Sei sulla pagina 1di 12

Ginstica Acrobtica

Histria
Surgiu na Idade Mdia e era muito utilizada pelos elementos dos circos. No entanto s comeou a ter competies e regras prprias a partir de 1970. sempre praticada, no mnimo por dois atletas. Tem como principais caractersticas a execuo de exerccios que exigem fora, agilidade e equilbrio. Requer, por parte do ginasta coragem, fora, coordenao e flexibilidade, alem das exigncias tcnicas do salto. AS suas rotinas so executadas com acompanhamento musical e requerem expresso e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a musica. Os movimentos isolados (acrobacias) so basicamente compostas por saltos mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exerccios dinmicos) e exerccios estticos que exigem muito equilbrio e fora. Os acrobatas em grupo devem executar trs rotinas: uma de equilbrio, uma dinmica e outra combinada. As sries dinmicas so mais activas e com elementos de lanamentos com voos de ginastas; As de equilbrio valoriza os exerccios estticos; Em nveis mais altos, a terceira rotina uma combinao das duas anteriores. As rotinas acrobticas so executadas num quadrado de 12x12 metros e com uma durao de 2 minutos e 30 segundos. Existem cinco divises na ginstica acrobtica: . Par feminino . Par masculino . Par misto . Trio Feminino . Quarteto masculino.

Equipamento permitido:
Os competidores podem participar com ou sem sapatilhas;

Jias como brincos, colares, pulseira e adornos decorativos so proibidos. Roupas e acessrios soltos no so permitidos; As senhoras competem com collants. Os homens competem com calas ou cales de licra. Os competidores de pares e de grupos devem usar equipamentos idnticos ou complementares. Os exerccios so avaliados pela sua dificuldade, composio, execuo, coreografia, durao e tempo de manuteno dos equilbrios (exerccios estticos e combinados).

FUNDAMENTOS BSICOS DA GINSTICA ACROBTICA COMPETITIVA


Introduo A ginstica acrobtica um desporto que engloba dana, ginstica artstica e elementos acrobticos. Existem campeonatos mundiais oficiais desde 1973, sendo estes realizados pela International Federation of Sports Acrobatic (IFSA). Desde os primeiros campeonatos que esta modalidade vem sendo dominada pela China, Rssia e por outros pases da antiga Unio Sovitica. Actualmente apesar do domnio da China e da Rssia, existem outros pases como Portugal, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha que tm vindo a desenvolver programas para a divulgao da ginstica acrobtica. Histrico A origem da acrobacia desportiva remonta Grcia e China antigas, quando a ginstica e a acrobacia foram agrupadas pela primeira vez. Ginstica era a palavra grega para "execuo despida", mas essa tradio no foi mantida, apesar de os utilizarem uma pequena quantidade de roupa para que os juzes pudessem avaliar os pequenos movimentos realizados. Apenas em 1949, com o governo popular comearam a desenvolver, na China, as artes regionais inclusive a acrobacia. Integrantes do Conjunto da Ginstica acrobtica . A Base - individuo que sustenta, de formas muito variadas, a figura acrobtica. O volante e o intermedirio esto sobre a base ou ento esto

apoiados nela. Nas figuras dinmicas, a base pode estar a largar o volante ou a receb-lo. . A base deve possuir: - Grande noo de responsabilidade . Tamanho compatvel com as suas responsabilidades - uma base pequena ter grandes dificuldades para sustentar, lanar, agarrar e proteger os seus parceiros. . Grande massa muscular - se a base no possuir uma boa musculatura para a manuteno de figuras e equilbrio e de potncia para os exerccios dinmicos os exerccios acrobticos no sero executados. . Membros curtos - estes tornam-se mais favorveis nos momentos em que so executadas figuras de equilbrio com os membros estendidos, j que permitem que o centro de gravidade do volante fique mais prximo do centro de gravidade da base, facilitando a manuteno da figura. . Noo de centro de gravidade e ponto de equilbrio . Boa flexibilidade - Esta ir potencializar os movimentos de fora rpida e tambm na deslocao afim de conseguir um melhor posicionamento para a figura. A escpuloumeral, coxofemural, a coluna lombar e os punhos esto entre as regies fisicamente mais exigidas. . Liderana - A base geralmente o mais velho da parceria. . O Volante - o integrante que executa os movimentos acrobticos. Embora no seja to exigentes em termos fsicos, este deve possuir uma tcnica bastante boa para minimizar o desgaste dos parceiros. . O volante deve ainda ter: - Muita coragem - executar voos que chegam aos 6 metros de altura, praticar movimentos acrobticos no ar, sem nenhuma proteco a no ser a dos prprios companheiros so tarefas de grande coragem. . Constituio fsica pequena e leve - em apresentaes artsticas os atletas tm, muitas vezes, pesos semelhantes; mas em competio e principalmente em exerccios dinmicos isto pode acarretar leses. . Boa musculatura e potencia da mesma - ao contrrio da base o volante necessita apenas sustentar o seu peso. . O Intermedirio - nos grupos (trios e quartetos) aparece o intermedirio, que deve ser o mais verstil do grupo. Pode executar as funes de base ou de volante, portanto deve ter as qualidades das mesmas.

