Sei sulla pagina 1di 22

Unidade 2 A Europa dos Estados absolutos e a Europa dos parlamentos

2.1 Estratificao social e poder poltico nas sociedades do Antigo Regime


Durante o Antigo Regime a maior parte das sociedades europeias estavam organizadas como sociedades de ordens, isto , como sociedades estratificadas em trs grandes grupos sociais diferenciados segundo o nascimento, o prestigio da funo e da sua condio econmica. Os grupos assim formados designam-se estados ou ordens eram trs: o clero, a nobreza e o brao popular, denominado, Terceiro Estado (burguesia+povo). Ao entrarem na tradio, estas concees foram-se impondo nas leis consuetudinrias (leis fundadas nos usos e costumes) e institucionalizaram-se nas leis escritas. A sociedade de ordens A sociedade de categorias ou de ordens caracterizava-se por uma estratificao de tipo legal ou jurdico que imps aos indivduos um conjunto de valores e comportamentos geralmente definidos para toda a vida. Assim eram diferenciados atravs: Do seu nascimento; Dos seus privilgios e deveres das ordens; Dos cdigos de atuao pblica de cada ordem; Das formas de tratamento, as honras, as dignidades, as condecoraes e as penses a que cada um tinha direito. A condio social era rigidamente definida. A mobilidade social foi muito rara. Em virtude das transformaes econmicas e culturais verificadas, os regimes sociais europeus passaram a consignar diversos processos de ascenso social nomeadamente de nobilitao. Esta situao tornou cada vez mais heterognea a constituio interna das ordens. A pluralidade de estratos sociais: os casos de Frana, Espanha e Portugal A sociedade de ordens do Antigo Regime assentava no reconhecimento e aceitao do princpio da desigualdade natural dos sbditos perante o Estado e perante a comunidade. As pessoas encontravam-se inseridas em estratos dentro das ordens, os quais se distinguiam pelos nomes, pelo estatuto penal, pelas formas pblicas de tratamento, pelos trajes e at pela maneira como deviam andar na rua. Os direitos especficos de cada pessoa ou grupo definiam-se como atributos especiais, designados privilgios. Direito ou vantagem conferido a certa pessoa, grupo, classe ou ordem, que os demais no tm. Nesta hierarquia, o primeiro lugar pertencia ao clero. O clero possua foro (=leis) e tribunais privativos que julgavam apenas de acordo com o Direito Cannico; manteve o direito de imunidade e de asilo em todas a suas propriedades; estava isento do servio militar e era uma ordem no tributria; cobrava das restantes ordens o dzimo eclesistico e recebia numerosas outras ddivas e doaes. O clero tinha altos cargos no ensino, na corte e na 1

administrao pblica. O segundo lugar era ocupado pela nobreza e esta apresentava situaes internas muito diversificadas: A nobreza rural era fundiria e senhorial. A nobreza cortes exercia cargos na corte. A nobreza de espada ocupava-se com o ofcio das armas, investia nos negcios mercantis e mercantilizava a produo das suas propriedades. A nobreza de sangue eram nobres de linhagem que tinham herdado a sua condio social dos seus antepassados pelo nascimento, orgulhavam-se dos seus ancestrais e ttulos honorficos. A nobreza de toga era a categoria recm-nobilitada constituda por elementos do Terceiro Estado e baseava a sua ascenso no mrito e capacidades pessoais. Com efeito, os nobres estavam isentos do pagamento de impostos ao Estado, continuavam a cobrar os direitos senhoriais aos camponeses das suas terras, mantinham em funcionamento o tribunal senhorial e eram preferidos para o desempenho dos mais altos cargos polticoadministrativos. O Terceiro Estado: ordem no privilegiada O ltimo lugar na hierarquia social cabia ao Terceiro Estado que sustentava, com o seu trabalho, todo o edifcio social. Era a ordem tributria por excelncia. Era muito heterogneo na sua composio. O Terceiro estado era uma ordem tributria que pagava impostos. O estrato maioritrio era o dos camponeses, constitudo por agricultores com terra prpria, por muito rendeiros e foreiros em terras de nobres e eclesisticos e por numeroso jornaleiros. Entre estes havia tambm alguns artesos. O segundo estrato em termos numricos era o da burguesia. No seio do Terceiro Estado, a burguesia mercantil e letrada ocupava, sem dvida, o primeiro lugar em riqueza, importncia de funes e prestgio social, rivalizando com as ordens privilegiadas, as quais pretendia ascender. Pluralidade de comportamentos e valores No quotidiano, nobres, clrigos, burgueses e populares distinguiam-se: Pelos trajos; Pela maneira como se apresentavam em pblico; Pelas formas de saudao e tratamento; Pela maneira como conviviam uns com os outros. A burguesia procurava por todos os meios de trabalho e mrito pessoal elevar-se acima da sua condio e ascender aos estratos superiores. A sua altitude de inconformismo foi fator determinante na evoluo e transformao progressivas das sociedades do Antigo Regime.

A sociedade de ordens assente no privilgio e garantida pelo absolutismo rgio de direito divino A Europa estava longe de possuir uniformidade nos regimes polticos, assim, o regime dominante era o da monarquia de carter absoluto (monarquia absoluta). Esta centralizao foi favorecida por um conjunto de fatores: O ressurgimento do mundo urbano e da economia mercantil; O desejo de ascenso da burguesia enriquecida; O desenvolvimento rural que influenciou decisivamente o pensamento jurdico e politico; O crescimento econmico e o alargamento geogrfico impuseram a necessidade de uma organizao mais completa, unitria e permanente. Estes fatores conjugaram-se para valorizar a figura do rei junto das comunidades da poca, fornecendo-lhe os necessrios apoios sociais, econmicos e jurdicos. Os reis absolutos exerceram o poder de forma: pessoal (no admitindo delegaes); absoluta (no reconhecendo outro poder seno o dele) e nica (no repartida ou partilhada com ningum). A soberania rgia era um legado divino, recebido diretamente pelos reis no dia da sua coroao, quando eram ungidos e sacralizados como imagens de Deus sobre a Terra. O soberano absoluto detinha superiormente todos os poderes polticos: Poder legislativo s o rei podia promulgar ou revogar as leis; Poder judicial o rei era o supremo juiz, aplicava a justia. Poder executivo do rei dependiam todas as decises: possua a chefia suprema do exrcito, s ele podia declarar a guerra ou a paz, chefiava todas as instituies e rgos e eram a ele devidos todos os impostos. Resumindo, os poderes do rei e o poder do Estado identificavam-se um com o outro. (O Estado sou eu!) Os prprios tericos do absolutismo lhe reconheciam alguns limites como: - As leis de Deus; - As leis da justia natural dos homens (direito propriedade, justia, vida, liberdade); - As leis fundamentais de cada reino. As monarquias ocidentais desta poca foram de facto absolutas, pois os seus soberanos governavam sozinhos. Os monarcas absolutos fizeram questo de acentuar o cariz meramente consultivo dos conselhos de Estado, perderam o hbito de consultar as Cortes ou Estados Gerais e reforaram o carter temporrio e amovvel das delegaes de poder. Legislar, nomear juzes, oficiais e funcionrios, possuir tribunais, formar exrcitos, lanar impostos, fazer a guerra ou a paz e cunhar moeda foram funes e direitos exclusivamente rgios.

