Sei sulla pagina 1di 15

O STATUS TEMPORRIO DA MULHER IMIGRANTE BRASILEIRA NO JAPO E A EDUCAO DE SEUS FILHOS TEMPORARY STATUS OF THE BRAZILIAN IMMIGRANT WOMEN

IN JAPAN AND THE EDUCATION OF THEIR CHILDREN


Cludio da Silva1, 2, Ana Maria Bortz!, Marcelo Fuidio Hiriart!, Mrcia Atsumi Ikeda!
! !

Resumo: Este artigo procura investigar se as mulheres imigrantes brasileiras no Japo, consideram o processo educacional de seus filhos uma experincia que pode ser adiada e as possveis conseqncias referentes s suas escolhas. A coleta de dados e diagnostico dos aspectos scioeconmico de 20 famlias de brasileiros residentes no conjunto habitacional Homigaoka, cidade de Toyota, provncia de Aichi no Japo, foram conduzidos, atravs de questionrios, durante o perodo de outubro/novembro de 2010. A anlise dos dados coletados sugere que a maioria das famlias entrevistadas no se identifica como verdadeiro imigrante no Japo, pois mantm o sonho de um dia retornar ao Brasil, atrelando de forma direta ou indireta este processo de visitante temporrio na situao educacional de seus filhos. A mulher a principal responsvel pela educao dos filhos e pelos afazeres domsticos, porm permanece mais de 9 horas longe de casa, dividindo com o companheiro a responsabilidade financeira da famlia, trabalhando longas jornadas em empresas do setor industrial secundrio japons. O pouco tempo dispensado na educao dos filhos somado a identidade temporria forjada pela prpria recusa dos imigrantes em estabelecer razes, acarretam em problemas no aprendizado e na identidade cultural das crianas. Os diretores das escolas japonesas e da escola brasileira entrevistados nesta pesquisa acreditam que os pais deveriam dar mais ateno na educao dos filhos e participarem mais das atividades das escolas. Abstract. This article investigates both the issue of whether Brazilian immigrant women in Japan consider the educational process of their children an experience that can be postponed and the possible consequences with respect to their choices. Data collection and diagnosis of the socioeconomic aspects of 20 Brazilian families living in the Homigaoka Public Housing Estate in Toyota City, Aichi Prefecture, Japan, were conducted through questionnaires between October and November 2010. Analysis of the data collected suggests that the majority of these families do not identify themselves as true immigrant in Japan because they hold onto the dream of one day returning to Brazil, linking this status as temporary visitors in Japan, directly or indirectly to their childrens education. Women are inside their families and primarily responsible for the education of children and the housework, but remain more than nine hours away from home, sharing the financial responsibility of the family with their partners and working long hours in Japanese factories. The little time spent in childcare plus the identity of being "temporary" created by the very refusal of immigrants to establish roots in Japan, results in learning problems and the cultural identity of children. School principals from Japanese and Brazilian schools responding to this survey believe that parents should pay more attention to their childrens education and participate more in school activities.!

"
1 "

Trabalho desenvolvido e apresentado em 2010, durante o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Acordo Brasil/Japo, como parte dos requisitos para concluso da disciplina de Antropologia.

Bacharel e Licenciado em Cincias Biolgicas pela PUC/So Paulo. Professor da Escola Brasileira Professor Kawase Hiro Gakuen - Ogaki, Gifu, Japo. E-mail: clau.smith@gmail.com. Aluno(a) do Curso de Pedagogia Brasil/Japo Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT.

