Sei sulla pagina 1di 44

CINCIAS HUMANAS

E SUAS

TECNOLOGIAS

Na produo social qua os homens realizam, eles entram em determinadas relaes indispensveis e independentes de sua vontade; tais relaes de produo correspondem a um estgio definido de desenvolvimento das suas foras materiais de produo. A totalidade dessas relaes constitui a estrutura econmica da sociedade fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas poltica e jurdica, e ao qual correspondem determinadas formas de conscincia social.
MARX, K. Prefcio Crtica da economia poltica. In. MARX, K. ENGELS F. Textos 3. So Paulo. Edies Sociais, 1977 (adaptado).

Comparada organizao do trabalho caracterstica do taylorismo e do fordismo, a concepo de tempo analisada no texto pressupe que a) as tecnologias de informao sejam usadas para democratizar as relaes laborais. b) as estruturas burocrticas sejam transferidas da empresa para o espao domstico. c) os procedimentos de tercerizao sejam aprimorados pela qualificao profissional. d) as organizaes sindicais sejam fortalecidas com a valorizao da especializao funcional. e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.
Resoluo

Para o autor, a relao entre economia e poltica estabelecida no sistema capitalista faz com que a) o proletariado seja contemplado pelo processo de maisvalia. b) o trabalho se constitua como o fundamento real da produo material. c) a consolidao das foras produtivas seja compatvel com o progresso humano. d) a autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econmico. e) a burguesia revolucione o processo social de formao da conscincia de classe.
Resoluo

O Taylorismo consiste no controle do trabalho pelo adestramento dos movimentos humanos e, portanto, pelos processos do trabalho; enquanto a acumulao flexvel conta com alta robotizao e qualificao do trabalhador, de quem se espera a tomada de decises, o que pressupe o controle sobre resultados obtidos.

Para Marx, o trabalho condio fundante do ser humano, forma nica e necessria para transformar a natureza em bens teis para promover a vida. Contudo, especificamente no estgio capitalista, o trabalho marcado pela forma de explorao do homem pelo homem e de alienao, devido ao assalariamento e ao estranhamento em relao ao fruto do trabalho.

Disponvel em: http://ensino.univates.br. Acesso em 11 maio 2013 (adaptado)

Um trabalhador em tempo flexvel controla o local do trabalho, mas no adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vrios estudos sugerem que a superviso do trabalho muitas vezes maior para os ausentes do escritrio do que para os presentes. O trabalho fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.
SENNETT R. A corroso do carter, consequncias pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Na imagem, esto representados dois modelos de produo. A possibilidade de uma crise de superproduo distinta entre eles em funo do seguinte fator: a) Origem de matria-prima. b) Qualificao de mo de obra. c) Velocidade de processamento. d) Necessidade de armazenamento. e) Amplitude do mercado consumidor.
Resoluo

No modelo 1, observa-se o modo de produo fordista; no modelo 2, o modelo toyotista (flexvel). 1

OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

Do modelo 1 para o modelo 2, desaparece o estoque. Assim, a possibilidade de uma crise de superproduo distinta entre ambos por causa da necessidade de armazenamento do modelo fordista (modelo 1). O toyotismo no necessita de armazenamento, j que no gera estoque.

so pessoas de valor infinito criadas imagem de Deus.


Desmond Tutu, no encerramento da Comisso da Verdade na frica do Sul. Disponvel em: http://td.camara.leg.br. Acesso em 17 dez. 2012 (adaptado).

A frica tambm j serviu como ponto de partida para comdias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um prncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na frica; em ambas, a frica parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animao O rei Leo, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na frica, no chegava a contar com elenco de seres humanos.
LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre frica ficam no clich. Disponvel em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em 17 abr, 2010.

No texto, relaciona-se a consolidao da democracia na frica do Sul superao de um legado a) populista, que favorecia a cooptao de dissidentes polticos. b) totalitarista, que bloqueava o dilogo com os movimentos sociais. c) segregacionista, que impedia a universalizao da cidadania. d) estagnacionista, que disseminava a pauperizao social. e) fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.
Resoluo

A produo cinematogrfica referida no texto contribui para a constituio de uma memria sobre a frica e seus habitantes. Essa memria enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano: a) A histria e a natureza. b) O exotismo e as culturas. c) A sociedade e a economia. d) O comrcio e o ambiente. e) A diversidade e a poltica.
Resoluo

O texto transcreve a fala do bispo negro sul africano Desmond Tutu, de confisso anglicana e principal articulador depois de Nelson Mandela do fim do apartheid. Este regime segregacionista, institudo em 1948 e suprimido em 1994, estabeleceu direitos polticos diferenciados para os quatro grupos tnicos em que a populao da frica do Sul foi classificada: brancos (minoria dominante poltica e economicamente), indianos, mestios e negros. O fim do apartheid definiu a frica do Sul como uma democracia no plano poltico, ainda que no o seja nos nveis social e econmico.

Os filmes citados enfatizam o exotismo da frica, mantendo a viso etnocentrista ocidental que, desde os primeiros contatos dos europeus com o Continente Negro, procurou contrastar os povos locais com os brancos civilizados, dentro de uma perspectiva depreciativa. Ao mesmo tempo, negligenciam a evidncia de que as populaes africanas apresentam uma rica variedade de culturas que no podem ser avaliadas por juzos de valor, j que refletem um longo processo de construo da prpria identidade, to digna de considerao quanto a de outros continentes.

Ningum desconhece a necessidade que todos os fazendeiros tm de aumentar o nmero de seus trabalhadores. E como at h pouco supriam-se os fazendeiros dos braos necessrios? As fazendas eram alimentadas pela aquisio de escravos, sem o menor auxlio pecunirio do governo. Ora, se os fazendeiros se supriam de braos sua custa, e se possvel obt-los ainda, posto que de outra qualidade, por que motivo no ho de procurar alcan-los pela mesma maneira, isto , sua custa?
Resposta de Manuel Felizardo de Souza e Mello, diretor geral das Terras Pblicas, ao Senador Vergueiro. In: ALENCASTRO, L.F. (Org.) Histria da vida privada no Brasil. So Paulo:Cia das Letras, 1998 (adaptado).

Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdo e tendo feito correes, viremos agora a pgina no para esquec-lo, mas para no deixlo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direo a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham no em razo de irrelevncias biolgicas ou de outros estranhos atributos, mas porque

O fragmento do discurso dirigido ao parlamentar do Imprio refere-se s mudanas ento em curso no campo brasileiro, que confrontaram o Estado e a elite agrria em torno do objetivo de a) fomentar aes pblicas para ocupao das terras do interior. b) adotar o regime assalariado para proteo da mo de obra estrangeira. 2 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

c) definir uma poltica de subsdio governamental para o fomento da imigrao. d) regulamentar o trfico interprovincial de cativos para sobrevivncia das fazendas. e) financiar a fixao de famlias camponesas para estmulo da agricultura de subsistncia.
Resoluo

FERREZ, M. D. Pedro II.


SCHWARCZ, L.M. As barbas do Imperador. D. Pedro II, um monarca nos trpicos. So Paulo: Cia das Letras, 1998.

Alternativa escolhida por eliminao, pois a nica que aborda o tema referido no enunciado. Todavia, o examinador se equivocou ao considerar que o autor do pronunciamento transcrito tinha como objetivo definir uma poltica de subsdio governamental para o fomento da imigrao. Ao contrrio, o representante do governo externa claramente sua opinio adversa a tais subsdios, deixando por conta dos fazendeiros a total responsabilidade pelos gastos com esse processo.

As imagens, que retratam D. Pedro I e D. Pedro II, procuram transmitir dterminadas representaes polticas acerca dos dois monarcas e seus contextos de atuao. A ideia que cada imagem evoca , respectivamente: a) Habilidade militar riqueza pessoal. b) Liderana popular estabilidade poltica. c) Instabilidade econmica herana europeia. d) Isolamento poltico centralizao do poder. e) Nacionalismo exacerbado inovao administrativa.
Resoluo

O primeiro quadro, pintado no Segundo Reinado (em 1844), quando o Brasil j superara as vicissitudes do Primeiro Reinado e caminhava para a estabilidade poltica, mostra D. Pedro I rodeado e apoiado pelo povo situao que se desfaria poucos anos aps a Proclamao da Independncia. Quanto segunda ilustrao, que retrata um D. Pedro II sereno e respeitvel, pode ser interpretada como uma aluso aparente estabilidade do Imprio, nos anos que antecederam a queda da Monarquia.

E
Mapa 1

MOREAUX, F.R. Proclamao da Independncia.


Disponvel em: www.tvbrasil.org.br. Acesso em 14 jun. 2010.

Mapa 2 OBJETIVO 3

ENEM Outubro/2013

A dinmica de transformao das cidades tende a apresentar como consequncia a expanso das reas perifricas pelo(a) a) crescimento da populao urbana e aumento da especulao imobiliria. b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido existncia de um grande nmero de servios. c) delimitao de reas para uma ocupao organizada do espao fsico, melhorando a qualidade de vida. d) implantao de polticas pblicas que promovem a moradia e o direito cidade aos seus moradores. e) reurbanizao de moradias nas reas centrais, mantendo o trabalhador prximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.
Resoluo

Os mapas representam distintos padres de distribuio de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidncia de disputas territoriais envolvendo povos indgenas se explica pela a) fertilizao natural dos solos. b) expanso da fronteira agrcola. c) intensificao da migrao de retorno. d) homologao de reservas extrativistas. e) concentrao histrica da urbanizao.
Resoluo

A dinmica de transformao das cidades, geralmente carentes de infraestruturas e servios devido forma catica em que ocorreu o processo de urbanizao do Brasil, ampliou o quadro demogrfico, notadamente nas reas perifricas, e promoveu um aumento da especulao imobiliria. Novos espaos foram sendo ocupados e valorizados pelo capital imobilirio.

10

As disputas socioespaciais espalham-se por todo o Pas. Entretanto, perceptvel, na correlao entre os mapas apresentados, que h menor incidncia de conflitos em reas de ocupao consolidada, cuja concentrao urbana mais antiga. De modo contrrio, a expanso das fronteiras agrcolas em direo Regio Norte do Pas e as recentes demarcaes e homologaes de reservas pelo governo federal estabelecem novos usos aos espaos ocupados.

Trata-se de um gigantesco movimento de construo de cidades, necessrio para o assentamento residencial dessa populao, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, sade, energia, gua etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano no tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o territrio foi ocupado e foram construdas as condies para viver nesse espao.
MARICATO. E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrpolis Vozes. 2001.

No esquema, o problema atmosfrico relacionado ao ciclo da gua acentuou-se aps as revolues industriais. Uma consequncia direta desse problema est na a) reduo da flora. b) elevao das mars. c) eroso das encostas. d) laterizao dos solos. e) fragmentao das rochas.
Resoluo

O fenmeno apresentado a chamada chuva cida, na qual a gua da chuva passa a ser uma soluo mais cida do que normalmente . Alm de causar a corroso de edificaes, fiaes e monumentos, a chuva cida incide de forma bastante intensa sobre a cobertura vegetal. So diversos os exemplos de coberturas, nos vrios continentes, que sofreram 4 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

extremas degradaes: manchas de floresta temperada na Polnia, corrodas pelas chuvas cidas causadas pela queima de carvo mineral, destruio de matas nas reas circunvizinhas dos Grandes Lagos norte-americanos, causada pelas chuvas cidas provocadas pelas atividades industriais, entre outras.

judiciais. c) optava pela via legalista de libertao. d) priorizava a negociao em torno das indenizaes aos senhores. e) antecipava a libertao paternalista dos cativos.
Resoluo

11

Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia a base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Elico Alto Serto, em 2014, ter capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhes de habitantes.
MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S.Paulo, 2 dez. 2012

Joaquim Nabuco foi o mais importante poltico abolicionista brasileiro, diferenciando-se de outros adversrios da escravido que defendiam solues radicais para a questo escravista (como os caifases de So Paulo, promotores de fugas e rebelies de escravos). Na qualidade de deputado do Imprio, Nabuco propunha a soluo que veio finalmente a ser adotada: a abolio da escravatura pela fora da lei (no caso, a Lei urea), ou seja, pela via legalista.

