Sei sulla pagina 1di 5

CONCEITO MENTE E CORPO ATRAVS DA HISTRIA

Maria da Graa de Castro Tnia M. Ramos Andrade# Marisa C. Muller


RESUMO. Este artigo enfoca a evoluo dos conceitos de sade/doena, bem como a dicotomia mente/corpo atravs de uma breve reviso histrica. Aborda desde o conceito mgico de doena, passando pelo perodo grego clssico, pela viso medieval e renascentista e a evoluo destes construtos com razes na psicanlise at a psiconeuroimunologia.
Palavras-chave: medicina psicossomtica, mente e corpo, histria da psicossomtica.
*

MIND AND BODY CONCEPT THROUGH HISTORY


ABSTRACT. This article focuses the evolution on the concepts of health/illness and mind/body dichotomy. For this a brief historical review was carried out. It approaches the magic point of view of disease, going by the classic Greek period, through the renascence and medieval prospects, and the evolution of these constructs from psychoanalysis to Psychoneuroimunology.
Key words: Psychosomatic medicine, mind/body, psychoanalysis.

H sntese maior que o ser vivo Goethe

Tanto o conceito de sade e doena quanto a discusso da relao mente e corpo tm sido objeto de interesse ao longo da histria. A superstio, a magia e o ato de curar eram mesclados e a figura do mdico e sacerdote encontrava-se neste amlgama, como atesta o homem (mdico) com a mscara de cervo encontrada na caverna de Trois Frres, datada de cerca de 16000 anos, tida como a mais antiga representao do homem curador de enfermidades (Calder, 1970). Segundo Ramos (1994), o xam era o mediador entre as foras csmicas e o doente. Outras civilizaes antigas, como a assrio-babilnica, davam conta da associao dos demnios e doenas, como era o caso das doenas oculares, atribudas ao vento Demnio do Sudoeste. Na mitologia grega vrias divindades esto vinculadas sade: Apolo, Esculpio, Higia e Panacia. J em um perodo posterior grego, Hipcrates, Plato e Aristteles j consideravam a unidade indivisvel do ser humano.
*
#

Plato descrevia a alma como preexistente ao corpo e a ele sobrevivente, enquanto Aristteles postulava que todo o organismo a sntese de dois princpios: matria e forma. A viso popular de doena atribua as enfermidades aos deuses, como pode ser observado no caso da peste que afligiu os gregos, descrita na Ilada de Homero. Hipcrates de Cs (460 a.C.), que deu medicina o esprito cientfico, em uma tentativa de explicar os estados de enfermidade e sade, postulou a existncia de quatro fluidos (humores) principais no corpo: bile amarela, bile negra, fleuma e sangue; desta forma, a sade era baseada no equilbrio destes elementos. Ele via o homem como uma unidade organizada e entendia a doena como uma desorganizao deste estado (Volich, 2000). Karol (citado por Porto, 1924) acrescenta que a partir destes conceitos Hipcrates afirmava que os asmticos deviam se resguardar da raiva. Ressalta ainda que, no perodo helnico, Demcrito via o corpo como uma tenda (sknos), habitao natural da alma, tida como a causa da vida e da sensao. A teoria democritiana preconizava que os tomos da alma (que eram finos e

Psiquiatra, Mestranda de Ps-Graduao da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Psicloga, Mestranda de Ps-Graduao da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Psicloga, Professora Titular do Programa de Ps-Graduao da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Doutora em Psicologia Clnica.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 1, p. 39-43, jan./abr. 2006

40

Castro & cols.