2 "

INTRODUO O avano do status da mulher at sculo XXI resultado de inmeras lutas por ideais imaginados por grupos que desafiaram as tradies sociais existentes h poucas dcadas. Hoje ela est mais presente no mercado de trabalho, em muitos casos ocupando postos de comando; se faz ver e ouvir e tem renda prpria para conduzir sua vida. Alm da conquista profissional, ela tambm tem participado ativamente nas mudanas ocorridas na sociedade moderna. Aos poucos suas habilidades femininas so valorizadas redesenhando novos papis, de ser apenas coadjuvante para assumir posies estratgicas na sociedade (Nascimento, 2009). Mesmo com tantos avanos a mulher ainda , na maioria das vezes, responsvel pelo trabalho domstico e acumula as funes de me, dona de casa, esposa e profissional. Ela a principal gestora do ambiente domstico e desempenha papel decisivo no processo educacional de seus filhos (Bruschini et. al., 2007). ! O trabalho masculino, valorizado e remunerado segundo critrios econmicos, afastou os homens da convivncia na comunidade local, dos cuidados com a famlia e do acompanhamento da educao dos filhos (Mansur, 2003). No Japo o papel tradicional da mulher na famlia centrado no cuidado do lar e na participao da educao dos filhos, estando pouco inseridas no mercado de trabalho. Segundo Hirata (1986), a mulher japonesa pouco valorizada nas empresas onde trabalham, recebem salrios mais baixos em relao ao homem, tem raras perspectivas de carreira. Este aspecto da cultura japonesa difere muito de outros pases industrializados em que a posio social da mulher vem sofrendo transformaes e ela tende a buscar satisfao profissional enquanto divide com o homem as responsabilidades pela gesto do trabalho domstico e da famlia. ! A reforma na Lei de Controle de Imigrao e Refugiados de 1990, permitiu que filhos, netos e esposas de japoneses e seus familiares viessem ao pas por tempo limitado e sem restrio ao tipo de trabalho (Costa, 2007). ! Segundo dados da Embaixada do Brasil em Tquio citados por Higuchi (2003), 320 mil brasileiros residiam no Japo naquele ano, a terceira maior comunidade brasileira no exterior. Ao contrrio das famlias tradicionais japonesas, a maioria das mulheres brasileiras residentes no pas, geralmente dividem com o marido a responsabilidade financeira, trabalham longas jornadas e esto empregadas no setor secundrio do mercado de trabalho,

em pequenas e mdias empresas que sofrem crnica falta de mo-de-obra e em trabalhos que geralmente so recusados pelos japoneses. Estes imigrantes so chamados de Dekasegi, que em japons significa trabalhar fora de casa. Esta classificao foi historicamente utilizada de forma pejorativa, referindo-se aos trabalhadores pobres japoneses que saam temporariamente de suas regies rurais e migravam para os centros urbanos. Assim, os japoneses que no final do sculo 19 cruzaram o oceano e formaram colnias acreditando que a imigrao seria temporria, tambm foram classificados de dekasegis. A recente e intensa imigrao de brasileiros, a maioria descendentes de japoneses, (nikkeis) para o Japo, iniciada no final da dcada de 1980, tambm recebeu o mesmo rtulo. Seguindo o caminho inverso de seus ancestrais, eles foram atrados por salrios em moeda forte, bem mais valorizada em relao a moeda do Brasil nas duas ltimas dcadas, foram recrutados e financiados por agentes, muitos dos quais atuando de forma ilegal, com respaldo e apoio do governo e das grandes corporaes, para suprir o mercado de mo-de-obra barata e semi-qualificada, regulado pelo controle de produo justin-time, to caro ao desenvolvimento industrial do Japo (Higuchi & Tanno, 2003). Os imigrantes brasileiros que viajaram nestas condies desempenham no arquiplago o chamado trabalho de 5 Ks Kitanai (sujo), Kiken (perigoso), Kitsui (penoso), Kibishii (exigente) e Kirai (detestvel) (Sasaki, 2002). !

Polticas pblicas adequadas ainda no foram implantadas para incorporar a mo-deobra destes estrangeiros e em especial a mulher, no mercado de trabalho japons. Essa lentido do governo em reconhecer integralmente a permanncia destas famlias no pas, resistindo a trat-los como imigrantes e no como dekasegis, ou seja migrantes sazonais, provoca um sentimento generalizado de no pertencimento e de adiamento das responsabilidades sociais que englobam a educao dos filhos, o comprometimento com o espao e com a comunidade por parte dos imigrantes. Segundo Miyasaka et. al. (2007), essa excluso destas famlias do processo participativo na construo da sociedade japonesa acarreta consequncias srias como a evaso escolar, envolvimento de jovens estrangeiros em crimes e danos psicolgicos sofridos por essas famlias. Segundo dados do Ministrio da Educao, Esporte, Cincia e Tecnologia do Japo mencionados por Ninomiya (2004), existem cerca de 40 mil crianas brasileiras no