13

A opo tecnolgica retratada na notcia proporciona a seguinte consequncia para o sistema energtico brasileiro: a) Reduo da utilizao eltrica. b) Ampliao do uso bioenergtico. c) Expanso das fontes renovveis. d) Conteno da demanda urbano-industrial. e) Intensificao da dependncia geotrmica.
Resoluo

Tenho 44 anos e presenciei uma transformao impressionante na condio de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relaes homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lsbicas no podiam trabalhar no governo federal. No havia nenhum poltico abertamente gay. Alguns homossexuais no assumidos ocupavam posies de poder, mas a tendncia era eles tormarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.
ROSS, A. Na mquina do tempo. poca, ed. 766, 28 jan. 2013.

O uso da energia elica (vento) em estados do Nordeste, como Bahia, Rio Grande do Norte, Cear, entre outros do Brasil, configura um sistema energtico renovvel.

12

A escravido no h de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreies ou atentados locais. No deve s-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revoluo, como aconteceu na Frana, sendo essa revoluo obra exclusiva da populao livre. no Parlamento e no em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praas das cidades, que se h de ganhar, ou perder, a causa da liberdade.
NABUCO, J. O abolicionismo (1883). Rio de Janeiro: Nova Fronteira; So Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado).

A dimenso poltica da transformao sugerida no texto teve como condio necessria a a) ampliao da noo de cidadania. b) reformulao de concepes religiosas. c) manuteno de ideologias conservadoras. d) implantao de cotas nas listas partidrias. e) alterao da composio tnica da populao.
Resoluo

O texto refere-se a uma transformao que ocorreu na sociedade estadunidense, em que a opo sexual dos cidados passa a ser respeitada e deixa de ser obstculo ao exerccio poltico.

14

No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto poltico sobre como deveria ocorrer o fim da escravido no Brasil, no qual a) copiava o modelo haitiano de emancipao negra. b) incentivava a conquista de alforrias por meio de aes OBJETIVO 5

Nos estados, entretanto, se instalavam as oligarquias, de cujo perigo j nos advertia Saint-Hilaire, e sob o disfarce do que se chamou a poltica dos governadores. Em crculos concntricos esse sistema vem cumular no prprio poder central que o sol do nosso sistema.
PRADO, P. Retrato do Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1972.

A crtica presente no texto remete ao acordo que

ENEM Outubro/2013

fundamentou o regime republicano brasileiro durante as trs primeiras dcadas do sculo XX e fortaleceu o(a) a) poder militar, enquanto fiador da ordem econmica. b) presidencialismo, como o objetivo de limitar o poder dos coronis. c) domnio de grupos regionais sobre a ordem federativa. d) interveno nos estados, autorizada pelas normas constitucionais. e) isonomia do governo federal no tratamento das disputas locais.
Resoluo

c) liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades pblicas. d) tradies populares se transformavam em matria de disputas sociais. e) perseguies policiais tinham carter xenfobo por repudiarem tradies estrangeiras.
Resoluo

No texto, fala-se justamente de uma tradio carnavalesca popular do sculo XIX que se tentou abolir pelas Grandes Sociedades inspiradas no modelo veneziano de se festejar o carnaval.

Considerando que a Constituio de 1891 implantou no Brasil a ordem federativa (federao: estrutura poltico-administrativa baseada na autonomia dos governos regionais, ainda que subordinados a um poder central), criaram-se condies para que as oligarquias, formadas pelos representantes das classes dominantes, pudessem controlar a vida poltica dos estados durante a Repblica Velha.

16

15

No final do sculo XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcanaram ampla popularidade entre os folies cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relao comemorao carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar gua nos folies) e outras prticas difundidas entre a populao desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diverso que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ningum parecia disposto a abrir mo de suas diverses para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na viso dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles.
PEREIRA, C.S. Os senhores da alegria: a presena das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do sculo XIX. In: CUNHA, M.C.P. Carnavais e outras festas: ensaios de histria social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado).

-Havera ainda quem resista a poderosa inuencia do partido Mulherista.?!


PEDERNEIRAS, R. Revista da Semana, ano 35, n. 40, 15 set. 1934. In: LEMOS, R. (Org.). Uma histria do Brasil atravs das caricaturas (18402001). Rio de Janeiro. Bom Texto, Letras e Expresses, 2001.

Na imagem, da dcada de 1930, h uma crtica conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a a) rediviso do trabalho domstico. b) liberdade de orientao sexual. c) garantia da equiparao salarial. d) aprovao do direito ao divrcio. e) obteno da participao eleitoral.
Resoluo

Manifestaes culturais como o carnaval tambm tm sua prpria histria, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuao das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as a) distines sociais eram deixadas de lado em nome da celebrao. b) aspiraes cosmopolitas da elite impediam a realizao da festa fora dos clubes.

A Constituio de 1934 confirmou um direito poltico inserto por Getlio Vargas no Cdigo Eleitoral de 1932 e que j fora implantado pioneiramente no Rio Grande do Norte em 1927: o voto feminino. A ilustrao evidencia, sobre esse assunto, o arraigado machismo que ainda permeava vastos setores da sociedade brasileira.

ENEM Outubro/2013

OBJETIVO

17

Ento, a travessia das veredas sertanejas mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abreviaIhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaa-o na trama espinescente e no o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanas, e desdobra-se-lhe na frente lguas e lguas, imutvel no aspecto desolado; rvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados apontando rijamente no espao ou estirando-se flexuosos palo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante
Cunha. E. Os sertes. Disponvel em: http://pt. scribd.com. Acesso em 2 jun. 2012.

O processo registrado no grfico gerou a seguinte consequncia demogrfica: a) Decrscimo da populao absoluta. b) Reduo do crescimento vegetativo. c) Diminuio da proporo de adultos. d) Expanso de polticas de controle da natalidade. e) Aumento da renovao da populao economicamente ativa.
Resoluo

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeogrficos presentes na a) composio de vegetao xerfila. b) formao de florestas latifoliadas. c) transio para mata de grande porte. d) adaptao elevada salinidade. e) homogeneizao da cobertura pereniflia.
Resoluo

O crescimento vegetativo a diferena entre duas taxas: a natalidade e a mortalidade. No Brasil, a taxa de mortalidade teve uma queda acentuada a partir da dcada de 1950, enquanto a natalidade manteve-se alta at a dcada de 1980, implicando um elevado crescimento vegetativo. Com a queda da natalidade a partir da dcada seguinte, a tendncia a queda do crescimento vegetativo. necessrio que se perceba que a taxa de natalidade difere da taxa de fecundidade. Enquanto a natalidade o produto da diviso do nmero de nascimentos pela populao absoluta multiplicado por mil, a taxa de fecundidade o nmero mdio de filhos que as mulheres tm, em um determinado perodo. A concluso sobre a reduo do crescimento vegetativo utilizando-se a taxa de fecundidade , portanto, feita por aproximao.

O texto, extrado da obra Os Sertes, de Euclides da Cunha, descreve as veredas sertanejas cujo o aspecto biogeogrfico corresponde aos elementos da Caatinga com suas formaes xerfilas: cactceas e bromeliceas com espinhos, galhos retorcidos e secos que expressam a paisagem semirida.

19

18
6,16 6,21

B
6,28 5,76

Taxa de fecundidade total - Brasil - 1940-2010

As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntrios de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da Repblica espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidados de vrias partes do mundo incluindo 40 brasileiros tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes poltico-ideolgicas.
SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. Histria Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

4,35

2,85 2,38 1,90

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na dcada de 1930. A perspectiva poltica comum que promoveu a mobilizao descrita foi o(a) a) crtica ao stalinismo. b) combate ao fascismo. c) rejeio ao federalismo. d) apoio ao corporativismo. e) adeso ao anarquismo.
Resoluo

1930 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010 2020

A Guerra Civil Espanhola (1936-39) mostrou uma clara dicotomia entre direita e esquerda: a primeira, sob a denominao de nacionalistas, reunia os 7

OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

conservadores de todos os matizes, liderados pelos fascistas da Falange Espanhola e comandados pelo general Franco; a esquerda, agrupada nos republicanos, uniu liberais e socialistas de todas as tendncias, ligados pelo antifascismo. nesse contexto que se enquadram as Brigadas Internacionais, cujos integrantes, no plano ideolgico, representavam as diversas correntes de esquerda.

21

20

De todas as transformaes impostas pelo meio tcnicocientfico-informacional logstica de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razo muito simples: o potencial que tal ferramenta logstica ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geogrfica do Brasil.
HUERTAS. D. M. O papel dos transportes na expanso recente da fronteira agrcola brasileira. Revista Transporte y Territorio. Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).

Nasce daqui uma questo: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque difcil junt-las, muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que so ingratos, volveis, simuladores, covardes e vidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem so inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo est longe; mas quando ele chega, revoltam-se.
MAQUIAVEL, N. O prncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

A necessidade de modais de transporte interligados, no territrio brasileiro, justifica-se pela(s) a) variaes climticas no territrio, associadas interiorizao da produo. b) grandes distncias e a busca da reduo dos custos de transporte. c) formao geolgica do pas, que impede o uso de um nico modal. d) proximidade entre a rea de produo agrcola intensiva e os portos. e) diminuio dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
Resoluo

A partir da anlise histrica do comportamento humano em suas relaes sociais e polticas. Maquiavel define o homem como um ser a) munido de virtude, com disposio nata a praticar o bem a si e aos outros. b) possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcanar xito na poltica. c) guiado por interesses, de modo que suas aes so imprevisveis e inconstantes. d) naturalmente racional, vivendo em um estado prsocial e portando seus direitos naturais. e) socivel por natureza, mantendo relaes pacficas com seus pares.
Resoluo

O Brasil um pas de dimenses continentais, sendo que seu territrio abriga uma grande diversidade de terrenos, cuja transposio requer a utilizao de variados meios de transporte. Em razo das grandes distncias apresentadas entre as reas de produo agrcola e os locais de escoamento, somadas opo histrica do Pas pelo modal rodovirio, h um consequente aumento nos custos das mercadorias transportadas. Desta forma, levando-se em considerao as necessidades logsticas do Pas, a intermodalidade, caracterizada pela utilizao de diferentes meios de transporte que se adaptem natureza do produto transportado e s distncias a serem percorridas, leva a uma otimizao no transporte de mercadorias e a uma consequente reduo nos custos.

Maquiavel sustenta uma antropologia pessimista, muito prxima da concepo de Hobbes. Assim, o homem naturalmente um ser egosta e inclinado ao conflito. No texto, Maquiavel afirma que, em geral, os homens so ingratos e volveis, o que serve de justificativa, inclusiva, aos regimes absolutistas.

ENEM Outubro/2013

OBJETIVO

22

B
Disneylandia

23

C
PSD - PTB - UDN PSP - PDC - MTR PTN - PST - PSB PRP - PR - PL - PRT Finados
FORTUNA. Correio da Manh, ano 65. n. 22 264, 2 nov. 1965.

Multinacionais japonejas instalam empresas em HongKong E produzem com matria-prima brasileira Para competir no mercado americano [] Pilhas americanas alimentam eletrodomsticos ingleses na Nova Guin Gasolina rabe alimenta automveis americanos na frica do Sul [] Crianas iraquianas fugidas da guerra No obtm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylandia
ANTUNES, A Disponvel em: www.radio.uol.com.br Acesso em: fev 2013 (fragmento).

A imagem foi publicada no jornal Correio da Manh, no dia de Finados de 1965. Sua relao com os direitos polticos existentes no perodo revela a a) extino dos partidos nanicos. b) retomada dos partidos estaduais. c) adoo do bipartidarismo regulado. d) superao do fisiologismo tradicional e) valorizao da representao parlamentar.
Resoluo

Na cano, ressalta-se a coexistencia, no contexto internacional atual, das seguintes situaes: a) Acirramento do controle alfandegrio e estmulo ao capital especulativo. b) Ampliao das trocas econmicas e seletividade dos fluxos populacionais. c) Intensificao do controle informacional e adoo de barreiras fitossanitrias. d) Aumento da circulao mercantil e desregulamentao do sistema financeiro. e) Expanso do protecionismo comercial e descaracterizao de identidades nacionais.
Resoluo

Pelo Ato Institucional n. 2, 27 de outubro de 1965, o presidente Castelo Branco suprimiu os partidos polticos ento existentes, pondo fim ao pluripartidarismo (tema do cabealho do Correio da Manh) e abrindo caminho para a implantao do bipartidarismo, definida pelo Ato Complementar n. 4, de 20 de novembro daquele ano.

