Sei sulla pagina 1di 13

A VIABILIDADE ECONMICA DA CRIAO DE CAITITUS (TAYASSU TAJACU): UM ESTUDO DE CASO apgomes@ufv.

br APRESENTACAO ORAL-Agropecuria, Meio-Ambiente, e Desenvolvimento Sustentvel RMULO JOS SOARES MIRANDA; ROBERTO SERPA DIAS; ADRIANO PROVEZANO GOMES; GIOVANA FIGUEIREDO ROSSI. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA, VIOSA - MG - BRASIL.

A Viabilidade Econmica da Criao de Caititus (Tayassu tajacu): um estudo de caso


Grupo de Pesquisa: Agropecuria, Meio-Ambiente, e Desenvolvimento Sustentvel Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar a viabilidade econmica da implantao de um projeto para a criao comercial de caititus (Tayassu tajacu) em uma propriedade rural do estado de Minas Gerais. Para isso, foram considerados apenas os valores de uso direto do bem ambiental em questo. Uma anlise mais ampla, para determinar o verdadeiro valor econmico do bem deveria considerar tambm os demais valores a ele associados (de uso indireto, de opo e de existncia). Os resultados obtidos apontam para a viabilidade econmica da atividade, que apresenta-se como uma alternativa interessante de gerao de emprego e renda para a propriedade e para regio de seu entorno. Palavras Chaves: caititus; criao comercial; viabilidade econmica.

Abstract: This paper intends to evaluate the viability of the implantation of a project for the commercialization of the collared peccary (Tayassu tajacu) in the rural propriety of the Minas Gerais State. Thus, it takes on just the values of direct use of the envinronmental good considered. A wide analysis, to settle the true value of the good should also consider the others its values associated (of indirect use, of option, and of existence). The results obtained indicates the viability of the activitie that shows up like an interesting option of the creation of employment and input for the propriety and its region surrounded. Key Words: Collared Peccary (Tayassu tajacu); commercialization; viability

1. INTRODUO

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

A criao de animais silvestres da fauna brasileira tem sido considerada por vrios autores1, como uma alternativa vivel de diversificao de produo e de renda para produtores rurais. Alm disso, essa atividade apresenta diversas vantagens indiretas como a reduo da destruio de reas de matas e menor necessidade de fiscalizao e proteo ambientais. A criao de caititus (Tayassu tajacu) em reas antes destinadas agricultura e pecuria ou em processo de regenerao pode ser importante economicamente, na medida em que j existe o hbito de consumo da carne desses animais pela populao interiorana e um mercado para esse produto, principalmente em grandes centros urbanos, demandantes de carnes exticas. Nesse contexto, a Fazenda Engenho Dgua2 - cuja rea era antes destinada a atividades agropecurias - encontra-se atualmente em avanado processo de regenerao de sua vegetao natural, optando assim pela produo econmica de animais silvestres. A seleo das espcies de animais silvestres a serem exploradas economicamente levou em considerao caractersticas como adaptabilidade, rusticidade e potencial de produo, iniciando-se com a criao de pacas (Agouti paca). Atualmente a criao comercial de caititus est sendo estudada. O caititu, conhecido vulgarmente como porco do mato, ou ainda como catetos, encontrado em uma grande variedade de habitats, que vo desde o semi-rido s florestas tropicais. Alm de sua carne alta fonte de protena animal seu couro possui elevada demanda no mercado internacional (SANTOS et al, 2009). A espcie adapta-se facilmente s condies de cativeiro (FRANCISCO, 1982) e por consumir uma ampla variedade alimentos3, muitos deles produzidos tradicionalmente no entorno da Fazenda Engenho Dgua, apresenta-se como uma das mais indicadas para serem introduzidas como atividade comercial. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi verificar a viabilidade econmica de implantao de um criatrio comercial de caititu na referida propriedade.