Por vezes, nos grupos femininos o intermedirio assume o lugar de segunda base.

Figuras da Ginstica Acrobtica


Competio de Pares (Femininos, Masculinos e Mistos)
Nvel 1 - Exerccio composto por elementos obrigatrios sendo cinco de pares e quatro individuais, ordenados livremente. Elementos Tcnicos de Pares
Obrigatrios:

Elementos Tcnicos Individuais


Obrigatrios:

Elementos Tcnicos de Pares


Obrigatrios:

Nvel 2 - Exerccio formado por dois elementos obrigatrios de pares, trs elementos facultativos de pares (um de cada grupo) e quatro elementos tcnicos individuais opcionais (um de cada grupo), ordenados livremente e de acordo com a msica.

Nvel 3 - Exerccio composto por cinco elementos facultativos de pares (um de cada grupo) e quatro elementos tcnicos individuais facultativos (um de cada grupo) e trs livres (constitudos por um elemento tcnico individual e dois

elementos tcnicos de pares), ordenados livremente e de acordo com a msica.

Competio de grupos (trios femininos e trios masculinos)

1 Nvel - Exerccio composto por elementos obrigatrios sendo cinco de grupo e quatro individuais, ordenados livremente.

2 Nvel - Exerccio composto por dois elementos obrigatrios de grupo, trs elementos facultativos de grupo (um de cada grupo) e quatro elementos tcnicos individuais facultativos (um de cada grupo), ordenados livremente e de acordo com a msica.

Nota: A escolha do acompanhamento musical livre, s se aceitam msicas instrumentais sem voz. 3 Nvel - Exerccio composto por cinco elementos facultativos de grupo (um de cada grupo) e quatro elementos tcnicos individuais facultativos (um de cada

grupo) e trs livres (formados por um elemento tcnico individual e dois elementos tcnicos de grupos), ordenados livremente e de acordo com a msica.

Ginstica Acrobtica - Testemunho

"Oi, vou falar sobre um desporto no muito conhecido... A Acrobtica, onde eu ando em Mem Martins! A Acrobtica um desporto que exige muito esforo: h dias que venho de l arrasada. Primeiro de tudo fazemos um aquecimento (que mais parece um aquecimento para "os musculados"). Corremos durante 7-10 minutos, a seguir fazemos o "1 bloco" que consiste em 20 "canivetes", 50 dorsais e 10 flexes de braos. Depois, o treinador manda-nos saltar 20 vezes e temos que tocar com as mos no cho. Aquecemos as costas, pulsos, ps, etc. A seguir fazemos outra vez outro bloco... Depois fazemos passagens de individuais (rodas, rodadas, salto-de-mos) e fazemos outra passagem (cambalhota frente, cambalhota atrs, pinocambalhota, cambalhota atrs para pino)... Enfim... Esto a ver como ficamos no final do treino: estafaditos... Depois daquilo tudo ainda temos que fazer ngulos, pranchas, ngulos para pranchas e ngulos para pino. A seguir fazemos esparregatas, para termos mais flexibilidade. No final do treino fazemos os alongamentos para irmos para casa e para descansarmos um pouco. Nos outros treinos fazemos a mesma coisa, mas em vez de ser com passagens no duplo minitrampolim: fazemos mortais frente e atrs... Entrem para a Acrobtica! Porque cansativo, mas podemos fazer um pino, uma esparregata, ou assim essas coisas mais difceis, em qualquer stio, a qualquer hora... quando nos pedirem e quando nos apetecer! Beijinhos da vossa amiga Jssica."
Jssica Antunes, 11 anos, Sintra in http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Desportos&ID=1918

Concluso
Neste trabalho tive como objectivo principal dar a conhecer a ginstica e as suas variantes, principalmente a ginstica acrobtica. Quis ainda mostrar as figuras possveis de realizar e os exerccios que podem ser realizados a pares, em trios ou em quartetos.

Bibliografia

http://www.desportoescolar.min-edu.pt/modalidade.aspx?id=111 http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_acrob%C3%A1tica http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Desportos&ID=1844 http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Desportos&ID=1917 http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica http://www.drec.minedu.pt/cae/coimbra/de/Quadroscompetitivos/ QC_DG_ARE/RegEsp_GinasticaAcrobatica_0709.pdf http://books.google.pt/books?id=JIThctM49J8C&printsec=frontcover#v=onepag e&q=&f=false http://blig.ig.com.br/distaks/files/2009/11/hidroginastica-exercite-se-atedentro-da-agua.jpg http://www.somenteaverdade.com/images/contorcionismo.jpg http://2.bp.blogspot.com/_vq4_2odDXvE/SMa6K8o2igI/ AAAAAAAAA8E/58Omud4J8rU/s400/Contorcionismo.JPG

Potrebbero piacerti anche