Sei sulla pagina 1di 4

OS OUTROS Um conto de Neil Gaiman (publicado em Coisas Frgeis, Vol.

2)
No me lembro onde ou quando criei esta pequena histria de Mbius1. Lembro que rascunhei a ideia e a primeira linha, e depois me perguntei se era original ser que eu no estava evocando algo que lera quando criana, alguma histria de Fredric Brown ou Henry Kuttner? Parecia ser de outro autor, uma ideia elegante, inovadora e completa demais, e isso me deixou desconfiado. Um ano e pouco depois, entediado, num avio, encontrei minha anotao sobre a histria e, tendo terminado a revista que estava lendo, simplesmente a escrevi estava pronta antes que o avio pousasse. Ento liguei para um punhado de amigos cultos e a li para eles, perguntando se parecia familiar, se algum j a havia lido. Eles disseram que no. Normalmente, escrevo contos porque algum pede que eu escreva, mas uma vez na vida eu tinha um conto pelo qual ningum estava esperando. Enviei-o para Gordon van Gelder, da Magazine of Fantasy and Science Fiction, e ele o aceitou e mudou o ttulo, ao que no me opus. (Eu o havia chamado de Alm-Tmulo.)

Referncia ao formato da histria, que lembra o anel de Mbius, ou Moebius, uma forma geomtrica com dois lados, mas apenas uma superfcie ininterrupta, criada pelo matemtico alemo August Ferdinand Mbius em 1858. (N. T.)

OS OUTROS
O tempo fludo aqui, disse o demnio. Ele sabia que era um demnio no momento em que o havia visto. Ele apenas sabia, do mesmo jeito que ele sabia que aquilo era o inferno. No havia nenhuma outra coisa que cada um deles pudesse ser. O salo era amplo, e o demnio esperava prximo de um braseiro fumegante bem ao fim. Havia uma variedade de objetos pendendo nas paredes de granito, objetos cuja inspeo mais detalhada no seria algo sbio, e to pouco reconfortante. O teto era baixo, o cho, estranhamente irreal. Aproxime-se, disse o demnio, e ele o fez. O demnio era magro como uma vara e estava n. Ele tinha muitas cicatrizes, parecia ter sido esfolado em algum momento num passado distante. No tinha orelhas nem genitais. Os seus lbios eram finos e ascticos, e os olhos eram olhos de demnio: tinham visto demais e ido muito longe, e frente ao seu olhar ele se sentiu menor que uma mosca. O que acontece agora?, ele perguntou. Agora, disse o demnio, numa voz sem nenhum pesar, nenhum deleite, apenas uma terrvel e montona resignao, voc ser torturado. Por quanto tempo? Mas o demnio sacudiu a cabea e no respondeu nada. Ele caminhou vagarosamente ao longo da parede, observando um e outro utenslio ali pendurados. Bem ao fim da parede, prximo a porta fechada, havia um aoite feito de arame entrelaado. O demnio o pegou com sua mo de trs dedos e andou de volta, carregando-o reverentemente. Ele posicionou as pontas do arame acima do braseiro, e as observou fixamente enquanto elas comeavam a se aquecer. Isso inumano. Sim. As pontas do aoite brilhavam num laranja fosco. Ao levantar o brao para a primeira arremetida, ele disse, Mais adiante voc se lembrar at deste momento com carinho. Voc um mentiroso.

No, disse o demnio. A prxima parte, ele explicou, um instante antes de baixar o aoite, pior. Ento as pontas do aoite se chocaram nas costas do homem com um estalido e um chiado, rasgando atravs das roupas caras, queimando, cortando e rasgando o que tocavam e no pela ltima vez naquele lugar, ele gritou. Havia 211 instrumentos naquela parede e ele experimentaria cada um deles no seu prprio tempo. Quando, finalmente, a Filha do Lazarento, que ele acabou conhecendo intimamente, foi limpa e recolocada na parede na duodcima primeira posio, s ento, atravs dos lbios rachados, ele cuspiu, E agora? Agora, disse o demnio, a verdadeira dor comea. E comeou. Tudo o que ele havia feito, que teria sido melhor deixar por fazer. Toda mentira que ele contou para si mesmo ou para os outros. Cada pequena dor e todas as grandes dores. Cada coisa foi puxada de dentro dele, detalhe por detalhe, centmetro a centmetro. O demnio o despiu da proteo trazida pelo esquecimento, despiu tudo at chegar a verdade, e aquilo doeu mais do que qualquer outra coisa. Diga-me o que voc pensou quando ela saiu porta afora, disse o demnio. Eu pensei que o meu corao havia se partido. No, disse o demnio, sem dio algum, voc no pensou isso. Ele o olhava com olhos inexpressivos, e ele foi forado a desviar a vista. Eu pensei que ela nunca iria descobrir que eu estava dormindo com a irm dela. O demnio desconstruiu a vida dele, cada momento, cada terrvel instante. Durou cem anos, quem sabe, ou mil eles tinham todo o tempo que existia, naquele salo cinzento e prximo ao fim ele percebeu que o demnio estava certo. A tortura fsica tinha sido mais gentil. Finalmente, havia terminado. E uma vez que havia terminado, comeou novamente. Havia um autoconhecimento que ele no tivera da primeira vez que, de alguma forma, fazia tudo ainda pior. Agora, enquanto ele falava, ele se odiava. No havia mentiras nem evasivas, nenhum espao para nada exceto a dor e a raiva.

Ele falou. No chorava mais. E quando terminou, mil anos depois, ele rezou para que o demnio fosse parede e trouxesse a faca de esfolamento, ou o sufocador, ou a morsa. De novo, disse o demnio. Ele comeou a gritar. Ele gritou por um longo tempo. De novo, disse o demnio, quando ele havia terminado, como se nada tivesse sido dito. Era como descascar uma cebola. Dessa vez ele aprendeu sobre consequncias. Ele aprendeu sobre o resultado das coisas que ele havia feito; coisas para as quais ele havia estado cego quando as fez; as maneiras que ele havia machucado o mundo; o dano que ele havia feito a pessoas que ele no conhecia, ou que nunca havia visto, ou encontrado. Foi a lio mais difcil. De novo, disse o demnio, mil anos depois. Ele se curvou ao cho, ao lado do braseiro, ninando-se gentilmente, os olhos fechados, e contou a estria da sua vida, revivendo-a enquanto a contava, do nascimento a morte, sem mudar nada, sem omitir nada, enfrentando tudo. Ele abriu seu corao. Quando havia terminado, se sentou ali, os olhos fechados, esperando a voz dizer De novo, mas nada foi dito. Ele abriu seus olhos. Vagarosamente ele se levantou. Estava s. Do outro lado do salo havia uma porta, e ela se abriu enquanto ele olhava. Um homem entrou atravs da porta. Havia terror na face do homem, arrogncia e orgulho. O homem, que vestia roupas caras, deu muitos passos hesitantes na sala, e ento parou. Quando ele olhou para o homem, ele entendeu. O tempo fludo aqui, ele disse.

Potrebbero piacerti anche