arredondados e formados por um elemento no menos perecvel que o corpo) insinuavam-se pelos poros, explicando, deste modo, as sensaes. Cludio Galeno (129-199), revisitou a teoria humoral e ressaltou a importncia dos quatro temperamentos no estado de sade. Via a causa da doena como endgena, ou seja, estaria dentro do prprio homem, em sua constituio fsica ou em hbitos de vida que levassem ao desequilbrio. O conceito de Galeno a respeito de sade e doena prevaleceu por vrios sculos, at o suo Paracelsus (1493-1541), afirmar que as doenas eram provocadas por agentes externos ao organismo. Ele props a cura pelos semelhantes, baseada no princpio de que, se os processos que ocorrem no corpo humano so qumicos, os melhores remdios para expulsar a doena seriam tambm qumicos, e passou ento a administrar aos doentes pequenas doses de minerais e metais. Durante a Idade Mdia, Fava (2000) coloca que a doena era atribuda ao pecado, sendo o corpo o locus dos defeitos e pecados, e a alma, o dos valores supremos, como espiritualidade e racionalidade. Exemplo desta concepo apontado por Ramos (1994) quando cita a viso bblica do caso de Mriam, irm de Moiss, que castigada com uma doena de pele e curada aps um perodo de sacrifcio e arrependimento. Ainda no perodo medieval, Santo Agostinho referia que o homem era constitudo por substncias racionais, resultantes de alma e corpo, ambos criados por Deus. Santo Toms de Aquino, um dos representantes desse perodo, escreveu sobre a unidade do composto humano. Ao avaliar o perodo da modernidade nota-se um interesse crescente pelas cincias naturais. Descartes, imerso neste contexto, postulou a separao total da mente e corpo, sendo o estudo da mente atribudo religio e filosofia, e o estudo do corpo, visto ento como uma mquina, era objeto de estudo da medicina (Descartes, 1637/2000). O neuroanatomista portugus Damsio (2004) encontra na obra tica, do filsofo Espinosa, outra perspectiva para o dualismo herdado de Descartes, quando afirma que o pensamento e a extenso, embora distinguveis, so produtos da mesma substncia, Deus ou natureza. Esta referncia de uma nica substncia serve ao propsito de apresentar a mente como inseparvel do corpo. Esta postura dualista teve grande influncia no pensamento mdico, sendo reforada no sculo XIX com o avano representado pelas descobertas de Pasteur e Virchow e a viso de uma etiologia de causa especfica de doena reforando esta tendncia ao reducionismo.

No fim do sculo 19 Pierre Janet (citado por Nemiah, 2000), atravs do caso de Marie, levantou a hiptese psicodinmica para um processo psicossomtico. Janet acreditava que a dissociao era o resultado de uma deficincia na energia psicolgica la misre psychologique. A partir do incio do sculo XX, com o desenvolvimento da teoria psicanaltica, Freud, atravs do conceito de determinismo psquico, resgata a importncia dos aspectos internos do homem. Observa-se que desde seu incio a psicanlise partiu do corpo, com os estudos de Freud sobre a histeria e sua ateno s converses (Cataldo, 1991). Como afirmou Freud (1923/1976), o ego , primitivamente e antes de tudo, um ego corporal. Em 1917, Groddeck, influente psicanalista, inicia o perodo analtico de sua obra escrita, com a aprovao de Freud, embora afirme sua independncia de esprito. Esse autor publica Determinao psquica e tratamento psicanaltico das afeces orgnicas, sendo este considerado um marco da medicina psicossomtica. Nesta obra prope que o mecanismo psicolgico da converso histrica poderia ser generalizado para outras doenas somticas, como uma expresso simblica de desejos inconscientes manifestados no corpo do paciente (Haynal, 1993). Groddeck considerava que toda doena tem um sentido e no fruto do acaso; que uma soluo problemtica para os conflitos que pontuam cada ser humano. A sade seria responsabilidade de cada um e ao mdico competiria, no curar, mas trat-la, criando, em colaborao com o paciente, condies adequadas de sade (pinay, 1988). Um retorno postura holstica observado quando passamos a avaliar o termo psicossomtico, que atualmente compreendido como a inseparabilidade e interdependncia dos aspectos psicolgicos e biolgicos (Ramos, 1994). Classicamente, psicossomtico definido como todo distrbio somtico que comporta em seu determinismo um fator psicolgico interveniente, no de modo contingente, como pode ocorrer com qualquer afeco, mas por uma contribuio essencial gnese da doena (Jeammet, 1989). A expresso psicossomtico foi cunhada pelo psiquiatra alemo Heinroth, em 1908, para tentar explicar a insnia. Esse autor acreditava na influncia das paixes sexuais sobre algumas doenas, como tuberculose, epilepsia e cncer; mas o movimento consolidou-se com Alexander e a criao da Escola de Chicago. Outra contribuio de Heinroth foi a definio do termo somatopsquico, em 1828. Segundo Heinroth, o fenmeno somatopsquico se verificava quando o fator corporal modificava o estado psquico (Canova, 2004;