Os modelos estticos de encenao do poder A morada do rei a corte tornou-se o local mais importante de cada reino. Nela reuniam-se os rgos poltico-consultivos e era frequentada pelos diplomatas, nacionais e estrangeiros, e pelas delegaes e embaixadas de outros pases. A centralizao das funes e das decises mais importantes da vida pblica na corte fez dela um plo de atraco para todos os que dependiam e colaboravam com o poder real ou nele procuravam favores e mercs. Foi assim que a corte se encheu de corteso que, enfraquecia nos seus rendimentos fundirios e diminuda nas suas imunidades e privilgios, procurava junto do rei novas formas de aumentar a sua fortuna e condio. Os reis procuraram manter os nobres sob fiscalizao e controlo diretos, contribuindo para a sua mais rpida disciplinizao. A grandiosidade da corte deveria corresponder grandiosidade do rei que ela albergava. Sociedade e poder em Portugal: a afirmao do absolutismo A monarquia portuguesa conheceu tambm o regime absolutista que, em Portugal, o poder do rei absoluto foi considerado de origem divina e a autoridade rgia sobrepunha-se a todos os outros rgos governativos. O rei , no seu reino, por direito divino e humano, senhor da vida e da morte dos homens. Na construo do absolutismo em Portugal houve vrias fases: D.Joo I a D.Joo II (sc. XV o rei assume-se como o pai dos sbditos); D. Manuel I a D.Joo V (sc. XVI ao sc. XVII estabelecimento do poder pessoal dos reis); D.Jos I e atuao do ministro Marqus de Pombal a autoridade rgia controla todos os aspetos da vida pblica; 1820 o absolutismo rgio extinto com a revoluo liberal.

Preponderncia da nobreza fundiria e mercantilizada Aps o perodo de renovao social caracterizaram-se por um reforo da posio socioeconmica das ordens privilegiadas (sc. XVI e XVII). Nobreza: ocupada os mais altos cargos administrativos e militares do reino e funes no imprio o que lhe proporcionava honras e mercs: - Afirmao dos fidalgos-mercadores (nobres com negcios lucrativos); - Concentrao das terras nas mos dos nobres (vnculos, comendas e morgadios). Clero: aumento do seu patrimnio fundirio.

A debilidade da burguesia Outra das caractersticas da sociedade portuguesa foi a debilidade da burguesia enquanto grupo social autnomo. Fatores que ajudam a explicar esse fenmeno social:

O monoplio rgio ultramarino que impossibilitou as iniciativas privadas; A ocupao pela nobreza do comrcio colonial, que seria da burguesia; A dependncia em relao nobreza, ocupava ainda os cargos polticos, administrativos e militares. Sc. XVII a viragem do comrcio colonial do ndico para o Atlntico favoreceu a ascenso de alguma burguesia. Consequncias para o reino: 1. 2. 3. 4. Permanncia de uma mentalidade e valores tradicionais; Reforo do senhoralismo; Bloqueamento da economia interna; Estagnao das atividades produtivas do reino pela falta de investimento.

Criao do aparelho burocrtico do Estado absoluto no sculo XVII O aparelho burocrtico do Estado era constitudo por rgos, sofrendo algumas reformas e esvaziamento e competncias, durante o domnio filipino. Com a subida de D.Joo IV ao trono de Portugal restaurao da independncia. Uma das primeiras preocupaes do rei foi criar rapidamente novas instituies que legitimassem a sua autoridade. Foi, em 1640, criado o Conselho de Guerra: responsvel pela gesto legistico-militar e jurisdicional e reorganizado o Conselho de Estado (conjunto de secretrios de Estado e o rei) com a criao: Do Conselho Ultramarino: recebia todas as cartas e despachos do Ultramar; cabia-lhe o provimento dos ofcios (justia, guerra e fazenda), expedio de naus. Da Junta de Trs Estados: competia a administrao e superviso da recolha de impostos.

- Inicialmente criao de apenas uma secretria de Estado; posteriormente surge a secretria das mercs e Expediente e secretria da Assinatura. O absolutismo joanino O absolutismo joanino caracterizou-se no s pela grandeza e pelo fausto do rei e da corte, mas tambm pela reforma e/ou criao de instituies polticas e governativas. A poltica cultural de D.Joo V traduziu-se no desenvolvimento das letras, das cincias e das artes. Grandeza e fausto do rei e da corte Marcada pela explorao do ouro brasileiro, a governao conheceu um desafogo financeiro que lhe possibilitou uma: - poltica de grandes obras (Palcio Convento de Mafra, Aquedutos de guas livres, Baslica Patriarcal de Lisboa, Igreja das Necessidades, etc.) - apoio s artes e s cincias corte apoiando o teatro, ensino da msica, financiamento a bibliotecas, criao da real Academia de Roma e outras instituies culturais, artsticas e 5

