Sei sulla pagina 1di 24

D

E
B B

RREDIA

05

06

07

03

02

08

01

seo E-E
(*) Proteo total contra corroso=50mm mn
da parte externa do apoio (contra concreto)

S/ Escala

19 11

10

17

E "D" - ABA, E PONTEIRO

Seo A-A
S/ Escala

14

06

07

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

Rudlo: Tradio, Agilidade e Experincia


Imagem Area da Empresa

A Rudlo foi fundada em 1960, como indstria de materiais para a construo civil, com especializao em concreto protendido. Ao longo de mais de 50 anos, a empresa se desenvolveu em diversos campos de atuao, capacitando-se para fornecer solues de engenharia diferenciadas e servios especializados. Atualmente, entre os produtos e servios oferecidos pela Rudlo destacam-se principalmente: Aparelhos de apoio metlicos; Protenso de estruturas; Emendas para barras de ao CA-50; Pontes executadas por segmentos empurrados; Movimentao de cargas pesadas; Usinagem mecnica. Em cada rea onde atua, a Rudlo tem a preocupao constante de oferecer aos clientes uma soluo tcnica e economicamente interessante, atravs de solues personalizadas. A empresa trabalha obedecendo elevados padres de qualidade, normas tcnicas e exigncias do mercado globalizado. pioneira e a nica brasileira com Sistema de Gesto da Qualidade cer cada pela ISO 9001:2008 como fornecedora de componentes de concreto protendido, entre outros produtos. A preocupao da empresa em a ngir excelncia tecnolgica, de servios e produtos, respeitando o meio ambiente, o homem e a sociedade onde se insere lhe permite buscar uma atuao voltada para a sustentabilidade. Com o obje vo de se desenvolver neste sen do, a Rudlo associada do Ins tuto Ethos, armando seu compromisso em adotar pr cas sociais e responsveis, contribuindo para a construo de um cenrio mais promissor para todos.

P o Fabril Usinagem

Horta Comunitria

P o Fabril Engenharia

Cursos In Company ministrados pelo SENAI

Visite nosso site e saiba mais! www.rudlo.com.br

POR QUE USAR ESTE CATLOGO


Este catlogo recomendado para ns did cos e pr cos sobre o uso de aparelhos de apoio em estruturas, principalmente para os prossionais envolvidos no projeto e/ou execuo destas estruturas. Seu contedo envolve a apresentao de informaes genricas sobre aparelhos de apoio, assim como as principais caracters cas dos Aparelhos de Apoio Metlicos Elastomricos Rudlo, com o obje vo de oferecer aos prossionais os dados necessrios escolha e instalao destes aparelhos. Aqui no sero tratados casos especiais, mas aplicaes convencionais genricas dos Aparelhos de Apoio Metlicos Elastomricos Rudlo, conforme a sua linha padro de produo. Porm, projetos especiais podem ser desenvolvidos em casos especcos, conforme a necessidade do cliente. Informaes a este respeito devem ser solicitadas ao departamento tcnico da Rudlo.

POR QUE USAR APARELHOS RUDLOFF?


Aparelhos de apoio so elementos fundamentais movimentao natural existente em algumas estruturas. So necessrios para atender s condies de estabilidade e movimentao previstas em projetos ao longo de toda vida l destas estruturas. Devido sua relevncia, estes aparelhos so peas que requerem uma fabricao cuidadosa e precisa, que possa garan r o seu correto funcionamento e durabilidade. Os aparelhos de apoio Rudlo so projetadas de acordo com normas europeias, incorporando tecnologia avanada de projeto e fabricao, com materiais de alta qualidade, visando a garan a de sua longa vida l e de sua resistncia. A Rudlo desenvolve suas a vidades a par r de um sistema de gesto cer cado pela Norma NBR ISO 9001:2008, com a preocupao constante de oferecer produtos e servios com elevado padro de qualidade. Seus fornecedores so cuidadosamente selecionados e homologados, e sua produo iden cada e inspecionada periodicamente, desde o recebimento da matria-prima, at a entrega do produto nal. Isso possibilita o acompanhamento de todo o processo produ vo pelo Controle da Qualidade e permite o registro do histrico da produo.

O USO DE APARELHOS DE APOIO


A necessidade do uso de aparelhos de apoio ocorre porque quando duas peas estruturais se apoiam uma sobre a outra, elas podem girar (rotao) ou deslizar (translao) uma em relao outra. Estes movimentos de rotao e translao nem sempre podem ser absorvidos por alguma das duas peas, sendo necessrio, para isso, um elemento intermedirio entre elas, que o aparelho de apoio. Os aparelhos de apoio so desenvolvidos de forma a transferir esforos para o apoio de uma estrutura, respeitando as condies de estabilidade e movimentao previstas em seu projeto. Seu uso mais comum para o apoio de superestruturas de pontes e viadutos, onde o uso dos aparelhos entre vigas e pilares possibilita a movimentao natural existente entre estes dois elementos, absorvendo os esforos horizontais e de rotaes e transmi ndo aos pilares os esforos ver cais.

Imagem 01: Aparelho po TM aplicado

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

FORAS ATUANTES
Consideram-se como os principais fatores causadores de foras e momentos sobre os aparelhos de apoio: Esforos ver cais: peso prprio da estrutura, carga mvel, componente ver cal do vento. Esforos horizontais: frenagem, atrito, vento, fora centrfuga em pontes curvas, foras corre vas decorrentes de deformao lenta; retrao, protenso e dilatao trmica. Momentos decorrentes da excentricidade dos esforos ver cais, momentos devido protenso. A grandeza destas foras, bem como a movimentao desejada em um apoio, condicionam o po de aparelho de apoio a ser usado na estrutura.