24

Um gigante da indstria da internet, em gesto simblico, mudou o tratamento que conferia sua pgina palestina. O site de buscas alterou sua pgina quando acessada da Cisjordnia. Em vez de territrios palestinos, a empresa escreve agora Palestina logo abaixo do logotipo.
Bercito, D. Google muda tratamento de territrios palestinos. Folha de S. Paulo, 4 maio 2013 (daptado).

A cano Disneylndia, de Arnaldo Antunes, ressalta, no contexto internacional atual, a ideia de Nova Ordem Mundial, de mundializao ou globalizao econmica, dentro da qual houve ampliao das trocas econmicas. No entanto, mostra tambm a seletividade dos fluxos populacionais: a questo das migraes nem sempre consideradas lcitas e permitidas.

O gesto simblico sinalizado pela mudana no status dos territrios palestinos significa o a) surgimento de um pas binacional. b) fortalecimento de movimentos antissemitas. c) esvaziamento de assentamentos judaicos. d) reconhecimento de uma autoridade jurdica. e) estabelecimento de fronteiras nacionais.
Resoluo

Diferentemente do que sugere a questo, a mudana no tratamento dado Palestina pela empresa de comunicao no pode ser denominada recoOBJETIVO 9

ENEM Outubro/2013

nhecimento de uma autoridade jurdica. A empresa no organismo poltico ou diplomtico. Este reconhecimento, segundo o que estabelece o Direito Internacional Pblico, no se d por entes privados, mas por outro(s) Estado(s). De uma forma simplificada, poder-se-ia definir Estado como uma entidade jurdico-politica constituda por: Territrio, Populao, autogoverno e soberania. Portanto, seu reconhecimento d-se, apenas, pelos seus pares, que gozam de status semelhantes. Mesmo se tratando de gesto simblico, cumpre-nos a obrigao de informar corretamente os candidatos, que podem, a partir da nica alternativa possvel entre as apresentadas, ter uma ideia equivocada deste importante conceito. A Assembleia Geral da ONU, em novembro em 2012, reconheceu a misso palestina como um Estado observador no membro, o que recebeu crticas de Israel e dos EUA.

soluo para o estabelecimento de um regime poltico baseado na harmonia, equilbrio e independncia entre o Executivo, o Legislativo e o Judicirio.

26

Quando ningum duvida da existncia de um outro mundo, a morte uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Mdia tem a convico de no desaparecer completamente, esperando a ressurreio. Pois nada se detm e tudo continua na eternidade. A perda contempornea do sentimento religioso fez da morte uma provao aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido.
DUBY, G. Ano 2000 na pista do nossos medos. So Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).

25

Para que no haja abuso, preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses trs poderes: o de fazer leis, o de executar as resolues pblicas e o de julgar os crimes ou as divergncias dos indivduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, atuando de forma independente para a efetivao da liberdade, sendo que esta no existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do esprito das leis. So Paulo Abril Cultural, 1979 (adaptado).

Ao comparar as maneiras com que as sociedades tm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de a) mercantilizao das crenas religiosas. b) transformao das representaes sociais. c) disseminao do atesmo nos pases de maioria crist. d) diminuio da distncia entre saber cientfico e eclesistico. e) amadurecimento da conscincia ligada civilizao moderna.
Resoluo

A diviso e a independncia entre os poderes so condies necessrias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo poltico em que haja a) exerccio de tutela sobre atividades jurdicas e polticas. b) consagrao do poder poltico pela autoridade religiosa. c) concentrao do poder nas mos de elites tcnicocientficas. d) estabelecimento de limites aos atores pblicos e s instituies do governo. e) reunio das funes de legislar, julgar e executar nas mos de um governante eleito.
Resoluo

Na sociedade medieval, profundamente influenciada pelo cristianismo (o que inclua a crena na ressurreio da carne e na vida eterna), a morte era vista como uma etapa necessria no caminho da vida eterna. A diminuio da religiosidade nas sociedades contemporneas, porm, transformou a morte em algo insondvel e, portanto, aterrorizante.

27

Montesquieu, um dos principais filsofos da Ilustrao, props a tripartio de poderes como

O edifcio circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferncia. Voc pode cham-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; voc pode cham-lo, se quiser de alojamento do inspetor. A moral reformada; a sade preservada; a indstria revigorada; a instruo difundida; os encargos pblicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o n grdio da Lei sobre os Pobres no cortado, mas desfeito tudo por uma simples ideia de arquitetura!
BENTHAM, J. O panptico. Belo Horizonte: Autntica, 2008.

ENEM Outubro/2013

10

OBJETIVO

Essa a proposta de um sistema conhecido como panptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporneas, exercido preferencialmente por mecanismos a) religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo v. b) ideolgicos, que estabelecem limites pela alienao, impedindo a viso da dominao sofrida. c) repressivos, que perpetuam as relaes de dominao entre os homens por meio da tortura fsica. d) sutis, que adestram os corpos no espao-tempo por meio do olhar como instrumento de controle. e) consensuais, que pactuam acordos com base na compreenso dos benefcios gerais de se ter as prprias aes controladas.
Resoluo

28

O conceito do panptico foi utilizado no sculo XVIII, pelo filsofo e jurista Jeremy Bentham, que projetou o conceito de priso circular, na qual o observador central poderia ver todos os locais onde estivessem os presos.

Disponvel em: http://tv-video-edc.blogspot.com. Acesso em: 30 maio 2010.

A charge revela uma crtica aos meios de comunicao, em especial internet, porque a) questiona a integrao das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. b) considera as relaes sociais como menos importantes que as virtuais. c) enaltece a pretenso do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. d) descreve com preciso as sociedades humanas no mundo globalizado. e) concebe a rede de computadores como o espao mais eficaz para a construo de relaes sociais.
Resoluo

A crtica contida na charge fundamenta-se no questionamento das relaes humanas que ocorrem nas denominadas redes sociais. As relaes sociais virtuais ampliaram-se, com a disseminao dos meios virtuais ocupando o espao outrora pertencente s relaes interpessoais tte--tte, ou, de forma popular, cara-acara.

OBJETIVO

11

ENEM Outubro/2013

29

31

Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma gerao para outra. A ausncia de uma legislao escrita permitia aos patrcios manipular a justia conforme seus interesses. Em 451 a.C., porm, os plebeus conseguiram eleger uma comisso de dez pessoas os decnviros para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grcia, para estudar a legislao de Slon.
COULANGES, F. A cidade antiga. So Paulo. Martins Fontes, 2000.

A superao da tradio jurdica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada a) adoo do sufrgio universal masculino. b) extenso da cidadania aos homens livres. c) afirmao de instituies democrticas. d) implantao de direitos sociais. e) tripartio dos poderes polticos.
Resoluo

Disponvel em: http://BP. blogspot.com. Acesso em: 24 ago. 2011.

A promulgao da Lei das XII Tbuas, em 450 a.C., tornou a legislao romana pblica e comum, isto , extensiva a todos os cidados, no tocante aos diretos sociais.

30

Na imagem, visualizam-se um mtodo de cultivo e as transformaes provocadas no espao geogrfico. O objetivo imediato da tcnica agrcola utilizada a) controlar a eroso laminar. b) preservar as nascentes fluviais. c) diminuir a contaminao qumica. d) incentivar a produo transgnica. e) implantar a mecanizao intensiva.
Resoluo

A felicidade , portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazvel coisa do mundo, e esses atributos no devem estar separados como na inscrio existente em Delfos das coisas, a mais nobre a mais justa, e a melhor a sade; porm a mais doce ter o que amamos. Todos estes atributos esto presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, ns a identificamos como felicidade.
ARISTOTELES. A Poltica. So Paulo: Cia das Letras, 2010.

A foto exibe uma prtica agrcola muito comum no sul e sudeste asitico, conhecida com terraceamento. Nessa prtica, o solo recortado em degraus e, nos aclives, so construdos muros que retero o solo, evitando a eroso, principalmente em regies muito midas.

32

Ao reconhecer na felicidade a reunio dos mais excelentes atributos, Aristoteles a identifica como a) busca por bens materiais e ttulos de nobreza. b) plenitude espiritual e ascese pessoal. c) finalidade das aes e condutas humanas. d) conhecimento de verdades imutveis e perfeitas. e) expresso do sucesso individual e reconhecimento pblico.
Resoluo

Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.
Coroao do Rei do Congo em Santo Amaro, Bahia apud DEL PRIORE, M. Festas e utopias no Brasil colonial. In: CATELLI JR, R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. So Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).

Para Aristteles, a felicidade est ligada virtude intelectual, o bem maior, sendo necessrio, para alcan-la, levar uma vida prazerosa, poltica e filosfica. Trata-se de um bem perfeito alcanado no agir, objetivando o que todos desejam.

Originria dos tempos coloniais, as festa da Coroao do Rei do Congo evidencia um processo de a) excluso social. b) imposio religiosa. c) acomodao poltica. d) supresso simblica. 12 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

e) ressignificao cultural.
Resoluo

O texto trata de uma festividade popular em que os baianos assistem representao de um passado glorioso que existiu na terra de seus ancestrais; concomitantemente, essa comemorao contribui para sociabilizar uma populao costumeiramente marginalizada em uma sociedade de origem escravista.

crescimento econmico. e) correo de distores histricas e ao prejuzo ao agronegcio.


Resoluo

33
TEXTO I

No texto I, o autor se refere a distores histricas, considerando que, ao longo do perodo colonial, criouse no Brasil um sistema produtivo baseado no uso de latifndios que perenizaram a concentrao de terras para os sculos seguintes. No texto II, a pequena propriedade apresentada como antieconmica, constituindo-se, assim, num sistema que prejudica o agronegcio, quase todo ele baseado em latifndios.

A nossa luta pela democratizao da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso pas. Cerca de 1% de todos os proprietrios controla 46% das terras. Fazemos presso por meio da ocupao de latifndios improdutivos e grandes propriedades, que no cumprem a funo social, como determina a Constituio de 1988. Tambm ocupamos as fazendas que tm origem na grilagem de terras pblicas.
Disponvel em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

34

A recuperao da herana cultural africana deve levar em conta o que prprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. No se trata, portanto, do resgate ingnuo do passado nem do seu cultivo nostlgico, mas de procurar perceber o prprio rosto cultural brasileiro. O que se quer captar seu movimento para melhor compreend-lo historicamente.
MINAS GERAIS: Cadernos do Arquivo 1: Escravido em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Pblico Mineiro, 1988.

TEXTO II O pequeno proprietrio rural igual a um pequeno proprietrio de loja: quanto menor o negcio, mais difcil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos so difceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrria.
LESSA, C. Disponvel em: www.observadorpolitico.org.br. Acesso em: 25 ago 2011 (adaptado).

Com base no texto, a anlise de manifestaes culturais de origem africana, como a capoeira ou o candombl, deve considerar que elas a) permanecem como reproduo dos valores e costumes africanos. b) perderam a relao com o seu passado histrico. c) derivam da interao entre valores africanos e a experincia histrica brasileira. d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual. e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relao aos europeus.
Resoluo

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relao reforma agrria se opem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrria, respectivamente, a) reduo do inchao urbano e crtica ao minifndio compons. b) ampliao da renda nacional e prioridade ao mercado externo. c) conteno da mecanizao agrcola e ao combate ao xodo rural. d) privatizao de empresas estatais e ao estmulo ao OBJETIVO 13

Os escravos africanos introduzidos no Brasil trouxeram com eles costumes, tradies e crenas que, para sobreviverem na nova terra, foram adaptados s novas condies culturais e sociais, caracterizando um processo de sincretismo.

ENEM Outubro/2013

35

l romances, alm de desperdiar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um nmero igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francs ou de dana.
Comentrio do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos (1839) apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotasi Revista de Estudos Literrios. Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.

TEXTO II As janelas e portas gradeadas com trelias no eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas sociedade, as filhas e as esposas.
MACEDO, J. M. Memrias da Rua do Ouvidor (1878). Disponvel em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).

Meta de Faminto JK Voc agora tem automvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Que mais quer? JECA Um prato de feijo brasileiro, seu dout!
THEO. In: LEMOS, R. (Org.) Uma histria do Brasil atravs da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Bom TExto, Letras & Expresses. 2001.