2. MATERIAL E MTODOS O presente estudo de viabilidade econmica e financeira, elaborado a partir de planilha tcnica de produo e manejo fornecida pela Fazenda Engenho Dgua, considera os gastos referentes implantao de uma unidade de criao comercial de caititus em regime semiconfinado, com 3 reprodutores e 18 matrizes. A criao, estabelecida na propriedade supracitada, contaria com uma estrutura de quatro piquetes com rea total aproximada de 2.340 m, cobertura conjugada, bebedouros do tipo concha e bretes de conteno em tela campestre. Alm da estrutura fsica necessria criao dos caititus, representada pelo galpo, o manejo desses animais exige ainda diversos equipamentos, bem como demanda mo-de-

1 2

Ver Nogueira Filho & Nogueira (2000), Argolo (2002), Loureno et al. (2008) e Santos et al. (2009). Localizada no municpio de Ouro Preto MG. 3 Mandioca, banana, p de banana, casca de maracuj e jaca so exemplos dos possveis alimentos. 2

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

obra para seu trato dirio, limpeza e higienizao das dependncias e cuidados com a sade dos animais, atravs de assistncia tcnica especializada. Diante do objetivo de se avaliar a viabilidade de investimento em um criatrio comercial de animais silvestres, mais especificamente de caititu, foram realizadas algumas anlises e calculados indicadores nesse sentido. Dentre os indicadores, pode-se destacar os seguintes: Custos Fixos: O custo fixo total (CFT) compreende aqueles valores que no variam, independentemente da quantidade produzida (q), ao passo que o custo fixo mdio (CFMe) inversamente proporcional produo. Assim, medida que se aumenta a quantidade produzida, o montante de custos no se altera, muito embora haja maior diluio desse valor sobre a produo. Dentre os principais custos fixos identificados no criatrio de caititus, pode-se citar a depreciao das instalaes e a mo-de-obra.

CFMe =

CFT q

Custos Variveis: O custo varivel total (CVT) aquele que varia diretamente com a quantidade produzida (q). O custo varivel mdio (CVMe) representa a razo entre o montante do custo varivel total e a quantidade produzida. No caso da criao de caititus, lista-se, dentre outros custos variveis, os gastos com chipagem e alimentao.

CVMe =

CVT q

Custo do Capital: O custo do capital de fundamental importncia, uma vez que afeta diretamente a rentabilidade do investimento. Representa o quanto o investidor deixa de receber ao investir seu capital na atividade de criao de caititus ao invs de alocar seus recursos para outra atividade ou aplicar, por exemplo, no mercado financeiro. A taxa utilizada na presente anlise para se calcular o custo do capital empregado de 6% ao ano, comumente utilizada para investimentos privados (equivalente, aproximadamente, ao rendimento da caderneta de poupana). Entretanto, por se tratar de um empreendimento de carter ambiental, pode ser considerada alta. Diversos so os estudos que defendem uma taxa prxima de zero, o que no penalizaria as futuras geraes. Taxa Interna de Retorno: a taxa de juros mxima que o investimento poder suportar sem se tornar invivel, ou seja, a taxa de juros que iguala o Valor Presente Lquido (VPL) a zero.
t i =o

(1 + r )

Bi C i
i

=0

Em que: Bi o valor nominal da receitas no perodo i i = 1,2,3,..., t ;


3

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

C i o valor nominal dos custos no perodo i, i = 1,2,3,..., t ; r a taxa de desconto que reflete o custo de oportunidade do capital; e t o tempo de durao do projeto. Tempo de Retorno do Capital: Representa o perodo de tempo necessrio para que os saldos anuais gerados pelo empreendimento paguem completamente o capital investido na sua implantao. Trata-se de uma informao importante da liquidez do investimento. Valor Presente Lquido: o somatrio do fluxo de caixa descontado, ao longo do horizonte do investimento. O fator de desconto a taxa real de juros, que representa os custos de oportunidade do capital. Um investimento pode ser considerado vivel quando seu valor lquido presente for positivo.
VPL =
i =o t

( Bi C i ) (1 + r ) i

Relao Custo-Benefcio: o somatrio das entradas de recursos no caixa do projeto dividido pelo montante investido. Quanto maior for a RBC, mais atraente o projeto ser considerado, pois a relao demonstra o retorno para cada unidade monetria investida no projeto. O critrio utilizado para considerao de viabilidade do projeto, uma RBC maior ou igual unidade.