PRINCPIOS BSICOS
Aparelhos de apoio devem poder oferecer a uma estrutura xao horizontal, para mant-lo no lugar, ou deslocamento horizontal, para permi r ela movimentos de expanso e contrao. Assim, os aparelhos em geral podem ser xos ou mveis, dependendo das suas funes est ca e cinem ca. Quanto ao material u lizado, podem ser: De concreto (ar culao de concreto); Elastomricos; Metlicos, que podem ser cons tudos de elastmero junto com o ao. Na denio do sistema de apoios de uma estrutura, devem ser observados os seguintes princpios: Aparelhos de apoio de qualquer po ou marca sofrem desgastes e devem poder ser subs tudos. ento necessrio se prever um acesso aos aparelhos instalados, para sua eventual manuteno ou subs tuio, incluindo o espao para a colocao de macacos de suspenso na estrutura. O sistema de apoios de uma estrutura deve respeitar suas caracters cas geomtricas e cinem cas, sem gerar nela tenses inesperadas. As deformaes da estrutura em servio devem ser respeitadas, pois realmente ocorrem. Recomenda-se que o posicionamento de aparelhos de apoio seja feito de modo a evitar que eles sejam a ngidos por gua e que se acumule sujeira ao seu redor.

A responsabilidade dos aparelhos de apoio em uma estrutura grande, porm seu custo normalmente muito baixo em relao ao custo da estrutura como um todo. Contudo, isso s poder realmente acontecer se os aparelhos forem adequadamente escolhidos e sua instalao for bem executada, garan ndo assim o correto funcionamento e a durabilidade das peas. Aparelhos de apoio s funcionam adequadamente e com durabilidade quando corretamente instalados.
Imagem 02: Aparelho de apoio po TM

ATENO!
4

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

OS APARELHOS RUDLOFF
Tampa superior Disco de teon Chapa de ao inoxidvel Barra deslizante Barra guia Chumbador Parafuso de montagem

Anel vedante de silicone Anel els co de vedao Chumbador

Base Placa intermediria

Elastmero

Imagem 03: Corte transversal de um Aparelho Metlico Elastomrico Rudlo po Unidirecional-TU (fora de escala)

ELASTMERO
A pea central dos aparelhos de apoio um elastmero que ca connado dentro da base de cada aparelho e acompanha a sua rotao, como se fosse um udo viscoso. Para garan r o funcionamento adequado do elastmero, h um anel els co de vedao preso no prprio elastmero. O anel, feito de pls co duro, se desliza na parede interna da base do aparelho sem se desgastar e se adapta facilmente a eventuais deformaes. Alm disso, elimina o atrito gerado pelo contato de metal com metal, prejudicial durabilidade do aparelho de apoio.

PROTEO ANTICORROSIVA NO APARELHO DE APOIO RUDLOFF


necessrio um isolamento totalmente seguro nos espaos que se formam entre a placa intermediria e a base, devido ao movimento do aparelho. Este isolamento proporcionado por um anel de silicone, que protege o interior do aparelho contra a inltrao de umidade, evitando danos por oxidao interna dos seus componentes. Para todos os componentes de ao do aparelho que cam expostos, adotado a seguinte sistem ca de proteo: Limpeza por jateamento; Aplicao de Epxi Primer an corrosivo de zinco; Aplicao de duas camadas de reves mento com pintura epxica de alta dureza. As super cies deslizantes so engraxadas com graxa base de silicone. As super cies de contato com o concreto no recebem nenhum po de material viscoso ou de graxa.

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

CERTIFICADO DE QUALIDADE RUDLOFF


As matrias-primas, os componentes e os processos produ vos u lizados pela Rudlo Industrial Ltda. na fabricao dos aparelhos de apoio so controlados e inspecionados por sistema de qualidade cer cado pela Norma NBR ISO 9001:2008. Cada aparelho de apoio Rudlo acompanhada de um Cer cado de Qualidade, onde consta a aprovao de suas propriedades, de acordo com os dados de projeto.
CERTIFICADO DE QUALIDADE
RUDLOFF INDUSTRIAL LTDA
Rua Bogaert, 64 - CEP 04298-020 - So Paulo - SP Tel.: 55 (11) 2083-4500 - Fax: 55 (11) 2947-7773 www.rudloff.com.br
Cliente: Produto: Pedido: N Srie: Nota Fiscal N: Gravado na superfcie da tampa (se aplicvel):

Cliente Rudloff
Aparelho de Apoio Metlico Elastomrico Unidirecional TU 400

TU-400
O.S: Peso:

20088 144 kg

4500273024

Obra (se aplicvel): -

Quantidade:

Croqui da pea:

Itens 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

Valores especificados Dimenso A1 - 434 5 Dimenso A2 = 510 5 Dimenso B = 420 5 Dimenso X1 - 396 1 Dimenso X2 - 396 1 Dimenso Y1 - 466 5 Dimenso Y2 = 272 5 Altura H = 102 +5/-1,5 Superfcie Jateada SA 2 Pintura camada total 160 m / Primer camada 80 m Soldas: Conforme projeto Matria Prima (Tampa) (Tampa) (Base) (Base) (Tampa) (Tampa) (Base) (Conjunto)

Valores encontrados Dimenso A1 - 436 (Tampa) Dimenso A2 = 512 (Tampa) Dimenso B = 420,5 (Base) Dimenso X1 - 396 (Base) Dimenso X2 - 396 (Tampa) Dimenso Y1 - 466 (Tampa) Dimenso Y2 = 272 (Base) Altura H = 104,5 (Conjunto) Satisfatrio Pintura 190 a 300 m Soldas: Atende M.P. atende especif.

