Sei sulla pagina 1di 35

VOLEIBOL SENTADO REGRAS OFICIAIS

Organizao Mundial de Voleibol para Deficientes 2001 - 2004 NOVA EDIO Para serem aplicadas em todas as Competies Mundiais e Internacionais, assim com em todas as competies Nacionais a partir de 1 de Janeiro (actualizadas em 1 de Julho de 2001) Traduzido por: Juan L. Pont (rbitro Internacional da WOVD e da FIVB)

Nota do tradutor: na verso inglesa faz-se distino entre o gnero masculino e o feminino. Na traduo no se faz essa distino porque, dada as caractersticas na lngua espanhola resultaria numa leitura do texto mais difcil, tirando importncia ao mesmo, (haveria que trocar, por exemplo, todas as referncias ao jogador e jogadora, etc.) Juan L.PONT.

REGRAS OFICIAIS DO VOLEIBOL APROVADAS PELA WOVD

NDICE CARACTERSTICAS DO JOGO SECO I -O JOGO Captulo 1 Instalaes e Material 1. rea de jogo (Figuras 1a, 1b y 2) 1.1 Dimenses 1.2 Superfcie do jogo 1.3 Linhas do recinto de jogo 1.4 Zonas e reas 1.5 Temperatura 1.6 Iluminao 2. Rede e postes (Figura 3) 2.1 Altura da rede 2.2 Estrutura 2.3 Linhas laterais 2.4 Varetas 2.5 Postes 2.6 Utilidades e complementos 3. Bolas 3.1 Caractersticas 3.2 Uniformidade das bolas 3.3 Sistema de trs bolas Captulo Dois Participantes Captulo 2 Participantes 4. Equipas

4.1 Composio da equipa 4.2 colocao dos membros da equipa 4.3 Equipamentos 4.4 Mudanas de equipamentos 4.5 Objectos proibidos 5. Responsveis da equipa 5.1 Capito 5.2 Treinador 5.3 Treinador Assistente Captulo 3 Formato de Jogo 6. Para ganhar um ponto, ganhar um set e um encontro 6.1 Para averbar um ponto 6.2 Para ganhar um set 6.3 Para ganhar um encontro 6.4 Equipa ausente e incompleta 7. Estrutura do jogo 7.1 Sorteio 7.2 Sesso de aquecimento 7.3 Alinhamento inicial dos jogadores 7.4 Posies 7.5 Falta por posio 7.6 Rotao 7.7 Falta na rotao 8. Substituio de jogadores 8.1 Limites nas substituies 8.2 Substituio excepcional 8.3 Substituio por expulso ou desqualificao 8.4 Substituio ilegal Captulo Quatro Aces de Jogo

9. Substituies no jogo 9.1 Bola em jogo 9.2 Bola fora de jogo 9.3 Bola "dentro" 9.4 Bola "fora" 10. Contacto com a bola 10.1 Toques por equipa 10.2 Caractersticas do toque 10.3 Faltas no toque da bola 11. Bola na rede 11.1 Bola cruzando a rede 11.2 Bola que toca na rede 11.3 Bola na rede 12. Jogador na rede 12.1 Rebaixar a rede com as mos 12.2 Penetrao por baixo da rede 12.3 Contacto com a rede 12.4 Faltas na rede 13. Servio 13.1 Primeiro servio num set 13.2 Ordem do servio

Captulo 1 Instalaes e Material 1. rea de jogo A rea do jogo inclui o campo do jogo e a zona livre. Deve ser rectangular e simtrico. (Figuras 1a, 1b e 2) 1.1. DIMENSES O campo do jogo um rectngulo que mea 10ms x 6 cercado por uma zona livre com um mnimo de 3m perto para cada lado. O espao livre do jogo o espao situado sobre a rea de jogo livre de todo o obstculo. O espao livre do jogo deve medir um mnimo 7m de altura a partir da superfcie do jogo. Para competies da WOVD e dos campeonatos das zonas (regies), a zona livre deve medir um mnimo de 4 m do lado das linhas laterais e 6 m das linhas do fundo. O espao livre do jogo deve medir um mnimo de 10m da altura da superfcie do jogo. 1.2 SUPERFCIE DO JOGO 1.2.1. superfcie deve ser plana, horizontal e uniforme. No pode apresentar nenhum perigo para os jogadores. proibido para jogar em superfcies speras ou escorregadias Para as competies do WOVD e para os Campeonatos das Zonas/regies, somente uma superfcie de madeira ou sinttica autorizada. Toda a superfcie deve previamente ser acreditada pelo WOVD. 1.2.2 nos campos cobertos a superfcie do jogo deve ser da cor clara. Para as competies internacionais do WOVD e dos campeonatos das Zonas/regies, as linhas devem ser da cor branca. Outras cores, diferentes entre si, tm que ser usadas para o campo de jogo e para a zona livre 1.2.3 Nos campos ao ar livre autoriza-se uma inclinao de 5 milmetros para uma drenagem de gua. Esto proibidas as linhas marcadas com materiais slidos (em relevo) 1.3 LINHAS DO CAMPO Todas as linhas tm 5 cm de largura. Devem ser de uma cor clara e diferente da cor do solo e de qualquer outra linha. 1.3.1 Linhas de Delimitao Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam rea de jogo.

Tanto quanto as linhas laterais quanto as esto marcadas dentro rea de jogo Linha Central A linha central divide ao campo em dois campos iguais de 6m x 5m cada. Esta linha estende sob a rede de uma linha lateral outra. Linha de Ataque Em cada campo, uma linha de ataque cujo o bordo anterior est a 2m da linha central, marca a zona do ataque. Para competies internacionais do WOVD e dos campeonatos das zonas/regies, a linha de ataque ligar com as linhas laterais. Esta linha ser marcada com 5 traos de 15 cm de comprimento e de 5 cm de largura, pintadas a 20 cm um de um outro num total do 1.75 m. 1.4 ZONAS E REAS 1.4.1 A zona do ataque, em cada campo, limitada pela linha central e pela borda mais atrasada da linha de ataque A zona do ataque considerada prolongada indefinidamente alm das linhas laterais at o fim da zona livre. A zona 2 do saque a zona do saque uma superfcie do ms 6 a toda a largura atrs de cada linha do fundo. limitado lateralmente por duas linhas curtas, de 15 cm cada, marcadas 20 cm da linha do fundo no prolongamento das linhas laterais Ambas as linhas curtas esto incluindo na largura da zona do servio. O final da zona de servio estende-se at ao final da zona livre. Zona de substituio A zona de substituio est delimitada a partir das linhas de zonas de ataque at mesa de anotao. rea de aquecimento Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, as zonas de aquecimento, devem medir aproximadamente 3 x 3 m, e esto localizadas nos cantos da rea de jogo ao lado dos bancos de equipa. rea de castigo H uma rea de castigo, que mede aproximadamente 1 x 1 m e que est equipada com duas cadeiras, dentro da rea controle mas para alm do prolongamento da linha de fundo. Podem estar limitadas por uma linha vermelha de 5cm de comprimento. 1.5 TEMPERATURA A temperatura mnima no deve ser inferior a 10C (50F). 7

Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, a temperatura mxima no deve exceder os 25 C (77 F) e no deve ser inferior a 16 C (61 F). 1.6 ILUMINAO Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, a iluminao da rea de jogo deve ser 1000 a 1500 luxes medidos a 1 m da superfcie da rea de jogo. 2. Rede e Postes 2.1 ALTURA DA REDE 2.1.1 A rede est colocada verticalmente sobre a linha central e o seu bordo superior encontra-se a 1,5 m de altura e a 1,05 m para as mulheres. A altura da rede mede-se a partir do centro da rea de jogo. A altura da rede (por cima das linhas laterais) deve ser exactamente a mesma, no devendo exceder a altura oficial em mais de 2 cm. 2.2 ESTRUTURA A rede tem 0,80 m de largura, de 6,50 a 7 m de comprimento (com 25 a 50 cm em cada lado linhas laterais), feita de malha negra e os quadrados da malha no devem ultrapassar os 10 cm Na parte superior da rede h uma banda horizontal de 5 a 7 cm de largura, feita de lona branca dobrada em duas metades, cozida em todo o seu comprimento. Cada extremo da banda tem uma vareta atravs da qual passa a corda que permite atar a banda de lona aos postes mantendo a tenso da sua parte superior. No interior da banda passa um cabo flexvel para atar a rede aos postes para a manter tensa na sua parte superior. Na parte inferior da rede pode haver uma outra banda horizontal de 5 cm de comprimento, similar da parte superior, atravs da qual deve passar uma corda enfiada nos quadrados. Esta corda ajusta a rede aos postes que a mantm tensa na sua parte inferior. 2.3 LINHAS LATERAIS Duas bandas laterais brancas ajustadas verticalmente na rede colocam - se projectadas verticalmente por cima das linhas laterais.

Estas bandas tm 5 cm de largura e 80 cm de altura e so consideradas parte da rede 2.4 VARETAS Uma vareta, uma vara flexvel com 1,80 m de altura e 10 mm de espessura, feita de fibra de vidro ou material similar. Colocam-se as varetas nos extremos da rede passando dentro das bandas laterais. Os 100 cm (1 m) superiores de cada vareta, saem da rede e esto marcados alternadamente com fitas/franjas de cor vermelha e branca. As varetas so consideradas parte da rede e limitam lateralmente o espao de jogo. 2.5 POSTES 2.5.1 Os postes que sustentam a rede esto colocados a uma distancia entre 0,50 m e 1,00 m de cada linha lateral. Preferencialmente devero ter uma altura de 1,25 m e serem de altura ajustvel. Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, os postes, que sustentam a rede esto colocados a 1,0 m das linhas laterais. Os postes devem ser cilndricos e polidos, fixados ao solo sem cabos. No deve haver outros objectos que possam representar perigo ou que sejam obstculos. 2.6 MATERIAIS COMPLEMENTARES Qualquer material complementar ser determinado pelo Regulamento da WOVD. 3. Bolas 3.1 CARACTERSTICAS A bola deve ser esfrica, em couro flexvel ou couro sinttico, com uma cmara-de-ar interna de borracha ou outro material similar. A sua cor deve ser uniforme e clara, ou uma combinao de cores. O couro sinttico e a combinao de cores das bolas usadas em Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, devem cumprir os requisitos da WOVD. A sua circunferncia ser de 65 a 67 cm e o seu peso de 260 a 280 g. A sua presso interior deve ser de 0,30 a 0,325 kg/ cm 2 (294,3 a 318,82 mbar ou hPa 4,26 a 4,62 psi).

3.2 UNIFORMIDADE DAS BOLAS Todas as bolas usadas durante o jogo devem ter as mesmas caractersticas, quanto s dimenses (circunferncia, peso, presso, tipo, cor etc). Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, deve jogar-se com bolas aprovadas pela WOVD, a menos que a WOVD autorize outra situao. 3.3 SISTEMA DE TRS BOLAS Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, devem-se usar um sistema de trs bolas. Neste caso haver 6 apanha bolas que se colocaro um em cada canto da zona livre e outro atrs do rbitro.

10

Captulo 2 Participantes 4. Equipas 4.1 COMPOSIO DE UMA EQUIPA 4.1.1 Uma equipa ser composta por um mximo de 12 jogadores, 1 treinador, 1 treinador - adjunto, 1 massagista e um mdico. Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, o mdico ser previamente acreditado pela WOVD. 4.1.2 Um dos jogadores, que no pode ser o libero, ser o capito de equipa e isto deve estar anotado na folha de jogo. 4.1.3 S os jogadores registados na folha de jogo podem entrar em campo e jogar no encontro. Uma vez que o treinador e o capito de equipa tenham assinado a folha de jogo, os jogadores registados na folha de jogo, no podem ser mudados. 4.2 COLOCAO DOS MEMBROS DA EQUIPA 4.2.1 Os jogadores que no esto em jogo, podem sentar-se no banco correspondente, ou estar na sua rea de aquecimento. O treinador e os demais membros da equipa, permanecero sentados no banco, podendo porm abandon-lo momentaneamente. Os bancos para as equipas, encontram-se junto mesa de jogo, fora da zona livre. 4.2.2 S os membros da equipa podem sentar-se no banco durante o encontro e participar na sesso de aquecimento. 4.2.3 Os jogadores que no se encontrem no recinto de jogo, podem aquecer sem bola nas seguintes situaes: 4.2.3.1 durante o jogo: nas zonas de aquecimento 4.2.3.2 durante os tempos de intervalo e pedidos de desconto de tempo tcnico na zona livre, atrs do seu campo 4.2.4 Durante os intervalos entre sets, os jogadores podem aquecer na zona livre usando bolas. 4.3 INDUMENTRIA A indumentria (equipamento) dos jogadores consiste, numa camisola uns cales, meias (do equipamento) e sapatos tnis. 4.3.1 A cor e design das camisolas, cales e meias deve ser uniforme, (excepto para o libero) e limpo para toda a equipa. 4.3.2 Os sapatos devem ser ligeiros e flexveis, com sola de borracha ou de couro, sem saltos. 11

4.3.3 As camisolas dos jogadores devem estar numeradas de 1 a 18 4.3.3.1 O nmero deve estar colocado ao centro no peito e nas costas. A cor e o brilho dos nmeros devem contrastar com a cor e o brilho da cor das camisolas. 4.3.3.2 O nmero deve ter um mnimo de 15 cm de altura no peito e nas costas 20 cm. A fita que se usa para escrever o nmero nas camisolas deve ter uma largura mnima de 2 cm. 4.3.4 O capito de equipa deve ter na sua camisola uma fita debaixo do nmero do peito de 8 x 2 cm 4.3.5 proibido usar equipamentos de cores diferentes entre jogadores (excepto o libero) e/ou sem os nmeros oficiais (1 a 18) 4.4 TROCA DE EQUIPAMENTOS O primeiro rbitro pode autorizar a um ou mais jogadores : 4.4.1 Jogarem descalos 4.4.2 trocar de equipamento quando as camisolas estiveram muito suadas, entre sets, ou depois de uma substituio, sempre que a cor, design e nmero do novo uniforme seja o mesmo. 4.4.3 Jogar com fato de treino, em condies em que o recinto esteja frio, desde que os fatos de treino sejam da mesma cor para todos os jogadores (excepto o libero) e numerados de acordo com as regras. 4.5 OBJECTOS PROIBIDOS 4.5.1 Esto proibidos o uso de objectos que possam causar leses o proporcionar alguma vantagem ao jogador. Podem usar-se ligaduras, porm no se permitem desde que se tornem perigosas. 4.5.2 Os jogadores podem usar culos ou lentes de contacto por sua prpria conta e risco. 5. Responsveis da Equipa Tanto o capito de equipa como treinador so responsveis pela conduta e disciplina dos elementos da sua equipa. O libero, no pode ser o capito de equipa. 5.1 CAPITO 5.1.1 ANTES DO ENCONTRO, o capito de equipa assina a folha de jogo e representa a sua equipa no sorteio.