A charge ironiza a poltica desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao a) evidenciar que o incremento da malha viria diminuiu as desigualdades regionais do pas. b) destacar que a modernizao das indstrias dinamizou a produo de alimentos para o mercado interno. c) enfatizar que o crescimento econmico implicou aumento das contradies socioespaciais. d) ressaltar que o investimento no setor de bens durveis incrementou os salrios de trabalhadores. e) mostrar que a ocupao de regies interioranas abriu frentes de trabalho para a populao local.
Resoluo

A representao social do feminino comum aos dois textos o(a) a) submisso de gnero, apoiada pela concepo patriarcal de famlia. b) acesso aos produtos de beleza, decorrncia da abertura dos portos. c) ampliao do espao de entretenimento, voltado s distintas classes sociais. d) proteo da honra, mediada pela disputa masculina em relao s damas da corte. e) valorizao do casamento cristo, respaldado pelos interesses vinculados herana.
Resoluo

Os textos enfatizam aspectos comportamentais do papel da mulher em sociedades tradicionais: no texto I, a viso construda de mulher ideal, educada e arrumada, porm controlada e sonegada sociedade, o que enfatizada no texto II.

37

A charge enfoca um aspecto pouco divulgado do desenvolvimentismo juscelinista. Os benefcios desse processo direcionaram-se para os setores urbanos da sociedade, sem alcanar o homem do campo, ainda preso a uma estrutura arcaica, opressora e espoliadora.

Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnolgico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no incio da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, no surgiu de um prazer de poder, de um mero imperialismo humano, mas da aspirao de libertar o homem e de enriquecer sua vida, fsica e culturalmente.
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosfico: trs enfoques, Scientiae Studia. So Paulo, v. 2 n. 4, 2004 (adaptado).

36

TEXTO I Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e dana; ela

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a cincia como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempries da natureza. Nesse contexto, a investigao cientfica consiste em 14 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

a) expor a essncia da verdade e resolver definitivamente as disputas tericas ainda existentes. b) oferecer a ltima palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia. c) ser a expresso da razo e servir de modelo para outras reas do saber que almejam o progresso. d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos ticos e religiosos. e) explicar a dinmica presente entre os fenmenos naturais e impor limites aos debates acadmicos.
Resoluo

e) relao sociedade-natureza de carter singular.


Resoluo

A declarao da prpria Unesco sobre a concesso, ao Rio de Janeiro, do ttulo de Patrimnio Mundial como Paisagem Cultural, afirma que o Rio constitui um exemplo nico de simbiose (integrao) entre a cidade e a paisagem ou, em outras palavras, entre a sociedade e a Natureza.

Descartes e Bacon rivalizam quanto concepo epistemolgica e mtodos propostos. Descartes era racionalista, para quem o conhecimento se encontra na razo e sugere o mtodo dedutivo; Bacon era empirista, para quem o conhecimento construdo pela experincia sensorial, propondo o mtodo indutivo. Contudo, tais filsofos contriburam muito para os caminhos da cincia e introduziram, por exemplo, o ceticismo metodolgico. cincia, caberia conhecer os processos naturais, afastando as sombras das dvidas. Os iluministas, nesse sentido, valorizam a razo, como meio de emancipao do homem.

39

TEXTO I H j algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opinies como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princpios to mal assegurados no podia ser seno mui duvidoso e incerto. Era necessrio tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opinies a que at ento dera crdito, e comear tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalvel.
DESCARTES, R. Meditaes concernentes Primeira Filosofia. So Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).

38

No dia 1. de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o ttulo da Unesco de Patrimnio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36. Sesso do Comit do Patrimnio Mundial. O presidente do Iphan explicou que a paisagem carioca a imagem mais explcita do que podemos chamar de civilizao brasileira, com sua originalidade, desafios, contradies e possibilidades. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o ttulo da Unesco sero alvo de aes integradas visando preservao da sua paisagem cultural.
Disponvel em: www.cultura.gov.br. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).

TEXTO II o carter radical do que se procura que exige a radicalizao do prprio processo de busca. Se todo o espao for ocupado pela dvida, qualquer certeza que aparecer a partir da ter sido de alguma forma gerada pela prpria dvida, e no ser seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dvida.
SILVA, F.L. Descartes. a metafsica da modernidade. So Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

O reconhecimento da paisagem em questo como patrimnio mundial deriva da a) presena do corpo artstico local. b) imagem internacional da metrpole. c) herana de prdios da ex-capital do pas. d) diversidade de culturas presente na cidade. OBJETIVO 15

A exposio e a anlise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstruo radical do conhecimento, deve-se a) retomar o mtodo da tradio para edificar a cincia com legitimidade. b) questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepes. c) investigar os contedos da conscincia dos homens menos esclarecidos. d) buscar uma via para eliminar da memria saberes antigos e ultrapassados. e) encontrar ideias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados.
Resoluo

Os textos enfatizam o papel questionador do cognoscente, que deve deixar de lado toda concepo anterior, e o termo radical empregado no texto II tem o sentido de raiz, portanto, de profundo.

ENEM Outubro/2013

Descartes introduziu o ceticismo metodolgico, que consiste no exerccio de afastar toda dvida at se chegar ao conhecimento.

Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos no detm a desolao...


PINSKY, J. et al. Histria da Amrica atravs de textos. So Paulo. Contexto, 2007 (fragmento).

40

De ponta a ponta, tudo praia-palma, muito ch e muito formosa. Pelo serto nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, no podamos ver seno terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, at agora, no pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porm a terra em si de muito bons ares [...]. Porm o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que ser salvar esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A; BERUTTI, F.; FARIA, R. Histria moderna atravs de textos. So Paulo: Contexto, 2001.

O texto um registro asteca, cujo sentido est relacionado ao() a) tragdia causada pela destruio da cultura desse povo. b) tentativa frustada de resistncia a um poder considerado superior. c) extermnio das populaes indgenas pelo Exrcito espanhol. d) dissoluo da memria sobre os feitos de seus antepassados. e) profetizao das consequncias da colonizao da Amrica.
Resoluo

A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo: a) Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos. b) Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa. c) Transmitir o conhecimento dos indgenas sobre o potencial econmico existente. d) Realar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia. e) Criticar o modo de vida dos povos autctones para evidenciar a ausncia de trabalho.
Resoluo

Embora Caminha, em sua carta a D. Manoel, tenha apontado outros benefcios que o Brasil poderia proporcionar a Portugal (fertilidade do solo e probabilidade de encontrar metais preciosos), foi a possibilidade de converso dos nativos, dentro do esprito cruzadista (ou impulso salvfico, segundo o historiador Fernando Novais) que influenciou, ao menos parcialmente, a expanso martima e o processo colonizador empreendidos pelos lusitanos.

A conquista da Amrica pelos espanhis provocou a destruio das culturas indgenas por meio da violncia e da aculturao; esse o sentido (ou significao) do lamento dos astecas no texto transcrito. Tambm a viso dominante na historiografia contempornea sobre o processo hispnico de colonizao. Obs.: Embora a alternativa B seja a que mais se atm ao texto, a alternativa A expressa a viso contempornea sobre a conquista espanhola da Amrica; e a alternativa C poderia eventualmente ser a escolhida, pois o trecho reproduzido tambm enfatiza a ideia de mortandade, ainda que lhe reserve menos espao que as consideraes de carter militar. De qualquer forma, a questo foi elaborada de tal maneira que pode suscitar no candidato dvidas sobre qual seria a resposta correta.

42

41

O canto triste dos conquistados: os ltimos dias de Tenochtitln Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos esto espalhados. Destelhadas esto as casas, Vermelhas esto as guas, os rios, como se algum as tivesse tingido,

Embora haja dados comuns que do unidade ao fenmeno da urbanizao na frica, na sia e na Amrica Latina, os impactos so distintos em cada continente e mesmo dentro de cada pas, ainda que as modernizaes se deem com o mesmo conjunto de inovaes.
ELIAS, D. Fim do sculo e urbanizao no Brasil. Revista Cincia Geogrfica, ano IV, n. 11, set/dez. 1988.

O texto aponta para a complexidade da urbanizao nos diferentes contextos socioespaciais. Comparando a organizao socioeconmica das regies citadas, a unidade desse fenmeno perceptvel no aspecto 16 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

a) espacial, em funo do sistema integrado que envolve as cidades locais e globais. b) cultural, em funo da semelhana histrica e da condio de modernizao econmica e poltica. c) demogrfico, em funo da localizao das maiores aglomeraes urbanas e continuidade do fluxo campocidade. d) territorial, em funo da estrutura de organizao e planejamento das cidades que atravessam as fronteiras nacionais. e) econmico, em funo da revoluo agrcola que transformou o campo e a cidade e contribuiu para fixao do homem ao lugar.
Resoluo

redes sociais da internet como instrumento fundamental para a mobilizao das massas e a proposta de democracia direta.

44

At hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porm, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se no se resolvero melhor as tarefas da metafsica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento.
KANT, I. Crtica da razo pura. Lisboa: Calouste-Guibenkian, 1994 (adaptado).

Iniciada em diversos momentos do sculo XX, a urbanizao de Amrica Latina, frica e sia ainda no se esgotou de todo e as cidades crescem desordenadamente, gerando o que se convencionou chamar de megacidades, aquelas cujas populaes ultrapassam os dez milhes de habitantes.

43

Rua Preciados, seis da tarde. Ao longe, a massa humana que abarrota a Praa Puertal Del Sol, em Madri, se levanta. Um grupo de garotas, ao ver a cena, corre em direo multido. Milhares de pessoas fazem ressoar o Slogan: Que no, que no, que no nos representem. Um garoto fala pelo magefone: Demandamos submeter a referendo o resgate bancrio.
Rodriguez. O. Puerta Del Sol, o grande alto-falante. Brasil de Fato. So Paulo, 26 maio-1 jun. 2011 (adaptado).

O trecho em questo uma referncia ao que ficou conhecido como revoluo copernicana da filosofia. Nele, confrontam-se duas posies filosficas que a) assumem pontos de vista opostos acerca da natureza do conhecimento. b) defendem que o conhecimento impossvel, restandonos somente o ceticismo. c) revelam a relao de interdependncia entre os dados da experincia e a reflexo filosfica. d) apostam, no que diz respeito s tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relao aos objetos. e) refutam-se mutuamente quanto natureza do nosso conhecimento e so ambas recusadas por Kant.
Resoluo

Em 2011, o acampamento dos indignados espanhis expressou todo o descontamento poltico da juventude europeia. Que proposta sintetiza o conjunto de reivindicaes polticas destes jovens? a) Voto universal. b) Democracia direta. c) Pluralidade partidria. d) Autonomia legislativa. e) Imunidade parlamentar.
Resoluo

O texto da questo apresenta posies opostas a respeito da natureza do conhecimento. Enquanto, em uma delas, os objetos so a fonte da produo do conhecimento, a outra afirma a primazia das ideias sobre os objetos na busca do conhecimento, posio essa defendida por Kant.

45

Nos ltimos decnios, o territrio conhece grandes mudanas em funo de acrscimos tcnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condio, ao mesmo tempo, dos processos econmicos e sociais em curso.
SANTOS, M. SILVEIRA; M.L. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).

No atual cenrio de incertezas e crise na Europa, surgem movimentos sociais que manifestam sua indignao com as formas de organizao poltica. Os indignados criticam o modelo liberal de democracia representativa; a corrupo; as prticas do neoliberalismo; a submisso dos direitos humanos, do meio ambiente, das polticas pblicas e das demandas sociais aos interesses do capital. Como caractersticas deste novo tipo de ativismo, destacam-se as propostas de criao de uma nova conscincia poltica, o uso das OBJETIVO 17

A partir da ltima dcada, verifica-se a ocorrncia no Brasil de alteraes significativas no territrio, ocasionando impactos sociais, culturais e econmicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amaznia Legal, com a a) reforma e ampliao de aeroportos nas capitais dos

ENEM Outubro/2013

estados. b) ampliao de estdios de futebol para a realizao de eventos esportivos. c) construo de usinas hidreltricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira. d) instalao de cabos para a formao de uma rede informatizada de comunicao. e) formao de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicao mvel na regio.
Resoluo

Na ltima dcada, voltaram as construes de grandes hidroeltricas, tal como se fizeram durante o perodo militar, to criticadas pelos ambientalistas. No Rio Xingu, constri-se a usina de Belo Monte, no Par. No Rio Madeira, esto em construo as usinas de Jirau e Santo Antnio, no estado de Rondnia. Todas elas geraro impactos ambientais, como afogamento de florestas, animais e deslocamento dos povos locais das regies alagadas.