pas, dos quais por volta de 5 mil estariam matriculadas numa das 60 escolas brasileiras em funcionamento no territrio japons. Diferentemente das crianas japonesas, as crianas estrangeiras no so obrigadas a estar matriculadas na escola. (Ninomiya, 2004). !

Outras consequncias trazidas por esta falta de polticas pblicas para a insero do cidado estrangeiro na sociedade japonesa de forma igualitria e recproca incluem o distanciamento por parte das famlias da vida coletiva, o estabelecimento do consumo individual e ftil como prioridade, o descrdito pelas instituies, que incluem a famlia e a escola, e o descompromisso com o desenvolvimento do pas como uma reao ao tratamento descartvel dado aos trabalhadores estrangeiros. !

O surgimento de escolas brasileiras particulares, que com a crise econmica correm o risco de serem extintas, foi por muito tempo a nica opo para as famlias brasileiras resistirem culturalmente. Como resultado, tais iniciativas, assim como o trabalho de organizaes sem fins lucrativos e organizaes no governamentais atuam como sujeitos substitutos de aes do governo japons e no como agentes parceiros.
Este artigo tem como objetivo investigar se as mulheres imigrantes brasileiras que

moram no conjunto habitacional Homigaoka, cidade de Toyota, provncia de Aichi no Japo, consideram o processo educacional de seus filhos uma experincia que pode ser adiada, relatando as possveis conseqncias referentes s suas escolhas. Tambm procura relacionar se a insero em uma nova cultura, de um outro pas, pode afetar no planejamento da educao das crianas.

"
METODOLOGIA A presente pesquisa foi desenvolvida no Conjunto Habitacional Homigaoka, localizado no bairro Homigaoka, cidade de Toyota, provncia de Aichi-ken no Japo. O objeto de estudo, foi aquele compreendido pelas mes de alunos matriculados na Escola Comunitria Paulo Freire ECOPAF. Utilizamos tambm dados fornecidos por duas escolas pblicas japonesas, localizadas adjacentes ao Conjunto Homigaoka e que possuem um nmero bastante representativo de brasileiros. Alguns dos alunos destas escolas, frequentam a

ECOPAF, no perodo da tarde, no projeto Cantinho do Saber onde terminam as tarefas de japons e aprendem o portugus.

"
rea de Estudo e pblico alvo: Homi Danchi - O Homi Danchi, ou simplesmente Homi como chamado pela

maioria dos seus moradores um dos conjuntos habitacionais, com maior concentrao de brasileiros no Japo. Localizado na cidade de Toyota, provncia de Aichi-ken, os prdios do Homi abrigam cerca de 9.000 moradores, dos quais cerca de 4.000 so brasileiros (Tobace, 2008). Alm dos brasileiros, podemos ainda encontrar uma representativa comunidade peruana alm de algumas famlias de chineses e filipinos. ! Devido a grande concentrao de brasileiros, a lngua portuguesa um dos idiomas mais falados na regio, havendo placas de sinalizao, faixas, cartazes, alm de informativos e revistas, devidamente traduzidos nesta lngua. A populao ainda dispe de dois supermercados que comercializam produtos brasileiros alm do complexo comercial FOXTOWN que contm padaria, cabeleireiro, academia, locadora de vdeo, perfumaria e loja de eletrnicos que oferecem servios e comercializam produtos do Brasil. !