12

5.1.2 DURANTE O ENCONTRO e desde que se encontre em jogo o capito de equipa actua como capito do jogo. Quando o capito de equipa no est em jogo, o treinador ser o capito em jogo designando outro jogador para a funo, que no seja o libero. O jogador nas funes de capito mantm as responsabilidades, at que seja substitudo ou que se finalize o set. Quando a bola se encontra fora do campo de jogo s o capito de equipa, de entre todos os jogadores est autorizado a falar com o rbitro: 5.1.2.1 para pedir uma explicao sobre a aplicao ou interpretao das Regras e tambm para submeter pedidos ou perguntas dos seus companheiros de equipa. Se o capito em jogo no est de acordo com a explicao do primeiro rbitro, pode decidir protestar contra deciso e indicar imediatamente ao primeiro rbitro que se reserva ao direito de registar o seu protesto na folha de jogo no final do encontro. 5.1.2.2 a pedir autorizao para: a) mudar de equipamento b) para verificar as posies da equipa c) para testar o solo a rede e a bola 5.1.2.3 solicitar os tempos para descanso e substituies 5.1.3 NO FINAL DO ENCONTRO, o capito de equipa 5.1.3.1 agradece aos rbitros e assina a folha oficial do jogo para ratificar o resultado 5.1.3.2 se em seu devido tempo tiver notificado o primeiro rbitro, pode registrar na folha de jogo o protesto oficial em relao aplicao ou interpretao das Regras por parte dos rbitros. 2Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, qualquer protesto deve ser efectuado em ingls. 5.2 TREINADOR 5.2.1 Durante o encontro o treinador dirige a sua equipa de fora do campo de jogo. Escolhe a formao inicial da equipa, os suplentes e solicita os tempos de descanso para dar instrues. Nestas funes tem como seu interlocutor oficial o 2 rbitro. 5.2.2 ANTES DO ENCONTRO, o treinador regista ou comprova os nomes e os nmeros dos seus jogadores na folha de jogo que depois assina. 5.2.3 DURANTE O ENCONTRO, o treinador: 5.2.3.1 antes de cada set d ao anotador e ao segundo rbitro a(s) folha(s) de rotao devidamente preenchidas e assinadas. 13

5.2.3.2 senta-se no banco no lugar mais prximo do anotador, pode porm deix-lo momentaneamente 5.2.3.3 solicita os tempos de desconto e as substituies 5.2.3.4 pode, assim como outros membros da equipa dar instrues aos jogadores que esto em campo. O treinador pode dar estas instrues de p andando pela zona livre frente do seu banco entre o prolongamento da linha de ataque e a rea de aquecimento, sem perturbar ou demorar o encontro. 5.3 TREINADOR ASSISTENTE 5.3.1 O treinador assistente senta-se no banco, no direito porm a intervir no encontro. 5.3.2 No caso do treinador ter que abandonar a equipa, o treinador assistente pede permisso ao capito de equipa e com a autorizao do 1 rbitro, assumir as funes de treinador.

14

Captulo 3 O Jogo 6. Marcar um ponto, ganhar o set e o encontro 6.1 PARA MARCAR UM PONTO Uma equipa marca um ponto: 6.1.1 6.1.2 6.1.3 se consegue que a bola toque o solo dentro do campo contrrioa quando o adversrio comete uma falta quando o adversrio recebe uma castigo

6.1.2 Faltas Uma equipa comete uma falta realizando uma aco contrria s Regras (violando-as de alguma maneira). Os rbitros julgam as faltas e determinam os castigos de acordo com estas Regras: 6.1.2.1 Se duas ou mais faltas so cometidas sucessivamente, s se tem conta a primeira. 6.1.2.2 Se duas ou mais faltas so cometidas simultaneamente por dois adversrios, comete-se uma dupla falta e a jogada repetida. 6.1.3 Consequncias de ganhar uma jogada Uma jogada a sequncia de aces de jogo desde o momento do servio, efectuado pelo jogador que serve at que a bola fique fora de jogo. 6.1.3.1 Se a equipa que serve ganha a jogada, marca um ponto e continua servindo; 6.1.3.2 se a equipa que recebe, ganha a jogada, marca um ponto e passa para esta equipa o servio. 6.2 GANHAR UM SET Um set (excepto o decisivo, o 5) ganho pela equipa que primeiro marcar 25 pontos, com uma vantagem mnima de pelo menos 2 pontos. Em caso de empate a 24-24 pontos, o jogo continua at que uma das equipas consiga uma vantagem de 2 pontos (exp. 26-24; 27-25). 6.2 6.3 PARA GANHAR O ENCONTRO O encontro ganho pela equipa que consegue ganhar 3 sets

6.3.1 Em caso de empate a 2 sets (2-2) o set decisivo (o 5) joga-se at aos 15 pontos. 6.3.2- A equipa vencedora ser aquela que atingir a pontuao (15 pontos) pelo menos com a vantagem de 2 pontos (exp. 16-14).

15

6.4 EQUIPA AUSENTE E INCOMPLETA 6.4.1 Se uma equipa se nega a jogar depois de ter sido requerida para esse fim, declarada ausente e perde o encontro com o resultado de 0-3 sets no encontro e por 0-25 em cada set 6.4.2 Uma equipa que, sem causa justificada no se apresenta a tempo no campo de jogo declarada ausente, penalizada com os mesmos resultados da Regra anterior (6.4.1) 6.4.3 Uma equipa que seja declarada incompleta para o set ou para o encontro, perde o set e o encontro. equipa adversria outorgam - se os pontos e os sets necessrios para ganhar o set e o encontro. A equipa incompleta mantm os seus pontos e sets. 7. Estrutura do Jogo 7.1 SORTEIO Antes do encontro, o primeiro rbitro realiza o sorteio para determinar sobre o lado do campo de cada equipa e a quem pertence iniciar o primeiro set. Se houver necessidade de jogar o set decisivo, haver novo sorteio para determinar sobre o lado do campo de cada equipa. 7.1.1 O sorteio realiza-se na presena dos dois capites de equipa 7.1.2 O vencedor do sorteio decide: 7.1.2.1 se quer servir ou receber o servio em primeiro lugar 7.1.2.2 o lado do campo O vencido toma a outra alternativa 7.1.3 Em caso de aquecimento consecutivo a equipa que tem o primeiro servio far a primeira rodagem na rede 7.2 SESSES DE AQUECIMENTO 7.2.1 Antes do aquecimento, se as equipas dispuseram previamente de outro campo, para aquecimento, cada equipa dispor de 3 minutos na rede, seno ser de 5 minutos para cada uma. 7.2.2 Se ambos os capites de equipa acordarem aquecer em simultneo na rede, as equipas podem faz-lo durante um perodo de 6 ou 10 minutos, de acordo com a Regra 7.3 ALINHAMENTO INICIAL DA EQUIPA 7.3.1 Deve haver sempre 6 jogadores em jogo por equipa Entre os 6 jogadores de campo pode haver um com deficincia mnima como situao mxima. Mesmo com o libero em jogo este requisito tem que ser cumprido.

