Sei sulla pagina 1di 14

O enfoque cincia, tecnologia e sociedade (CTS) e educao fsica: alguns apontamentos Science, technology and society (STS) and

physical education: some notes

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli *


A problemtica cientfica e tecnolgica da Educao Fsica cenrio de relaes sociais, porm no Brasil esta tem sido analisada em sua maior parte pela Epistemologia. Partindo disso, se faz necessrio abordar a referida problemtica desde uma perspectiva que a discuta de forma mais ampla e aprofundada. Assim, importante refletir sobre a possvel relevncia do enfoque Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS) para anlise da Educao Fsica. Nessa perspectiva, o presente artigo discute a importncia do enfoque CTS na Educao Fsica na medida em que este enfoque considera no somente os aspectos epistemolgicos como tambm sociais da cincia. O enfoque CTS na Educao Fsica, e no esporte, envolve a ateno para as suas condies de gnero social, ideolgico, econmico, poltico, cultural, aspectos tnicos, raciais e religiosos, tica e moral, a necessidade de superviso ou controle pblico e o progresso democrtico e sua implementao. Ao aplicar esta abordagem da CTS importante entender que as prticas no campo da Educao Fsica e esportes no so inerentemente boas ou ms ou socialmente neutras.

Palavras-chave: cincia, tecnologia e sociedade; educao fsica; sociedade

31

Key words: science, technology and society, physical education society

The scientific and technological aspects of physical education tend to be studied within the scene of social relations; however, in Brazil it has been analyzed mostly from an epistemological perspective. It is necessary to address such issues from a more extensive and thorough point of view. Thus, it is important to discuss the possible relevance of the relation between physical education and STS studies (Science, Technology and Society). This new approach not only considers epistemological aspects, but social derivations as well. The STS approach requires paying attention to several conditions: social gender; ideological, economical, political and cultural conditions; ethnic, racial, religious, ethical and moral conditions; the need for supervision or public control, democratic progress and the implementation of this last aspect. But before even applying the STS approach, it is important to understand that these practices in the field of physical education and sports are neither inherently good or evil, nor socially neutral.

* Camila da Cunha Nunes: Mestre em Educao pela Fundao Universidade Regional de Blumenau FURB. Professora do departamento de Educao Fsica do Centro Universitrio de Brusque UNIFEBE. E-mail: camiladacunhanunes@gmail.com. Adolfo Ramos Lamar: Doutor em Educao pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Professor do Programa de Ps-graduao em Educao da Fundao Universidade Regional de Blumenau FURB, Blumenau, Santa Catarina, Brasil. E-mail: ajemabra@yahoo.com.br. Fabio Zoboli: Doutor em Educao pela Universidade Federal da Bahia UFBA. Professor do departamento de Educao Fsica da Universidade Federal de Sergipe UFS. So Cristovo, Sergipe, Brasil. E-mail: zobolito@gmail.com. Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

32

Para fundamentar nossa crtica, trazemos ao texto Valter Bracht (2007), que defende a idia de que a Educao Fsica no uma cincia. No entanto, ela est interessada nas cincias e nas explicaes cientficas.

Acreditamos que um dos grandes problemas, quando se discute a Educao Fsica no Brasil. perceber sua crise epistemolgica, no sentido de ser uma rea de conhecimento que tem seus objetos de estudo amparados sob a teoria e o mtodo de outras cincias.

Na formao de professores de Educao Fsica no Brasil pode-se trabalhar no somente as questes filosficas das cincias que formam parte dela ou cooperam com ela. Assim, chamamos a ateno para trabalhar com o enfoque CTS a problemtica cientfico-tecnolgica relacionada com o treinamento esportivo, a Educao Fsica escolar e seu currculo, seu status cientfico, tica e outros assuntos. Desta forma, esse enfoque pauta uma discusso no mbito interdisciplinar.

Para os autores do presente artigo, a formao de professores central na concretizao de mudanas na Educao. Assim, concordamos com os portugueses Vieira e Martins (2005) que salientam a existncia de vrias perspectivas de como concretiz-las. No caso da Educao, com o enfoque Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS), parece particularmente relevante partir das concepes dos professores sobre as interligaes CTS para desenhar programas de formao mais eficazes.

relevante aqui mencionar que na Educao Fsica brasileira existe uma crescente crtica ao ideal positivista da Cincia. Mas, essa crtica est relacionada com a Epistemologia e/ou Filosofia da Cincia. Cabe apontar que na Educao Fsica influem diversas concepes de cincia. Assim, as concepes sobre, verdade, relao teoria e experimento e racionalidade, predominantes nas referidas cincias, participam de diversas formas no ambiente terico-metodolgico da referida rea.

