Sei sulla pagina 1di 2

Educao do campo

Educao do campo: discusso conceitual


Sujeitos do campo devem ser protagonistas Educao bsica do campo o Bsica no sentido da LDB: infantil, fundamental, mdio, EJA e profissional (tudo menos superior). o Foco escolarizao, embora se reconhea importncia de educao no formal. Histria o Anos 30 Governo Getlio educao no campo tem principal objetivo de segurar campons no campo. o Perspectiva dos movimentos sociais educao deve desenvolver e valorizar cultura camponesa. No apenas fornecer formao tcnica agrcola, mas fomentar uma arte camponesa, uma filosofia camponesa, uma cultura camponesa, comunicao camponesa, etc. Enraizar no campo sem limitar ao campo. Fomentar uma identidade camponesa. Vis socialista. o Marco: 1997 - I Encontro Nacional das Educadoras e Educadores da Reforma Agrria Enera. Educao do/no campo ed. rural. o No campo porque deve-se respeitar o direito educao em sua comunidade de residncia. o Do campo porque voltada ao campons, que est semanticamente associado s camadas mais pobres do meio rural, distanciando o foco de outras figuras do meio rural: fazendeiro, estancieiro, madeireiro, etc. o Do campo porque no apenas no campo. No diferenciada apenas pelo local onde ocorre, mas por um projeto poltico-pedaggico vinculado s causas, aos desafios, aos sonhos, histria e cultura do povo trabalhador do campo (do livro Por uma educao do campo).

Pedagogia da Terra
Transcende a ideia de terra como solo, se refere a territrio, ao sentimento de pertencimento e cultura atrelados a um espao fsico humanista, cooperativa, socialista, voltada para o trabalho, etc. Origem na Carta da Terra e nos escritos de Boff. Se refere a uma concepo filosfica ampla que muitas vezes encontra na Pedagogia da Alternncia sua viabilizao prtica.

Pedagogia da alternncia
Objetivos: o Formao integral e personalizada.

o Desenvolvimento do meio. Meios: o Alternncia: Tempo Escola Atividades intensivas de estudo. Tempo Comunidade Pesquisas e trabalhos de campo na comunidade (aprendizado na prtica). o Associao local. Princpios (lgicas): o Relacional aproximao escola-comunidade. o Pedaggico aproximao teoria-prtica. o Produtivo aproximao educao-trabalho. o Socioambiental aproximao ambiente sociedade. Legislao o Suporte legal da LDB, que diz que na educao do campo deve haver adequao do calendrio escolar s fases do ciclo agrcola e s condies climticas. Origens o Internacional: Frana em 1935 (Casa Familiar Rural CFR) Itlia nos anos 60 (Escola Famlia Agrcola EFA). o Nacional: EFAs no sudeste anos 60 CFAs no nordeste e sul anos 80

PCNEM
Currculo contextualizado o Contextualizao para Conhecimento ser til Dar sentido ao conhecimento. o No se limitar na contextualizao Trabalhar tambm o geral e o abstrato Partir do cotidiano para ir ao geral Prtico mas crtico. Fazer tambm reflexo e crtica dos contextos. Currculo interdisciplinar o Disciplinaridade tambm muito importante. Cincia essencialmente disciplinar. Baseado em competncias e habilidades.

Potrebbero piacerti anche