religiosas. - vida fautosa da corte com festas, saraus e peras. Reformas polticas e governao O absolutismo traduziu-se no fortalecimento do poder real e na expanso das reas de influncia do Estado, numa maior submisso da nobreza, na no convocao das cortes e pelo governo de trs estados com maiores competncias pelo rei. A poltica cultural de D.Joo V A prosperidade econmica e a paz foram determinantes para o desenvolvimento das letras, das cincias e das artes. As ideias de progresso e de Razo foram sendo introduzidas em Portugal pelos diplomatas portugueses que serviam nas cortes estrangeiras. A intensidade dos contactos internacionais resultou numa vida cultural bastante rica: em peas literrias barrocas, na produo de comdias, farsas e tragdias, a familiarizao com a msica e com a arte, em peras e concertos. D.Joo V tambm se preocupou com o ensino da msica, com o movimento cientfico mas apesar dos grandes progressos culturais verificados no perodo joanino, o grande salto que iria significar a introduo da cultura iluminista produziria os seus melhores resultados. O barroco joanino O barroco constituiu uma expresso artstica adequada imagem de grandeza e de magnificincia de D.Joo V. De facto, o barroco joanino, com os seus efeitos de riqueza e movimento, era uma arte de corte e de luxo, tendente a fascinar e a provocar a admirao dos seus sbditos. Grandiosas obras rgias de arquitetura, como igrejas, conventos, palcios, solares foram construdos nesta poca. Foi nos interiores que o barroco joanino se revelou mais original: nos trabalhos de talha dourada e azulejos e de outras artes decorativas, como a ourivesaria, o mobilirio A decorao barroca distingue-se pela riqueza e abundncia dos materiais empregues, pela magnificncia das peas e por algum exagero ornamental.

O triunfo dos estados e dinmicas econmicas nos sculos XVII e XVIII


Nos sc. XVII e XVIII, assiste-se a um reforo dos aparelhos dos estados, sejam estes monarquias absolutas ou sistemas parlamentares. Torna-se assim mais fcil implementar medidas abrangentes pois o sentido de pertena a uma comunidade nacional, comea a emparceirar-se com uma noo de lealdade do sbdito para com o seu soberano. Nesta poca as politicas econmicas nacionalistas e protecionistas como o mercantilismo desenvolveram-se. S a partir do sc. XVII estas formas capitalistas atingem a sua maturidade, graas aos lucros do comrcio nacional, ao incremento dado produo manufatureira e ao
6

eficiente controlo exercido pelos estados sobre essas atividades, fomentando as exportaes e penalizando as importaes, numa lgica mercantilista.

Princpios mercantilistas
O mercantilismo foi a doutrina econmica vigente nos sculos XVI, XVII e XVIII que defendia que a riqueza de um pas se media pela quantidade de metais preciosos acumulados e que, para conseguir essa acumulao se devia aumentar as exportaes e limitar as importaes, para que a balana comercial fosse positiva, ou seja, que os dividendos (lucros) do que se vendia ao estrangeiro fossem superiores aos gastos com os produtos adquiridos. Meios para atingir os objetivos mercantilistas: Balana comercial positiva ou superavitria, ou seja, que os dividendos (lucros) das exportaes sejam superiores aos gastos com as importaes. Protecionismo econmico que visa proteger a produo nacional limitando as importaes, impondo quotas e taxas alfandegrias pesadas nas importaes de produtos manufaturados e garantido subsdios e isenes fiscais s manufaturas nacionais, garantido que os seus produtos ficassem sempre mais baratos do que os estrangeiros. Fomento da produo industrial. Regulamentao do comrcio externo, proibio da exportao de matriasprimas necessrias produo nacional e de produtos necessrios ao consumo externo.

A doutrina mercantilista
Com o triunfo dos nacionalismos e o reforo dos aparelhos burocrticos, os estados levam a cabo polticas que abrangem a totalidade dos territrios nacionais. A tendncia geral a proteo mxima das produes nacionais. Para melhor concretizar tal objetivo cria-se uma poltica de exclusivo colonial, em que s a respetiva metrpole tem o direito de negociar com as suas colnias. Tenta-se, assim impedir o desenvolvimento econmico das naes concorrentes. As provncias unidas so felizes na aplicao da poltica de conquista de territrios antes pertencentes s naes ibricas. Instalados, os novos senhores, liderados por uma burguesia empreendedora, vo aplicar medicas comerciais inovadoras. Criam companhias monopolistas privadas (VOC e WIC) cotadas na bolsa de valores de Amesterdo. Estas companhias tm ainda um forte apoio estatal, o que lhes assegura o monoplio do comrcio, ou seja, o exclusivo do comrcio colonial, assim como, entre outras regalias, o direito a conquistar territrios e administr-los. O predomnio martimo-comercial dos holandeses vai ser substitudo pelo Ingls, que comea a ganhar preponderncia a partir da primeira metade do sculo XVII.

A poltica econmica de Colbert O mercantilismo Francs foi implementado por Colbert (ministro de Lus XIV). A sua poltica econmica concedeu o principal relevo ao desenvolvimento das manufaturas como meio de substituir as importaes de produtos estrangeiros (da Holanda, Alemanha, Itlia, etc) por produtos franceses. O colbertilismo salientou-se, ainda, pela criao de companhias monopolistas (associaes econmicas que tinham o direito exclusivo de comerciar numa dada rea). durante a repblica de Cromwell (Chefe do governo Ingls), em 1651, que surgem os atos de navegao, que visam boicotar o comrcio martimo da Holanda para terminar com a dependncia da Inglaterra relativamente a esta. Medidas iniciadas por Cromwell: Oliver Cromwell encarnou uma faceta do mercantilismo mais flexvel, porm, igualmente empenhada na supremacia da economia Nacional. Atos de navegao (centraram-se na valorizao da marinha e do setor comercial): Apenas podiam entrar em Inglaterra as mercadorias que fossem transportadas em barcos ingleses ou do pas de origem; S a marinha britnica podia transportar as mercadorias coloniais e a tripulao dos navios deveria ser constituda maioritariamente por ingleses. Politica de expanso colonial (dirigida, em especial, s Antilhas e Amrica do Norte). Criao de grandes companhias de comrcio (companhia da ndias Orientais Inglesas com poderes idnticos holandesa).