B
RBC =

C
i =0

i =0 t

(1 + r ) i (1 + r ) i

3. RESULTADOS E DISCUSSO
O plantel considerado de 3 reprodutores e 18 matrizes que, aps estabilizado, geram um nmero mdio de 31 filhotes anualmente, o que ocorre a partir do ano 3 quando o total de animais atinge 52 exemplares. Conforme a Tabela 1, o perodo de anlise considerado compreende-se do ano 0 ao ano 10, assim no h necessidade de se efetuar a reposio das matrizes bem como dos reprodutores, uma vez que estes encontram-se em condies perfeitas de fertilidade e capacidade reprodutiva. Tabela 1 - Evoluo e Estabilizao do Plantel

CATEGORIAS Reprodutores Matrizes Crias Total de Animais

ANO 3 18 26 47

ANO 3 18 29 50

ANO 3 18 31 52

ANO 3 18 31 52

ANO 3 18 31 52

... ... ... ... ...

ANO ANO1 3 3 18 18 31 31 52 52
4

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

0 26 Vendas Fonte: Dados da pesquisa.

29

31

31

...

31

62

Hellgreen (1984) observou que a reproduo dos caititus sensvel s suas condies nutricionais. De modo geral, de acordo com as caractersticas da espcie, cada matriz tem normalmente 2 partos ao ano, uma vez que a gestao de cerca de 135 dias, com o cio ocorrendo logo aps o parto. Muito embora haja boa ocorrncia de gmeos, o estudo desconsidera esse fato, bem como adota uma taxa de fertilidade modesta de forma a compensar possveis natimortos ou bitos. Assim, esto previstos 26 partos no ano 0, com um filhote em cada parto. O nmero de crias aumenta no ano 1 para 29 e, no ano seguinte, atinge 31 animais e estabiliza-se. Na Tabela 1 ainda est discriminado o nmero de animais comercializados anualmente. importante destacar que, como esperado, no ano inicial da atividade no h vendas e todos os animais nascidos em um ano so comercializados no ano seguinte, quando alcanam o peso ideal e maior aceitao comercial. A exceo verifica-se no ano 10, quando, em virtude do fim da anlise, se considera a venda de todos os filhotes do ano 9 acrescidos daqueles nascidos no mesmo ano. A partir das vendas dos caititus, iniciadas no ano 1, possvel estimar a receita proveniente de sua comercializao. O preo unitrio de venda, baseado nos preos mdios praticados no mercado, calculado em R$ 500,00. Desta forma, como se observa na Tabela 2, h uma tendncia crescente de receita, verificada a entre os anos 0 e 3, quando se estabiliza. Isto ocorre como funo direta do nmero de animais nascidos e comercializados, como descrito na Tabela 2. Tabela 2 Evoluo das Receitas da Comercializao dos Caititus (em R$)
Ano 0 0 0,00 Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 26 29 31 31 13.000,00 14.500,00 15.500,00 15500,00 ... ... ... Ano 9 Ano10 31 62 15.500,00 31.000,00

Vendas Receita

Fonte: Dados da pesquisa. Estimadas as receitas de vendas, preciso que se faa um levantamento dos custos, para assim analisar a relao entre as entradas e sadas de recursos. Alguns custos no foram considerados como impostos e taxas, bem como o aluguel ou aquisio da terra o investidor o dono da propriedade e utilizar terras marginais e os gastos de aquisio dos animais para a formao do plantel, pois estes devem ser cedidos pelos rgos competentes aps captura em reas onde causem danos. Todos os custos identificados esto discriminados nas tabelas a seguir.

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Tabela 3 Discriminao dos Custos estimados para o ano 0


Custos de Produo Ano 0 Unidade Quantidade Valor (R$)

Discriminao 1.1.Custo Operacional Efetivo 1.1.1. Mo-de-obra p/ manejo Contratada 1.1.2. Medicamentos Medicao Assistncia Veterinria Exames laboratrios 1.1.3. Alimentao Alimentao - Adultos Alimentao - Filhotes 1.1.4. Outros Materiais Chipagem Materiais de limpeza Ferramentas durveis Conjunto de EPI 1.1.5. Transporte Transporte de animais 1.2. Custo Operacional Total Custo Operacional Efetivo Depreciao do Galpo 1.3. Custo Total Custo Operacional Total Remunerao do Capital CUSTO TOTAL (CT)

horas unidade unidade unidade cabeas cabeas cabeas unidade unidade unidade unidade