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 1, p. 39-43, jan./abr. 2006

Conceito mente e corpo

41

Haynal, 1993; Mello Filho, 1992; Ramos, 1994). Na classificao vigente da American Psyquiatric Association (DSM-IV, 2002), o termo psicossomtico foi substitudo por fatores psicolgicos que afetam a condio mdica. A concepo holstica foi reforada com uma base fisiolgica a partir do conceito de homeostase, desenvolvido em 1929 por Cannon, o qual afirmava que qualquer estmulo, inclusive o psicossocial, que perturba o organismo, o perturba em sua totalidade (Calder, 1970). Seguindo-se a evoluo da rea da psicossomtica, observa-se o mais significativo desenvolvimento em 1952, com a publicao de Franz Alexander, propondo que fatores psicolgicos causavam ou predispunham a vrios estados patolgicos. O psicanalista Alexander (1989) fez a distino entre a converso clssica e o que ele chamou de neurose orgnica, que seria um distrbio da funo orgnica, controlado fisiologicamente pelo sistema nervoso autnomo. Ele pensava que Groddeck e outros pesquisadores haviam atribudo valor excessivo ao aspecto psicolgico e ignorado os mecanismos fisiolgicos autnomos que controlam as expresses de emoo do corpo que responde a um estmulo estressor. O Grupo de Chicago, liderado por Alexander, centrava-se na gnese inconsciente das enfermidades, abrangendo a investigao de doenas como lcera pptica, colite ulcerativa, neurodermatite, artrite reumatide, hipertenso arterial e tireotoxicose. Isso resultou na formulao da hiptese da especificidade psicossomtica, segundo a qual haveria o pareamento de conflitos especficos, no sentido psicanaltico do termo, com algumas modificaes fisiolgicas (Haynal, 1998). Ao revisarmos a histria da psicossomtica necessrio ressaltar a importncia de Sifneos (Sifneos 1996), que observou uma marcada dificuldade de alguns pacientes psicossomticos ao descrever seus sentimentos, e em 1972 cunhou o termo alexitimia para descrever esta caracterstica. A etimologia desta palavra mostra que composta pelos timos a (privao), lex (leitura) e timos (emoes). pinay (1998) salienta a contribuio dos psicanalistas da Escola Psicossomtica de Paris Marty, MUzan e David, os quais fortaleceram a postura da introduo do conceito de pensee operatore, que equivale ao de alexitimia. Zimermann (1996) cita que, segundo estes autores, a doena resulta de uma falha na organizao do indivduo, de um ataque desorganizador interno ou externo e de um poder varivel de reorganizao. Ramos (1994) coloca que a psicanlise francesa classifica os pacientes portadores de distrbios

psicossomticos como pacientes que fazem fugas somticas. A idia central que os sujeitos psicossomticos se diferenciam dos demais pela pobreza do mundo simblico, havendo pouca elaborao psquica. Seu pensamento do tipo operatrio, aprisionado ao concreto e orientao pragmtica, tendo pouca ligao com o seu inconsciente. Em 1919, Ishigami (citado por Marques, 2004) fez a primeira observao cientfica da possvel relao entre distrbios emocionais e resistncia do hospedeiro. O desenvolvimento do radioimunoensaio por Berson e Yallow, na dcada de 1960, possibilitou um aumento considervel no estudo dos correlatos endcrinos das patologias, gerando uma exploso de trabalhos nesta rea. Segundo Ramos (1994), o conceito de estresse, to utilizado atualmente, foi primeiramente descrito por Hans Selye em 1956, denominado ento sndrome geral de adaptao, hoje conhecida como sndrome do estresse. Este conceito diminui a importncia do conflito psquico no papel etiolgico e se dirige cada vez mais a uma etiologia multifatorial. A implicao bsica das idias de Selye para a psicossomtica a descoberta de quanto e como o corpo se transforma sob o estresse. Neste sentido o estilo de vida atualmente considerado como um importante fator para a sade e preveno da doena. Brown (1997) ressalta que em 1981 Ader marcou o incio de uma nova abordagem multidisciplinar com seu artigo intitulado psychoneuroimmunology. A psiconeuroimunologia uma disciplina hbrida e recente que explora as interaes entre o psquico, o sistema nervoso central e o sistema imune (Gauer, 1992). Com o desenvolvimento das neurocincias o conceito dualstico tornou-se mais difcil de ser aceito. Por exemplo, o sistema nervoso autnomo no to autnomo assim e se encontra regulado pelas estruturas lmbicas junto com o controle emocional. O sistema imune influencia e influenciado pelo crebro. (Ursin, 2000). O campo de estudo da psiconeuroimunologia tem suas origens no pensamento psicossomtico e tem evoludo no sentido da realizao de investigaes de complexas interaes entre a psique e os sistemas nervoso, imune e endcrino. Uma concepo ainda mais abrangente a de doena sociossomtica, isto , a viso da doena como uma conjugao de fatores originados do corpo, da mente, da sua interao e da interao tambm com o ambiente e o meio social. Hinkle e Mirsky (citados por Nemiah, 2000) adicionaram uma dimenso