A regio do Homi Danchi possui tambm uma escola brasileira, a Escola Comunitria Paulo Freire ECOPAF e duas escolas pblicas japonesas: Nishi-Homi Shougakkou e Higashi-Homi Shougakkou. Estas duas instituies japonesas recebem alunos da regio do Homi, possuindo grande nmero de estrangeiros entre os quais se destacam os brasileiros. Escola Comunitria Paulo Freire A ECOPAF, uma instituio de ensino mantida pelo Centro Latino Americano Homigaoka CELAHO, uma organizao no governamental que presta auxlio a comunidade Latina no Japo. Localizada no corao do Homi Danchi, no primeiro andar do complexo FOXTOWN, a ECOPAF oferece ensino na lngua portuguesa, para filhos de brasileiros da cidade de Toyota, recebendo tambm alunos de cidades vizinhas como Miyoshi e Seto. ! Criada em 2004, a Escola Paulo Freire uma escola bilinge (ensino de portugus e japons), atendendo alunos do Ensino Infantil ao Ensino Mdio, oferecendo ainda aulas de

portugus para os alunos que estudam nas escolas japonesas (Projeto Cantinho do Saber) e um curso preparatrio para realizao do Supletivo oferecido pelo Ministrio da Educao e Cultura do Brasil MEC. !

O horrio de funcionamento da ECOPAF com suas respectivas atividades so apresentados na TABELA I.

"
TABELA I. Estrutura de Ensino e atividades oferecidas pela Escola Comunitria Paulo Freire a comunidade do Homi Danchi no Japo em outubro de 2009.

" " " "

Horrio Das 9 s 14:45h

Atividade de Ensino desenvolvida - Educao Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Mdio

Das 15 s 17:40h

Cantinho do Saber (ensino de portugus para alunos da escola japonesa e auxlio nas tarefas de japons)

Das 19 s 21h

Curso Preparatrio para o Supletivo

Toyota Shiritsu Nishi-Homi Shougakkou - Localizado ao oeste do conjunto habitacional Homi Danchi, a escola Nishi Homi uma instituio pblica japonesa que recebe alunos dos bairros de Kitaryokuen e Minami Ryokuen, que rodeiam respectivamente o lado noroeste e sudoeste do conjunto habitacional Homigaoka. Toyota Shiritsu Higashi-Homi Shougakkou - Localizado ao leste do conjunto habitacional Homidanchi a escola Higashi-Homi uma instituio pblica japonesa que recebe alunos do bairro Otobegaoka que ocupa a rea contgua do lado nordeste do conjunto habitacional Homigaokka . A Tabela II apresenta o nmero de alunos em cada uma das escolas pesquisadas, relacionando o nmero de brasileiros e estrangeiros em cada uma delas.

" "

TABELA 2.

Nmero de Alunos nas escolas estudadas.


Nmero de alunos* Japoneses Estrangeiros 104 116 Brasileiros 96 105 60 TOTAL 182 485 60

" " "

Escola

Nishi-Homi Shougakkou Higashi-Homi Shougakkou Escola Comunitria Paulo Freire

78 369

*Dados fornecidos pelas prprias instituies em novembro de 2009.

Coleta de dados e mtodos de avaliao Os dados desta pesquisa foram coletados e avaliados considerando-se trs metodologias: Questionrios, Entrevistas e Anlise Documental . ! Os questionrios foram aplicados, durante os meses de outubro/novembro de 2010, a todas as mes que possuem filhos matriculados na ECOPAF, do Ensino Infantil ao Mdio, alm daqueles que estudam nas escolas pblicas japonesas e participam do Projeto Cantinho do Saber. !

Os questionrios elaborados eram constitudos de 35 perguntas fechadas, de mltipla escolha, contendo questes que pudessem auxiliar na elaborao de um perfil scioeconmico para o pblico alvo estudado, alm de oferecer dados para compreender melhor como as mes brasileiras participam da educao de seus filhos no Japo. ! As diretoras das trs escolas escolhidas para esta pesquisa foram entrevistadas, com perguntas semi-estruturadas. Esta metodologia foi adotada como forma de obter mais informaes sobre o comportamento do pblico alvo visto que, estas profissionais participam do dia-a-dia do ambiente escolar, possuindo grande conhecimento sobre os educandos e seus pais.! Para anlise documental, foram utilizados os textos produzidos pelos alunos para a construo do livro: Viver, aprender... escrever muitas histrias para contar3, realizado
!

pela Escola Paulo Freire (Figura 1). Este livro parte integrante do projeto EDITORA

3 "

Quarta edio do Projeto Editora Ecopaf, realizado em outubro de 2009.