730 1 1 1 21 26 47 1 1 1 1

3,19 120,00 300,00 80,00 173,37 86,69 12,00 20,00 40,00 52,00 300,00

R$/ano

1/25

9.699,00

10.087,24

Total (R$) 9.699,28 2.328,70 2.328,70 500,00 120,00 300,00 80,00 5.894,58 3.640,77 2.253,81 676,00 564,00 20,00 40,00 52,00 300,00 300,00 10.087,24 9.699,28 387,96 10.692,47 10.087,24 605,23 10.692,47

Fonte: Dados da pesquisa.

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Tabela 4 Discriminao dos Custos estimados para o ano 1


Custos de Produo Ano 1 R$ Quantidade Unidade Valor (R$)

Discriminao 1.1.Custo Operacional Efetivo 1.1.1. Mo-de-obra p/ manejo Contratada 1.1.2. Medicamentos Medicao Assistncia Veterinria Exames laboratrios 1.1.3. Alimentao Alimentao Adultos Alimentao Filhotes 1.1.4. Outros Materiais Chipagem Materiais de limpeza Ferramentas durveis Conjunto de EPI 1.1.5. Transporte Transporte de animais 1.2. Custo Operacional Total Custo Operacional Efetivo Depreciao do Galpo 1.3. Custo Total Custo Operacional Total Remunerao do Capital CUSTO TOTAL (CT)

horas unidade unidade unidade cabeas cabeas cabeas unidade. unidade unidade unidade

730 1 1 1 21 29 29 1 0 0 1

3,19 120,00 300,00 80,00 173,37 86,69 12,00 20,00 40,00 52,00 300,00

R$/ano

1/25

9.699,00

10.039,30

Total (R$) 9.651,34 2.328,70 2.328,70 500,00 120,00 300,00 80,00 6.154,64 3.640,77 2.513,87 368,00 348,00 20,00 0,00 0,00 300,00 300,00 10.039,30 9651,34 387,96 10.641,66 10.039,30 602,36 10.641,66

Fonte: Dados da pesquisa.

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Tabela 5 Discriminao dos Custos estimados para os anos 2, 4, 6, 8 e 10


Custos de Produo Anos 2, 4, 6, 8 e 10 R$ Quantidade Discriminao Unidade Valor (R$) 1.1.Custo Operacional Efetivo 1.1.1. Mo-de-obra p/ manejo Contratada horas 730 3,19 1.1.2. Medicamentos Medicao unidade 1 120,00 Assistncia Veterinria unidade 1 300,00 Exames laboratrios unidade 1 80,00 1.1.3. Alimentao Alimentao Adultos cabeas 21 173,37 Alimentao Filhotes cabeas 31 86,69 1.1.4. Outros Materiais Chipagem cabeas 31 12,00 Materiais de limpeza unidade. 1 20,00 Ferramentas durveis unidade 1 40,00 Conjunto de EPI unidade 1 52,00 1.1.5. Transporte Transporte de animais unidade 1 300,00 1.2. Custo Operacional Total Custo Operacional Efetivo Depreciao do Galpo R$/ano 1/25 9.699,00 1.3. Custo Total Custo Operacional Total Remunerao do Capital (6%) % 6 10.328,67 CUSTO TOTAL (CT)

Total (R$) 9.940,71 2.328,70 2.328,70 500,00 120,00 300,00 80,00 6.328,01 3.640,77 2.687,24 484,00 372,00 20,00 40,00 52,00 300,00 300,00 10.328,67 9.940,71 387,96 10.948,39 10.328,67 619,72 10.948,39

Fonte: Dados da pesquisa.