ENEM Outubro/2013

18

OBJETIVO

CINCIAS

DA

N AT U R E Z A

E SUAS

TECNOLOGIAS
B

46

47

A plula anticoncepcional um dos mtodos contraceptivos de maior segurana, sendo constituda basicamente de dois hormnios sintticos semelhantes aos hormnios produzidos pelo organismo feminino, o estrognio (E) e a progesterona (P). Em um experimento mdico, foi analisado o sangue de uma mulher que ingeriu ininterruptamente um comprimido desse medicamento por dia durante seis meses. Qual grfico representa a concentrao sangunea desses hormnios durante o perodo do experimento?

A imagem representa uma ilustrao retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do mdico ingls Willian Harvey, que fez importantes contribuies para o entendimento do processo de circulao do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, aps aplicar um torniquete (A) no brao de um voluntrio e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o contedo de sangue em direo ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguneo permanecia vazio aps esse processo (H O).

Disponvel em: www.answer.com. Acesso em: 18 dez. 2012 (adaptado).

A demonstrao de Harvey permite estabelecer a relao entre circulao sangunea e a) presso arterial. b) vlvulas venosas. c) circulao linftica. d) contrao cardaca. e) transporte de gases.
Resoluo

A demonstrao de Willian Harvey permite estabelecer a relao entre a circulao sangunea e a existncia de vlvulas venosas, as quais impedem o refluxo de sangue nas veias.
Resoluo

A ingesto de plula anticoncepcional, diariamente, durante seis meses, manter constante e elevada a taxa do estrognio e da progesterona e, durante este perodo, inibir a secreo das gonadotrofinas (FSH e LH) e, consequentemente, a ovulao, atuando por feedback ou retroalimentao negativa.

48

Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d'agua, perfurou-se a lateral da garrafa em trs posies a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a gua no vazou por nenhum dos orifcios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da gua conforme ilustrado na figura. 19

OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

49

Como a presso atmosfrica interfere no escoamento da gua, nas situaes com a garrafa tampada e destampada, respectivamente? a) Impede a sada de gua, por ser maior que a presso interna; no muda a velocidade de escoamento, que s depende da presso da coluna de gua. b) Impede a sada de gua, por ser maior que a presso interna; altera a velocidade de escoamento, que proporcional presso atmosfrica na altura do furo. c) Impede a entrada de ar, por ser menor que a presso interna; altera a velocidade de escoamento, que proporcional presso atmosfrica na altura do furo. d) Impede a sada de gua, por ser maior que a presso interna; regula a velocidade de escoamento, que s depende da presso atmosfrica. e) Impede a sada de gua, por ser menor que a presso interna; no muda a velocidade de escoamento, que s depende da presso da coluna de gua.
Resoluo

O citral, substncia de odor fortemente ctrico, obtido a partir de algumas plantas como o capim-limo, cujo leo essencial possui aproximadamente 80%, em massa, da substncia. Uma de suas aplicaes na fabricao de produtos que atraem abelhas, especialmente do gnero Apis, pois seu cheiro semelhante a um dos feromnios liberados par elas. Sua frmula molecular C10H16O, com uma cadeia aliftica de oito carbonos, duas insaturaes, nos carbonos 2 e 6 e dois grupos substituintes metila, nos carbonos 3 e 7. O citral possui dois ismeros geomtricos, sendo o trans o que mais contribui para o forte odor. Para que se consiga atrair um maior nmero de abelhas para uma determinada regio, a molcula que deve estar presente em alta concentrao no produto a ser utilizado :

(I) A Garrafa est tampada As foras da presso atmosfrica, atuando de fora para dentro da garrafa atravs dos orifcios, impedem a sada da gua. (II) A garrafa est destampada As foras da presso atmosfrica, atuando de fora para dentro da garrafa, tanto atravs dos orifcios como na boca da garrafa, produzem efeitos que se anulam. Dessa forma, a gua ejetada dos orifcios, sendo empurrada pelas foras devidas presso da coluna lquida contida na garrafa.

Resoluo

O citral, de frmula molecular C10H16O, apresenta uma cadeia aliftica (no aromtica) de oito carbonos, duas insaturaes, nos carbonos 2 e 6; e dois grupos substituintes metila, nos carbonos 3 e 7. O citral possui dois ismeros geomtricos, sendo o trans o que mais contribui para o forte odor, que ir atrair as abelhas.
H H3 C8 C7 C6 H2 C4 C3 H C2 O
H

CITRAL C1 aldedo

C5 H2

CH3

CH3

ENEM Outubro/2013

20

OBJETIVO

Para a existncia da isomeria geomtrica em cadeias abertas, deve existir dupla ligao entre tomos de carbono e cada carbono da dupla deve ter ligantes diferentes. No carbono 2, o H o ligante de menor massa molar e no carbono 3, o metila o ligante de menor massa molar. Os 2 ligantes de menor massa molar de lados opostos da ligao dupla originam o ismero trans. A frmula estrutural em basto :
O

PETESSE, M. L., PETRERE, JR. M. Cincia Hoje. So Paulo. n. 293 v. 49 jun 2012 (adaptado).

Nessa modificao da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos explicado pelo(a) a) reduo do fluxo gnico da espcie nativa. b) diminuio da competio intraespecfica. c) aumento da competio interespecfica. d) isolamento geogrfico dos peixes. e) extino de nichos ecolgicos.
Resoluo

50

A estratgia de obteno de plantas transgnicas pela insero de transgenes em cloroplastos, em substituio metodologia clssica de insero do transgene no ncleo da clula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produo de protenas recombinantes com diversas finalidades biotecnolgicas. O mesmo tipo de estratgia poderia ser utilizada para produzir protenas recombinantes em clulas de organismos eucariticos no fotossintetizantes, como as leveduras, que so usadas para produo comercial de vrias protenas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratgia metodolgica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para insero de transgenes em leveduras? a) Lisossomo. b) Mitocndria. c) Peroxissomo. d) Complexo golgiense. e) Retculo endoplasmtico.
Resoluo

Entre as espcies de peixes mencionadas cascudo, mapar e corvina ocorreu uma competio interespecfica com prevalncia das espcies exticas (mapar e corvina).

52

+ HClO (aq) + H2O (l) H3O (aq) + ClO (aq) pKa = log Ka = 7,53

Uma das etapas do tratamento da gua a desinfeco, sendo a clorao o mtodo mais empregado. Esse mtodo consiste na dissoluo do gs cloro numa soluo sob presso e sua aplicao na gua a ser desinfectada. As equaes das reaes qumicas envolvidas so: + Cl (g) + 2 H O (l) HClO (aq) + H O (aq) + Cl (aq)
2 2 3

As leveduras so seres eucariticos hetertrofos, possuindo muitas organelas citoplasmticas, exceto os cloroplastos. Para a produo de vrias protenas recombinantes, a organela que poderia receber os transgenes seria a mitocndria, por apresentar DNA.

A ao desinfetante controlada pelo cido hipocloroso, que possui um potencial de desinfeco cerca de 80 vezes superior ao nion hipoclorito. O pH do meio importante, porque influencia na extenso com que o cido hipocloroso se ioniza. Para que a desinfeco seja mais efetiva, o pH da gua a ser tratada deve estar mais prximo de a) 0. b) 5. c) 7. d) 9. e) 14.
Resoluo

51

No Brasil, cerca de 80% da energia eltrica advm de hidreltricas, cuja construo implica o represamento de rios. A formao de um reservatrio para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo o represamento do Rio Paran, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do nmero de peixes de espcies exticas introduzidas, como o mapar e a corvina, as trs espcies com nichos ecolgicos semelhantes. OBJETIVO 21

O texto informa que o cido hipocloroso a espcie qumica que tem, no caso, o maior poder de desinfeco. Analisando os equilbrios apresentados verifica-se que o meio cido (pH = 5) favorece, na segunda equao, a formao do cido hipocloroso pois ocorre, nesse meio, o deslocamento da reao que favorece a formao do reagente cido hipocloroso (HClO). + HClO (aq) + H2O (l) H3O (aq) + ClO (aq) Em pH muito cido (zero) favorecida a formao do cloro (Cl2).

ENEM Outubro/2013

53

Uma manifestao comum das torcidas em estdios de futebol a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de p e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estdio, formando uma onda progressiva, conforme ilustrao.

substncias nocivas sade humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou tem potencial para exercer, em algum nvel, impactos ambientais negativos.
CORREA. A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Qumica Verde: fundamentos e aplicaes. So Carlos. EduFSCar, 2009.

luz da Qumica Verde, mtodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluio do ar causada especialmente pelas a) hidreltricas. b) termeltricas. c) usinas geotrmicas. d) fontes de energia solar. e) fontes de energia elica.
Resoluo

Calcula-se que a velocidade de propagao dessa onda humana 45km/h e que cada perodo de oscilao contm 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente distanciadas entre si por 80cm.
Disponvel em: www.ufsm.br. Acesso em 7 dez. 2012 (adaptado)

As termeltricas utilizam combustveis fsseis e, portanto, geram gases formados por xidos de carbono, nitrognio e enxofre, que so nocivos ao ambiente (chuva cida e efeito estufa) e a sade humana. As hidroeltricas geram gs metano (CH4) e gs carbnico (CO2), que so nocivos ao ambiente (efeito estufa), mas no so nocivos sade humana. Usinas geotrmicas, fontes de energia solar e fontes de energia elica no causam impactos ambientais negativos.

Nessa ola mexicana, a frequncia da onda, em hertz, um valor mais prximo de a) 0,3. b) 0,5. c) 1,0. d) 1,9. e) 3,7.
Resoluo

55

O comprimento de onda calculado pelos 15 intervalos de 80cm (0,80m) entre os 16 espectadores que produzem um perodo da onda humana da seguinte maneira: = 15 . 0,80 (m) = 12m A frequncia, em hertz, para a velocidade de propagao de 45km/h (12,5m/s) dada por: V = f V f = 12,5m/s f = 12m f = 1,04Hz

Em viagens de avio, solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emisso ou a recepo de ondas eletromagnticas. O procedimento utilizado para eliminar fontes de radiao que possam interferir nas comunicaes via rdio dos pilotos com a torre de controle. A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado o fato de a) terem fases opostas. b) serem ambas audveis. c) terem intensidades inversas. d) serem de mesma amplitude. e) terem frequncias prximas.
Resoluo

54

Qumica Verde pode ser definida como a criao, o desenvolvimento e a aplicao de produtos e processos qumicos para reduzir ou eliminar o uso e a gerao de

Ondas emitidas por telefones celulares e aparelhos semelhantes podem interferir com as ondas de rdio utilizadas na comunicao da aeronave, dificultando o trfego de informaes entre o avio e bases em solo. A proximidade entre as frequncias utilizadas por celulares e rdios de comunicao intensifica o fenmeno da interferncia de ondas.

ENEM Outubro/2013

22

OBJETIVO

56

As serpentes que habitam regies de seca podem ficar em jejum por um longo perodo de tempo devido escassez de alimento. Assim, a sobrevivncia desses predadores est relacionada ao aproveitamento mximo dos nutrientes obtidos com a presa capturada. De acordo com essa situao, essas serpentes apresentam alteraes morfolgicas e fisiolgicas, como a aumento das vilosidades intestinais e a intensificao da irrigao sangunea na poro interna dessas estruturas. A funo do aumento das vilosidades intestinais para essas serpentes maximizar o(a) a) comprimento do trato gastrointestinal para caber mais alimento. b) rea de contato com o contedo intestinal para absoro dos nutrientes. c) liberao de calor via irrigao sangunea para controle trmico do sistema digestrio. d) secreo de enzimas digestivas para aumentar a degradao proteica no estmago. e) processo de digesto para diminuir o tempo de permanncia do alimento no intestino.
Resoluo

b) combusto dos objetos. c) triturao dos objetos. d) hidrlise dos objetos. e) fuso dos objetos.
Resoluo

O politereftalato de etileno (PET) um ster e, portanto, derivado de cido carboxlico e lcool. Para obteno de etilenoglicol a partir do PET, deve-se fazer a hidrlise, de acordo com a equao:
O HO C O C O CH2 CH2 O n O n HO C O C OH + n HO CH2 CH2 OH H + (2n-1) H2O hidrlise

etilenoglicol

58

Essas serpentes apresentam um aumento das vilosidades intestinais, o que eleva, consideravelmente, a rea de contato com o contedo intestinal e, consequentemente, a superfcie de absoro de nutrientes.