16

A formao inicial de uma equipa indica a ordem de rotao dos jogadores no terreno. Esta ordem deve manter-se durante o set. 7.3.2 Antes de se iniciar cada set, o treinador deve apresentar a formao inicial da sua equipa numa folha de rotao. A folha deve ser entregue, devidamente preenchida e assinada ao segundo rbitro e ao anotador. 7.3.4 Uma vez que a folha de rotao tenha sido entregue ao segundo rbitro e ao anotador no permitida nenhuma alterao na formao, somente atravs de uma substituio normal. 7.3.5 Uma discrepncia entre a posio dos jogadores em campo e a posio na folha. 7.3.5.1 Se essa discrepncia descoberta antes do incio do set, a posio dos jogadores deve alterar - se de acordo com a folha. No haver sano. 7.3.5.2 Quando antes do comeo do set, exista um jogador em campo que no esteja registado na folha na posio desse set, este jogador deve ser trocado para estar de acordo com a mesma folha. 7.3.5.3 No obstante se o treinador deseja manter em campo esse(s) jogador(es) isso ficar registado na folha de jogo. 7.4 POSIES No momento em que a bola golpeada pelo jogador de servio, cada equipa deve estar colocada dentro do seu campo, na ordem de rotao (excepto o jogador que faz o servio) 7.4.1 As posies dos jogadores numeram-se da seguinte forma: 7.4.1.1 Os trs jogadores colocados junto rede so os avanados e ocupam as posies 4 (avanado esquerdo), 3 (avanado centro) e 2 (avanado direito). 7.4.1.2 Os outros 3 jogadores so os defesas e ocupam as posies 5 (defesa esquerdo) 6 (defesa central) e 1 (defesa direito). 7.4.2 Posies relativas entre jogadores 7.4.2.1 Cada jogador deve estar colocado mais atrs que o seu avanado correspondente em relao rede. 7.4.2.2 Os jogadores, avanados e defesas respectivamente devem estar colocados lateralmente pela ordem indicada na Regra 7.4.1. 7.4.3 As posies dos jogadores so determinadas e controladas de acordo com as posies das suas ndegas em contacto com o solo da forma seguinte: 7.4.3.1 cada jogador avanado deve ter pelo menos parte de uma ndega mais perto da linha central que as ndegas do seu defesa correspondente. 7.4.3.2 cada jogador do lado direito (esquerdo) deve ter pelo menos uma parte da ndega mais prxima da linha direita (esquerda), que as ndegas do jogador central da sua linha 17

7.4.4 Depois do servio, os jogadores podem deslocar-se e ocupar qualquer posio no seu campo e na zona livre. 7.5 FALTA DE POSIO 7.5.1 A equipa comete uma falta de posio se algum jogador no est na sua posio correcta na altura do golpe de servio. 7.5.2 Se o jogador que serve comete uma falta no servio a falta do jogador que serve prevalece sobre uma falta de posio. 7.5.3 Se depois do servio resulta uma falta ser sancionada como falta de posio 7.5.4 Uma falta de posio tem as seguintes consequncias: 7.5.4.1 a equipa ser sancionada com a perda da jogada 7.5.4.2 as posies dos jogadores so rectificadas 7.6 ROTAO 7.6.1 A ordem de rotao est determinada pela formao inicial do equipa com a ordem de servios e das posies dos jogadores ao longo do set. 7.6.2 Quando a equipa que recebe ganha o servio, os seus jogadores rodam uma posio no sentido dos ponteiros do relgio: o jogador da posio 2 roda para a posio 1, para o servio e o jogador da posio roda para a posio 6. 7.7 FALTA NA ROTAO 7.7.1 cometida uma falta na rotao quando o servio no efectuado de acordo com a ordem de rotao. Esta situao trs as seguintes consequncias: 7.7.1.1 A equipa sancionada com a perda da jogada 7.7.1.2 A ordem da rotao dos jogadores alterada 7.7.2 Adicionalmente o anotador dever determinar o momento preciso em que a falta foi cometida e todos os pontos conquistados pela equipa infractora desde esse momento, devem ser anulados. Os pontos da equipa contrria mantm-se. Se esse ponto no pode ser determinado, no se anulam os pontos e a nica sano que se aplica a perda de jogada. 8. SUBSTITUIO DE JOGADORES Uma substituio o acto mediante o qual um jogador, depois de o anotador ter registado na folha de jogo, entra na partida para ocupar a posio de outro jogador, que dever abandonar o campo (excepto o libero). A substituio necessita da autorizao do rbitro. 18

8.1 LIMITES DE SUBSTITUIES 8.1.1 So permitidas um mximo de 6 substituies por equipa por set. Pode substituir-se um ou mais jogadores de uma s vez. 8.1.2 Um jogador da formao inicial pode sair do jogo e reingressar s uma vez em cada set e apenas para a sua posio inicial na formao. 8.1.3 Um jogador suplente pode entrar em jogo para substituir um jogador da formao inicial, mas s uma vez por set e por sua vez este jogador pode ser substitudo pelo jogador que tinha substitudo. 8.2 SUBSTITUIO EXCEPCIONAL Um jogador lesionado (excepto o libero), que no possa continuar em jogo dever ser substitudo de acordo com as regras. Se isso no for possvel a equipa pode fazer uma substituio excepcional, fora dos limites da Regra 8.1. Mesmo com esta substituio excepcional a equipa deve cumprir a Regra 7.3.1. Uma substituio excepcional significa que qualquer jogador que no est em campo no momento da leso, excepto libero ou o jogador que substitudo, pode substituir o jogador lesionado. O jogador que foi substitudo j no pode voltar a jogar na partida. Uma substituio excepcional, no pode ser contada em nenhum caso como uma substituio normal. 8.3 SUBSTITUIO POR EXPULSO OU DESQUALIFICAO Um jogador expulso ou desqualificado deve ser substitudo com uma substituio regulamentar. Se tal no for possvel a equipa declarada incompleta. 8.4 SUBSTITUIO ILEGAL 8.4.1 Uma substituio ilegal excede os limites da Regra 8.1. (excepto no caso da Regra 8.2) 8.4.2 Quando uma equipa tenha efectuado uma substituio ilegal e o jogo foi retomado, deve-se aplicar o seguinte procedimento: 8.4.2.1 A equipa castigada com a perda da jogada 8.4.2.2 rectificada a substituio 8.4.2.3 Os pontos alcanados pela equipa desde que a falta foi cometida so anulados. Os pontos da equipa contrria so mantidos.

19

CAPTULO QUATRO - ACES DE JOGO 9. Situaes de Jogo 9.1 BOLA EM JOGO A bola est em jogo desde que o golpe de servio autorizado pelo rbitro. 9.2 BOLA FORA DE JOGO A bola est fora de jogo no momento em que a falta assinalada por um dos rbitros, se no se tiver cometido nenhuma falta antes do apito do(s) rbitros. 9.3 BOLA DENTRO A bola est dentro quando toca o campo incluindo as linhas de delimitao 9.4 BOLA FORA A bola est fora quando: 9.4.1 a parte da bola que toca o solo se encontra completamente fora das linhas de limitao 9.4.2 toca um objecto, o tecto ou uma pessoa fora da rea de jogo. 9.4.3 toca as varetas, cordas ou postes da rede ou a prpria rede fora das linhas laterais 9.4.4 cruza total ou parcialmente o plano vertical da rede por fora do espao de jogo, excepto na Regra 11.1.2 9.4.5 cruza completamente o campo por baixo da rede 10. CONTACTO COM A BOLA Cada equipa deve jogar dentro do seu prprio campo e rea de jogo (excepto na Regra 11.1.2). A bola pode ser recuperada par alm da zona livre. 10.1. TOQUES POR EQUIPA Cada equipa tem direito a um mximo de trs (para alm do bloqueio, Regra 15.4.1) para devolver a bola. Se forem dados mais de trs toques a equipa comete a falta QUATRO TOQUES. Os toques por equipa incluem no s os toques intencionais dos jogadores, mas tambm os contactos acidentais com a bola. 10.1.1 TOQUES CONSECUTIVOS Um jogador no deve tocar a bola duas vezes consecutivas, (excepto nas Regras 10.2.3, 15.2 e 15.4.2) 10.1.2 TOQUES SIMULTNEOS Dois ou trs jogadores podem tocar a bola vez.