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Tabela 6 Discriminao dos Custos estimados para os anos 3, 5, 7 e 9


Custos de Produo Anos 3, 5, 7 e 9 Discriminao Unidade Quantidade Valor (R$) 1.1.Custo Operacional Efetivo 1.1.1. Mo-de-obra p/ manejo Contratada horas 730 3,19 1.1.2. Medicamentos Medicao unidade 1 120,00 Assistncia Veterinria unidade 1 300,00 Exames laboratrios unidade 1 80,00 1.1.3. Alimentao Alimentao Adultos cabeas 21 173,37 Alimentao Filhotes cabeas 31 86,69 1.1.4. Outros Materiais Chipagem cabeas 31 12,00 Materiais de limpeza unidade. 1 20,00 Ferramentas durveis unidade 0 40,00 Conjunto de EPI unidade 0 52,00 1.1.5. Transporte Transporte de animais unidade 1.2. Custo Operacional Total Custo Operacional Efetivo Depreciao do Galpo R$/ano 1/25 9.699,00 1.3. Custo Total Custo Operacional Total Remunerao do Capital % 6 CUSTO TOTAL (CT)

Total (R$) 9.848,71 2.328,70 2.328,70 500,00 120,00 300,00 80,00 6.328,01 3.640,77 2.687,24 392,00 372,00 20,00 0,00 0,00 300,00 300,00 10.236,67 9.848,71 387,96 10.850,87 10.236,67 523,19 10.850,87

Fonte: Dados da pesquisa. Pode-se notar que as Tabelas 3, 4, 5 e 6 se diferem devido ao fato de em perodos alternados haver ou no a aquisio de ferramentas durveis e equipamentos de proteo individual, cuja vida til de dois anos. Outra importante diferena est relacionada aos gastos com chipagem dos animais, que no primeiro ano (ano 0) so de 47 chips, ou seja, todo o plantel, enquanto nos anos seguintes a quantidade de chips adquiridos igual ao nmero de nascimentos, uma vez que as matrizes e os reprodutores j se encontram devidamente identificados. A taxa de depreciao considerada de 4% ao ano, ou seja, h expectativa de total depreciao das instalaes num perodo de 25 anos, o que extrapola o horizonte de tempo considerado no estudo (10 anos), possibilitando por outro lado a incluso na anlise de um valor residual correspondente a 3/5 do total gasto na construo. A necessidade de trabalho reduzida, uma grande vantagem da criao de animais silvestres, e resume-se manuteno da criao, fornecimento de alimentos e limpeza das
9

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

instalaes, comedouros e bebedouros, possibilitando inclusive o emprego de mo-de-obra familiar ou de assalariados da propriedade. O valor da mo-de-obra utilizado na anlise igual ao salrio mnimo mensal vigente (R$ 510,00) dividido pela jornada de trabalho de aproximadamente 40 horas semanais e multiplicado pelo total de horas necessrias para o desempenho satisfatrio do empreendimento. Assim, o total destinado ao pagamento dos servios de manejo dos animais e eventuais atividades de, R$ 2.328, 70 ao ano, o que corresponde a R$ 3, 19 por hora trabalhada. A relao de custos apresentada nas tabelas anteriores considera ainda a alimentao de um filhote como sendo equivalente metade do consumo de um adulto. O valor foi determinado com base em dieta balanceada e enriquecida com verduras, legumes e outros alimentos produzidos na propriedade e em seu entorno, o que representa significativa reduo de custos sem, entretanto comprometer a nutrio e o desenvolvimento dos caititus. Ainda assim, a alimentao representa a maior parcela do custo na criao dos caititus, cerca de 64% do custo operacional efetivo. Por isso, os custos variveis, em detrimento dos custos fixos, representarem um maior percentual na composio dos custos totais. Esse fato implica em uma maior necessidade de capital, para a manuteno da atividade, do que para os investimentos iniciais em estrutura fsica, o que deve ser encarado como fator positivo, uma vez que ao longo da atividade sero gerados recursos que podem ser reaplicados no prprio negcio. A partir dos custos anuais considerados para a atividade, possvel estimar o montante a ser investido no ano 0, ou seja, o aporte inicial de capital necessrio para o empreendimento, conforme valores descritos na Tabela 7. Tabela 7 Discriminao dos Investimentos e Gastos no Ano 0 Discriminao Galpo Mo-de-obra Alimentao Outros custos Remunerao do Capital 6% Fonte: Dados da pesquisa. Valor (R$) 9.699,00 2.328,70 5.894,58 1.476,00 1.163,89 Acumulado (R$) 9.699,00 12.027,70 17.922,28 19.398,28 20.562,18

