Sei sulla pagina 1di 8

MEMRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

I. OBJECTIVOS O presente Estudo Prvio diz respeito instalao no edifcio da Quinta da Memria dos servios directamente ligados Presidncia do Municpio de Odivelas. Tendo sido objecto de uma interveno de consolidao de fundaes e paredes e de recuperao de toda a envolvente exterior (incluindo a execuo dos revestimentos de cobertura), pretende-se agora concluir o edifcio atravs de um processo de concepo/execuo baseado no Estudo Prvio apresentado.

II. PROPOSTA

1. INSERO E ACESSOS
A Quinta da Memria insere-se no centro histrico de Odivelas prxima do Memorial e do Mosteiro de D. Dinis. A casa estava localizada num dos pontos altos da povoao, o que lhe assegurava uma panormica favorecida sobre a paisagem circundante (hoje, infelizmente, perdida devido construo que a foi envolvendo). A casa estrutura-se ao longo da Rua Guilherme Gomes Fernandes, sendo atravs desta que a ela se acede.

2. ENTRADAS E IMPLANTAO DO EDIFCIO


O edifcio, como j se disse, est inserido numa antiga quinta, tendo no entanto uma frente para a rua, a Norte.

As entradas no edifcio fazem-se por essa fachada Norte, atravs da rua. A entrada principal faz-se pelo Portal que d para o ptio, sendo atravs deste que se acede ao edifcio. A entrada de automveis passar a fazer-se mais longe do edifcio (mais a Nascente) em relao sala do bispo, num ponto em que as cotas da rua exterior e a da quinta esto mais prximas. Desta forma poder-se- evitar a actual entrada em rampa, devida ao desnvel entre o exterior e o interior do recinto. O edifcio implanta-se longitudinalmente, organizando-se num s piso na frente para a rua, e ganhando um outro andar a partir do ptio e na frente voltada para a quinta. Este adaptar ao terreno faz-se com a ajuda do telhado e de desnveis ao longo do piso trreo. possvel afirmar que o edifcio tem duas frentes muito distintas: a frente urbana com uma crcea relativamente baixa, aparentemente trrea; a frente rural, com dois pisos claramente assumidos e de muito maior crcea. Apesar de ser na frente Sul que o edifcio tem dois pisos, devido imponncia do portal de entrada a fachada para a rua tem um aspecto bastante mais monumental. 3. ORGANIZAO FUNCIONAL DO EDIFCIO 1. O corpo Poente, pela sua escala e subdiviso atravs de paredes portantes, apontava desde o incio para uma ocupao mais condicionada e menos nobre. Este corpo, que foi objecto de recuperao mantendo as suas paredes principais ser a zona de gabinetes e de bar. No piso 0 localizam-se o bar, as I.S.s, diversos gabinetes e um grande open-space. No piso 1 localizam-se mais gabinetes. 2. O corpo Nascente, pela sua escala e pela pouca diviso interior que apresentava estava vocacionado para uma ocupao nobre. Dignos de especial ateno dentro desta zona so a sala do bispo e a varanda com grandes lajes de pedra, voltada para o jardim.

A sala do bispo, ou salo nobre, corresponde nica parte do edifcio reconstruda com cobertura plana, por forma a diferenci-la em relao aos restantes espaos. Ao nvel do piso trreo encontram-se o grande trio e o Salo Nobre. No piso inferior o auditrio e o trio correspondente. No piso superior encontram-se o gabinete do presidente com o seu secretariado e sala de reunies. Em todos os pisos existem ncleos de I.S.s. Os vrios pisos tm a possibilidade de ser ligados por elevador. No exterior, na fachada Nascente, no local onde existiu uma abbada (cujos arranques so bem visveis) e possivelmente um terrao, prope-se uma grande varanda de estrutura metlica e pavimento em madeira na continuao do Salo Nobre. A antiga varanda de pedra, ligada ao trio do salo nobre, ser reconstituda com elementos semelhantes aos existentes. 3.O corpo intermdio, que inclui a capela e o acesso ao jardim, e que representa uma rea relativamente pequena no conjunto do edifcio, justifica tambm uma ocupao especial, at pelo facto da sua antiga funo religiosa. Este o corpo de ligao entre a zona Nascente e Poente do edifcio, contendo essencialmente espaos de circulao. No piso trreo funcionar a recepo do edifcio, no piso 1 apenas existir um passadio que permite articular as duas partes (Nascente e Poente) do edifcio. 4. O antigo lagar, que uma construo claramente parte e da qual apenas restam paredes, no ser intervencionado nesta fase. .