57

Msculos artificiais so dispositivos feitos com plsticos inteligentes que respondem a uma corrente eltrica com um movimento mecnico. A oxidao e reduo de um polmero condutor criam cargas positivas e/ou negativas no material, que so compensadas com a insero ou expulso de ctions ou nions. Por exemplo, na figura os filmes escuros so de polipirrol e o filme branco de um eletrlito polimrico contendo um sal inorgnico. Quando o polipirrol sofre oxidao, h a insero de nions para compensar a carga positiva no polmero e o filme se expande. Na outra face do dispositivo o filme de polipirrol sofre reduo, expulsando nions, e o filme se contrai. Pela montagem, em sanduche, o sistema todo se movimenta de forma harmnica, conforme mostrado na figura.

O uso de embalagens plsticas descartveis vem crescendo em todo o mundo, juntamente com o problema ambiental gerado por seu descarte inapropriado. O politereftalato de etileno (PET), cuja estrutura mostrada tem sido muito utilizado na indstria de refrigerantes e pode ser reciclado e reutilizado. Uma das opes possveis envolve a produo de matrias-primas, como o etilenoglicol (1,2-etanodiol), a partir de objetos compostos de PET ps-consumo.
O HO C O C O CH2 CH2 O n H

Disponvel em: www.abipet.org.br. Acesso em 27 fev. 2012 (adaptado).

DE PAOLI, M.A. Cadernos Temticos de Qumica Nova na Escola, So Paulo, maio 2001 (adaptado).

Com base nas informaes do texto, uma alternativa para a obteno de etilenoglicol a partir do PET a a) solubilizao dos objetos. OBJETIVO 23

A camada central de eletrlito polimrico importante porque a) absorve a irradiao de partculas carregadas, emitidas

ENEM Outubro/2013

pelo aquecimento eltrico dos filmes de polipirrol. b) permite a difuso dos ons promovida pela aplicao de diferena de potencial, fechando o circuito eltrico. c) mantm um gradiente trmico no material para promover a dilatao/contrao trmica de cada filme de polipirrol. d) permite a conduo de eltrons livres, promovida pela aplicao de diferena de potencial, gerando corrente eltrica. e) promove a polarizao das molculas polimricas, o que resulta no movimento gerado pela aplicao de diferena de potencial.
Resoluo

40 g 6 x 1023 tomos de Ca 1 000 . 103 g x x = 1,5 . 1022 tomos de Ca

60

Podemos representar a oxidao do polipirrol da seguinte maneira. polipirrol polipirrol+ + e polipirrol+ + nion proveniente polipirrol-nion do sal inorgnico

Em um experimento, foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termomtro. No ponto mdio da distncia entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lmpada incandescente. Em seguida, a lmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas: a) enquanto a lmpada permaneceu acesa e b) aps a lmpada ser desligada e atingirem equilbrio trmico com o ambiente.

Podemos representar a reduo do composto polipirrol-nion da seguinte maneira: polipirrol-nion + e polipirrol + nion A camada central de eletrlito polimrico importante, porque permite a difuso dos ons promovida pela aplicao de diferena de potencial, fechando o circuito eltrico.

59

A taxa de variao da temperatura da garrafa preta, em comparao da branca, durante todo experimento, foi a) igual no aquecimento e igual no resfriamento b) maior no aquecimento e igual no resfriamento. c) menor no aquecimento e igual no resfriamento. d) maior no aquecimento e menor no resfriamento. e) maior no aquecimento e maior no resfriamento.
Resoluo

O brasileiro consome em mdia 500 miligramas de clcio por dia, quando a quantidade recomendada o dobro. Uma alimentao balanceada a melhor deciso para evitar problemas no futuro, como a osteoporose, uma doena que atinge os ossos. Ela se caracteriza pela diminuio substancial de massa ssea, tornando os ossos frgeis e mais suscetveis a fraturas.
Disponvel em: www.anvisa.gov.br. Acesso em 1 ago. 2012. (adaptado.)

A garrafa preta absorve mais rapidamente a energia radiante do que a garrafa branca e sua taxa de variao de temperatura no aquecimento maior. A maior rapidez de absoro da garrafa preta acompanhada pela maior rapidez de emisso de radiao e, por isso, sua taxa de variao da temperatura no resfriamento supera a da garrafa branca.

Considerando-se o valor de 6 x 1023 mol1 para a constante de Avogadro e a massa molar do clcio igual a 40 g/mol, qual a quantidade mnima diria de tomos de clcio a ser ingerida para que uma pessoa supra suas necessidades? a) 7,5 x 1021 b) 1,5 x 1022 c) 7,5 x 1023 d) 1,5 x 1025 e) 4,8 x 1025
Resoluo

61

Glicose marcada com nucldeos de carbono-11 utilizada na medicina para se obter imagens tridimensionais do crebro, por meio de tomografia de emisso de psitrons. A desintegrao do carbono-11 gera um psitron, com tempo de meia-vida de 20,4 min, de acordo com a equao da reao nuclear:
11 C 6

Quantidade de clcio por dia recomendada = 1 000 mg 40 g de Ca contm 6 x 1023 tomos. Teremos a seguinte proporo:

11 B 5

0 e 1

(psitron) A partir da injeo de glicose marcada com esse nucldeo, 24 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

o tempo de aquisio de uma imagem de tomografia de cinco meias-vidas. Considerando que o medicamento contm 1,00 g do carbono-11, a massa, em miligramas, do nucldeo restante, apos a aquisio da imagem, mais prxima de a) 0,200. b) 0,969. c) 9,80. d) 31,3. e) 200.
Resoluo

63

Aps uma meia-vida (20,4 min) a massa do nucldeo diminui metade. 20,4 min 20,4 min 1 000 mg 500 mg 250 mg 20,4 min 20,4 min 20,4 min 125 mg 62,5 mg 31,25 mg A massa do nucldeo restante, aps a aquisio da imagem, mais prxima de 31,3 mg.

62

Milhares de pessoas estavam morrendo de varola humana no final do sculo XVIII. Em 1796, o mdico Edward Jenner (1749-1823) inoculou em um menino de 8 anos o pus extrado de feridas de vacas contaminadas com o vrus de varola bovina, que causa uma doena branda em humanos. O garoto contraiu uma infeco benigna e, dez dias depois, estava recuperado. Meses depois, Jenner inoculou, no mesmo menino, o pus varioloso humano, que causava muitas mortes. O menino no adoeceu. Disponvel em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 5 dez. 2012 (adaptado). Considerando o resultado do experimento, qual a contribuio desse mdico para a sade humana? a) A preveno de diversas doenas infectocontagiosas em todo o mundo. b) A compreenso de que vrus podem se multiplicar em matria orgnica. c) O tratamento para muitas enfermidades que acometem milhes de pessoas. d) O estabelecimento da tica na utilizao de crianas em modelos experimentais. e) A explicao de que alguns vrus de animais podem ser transmitidos para os humanos.
Resoluo

Plantas terrestres que ainda esto em fase de crescimento fixam grandes quantidades de CO2, utilizando-o para formar novas molculas orgnicas, e liberam grande quantidade de O2. No entanto, em florestas maduras, cujas rvores j atingiram o equilbrio, o consumo de O2 pela respirao tende a igualar sua produo pela fotossntese. A morte natural de rvores nessas florestas afeta temporariamente a concentrao de O2 e de CO2 prximo superfcie do solo onde elas caram. A concentrao de O2 prximo ao solo, no local da queda, ser a) menor, pois haver consumo de O2 durante a decomposio dessas rvores. b) maior, pois haver economia de O2 pela ausncia das rvores mortas. c) maior, pois haver liberao de O2 durante a fotossntese das rvores jovens. d) igual, pois haver consumo e produo de O2 pelas rvores maduras restantes. e) menor, pois haver reduo de O2 pela falta da fotossntese realizada pelas rvores mortas.
Resoluo

No local da queda da rvore, a diminuio do O2, prximo ao solo, poderia ser explicada pela decomposio aerbica da matria orgnica do vegetal morto.

64

As fmeas de algumas espcies de aranhas, escorpies e de outros invertebrados predam os machos aps a cpula e inseminao. Como exemplo, fmeas canibais do inseto conhecido como louva-a-deus, Tenodera aridofolia, possuem at 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obteno de nutrientes importantes na reproduo. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos.
BORGES, J. C. Jogo mortal. Disponvel em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Os fatos citados no texto descrevem como foi iniciada a produo de vacinas humanas, as quais, hoje, realizam a preveno de diversas doenas infectocontagiosas em todo o mundo. OBJETIVO 25

Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses txons animais porque a) promove a maior ocupao de diferentes nichos ecolgicos pela espcie. b) favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os

ENEM Outubro/2013

parentais. c) impossibilita a transmisso de genes do macho para a prole. d) impede a sobrevivncia e reproduo futura do macho. e) reduz a variabilidade gentica da populao.
Resoluo

f F = SA SB SA f = F SB Para que o cadeirante suba com velocidade constante: F = Ptotal = (mpessoa + mcadeira + mplataforma) g F = 100 . 10 (N) F = 1000N

Apesar de aparentemente desvantajoso, o canibalismo sexual evoluiu porque, graas a ele, a fmea produz maior nmero de ovos e o macho assegura que a maioria dos vulos sejam fecundados pelos seus espermatozoides, o que favorece o sucesso reprodutivo de ambos os parentais.

Sendo SB = 5SA, vem: 1000 f = (N) 5 f = 200N

65

Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldades de locomoo, utilizado, em nibus e automveis, o elevador hidrulico. Nesse dispositivo usada uma bomba eltrica, para forar um fluido a passar de uma tubulao estreita para outra mais larga, e dessa forma acionar um pisto que movimenta a plataforma. Considere um elevador hidrulico cuja rea da cabea do pisto seja cinco vezes maior do que a rea da tubulao que sai da bomba. Desprezando o atrito e considerando uma acelerao gravitacional de 10m/s2, deseja-se elevar uma pessoa de 65 kg em uma cadeira de rodas de 15 kg sobre a plataforma de 20 kg. Qual deve ser a fora exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante? a) 20N b) 100N c) 200N d) 1000N e) 5000N
Resoluo

66

Um eletricista analisa o diagrama de uma instalao eltrica residencial para planejar medies de tenso e corrente em uma cozinha. Nesse ambiente existem uma geladeira (G), uma tomada (T) e uma lmpada (L), conforme a figura. O eletricista deseja medir a tenso eltrica aplicada geladeira, a corrente total e a corrente na lmpada. Para isso, ele dispe de um voltmetro (V) e dois ampermetros (A).

O elevador hidrulico (prensa hidrulica) se fundamenta na Lei de Pascal: os lquidos transmitem integralmente as presses que recebem:

Para realizar essas medidas, o esquema da ligao dessas instrumentos est representado em:

pA = pB

Resoluo

A tenso eltrica aplicada geladeira pode ser medida

ENEM Outubro/2013

26

OBJETIVO

com um voltmetro conectado em paralelo com a geladeira, ou seja, tambm conectado entre uma fase e o neutro. A intensidade de corrente eltrica na lmpada pode ser medida inserindo-se um ampermetro em srie com a lmpada. A intensidade total da corrente eltrica no circuito pode ser medida inserindo-se um ampermetro no fio fase ou no fio neutro e em srie com o restante de todo o circuito. Do exposto, conclumos que a alternativa correta a E.

3) Fora magntica na haste percorrida por corrente:

Usando a regra da mo direita, conclumos que seu sentido para a esquerda.