ECOPAF desenvolvido anualmente pela instituio, onde toda a escola participa na produo de textos individuais versando sobre um tema pr definido. A anlise prvia do material demonstrou ser este uma ferramenta interessante para o desenvolvimento deste projeto visto que, nesta edio, a temtica desenvolvida valorizou os depoimentos e autobiografias dos alunos onde eles discorrem, entre outras coisas, sobre suas memrias de estudante.

"
RESULTADOS Dos 29 questionrios entregues, 23 retornaram preenchidos e os 20 primeiros foram utilizados para anlise neste trabalho. !

Os dados coletados permitiu-nos traar um perfil do pblico alvo desta pesquisa, ou seja, da mulher brasileira, me, com filho(os) em idade escolar no Japo; o qual apresentamos abaixo: Estrutura familiar - A maioria (85%) das mulheres entrevistadas vivem com marido/ companheiro, sendo que em 75% dos casos, o pai/companheiro o principal responsvel pelos ganhos financeiros da famlia. Nenhuma delas cuida de idosos e 55% possuem 1 filho em idade escolar. Situao laboral - Na atualidade, 65% delas esto empregadas, mas 55% no possuem benefcios sociais como seguro desemprego/sade/aposentadoria/folgas remuneradas. Alm disso, 65% no trabalham nos fins de semana e feriados, mas permanecem mais de 9 horas por dia longe de casa. Disponibilidade de tempo - Em 100% dos casos a mulher a principal responsvel pelo trabalho domstico, sendo que em 33% o marido/companheiro raramente ajuda e 33% dos casos no houve resposta sobre a participao masculina. Escolaridade - Quanto ao nvel escolar, 40% das mes completaram Ensino Mdio.

" "

ANLISE DOS DADOS Uma das questes a serem analisadas referentes s crianas brasileiras residentes no Japo e que reflete no desempenho escolar a em grande parte a identidade cultural. Muitas delas nasceram no pas, falam portugus mas nunca foram ao Brasil, outras j cruzaram o oceano vrias vezes de um pas ao outro, sempre trocando de casas e mudando de escolas. Quando indagadas sobre sua nacionalidade, muitas se confundem afirmam ser japonesas e mesmo no conhecendo a lngua do pas. compreensvel que estas crianas no separem os conceitos de nacionalidade e identidade nacional, uma vez que se sentem japonesas porque compartilham muitos aspectos da sociedade e a cultura japonesa ao mesmo tempo que se distanciam da identidade brasileira. A diretora da Escola Comunitria Paulo Freire, Joslia Eliete Longato Fuidio, afirma que vrias crianas brasileiras no Japo perderam o vnculo com o Brasil enquanto outras no se identificam mais com o pas de origem. !

A condio vivida pelas famlias, de trabalhadores estrangeiros temporrios, com o objetivo de retorno a curto prazo para o Brasil, como sugere Ishikawa (2009), somado ao fato de que o tipo de trabalho desenvolvido, em fbricas com longas jornadas, resulta em ausncia dos cuidados e ateno necessria para os seus estudos. Este fato no pode ser visto como um simples desinteresse dos pais, mas pelas prprias condies que eles encontram no Japo. A mulher, me, que muitas vezes se ocupa dos cuidados com a educao dos filhos muitas vezes encontra-se ausente do lar, como pudemos constatar, pois ela tambm divide, com o marido, a responsabilidade financeira trabalhando mais de 9 horas no setor industrial secundrio do Japons. !