Aprovados Reprovados X X X X X X X X X X X X

Observaes:

1) As hastes roscadas (n10) que unem o conj. devero ser cortadas nos canais de usinagem So Paulo, 27 de Julho de 2011
Visto do responsvel da produo:

Local / Data: Visto do responsvel do controle da qualidade:

Imagem 04: Exemplo de um Cer cado de Qualidade

TIPOS DE APARELHOS RUDLOFF


Os Aparelhos de Apoio Metlicos Elastomricos Rudlo podem permi r estrutura mobilidade por translao, segundo um ou dois eixos ortogonais entre si e por rotao em torno de um, dois ou trs eixos. Conforme a sua capacidade de translao e rotao, so classicados em: Aparelhos de Apoio Fixos TF: transmitem os esforos em todas as direes e no permitem movimentos de translao. Aparelhos de Apoio Unidirecionais TU: se movimentam em uma s direo e podem transmi r esforos na direo perpendicular ao eixo de movimento. Aparelhos de Apoio Mul direcionais TM: se movimentam nas direes longitudinal e transversal. A denio do po de especicao do aparelho a ser usado em uma estrutura pode ser feita a par r dos seguintes elementos: Mximo carregamento ver cal; Mnimo carregamento ver cal; Carregamento horizontal nas direes transversal e longitudinal; Pior combinao de carregamentos resultante do mximo carregamento horizontal e do mnimo carregamento ver cal;
6 APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

Deslocamento nas direes longitudinal e transversal; Rotao prevista para o aparelho; Mxima tenso de compresso permi da no concreto dos pilares e vigas; Informaes diversas sobre a construo da estrutura onde sero instalados os aparelhos, tais como: Tipo da estrutura (de concreto ou ao); Layout dos apoios; Espao disponvel para os apoios, etc.

TENSO ADMISSVEL NO CONCRETO


As super cies de apoio dos aparelhos devem ter dimenses tais que as cargas concentradas sejam distribudas em reas sucientes para que no seja provocado o esmagamento do concreto na regio dos apoios. A tenso admissvel no concreto depende das dimenses da rea de suporte do aparelho de apoio e das caracters cas do prprio concreto. Para os aparelhos padronizados, detalhados neste catlogo a tenso transmi da ao concreto aproxima-se de 29 N/mm, com carga de trabalho, mxima no Estado Limite de Servio.

O ATRITO INTERNO NOS APARELHOS


A resistncia ao deslizamento dos aparelhos de apoio internamente uma frao da carga ver cal (V) aplicada. Para os aparelhos padro detalhados neste catlogo, admite-se o atrito como sendo 4% de V, no caso de aparelhos po TU, e 3% de V, no caso de aparelhos po TM. O coeciente de atrito exato entre o ao inoxidvel e o teon determinado de acordo com a norma BS 5400. Estas reaes so resistncia dos aparelhos ao movimento, vlidas para temperaturas de at -35 C. Devem ser levadas em conta no projeto est co da estrutura.

ESFOROS, TRANSLAO E ROTAO ADMISSVEIS


Os aparelhos de apoio padro detalhados neste catlogo so projetados para resis r aos valores mximos de cargas ver cais estabelecidos nas Tabelas 4, 6 e 8 e cargas horizontais de, no mximo, 10% das ver cais. Devem ser respeitados os seguintes movimentos admissveis mximos:
TRANSLAO E ROTAO ADMISSVEIS NOS APARELHOS ROTAO AO TRANSLAO TOTAL REDOR DE LONGITUDINAL TRANSVERSAL QUALQUER EIXO TF 0 (zero) 0 (zero) 0,015 rad = 0,86 TU +/- 50mm 0 (zero) 0,015 rad = 0,86 TM +/- 50mm +/- 20mm 0,015 rad = 0,86
Tabela 01: Translao e rotao admissveis nos aparelhos

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

A IDENTIFICAO DOS APARELHOS


MARCAO NAS TAMPAS
A marcao da tampa superior de cada aparelho de apoio fornece informaes sobre o seu po e dados necessrios sua instalao. Setas: indicam direes de deslocamentos horizontais permi dos no aparelho. Setas duplas: indicam a direo de instalao do aparelho, a qual deve coincidir com o eixo longitudinal da estrutura. Trao reto: indica a ausncia de movimento horizontal na direo do trao. Anotaes especcas em planta: fornecem dados adicionais variveis, tais como a denominao dos aparelhos, sua posio e seu pr-deslocamento, entre outros. Todas as anotaes so importantes e devem ser cuidadosamente checadas com o projeto, durante a instalao.

tf 250

tu 1000

tm 400

TF 250

Aparelho po xo Mx. carga ver cal admissvel (ton)

TU 1000

Aparelho po unidirecional Mx. carga ver cal admissvel (ton)

TM 400

Aparelho po mul direcional Mx. carga ver cal admissvel (ton)

Tabela 02: Marcao nas tampas dos aparelhos

PLACA DE IDENTIFICAO
A placa de iden cao traz as principais caracters cas do aparelho de apoio. Sua integridade deve ser garan da durante toda a vida l do aparelho.