4. MATERIAIS, SISTEMAS CONSTRUTIVOS E ELEMENTOS DA CONSTRUO Os materiais e sistemas construtivos a aplicar na Quinta da Memria devero cumprir as seguintes exigncias: a. Reduzir a manuteno do edifcio ao longo do tempo. b. Assegurar um envelhecimento natural, nobre, ao edifcio. c. Ser compatveis com as intervenes j realizadas na Quinta da Memria. d. Permitir a compatibilidade com as diversas especialidades. Para dar cumprimento as estas exigncias dever-se- optar pela utilizao de materiais naturais e nobres. Todos estes materiais, apesar de implicarem custos iniciais elevados, so, a mdio prazo, econmicos pela pouca necessidade de manuteno que tm. Impermeabilizaes nos casos em que seja necessrio o recurso a impermeabilizaes estas devero ser feitas com base em membranas betuminosas do tipo Imperalum ou de qualidade equivalente. Isolamentos os isolamentos a utilizar devero ser de dois tipos: em poliestireno extrudido sempre que estejam em contacto com o exterior, em mantas de l mineral sempre que colocadas no interior. Este ltimo caso aplica-se aos pavimentos, escadas, paredes, tectos e portas especiais aos quais seja necessrio conferir qualidades de isolamento trmico ou acstico. Em alguns casos, particularmente em pavimentos e escadas, devero ser utilizadas mantas resilientes para melhorar o seu comportamento acstico. Painis de parede e de tecto os tectos interiores sero em geral de gesso cartonado. Em alguns casos ser necessria a utilizao de revestimentos para correco acstica, tanto em paredes como em tectos. Quando isto acontea em zonas nobres do edifcio, dever assegurar-se a compatibilidade destes materiais com os revestimentos dos espaos nomeadamente em zonas estucadas, os painis acsticos devero apresentar uma superfcie lisa idntica do estuque.

Nos locais de passagem de cabos e tubagens os tectos devero ser acessveis e nas casas de banho devero ser hidrfugos. Revestimentos de ligantes hidrulicos os revestimentos exteriores sero em reboco de argamassa bastarda acabado a areado fino para servir de suporte ao acabamento. No interior as paredes sero estucadas. O acabamento exterior do edifcio ser obtido atravs de um barramento do tipo ou equivalente ao Sandtex Antiqua da Cin, em cuja composio existem pigmentos naturais e cal, dando ao edifcio o aspecto heterogneo de uma caiao, mas com uma durabilidade muito superior. CANTARIAS Revestimentos - a pedra ser utilizada no revestimento de pavimentos de grande circulao, em pavimentos e lambris das casas de banho e do bar, em rodaps. Poder surgir tambm no revestimento de escadas e do elevador. Em todos os casos sero utilizadas peas de boa dimenso, no sendo admissveis de dimenses inferiores a 60 x 60cm. A pedra escolhida dever ser calcria e compatvel com o Lioz j aplicado no exterior Lioz, Vidrao de Ataja Crme ou Moleanos. Cantarias em falta - no exterior, nomeadamente no soco do Salo Nobre, no tanque e na varanda sobre o este , devero ser em Lioz de dimenses semelhantes s existentes. Mobilirio fixo - o balco da recepo, do bar, as bancadas e as baias das I.S.s devero ser tambm em pedra idntica restante utilizada no interior do edifcio. Vos - devero ser revestidos a toda a sua espessura com peas de pedra inteiras, de qualidade semelhante restante utilizada no interior.