Os diretores e das escolas pblicas japonesas Nishi e Higashi-Homi confirmam esta anlise, e destacam que a maior dificuldade para se relacionar com os estrangeiros, nas duas escolas, a indeciso dos pais quanto permanncia no Japo. O retorno repentino ao Brasil ou a mudana constante entre a escola japonesa e a brasileira faz com que a criana perca o interesse e a motivao para estudar. Uma das professoras da escola primria Higashi-Homi, Ikuko Koyama deixa claro que essas mudanas constantes prejudicam o desenvolvimento da criana brasileira ao declarar :

Entendemos que os brasileiros esto aqui para trabalhar, mas gostaramos que decidissem, que planejassem, com expectativa a mdio ou longo prazo para garantir a educao de seus filhos. Na escola primria Nishih-Homi, o Diretor, professor Hideriko Nakane tem a mesma opinio : No momento em que a criana descobre de que vai retornar ao Brasil, ela perde totalmente a motivao; pedimos aos pais que conversem com seus filhos sobre a importncia dos estudos, seja qual for o pas que estiverem. O professor tambm identifica a falta de acompanhamento das tarefas escolares por parte dos pais brasileiros. Muitas mes no verificam as tarefas e os materiais necessrios no dia seguinte e acredita que essa ausncia se d porque a a maioria das mes trabalham em perodo integral. !

Quando um aluno apresenta problemas na escola, sejam de qualquer natureza, os pais so chamados e o sucesso das medidas tomadas depende muito da participao da me no processo. So poucos os casos de sucesso. Segundo o diretor da escola Nishi-Homi, os pais no colaboram; a principal causa dos problemas a falta de ateno (carncia afetiva); h mes que trabalham no turno da noite. Elas saem de casa antes do filhos chegarem da escola e, s vezes, nem os veem por vrios dias. O objetivo da maioria das famlias retornar ao Brasil em breve, entre trs a cinco anos (Ishikawa 2009), muitos deixam a educao dos filhos em segundo plano, pois para muitos deles com o salrio recebido no Japo eles podero oferecer melhor educao aos filhos no Brasil. Nos questionrios recebidos 55% das mes matriculam seus filhos na escola brasileira para que eles tenham mais facilidade de adaptao quando voltarem e 60% acreditam que as crianas iro aprender mais quando voltarem a estudar em uma escola no Brasil. No entanto muitos no retornam no tempo previsto e so raros os casos de crianas que freqentaram as escolas japonesas, que ingressaram em um curso de nvel mdio ou superior no Japo. A maioria ingressa no mercado de trabalho manual, exercendo funes como operrio semi-qualificado, como os pais. Alm disso apesar deles terem se graduado no ensino fundamental no Japo e falarem o idioma japons com fluncia, so poucos os que

dominam a leitura e na escrita ideogrfica (Reis, 2002).

Apesar da amostra no ser representativa de toda a comunidade, pode se dizer que um indicativo para maiores investigaes sobre a forma como os brasileiros incorporaram o status definido pelas equaes estruturais, que englobam questes laborais, sociais e polticas, ao universo pessoal, o sentimento de ser dekassegi, de ser visto e tratado como algum que no pertence ao grupo. A metade dos entrevistados disseram que mudaram de trs ou mais vezes de emprego, 25% mudaram de residncia trs vezes, 30% mudaram os filhos de escola de duas a trs vezes, sendo que 10% mudaram mais de trs vezes. Outro dado mostra que 95% dos entrevistados nunca participou de trabalho voluntrio no Japo e a falta de tempo, no saber como ajudar e no falar japons foram mencionadas como a principal causa. Nas famlias patriarcais o papel definido da mulher como gestora domstica e elo de ligao da famlia com comunidade local, atravs da participao em atividades desenvolvidas pelas associaes de bairro, vizinhos e a escola confirmado quando se constata que 100% delas so responsveis pelos afazeres domsticos, no entanto, elas tambm desempenham o tradicional papel masculino, so trabalhadoras que tambm sustentam o oramento domstico, mais da metade permanece fora de casa por mais de 9 horas. ! No livro Viver , Aprender, Escrever... Muitas Histrias Para Contar, desenvolvido e elaborado com os alunos da ECOPAF, publicado de forma artesanal pela prpria escola em outubro de 2009, possvel detectar as imensas dificuldades emocionais e o grau de maturidade exigido dessas crianas imigrantes que desafiaram o espelho. Elas mergulharam na busca de seus prprios significados a medida que venceram medos e desconfianas gerados pela longa separao dos pais, rupturas repentinas de relacionamentos, ambientes estranhos, ausncia de rotinas regradas. Alm disso, enfrentam a solido preenchendo a vida com vdeo-games, computador e televiso, num intenso treinamento passivo que custoso desarmar em apenas algumas horas dirias na escola. A proposta do livro mobilizou conhecimentos, proporcionou um esforo de releitura de si mesmos e a tentativa de construir um caminho menos tortuoso para estas crianas que nesta to tenra idade j acumulam tantas experincias. Alguns textos dos alunos impressionam pela maneira como expressam suas autobiografias, em que descrevem seus sonhos e ambies. Muitos discorrem sobre o desejo de um dia retornarem ao Brasil, ou aos que nunca estiveram l, a vontade de cruzar o oceano