O mercantilismo Ingls centrado no comrcio e o mercantilismo Francs centrado nas manufaturas


O mercantilismo francs Caracterizou-se, no setor manufatureiro, pelas seguintes medidas: Criao de novas indstrias (s quais o estado concedia privilgios, tais como benefcios fiscais e subsdios); Importao de tcnicas (por exemplo, mandar curtir maneira inglesa as peles de boi da Frana);

Criao das manufaturas reais (protegidas pela realeza, fabricavam, sobretudo, produtos de luxo para a corte); Controlo da atividade industrial por inspetores do estado (que avaliavam, nomeadamente, a qualidade e os preos do trabalho realizado).

O mercantilismo Ingls Em Inglaterra, o mercantilismo, de feio comercial, distinguiu-se pelas seguintes medidas: Publicao (1651-1663) dos atos de navegao: de acordo com estas leis, apenas podiam entrar em Inglaterra as mercadorias que fossem transportadas em barcos ingleses ou do pas de origem; s a marinha britnica podia transportar as mercadorias coloniais e a tripulao dos navios deveria ser constituda, maioritariamente por Ingleses. Politica de expanso comercial (dirigida em especial, s Antilhas e Amrica do norte). Criao de grandes companhias de comrcio, entre as quais a companhia das ndias Orientais Inglesa (a mais rica e poderosa das companhias monopolistas), que detinha o exclusivo do comrcio com o Oriente e amplos poderes a nvel da administrao, defesa e justia.

O protecionismo econmico e o agudizar das tenses internacionais


Uma vez que todos os pases seguidores do mercantilismo adotaram medidas de carcter protecionista (proibio da entrada de produtos estrangeiros atravs das leis pragmticas, imposio de taxas alfandegrias entrada de produtos do exterior, etc) registou-se, naturalmente, uma contrao do comrcio entre os pases europeus. Como alternativa, esses pases comerciavam com as suas prprias colnias, num regime (tambm protecionista) de exclusivo colonial: cada um dos pases de origem controlava a produo e os preos dos produtos coloniais, de maneira a garantir a obteno de matrias-primas e de mercados de escoamento da manufaturas sem a interferncia dos pases rivais. Consequentemente, a criao de um imprio colonial e comercial passou a figurar como prioridade dos estados Europeus. A prtica do capitalismo comercial (procura de lucros no grande comrcio) levou ao agudizar das tenses internacionais. Assim se explicam os vrios episdios de rivalidade e mesmo de guerra entre Holandeses e Ingleses, entre Holandeses e Franceses e entre Franceses e Ingleses nos sculos XVII e XVIII. O ponto alto deste clima de tenso foi o desfecho da guerra dos sete anos que consagrou a supremacia da Inglaterra no comrcio mundial.

As reas coloniais disputadas pelos estados atlnticos


No sc. XVIII, os estados atlnticos abarcavam regies muito ricas, por exemplo:
9

O imprio espanhol abarcava os territrios da Amrica espanhola e filipinas; A Holanda, a provncia mais rica das Provncias Unidas, estendeu o seu poderio at sia (arquiplago indonsio e Ceilo), frica (o Cabo) e continente americano (Guianas Holandesas); A Inglaterra, graas vitria na Guerra dos sete anos, ocupou as possesses francesas nas ndias, territrios na Amrica (Canad) e feitorias em frica (Senegal); O imprio francs ocupava territrios em frica, no Oceano ndico (Madagscar) e na ndia; O imprio portugus retirava proventos do Brasil, das suas colnias em frica (sobretudo Angola e Moambique) e na ndia (Goa, Damo e Diu).

As inovaes agrcolas e o sucesso econmico Ingls


O sucesso da Inglaterra como potncia dominante assenta em bases poltico-militares, sociais, mentais e econmicas. A Inglaterra torna-se uma Monarquia constitucional e possibilita a entrada da burguesia nos crculos de poder pois esta tem um forte dinamismo econmico. O nobre Ingls adaptou-se ao novo mundo do capitalismo comercial, dedicando-se aos negcios e modificando a forma como se produz nas suas terras, participando nas mudanas que ocorrem na agricultura inglesa. No sculo XVIII, surge uma nova doutrina econmica, o Fisiocratismo, que pe em evidncia a importncia da agricultura, considerando-a base econmica das naes. A agricultura inglesa passou por um processo de profunda renovao, continuando o desenvolvimento que vinha j de tempos anteriores. As suas principais modificaes foram: Foi em Norfolk que se formou uma elite de proprietrios rurais, os landlords, que experimentaram e desenvolveram importantes inovaes de uma agricultura moderna, organizada e cimentada em grandes investimentos. Intensificao do movimentos das enclosures: era a apropriao e o emparcelamento de terras comunais (como terrenos baldios e comunitrios ou por ocupao pacifica ou violenta por parte dos nobres aos pequenos proprietrios) que se destinavam criao de gado langero em regime extensivo, para uma elevada qualidade de l, para proteger as propriedades transformaram os campos abertos (open field) em campos fechados (enclosures), vedando-os. Esta nova tcnica permitiu o apuramento das sementes e das raas de animais e o aperfeioamento das alfaias (semeadoras mecnicas), etc. Estudo aprofundado da agronomia: faziam experincias com sementes e animais que selecionavam e desenvolveram teses que apresentavam comunidade cientifica em feiras agrcolas e exposies.
10

Desenvolvimento de mquinas agrcolas: que introduziam nas suas exploraes, aumentando os nveis de produtividade a baixo custo. Novas reas para a agricultura (aumento das reas cultivadas): promoveram a drenagem de terras alargadas, arroteamento de florestas e enriquecimento de terras menos frteis com processos de adubagem, combatendo assim, o pousio e os terrenos baldios. Sistema quadrienal de culturas: que permitiu a substituio do pousio pelo cultivo de plantas forrageiras para a alimentao de animais (trevo, leguminosas, etc), assim, a terra era integralmente aproveitada e havia uma articulao da agricultura com a criao de animais. Valorizaram a criao de gado: que permitiu a produo de carne, l e estrume para as terras. Arrendamento a longo prazo: que fazia com que os arrendatrios investissem em inovaes tcnicas e no usassem de forma intensiva os campos.