SERRALHARIAS Revestimentos em chapa de ao as escadas e o passadio sero revestidos na sua face interior a chapa de ao por forma a apresentar superfcies lisas passveis de ser acabadas com tintas mates. Guardas e corrimos todas as guardas exteriores sero executadas em ao Cor-Ten, optando-se no interior pelo ao inox. Vos A caixilharia ser executada em perfis de lato de qualidade equivalente marca Jos Filipe e Filho. A caixilharia de lato ser aplicada pelo interior das cantarias. Assim, pelo exterior praticamente no visvel. As portas exteriores sero executadas em estrutura de ao revestido a chapa de Cor-Ten e os portes sero executados em barras de Cor-Ten. As novas janelas e portas abertas no edifcio sero guarnecidas com chapa de ao Cor-ten, por forma a diferenci-las claramente das existentes, rematadas com cantaria. Mobilirio fixo As diversas bancadas e balces devero ser suportadas por estruturas metlicas devidamente metalizadas a quente. Estruturas secundrias A estrutura do pavimento do salo nobre, bem como as eventuais rampas de acesso de deficientes ao interior do edifcio devero ser executadas em perfis metlicos. CARPINTARIAS Revestimentos A grande varanda exterior orientada a Nascente, dever ser revestida a rguas de Ip, de espessura aproximada de 3cm. No interior sero utilizados soalhos de Ip no salo nobre (rguas largas com aprox. 20cm) e no auditrio e correspondente trio (rguas mais estreitas com aprox. 10cm). Nos restantes espaos de gabinetes e circulaes (que no sejam revestidos a pedra) ser utilizado parquet a cutelo de Afezlia. As escadas sero revestidas a Ip ou Afezlia, consoante a madeira utilizada nos pavimentos a que ligam. O elevador, e as plataformas elevatrias e rampas de deficientes que se verifiquem necessrias sero revestidas a Ip. Os rodaps sero executados em madeira extica para pintar.

Algumas paredes, nomeadamente as do auditrio e do trio correspondente devero ser revestidas a rguas de Ip, aumentando assim o conforto visual e acstico destes espaos. Portas e portadas interiores as portas corta-fogo e acsticas a utilizar devero ser em madeira. Nos casos em que as portas estejam integradas em paredes revestidas a madeira, devero ter o mesmo acabamento da parede. Mobilirio fixo Os armrios, quadros elctrico e outros devero ser executados em MDF para pintar. VIDROS E ESPELHOS Os vidros - devero assegurar o devido conforto no interior do edifcio. Assim, em geral devero ser considerados vidros duplos do tipo, ou equivalentes, aos CLIMALIT SGG Planilux 6 + 12+ SGG Planilux 6, com excepo dos lugares de grande circulao, ou virados para a rua, nos quais se dever utilizar CLIMALIT SGG Securit 6 + 12 + SGG Stadip 55.1 ou CLIMALIT SGG Securit 6 + 12 + SGG Stadip Silence 55.2.. Nas janelas das I.S.s o vidro dever ser do mesmo tipo mas opalino. No interior, quando se utilizem vidros em portas estas devero ser do tipo SGG Securit 10 ou 12mm incolor ou SGG Satinovo 10mm temperado (no caso dos cubculos das I.Ss, nas quais se pretende a utilizao de portas de vidro). Os espelhos devero ser sempre espelhos inteiros, em meio cristal, com 6mm de espessura e arestas ligeiramente biseladas. PROTECES SOLARES Toldos sero utilizados para sombrear a varanda Nascente do edifcio. Devero ser utilizados toldos que venam os 4 metros de profundidade da varanda, e no se admite a subdiviso em mais do que trs elementos. Devero ter comandos elctricos e recolher no rasgo revestido a chapa de ao pintada j previsto na parede Nascente. Os toldos devero ser integralmente brancos (telas e todas as peas).

ACABAMENTOS Pinturas e envernizamentos A tinta a utilizar nas paredes e tectos interiores dever ser de base aquosa, mate, do tipo ou equivalente Vinylmatt da Cin. Em zonas hmidas dever ser adicionado um anti-fungos. Em zonas tcnicas dever aplicar-se uma tinta de alta resistncia do tipo ou equivalente Icosit K25 da Sika. Nos pavimentos e paramentos de madeira aplicar-se- um verniz do tipo ou equivalente ao Durocin da Cin, com acabamento cera. Em mobilirio que se pretenda com acabamento natural utilizar-se- um verniz do tipo ou equivalente ao Movidur da Cin, com acabamento cera. Nas portas e frentes de armrio a pintar de branco a tinta a utilizar ser do tipo ou equivalente Laca Acetinada da Cin. Em serralharias no interior o acabamento a utilizar ser do tipo ou equivalente ao Esmalte Fosco da Cin. Em serralharias no exterior o acabamento a utilizar ser do tipo ou equivalente ao Cinonix HB da Cin. EQUIPAMENTO Sinaltica Dever ser considerada a sinaltica de espaos e de segurana.

Potrebbero piacerti anche