Sei sulla pagina 1di 6

TICA Comentrio sobre as trs cenas

Marcelo Moura MBA GESTO ESTRATGICA DE NEGCIOS


Faculdade Adventista de Hortolndia

Objetivo
O objetivo deste trabalho desenvolver anlise de cenas das da vida para que aprendamos e sejamos cidades e profissionais . As cenas sero comentadas usando os Princpios da tica que so:

- Princpio de Igualdade ; - Princpio de Equidade ; - Princpio de Autonomia ; - Princpio da Beneficincia .

Desenvolvimento da atividade
Teremos para cada cena um comentrio mostrando as atitudes que mostram a falta de tica das pessoas para com prximo , um comentrio a respeito e depois a anlise usando os Princpios da tica.

Comentrios e Analises
Temos trs cenas que acontecem cada uma em ambiente diferente com intensidade crescente pois comea com um epsdio onde pai , me e filho sentam descriminadamente na mesa onde esta um menino a espera de seu pai despois outro epsdio em uma estacionamento que um estudante de Direito de propsito bate a porta de seu carro no carro ao lado buscando com isso vingar-se por ter sido vtima da mesma atitude e por ultimo o caso de uma funcionria de uma imobiliria que cobra taxas desonestas e ilegais de um possvel cliente.

Cena Um
Um pai e filho ao chegarem a uma praa de alimentao de Shopnig conseguiram uma mesa que restava .O pai colocando seu filho ali sentado para o esperar comprar o alimento sai ento , estando ele na fila nota que se aproxima da mesa uma famlia , ou seja , um pai ,uma me e uma criana que no achando mesas vagas e notando que a criana se encontrava sozinha ali naquela mesa simplesmente se sentaram sem nem mesmo perguntar ao menino se podia.

De um modo geral as pessoas perderam o senso do ridculo e agem de forma normal sem se importar com o resultado de suas atitudes. Basta terem algum interesse ao acharem que algum no merece o que esta em questo que podem fazerem o que acham certo e justo. Quando o casal senta na mesa eles simplesmente queriam saciar a necessidade de sentar e para isso no se importaram com o menino que ali estava.Essa atitude mostra que o importante para as pessoas seu interesse , bem estar e que prximo no tem valor e muitos menos direitos iguais . Analisando pelos princpios da tica essa situao fere os Princpios da IGUALDADE e o Princpio da Beneficincia .

Cena Dois
A cena dois acontece no estacionamento de uma universidade quando um homem esta em seu carro a espera de algum quando chega um jovem universitrio que ao abrir a porta de seu carro fere a porta do carro que estava o senhor e ignora a atitude entrando em seu carro e j querendo sair dali sem ao menos ver o que tinha acontecido , porm o senhor desce de seu carro vai at ele e pergunta a respeito do fato e tambm se o jovem pode sanar o prejuzo causado.

O jovem por sua vez diz no ter ferido a porta do carro se fez de bobo tentando se esguiar da situao mas como o senhor o mostrou e provou que era ele o autor o jovem passa a justificar sua atitude mostrando que o mesmo havia acontecido com seu carro que nigum o ressarcira do prejuzo e por isso ele se via no direito de se vingar no importando quem fosse. Esta atitude mostra bem a perda do senso do ridculo e o desrespeito ao prximo que as pessoas tem assumido , lembra tambm um modo de pensar e agir que se criou nas pessoas de no ficar no prejuzo no importande com quem pague ou que use para sanar esse prejuzo. Analisando pelos princpios da tica vejo outra vez serem feridos o Princpio de Igualdade e o Princpio da Beneficincia.

Cena Trs
Nesta cena temos agora a relao entre a funcionria de uma imobiliria e um possvel fregus onde fica clara falta de tica profissional no s da funcionria mas tambm da imobiliria classificada como Cultura organizacional Anti-tica . O foturo cliente liga para imobiliria para a respeito de uma casa j com interesse de aluga-la e surpreendido

pelos absurdos proposto pela funcionria que pede um fiador que ganhe cinco vezes mais o valor do aluguel e cobra taxas abusivas e ilegais . Analisando pelos princpios tico vamos encontrar leso no Princpio de Autonomia pois a funcionria no levou em conta nem fez questo em pensar que o cliente tivesse consincia da lei que regulamenta esse comrcio, ou seja , para tanto fazia se estava certo ou errada sua atitude.

Concluso
Todas essas cenas vem mostrar que realmente a tica complexa e chegamos entender dificuldade de julgar situaes em diversos setores da sociedade.Porm se as pessoas ao menos usassem os princpios bsicos dados pela famlia , pela escola e pelas religies teramos um mundo mais humano e muitas violncias poderiam acontecer em menor numero e menor intensidade.

Potrebbero piacerti anche