Iden cao do pilar

N de srie de fabricao Tipo e formato do aparelho


ANO

Ident. N de Tipo/ do Pilar srie modelo

kN

mm mm

Carga mxima V Pr-deslocamento E Curso de trabalho C Ano de fabricao

Imagem 05: Placa de iden cao dos aparelhos

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

ESCALA DE TRABALHO
Todos os aparelhos de apoio Rudlo unidirecionais ou mul direcionais apresentam uma escala de trabalho na tampa deslizante, que fornece em cen metros informaes sobre o deslocamento horizontal do aparelho. Os aparelhos padro so fornecidos com uma escala de aparncia similar gura 4 abaixo, que ilustra uma situao de aparelho sem qualquer deslocamento.

-10 -9

-8

-7 -6

-5

-4

-3

-2 -1

10

Imagem 06: Escala de trabalho de um aparelho sem pr-deslocamento

A escala de trabalho possibilita a leitura do deslocamento real do aparelho em uso. Pode tambm iden car um prdeslocamento no aparelho, aplicado em fbrica conforme projeto estrutural, para compensar deslocamentos xos que incidiro sobre o aparelho, independentes do seu curso de trabalho. Nestes casos, sua aparncia similar ao exemplo da gura 5, onde: C = curso de trabalho total do aparelho. No caso dos aparelhos padronizados neste catlogo, este valor a soma dos deslocamentos possveis para cada lado (+/-50mm), ou seja, 100mm. E = pr-deslocamento horizontal do aparelho de fbrica. Aps aplicados na estrutura os esforos responsveis pela sua deformao deni va de valor E, o aparelho funciona normalmente, como na gura 4.

Curso de trabalho C

-10 -9

-8

-7 -6

-5

-4

-3

-2 -1

10

Ponto na base, indicando prdeslocamento = -2cm E -50mm 100mm +50mm

Imagem 07: Escala de trabalho de aparelhos com pr-deslocamento E. A iden cao dos elementos no existe na escala real.

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

APARELHO FIXO TIPO TF


Os apoios xos, srie TF, transmitem os esforos em todas as direes. Para os apoios padronizados neste catlogo, devem ser usados os valores mximos tabelados abaixo:
TIPO DE MOVIMENTO VALOR DO MOVIMENTO, PARA APARELHOS TIPO TF LONGITUDINAL 0mm TRANSVERSAL 0mm ROTAO 0,015 rad ( 0,86)
Imagem 08: Aparelho de apoio Rudlo po TF

Tabela 03: Movimentos admissveis no aparelho TF

APARELHO MONTADO

Parafuso de montagem

Imagem 09: Seo transversal do aparelho po TF

Imagem 10: Seo transversal do aparelho po TF

TAMPA SUPERIOR

Imagem 11: Vista superior da tampa do aparelho po TF

Imagem 12: Vista da tampa do aparelho po TF

BASE

Imagem 13: Vista superior da base do aparelho po TF

Imagem 14: Vista da base do aparelho Rudlo po TF

10

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

APARELHO FIXO TIPO TF


ESTADO ESTADO LIMITE DE LIMITE DIMENSES DOS APARELHOS DE APOIO TIPO E SERVIO LTIMO TAMANHO VERTICAL VERTICAL A mm B mm H mm s (mm) t (mm) u (mm) kN kN TF-70 700 940 200 200 72 176 214 130 TF-150 1500 2010 270 270 72 226 264 182 TF-250 2500 3360 340 340 72 282 328 228 TF-400 4000 5240 420 420 77 340 386 286 TF-550 5500 7390 500 500 85 396 444 342 TF-750 7500 10010 580 580 95 452 500 400 TF-1000 10000 12800 670 670 100 523 586 468 TF-1200 12000 16240 760 760 109 587 652 531 TF-1500 15000 20160 840 840 117 643 708 589 TF-1800 18000 24190 920 920 126 700 764 647 TF-2100 21000 28640 1010 1010 141 764 835 701 TF-2500 25000 32260 1090 1090 150 820 893 758 TF-2900 29000 38980 1180 1180 159 884 956 821 TF-3300 33000 44360 1260 1260 167 940 1014 877 TF-3800 38000 51080 1330 1330 175 990 1062 926 TF-4300 43000 57800 1420 1420 184 1054 1128 991 TF-4800 48000 64520 1500 1500 198 1110 1184 1047 TF-5300 53000 71240 1590 1590 212 1174 1247 1110 TF-5900 59000 79310 1670 1670 221 1230 1305 1168 TF-6500 65000 87370 1760 1760 229 1294 1368 1231
A B

PESO (Kg) 26 38 64 92 132 190 240 340 440 560 740 940 1170 1390 1630 1940 2340 2830 3240 3730

TIPO DE CHUMBADOR M12 M12 M16 M16 M16 M16 M16 M16 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20

Imagem 15: Dimenses da base do aparelho TF


B

Imagem 17: Dimenses da tampa do aparelho TF

Tampa H Base A

Imagem 16: Dimenses do aparelho TF em corte transversal Tabela 04: Caracters cas dos aparelhos de apoio metlicos elastomricos Rudlo, po TF

