Sei sulla pagina 1di 4

O nmero de empresas que migraro suas infraestruturas de TI para Cloud Computing tem crescido com a mesma velocidade com

que os negcios se beneficiam desta tecnologia. Cloud Computing deixou de ser uma das maiores tendncias de TI para se tornar fundamental para a revitalizao dos modelos de negcios de empresas em todo o mundo. Com solues na nuvem, possvel alcanar uma sensvel reduo na complexidade dos processos, viabilizar novas experincias aos usurios e conquistar maior escalabilidade e flexibilidade de custos. Cloud Computing envolve trs grandes reas: Redes, Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados, aliando solues completas e direcionadas para o usurio final, seja ele fornecedor ou usurio de tecnologia. Um profissional de infraestrutura s pode se considerar completo se dominar esta tecnologia, saber contratar e/ou prover servios de Cloud. Integrar a soluo em Datacenters. Utilizar das tcnicas de virtualizao em um ambiente de absoluta segurana fundamental para o perfil deste profissional. No MBA em Arquiteturas de Redes e Cloud Computing da FIAP, o aluno conhecer os conceitos e aspectos tcnicos de um ambiente em Cloud Computing. Sero discutidas estratgias de implementao, compreenso da arquitetura de hardware e software envolvidos, com especial nfase nos aspectos de segurana da informao e seus impactos estratgia de negcio.

Voc ser preparado para:


Compreender todas as fases, requisitos, caractersticas de uma operao em Cloud Computing. Planejar e estabelecer projetos de arquitetura de redes de computadores para Cloud Computing. Integrar a estrutura de Cloud aos processos de negcio. Contratar solues de Cloud Computing levando em considerao a infraestrutura, disponibilidade e segurana. Planejar a criao de Datacenters e a capacidade da infraestrutura. Utilizar tcnicas de virtualizao e segurana. Aplicar solues de Cloud Computing, gerando diferenciais estratgicos, novos modelos de negcios mais eficientes, escalveis e dinmicos.

Para quem foi desenvolvido:


Gerentes de TI, Infraestrutura e Cloud Computing com perfil hands-on; coordenadores de projetos de Cloud; analistas de redes de computadores e de Cloud Computing; analistas de infraestrutura (redes e banco de dados); consultores, fornecedores e integradores de servios; profissionais envolvidos na rotina de um datacenter que queiram aprimorar conceitos e prticas em Cloud Computing para desenvolvimento de projetos de arquitetura, implementao e testes neste ambiente; e demais profissionais que queiram se aprofundar nesta rea, seguindo todas as boas prticas e padres estabelecidos e valorizados pelo mercado.

Contedo do curso (Carga horria total: 360 horas-aula):


Mdulo: Gesto Empresarial (88 horas-aula)
Gesto Estratgica de Negcios Gesto de Contratos e Servios Gesto de Projetos Governana de TI

Mdulo: Projeto de Arquitetura (148 horas-aula)


Arquitetura de Sistemas Orientada a Servios (SOA) Arquitetura de Redes de Computadores Protocolos de Comunicao Arquitetura de Banco de Dados e Big Data Virtualizao de Servidores e Storage Plano de Capacidade

Mdulo: Plataformas e Modelos de Implementao (104 horas-aula)


Segurana de Redes de Computadores Servidores e Datacenter Plataformas de TI e Ambientes de Nuvem Pblicos Computao Distribuda e Modelos de Cloud Computing

Mdulo: Projeto Integrado de Cloud (20 horas-aula)


Projeto de Nuvem Privada e Deploy Automatizado

Obs.: O contedo programtico de propriedade da FIAP e est protegido pelo artigo 7, 3, da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).

Metodologia:
Aulas expositivas, apresentaes, estudos de casos, dinmicas de grupo e vdeos complementares. O curso tambm inclui aulas em laboratrio para a prtica dos conceitos atravs de utilizao e teste das ferramentas e plataformas de mercado.