20

10.1.2.1 Quando dois (trs) companheiros de equipa tocam a bola simultaneamente, contam-se dois ou (trs) toques (com a excepo do bloco). Se alcanarem a bola mas s um jogador a tocar, conta-se um s toque. Um choque de jogadores considerado falta. 10.1.2.2 Quando dois oponentes tocam a bola simultaneamente por cima da rede e a bola continua em jogo, a equipa que recebe a bola tem direito a outros trs toques. Se a bola for para fora, a falta da equipa que se encontra do lado oposto da rede. 10.1.2.3 Se contactos simultneos entre jogadores oponentes leva a uma situao de bola presa, h lugar a dupla falta e a jogada repetida 10.1.3 TOQUE COM APOIO EXTERNO Dentro da rea de jogo no se permite que um jogador se apoie num companheiro ou na estrutura ou qualquer objecto para alcanar a bola. No entanto, um jogador que est na iminncia de cometer uma falta (tocar ou cruzar a linha central, etc.) pode ser parado ou empurrado por um companheiro. 10.2 CARACTERSTICAS DO TOQUE 10.2.1 A bola pode tocar em qualquer parte do corpo. 10.2.2 A deve ser batida, no empurrada ou lanada. Pode ressaltar em qualquer direco 10.2.3 A pode tocar vrias partes do corpo sempre que os contactos sejam simultneos. Excepes: 10.2.3.1 Durante o bloco se permitem contactos consecutivos feitos por um ou mais bloqueadores sempre que ocorram durante a mesma aco. 10.2.3.2 No primeiro toque da equipa, a bola pode tocar em vrias partes consecutivamente, sempre que os contactos ocorram na mesma aco. 10.2.4 Em qualquer momento durante as aces sobre a bola, os jogadores devem ter alguma parte do corpo em contacto com o solo entre as ndegas e os ombros; um pequeno momento sem haver contacto permitido, excepto no momento do servio, bloco e golpe de ataque, quando a bola est completamente acima do bordo superior da rede. Levantar-se, levar o corpo ou dar saltos no permitido. 10.3 FALTAS NO TOQUE DE BOLA 10.3.1 QUATRO TOQUES: Uma equipa que toca a bola quatro vezes antes de a devolver 10.3.2 TOQUE COM APOIO EXTERNO: Um jogador apoia-se num companheiro, estrutura ou objecto dentro da rea de jogo para alcanar a bola.

21

10.3.3 TRANSPORTE: Um jogador no bate a bola, esta empurrada e/ou lanada 10.3.4 GOLPE DUPLO: Um jogador toca duas vezes consecutivas a bola com partes vrias dos eu corpo. 10.3.5 LIFTING: A parte do corpo do jogador entre as ndegas e os ombros perde o contacto com o solo, quando est a tentar jogar a bola.

11. Bola na Rede 11.1 BOLA POR CIMA DA REDE 11.1.1 A bola que enviada para o campo contrrio deve passar por cima da rede dentro do espao da rea de jogo. O espao da rea de jogo aparte do plano vertical da rede delimitado da seguinte forma: 11.1.1.1 abaixo, do bordo superior da rede, 11.1.1.2 dos lados, pelas varetas e seu prolongamento imaginrio 11.1.1.3 acima, junto ao tecto. 11.1.2 A bola que tenha cruzado o plano da rede at zona livre do lado contrrio, total ou parcialmente pelo espao externo pode ser devolvida, dentro do nmero de toques da equipa sempre que: 11.1.2.1 o jogador no toque no campo contrrio 11.1.2.2 ao devolver a bola esta cruze de novo totalmente ou parcialmente o plano da rede pelo espao exterior pelo mesmo lado do campo A equipa contrria no puder tentar evitar essa aco. 11.2 A BOLA TOCA NA REDE

Uma que cruza rede pode toc-la. 11.3 BOLA NA REDE 11.3.1 Uma bola enviada rede pode ser recuperada dentro dos trs toque permitidos equipa 11.3.2 Se a bola rompe as malhas da rede ou a desprende, a jogada ser anulada e repete-se. 12. Jogador na Rede 12.1 REBAIXAR O PLANO VERTICAL DA REDE 12.1.1 Durante o bloco, o bloqueador pode tocar a bola por cima da rede, com a condio de no interferir com o jogo do adversrio antes ou durante a aco deste ltimo.

22

12.1.2 Depois do golpe de ataque permitido ao jogador passar com a mo por cima da rede, desde que o toque de bola tenha sido efectuado ainda no seu campo. 12.2 PENETRAO POR DEBAIXO DA REDE 12.2.1 permitido penetrar o espao contrrio por debaixo da rede sempre que isto no interfira com as aces da equipa contrria. 12.2.2 Penetrao do campo contrrio para alm da linha central. 12.2.2.1 a) Tocar o campo contrrio com o(s) p(s) ou perna(s) permitida sempre que o jogador no interfira com a jogada da equipa contrria. b) Tocar o campo contrrio com a mo(s) permitida sempre que uma parte da(s) mo(s) esteja em contacto ou sobre a linha central. 12.2.2.2 Tocar o campo contrrio com qualquer outra parte do corpo est proibido. 12.2.3 Um jogador pode penetrar no campo contrrio se a bola estiver fora de jogo. 12.2.4 Os jogadores podem penetrar a zona livre do adversrio com a condio de no interferirem na aco do adversrio. 12.3 CONTACTO COM A REDE 12.3.1 Tocar a rede o a vareta no falta, excepto quando o toque ocorre durante o seu acto de jogar a bola e interfira na jogada. Algumas aces de jogar a bola podem incluir aces em que os jogadores no lhe toquem realmente. 12.3.2 Depois de bater a bola, um jogador pode tocar os postes, cordas ou qualquer outro objecto fora da largura da rede, desde que isto no interfira com o jogo. 12.3.3 No h falta quando a bola lanada contra a rede ocasionando que a mesma toque no adversrio. 12.4 FALTAS DOS JOGADORES NA REDE 12.4.1 Um jogador toca a bola ou toca no adversrio no espao contrrio antes ou durante o seu golpe de ataque. 12.4.2 Um jogador penetra no espao contrrio por debaixo da rede interferindo na aco posterior do seu opositor. 12.4.3 Um jogador penetra no espao contrrio, 12.4.4 Um jogador toca a rede ou a vareta durante o acto de jogar a bola ou interfere na jogada.