A problemtica social da Educao Fsica e do esporte pouco discutida entre os cientistas sociais no Brasil. Ferreira, Moreira e Marchi Jnior (2008) salientam que este aspecto sofre resistncias por parte das Cincias Sociais, pois alguns pesquisadores no se libertaram dos valores e juzos inerentes sua rea, no concebendo o esporte como um objeto de estudo pertinente. Os mesmos autores ainda sinalizam que so poucos os grupos de pesquisa que discutem essa problemtica no Brasil1. Nos ltimos tempos, se est tentando mudar essa situao; um dos meios adotados consiste nas discusses feitas por alguns grupos de pesquisa que estudam a Sociologia do esporte no Brasil, entretanto, esses grupos apenas se preocupam pela problemtica do conhecimento e com a Sociologia da Cincia.1

Introduo

1. Ver anexo ao final das referncias com lista de alguns Grupos de pesquisa que estudam esporte no Brasil e as instituies s quais esto vinculados. No total so 20 grupos de Pesquisa que estudam Sociologia do esporte no Brasil. Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio ZoboliA. Palma

As pesquisas de Educao Fsica ficam sempre sendo mediadas pela interface com outras reas/cincias que vem dar suporte terico a tais pesquisas. Surge ento um problema muito bem explicitado por Vaz (in Bracht e Crisrio, 2003: 118):
Muitos dos trabalhos que produzimos em interface explcita com outras reas do conhecimento no so considerados altura daquelas reas disciplinares, mas compem, s vezes sem muitos problemas, as possveis subreas da Educao Fsica. So o que chamamos, s vezes com mal-estar, outras tantas com jubilo, bons para Educao Fsica. No entanto, h que se ponderar que muitos de nossos trabalhos apresentam grande qualidade nas interfaces com outras reas do conhecimento, mas por reserva de mercado acadmico ou por puro preconceito ou pela soma dos dois fatores so descredenciados para congressos e peridicos, considerados trabalhos acadmicos menos relevantes nas reas com as quais dialogamos.

Diante disso, surge ento a necessidade de se pensar a Educao Fsica de forma transdisciplinar, para ento melhor compreendermos as necessidades/problemas do homem, um ser humano, complexo. Isso porque as especificidades das disciplinas cientficas so, a nosso ver, insuficientes ou no mnimo reducionistas para explicar a complexidade de uma prtica educativa que articula problemas de um ser humano fsico, psicolgico, sagrado, cultural, econmico, poltico, tico...

A Educao Fsica composta por um emaranhado de diferentes reas. Conformar um nico objeto cientfico para a Educao Fsica , em nosso entender, um tanto quanto impossvel. Bracht (2007) menciona que a Educao Fsica precisa ser pensada mais em pequenas comunidades de dilogo. Isso vai significar, provavelmente, a presena de diferentes comunidades organizadas de diferentes formas, produzindo e vinculando conhecimentos que se orientam por diferentes problemas.

33

Por isso Vaz (1994) chama a ateno ao mencionar que mais importante do que a avalanche de novas pesquisas o rigor que se possa incorporar na prtica profissional. Mais relevante que anncios de novos conhecimentos imaginrios que se pretendam como transformadores, mas que na verdade se revelam conservadores de uma atividade cientfica nada rigorosa, o habito de pesquisa como prtica do
Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Na meno de Sanchez Gamboa (2010), pesquisar a problemtica da Educao Fsica no consiste apenas em utilizar instrumentos, realizar procedimentos, aplicar algumas teorias e mtodos j desenvolvidos em outras reas, oriundos especialmente das denominadas disciplinas mes como Fisiologia, Biomecnica, Psicologia, Sociologia, caracterizando um colonialismo epistemolgico. Implica a elaborao de referenciais tericos especficos e do delineamento de opes epistemolgicas condizentes com a natureza da rea, parecendo ser necessrio definir pontos de partida e de chegada dos processos do conhecimento, de caminhos, das articulaes entre processos e horizontes compreensivos, que fogem das receitas cientficas e de paradigmas prontos e consolidados em outras reas.

