 Eu velo sobre minha palavra, para a cumprir, Jesus disse em Lucas 21;33 que passar o cu e a terra, mas suas palavras no passaro. S no Velho Testamento h mais de 2.000 profecias que j se cumpriram literalmente. E no novo testamento, profecias acerca dos nossos dias = se

cumpriu, est se cumprindo nitidamente e na cronologia proftica bblica, temos tambm o arrebatamento da igreja. CAOS ESPIRITUAL = Racionalismo - Idealismo - Materialismo - Evolucionismo os dias maus descritos em 2 Tm 3, o ser humano mais amante de si mesmo, virou as costas pra Deus.
3-) PELA TRANSFORMAO QUE ELA OPERA

Veja um exemplo: A Inglaterra do sculo XVIII, estava num caos. O pas naufragava. A sabedoria humana sem Deus estava levando o pas a runas. John Wesley e Whitefield se levantaram com a Bblia na uno do Esprito e o pas foi salvo. E no s a Inglaterra, mas todas as naes que cresceram debaixo da bandeira da Bblia, todas as naes que foram colonizadas com o ensino da Bblia, se tornaram prsperas, ricas - e se hoje esto se degenerando, como o caso dos Estados Unidos, porque abandonaram a Bblia. A propsito!.., j ouviu falar nas belas Ilhas de Fidji = Por muito tempo, esta ilha, foi habitada por tribos canibais, pessoas que sacrificavam pessoas e se alimentavam de pessoas, ms a Bblia chegou naquele lugar, e transformou aquelas pessoas, fazendo delas, pessoas amveis e daquela ilha, uma rota de turismo. H alguns anos atrs, um conde ingls visitou a Ilha de Fidji. Ele sabia das barbries que aconteceu ali no passado e agora estava admirado do tipo de vida daquelas pessoas. Esse incrdulo, visitando um velho chefe da tribo, ali ele viu uma bblia e disse: O senhor um grande chefe, homem inteligente. pena que tenha sido ingnuo bastante para acreditar na Bblia, e prosseguindo o conde disse ao velho chefe: L no meu pas, ningum mais cr nesse velho livro nem ouve suas histrias. O povo hoje tem mais formao e no cr nisso mais, e vejo que o senhor cr nessas bobagens?!... Atento o velho chefe ouvia, seus olhos flamejavam e muito seguro ele respondeu: O senhor est vendo aquele forno? Ali que ns queimvamos os corpos humanos para as nossas grandes festas. Se no fosse esse velho livro como o senhor est se referindo, a Bblia e Jesus Cristo que nos transformou de selvagens em verdadeiros filhos de Deus, neste exato momento, o senhor j teria sido morto e assado naquele forno. E ns j teramos comido a tua carne. Voc cr na bblia?, eu creio na Bblia, porque atravs dela eu conheci o amor de Deus e recebi a Jesus como meu Salvador e Senhor. Apocalipse 1.3 Bem-aventurado aquele que l e bem-aventurado os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela esto escritas, porque o tempo est prximo.

Potrebbero piacerti anche