A revoluo agrcola proporcionou: Melhoria na qualidade e na quantidade da alimentao: maior resistncia s doenas, uma vida mais prolongada, aumento da procura de bens de consumo o que originou um surto demogrfico, pois a abundncia e a criao de postos de trabalho, aumentaram a nupcialidade e consequentemente a natalidade. Mo-de-obra disponvel: o aumento da populao originou tambm um aumento da mo-de-obra disponvel, acentuando-se a migrao da populao para as cidades pois o campo no tinha capacidade de absorver toda esta mode-obra, assim houve a urbanizao. Londres tornou-se a maior cidade da Europa. Aumento da quantidade de l: de que dependia a produo txtil na fase de pr-arranque, proveniente de carneiros criados nas grandes pastagem vedadas. Desenvolvimento de atividades mineiras e siderrgicas: pela necessidade de utenslios agrcolas em ferro. Estas atividade proporcionaram o metal fundamental construo das mquinas agrcolas e industriais. Acumulao de capitais: disponveis para investimentos no setor industrial, provenientes da comercializao dos produtos agrcolas. Criao de um mercado nacional *: o aumento demogrfico e a urbanizao originaram a expanso do mercado interno onde os produtos e a mo-de-obra circulavam livremente. Eram facilitados pelos melhoramentos dos transportes * (construram um complexo sistema de canais por onde expediam mercadorias pesadas e ampliaram a rede de estradas que macadamizaram, ou seja, que pavimentaram de forma a facilitar a circulao). Alargamento do mercado externo: apesar das medidas mercantilistas os produtos ingleses impunham-se no continente Europeu pela excelente qualidade e baixo preo.
11

Os maiores dividendos (lucros) vinham no entanto do comrcio transocenico: Comrcio triangular Inglaterra frica (escravos) Amrica (colnias) Inglaterra (com acar, tabaco, caf, algodo, etc). No oriente quem dominava o comrcio era a companhia das ndias Orientais: traziam sedas, especiarias, corantes, ch, porcelanas e panos de algodo indiano e controlavam as produes de acar, pimenta, aafro, ndigo, seda e algodo originados das colnias. Para alm do comrcio da sia e da Europa, os ingleses introduziram-se nos circuitos de mercados locais. Os Ingleses manipulavam os preos a seu favor e nos portos pagavam as importaes com ouro, prata e, pio e tecidos indianos. O sistema finaceiro*: facilitava o desenvolvimento econmico. Criaram-se a bolsa de valores de Londres, onde se cotaram as primeiras aes da companhia das ndias orientais; a atividade bolsista que canalizava as poupanas particulares para o financiamento de empresas, alargando o mercado de capitais. Tudo isto originou a criao do Banco de Inglaterra, vocacionado para realizar operaes no grande comrcio (depsitos, transferncias, desconto de letras - cheques e financiamentos).

O arranque industrial
As consequncias da revoluo agrcola deram origem a uma nova revoluo, a revoluo industrial que se iniciou no sculo XVIII e que possibilitou a democratizao dos bens, tornando-os acessveis a todos e acabando com as fomes. Porm, criam-se outros problemas, como o esgotamento de recursos e a poluio. Setores de arranque da revoluo industrial: Setor txtil algodoeiro: foi impulsionado pelo aumento da procura interna e externa e pela abundncia de matrias-primas. Setor metalrgico: era o setor que forneciam mquinas e outros equipamentos, quer indstria quer agricultura. Foi a inveno da mquina a vapor de James Watt que provocou a rpida alterao nos modos de produo: da manufatura passou-se maquinofatura. Esta mquina a vapor constituiu a primeira fora de energia artificial da Histria e com ela foi possvel mover todo o tipo de mecanismos. Consequncias da revoluo indstrial: Migrao das populaes dos campos para as cidades; Aumento da poluio (fumo da fbricas); Aparecimento de bairros pobres de habitao operria (bairros de lata); Aparecimento da burguesia industrial, um novo grupo que se elevava ate ao topo da sociedade e do poder poltico;

12

Desenvolvimento dos transportes: houve uma acelerao nos meios de transportes o que fez aumentar a circulao de mercadorias, bens, servios, noticias e pessoas.

A crise comercial de 1650-90 e Portugal


Em Portugal, nos finais do sculo XVII a economia portuguesa estava fragilizada devido: concorrncia de franceses, Ingleses e Holandeses, que competiam com os Portugueses na produo de acar e tabaco, o que levou diminuio dos lucros da rota do Cabo; Ao aumento do preo dos escravos negros; politica protecionista de Colbert em Frana, o que diminuiu as exportaes portugueses para Frana; Crise Espanhola de 1670-80, as dificuldades econmicas sentidas pela Espanha ocupada em guerras quase permanentes na Europa e nos mares, refletem-se em Portugal atravs do constante aumento da carga fiscal e do ataque das potncias inimigas de Espanha s costas Portuguesas e s possesses ultramarinas, o que provocou um descontentamento crescente contra o domnio Espanhol. Com a restaurao de 1640, Portugal ganhou autonomia fiscal e financeira mas perdeu o acesso ao mercado imperial Espanhol e gastou dinheiro pblico na reparao das fortalezas da fronteira e em armamento e homens para lutar contra Espanha. Para ultrapassar as dificuldades diplomticas, Portugal procurou aliar-se Inglaterra. Resultando no casamento de Catarina de Bragana com Carlos II de Inglaterra, oferecendo como dote terras coloniais na ndia; Corrupo dos funcionrios rgios; Fraca competncia mercantil do nobre mercador; Falta de mo-de-obra agrcola e industrial.

CRONOLOGIA DA CRISE 1650-1690: Crise comercial do sc. XVII, muitas fomes e propagao de pestes. 1672-1699: Leis pragmticas contra o uso de produtos importados contra o uso de produtos de luxo importados no reinado de D.Joo II. 1699: Carregamento de ouro do Brasil que aumentou as importaes pois aumentaram os meios de pagamento de Portugal. 1703: tratado de Methuen. Medidas Mercantilistas tomadas por Portugal: Duarte ribeiro props ao Rei uma medida que visava solucionar a crise: Introduo da indstria manufatureira em Portugal.

13

Consequncias dessa medida: Diminuio do consumo de produtos e de moda estrangeiros; Criao de postos de emprego (combater a ociosidade); Aumento da populao (devido s melhores condies de vida); Aumento do rendimento nacional (lucro); Diminuio das importaes e aumento das exportaes.