23

13. Servio O servio aco de colocar a bola em jogo pelo defesa colocado na zona de servio. 13.1 PRIMEIRO SERVIO DE UM SET 13.1.1 O primeiro servio do primeiro set assim como o do set decisivo (o 5), realizado pela equipa determinada no sorteio. 13.1.2 Nos outros sets comea o servio a equipa que no iniciou o set anterior. 13.2 ORDEM NO SERVIO 13.2.1 Os jogadores devem seguir a ordem de servio mencionada na folha de jogo respeitando a respectiva rotao. 13.2.2 Depois do primeiro servio no set, o jogador que deve servir se determina da seguinte forma: 13.2.2.1 Quando a equipa que fez o servio ganha a jogada, serve de novo o jogador que tinha efectuado o servio (ou o seu substituto) 13.2.2.2 Quando a que estava a defender, ganha o servio, roda antes do servio. O jogador que se move da posio de avanado do lado direito passa para a posio de defesa direito e efectuar o servio (ou o seu substituto). 13.3 AUTORIZAO DE SERVIO O primeiro rbitro autoriza o servio, depois de comprovar que as equipas esto preparadas para jogar e o jogador que serve est na posse da bola. 13.4 EXECUO DO SERVIO 13.4.1 A bola deve ser golpeada com uma mo ou com qualquer parte do brao depois de ser soltada ou lanada da(s) mo(s). 13.4.2 S permitido lanar ou soltar a bola uma vez. So permitidos movimentos da bola nas mos. 13.4.3 No momento do golpe de servio as ndegas do jogador no devem estar em contacto com a rea de jogo (a linha de fundo includa). Os p(s), perna(s) ou a mo devem tocar devem tocar o terreno de jogo e/ou a zona livre fora da zona de servio. Depois de bater a bola, o jogador que serve pode pisar o ficar fora da zona de servio ou dentro do campo. 13.4.4 O jogador tem um mximo de 8 segundo para servir, depois do apito do primeiro rbitro. 13.4.5 Um servio efectuado antes do apito do rbitro nulo e deve ser repetido.

24

13.5 ECR 13.5.1 Os jogadores da equipa que serve no podem impedir os seus adversrios, por meio de uma ecr individual ou colectivo, ver o jogador que serve ou a trajectria da bola. 13.5.2 Considera-se ecr quando o jogador ou grupo de jogadores da equipa que serve, utilizam os braos levantando-os, saltando ou movendo-se para os lados durante a execuo do servio, com o objectivo de ocultar a trajectria da bola. 13.6 FALTAS NO SERVIO 13.6.1 Faltas no servio O jogador que serve est fora de posio 13.6.1.1 infringe a ordem do servio 13.6.1.2 no executa o servio correctamente 13.6.1.3 levanta as ndegas durante o servio 13.6.2 Faltas no bater da bola no servio: Depois de bater a bola correctamente, o servio passvel de falta quando: 13.6.2.1 A bola toca num jogador da equipa que est a servir e no passa a rede dentro do espao de jogo. 13.6.2.2 a bola v para fora 13.6.2.3 passa sobre um ecr 13.7 FALTAS COMETIDAS DEPOIS DO SERVIO E FALTAS DE POSIO 13.7.1 Se o jogador que serve comete uma falta no momento em que golpeia a bola no servio (execuo incorrecta, erro na ordem de rotao, etc.) e o adversrio est em falta relativamente posio, a falta no servio que sancionada. 13.7.2 Se pelo contrrio a execuo do servio foi correcta, mas o servio se converte em falta posteriormente (a bola vai fora, feita uma aco de ecr etc.), e se houver uma falta de posio, esta que ser penalizada. 14. Golpe de ataque 14.1 GOLPE DE ATAQUE 14.1.1 Todas as aces de que enviem a bola para o campo adversrio, excepto as aces de bloqueio ou de servio, so consideradas aces de ataque. 14.1.2 Durante o ataque permitido o fintar (tipping), mas apenas se o contacto com a bola claro, ou seja a bola no empurrada ou lanada.

25

14.1.3 Considera-se que um golpe de ataque termina quando a bola cruza completamente o plano vertical da rede, o tocada por um adversrio. 14.2 RESTRIES NO GOLPE DE ATAQUE 14.2.1 Um avanado pode completar o golpe de ataque em qualquer altura, sempre que o contacto com a bola seja executado dentro do seu terreno jogo (excepto na Regra 14.2.4). 14.2.2 Um defesa pode completar um ataque em qualquer altura atrs da linha da zona de ataque: 14.2.2.1 no momento do golpe na bola, as ndegas dos jogadores no podem tocar ou cruzar a linha de ataque. 14.2.2.2 depois de bater a bola pode mover as ndegas para a zona de ataque. 14.2.3 Um defesa pode completar um ataque a partir da zona de ataque, se no momento do contacto, a bola no est por cima do bordo da rede. 14.3 FALTAS NO GOLPE DE ATAQUE 14.3.1 Um jogador toca a bola no campo da equipa adversria. 14.3.2 Um jogador envia a bola para fora 14.3.3 O defesa completa um golpe de ataque, quando no momento do toque na bola, esta se encontra sobre o bordo superior da rede. 14.3.4 Um jogador levanta as ndegas no momento em que golpeia a bola. 14.3.5 O libero, completa um golpe de ataque no momento em que a bola est sobre o bordo superior da rede. 14.3.6 um jogador completa um golpe de ataque por cima do bordo superior da rede, a passe do libero estando este na zona de ataque. 15. Bloco 15.1 BLOCO 15.1.1 O bloco uma aco em que os jogadores se aproximam da rede para interceptar a bola proveniente da equipa contrria com as mos acima do bordo superior da rede. S os avanados podem executar esta aco. 15.1.2 Tentativa de bloco: Uma tentativa de bloco a aco tentada mas no concretizada. 15.1.3 Bloco individual: Considera-se completada a aco de bloco, quando a bola tocada pelo bloqueador. -Figura 7-

26

15.1.4 Bloco colectivo: O bloco colectivo realizado por dois ou trs jogadores juntos, sendo a aco completada quando um deles toca a bola. 15.2 TOQUE DE BLOCO Toques consecutivos (rpidos e sucessivos) podem ser dados por um ou mais bloqueadores sempre que sejam realizados durante a mesma aco de bloco. 15.3 BLOCO NO ESPAO DO ADVERSRIO Na situao de bloco, o jogador pode passar as mos ou os braos por cima da rede, sempre que esta aco no interfira com o jogo do adversrio. Assim no est permitido tocar a bola para alm da rede, antes que o adversrio tenha realizado um golpe de ataque. 15.4 BLOCO E TOQUES DE EQUIPA 15.4.1 Um toque de bloco no conta como toque de equipa. Assim, depois de um bloco, a equipa dispe dos trs toques para devolver a bola. 15.4.2 O primeiro contacto aps o bloco pode ser realizado por qualquer jogador, incluindo aquele que tocou a bola no bloco. 15.5 BLOCO AO SERVIO permitido fazer bloco ao servio do adversrio. 15.6 FALTAS NO BLOCO 15.6.1 O bloqueador toca a bola no campo contrrio antes ou simultaneamente ao toque do adversrio. 15.6.2 Um defesa completa um bloco ou participa no bloco. 15.6.3 O bloqueador levanta as ndegas quando completa ou participa numa aco de bloco. 15.6.4 A bola enviada para fora pela aco do bloco 15.6.5 Fazer bloco bola no campo contrrio por fora das varetas. 15.6.6 O libero faz uma tentativa de bloco individual ou participa no aco colectiva de bloco.