em busca de suas origens.

A influncia dos pais, na indeciso e adiamento do retorno ao Brasil pode ser facilmente percebido pela maneira que muitas histrias so contadas, relatando as inmeras idas e vindas aos dois pases ou nas mudanas frequentes de lares e entre escolas brasileiras ou japonesas. ! A identidade temporria forjada pela prpria recusa dos imigrantes em reconhecer que aos poucos estabelecem razes, como mostram os dados do questionrio e os apelos das diretoras das escolas entrevistadas. A diretora da Escola Comunitria Paulo Freire, Joslia Longatto Fuidio afirma que a participao dos pais nas atividades da escola e da entidade que a sustenta mnima, geralmente restrita ao universo particular do desempenho exclusivo do prprio filho. Faz-los entender que a educao algo srio [...] mais que encher um caderno com letras e nmerosque pensar e criar muito importante, que ter autonomia, ser investigativo, faz parte do processo e deve ser valorizado. difcil os pais entenderem que investir em educao significa comprometimento, tempo e gastos... em dinheiro, e oportunidades em estar com o filho. Esse descompromisso no significa necessariamente que os pais no esto preocupados, mas apenas que podem no saber como lidar com as dificuldades impostas por um ambiente culturalmente hostil. Um relato da diretora ilustra bem esse despreparo dos pais. Uma criana de doze de anos de idade no havia frequentado nunca uma escola porque tinha medo e vergonha. Os tios insistiram e ele veio estudar conosco mas como no frequentou escola nenhuma, tinha uma vida toda desregrada, trocava dia pela noite, os hbitos alimentares totalmente atrapalhados. Faz dois anos que comeou aqui. No incio chegava tarde todos os dias e faltava muito. Tambm no gostava de participar de nada. A escola permitia isso para que ele gostasse de vir para c. Hoje j participa bastante e quando a me ameaa retir-lo da escola caso ele no obedea ele grita e diz que no quer sair daqui. Ele gosta muito da escola. Uma vez uma voluntria perguntou a ele se ele gostava da escola, ele respondeu que muitomuito e muito. Histrias de fracasso? Uma famlia que no cuidava das tarefas dos filhos, quando comeamos a exigir o acompanhamento escolar, tirou os filhos da escola e os deixou em casa, mesmo a escola oferecendo bolsa de estudos.

Mesmo as famlias que se sentem estabelecidas no pas, procuram conforto emocional nas manifestaes culturais desenvolvidas em pequenos e selecionados enclaves tnicos, como escolas, restaurantes, clubes e comrcios em geral. Castells (2008) classifica esse tipo de atitude de Identidade de Resistncia, atores sociais que tem princpios e valores opostos s instituies da sociedade que os recebem. Estes brasileiros residem no pas h vrios anos, mas acreditam ser esta permanncia algo circunstancial, emergencial, uma situao que ser, em determinado momento, revertida, quer dizer, iro voltar para o paraso imaginado. J a Identidade de Projeto, definida por Castells (2008), como uma identidade capaz de redefinir uma nova posio na sociedade, origina sujeitos que criam uma histria pessoal e do novos significados s experincias da vida individual, transformando modelos patriarcais da famlia em um ncleo mais igualitrio, reverberando contnuas mudanas sociais.