No conselho da fazenda, o Conde da Ericeira tentou tambm dar a volta delicada situao econmica e poltica de Portugal, promovendo a implantao de manufaturas: Criar uma fbrica de panos, dando benefcios fiscais e privilgios aos investidores; Proibir a importao de panos grossos; Contratar artfices estrangeiros para o fabrico de chapus, meias, sedas e fitas; Desenvolver o fabrico de vidro, papel e panos de linho; Proibir o uso de ouro e prata nos vestidos.

As medidas francesas em Portugal


As medidas mercantilistas, impostas por Colbert Frana serviram de modelo para aplicar em Portugal: Medidas francesas: Criao de novas indstrias (s quais o estado concedia privilgios, tais como benefcios fiscais e subsdios); Importao de tcnicas (por exemplo, mandar curtir maneira inglesa as peles de boi da Frana); Criao das manufaturas reais (protegidas pela realeza, fabricavam, sobretudo, produtos de luxo para a corte); Controlo da atividade industrial por inspetores do estado (que avaliavam, nomeadamente, a qualidade e os preos do trabalho realizado).

Medidas Portuguesas: Introduo da indstria manufatureira em Portugal; Criar uma fbrica de panos, dando benefcios fiscais e privilgios aos investidores; Proibir a importao de panos grossos; Contratar artfices estrangeiros para o fabrico de chapus, meias, sedas e fitas; Desenvolver o fabrico de vidro, papel e panos de linho; Proibir o uso de ouro e prata nos vestidos.
14

Como podemos observar, os princpios e medidas base do mercantilismo esto presentes em ambos os pases.

O retrocesso da indstria em Portugal


O surto manufatureiro foi travado por duas circunstncias adversas: a assinatura do tratado de Methuen com Inglaterra e a descoberta de ouro no Brasil. O tratado Methuen Em 1703, foi assinado o tratado de Methuen entre D.Pedro II de Portugal e a Rainha Ana de Inglaterra. Teve apenas duas clusulas: Introduo em Portugal (em exclusivo) de txteis Ingleses; Exportao do vinho Portugus para Inglaterra com uma reduo nas tarifas impostas aos vinhos que entravam na Inglaterra.

Porm tambm teve consequncias, principalmente para Portugal: Perda da produo txtil portuguesa que se encontrava em processo de aperfeioamento; Uso de terrenos adequados produo de cereais para plantao de vinha, levanto ao aumento da importao dos cereais; Dfice da balana comercial; Aumento da dependncia face Inglaterra.

O ouro Brasileiro No sculo XVII, a realizao de expedies pelo interior do Brasil aumentou bastante com a crise vivida na economia aucareira. A concorrncia do Acar produzido nas Antilhas e a falta de recursos da metrpole, incentivaram a realizao de longas viagens procura de riquezas que pudessem fazer face s dificuldades deste perodo da economia colonial. A descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira corrida ao ouro, durante todo o sculo XVII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes e at mesmo portugueses, passaram a migrar para as regies ricas em ouro, procurando o enriquecimento rpido. A mo-de-obra utilizada era os escravos negros vindos de frica. Esta descoberta, resolveu em poucos anos as dificuldades financeiras do estado portugus, permitindo que a dinastia de Bragana se prestigiasse a nvel internacional, que as defesas fossem reforadas e que o rei centralizasse mais o seu poder, pois agora possua meios paracomprar a alta Nobreza, cedendo-lhes mais tenas; e para impressionar o povo com construo de imensas obras pblicas.
15

Mas o ouro usado nestas situaes era apenas uma pequena parte pois a maior percentagem destinava-se ao pagamento das importaes, principalmente Inglaterra. Assim, a poltica de fomento manufatureiro do Conde da Ericeira foi abandonada, preferindo-se gastar o ouro brasileiro que parecia no ter fim. Principais impostos do ouro: Quinto: 20% de toda a produo pertenceria ao rei portugus; Derrama: a colnia deveria arrecadar uma quota de aproximadamente 1.500kg de ouro por ano e caso essa quota no fosse atingida, penhoravam-se os bens dos mineradores; Capitao: imposto pago por cabea, ou seja, para cada escravo que trabalhava nas minas era cobrado imposto sobre eles.

Verifica-se assim, que tanto o ouro do Brasil como o tratado de Methuen, contriburam para agravar a dependncia de Portugal face Inglaterra.

A dependncia da economia Portuguesa face Inglaterra


Com a chegada do Ouro do Brasil e com a assinatura do tratado de Methuen, houve um agravamento da dependncia de Portugal face Inglaterra porque embora se exportasse vinhos portugueses para Inglaterra e isso favorecesse os grandes vinicultores, a exportao vincola passou a fazer-se quase exclusivamente para a Inglaterra. Significa isto que qualquer oscilao na procura de vinhos portugueses nos mercados britnicos influenciaria de imediato os vinicultores portugueses que poderiam ficar sem mercado para exportarem os seus vinhos, ou seja, estavam dependentes dos ingleses. Porm Portugal estava tambm dependente de Inglaterra no que respeita s manufaturas, pois ficou decidido no tratado de Methuen que Portugal importaria em exclusivo os txteis Ingleses. Podemos assim concluir que o pouco que exportvamos era ultrapassado pelas nossas grandes importaes ao estrangeiro, criando uma grande dependncia face aos produtos Ingleses e da capacidade de escoamento das nossas exportaes nos seus mercados.