27

CAPTULO 5 - INTERRUPES E DEMORAS 16. INTERRUPES NORMAIS DO JOGO As interrupes normais do jogo so os intervalos e as substituies. 16.1 NMERO DE INTERRUPES NORMAIS Cada equipa tem direito a um mximo de dois descontos de tempo e seis substituies por cada set. 16.2 SOLICITAO DE INTERRUPES NORMAIS 16.2.1 As interrupes s podem ser solicitadas exclusivamente pelo treinador ou pelo capito de equipa em jogo. A solicitao de interrupo faz-se atravs de um sinal, quando a bola estiver fora de jogo e antes que soe o apito para execuo do servio. 16.2.2 permitida a solicitao de substituio antes do incio de um set e deve ser registada como substituio normal. 16.3 SEQUNCIA DE INTERRUPES 16.3.1 As equipas podem solicitar um dos descontos de tempo acompanhada por um pedido de substituio sem necessidade de o jogo ser reatado. 16.3.2 Sem prejuzo, uma equipa no est autorizado a fazer substituies seguidas durante uma mesma interrupo de jogo. Podem fazer-se duas ou mais substituies durante a mesma interrupo. 16.4 DESCONTOS DE TEMPO E TEMPOS TCNICOS 16.4.1 Todos os descontos de tempo tm 30 segundos Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, no 1 e 4 sets h dois Tempos Tcnicos para Descanso adicionais de 60 segundos que se aplicam automaticamente quando a equipa que leva vantagemalcana os 8 pontos e 16 pontos. No set decisivo o 5, no h "Tempos Tcnicos" e s se podem solicitar dois tempos para descanso normais de 30 segundos de durao por cada equipa. 16.4.2 Durante todos os tempos de descanso, os jogadores em campo devem estar na zona livre junto aos respectivos bancos. 16.5 SUBSTITUIO DE JOGADORES (limites, ver a Regra 8.1) (Para as substituies nas quais participe o libero, ver Regras 20.3.2 e 20.3.3)

28

16.5.1 A substituio deve realizar-se na zona de substituies 16.5.2 Tempo para uma substituio deve limitar-se ao registo na folha de jogo e troca de jogadores. 16.5.3 No altura em que pedida a substituio, o(s) substituto(s) deve(m) estar preparados para entra, sentado(s) na cadeira de para as substituies junto mesa de jogo. Caso contrario no se autoriza a substituio e a equipa sancionada pela demora. Nas Competies Mundiais da WOVD e Campeonatos das Zonas/Regies, usam-se placas numeradas para facilitar a substituies. 16.5.4 Se uma equipa pretende realizar mais que uma substituio em simultneo, deve indicar o nmero de substituies a efectuar no momento do pedido. Nesta situao as substituies devem realizar-se em sequncia (um par de jogadores e depois outro). 16.6 SOLICITAES IMPROCEDENTES 16.6.1 improcedente solicitar uma interrupo: 16.6.1.1 durante uma jogada ou logo aps de soar o apito para o servio, 16.6.1.2 por um elemento no autorizado da equipa, -16.2.116.6.1.3 para uma substituio de jogadores antes do jogo ser reatado depois de uma substituio da mesma equipa. 16.6.1.4 depois de estar esgotado o nmero de tempos par descanso e para substituies autorizados. 16.6.2 a primeira solicitao improcedente no jogo, que no afecte ou demore o jogo deve ser recusada sem mais consequncias. 16.6.3 A repetio de uma solicitao improcedente num jogo, constitui uma demora no jogo. 17. DEMORAS NO JOGO 17.1 TIPOS DE DEMORA Considera-se uma demora toda a aco imprpria de uma equipa, atrasando o reatar do jogo quando: 17.1.1 demorar uma substituio 17.1.2 prolongar interrupes depois de ter ordenado o reatamento do jogo. 17.1.3 solicitar uma substituio ilegal 17.1 repetir uma solicitao improcedente 17.1.5 demora de um membro da equipa

29

17.2 SANES POR DEMORA 17.2.1 Admoestao por demora ou castigo por demora, so sanes aplicadas equipa. 17.2.1.1 As sanes por demora mantm - se durante todo jogo 17.2.1.2 Todas as sanes por demora, admoestaes includas, so registadas na folha de jogo. 17.2.2 A primeira situao de demora ocasionada por um membro de uma equipa, sanciona-se com uma Admoestao por demora. 17.2.3 A segunda demora e seguintes, por qualquer elemento de uma equipa no mesmo jogo(constitui uma falta e /so sancionada(s) com Castigo por demora, com perda de jogada. 17.2.4 Nas sanes de demora impostas antes e entre sets aplicam-se as regras previstas nas interrupes excepcionais de jogo. 18. INTERRUPES EXCEPCIONAIS DE JOGO 18.1 LESES 18.1.1 Se ocorrer um acidente grave quando a bola est em jogo, o rbitro deve interromper o jogo de imediato e permitir que a assistncia mdica entre em campo. A jogada repetida. 18.1.2 Se um jogador lesionado no pode ser substitudo nem de forma regulamentar nem de forma excepcional, so concedidos 3 minutos ao jogador para tentar recuperar-se. Porm esta situao s pode ocorrer uma vez para o mesmo jogador durante todo o encontro. Se o jogador no recuperar, a sua equipa declarada incompleta. 18.2 INTERFERNCIA EXTERNA Se ocorre uma interferncia externa durante o jogo, este parado e a jogada repetida. 18.3 INTERRUPES DE JOGO PROLONGADAS 18.3.1 Quando circunstncias imprevistas interrompem o jogo, o primeiro rbitro, a organizao e o Comit de Controlo, se existir, decidiro as medidas a tomar para restabelecer a normalidade. 18.3.2 Quando ocorram uma ou vrias interrupes, que excedam um total de 4 horas. 18.3.2.1 se o encontro reatado no mesmo campo com a posse de bola do mesmo lado, o set interrompido continuar normalmente com o mesmo resultado e os jogadores nas mesmas posies. Os resultados sets j jogados mantm-se. 18.3.2.2 Se o encontro reatado noutro campo, o set que foi interrompido anulado e volta-se a jogar com os mesmos jogadores que estavam em

30

campo ocupando as mesmas posies das formaes iniciais dos sets j disputados mantm-se os resultados. 18.3.3 Quando ocorram uma ou vrias interrupes, que excedam um total de 4 horas, o encontro deve jogar-se de novo na totalidade. 19. INTERVALOS E MUDANAS DE CAMPO 19.1 INTERVALOS Todos os intervalos entre sets duram trs minutos,. Durante este perodo de tempo, faz-se a mudana de campo e registam-se as formaes das equipas na folha de jogo O intervalo entre o segundo e terceiro sets pode ser prolongado at 10 minutos, segundo solicitao organizao do evento. 19.2 MUDANAS DE CAMPO 19.2.1 Depois de cada set, as equipas mudam de campo, com excepo no set decisivo 19.2.2 No set decisivo, quando uma das equipas chega aos 8 pontos, faz-se a mudana de campo, sem perda de tempo, mantendo-se as mesmas posies dos jogadores. Se a mudana de campo no se realiza de acordo com altura em que est regulamentada, deve efectuar-se logo que se detecte o erro. A pontuao alcanada at ao momento da mudana de campo sem mantm a mesma.