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

11

APARELHO UNIDIRECIONAL TIPO TU


Os apoios unidirecionais, srie TU, permitem o movimento em uma nica direo e podem transmi r esforos na direo perpendicular ao seu deslocamento. So fabricados ou com uma barra guia central ou duas laterais, dependendo do seu tamanho. Para os apoios padronizados neste catlogo, devem ser usados os valores mximos tabelados abaixo.
TIPO DE MOVIMENTO VALOR DO MOVIMENTO, PARA APARELHOS TIPO TU LONGITUDINAL +/- 50mm TRANSVERSAL 0mm ROTAO 0,015 rad ( 0,86)
Imagem 18: Aparelho de apoio Rudlo po TU

Tabela 05: Movimentos admissveis no aparelho TU

APARELHO MONTADO

Parafuso de montagem

Imagem 19: Seo transversal do aparelho po TU

Imagem 20: Seo transversal do aparelho po TU

TAMPA SUPERIOR

Imagem 21: Vista superior da tampa do aparelho po TU

Imagem 22: Vista da tampa do aparelho po TU

BASE

Imagem 23: Vista superior da base do aparelho po TU

Imagem 24: Vista da base do aparelho Rudlo po TU

12

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

APARELHO UNIDIRECIONAL TIPO TU


TIPO E TAMA NHO TU-70 TU-150 TU-250 TU-400 TU-550 TU-750 TU-1000 TU-1200 TU-1500 TU-1800 TU-2100 TU-2500 TU-2900 TU-3300 TU-3800 TU-4300 TU-4800 TU-5300 TU-5900 TU-6500 ESTADO LIMITE DE SERVIO VERTICAL kN 700 1500 2500 4000 5500 7500 10000 12000 15000 18000 21000 25000 29000 33000 38000 43000 48000 53000 59000 65000 ESTADO LIMITE LTIMO VERTICAL kN 940 2010 3360 5240 7390 10010 12800 16240 20160 24190 28640 32260 38980 44360 51080 57800 64520 71240 79310 87370
A

DIMENSES DOS APARELHOS DE APOIO A mm 200 270 340 420 500 580 660 740 820 910 980 1060 1140 1220 1300 1380 1450 1530 1600 1690 B mm 237 300 367 434 510 590 670 750 830 920 990 1070 1150 1230 1310 1390 1460 1540 1610 1700 L mm 330 360 440 510 600 680 760 840 920 1010 1080 1160 1240 1320 1400 1480 1550 1630 1700 1790 H mm 92 92 102 102 95 105 125 143 157 157 176 199 199 205 205 205 218 218 233 238 r (mm) s (mm) t (mm) u (mm) 152 184 230 272 314 350 413 459 445 490 525 565 605 645 685 725 760 800 835 880 198 262 328 396 464 536 590 655 771 849 909 979 1048 1117 1186 1256 1315 1386 1446 1524 298 324 396 466 546 626 706 786 854 944 1014 1094 1174 1254 1334 1414 1464 1564 1634 1724 198 262 328 396 438 518 598 678 742 832 902 982 1062 1142 1222 1302 1372 1452 1522 1612

PESO (Kg) 42 60 104 140 170 244 360 510 680 820 1070 1400 1610 1860 2090 2330 2740 3030 3540 4050

TIPO DE CHUM BADOR M12 M12 M16 M16 M16 M16 M16 M16 M16 M16 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20

B r

t s L

Imagem 25: Dimenses da base do aparelho TU

Imagem 27: Dimenses da tampa do aparelho TU

B Tampa H A Base

Imagem 26: Dimenses do aparelho TU em corte transversal Tabela 06: Caracters cas dos aparelhos de apoio metlicos elastomricos Rudlo, po TU

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

13

APARELHO MULTIDIRECIONAL TIPO TM


Os apoios mul direcionais, srie TM, permitem o movimento em todas as direes, ou seja, no transmitem esforos alm das cargas ver cais. Para os apoios padronizados neste catlogo, devem ser usados os valores mximos tabelados abaixo.
TIPO DE MOVIMENTO VALOR DO MOVIMENTO, PARA APARELHOS TIPO TM LONGITUDINAL +/- 50mm TRANSVERSAL +/- 20mm ROTAO 0,015 rad ( 0,86)
Imagem 28: Aparelho de apoio Rudlo po TM

Tabela 07: Movimentos admissveis no aparelho TM

APARELHO MONTADO

Parafuso de montagem

Imagem 29: Seo transversal do aparelho po TM

Imagem 30: Seo transversal do aparelho po TM

TAMPA SUPERIOR

Imagem 31: Vista superior da tampa do aparelho po TM

Imagem 32: Vista da tampa do aparelho po TM

BASE

Imagem 33: Vista superior da base do aparelho po TM

Imagem 34: Vista da base do aparelho Rudlo po TM

14

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

APARELHO MULTIDIRECIONAL TIPO TM


TIPO E TAMA NHO TM-70 TM-150 TM-250 TM-400 TM-550 TM-750 TM-1000 TM-1200 TM-1500 TM-1800 TM-2100 TM-2500 TM-2900 TM-3300 TM-3800 TM-4300 TM-4800 TM-5300 TM-5900 TM-6500 ESTADO LIMITE DE SERVIO VERTICAL kN 750 1530 2550 4040 5510 7560 10040 12200 15050 18200 21500 25060 29300 33000 38000 43000 48000 53000 59000 65000 ESTADO LIMITE LTIMO VERTICAL kN 940 2010 3360 5240 7390 10010 12800 16240 20160 24190 28640 32260 38980 44360 51080 57800 64520 71240 79310 87370
A