A poltica econmica Pombalina


Nos finais do reinado de D.Joo V so j eram visveis os primeiros sinais de esgotamento do outro Brasileiro. No decorrer do reinado de seu filho D.Jos I e medida que diminuam os proventos da exportao mineira, o estado teve que procurar novas formas de rendimento. Parte do delineamento da recuperao econmica com base nos princpios mercantilistas deveu-se ao Ministro Sebastio Jos de Carvalho e Mello (mas
16

conhecido por Marqus de Pombal), que ficou conhecido pelas medidas de reconstruo de Lisboa aps o terramoto de 1755. Medidas econmicas na indstria: Concesso de privilgios (subsdios, iseno de impostos) s indstrias existente; Criao de manufaturas Ada Covilh e de Portalegre para desenvolver a indstria de lanifcios; Introduo dos txteis de algodo; Desenvolvimento da indstria do vidro da Marinha Grande; Fomento de vrios setores da indstria (nomeadamente a fundio de ferro, a cermica, a saboaria, a construo naval); Contratao de empresrios estrangeiros e de mo-de-obra especializada, pois no havia portugueses em nmero suficiente capazes de iniciar fbricas manufatureiras; Publicao de leis pragmticas com o objetivo de diminuir as importaes; Reorganizao da Real Fbrica da Seda (criada no reinado de D.Joo V e reestruturada com operrios e mestres de vrias artes de origem Francesa).

Medidas comerciais para reduzir o dfice da balana comercial: Criao de companhias comerciais, idnticas s da Holanda e de Inglaterra com o objetivo de desenvolver o comrcio colonial; Criao de companhias monopolistas que avaliam os capitais privados nacionais aos do Estado (por exemplo: a companhia da sia, para o comrcio do Oriente; a companhia do Gro-Par e Maranho, para o comrcio com o Brasil; a companhia geral da Reais pescas do reino do Algarve; a companhia para a Agricultura das Vinhas do Alto Douro, criada para a reorganizao e controlo do comrcio dos vinhos do Douro dependentes dos Ingleses); Criao da Junta do Comrcio, rgo que controlava a atividade comercial do reino.

Medidas Poltico-Financeiras: Criao do Errio Rgio: rgo de controlo dos dinheiros pblicos (sistema financeiro) criado em 1761 pelo Marqus de Pombal. Centralizava os impostos, os direitos e as rendas reais (todas as funes da tesouraria do estado). Era presidido pelo Inspetor-Geral do tesouro, cargo que foi exercido pelo prprio marqus enquanto esteve no poder, e estava organizado em quatro reparties ou contadorias-gerais, com atribuies diferenciadas. O Errio Rgio foi extinto em 1833 passando as suas funes para o tribunal do tesouro pblico.

Medidas poltico-sociais:

17

Limitao do poder da Alta-Nobreza, pois considerava que o excessivo poder era contrria ao interesse nacional; Atribuio de estatuto Nobre aos grandes burgueses acionistas das companhias monopolistas, que eram mais empreendedores; Fim da distino entre Cristos-velhos e Cristos-novos; Promoveu a libertao dos filhos dos escravos na metrpole, concedendo-lhes a concesso de terras em zonas de produo de arroz.

Medidas poltico-culturais: Fundao da imprensa rgia; Instituio do ensino do Portugus nas escolas mdias; Expulso dos jesutas; Reformas do ensino com a introduo do estudo experimental, tornando-o mais laico, prtico e adaptado s novas realidades sociais; Instituio da aula do comrcio, escola comercial para os filhos dos burgueses; Fundao do Real Colgio dos Nobres.

Consequncias: Saneamento fiscal e financeiro; Diminuio das importaes; Balana comercial positiva entre 1796 e 1807; Promoo social da burguesia; Novo conceito de nobreza (virtudes em vez de nascimento); Maior mobilidade social.

Com a morte de D.Jos I, o Marqus ca em desgraa junto de D.Maria I, sendo afastado dos centros de deciso do poder e exilado nas suas terras de Pombal. A alta-nobreza e os jesutas recuperam alguns privilgios que tinham. No final do sculo XVIII e at s primeiras invases francesas so condicionalismos favorveis de prosperidade econmica, assente em parte na produo manufatureira e agrcola metropolitana em parte no comrcio entre as colnias e a metrpole. A Inglaterra precisa de grandes quantidade de matrias-primas e algumas delas Portugal est em condies de fornecer. Para alm disso, Portugal exporta grandes quantidades de frutos secos Algarvios, vinho, sal e conservas de peixe. Produtos coloniais como o algodo e o acar, vendem bem no mercado ingls, visto que o seu principal fornecedor, as suas ex-colnias esto em Guerra com a Inglaterra pela independncia. As produes Brasileiras Portuguesas encontram-se em alta produtividade, necessitando de novo de mais mo-de-obra, assim o trfico negreiro de frica para o Brasil ganha nesta poca um novo aumento.

18

As intensas trocas comerciais desta poca, entre o Brasil, frica e a metrpole so conhecidas com a designao de COMRCIO TRINGULAR. A metrpole exportava para o Brasil e frica txteis e outros produtos indstrias e reexporta os mais variados produtos industriais Europeus. O Brasil fornecia o algodo e o acar, para alm das madeiras exticas. A frica contribua com a mo-de-obra, escravos para trabalharem nas plantaes Brasileiras. Esta prosperidade comercial acabou quando a Inglaterra assinou a paz com os atuais EUA, e com eles retomou as trocas comerciais anteriores independncia, deixando de necessitar das matrias-primas de terceiros (Portuguesas). As invases Francesas do o golpe final a esta prosperidade ao destrurem muita da capacidade produtiva e comercial Portuguesa.

DEFINIES
Capitalismo Comercial: uma forma de acumulao de capital que tem por base o comrcio. Protecionismo: Visa fomentar a indstria nacional atravs da concesso de subsdios e privilgios s manufaturas, protegendo-as da concorrncia estrangeira atravs de taxas alfandegrias. Mercantilismo: uma poltica econmica de defende que a riqueza de um pas se mede pela quantidade de metais preciosos acumulados, devendo-se para tal, aumentar a exportao e reduzir a importao. Balana comercial: refere-se ao saldo das importaes e exportaes de um pas. Exclusivo colonial: defende que as colnias esto obrigadas a comerciar apenas comas metrpoles. Companhia Monopolista: pode comerciar numa dada regio ou fabricar produtos exclusivos porque tem o apoio de particulares e do estado. Comrcio triangular: designa a rota estabelecida pelas metrpoles europeias, que levam txteis, armas e bebidas para a frica, onde as trocam por escravos que levam para a Amrica, dais trazendo acar, algodo ou tabaco. Trfico Negreiro: refere-se ao comrcio e transporte forado de Negros Africanos para a Amrica, como escravos, entre os sculos XVI e XIX. Bandeirante: fazia parte de um grupo de Homens que explorava o interior do Serto Brasileiro procura de riquezas ou de indgenas para capturar. Manufatura: uma unidade de produo industrial da poca pr-revoluo industrial onde a maioria das operaes de produo continuavam a ser efetuadas mo.