CAPTULO SEIS - O LIBERO 20. JOGADOR LIBERO 20.1 DESIGNAO DO LIBERO 20.1.1 De entre os 12 jogadores, cada equipa tem direito a designar 1 especialista na defesa (libero)20.1.2 O libero, deve estar anotado na folha de jogo, numa rea reservada para o efeito. O seu nmero dever tambm aparecer, na folha de posies do primeiro set. 20.1.3 O libero no pode ser capito de equipa nem capito de jogo. 20.2 EQUIPAMENTO O libero, deve ter um equipamento de cor diferente, sendo a camisola pelo menos de uma cor que contraste com as dos outros membros da equipa.

31

O equipamento do libero deve ter um desenho diferente, devendo estar numerado porm como os outros elementos da equipa. 20.3 ACES DE EQUIPA QUE ENVOLVAM O LIBERO 20.3.1 Aces de jogo. 20.3.1.1 O libero, pode substituir qualquer outro defesa. 20.3.1.2 So pode jogar como defesa e no pode completar aces de ataque de nenhuma posio no terreno (dentro de campo ou na zona livre), se no momento do contacto, a bola, estiver completamente por cima do bordo superior da rede. 20.3.1.3 No pode servir, fazer ou tentar o bloco, 20.3.1.4 Um jogador no pode completar uma aco de ataque acima do bordo superior da rede, se a bola vem de uma passe executado pelo libero na sua zona de ataque. A bola pode ser atacada livremente, se o libero realizar esta mesma aco atrs da zona de ataque. 20.3.2 Substituio de jogadores 20.3.2.1 Nas substituies em que intervenha o libero, no contam coma substituies regulares. O seu nmero limitado e deve haver uma jogada e dever haver uma jogada entre substituies de libero. O libero s pode ser substitudo pelo jogador, que o libero substituiu. 20.3.2.2 As substituies s se podem fazer com a bola fora de jogo e entes do apito para servio. No comeo de cada set, o libero, no pode entrar em campo at que o segundo rbitro tenha comprovado a rotao inicial. 20.3.2.3 Uma substituio feita depois do apito ter soado, antes porm do golpe de servio, no deve ser recusado, desde que seja feita uma admoestao verbal no final da jogada. As seguintes substituies tardias esto sujeitas a sano de demora: 20.3.2.4 O libero e o jogador substitudo s podem entrar ou sair do campo pela linha lateral, frente ao banco da sua equipa, entre a linha de ataque e linha de fundo. 20.3.3 Designao de um novo libero 20.3.3.1 Em caso de leso do libero designado, e com a aprovao do primeiro rbitro, o treinador poder designar um novo libero. Este poder ser um dos outros jogadores desde que no se encontre em campo no momento da designao. O jogador libero lesionado, no pode voltar a entrar no jogo durante o resto do encontro. O novo libero deve permanecer com essa funo at ao final do encontro.

32

20.3.3.2 No caso de designao de um novo libero, o nmero desse jogador deve ser apontado na folha de jogo, na casa das observaes e na folha de rotao seguinte.

CAPTULO SETE - CONDUTA DOS PARTICIPANTES 21. CONDUTA EXIGIDA 21.1 DESPORTIVISMO 21.1.1 Os participantes devem conhecer e aplicar as Regras Oficiais do Voleibol. 21.1.2 Os participantes devem aceitar as decises dos rbitros com desportivismo, sem discuti-las. Em caso de dvida, podem-se pedir esclarecimentos, atravs do capito de equipe em jogo. 21.1.3 Os participantes devem evitar aces ou atitudes tendentes a influenciar as decises dos rbitros, ou encobrir as faltas cometidas pelas suas equipas. 21.2 JOGO LIMPO 21.2.1 Os participantes devem comportar-se e respeitosa e cortesmente, com o esprito de Jogo Limpo, no s em relao aos rbitros, mas tambm aos oficiais, adversrios, companheiros de equipa e espectadores. 21.2.2 permitida a comunicao entre os membros da equipa durante o encontro. 22. CONDUTA INCORRECTA E SUAS SANES 22.1 CONDUTA INCORRECTA MENOR Ofensas por condutas incorrectas menores no esto sujeitas a sano. trabalho do primeiro rbitro evitar que a equipa chegue sano, utilizando gestos ou chamando verbalmente ateno da equipa atravs do capito em jogo. Esta admoestao no um castigo e no tem consequncias imediatas. No se deve registar na folha de jogo. 22.2 CONDUTA INCORRECTA QUE LEVA A SANO A conduta incorrecta de algum elemento da equipa para com os oficiais, adversrios, companheiros de equipa ou espectadores, classificada em trs categorias de acordo com o grau da ofensa:

33

22.2.1 Conduta grosseira: aco contra os bons costumes e princpios morais, expressando desprezo. 22.2.2 Conduta injuriosa: palavras ou gestos difamatrios ou insultuosos. 22.2.3 Agresso: ataque fsico ou inteno de agresso. 22.3 ESCALA DAS SANES Deciso do primeiro rbitro e dependendo da gravidade da ofensa, as sanes a aplicar e que devem ser registadas na folha de jogo so as seguintes: A primeira conduta grosseira no encontro cometida por qualquer elemento da equipa castigada com a perda de jogada. 22.3.2 Expulso 22.3.2.1 Um elemento de uma equipa sancionado com a expulso, no podendo jogar o resto do set e deve permanecer sentado na rea da equipa, atrs do seu banco, sem mais consequncias. Um treinador expulso perde o direito de intervir no set e deve permanecer sentado na rea de castigo. 22.3.2.2 A primeira conduta ofensiva de qualquer membro da equipa se sanciona com a expulso sem mais consequncias. 22.3.2.3 A segunda conduta injuriosa no mesmo encontro pelo mesmo elemento da equipa sanciona - se com a expulso sem outra consequncia. 22.3.3 Desqualificao 22.3.3.1 Um membro da equipa que seja sancionado com a desqualificao deve abandonar a rea de controlo durante todo o resto do encontro, sem mais consequncias. 22.3.3.2 A primeira agresso sanciona - se com a desqualificao sem mais consequncias. 22.3.3.3 A segunda conduta injuriosa no mesmo encontro pelo mesmo elemento da equipa se sanciona com a desqualificao sem mais consequncias. 22.3.3.4 A terceira conduta grosseira no mesmo encontro pelo mesmo elemento da equipa sanciona - se com a desqualificao sem mais consequncias. 22.4 APLICAO DE SANES POR CONDUTA INCORRECTA 22.4.1 Todas as sanes por conduta incorrecta so individuais, permanecem durante todo o encontro e so registadas na folha de jogo. 22.4.2 A repetio de uma conduta incorrecta, por um mesmo elemento da equipa, no mesmo encontro, so sancionadas progressivamente (cada 34

conduta incorrecta sucessiva do mesmo elemento da equipa recebe uma sano mais grave). 22.4.3 Uma expulso ou desqualificao motivada por conduta injuriosa ou agresso no requer sano prvia. 22.5 CONDUTA INCORRECTA ANTES E ENTRE SETS Qualquer conduta incorrecta ocorrida antes ou entre sets sancionada de acordo com a Regra 21.3 e as sanes so aplicadas no set seguinte. 22.6 CARTES Admoestao: verbal ou com um sinal, sem carto Castigo: carto amarelo Expulso: carto vermelho Desqualificao:cartes amarelo e vermelho em conjunto.

35

Potrebbero piacerti anche