DIMENSES DOS APARELHOS DE APOIO A mm 200 270 340 420 500 580 660 740 820 910 980 1060 1130 1210 1290 1370 1450 1530 1610 1690 B mm 240 300 370 440 520 600 680 760 840 930 1000 1080 1150 1230 1310 1390 1470 1570 1650 1730 L mm 320 370 440 520 600 680 760 840 920 1010 1080 1160 1230 1310 1390 1470 1550 1630 1710 1790 H mm 74 76 81 81 95 105 108 115 121 124 137 150 145 155 165 178 196 201 209 219 r (mm) s (mm) t (mm) u (mm) 152 184 210 254 296 350 413 459 505 562 525 565 600 640 680 720 760 800 840 880 198 262 328 396 464 536 590 655 721 803 909 979 1039 1109 1178 1247 1316 1386 1455 1524 278 328 398 478 558 626 706 786 866 956 1014 1094 1164 1244 1324 1404 1484 1564 1644 1724 198 258 328 398 478 546 626 706 786 876 934 1014 1084 1164 1244 1324 1404 1484 1564 1644

PESO (Kg) 28 44 68 98 158 238 280 390 510 610 810 1000 1140 1360 1670 2020 2480 2800 3240 3750

TIPO DE CHUM BADOR M12 M12 M16 M16 M16 M16 M16 M16 M16 M16 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20 M20

B r

t s L

Imagem 35: Dimenses da base do aparelho TM

Imagem 37: Dimenses da tampa do aparelho TM

B Tampa H A Base

Imagem 36: Dimenses do aparelho TM em corte transversal Tabela 08: Caracters cas dos aparelhos de apoio metlicos elastomricos Rudlo, po TM

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

15

TRANSPORTE DOS APARELHOS


Os aparelhos de apoio so compostos por peas de preciso que devem ser manuseadas com cuidado para garan r o seu bom funcionamento. Em todas as etapas do seu transporte, deve ser providenciada a mxima proteo possvel, para impedir que eles sejam a ngidos por materiais que possam danic-los. O levantamento dos aparelhos deve ser realizado com o uso de tas de lona ou empilhadeiras.

RECEBIMENTO DOS APARELHOS


Os aparelhos de apoio saem da fbrica devidamente montados e nivelados, aps vistoria e liberao pelo Controle de Qualidade Rudlo. Porm, podem ocorrer danos s peas durante seu transporte, jus cando uma vistoria pelo cliente em todas as unidades, na sua chegada ao local da obra. Qualquer irregularidade apresentada pelos aparelhos recebidos em obra deve ser registrada e comunicada Rudlo no prazo mximo de trs dias aps sua entrega, para que sejam tomadas as providncias necessrias. A princpio, aparelhos danicados devem ser devolvidos fbrica para re cao. Eventuais correes em peas no prprio local da obra somente so permi das quando autorizadas e orientadas por tcnicos da Rudlo.

PREPARAO PARA A INSTALAO


Cabe empresa construtora providenciar ferramentas, andaimes e equipamentos necessrios para o transporte dos aparelhos no seu local de instalao. Recomenda-se a disponibilidade dos seguintes elementos: Equipamento de movimentao de cargas (empilhadeira, munck, grua, guindaste), para descarregar e posicionar os aparelhos em seu local deni vo; Nveis para ajuste horizontal dos aparelhos; Ferramentas manuais como martelos, chaves, alicates etc; Equipamento de solda; Esmeril; Madeira para assentamento dos aparelhos durante a instalao; Iluminao adequada.

16

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

ARMAZENAMENTO DOS APARELHOS


Os aparelhos de apoio devem ser armazenados atendendo-se aos seguintes requisitos: Preparar o local de armazenamento dos aparelhos, de forma a deixa-lo limpo, seco e capaz de possibilitar aos aparelhos total proteo contra qualquer avaria; Providenciar paletes de madeira em bom estado de conservao para armazenar os aparelhos; Vericar se os aparelhos esto limpos e sem danos externos que comprometam a sua proteo an corrosiva; Vericar se os aparelhos esto com suas placas de iden cao e sinalizao correspondentes; Conferir se a escala de trabalho est de acordo com a congurao dos aparelhos.

Imagem 38: Manuseio e estocagem adequados aos aparelhos de apoio

Imagem 39: Estocagem incorreta dos aparelhos de apoio

INSTALAO
AJUSTE PRVIO DOS APARELHOS DE APOIO
Para estruturas com grandes movimentos irreversveis, devidos a protenses, retraes ou deformaes, recomendase analisar a possibilidade dos aparelhos de apoio serem fabricados com um pr-deslocamento horizontal equivalente a estes movimentos. Depois de aplicados na estrutura os esforos responsveis por estes deslocamentos, os aparelhos se deslocam para o valor zero na escala de trabalho e inicia o seu funcionamento convencional. Para a aplicao do pr-deslocamento em aparelhos de apoio, a Rudlo deve ser informada dos valores exatos dos movimentos, denidos pelo proje sta da estrutura. Ajustes de deslocamentos nos aparelhos somente podem ser executados pela prpria Rudlo, em suas dependncias.