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 1, p. 39-43, jan./abr. 2006

42

Castro & cols.

ecolgica e social aos fatores que podem promover doena. Para Fava (2000), o estudo de Kissen, em 1963, pressupe que qualquer doena deve levar em considerao o indivduo, seu corpo e o ambiente no qual est inserido. As variveis sociais incluem desde o status socioeconmico at a exposio a substncias txicas ambientais. Esclarece ainda que a influncia dos fatores psicossociais varia de um indivduo para outro dentro de uma mesma patologia. Esse autor sugeriu perguntarmo-nos para quais pacientes, dentro de uma populao de doentes, as variveis psicossociais so de significncia primria, ao invs de nos perguntarmos quais fatores psicolgicos aumentam o risco para quais doenas. A medicina psicossomtica, atravs da sua viso holstica, tem consideraes quanto aos cuidados dos pacientes que envolvem a avaliao do papel dos fatores psicossociais que afetam a vulnerabilidade individual a todos os tipos de doena, quanto interao entre os fatores psicossociais e biolgicos no curso da doena e quanto ao uso de terapias psicolgicas para a preveno, reabilitao e tratamento de doenas. Em relao vulnerabilidade individual, alguns fatores so considerados capazes de causar alteraes: acontecimentos recentes na vida, estresse crnico, eventos na infncia, personalidade, bem-estar psicolgico, comportamentos e atitudes saudveis. Para Damsio (2004), a investigao da forma como os pensamentos desencadeiam as emoes e de como as modificaes do corpo durante as emoes se transformam nos fenmenos mentais que chamamos de sentimentos sustenta algo novo sobre o corpo e sobre a mente, duas manifestaes aparentemente separadas de um organismo integrado e singular.
CONCLUSO

mudando as formas de pensar a sade/doena, mente e corpo. As doenas psicossomticas questionam a diviso que se faz entre doenas fsicas e psquicas, como se fossem de natureza diferente, decorrendo esta diviso da tradio cartesiana que separa a mente do corpo. provvel que em pouco tempo conceitos que hoje nem conhecemos se tornem verdades, temporrias ou no. Caindo no lugar-comum: no h uma verdade absoluta,ao abordamos a cincia e a arte de lidar com a sade e doena, a mente e o corpo. Seguimos reduzindo o homem a minsculas partculas de volta aos genes, para fazermos o caminho inverso, integrando novamente as partes em direo ao ser uno. O objetivo deste trajeto uma melhor compreenso desta complexidade e possibilidade de desenvolvimento tecnolgico e humano que permita diminuir o sofrimento dos homens.