19

Bolsa de valores: capta a poupanas de particulares que compram aes, permitindo redistribuir os lucros ou prejuzos por todos os investidores na proporo que investiram, incluindo as companhias. Revoluo industrial: designa uma srie de modificaes nas estruturas produtivas manufatureiras inglesas.

Mdulo 4: unidade 4: A construo da modernidade Europeia A filosofia das luzes: O iluminismo


O iluminismo foi a corrente filosfica que se desenvolveu na Europa no sculo XVIII, corrente essa que afirmava o primado e a luz da razo (inteligncia e esclarecimento) na construo do saber, do progresso contnuo da sociedades humanas e da tcnica. O iluminismo valorizava o individuo pela sua capacidade racional. Os iluministas estavam convencidos que a razo humana era o motor do progresso e que conduziria ao aperfeioamento moral do Homem, das relaes sociais, das formas de poder poltico e que promoveria a igualdade e a justia. Ou seja, seria o meio para alcanar a felicidade. Os filsofos iluministas desenvolveram o pensamento, as cincias e as tcnicas; promoveram o ensino e a educao dos homens; e exerceram crticas sociais, religiosas e polticas.

Os pontos-chave do pensamento iluminista


O iluminismo acreditava na existncia de um direito natural, ou seja, um conjunto de direitos prprios da natureza humana (este conjunto de leis naturais j havia sido definido por John Locke anteriormente). Esses direitos eram: A igualdade entre todos os homens; A liberdade de todos os homens: em consequncia da igualdade, nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante, porm este direito natural no previa a abolio das diferenas sociais; O direito posse de bens: tendo em conta que o pensamento iluminista se identifica com os desejos da burguesia em ascenso; O direito a um julgamento justo; O direito liberdade de conscincia: a moral era entendida como natural e independente da crena religiosa.

O pensamento iluminista defendia que estes direitos eram universais e diziam respeito a todos os seres humanos, por isso estavam acima das leis de cada estado. Os estados

20

deveriam usar o poder poltico para assegurar os direitos naturais do homem e garantir a sua felicidade. O iluminismo defendia tambm o individualismo, isto , cada individuo deveria ser valorizado independentemente dos grupos em que se integrasse.

O caracter revolucionrio do iluminismo


Os filsofos, influenciados pelos avanos da cincia, procuravam alcanar a verdade pelo uso da razo. Apesar desta filosofia parecer anti-religiosa, a verdade que as suas razes se radicam em parte na ideia crist da dignidade do homem. Defende-se o valor da educao como forma de promover a capacidades humanas e de valorizar o individuo. John Locke provocou agitao ao propor uma nova forma de educao, defendendo a atitude emprica. Uma das grandes preocupaes dos iluministas era a forma injusta como a sociedade se organizava, impedindo o desenvolvimento de indivduos completos e dignos (instrudos, livres e iguais). Outra preocupao era a organizao poltica da poca. Destacam-se os seguintes pensadores iluministas pela sua perspectiva revolucionria de encarar o Homem e a sociedade: Jean Jaques Rosseau defendia a soberania do povo (poder politico). Era o povo que de livre vontade transferia o seu poder para os governantes, mediante um pacto ou contrato social. Consegue desta forma, respeitar a vontade da maioria sem perder a sua liberdade. Em troca, os governantes tinham de atuar com justia, com o risco de serem depostos pelo povo se no cumprissem o acordado. Jean Jaques Rosseau escreveu a sua teoria no livro: O contrato social Montesquieu como condenava a concentrao do poder tirnico e absoluto (absolutismo), defendia a doutrina da separao dos poderes: o poder legislativo fazia as leis; o poder executivo mandava executar e velava pelo cumprimento das leis; o poder judicial julgava o cumprimento das leis. S assim era garantida a liberdade dos cidados e evitava os abusos do poder, Montesquieu embora condenasse o absolutismo defendia o estabelecimento de uma Monarquia moderada e representativa. Defendeu os seus ideais na obra: O esprito das leis. Voltaire defendia a tolerncia religiosa (a f dizia respeito a cada um) e a liberdade de conscincia. A religio que criou o desmo, rejeitava as outras religies institudas, originando muitas guerras sangrentas. A sua opinio est patente na obra: Tratado sobre a tolerncia

Estas novas ideias puseram em evidncia a falta de humanidade com que eram tratados os mais fracos. Condenaram prticas como a tortura, a execuo e os trabalhos forados. Todas elas foram censuradas.
21

Desta forma, contriburam para o desenvolvimento da fraternidade humana. Muitos pases aboliram estas prticas e os ideais iluministas foram aplicados sob a forma de constituies polticas.

O iluminismo e a desagregao do Antigo regime e a construo da modernidade Europeia


As ideias iluministas contriburam para acabar com o antigo regime pois: A defesa do contrato social transforma o sbdito passivo e obediente em cidado interventivo, deste modo e ao contrrio do que acontecia no Antigo regime, o povo livre tinha chefes e no senhores; A teoria da separao dos poderes acabou com o poder arbitrrio exercido no antigo regime; A ideia da tolerncia religiosa conduziu separao da igreja e do estado, presente nos regimes liberais; A teoria do direito natural levou a que os iluministas condenassem todas as formas de desrespeito pelos direitos humanos (tortura, pena de morte, escravatura, ), contribuindo para alterar a legislao sobre a justia em vrios pases.

O despotismo iluminado: a fuso do pensamento iluminista com os princpios do absolutismo rgio O despotismo iluminado foi a forma de poder real praticada no sculo XVIII em vrias regies da Europa. O despotismo iluminado ou esclarecido, o rei tinha o poder absoluto, mas justificava a sua autoridade atravs do pensamento iluminista. O rei propunha-se a reorganizar o reino para o bem pblico e o progresso. Este regime permitiu, por um lado, o reforo do poder que os monarcas pretendiam e, por outro lado, a aplicao prtica dos princpios iluministas desejada pelos filsofos.

22

Potrebbero piacerti anche