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

fazer cincia, e no como preenchimento de espaos em revistas e encontros cientficos. Observamos ainda que a problemtica cientfico-tecnolgica na rea de Educao Fsica e sua cientificidade tem sido analisada, principalmente, partindo da Epistemologia. Nessa linha, existem crticas, tambm, Sociologia de R. K. Merton (1979) e seus imperativos, que considera que o ethos da cincia se caracteriza pelo a) objetivismo; b) desinteresse material do cientista, que tem como nico interesse a procura da verdade; c) universalismo e d) ceticismo institucionalizado (Merton, et al., 1979). O estudioso brasileiro Renato P. Dagnino (2011) salienta que:
estes imperativos, formulados no plano normativo enquanto uma tica do cientista, ainda se mantm dominantes, embora (como se ver adiante) essa viso tenha sido questionada no plano acadmico, no ambiente do debate da Sociologia da Cincia contempornea. A cienciometria, os diversos instrumentos de avaliao quantitativa da pesquisa, assim como a falta de ferramentas de anlise qualitativa da produo acadmica, so fruto deste tipo de compreenso neutra, instrumental, da C&T e esto disseminados enquanto senso comum acadmico, apesar da existncia de debates, divergncias e controvrsias.

34

Os mesmos autores supracitados ainda salientam que o enfoque CTS, que para alguns sinnimo dos ESCT refere-se ao estudo da cincia e da tecnologia na sociedade, isto , da forma na qual os fenmenos tcnicos e sociais interatuam e influenciam-se uns aos outros.2
2. Estudos Sociais da Cincia e da Tecnologia (ESCT). Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Dagnino e Thomas (2002) salientam que essa perspectiva conforma um extenso campo para o qual convergem diversas perspectivas disciplinares sociologia e histria da cincia, sociologia e histria da tecnologia, economia da mudana tecnolgica, anlise de polticas, filosofia do conhecimento, estudos ambientais, entre outras que abordam uma multiplicidade de objetos. Envolvem instituies pblicas de P&D, empresas privadas, tradies cientficas, dinmicas scio-tecnolgicas, polticas pblicas e prospectiva tecnolgica.

Neste vis, o presente artigo discute a importncia do enfoque CTS na Educao Fsica, na medida em que este enfoque considera no somente os aspectos epistemolgicos como tambm sociais da cincia.

A idia mertoniana da cincia ainda predomina em meio s produes de conhecimento na Educao Fsica. Uma das perspectivas crticas da Epistemologia Tradicional e da Sociologia mertoniana a representada pelo enfoque CTS, que tem como uma de suas principais idias, a crtica da referida idia mertoniana. Alguns de seus primeiros representantes foram o Programa Forte da Sociologia da Escola de Edinburgo, Escocia, liderado por Barry Barnes de Edinburgo e o historiador marxista da cincia e qumico J. D. Bernal com sua obra A Histria Social da Cincia.

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

Barry Barnes e o prprio David Bloor, refletindo sobre sua obra (Bloor, 1998), reafirmam os princpios bsicos expostos nos primeiros trabalhos do programa forte e seguem afirmando os seguintes pontos como sinais de sua identidade: * O carter contextual das observaes, que dependem dos pressupostos do observador; * A existncia de um componente intrinsecamente social em todo conhecimento; * O experimento como uma forma de vida prtica; * As formas de classificao como convenes sociais; * Os procedimentos ostensivos como processos sociais; * A afirmao do empirismo e de estratgias realistas; * As teorias cientficas como metforas.

Desde David Bloor (1979), a confortvel diviso entre um contexto de descoberta e outro contexto de justificao confunde-se, e vai pelos ares o tranqilo pacto implcito entre socilogos e filsofos (epistemlogos, metodlogos, moralistas...) que confina aos primeiros o estudo das condies de produo do conhecimento cientfico (a comunidade cientfica mertoniana) para conceder aos segundos a considerao dos critrios de validao de seus produtos (o conhecimento cientfico). A caixa preta que mantinha resguardados os contedos prprios da cincia (teorias, leis, demonstraes, conceitos, teoremas...) tem-se revelado, ao abrir-se como uma autntica caixa de Pandora.

A crtica da imagem tradicional da cincia e da tecnologia na educao fsica

O enfoque CTS tem alcanado um elevado grau de institucionalizao nos Estados Unidos, Europa e Amrica Latina. um caminho para a anlise crtica e interdisciplinar da Cincia e Tecnologia e sugere uma nova imagem da mesma, em contraste com a imagem tradicional ou clssica que defende a neutralidade da cincia. A imagem tradicional uma imagem internalista que postulou sua determinao por fatores e valores internos, no caso da cincia, teorias, mtodos, e
Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Nesta concepo, o enfoque CTS constitui uma perspectiva interdisciplinar composta de inter-relaes sociais e tcnicas necessrias para a compreenso e aplicao deste enfoque. A misso principal desses estudos a exposio de uma interpretao da cincia e da tecnologia como processos sociais, ou seja, como empresas complexas em que o aspecto cultural, poltico e econmico do forma ao processo e, por sua vez, produzem impacto sobre esses valores e aqueles da sociedade a que pertence (Cutcliffe, apud Nuez, 2003). E isto significa que o desenvolvimento cientfico e tecnolgico, que inclui a Educao Fsica, exige uma avaliao cuidadosa de seus motoristas, e os impactos, um conhecimento profundo de suas inter-relaes com a sociedade.