REFERNCIAS
Alexander, F. (1989). Medicina psicossomtica princpios e aplicaes. Porto Alegre: Artes Mdicas. American Psychiatric Association (2002): Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM-IV) (4a ed.). Porto Alegre: Artes Mdicas. Brown, T. M. (1997). Emotions and disease in historical perspective. National Library of Medicine. Disponvel em <http://www.nlm.nih.gov/hmd/emotions/historical.html>. (Acesso em 27/05/2004) Calder, R. (1970). O homem e a medicina: histria da arte e da cincia de curar. So Paulo: Boa Leitura. Canova, C. (2004). O que psicossomtica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponvel: <http://psicopatologia.tripod.com>. (Acesso em 27/05/2004). Cataldo, M. (1991). Hipocondria: reviso. Revista Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 13(3), 185-90. Damsio, A (2004). Em busca de Espinosa: prazer e dor na cincia dos sentimentos. So Paulo: Companhia das Letras. Descartes, R. (2000, 9a ed.). Discurso sobre o mtodo. So Paulo: Hemus (Original publicado em 1637). pinay, M (1988). Groddeck: a doena como linguagem. So Paulo: Papirus. Fava, G & Sonino, N. (2000, July). Psychosomatic medicine: emerging trends and perspectives. Psychotherapy and Psychosomatics, 69(4), 184-197. Ferraz, F. (2004, out.). Alm do cartesianismo, doenas psicossomticas questionam a diviso entre corpo e mente. Scientific American, 17, 19. Freud, S. (1976). O ego e o id uma neurose demonaca do sculo XVII e outros trabalhos (J. Salomo, Trad.) Edio Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XIX, pp. 15-80). Rio de Janeiro: Imago (Original publicado em 1923).

Atualmente Rigatelli (2002) sugere que a medicina psicossomtica apresenta uma slida tradio no campo da pesquisa. No est mais associada a um grupo especfico de patologias, mas considerada como um modo completo de olhar todas as condies patolgicas. Para Ferraz (2004), torna-se necessrio atingir um patamar mais alto de integrao epistemolgica, em benefcio do avano do conhecimento, e uma das reflexes que podem contribuir para o conhecimento complexo a psicossomtica. Esta breve reviso histrica de conceitos ainda hoje discutidos no pretende ser conclusiva. A humanidade, ao longo dos sculos, vem

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 1, p. 39-43, jan./abr. 2006

Conceito mente e corpo

43

Gauer, G., Rocha, L., & Mhlen, C. (1992, set/dez.) . Desordem depressiva maior e atividades das clulas Natural Killer. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. 14(3), 169-172. Haynal, A, Pasini, W., & Archinard, M. (1998, 3a ed.). Medicina psicossomtica: perspectivas psicossociais. Lisboa: Climepsi. Haynal, A. & Pasini,W. (1993). Manual de Medicina psicossomtica. So Paulo: Masson. Jeammet, P., Reynald, M., & Conoli, S. (1989). Manual de Psicologia Mdica. So Paulo: Massom. Marques, G. (2000). O que Psiconeuroimunologia. Disponvel em <http://www.napacan.com./educando/ psiconeuroimunologia.asp>. (Acesso em 02/05/2004). Mello Filho, J. (1992). Psicossomtica hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas. Nemiah, J. (2000). A psychodynamic view of psychosomatic medicine. Psychosomd, 62, 299-303. Porto, L. (1984, Set./Dez). Asma brnquica e separao. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 6(3), 51-60. Ramos, D. (1994). A psique do corpo: uma compreenso simblica do corpo. So Paulo: Summus.

Rigatelli, M. & Ferrari, S. (2002, sept.). Psychiatry and Psychosomatic Medicine are separated disciplines? International Congress Deries, 1241, 221-227. Sifneos, P. (1996). Alexithymia: Past and Present. The American Journal of Psychiatry.Washington, 153(7), 137143. Volich, R. M. (2000). Psicossomtica. So Paulo: Casa do Psiclogo. Ursin, H (2000, Jul.). Psychosomatic medicine: State of the art. Annals of medicine, 32(5), 323-328. Zimermann, D. (1996, Ago.). Desenvolvimentos atuais da teoria psicanaltica: Contribuies da escola francesa de Psicanlise. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 18, 79-82.

Recebido em 15/04/2005 Aceito em 16/09/2005

Endereo para correspondncia: Tnia M. Ramos Andrade, Rua Florncio Ygartua, 288 conj. 303. Moinhos de Vento, CEP 90430-010, Porto Alegre-RS. E-mail: taniaandrade@terra.com.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 1, p. 39-43, jan./abr. 2006

Potrebbero piacerti anche