67

Mdulo: Fmag = B . i . L Fmag = B . 6 . 5 . 102 (unidades SI) 4) Ao atingir a posio C, devemos fazer a suposio de que as foras magntica e elstica devem equilibrar-se, o que no est explicitado no enunciado. Fmag = Fe B . 30 . 102 = 15 . 102 B = 5 . 101T

Desenvolve-se um dispositivo para abrir automaticamente uma porta no qual um boto, quando acionado, faz com que uma corrente eltrica i = 6A percorra uma barra condutora de comprimento L = 5cm, cujo ponto mdio est preso a uma mola de constante elstica k = 5 x 102N/cm. O sistema mola-condutor est imerso em um campo magntico uniforme perpendicular ao plano. Quando acionado o boto, a barra sair da posio do equilbrio a uma velocidade mdia de 5m/s e atingir a catraca em 6 milisegundos, abrindo a porta.
catraca o X X X X B

68
k mola isolante n O (1) - + O Na

X X X

X L X X 0

X X X X X X X X X

As fraldas descartveis que contm o polmero poliacrilato de sdio (1) so mais eficientes na reteno de gua que as fraldas de pano convencionais, constitudas de fibras de celulose (2).
HO O O n OH (2) OH

x (cm)

A intensidade do campo magntico, para que o dispostivo funcione corretamente, de a) 5 x 101T. b) 5 x 102T. c) 5 x 101T. d) 2 x 102T. e) 2 x 100T.
Resoluo

1) Clculo do comprimento OC: OC = Vm . t OC = 5 . 6 . 103m OC = 3 . 102m = 3cm 2) Clculo da mxima intensidade da fora elstica: Fe = k . xmx = k . OC Fe = 5 . 102 . 3 (N) Fe = 15 . 102N OBJETIVO 27

A maior eficincia dessas fraldas descartveis, em relao s de pano, deve-se s a) interaes dipolo-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e a gua, em relao as ligaes de hidrognio entre a celulose e as molculas de gua. b) interaes on-on mais fortes entre o poliacrilato e as molculas de gua, em relao s ligaes de hidrognio entre a celulose e as molculas de gua. c) ligaes de hidrognio mais fortes entre o poliacrilato e a gua, em relao s interaes on-dipolo entre a celulose e as molculas de gua. d) ligaes de hidrognio mais fortes entre o poliacrilato

ENEM Outubro/2013

e as molculas de gua, em relao s interaes dipolo induzido-dipolo induzido entre a celulose e as molculas de gua. e) interaes on-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e as molculas de gua, em relao s ligaes de hidrognio entre a celulose e as molculas de gua.
Resoluo

dades lineares em pontos perifricos e a que tiver maior raio ter menor frequncia.
Resoluo

A maior eficincia dessas fraldas descartveis, em relao s de pano, deve-se s interaes on-dipolo mais fortes entre o poliacrilato e a gua, em relao s ligaes de hidrognio entre a celulose e as molculas de gua.
n O O H
d+

Polias ligadas por correia ou corrente tm velocidades lineares perifricas iguais e frequncias inversamente proporcionais aos respectivos raios. Polias solidrias (ligadas ao mesmo eixo central) giram juntas com frequncias iguais. Na montagem P as polias (2) e (3) tm frequncias iguais (f3 = f2) f2 R1 = R2 f1 A velocidade linear da serra ser dada por: VP = 3 R3 = 2 f3 R3 = 2 f2 R3 R1 VP = 2 f1 . R3 R2 f3 R1 Na montagem Q teremos f2 = f3 e = e f1 R3 R1 f2 = f1 R3 A velocidade linear de serra ser dada por: VQ = 2 R2 = 2 f2 R2 R1 VQ = 2 f1 . R2 R3 R2 VQ R2 R2 = . = R3 VP R3 R3 Como R2 < R3 ser escolhida.

O H

interao on-dipolo mais forte

69

Para serrar os ossos e carnes congeladas, um aougueiro utiliza uma serra de fita que possui trs polias e um motor. O equipamento pode ser montado de duas formas diferentes, P e Q. Por questo de segurana, necessrio que a serra possua menor velocidade linear.
Serra de ta Polia 3 Motor Polia 1 Polia 2 Polia 1 Motor Serra de ta Polia 3 Polia 2

Correia Correia
Montagem P Montagem Q

Por qual montagem o aougueiro deve optar e qual a justificativa desta opo? a) Q, pois as polias 1 e 3 giram com velocidades lineares iguais em pontos perifricos e a que tiver maior raio ter menor frequncia. b) Q, pois as polias 1 e 3 giram com frequncia iguais e a que tiver maior raio ter menor velocidade linear em um ponto perifrico. c) P, pois as polias 2 e 3 giram com frequncias diferentes e a que tiver maior raio ter menor velocidade linear em um ponto perifrico. d) P, pois as polias 1 e 2 giram com diferentes velocidades lineares em pontos perifricos e a que tiver menor raio ter maior frequncia. e) Q, pois as polias 2 e 3 giram com diferentes veloci-

VQ < VP

e a montagem Q deve

70

Sabe-se que o aumento da concentrao de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera um dos fatores responsveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emisso quanto para o sequestre desses gases, dependendo do manejo da matria orgnica no solo. 28 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temticos da Qumica Nova na Escola. So Paulo, n. 5 nov. 2003 (adaptato).

71

De que maneira as prticas agrcolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa? a) Evitando a rotao de culturas. b) Liberando o CO2 presente no solo. c) Aumentando a quantidade matria orgnica do solo. d) Queimando a matria orgnica que se deposita no solo. e) Atenuando a concentrao de resduos vegetais do solo.
Resoluo

O glifosato (C3H8NO5P) um herbicida pertencente ao grupo qumico das glicinas, classificado como no seletivo. Esse composto possui os grupos funcionais carboxilato, amino e fosfonato. A degradao do glifosato no solo muito rpida e realizada por grande variedade de microrganismos, que usam o produto como fonte de energia e fsforo. Os produtos da degradao so o cido aminometilfosfnico (AMPA) e o N-metilglicina (sarcosina):

O sequestro de CO2 da atmosfera por meio da fotossntese, promovendo o aumento da quantidade de matria orgnica, permite minimizar a taxa de CO2, um dos gases do efeito estufa.

AMARANTE JR., O. P. et al. Qumica Nova, So Paulo, v. 25, n. 3, 2002 (adaptato).

A partir do texto e dos produtos de degradao apresentados, a estrutura qumica que representa o glifosato :

Resoluo

O glifosato (C3H8NO5P) possui os grupos funcionais carboxilato, amino e fosfonato:

OBJETIVO

29

ENEM Outubro/2013

Os produtos de degradao so o cido aminometilfosfnico (AMPA) e o N-metilglicina (sarcosina)

essa drenagem cida de minas devemos adicionar uma substncia de carter bsico para neutralizar o cido sulfrico formado na reao da pirita com o oxignio. A substncia mais recomendada o carbonato de clcio que tem carter bsico, de acordo com as equaes: CaCO3 Ca2+ + CO2 3 2 CO 3 + HOH HCO3 + OH O Na2S tambm apresenta carter bsico, mas o CaCO3 a substncia mais barata que o Na2S. Alm disso, o Na2S reage com cido sulfrico formando H2S que venenoso.

73
A frmula basto do glifosato :

Cinco casais alegavam ser os pais de um beb. A confirmao da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste est esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padro com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e duas para a suposta me), comparadas a do beb.

Na alternativa e, a funo nitrogenada amida, a alternativa d possui funo cetona, a alternativa c possui 4 tomos de C e a alternativa a no se decompe produzindo sarcosina e AMPA

72

A formao frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depsitos minerais favorece a formao de solues cidas ferruginosas, conhecidas como drenagem cida de minas. Esse fenmeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupao entre os impactos da minerao no ambiente. Em contato com oxignio, a 25C, a pirita sofre reao, de acordo com a equao qumica: 4 FeS2 (s) + 15 O2 (g) + 2 H2O (l) 2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2SO4 (aq)
FIGUEIREDO. B. R. Minrios e Ambientes. Campinas. Unicamp. 2000.

Que casal pode ser considerado como pais biolgicos do beb? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5


Resoluo

O casal 3 pode ser considerado como pais biolgicos do beb pela coincidncia de suas bandas de DNA com a criana.

Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substncia mais recomendada a ser adicionada ao meio o a) sulfeto de sdio. b) cloreto de amnio c) dixido de enxofre. d) dixido de carbono. e) carbonato de clcio.
Resoluo

74

Para corrigir os problemas ambientais causados por

A varfarina um frmaco que diminui a agregao plaquetria, e por isso utilizada como anticoagulante, desde que esteja presente no plasma, com uma concentrao superior a 1,0 mg/L. Entretanto, concen30 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

traes plasmticas superiores a 4,0 mg/L podem desencadear hemorragias. As molculas desse frmaco ficam retidas no espao intravascular e dissolvidas exclusivamente no plasma, que representa aproximadamente 60% do sangue em volume. Em um medicamento, a varfarina administrada por via intravenosa na forma de soluo aquosa, com concentrao de 3,0 mg/mL. Um indivduo adulto, com volume sanguneo total de 5,0 L, ser submetido a um tratamento com soluo injetvel desse medicamento. Qual o mximo volume da soluo do medicamento que pode ser administrado a esse indivduo, pela via intravenosa, de maneira que no ocorram hemorragias causadas pelo anticoagulante? a) 1,0 mL. b) 1,7 mL. c) 2,7 mL. d) 4,0 mL. e) 6,7 mL.
Resoluo

76

Aquecedores solares usados em residncias tm o objetivo de elevar a temperatura da gua at 70C. No entanto, a temperatura ideal da gua para um banho de 30C. Por isso, deve-se misturar a gua aquecida com a gua temperatura ambiente de um outro reservatrio, que se encontra a 25C. Qual a razo entre a massa de gua quente e a massa de gua fria na mistura para um banho temperatura ideal? a) 0,111. b) 0,125. c) 0,357. d) 0,428. e) 0,833.
Resoluo

No equilbrio trmico, o somatrio (algbrico) das quantidades de calor trocadas entre as guas quente (1) e temperatura ambiente (2) deve ser nula. Q = 0 Q1 + Q2 = 0 (m c )1 + (m c )2 = 0 m1c (30 70) + m2 c (30 25) = 0 40m1 + 5m2 = 0 m2 = 8m1 m1 1 = 8 m2 m1 = 0,125 m2

Varfarina: 3,0 mg/mL = 3,0 . 103 mg/L Volume do medicamento que vai ficar dissolvido num adulto de volume sanguneo total de 5,0 L. 100% 5,0 L 60% x x = 3,0 L Clculo do volume da soluo do medicamento para evitar que no ocorram hemorragias (4,0 mg/L). C1V1 = C2V2 3,0 . 103 mg/L . V1 = 4,0 mg/L . 3,0 L V1 = 4,0 . 103 L 4,0 mL

77

75

Para a identificao de um rapaz vtima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos extrao de DNA nuclear, para comparao com o DNA disponvel dos possveis familiares (pai, av materno, av materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear no foi conclusivo, os peritos optaram por usar tambm DNA mitocondrial, para dirimir dvidas. Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se h homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a) a) pai. b) filho. c) filha. d) av materna. e) av materno.
Resoluo

As molculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreenso da linguagem expressa em frmulas estruturais, muito usadas em qumica orgnica. Um exemplo o NanoKid, representado na figura:

A identificao parental do rapaz acidentado, pelo DNA mitocondrial, dever verificar se h homologia com o DNA mitocondrial de sua av materna, uma vez que mitocndrias so herdadas exclusivamente pela linhagem materna. OBJETIVO 31

NanoKid

CHANTEAU, S. H. TOUR. J.M. The Journal of Organic Chemistry, v. 68, n. 23. 2003 (adaptado).

ENEM Outubro/2013

Em que parte do corpo do NanoKid existe carbono quaternrio? a) Mos. b) Cabea. c) Trax. d) Abdmen. e) Ps.
Resoluo

sistema (complexo) golgiense, o qual se apresenta bem desenvolvido nas microalgas da linhagem I.

79

O NanoKid possui tomo de carbono quaternrio nas mos.


carbono quaternrio CH3 CH3 H 3C C carbono quaternrio

Em um dia sem vento, ao saltar de um avio, um paraquedista cai verticalmente at atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas aberto (instante TA), ocorre a diminuio de sua velocidade de queda. Algum tempo aps a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurana. Que grfico representa a fora resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda? \

CH3 CH3 CH3

78

Uma indstria est escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreo de polmeros comestveis, os quais so obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as propores de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.

Resoluo

Qual a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polmeros secretados no meio de cultura? a) I b) II c) III d) IV e) V
Resoluo

A organela celular relacionada com a secreo o

importante observar, inicialmente, que a intensidade da fora de resistncia do ar funo crescente da velocidade. A princpio, a fora resultante sobre o paraquedista vertical e dirigida para baixo (sentido considerado positivo). A medida que a velocidade aumenta (movimento acelerado), a fora de resistncia do ar se intensifica, reduzindo a fora resultante, que se anula no momento que se atinge a velocidade limite. No instante TA, com a abertura do paraquedas, a fora resultante assume intensidade elevada, porm com sentido voltado para cima (sentido negativo), de modo a reduzir a velocidade, tornando o movimento retardado. Essa resultante, contudo, tende a anular-se, o 32 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

que ocorre, na maioria dos casos, antes da chegada do paraquedista ao solo.

