Sei sulla pagina 1di 4

Velas Japonesas - Anlise Grfica

Como ferramenta grfica, as velas japonesas so to variadas que podem ser combinadas com quaisquer outras ferramentas da anlise tcnica. Os sinais dados pelas velas japonesas surgem bem mais cedo do que os sinais de quaisquer outras fontes de anlise tcnica, sendo que muitos dos outros mtodos de anlise nem sequer conseguem, por vezes, reconhecer os sinais que as velas japonesas reconhecem. Estas e outras vantagens das velas japonesas garantem o seu uso generalizado como a principal ferramenta para anlise grfica dos mercados financeiros. A vela japonesa formada por quatro preos: Abertura, Mximo, Mnimo, Fecho, onde Abertura o preo de abertura do perodo, Mximo o preo mximo para o perodo, Mnimo o preo mnimo para o perodo e Fecho o preo de fechamento do perodo.

Uma das principais vantagens das velas japonesas est no fato de elas mostrarem quem possui a vantagem no mercado se os compradores ("touros") ou os vendedores ("ursos"). Se o corpo da vela for verde ou branco e longo, ento ele sugere que o mercado est sendo dominado pelos "touros". J uma vela com um longo corpo vermelho ou negro indica o domnio dos "ursos". O preo de fechamento de uma vela branca longa sempre maior do que o preo de abertura. Em uma vela preta de corpo longo d-se o contrrio - o preo de abertura sempre maior do que o preo de fechamento.

Se uma vela tiver o mesmo preo de abertura e fechamento (se o valor de ambos coincidir), ento ela ser chamada de doji. Esta vela no d quaisquer sinais na tendncia lateral, mas a sua apario num grfico pode ser sinal de uma inverso futura da tendncia.

Velas positivas (bullish - de touro) e suas combinaes Martelo (Hammer) O martelo uma vela com uma sombra inferior bem longa e um corpo pequeno. A importncia do sinal dado por esta vela depender do comprimento da sombra inferior.

Padro engulfing bullish O Engulfing de alta ou de touro (bullish) ocorre em uma tendncia descendente, quando o corpo negro absorvido (engolido) pelo corpo branco do perodo a seguir. O verdadeiro padro Engulfinf s pode ser encontrado em tendncia claramente descendente do mercado forex. Estrela da Manh (Morning Star) A Estrela da manh uma combinao de velas, cuja primeira formada por um longo corpo negro, seguida de uma vela de corpo pequeno, negro ou branco que, por sua vez, vem seguida de uma vela de longo corpo branco.

Velas de negativas (Bearish de urso) e suas combinaes Enforcado (Hanging man) O Enforcado uma vela com uma longa sombra inferior e um curto corpo branco ou negro na parte superior. Esta vela ocorre em topos de mercado, aps uma subida significativa de preos (em tendncia ascendente).

Estrela cadente (Shooting Star) A Estrela Cadente uma vela com uma longa sombra superior e um pequeno corpo branco ou negro na parte inferior da vela. A Estrela Cadente surge em tendncia ascendente.

Padro Engulfing bearish O padro Engulfing de baixa ou bearish ocorre em tendncia ascendente, quando o corpo branco completamente absorvido pelo corpo negro da vela a seguir. Um padro Engulfing verdadeiramente bearish s possvel em caso de tendncia do mercado claramente ascendente.

Nuvens escuras (Dark Cloud Cover) As Nuvens Escuras so uma combinao das duas velas: uma branca e outra negra. Nesta combinao, o mximo da vela branca deve estar abaixo do preo de abertura da vela preta, enquanto o preo de fechamento da vela preta dever estar dentro do corpo da vela branca.

Estrela da noite (Evening Star) A Estrela da Noite uma combinao de velas formada por uma vela com corpo branco longo, seguida por outra com corpo pequeno, branco ou preto, e, por fim, por uma terceira vela, de corpo negro longo.

Potrebbero piacerti anche