Sei sulla pagina 1di 2

Do Vale do Medo para o Vale da Bno II Crnicas 20.

12-28 -Introduo: O rei Josaf sentiu-se cercado como num vale rodeado de montes e teve medo (v.3). Esta situao que viveu, podemos chamar de Vale do Medo. Um vale lugar baixo ou fundo cercado de montes ao redor. Comumente todo vale escuro, frio e sem muita visibilidade do horizonte. Muitas pessoas esto vivendo em um vale de medo, sem viso de uma soluo para seu problema. O medo cega as pessoas. O raciocnio comprometido em situaes de medo, impedindo o pensamento e a criatividade. Voc j passou pelo Vale do Medo? Vamos aprender como o rei Josaf e o povo de Deus, saram do Vale do Medo para o Vale da Bno: 1- Olhar para Deus: v.12 nossos olhos esto postos em Ti Na orao de Josaf, ele apresentou toda a situao para Deus, bem como seus temores, mas concluiu declarando para o Senhor que muito maior do que tudo o Seu Deus. Quando passamos pelo Vale do Medo, nada adianta ficar olhando para os problemas. Quanto mais se foca na situao mais tenso se torna, gastando energia inutilmente. A melhor coisa a fazer olhar para o Senhor e contemplar a sada pela Graa de Deus. Voc olha mais para o problema ou busca a soluo em Deus? Firme seu olhar em Jesus, pois Ele nica soluo! 2- Receber o Esprito Santo: v.14 ento veio o Esprito do SENHOR no meio da congregao Quando Josaf terminou sua orao, o Esprito Santo veio sobre o povo. Todos os que estavam antes amedrontados, como a Igreja no dia de Pentecostes, ao sentir este poder foram fortalecidos. Depois de olhar para Deus precisamos buscar o Esprito Santo de Deus para nos fortalecer. Quando sentimos sozinhos, temos medo, mas se a presena de Deus est conosco, no h o que temer. Voc tem buscado a presena do Esprito Santo? Saiba que no est sozinho e Deus te fortalece!

3- No temer, confiando que Deus luta por ns: v.15 No temais, nem vos assusteis por causa desta grande multido, pois a peleja no vossa, mas de Deus O mesmo rei Josaf que antes estava amedrontado, agora enche os pulmes para animar o povo. Garante para seus sditos que embora como rei no pudesse fazer nada, Deus estaria com eles. No precisavam de um exrcito que os defendesse porque o prprio Deus os ajudaria. Se fossem olhar o nmero de inimigos, veriam que no tinham condies de se defender, mas Josaf entendeu que o exrcito de anjos de Deus muito maior que o nmero de seus inimigos. Se voc for enumerar seus problemas e dificuldades, no vai a lugar algum. Mas se contemplar a grandeza de Deus, consegue lutar confiante na vitria que vem do Senhor. Voc olha mais os problemas ou confia na proteo de Deus? No tenha medo, Deus maior que seus problemas! 4- Tomar posio e deixar Deus agir: v.17 Neste encontro, no tereis de pelejar; tomai posio, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dar Como rei e maioral do exrcito, Josaf tinha que tomar iniciativa e resolver tudo. Contudo, para que Deus agisse, seria preciso total confiana e para isso no poderiam fazer nada. Deveriam tomar posio de f para contemplar a ao de Deus. Muitas vezes nos achamos competentes para fazer o que queremos e acostumamos a resolver tudo a nosso modo e somente quando nos vemos impotentes diante de situaes impossveis que deixamos Deus intervir poderosamente. Voc tem feito as coisas da maneira que quer ou pede orientao de Deus? Deixe Deus agir em sua vida e no tente interferir!

5- Adorar a Deus: v.18,19 Josaf se prostrou com o rosto em terra; e todo o Jud e os moradores de Jerusalm tambm se prostraram perante o SENHOR e o adoraram. Dispuseram-se os levitas, ... para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira A reao do rei Josaf foi se prostrar no cho adorando a Deus. Um rei no de abaixava diante de ningum porque era o maior de todos, mas Josaf no teve vergonha de se lanar no cho revelando sua submisso ao Senhor.

A adorao nos leva presena de Deus onde recebemos o poder para vencer. Somente diante de Deus somos fortalecidos para alcanar o impossvel. Muitas vezes estamos tentando fazer coisas quando no devamos fazer nada alm de adorar a Deus. Voc est gastando tempo resolvendo problemas? Invista mais tempo em adorao e ver tudo resolvido! 6- Creia na Promessa de Deus: v.20 Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis Ao adorar a Deus, Josaf se encheu de f e coragem. Ento falou palavras para inspirar o povo a acreditar na vitria. Se o povo continuasse triste no teriam foras para lutar. Por isso trouxe memoria de todos, as Palavras de Deus e a mensagem de seus profetas. Quando buscamos orientao nas Escrituras sentimos preparados para enfrentar tudo, pois porque todo o que nascido de Deus vence o mundo; e esta a vitria que vence o mundo: a nossa f (I Joo 5.4). Alimente sua f com a Palavra de Deus!

7- Lute apenas Espiritualmente: v.21 Depois de fazer isso tudo, Josaf poderia pensar que estava pronto par lutar. Mas no devia fazer nada. Sua batalha seria espiritual. Foi por isso que saiu vitorioso e chegou ao Vale da Bno. Muitas vezes achamos que porque oramos e recebemos uma palavra de f, podemos fazer tudo do nosso jeito e vai dar tudo certo, mas no verdade. A Bblia ensina confia no Senhor e faze o bem (Salmo 37.3) e no adianta confiar e fazer tudo errado. Por isso o crente precisa aprender a se defender espiritualmente. Quando luta com suas prprias foras fica muito cansado e sem condies de vencer "porque as armas da nossa milcia no so carnais, mas sim poderosas em Deus para destruio das fortalezas" (II Corntios 10.4). Voc tem lutado apenas espiritualmente ou combatido com suas foras? No lute com a carne. Sua batalha espiritual! Saia do Vale do Medo para o Vale da Bno!n -CONCLUSO: louvaram o SENHOR; por isso, chamaram quele lugar vale de Bno, at ao dia de hoje II Crnicas 20.26 Josaf e o povo de Israel saram do vale do medo e chegaram ao Vale da Bno onde tiveram paz recebendo a beno do Senhor. A caminhada para sair do vale do medo pode ser longa, ento voc precisa: -olhar somente para Deus, -no temer confiando que Deus te defender, -tomar sua posio deixando o Senhor agir, -ser um adorador, -crer nas promessas da Palavra, -lutar apenas espiritualmente. Voc est num vale de medo e solido? Saia e venha para o Vale da Bno!

Potrebbero piacerti anche