80

qumicas. A obteno do ferro a partir de seus xidos feita em alto-fornos no qual ocorre a reduo do ferro com monxido de carbono. A obteno de amnia a partir de nitrognio e hidrognio uma reao de sntese.

Eu tambm podia decompor a gua, se fosse salgada ou acidulada, usando a pilha de Daniell como fonte de fora. Lembro o prazer extraordinrio que sentia ao decompor um pouco de gua em uma taa para ovos quentes, vendo-a separar-se em seus elementos, o oxignio em um eletrodo, o hidrognio no outro. A eletricidade de uma pilha de 1 volt parecia to fraca, e no entanto podia ser suficiente para desfazer um composto qumico, a gua.
SACKS, O. Tio Tungstnio: memrias de uma infncia qumica. So Paulo: Cia das Letras, 2002.

81

O fragmento do romance de Oliver Sacks relata a separao dos elementos que compem a gua. O princpio do mtodo apresentado utilizado industrialmente na a) obteno de ouro a partir de pepitas. b) obteno de calcrio a partir de rochas. c) obteno de alumnio a partir de bauxita. d) obteno de ferro a partir de seus xidos. e) obteno de amnia a partir de hidrognio e nitrognio.
Resoluo

O chuveiro eltrico um dispositivo capaz de transformar energia eltrica em energia trmica, o que possibilita a elevao da temperatura da gua. Um chuveiro projetado para funcionar em 110V pode ser adaptado para funcionar em 220V, de modo a manter inalterada sua potncia. Uma das maneiras de fazer essa adaptao trocar a resistncia do chuveiro por outra, de mesmo material e com o(a) a) dobro do comprimento do fio. b) metade do comprimento do fio. c) metade da rea da seo reta do fio. d) qudruplo da rea da seo reta do fio. e) quarta parte da rea da seo reta do fio.
Resoluo

Se a potncia eltrica deve ser mantida constante, temos P1 = P2


2 2 U1 U2 = R1 R2

A separao dos elementos que compem a gua feita por eletrlise, de acordo com a equao global: H2O H2 + 1/2O2
eltrica energia

(110)2 (220)2 = R1 R2 R2 = 4R1


a Lei de Ohm, vem: Utilizando-se a 2.

A eletrlise tambm usada na obteno do alumnio a partir da bauxita, de acordo com a equao: Al2O3 2Al 3+ + 3O2
fundida criolita

R = A Fixado o material, podemos quadruplicar a resistncia eltrica de duas maneiras, ou seja, quadruplicando-se o comprimento do fio ou dividindo-se a rea de seco reta do fio por quatro.

catodo: 2Al 3+ + 6e 2Al anodo:

3/2O2 + 3/2C 3/2CO2 global: 2Al 3+ + 3O2 + 3/2C 2Al + 3/2CO2 A obteno de ouro a partir de pepitas e a obteno de calcrio a partir de rochas no ocorrem com reaes OBJETIVO 33

3O2 6e + 3/2O2

ENEM Outubro/2013

82

Uma pessoa necessita da fora de atrito em seus ps para se deslocar sobre uma superfcie. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta ser auxiliada pela fora de atrito exercida pelo cho em seus ps. Em relao ao movimento dessa pessoa, quais so a direo e o sentido da fora de atrito mencionada no texto? a) Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento. b) Paralelo ao plano e no sentido contrrio ao movimento. c) Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movimento. d) Horizontal e no mesmo sentido do movimento. e) Vertical e sentido para cima.
Resoluo

oxignio puro. Os dois principais produtos formados so ao doce (liga de ferro com teor de 0,3% de carbono restante) e gr carbnico. As massas molares aproximadas dos elementos carbono e oxignio so, respectivamente, 12 g/mol e 16 g/mol.
LEE, J. D. Qumica inorgnica no to concisa. So Paulo: Edgard Blucher, 1999 (adaptado).

Considerando que um forno foi alimentado com 2,5 toneladas de ferro-gusa, a massa de gs carbnico formada, em quilogramas, na produo de ao doce, mais prxima de a) 28. b) 75. c) 175. d) 275. e) 303.
Resoluo

2500 kg de ferro gusa x

100% 3,3%

Quando uma pessoa est andando, ela interage com o solo por meio de uma fora de atrito, de acordo com a 3.a Lei de Newton. A pessoa aplica no solo uma fora de atrito para trs e recebe do solo uma fora de atrito para frente no sentido de seu movimento, de acordo com a lei da ao e reao. A direo da fora de atrito tangente regio de contato entre os ps e o cho e, portanto, numa direo paralela ao plano de apoio.

x = 82,5 kg de C 2417,5 kg de Fe

Ao doce 2417,5 kg Fe 99,7% y 0,3% y = 7,3 kg de C Carbono retirado: m = (82,5 7,3) kg = 75,2 kg C + O2 CO2 12g 44g 75,2 kg z z = 275,73 kg de CO2

83

A produo de ao envolve o aquecimento do minrio de ferro, junto com carvo (carbono) e ar atmosfrico em uma srie de reaes de oxidorreduo. O produto chamado de ferro-gusa e contm cerca de 3,3% de carbono. Uma forma de eliminar o excesso de carbono a oxidao a partir do aquecimento do ferro-gusa com gs

ENEM Outubro/2013

34

OBJETIVO

84

Medir temperatura fundamental em muitas aplicaes, e apresentar a leitura em mostradores digitais bastante prtico. O seu funcionamento baseado na correspondncia entre valores de temperatura e de diferena de potencial eltrico. Por exemplo, podemos usar o circuito eltrico apresentado, no qual o elemento sensor de temperatura ocupa um dos braos do circuito (RS) e a dependncia da resistncia com a temperatura conhecida.

1 i1 = A 57 No trecho ADC: UADC = RADC . i2 10 = 590 . i2 1 i2 = A 59 No trecho BC: VB VC = RBC . i1 ; VC = 0 (ligado terra) 1 VB = 100 . V 1,75 V 57

No trecho DC: VD VC = RDC . i2 1 VD = 120 . V 2,03 V 59 Para um valor de temperatura em que RS = 100 , a leitura apresentada pelo voltmetro ser de a) + 6,2 V. b) + 1,7 V. c) + 0,3 V. d) 0,3 V. e) 6,2 V.
Resoluo

A indicao do voltmetro a diferana de potencial entre B e D. VB VD = 1,75 V 2,03 V VB VD 0,3 V Admitimos que o voltmetro em questo seja de zero central ou digital, podendo dar indicaes positivas ou negativas. Conforme se indicou na figura: VB > VD (indicao positiva) VB < VD (indicao negativa) No experimento mostrado se obteve VB < VD, da a indicao negativa.

Vamos nomear os ns da Ponte de Wheatstone.

85
No trecho ABC: UABC = RABC . i1 10 = 570 . i1 OBJETIVO 35

Apesar de belos e impressionantes, corais exticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaa ao equilbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originrios do Oceano Pacfico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petrleo e outras embarcaes, provavelmente na dcada de 1980, e disputam com as espcies nativas elementos primordiais

ENEM Outubro/2013

para a sobrevivncia, como espao e alimento. Organismos invasores so a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruio direta de hbitats pela ao do homem. As populaes de espcies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espao de organismos nativos.
LEVY, I. Disponvel em http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 5 dez. 2011 (adaptado).

e) so mais sucetveis a esse vrus que as mulheres.


Resoluo

A importncia de vacinar homens jovens est no fato de que estes podem transmitir o vrus da doena a mulheres gestantes.

87

As populaes de espcies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de a) no apresentarem genes deletrios no seu pool gnico. b) no possurem parasitas e predadores naturais presentes no ambiente extico. c) apresentarem caractersticas genticas para se adaptarem a qualquer clima ou condio ambiental. d) apresentarem capacidade de consumir toda a variedade de alimentos disponibilizados no ambiente extico. e) apresentarem caractersticas fisiolgicas que lhes conferem maior tamanho corporal que o das espcies nativas.
Resoluo

A adaptao de espcies invasoras em ambientes exticos pode ser explicada pela disponibilidade de nichos ecolgicos a serem ocupados e ausncia, no habitat, de parasitas e predadores dos indivduos imigrantes.

Um circuito em srie formado por uma pilha, uma lmpada incandescente e uma chave interruptora. Ao se ligar a chave, a lmpada acende quase instantaneamente, irradiando calor e luz. Popularmente, associa-se o fenmeno da irradiao de energia a um desgaste da corrente eltrica, ao atravessar o filamento da lmpada, e rapidez com que a lmpada comea a brilhar. Essa explicao est em desacordo com o modelo clssico de corrente. De acordo com o modelo mencionado, o fato de a lmpada acender quase instantaneamente est relacionado rapidez com que e a) o fluido eltrico se desloca no circuito. b) as cargas negativas mveis atravessam o circuito. c) a bateria libera cargas mveis para o filamento da lmpada. d) o campo eltrico se estabelece em todos os pontos do circuito. e) as cargas positivas e negativas se chocam no filamento da lmpada.
Resoluo

86

A contaminao pelo vrus da rubola especialmente preocupante em grvidas, devido sndrome da rubola congnita (SRC), que pode levar ao risco de aborto e malformaes congnitas. Devido a campanhas de vacinao especficas, nas ltimas dcadas houve uma grande diminuio de casos de rubola entre as mulheres, e, a partir de 2008, as campanhas se intensificaram e tm dado maior enfoque vacinao de homens jovens.
BRASIL. Brasil livre de rubola: campanha naconal de vacinao para eliminao da rubola. Braslia: Ministrio da Sade, 2009 (adpatado).

Ao se fechar o circuito estabelece-se quase instantaneamente um campo eltrico em todos os pontos do circuito, responsvel pela corrente eltrica.

88

Considerando a preocupao com a ocorrncia da SRC, as campanhas passaram a dar enfoque vacinao dos homens, porque eles a) ficam mais expostos a esses vrus. b) transmitem o vrus a mulheres gestantes. c) passam a infeco diretamente para o feto. d) transferem imunidade s parceiras grvidas.

Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais est diretamente relacionada as taxas de produo primria lquida e a rpida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas. Dos grupos de seres vivos citados, as que contribuem diretamente para a manuteno dessa produtividade no referido ecossistema so a) aves. b) algas. c) peixes. d) insetos. e) caranguejos.
Resoluo

A produtividade de matria orgnica em ecossistemas aquticos determinada pela fotossntese realizada pelas algas. 36 OBJETIVO

ENEM Outubro/2013

I) D central:

89

Entre as substncias usadas para o tratamento de gua est o sulfato de alumnio que, em meio alcalino, forma partculas em suspenso na gua, s quais as impuzeras presentes no meio se aderem. O mtodo de separao comumente usado para retirar o sulfato de alumnio com as impurezas aderidas a a) flotao. b) levigao. c) ventilao. d) peneirao. e) centrifugao.
Resoluo

1 ciclo fDC = T II) D maior: 2 ciclos fDM = T fDC III) Estabelecendo-se a relao entre , tem-se: f DM 1 T fDC fDC 1 = = 2 fDM 2 fDM T

H formao de hidrxido de alumnio, uma substncia gelatinosa que aglutina as partculas em suspenso na gua, precipitando-as.
2 Al2(SO4)3(aq) + 6OH(aq) 2Al(OH)3(s) + 3SO4 (aq)

As partculas aderem no hidrxido de alumnio e no no sulfato de alumnio. Os flocos formados so retirados por decantao ou filtrao. A melhor resposta flotao.

90

Em um piano, o D central e a prxima nota D (D maior) apresentam sons parecidos, mas no idnticos. possvel utilizar programas computacionais para expressar o formato dessas ondas sonoras em cada uma das situaes como apresentado nas figuras, em que esto indicados intervalos de tempo idnticos (T).
T T

D central

D maior

A razo entre as frequncias do D central e do D maior de: 1 a) 2


Resoluo

b) 2

c) 1

1 d) 4

e) 4

A frequncia f de uma onda definida pela razo entre o nmero de ciclos n verificados e o intervalo de tempo t. n f = t

OBJETIVO

37

ENEM Outubro/2013

ENEM Outubro/2013

38

OBJETIVO

OBJETIVO

39

ENEM Outubro/2013

ENEM Outubro/2013

40

OBJETIVO

OBJETIVO

41

ENEM Outubro/2013

ENEM Outubro/2013

42

OBJETIVO

OBJETIVO

43

ENEM Outubro/2013

ENEM Outubro/2013

44

OBJETIVO

Potrebbero piacerti anche