Na mesma linha, Bazzo, et al (2003) definem a expresso CTS como um campo de trabalho acadmico cujo objeto de estudo constitudo pelos aspectos sociais da cincia e da tecnologia, tanto no pertinente aos fatores sociais que influem na mudana cientfico-tecnolgica, como no que diz respeito s conseqncias sociais e ambientais.

35

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

36

Nos valores do processo competitivo, por vezes, o respeito corporalidade, honestidade e outros atributos, so valores secundrios. O que importa o quanto o sujeito capaz de produzir. Desta forma, este fica reduzido a sua capacidade de performance.

Dentre as prxis da Educao Fsica, o desporto se configura como sendo uma prxis que tem laos estreitos com os valores sociais e do sistema de produo econmica. Nos treinamentos e prxis desportivas realizados no contexto dos programas de Educao Fsica, o ser humano, muitas vezes, vtima de uma tica sem sujeito na qual seu corpo tem sido cada vez mais orientado e dirigido pelas leis de competio e do mercado. A vida deve ser o bem maior e ela deve determinar como deve acontecer o processo de competio. No se pode deixar que a vida se adapte e se sujeite s exigncias e caprichos da competio, que tm na medalha seu maior objetivo. Nesse caso, percebe-se inclusive a existncia de um prazer extracorporal.

A tecnizao da Educao Fsica, fundada numa prxis historicamente pautada na concepo do ser humano e de um mundo cartesiano/fragmentado/tcnico, casa-se perfeitamente bem com os interesses desta Educao Fsica que tinha e ainda hoje tem , como meio e fim, a competio desportiva. Isto nos leva a pensar que o atleta de alto-rendimento se constitui primeiramente como ideal produzido por projees racionais mediante as descobertas cientficas no campo das cincias de cunho mdico/biolgico oriundas originalmente do mtodo cientfico desenvolvido por Ren Descartes.

Esta imagem clssica da cincia e da tecnologia sugerida especialmente em toda a filosofia moderna (Bacon, Descartes, Iluminismo), e no positivismo, tem operado no campo da Educao Fsica e do esporte como sendo parte do contedo da Educao Fsica tanto nos currculos como na produo do conhecimento, poltica e dinmica institucional e de gesto. No difcil relacionar esta imagem a conceitos que estabeleceram normas neste domnio, como o caso no Brasil na dcada de 30 e 40 do sculo passado, que se concentra tendo como base o treinamento de Educao Fsica para mulheres e homens, saneamento forte, ativo, e pblico, de uma sociedade livre de doenas e vcios (Gis, 2000). O mesmo poderamos dizer sobre a concepo militarista, que tinha como escopo a formao ditada pelo governo, no desenvolvimento de homens obedientes e adestrado prprios de condutas apresentadas nos quartis, como os exerccios que faziam aluso aos exerccios calistnicos.

a verdade, e, no caso da tecnologia, a eficcia, eficincia e desempenho. tambm uma viso romntica da cincia e tecnologia na Educao Fsica, e absolutizao do papel do desenvolvimento tcnico e cientfico e da referida rea na soluo dos problemas sociais e de bem-estar (imagem cientfica e imagem tecnocrtica), que pressupe a idia de que a cincia e a tecnologia so boas por natureza (boa imagem), ou pelo menos neutras ou imparciais do ponto de vista social, poltico, ideolgico, da tica, de classe, gnero, raa ou cultural.

Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

Estas tentativas realizadas acima, tendo como foco o desporto, so algumas das possibilidades de reflexo a partir e por meio do enfoque CTS na rea da Educao Fsica, que traz crticas s ideologias e valores do cientificismo dessa rea, esquecendo- se do sujeito cientfico como um todo complexo composto por subjetividades.

A partir do acima descrito percebemos que a concepo de ser humano utilizada pela Educao Fsica para fundar sua prxis est implcita numa antropologia que imprime uma forte conotao sustentao de uma Educao Fsica biologizante. Isto explica historicamente as constantes preocupaes que a Educao Fsica manteve com a manuteno do corpo saudvel, com o desenvolvimento de habilidades fsico-motoras e principalmente com a performance esportiva. Essa caracterizao confirmada dentro da histria da Educao Fsica pelos exerccios mecnicos feitos nas escolas e tambm se percebe na repetio exacerbada de gestos esportivos a fim de adestrar fisicamente o aluno para obter uma melhor tcnica visando um melhor desempenho em determinada modalidade. Deste modo, no existe muito interesse em aprofundar na histria social do uso de C&T na Educao Fsica.