Como se observa, o maior desembolso no ano inicial referente construo das instalaes utilizadas para abrigar e confinar os animais, que representa quase metade do montante. Os demais custos esto relacionados ao manejo dos animais e so recorrentes ao longo de toda a atividade, com suaves variaes. A estrutura de custos, bem como a necessidade de capital, permite afirmar que o empreendimento demanda menos recursos que atividades afins, a exemplo da suinocultura, principalmente no que se refere s instalaes fsicas e equipamentos (NOGUEIRA FILHO & NOGUEIRA, 2000).
10

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Aps a caracterizao dos custos e a estimativa das receitas a serem auferidas com o criatrio comercial de caititus, foi feita a anlise dos indicadores de viabilidade, apresentados nas Tabelas 8 e 9. Tabela 8 Benefcios, Custos e Lucros Totais e Descontados (em R$) An o 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Custo Total 20.562,18 10.641,66 10.948,39 10.850,87 10.948,39 10.850,87 10.948,39 10.850,87 10.948,39 10.850,87 10.948,39 Total Fonte: Dados da pesquisa. Benefcio Total 13.000,00 14.500,00 15.500,00 15.500,00 15.500,00 15.500,00 15.500,00 15.500,00 15.500,00 36.819,40 Lucro Lquido 2.358,34 3.551,61 4.649,13 4.5.51,61 4.649,13 4.551,61 4.649,13 4.551,61 4.649,13 25.871,01 Benefcio Descontad -o 12.264,15 12.904,95 13.014,10 12.277,45 11.582,50 10.926,89 10.308,39 9.724,89 9.174,43 20.559,76 122.737,5 Custo Descontad o 20.562,18 10.039,30 9.744,03 9.110,60 8.672,15 8.108,40 7.718,18 7.216,45 6.869,16 6.422,61 6.113,52 100.576,5 Lucro Descontad -o 2.224,85 3.160,92 3.903,50 3.605,30 3.474,10 3.208,71 3.091,94 2.855,74 2.751,81 14.446,24 22.160,92

Os fluxos lquidos, como se observa, j se encontram positivos a partir do ano 1. A rentabilidade do investimento, representada pela razo entre o lucro lquido e as receitas de 18,05%. Por sua vez, a relao benefcio-custo representa o valor gerado na atividade em funo de cada unidade monetria investida. Desta forma, um ndice superior a 1 indica para um retorno satisfatrio do capital, que no caso da anlise efetuada foi de aproximadamente 22%. Logo, para cada R$ 1,00 aplicado na criao de caititus, nos moldes do projeto verificado na Fazenda Engenho Dgua, h a possibilidade de o investidor resgatar R$ 1, 22. Outra vantagem de um ndice benefcio-custo superior a 1 que este valor permite concluir que o Valor Presente Lquido (VPL) positivo e a Taxa Interna de Retorno (TIR) superior Taxa Mnima de Atratividade (TMA), indicando para a viabilidade do projeto. Os valores apresentados na Tabela 9 corroboram a afirmao. Tabela 9 Indicadores de Viabilidade do Projeto Indicador Relao Benefcio-Custo Valor Presente Lquido (VPL) Payback Econmico (PBE) Payback Simples (PBS) Taxa Interna de Retorno (TIR) Fonte: Dados da pesquisa. Desconto 6% 6% Resultado 1,22 R$ 22.160,92 76 meses 62 meses 19,55%
11