Parcerias:
A FIAP parceira de diversas empresas, garantindo que os alunos contem sempre com recursos e tecnologia de ponta e, principalmente, com os benefcios de estudar em uma instituio conectada com as necessidades do mercado

A IBM mantm a liderana em criao, desenvolvimento e manufatura das mais avanadas tecnologias de informao da indstria, incluindo sistemas de computadores, softwares, sistemas de rede, dispositivos de armazenamento e microeletrnica. Atravs do IBM Scholars Program, os alunos FIAP tm acesso a softwares e tecnologia "high-end", tais como: Websphere, Visual Age, Websphere MQ Series, XML, DB2 Database e Warehouse etc. . Durante 25 anos, a Associao da Indstria da Tecnologia da Computao CompTIA tem se dedicado ao incentivo do crescimento da indstria da tecnologia da informao e da comunicao (ICT) e das pessoas que nela trabalham. Com mais de 22 mil membros em 102 pases, a associao lder que representa a comunidade tecnolgica internacional. A CompTIA desenvolveu uma grande base de conhecimento e provas de certificao em torno de diversas tecnologias, incluindo Cloud Computing. Estas certificaes so, em muitos casos, a chave de acesso para o mercado de trabalho. Atravs desta parceria, os alunos tero descontos exclusivos para a Certificao Cloud Essentials.

A EMC lder nos mercados de sistemas de armazenamento externo, software de armazenamento total e software de virtualizao; e tambm no setor de gerenciamento de contedo corporativo; arrays de disco corporativo midrange; gerenciamento de recursos de armazenamento; gerenciamento de segurana, informaes e eventos; gerenciamento de acesso Web e servios de armazenamento. Atravs desta parceria, os alunos tero descontos exclusivos para Certificao e acesso ao material de Cloud Computing.

A ITpreneurs um provedor de contedos e instrutores para treinamentos e seminrios de melhores prticas de TI. Atravs de uma rede global de parceiros, oferece o mais completo portflio de material educacional para o desenvolvimento de competncias, materiais de exames, e-learning e cursos combinados para os domnios que incluem Cloud Computing, ITIL, COBIT, PRINCE2 e ISO/IEC27000.

Conhea a lista completa de empresas parceiras em www.fiap.com.br/parcerias.

Certificado de concluso:
Ao final do programa, concludas as exigncias de cada disciplina e todos os crditos do curso, o participante obter o certificado de concluso nos moldes da estruturao do curso, com a titulao de MBA em Arquitetura de Redes e Cloud Computing. Atravs das empresas parceiras do curso, o aluno poder se submeter a diversas Provas de Certificao com descontos exclusivos que podem chegar a mais de 50%, dependendo do parceiro e da prova: CompTIA Cloud Essentials IBM Cloud Computing Architecture

Processo de admisso:
Encontro de Orientao:
Antes de ingressar no Processo de Admisso, recomendamos que o candidato participe do Encontro de Orientao, uma reunio individual na qual so fornecidas informaes detalhadas sobre os MBAs FIAP, de forma a auxili-lo na tomada de deciso sobre o curso que melhor atender seus objetivos pessoais e profissionais. Participe: www.fiap.com.br/mba/encontro-de-orientacao/

1 - Pr-requisitos
Experincia profissional mnima de dois anos nas reas de TI e afins. Formao superior completa, com colao de grau realizada, em cursos Tecnlogos, Bacharelados e Licenciaturas.

PASSO 2 - Formulrio de inscrio on-line


Para candidatar-se, necessrio o preenchimento do formulrio on-line de admisso disponvel no site www.fiap.com.br.

3 - Entrevista
Aps o preenchimento completo da ficha de inscrio, o candidato passar por uma entrevista individual. A entrevista de admisso etapa essencial do processo de seleo para avaliao final do candidato e neste momento ter conhecimento do resultado do processo de admisso.

4 - Matrcula
Os candidatos aprovados podem efetivar sua matrcula aps a entrevista ou comparecendo a qualquer uma de nossas unidades ou efetivando a sua matrcula online. (*) No h reserva de vaga para candidatos aprovados. O que garante a vaga a efetivao da matrcula pelo candidato, observando-se a disponibilidade de vagas para o curso.

Coordenao:
Prof. Me. Celso Poderoso
Mestre em Tecnologia pelo Centro Paula Souza (FATEC-SP) - concentrao em Grid Computing. Ps-graduado em Sistemas da Informao pelo Centro Universitrio Fundao Santo Andr. Graduado em Cincias Econmicas pela Universidade de So Caetano do Sul. Gerente de Servios Profissionais na Micro Strategy Brasil. 15 anos como Docente em cursos de Ps-graduao (FIAP e Centro Universitrio Fundao Santo Andr). Autor do livro SQL Curso Prtico e dos Guias de Referncia Oracle PL/SQL (Novatec Editora). 25 anos de atuao na rea de Business Intelligence, Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados Oracle.

Potrebbero piacerti anche