Na competio desmesurada sempre o profissional do desporto a principal vtima. Ser por acaso que muitos dos praticantes do desporto altamente competitivo findam suas carreiras com molstias que os vo acompanhar para o resto de suas vidas? (Srgio, 2003: 31). Aps trazer esta relevante reflexo, Manuel Srgio cita que a cultura desportiva, como sistema coletivo de conhecimento e de conduta, deve estimular o agente do desporto ao respeito pelos outros e por si mesmo! A preservao da sade um dos aspectos que o atleta deve a si mesmo e aos seus adversrios (Ibid).

H uma instigao recorrente no imaginrio desportivo em relao superao de limites de dor e medo. Circulam vrios depoimentos nos meios desportivos de atletas que so vistos como heris por terem sucumbido dor para jogar uma final de campeonato. Quem pode se esquecer daquela cena da Olimpada de Los Angeles, em 1984, onde a maratonista sua Gabriele Andersen Scheiss cruzou a linha de chegada desconfigurada, surrada pela fadiga e cambaleando sob os aplausos do pblico por quem foi ovacionada.

A busca exacerbada da quebra de limites humanos atravs da competio conforma um corpo sujeito a ideais de vitria, e isso, na maioria das vezes, torna secundria a reflexo crtica e tica sobre o prprio existir humano, reduzindo assim a sade capacidade de rendimento diminuindo sobremaneira a dimenso existencial da mesma. A estrutura da competio, organizada em torno dos seus fins, prende-se muito melhor forma de fornecer resultados a seus objetivos, independentemente dos demais interesses e valores das condies do ser humano.

37

Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

38

Em meio a esses paradigmas que a Educao Fsica se materializa, desconsiderando o desenvolvimento total do indivduo e as relaes sociais entre os cientistas.
Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Essas modificaes, ao mesmo tempo em que possibilitam benefcios ao meio, causam excluso, como a troca de seres humanos por mquinas. o trabalho manual perdendo espao para a tecnologia, o que nos leva a pensar: at que ponto as inovaes so benficas?

Para que no exista esta fragmentao entre sujeito e objeto preciso que a sociedade, a Educao Fsica e o esporte reflitam de forma crtica as inovaes geradas pela cincia e tecnologia e ajudem a participao democrtica dos seres humanos na sociedade, questionando a excluso social.

Como podemos observar, estas caractersticas visualizadas, sobretudo nos currculos, apresentam pontos buscados pelo mercado de trabalho que desconsideram o sujeito, havendo uma fragmentao entre os requisitos objetivados pela sociedade e as relaes humanas e seus valores.

Santin (1987), escrevendo no contexto do currculo, evidencia que na Educao Fsica o privilgio aos aspectos fsico/prticos sobre os intelectuais, polticos e psico/sociais determinante, tendo em vista sua materializao quase que exclusivamente no esporte, em que os exerccios, treinamentos e prticas desportivas so marcantes e oportunos.

Para Valrio e Bazzo (2006), existe uma crescente insero das inovaes cientficas/tecnolgicas no mbito social; e a onipresena da Cincia e Tecnologia em nosso cotidiano, conferindo novos significados para os sentimentos e valores humanos, numa mostra do que parece ser a caracterstica mais marcante de nossos dias.

Deste modo, a Cincia e a Tecnologia vivem sob influncia de fenmenos como globalizao, nova economia, sociedade de risco e a relao de humanidade. A Educao Fsica marcada por constantes mudanas sociais, tecnolgicas, econmicas e polticas, e os marcos de poderes, interesses e valores em que se desenvolve. Assim, partindo de Bazzo et al. (2003) e Dagnino e Thomas (2002 ), entendemos que o enfoque CTS refere-se ao estudo da cincia e da tecnologia na sociedade, isto , da forma pela qual os fenmenos tcnicos e sociais interatuam e influenciam-se uns aos outros.

Uma das preocupaes da perspectiva CTS est nos estudos dos problemas sociais internos das comunidades cientficas. Assim, a problemtica cientfica e tecnolgica na Educao Fsica, em particular no interior de suas comunidades acadmicas, poder ser tratada como cenrio de relaes sociais. O social tambm influi nas teorias, nos experimentos, na hora que se decide que teoria utilizar, portanto as questes sociais, psicolgicas, polticas, pessoais, culturais, fazem parte desse contexto.