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Outra importante informao a ser extrada da tabela anterior refere-se ao Payback ou Tempo de Retorno, que indica o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento em que o lucro lquido acumulado se igualam. H distino entre os conceitos de Payback Simples e Payback Econmico, sendo que o primeiro representa o valor nominal, baseado apenas nos fluxos de caixa ao preo nominal, enquanto o segundo considera a relao dos valores trazidos ao presente atravs de uma determinada taxa de desconto. Para o primeiro caso, o prazo de retorno do montante investido no ano 0 de pouco mais de 5 anos e 2 meses, j em termos de valores reais, o perodo necessrio seria de aproximadamente 6 anos e 4 meses. Ambos os prazos encontram-se dentro do perodo de tempo considerado do projeto, que de 10 anos. O projeto apresenta uma TIR de 19,55%, superior a inmeros empreendimentos possveis bem como taxa de custo do capital ou de atratividade considerada, de 6% ao ano. Todos esses indicadores indicam para a viabilidade da criao comercial de caititus. O retorno mdio anual investido, representado pela TIR remunera com folga o capital investido. Deve-se lembrar ainda que a anlise foi puramente econmica e financeira, no considerando, por motivos de dificuldade de estimao, os diversos benefcios ambientais advindos da atividade. Destarte, somente se considerou o valor de uso direto do bem ambiental, no levando em conta seu valor de uso indireto como a reduo da presso sobre a caa e do impacto sobre a rea protegida assim como o valor de existncia derivado da preservao do referido elemento da fauna brasileira e o valor de opo proveniente da garantia de uso futuro (pelas geraes futuras) do bem ambiental preservado. Por fim, o projeto apresenta-se dessa forma atraente, tanto do ponto de vista econmico quanto ambiental, uma vez que compete com qualquer outro projeto privado que no gera nenhum dos benefcios acima citados.

4. CONCLUSO O objetivo desse estudo de caso foi avaliar a viabilidade econmica da criao comercial de caititus (Tayassu tajacu) em uma propriedade rural, no estado de Minas Gerais. Os resultados obtidos apontaram a atividade como uma alternativa interessante de gerao de renda adicional, para a referida propriedade e de renda e emprego para o seu entorno, uma vez que os itens componentes da alimentao dos animais sero demandados nessa rea. Deve-se enfatizar, contudo, que no estudo no foram considerados os gastos para a aquisio dos animais, no incio da atividade e os custos de aluguel da terra. Alm disso, vale destacar a alta participao do item alimentao no custo operacional efetivo, o que poderia inviabilizar a atividade, em regies onde os itens componentes da dieta animal forem mais caros ou de mais difcil obteno, que no local analisado. Como em todo estudo de caso, a generalizao dos resultados obtidos deve ser feita com parcimnia.
12

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Porm, considerando que o objeto do estudo um bem ou servio ambiental, seu verdadeiro valor econmico deveria incorporar, alm de seu valor de uso direto (considerado na anlise), os seus demais valores de uso indireto, de opo e de existncia o que aumentaria os valores monetrios considerados como benefcios da atividade. Portanto, pode-se depreender que, considerando a planilha de coeficientes tcnicos adotada e os preos dos insumos e do produto utilizados, o projeto apresenta-se atrativo tanto do ponto de vista econmico quanto do ambiental.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARGOLO, G. R. (2002). Anlise do consumo e de preferncias da carne de animais silvestres na Regio Cacaueira da Bahia. Dissertao de Mestrado, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhus, Bahia, Brasil, 2002. FRANCISCO, A. L. Observaes Preliminares sobre o Manejo do Caititu (Tayassu tacaju) em Criadouro. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Zoologia, Resumo 630:302-303, 1982. HELLGREN, E. C. Demographic, Morphologic and Reproductive Status of a Herd of Collared Peccaries in South Texas. The American Midland Naturalist, s.l., 112 (2): 402407, 1984. LOURENO, R.F.S., DIAS, R.S., GOMES, A.P. A criao de paca (Agouti paca) como alternativa de diversificao de produo e renda em Minas Gerais. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural, Rio Branco-AC, 2008. 14 p. NOGUEIRA FILHO S. L., NOGUEIRA, S. S. da C. Criao Comercial de Animais Silvestres: Produo e Comercializao da Carne e de Subprodutos na Regio Sudeste do Brasil. Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 31, n. 2 p. 188-195, abrjun. 2000. SANTOS, D., MENDES, A., NOGUEIRA, S. S. da C., NOGUEIRA FILHO S. L. Criao comercial de caititus (Pecari tajacu): uma alternativa para o agrinegcio. Revista Brasileira de Sade e Produo Animal, v. 10, n. 1. p. 1-10, jan/mar, 2009.

13

Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Potrebbero piacerti anche