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

17

POSICIONAMENTO E FIXAO DOS APARELHOS DE APOIO


A super cie de acomodao dos aparelhos deve ser plana e nivelada conforme projeto. Devem ser observadas todas as marcaes referentes ao posicionamento dos aparelhos indicadas em suas tampas e no projeto estrutural. Com exceo dos aparelhos xos, os demais tm um nico sen do correto para a sua instalao, pois apresentam translao longitudinal e transversal diferentes entre si (ver Tabela 01). As direes dos eixos dos aparelhos (determinadas em projeto estrutural) devem ser marcadas na super cie da infra-estrutura de concreto, previamente ao posicionamento dos aparelhos. No posicionamento dos aparelhos, as marcas centrais dos eixos, pintadas nas suas tampas devem coincidir com a marcao dos eixos assinalada previamente no concreto. Aparelhos pequenos podem ser apoiados diretamente sobre a supercie de acomodao. Para aparelhos grandes recomenda-se apoi-los primeiramente em tocos de madeira e depois injetar o grout, para garan r o seu nivelamento sem danic-los. A espessura do grout de suporte deve seguir a planta da construo.
Infraestrutura de concreto Mangueira pls ca Grout para suporte e nivelamento do aparelho

Grout suportando o aparelho Forma para execuo do suporte Tocos de madeira

Imagem 40: Enchimento do suporte de argamassa

LIGAO COM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO


Na ligao dos aparelhos de apoio as superestruturas de concreto, as seguintes etapas devem ser executadas com muita cautela, para prevenir danos aos aparelhos e s estruturas: necessrio cuidado especial para evitar que a argamassa lquida a nja as faces dos aparelhos de apoio. Se a argamassa respingar nos aparelhos, dever ser imediatamente removida. Quando os aparelhos j es verem instalados, aps a cura do grout e antes da aplicao de qualquer tensionamento na estrutura, necessrio cortar os parafusos de montagem de cada aparelho. Estes parafusos tm a funo de xar os aparelhos somente durante o seu transporte e devem ser cortados para possibilitar o funcionamento correto dos aparelhos. O corte deve ser feito nos canais de usinagem dos parafusos. Aps a remoo das frmas, os aparelhos de apoio devem ser limpos e qualquer falta de proteo an corrosiva deve ser reparada.

18

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

ROTEIRO DE INSTALAO
PREPARAO DA BASE DE CONCRETO
Vericar se o aparelho est preso por parafusos provisrios; Vericar se a base de concreto onde ser apoiado o aparelho rgida, plana e nivelada, de forma a suportar por igual toda a base do aparelho; Vericar se a base de concreto onde ser apoiado o aparelho est de acordo com o projeto estrutural e apresenta reentrncias para o posicionamento dos chumbadores, se necessrio.

Imagem 41: Preparao da base e posicionamento do aparelho

POSICIONAMENTO DO APARELHO
Marcar na infraestrutura de concreto a posio correta do aparelho; Posicionar o aparelho em seu local exato de instalao, conforme as marcaes em sua tampa. O aparelho deve ser alinhado com a direo de deslocamento da estrutura, indicada em projeto estrutural.
Imagem 42: Posicionamento do aparelho

Proteger os aparelhos de danos e sujeiras durante toda a sua fase de instalao, at sua liberao de uso.

SUPORTE DO APARELHO
Quando necessrio, montar uma forma ao redor da base do aparelho, para se fazer o grouteamento da regio entre o aparelho e a infraestrutura. Antes do grouteamento, preencher os nichos que foram abertos para o posicionamento dos chumbadores, preferencialmente com concreto. Recomenda-se o concreto, pois com o grout pode haver maior retrao.

Imagem 43: Suporte do aparelho

GROUTEAMENTO
Preencher a rea entre o aparelho de apoio e a infraestrutura com grout, tomando-se cuidado especial para que o grouteamento preencha todos os vazios da regio inferior ao aparelho. Limpar qualquer eventual respingo de grout das faces do aparelho.
Imagem 44: Grouteamento da regio de suporte

Manter os aparelhos estveis e presos com seus parafusos provisrios durante todo o perodo de cura do grout.

CONCRETAGEM DA PARTE SUPERIOR E REMOO DA FIXAO


Executar a montagem / concretagem da parte superior da estrutura. Antes da aplicao de tenses na superestrutura (como protenso ou carregamentos mveis), cortar os quatro parafusos de montagem de cada aparelho.
Imagem 45: Remoo da xao

Preencher e arquivar o registro de instalao dos aparelhos (ver Imagem 46).

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

19

PROTOCOLO DE INSTALAO
Recomenda-se registrar a instalao de todos os aparelhos de apoio. Trata-se de uma medida importante para auxiliar casos de eventuais manutenes futuras nos apoios das estruturas. A Rudloff disponibiliza aos clientes um formulrio para este registro. O seu preenchimento e guarda so de responsabilidade da empresa construtora responsvel pela instalao dos aparelhos.

PROTOCOLO DE INSTALAO DE APARELHOS DE APOIO


IDENTIFICAO DE CLIENTE, OBRA, CONSTRUTORA
Nome do projeto Cliente

Ponte em concreto sobre o Rio Tiet


Construtora responsvel

Cliente xxxx
Responsvel tcnico (Construtora)

Construtora XXX
Data de entrega dos aparelhos na obra

Eng. Fulano de Tal Concreto

Tipo de estrutura (concreto ou ao) Data e hora do rebaixamento da superestrutura sobre os aparelhos

02/02/2007
Projeto estrutural - n do desenho de localizao dos aparelhos de apoio

Desenho n 12/33 Est.