Educao fsica, cincia e tecnologia: a relevncia do enfoque CTS

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

Hoje vivemos numa sociedade que considera a aparncia fsica como um dos seus aspectos mais relevantes no mundo da exibio. Deste modo, o corpo no pertence pessoa, mas s regras e orientaes, artifcios e disfarces do mundo social. As pesso-as procuram ajustar seus corpos (aparncia fsica e conduta) aos cnones da
Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Para Coelho e Severino (2007) o corpo, superfcie privilegiada de inscrio da histria, no consegue disfarar as marcas deixadas pelos diferentes usos e desusos que recebeu no longo do percurso, no qual hoje expem fotogenicamente suas silhuetas s milhares de lentes invisveis que o expem a uma sabatina incessante de controle, vigilncia e cobrana.

So verdadeiros padres estticos, que caracterizam um corpo em exibio no mer-cado da imagem, oriundos do poder da tecnologia em intervir na estrutura corporal; cada vez mais vemos um corpo construdo e reduzido imagem, sem vestgios das imperfeies da vida que ressaltam formas e curvas corporais.

O desenvolvimento econmico e a busca de resultados trazem consequncias para a Educao Fsica, viabilizando cada vez mais materiais, aparelhos e produtos resultan-tes da Cincia e Tecnologia que possibilitem um melhor desempenho. Isto evidenciado no mundo mercadolgico do treinamento desportivo e do fitness. Este desenvolvimento ocasiona muitas vezes a utilizao de produtos inadequados para a melhora do desempenho corporal, partindo de paradigmas cientficos considerados socialmente neutros.

na perseguio deste padro de corpo esttico pela sociedade, que proliferam as academias de ginstica; as cirurgias de reparao plstica; os programas de dietas; as indstrias de remdios, vitaminas e esterides anabolizantes; as fbricas de cosmti-cos e tantos outros.

A imagem corporal construda atravs das representaes estabelecidas no diadia, permeada por modelos de corpos estabelecidos como se fossem dogmas, despreocupados com a diversidade cultural e preocupados com medidas, msculos e rendimento; permeados, como uma dicotomia, conforme Harvey (2004) sinaliza, por uma ciso entre corpo social e corpo poltico.

O modelo corporal produzido e difundido pela mdia um modo de alienao que ar-rasta um grande nmero de sujeitos busca do corpo belo, socialmente determinado. Segundo Freitas (1999), dessa maneira que o corpo controlado, pois, debatendo-se na busca de uma soluo para o conflito entre o que se e o que se deve ser e querer torna-se incapaz de super-lo, ou seja, de perceber as implicaes ideolgi-cas que se armam como pano de fundo. tambm por esta via que se suscita a ver-gonha do prprio corpo naqueles que no se enquadram nas definies desses mode-los.

Sua prxis sustentada e desenvolvida na busca de resultados, corpos perfeitos estabelecidos por verdadeiros modelos visualizados na sociedade, ocasionando a exclu-so dos que no tem tal padro ou no o atingem.

39

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

Nesta perspectiva, alguns autores pontuam e apontam para uma Educao Fsica que tenha outros valores alm dos esportivos, para que a mesma deixe de ter carter adestrador, autoritrio e excludente. S pensando nestes valores que o enfoque CTS pode ser trabalhado na Educao Fsica em geral, seja no contexto escolar, alto rendimento, fitness, sade, entre outros que abrangem o campo de atuao do profissional de Educao Fsica. Consideraes finais

Neste sentido, Pimenta e Anastasisou (2008) salientam que diante das contradies presentes na realidade, que se refletem na universidade como instituio social, pre-ciso discutir a diferenciao entre treinamento e formao, cincia e tecnologia, infor-mao e conhecimento e seu compromisso com o social ou com o capital, de modo que durante o processo educacional seja possibilitada a reflexo sobre estes aspectos entre os envolvidos no processo.

moral oficial, numa clara tentativa de se auto-valorizar a partir das regras sociais impostas pelo meio (Trasferetti, 2008).

40

O enfoque CTS sugere a responsabilidade social no somente dos cientistas, mas tambm, de todas as partes envolvidas. Por isso, importante discutir esse enfoque entre educadores, pesquisadores, atletas, estudantes e administradores esportivos da Educao Fsica e Deportes.

Os processos cientficos e tenolgicos em Educao Fsica so acompanhadas por riscos, que no residem apenas na aplicao, mas tambm na prpria estrutura do conhecimento. Assim, a anlise CTS deve comear na prpria concepo do produto, e no apenas depois que ele j est preparado. Aqui se recomenda ter em conta que nem tudo cientifica e tecnicamente possvel, social ou eticamente desejvel.