"
CONCLUSES A anlise dos dados coletados sugere que a maioria das famlias entrevistadas no se identifica com o status de imigrante no Japo, pois alimentam o sonho de um dia retornarem ao Brasil e consideram a educao uma experincia congelada no tempo, como se o que fosse vivido aqui e agora pudesse ser dissociado da formao direta ou indireta de seus filhos. ! A mulher a principal responsvel pela educao dos filhos e pelos afazeres domsticos, porm permanece mais de 9 horas longe de casa, dividindo com o companheiro a responsabilidade financeira da famlia, trabalhando longas jornadas em empresas do setor industrial secundrio japons. !

O pouco tempo dispensado na educao dos filhos somado a identidade temporria forjada pela prpria recusa dos imigrantes em se sentir cidados e reconhecer razes j desenvolvidas ao longo dos anos, acarretam problemas no aprendizado e na formao da identidade cultural das crianas. !

Os diretores das escolas japonesas e da escola brasileira entrevistados nesta pesquisa acreditam que os pais deveriam dar mais ateno na educao dos filhos e participarem mais das atividades das escolas, mas tambm so conscientes que somente mudanas estruturais na sociedade japonesa e medidas de longo prazo podem sugerir novas perspectivas de um futuro,

seno brilhante, pelo menos mais justo e igualitrio para estas crianas brasileiras residentes no Japo.

"
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRUSCHINI, C. et. al. O progresso das mulheres no Brasil: UNIFEM, Fundao FORD CEPIA. 2007.

" "

CASTELLS, Manuel. 2008. "O Poder da Identidade - A Era da Informao : Economia, Sociedade e Cultura - Volume 2, 6 a. ed. - So Paulo : Paz e Terra S.A. pp.168-285 : O fim do patriarcalismo : movimentos sociais, famlia e sexualidade na era da informao. COSTA, J. P. C. De Decassgui a Emigrante. Braslia: Theasaurus. 2007. 325 p. HIRATA, H. 1986. Trabalho, famlia e relaes homem/mulher: reflexes a partir do caso japons. Revista Brasileira de Cincias Sociais, 2. ISHIKAWA, E. A. The return of Japanese-Brazilian next generations: 1980s experiences in Japan. In: Return Migration of the Next Generations, 21st Century Transnational Mobility. (59 - 78). (CONWAY, D. & POTTER, R. B. org). TJ International Ltda, Padstown, Cornwall. 2009. MANSUR, L. H. B. Sem filhos: a mulher singular no plural. So Paulo:Casa do Psiclogo. 2003. 167 p. MASATO NINOMIYA, M. 2009. O Fenmeno Decassegui e a questo da educao das crianas brasileiras no Japo. Disponvel em: <http://www.rio.br.embjapan.go.jp/noticias/ janeiro/p3janfev2004.htm> Acesso em 03 dez 2009. MIYASAKA, L. S. et. al. 2007. Migration and mental health: Japanese Brazilians in Japan and in Brazil. Jornal Brasileiro de Psiquiatria 56(1):48-52. HIGUCHI, N. & TANNO, K. 2003. Whats Driving Brazil-Japan Migration ? The Making and Remaking of the Brazilian Niche in Japan, International Journal of Japanese Sociology, Number 12. NASCIMENTO, M. E. T. O papel da mulher na sociedade moderna, 2009. Disponvel em: <http://afinsophia.wordpress.com/2009/03/07/o-papel-da-mulher-na-sociedade-moderna/ > Acesso em 03 dez. 2009. TOBACE, E. "Pedacinho do Brasil". Janela Dekassegui, 2008. Disponvel em:<http:// www.japao100.com.br/blog_janeladekassegui/2008/03/18/pedacinho-do-brasil/> Acesso em 15 nov. 2009.

REIS, M. E. F. Brasileiros no Japo: O elo humano das relaes bilaterais. 2. Ed. rev., So Paulo, Kaleidus-Primus, 2002. SASAKI, E. 2002. Parece, mas no . Jornal da Unicamp, Universidade Campinas. Estadual de

Potrebbero piacerti anche