28/02/2007, 11h

REGISTRO DE INSTALAO DOS APARELHOS DE APOIO


Item N de Identificao do aparelho Tipo do aparelho Carga V mxima no aparelho (kN) Pr-deslocamento Rudloff indicado na escala de trabalho (mm) Extenso de trabalho do aparelho informada pela Rudloff (mm) Marca e tipo do material de argamassa / grout Aparelho 1 Aparelho 2 Aparelho 3 Aparelho 4 Aparelho 5

Apoio 15A TF-550 5300 0 +/- 50mm Marca / tipo


SIM NO

Apoio 15B TU-550 5300 0 +/- 50mm Marca / tipo


SIM NO

Apoio 15C TU-550 5300 0 +/- 50mm Marca / tipo


SIM NO

Apoio 16A TF-550 5300 0 +/- 50mm Marca / tipo


SIM NO

Apoio 16C TU-550 5300 0 +/- 50mm Marca / tipo


SIM NO

No permi do na instalao dos aparelhos de apoio Rudlo: Desmontar aparelhos no local da sua instalao; Modicar conguraes dos aparelhos sem aprovaes tcnicas da Rudlo e/ou do proje sta da estrutura; Instalar aparelhos sem a presena de prossional tcnico responsvel, da construtora.

Descarregamento e estocagem Placa de identificao do aparelho Escala de trabalho do aparelho Chumbadores Limpeza e proteo anticorrosiva (pintura) das peas Nivelamento e limpeza da superfcie de contato dos aparelhos Posicionamento exato do aparelho Concretagem dos buracos dos chumbadores Grouteamento da rea de suporte do aparelho Espessura do grout de suporte (mm) Data e hora do corte dos parafusos de ajuste

ATENO!

50mm 15/02, 15H

50mm 15/02, 15H

50mm 15/02, 15H

50mm 15/02, 15H

50mm 15/02, 15H

APROVAO DA CONSTRUTORA
Visto (nome e assinatura) Data

APROVAO DO CLIENTE
Visto (nome e assinatura) Data

Visto

02/03/2007

Visto

05/03/2007

Imagem 46: Protocolo de instalao dos aparelhos de apoio

FIXAO PADRO
Base do aparelho de apoio Chumbador

CHUMBADOR
L Concreto de regularizao Bucha de ao D A

BUCHA (mm) D 30 40 50 L 180 200 250

FOLGA (mm) A 150 150 150 T 250 250 300

M12 M16 M20

Tabela 09: Especicaes dos chumbadores

Imagem 47: Fixao padro de aparelhos de apoio

20

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

SEGURANA AO DESLIZAMENTO
A vericao de segurana ao deslizamento do aparelho segue o indicado na norma DIN4141: Fxy k Fz + D, onde = coeciente de segurana = 1,5 Fxy = resultante das foras horizontais no plano de apoio k = coeciente de atrito, com os seguintes valores: para ao/ao = 0,2; para ao/concreto = 0,5; para concreto/concreto = 0,5. Fz = fora de compresso normal ao plano de apoio D = esforo cortante absorvido pelas ancoragens do aparelho no concreto. No caso de cargas dinmicas com oscilaes acentuadas, como por exemplo em pontes ferrovirias, no permi do levar em conta a parcela proveniente do atrito, ou seja, k=0.

NECESSIDADE DA FIXAO
Se houver atrito suciente para impedir o movimento rela vo entre o aparelho de apoio e a estrutura, sob as condies de carregamento mais adversas, a xao poder ser dispensada os parafusos sero necessrios somente para a montagem, devendo ser re rados posteriormente. O parmetro de referncia o menor valor da relao Fz/Fxy. No haver necessidade da xao quando as foras horizontais forem absorvidas somente pelo atrito, o que ocorrer se: Fz/Fxy 7,5 para ao/ao; Fz/Fxy 3,0 para ao/concreto. Caso as relaes anteriores no ocorram, os aparelhos devero ser ancorados na super e na meso estrutura. Deve ento ser considerada, na fase de projeto da estrutura, a interferncia dos chumbadores na armadura existente na regio dos apoios. Alm disso, caso os chumbadores se encontrem a menos de 700mm da borda livre do concreto na direo do esforo e menos de 350mm na direo transversal, faz-se necessria uma armadura, em forma de malha e colocada prxima super cie, que impea o arrancamento do concreto que envolve os chumbadores.

CONECTORES METLICOS
Para cargas horizontais elevadas, acima de 10% da carga ver cal, necessrio o uso de chumbadores metlicos soldados. Estes, podem ter um comprimento de at 200mm.

Imagem 48: Conectores metlicos

APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS


REV.3 - 08/2011

21

O QUE MAIS A RUDLOFF FAZ

USINAGEM

EMENDAS MECNICAS PARA BARRAS DE AO


22 APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS

O QUE MAIS A RUDLOFF FAZ

PROTENSO

Monumento Estaiado Rodoanel, SP

Ponte Jurubatuba, SP

UHE Chapec, SC

Reservatrio SABESP, SP

OBRAS DIVERSAS
APARELHOS DE APOIO METLICOS ELASTOMRICOS
REV.3 - 08/2011

23

So Paulo - SP: Rua Bogaert, 64 - Vila Vermelha - CEP 04298-020 TEL.: (11) 2083-4500 - FAX: (11) 2947-7773 Curitiba - PR: Rua Padre Antnio, 247 - Alto da Glria - CEP 80030-100 TEL. / FAX: (41) 3262-8383 - curitiba@rudloff.com.br

www.rudloff.com.br

Potrebbero piacerti anche