Ao aplicar esta abordagem, importante entender que as prticas no campo da Edu-cao Fsica e esportes no so inerentemente boas ou ms ou socialmente neutras. Portanto esta anlise necessria para esclarecer as limitaes e impactos superve-nientes, independentemente de boas intenes.

O enfoque CTS na Educao Fsica, envolve a ateno para as suas condies de carter social, ideolgico, econmico, poltico, cultural, aspectos tnicos, raciais e religiosos, tica e moral, a necessidade de superviso ou controle pblico e o processo democrtico e sua implementao. Este enfoque aborda as relaes sociais no interior da pesquisa; o que cientfico ou no?; a questo da verdade; os condicionantes sociais das produo cientfica e sua avaliao.

Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

NEZ, J. J. (2003): La ciencia y la tecnologa como procesos sociales, La Habana, Editorial Flix Varela.

MERTON, R. (1979): A crtica da cincia: sociologia e ideologia da cincia, Rio de Janeiro, Zahar.

MARCILENA, R. L. (2002): Educao Fsica no Brasil: Uma Histria Poltica. Disponvel em: http://www.webartigos.com/articles/3097/1/Educacao-Fisica-NoBrasil-Uma-Historia-Politica/pagina1.html.

HARVEY, D. (2004): Espaos de esperana, So Paulo, Loyola.

GOIS, J. E. (2000): Os higienistas e a Educao Fsica: a histria dos seus ideais, Dissertao de Mestrado Apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro.

FREITAS, G. G. (1999): O esquema corporal, a imagem corporal, a conscincia corporal e a corporeidade, Iju, Uniju.

FERREIRA, A. L. P.; MOREIRA, T. S. y MARCHI JNIOR, W. (2008): Mapeamento dos grupos de pesquisa da Sociologia do Esporte: apontamentos iniciais sobre a situao desta rea no Brasil, In: Anais. 1 Encontro da ALESDE Esporte na Amrica Latina: atualidade e perspectivas, Curitiba. Disponvel em: http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/mapeamento-dos-grupos-pesquisa-sociologiaesporte-apontamentos-iniciais-sobre-situacao-desta-area-brasil.pdf.

DAGNINO, R. y THOMAS, H. (2002): Panorama dos estudos sobre cincia, tecnologia e sociedade na Amrica Latina, Taubat, Cabral Ed.

DAGNINO, R. (2011): Enfoques sobre a relao Cincia, Tecnologia e Sociedade: Neutralidade e Determinismo. Disponvel em: http://www.oei.es/salactsi/rdagnino3. htm. Acesso em 11/05/2009.

COELHO, R. F. J. y SEVERINO, M. F. V. (2007): Histrias dos usos, desusos e usura dos corpos no capitalismo, Revista do Departamento de Psicologia UFF, vol. 19, n 1, pp. 83-100.

BRACHT, V. (2007): Educao Fsica e cincias: cenas de um casamento (in) feliz, Iju, Uniju.

BLOOR, D. (1998): Conocimiento e imaginrio social, Barcelona, Editorial Gedisa.

BAZZO, W. A. (2003): Introduo aos estudos CTS: (cincia, tecnologia e sociedade), Madrid, OEI para a Educao, a Cincia e a Cultura.

Referncias

41

Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

42

VIEIRA, R. M. y MARTINS, I. P. (2005): Formao de professores principiantes do ensino bsico: suas concepes sobre cincia-tecnologia-sociedade, Revista Iberoamericana de Cincia, Tecnologia, Sociedad e Innovacin, vol. 2, n 6, pp. 101121.

VAZ, A. (1994): A pesquisa como prtica pedaggica Uma resposta pergunta Pesquisa em Educao Fsica: para qu e para quem?, Revista Motrivivncia, n 5, 6 e 7, pp. 60-62.

VAZ, A. (2003): Metodologia da pesquisa em Educao Fsica: algumas questes esparsas, in BRACHT, V e CRISORIO, R. (org): A Educao Fsica no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas, Campinas, Autores Associados, Rio de Janeiro, PROSUL, pp. 115-127.

VALRIO, M. y BAZZO, W. A. (2006): O papel da divulgao cientfica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relaes entre cincia, tecnologia e sociedade. Revista Iberoamericana de Cincia, Tecnologia, Sociedad e Innovacin , vol. 3, n 7. Disponvel em: <http://www.oei.es/revistactsi/numero7/ articulo02b.htm>. 12/03/2011.

TRASFERETTI, J. (2008): Corpo e Cultura: No contexto da sociedade brasileira. Cultura e Sociedade, vol. 11, n 1, pp. 126-137.

SRGIO, M. (2003): Alguns olhares sobre o corpo, Lisboa, Instituto Piaget.

SNCHEZ GAMBOA, S. (2010): Epistemologia da Educao Fsica: as inter-relaes necessrias. 2. ed. rev. e ampl. Macei, EDUFAL.

SANTIN, S. (1997): Educao Fsica: uma abordagem filosfica da corporeidade, Iju, Uniju.

PIMENTA, S. G. y ANASTASIOU, L. G. C. (2008): Docncia no ensino superior, So Paulo, Cortez.

Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

Anexo
Grupos de Sociologia do Esporte no Brasil Instituies vinculadas Linhas de pesquisa

Anima: Lazer, Animao Cultural e Estudos Culturais

Universidade do Rio de Janeiro

Comunicao e Esporte

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Animao Cultural conceitos e linguagens, que investiga a animao cultural como uma abordagem pedaggica; Histria das Prticas Corporais de Lazer na Modernidade e Contemporaneidade, que concebe historicamente os fenmenos Lazer e Esporte; e a linha Lazer e Cidade, que trata a configurao social do Lazer no mbito das cidades, sob uma perspectiva sociolgica e antropolgica.

Grupo de Estudos de Sociologia e Pedagogia do Esporte Grupo de Estudos em Psicologia e Sociologia da Educao Fsica e do Esporte

Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Presbiteriana Mackenzie

Anlise Discursiva da Imprensa Esportiva, que estuda a imprensa esportiva brasileira e estrangeira atravs da anlise do discurso; Antropologia, Histria e Sociologia do Esporte, que analisa a partir do referencial das Cincias Humanas o fenmeno esportivo; Fotojornalismo Esportivo, que realiza a anlise imagtica esportiva dos jornais brasileiros e estrangeiros; e a linha Marketing e Esporte, que objetiva analisar as estratgias do Marketing aplicado ao Esporte. Sociologia do Esporte, que analisa o papel do Esporte na sociedade contempornea; e a linha Pedagogia do Esporte, que trata das peculiaridades do Esporte escolar e no escolar.

43

Aspectos Sociolgicos e Histricos do Esporte, que investiga os aspectos histricos do desenvolvimento do fenmeno esportivo para, a partir deste, analisar os desdobramentos sociolgicos de determinadas pocas; Motivao para a Prtica do Esporte e Atividade Fsica, que prope modelos motivacionais para os indivduos envolvidos nessas atividades; Psicologia Educacional, que estuda as questes de afetividade envolvidas na Educao Fsica escolar; Relaes Sociais de Gnero nas Prticas Corporais, Educativas e Esportivas, que aborda as representaes de gnero presentes nestas prticas, alm de propor aes para minimizar preconceitos e discriminaes ligados ao gnero; e a linha de Treinamento Mental em Atletas, que estuda e instrumentaliza novos mtodos de treinamento mental.

Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Camila da Cunha Nunes, Adolfo Ramos Lamar e Fabio Zoboli

Grupos de Sociologia do Esporte no Brasil

Educao Fsica Escolar, Esporte e Sociedade

Instituies vinculadas

Universidade de Braslia

Linhas de pesquisa

44

A Relao entre Educao Fsica, Mdia e Esporte na Sociedade, que trata dos estudos relativos aos meios de comunicao, alm da teoria e da prtica do Esporte e da Educao Fsica na sociedade; Aprendizagem e Trabalho Pedaggico da Educao Fsica na Escola, que investiga os aspectos didticos envolvidos na prtica da Educao Fsica escolar; Formas e Mecanismos de Socializao na Prtica Pedaggica da Educao Fsica Escolar, que estuda os mecanismos pelos quais os indivduos aprendem o modo de vida da sociedade em que esto inseridos, aplicados Educao Fsica escolar; Histria da Educao Fsica Escolar, que resgata a histria do discurso terico e da prtica pedaggica deste fenmeno no Distrito Federal; Metodologia de Ensino na Educao Fsica Escolar, que identifica os estilos de ensino utilizados e analisa as diferenas didtico-metodolgicas existentes levando em conta as diversas realidades da escola; e a linha Relao Esporte e Sociedade, que realiza estudos acerca desta relao, com o apoio de teorias sociolgicas clssicas e contemporneas.

Fuente: adaptado de Ferreira, Moreira e Marchi Jnior (2008)

Revista CTS, n 23, vol. 8, Mayo de 2013 (pg. 31-44)

Potrebbero piacerti anche