Sei sulla pagina 1di 3

Confrotando o esprito de JEZABEL

JEZABEL- Dados histricos:


JEZABEL foi casada com Acabe, um dos reis de Israel. (I Reis 16:31-32) Ela era filha de Etbaal, rei da Sidnia, que era a cidade mais importante da Fencia. Jezabel introduziu a adorao dos deuses fencios em Israel. Recorreu ao dinheiro pblico para sustentar seus 450 profetas de Baal (deus da terra) mais

400 profetas de Aser (deusa da fertilidade) I Reis 18:16-19 Ela tentou de todas as maneiras combater o culto e a adorao ao Deus Eterno. Os sacerdotes israelitas foram eliminados ou ento tiveram que se exilar no deserto, devido perseguio da rainha (I Reis 18:4)

JEZABEL
Mencionada dezenove vezes no Velho Testamento (a partir 1 Reis 16 at 2 Reis 9). Conduzia o povo idolatria; Estabeleceu o culto a Baal e sustentava os falsos profetas; Perseguiu os profetas do verdadeiro Deus; Casada com Acabe, rei de Israel, o manipulava para o mau;
Rebelde, mas no confrontava a autoridade, porm a controlava pela feitiaria e manipulao; Violenta, perversa, etc. Tambm mencionada em Ap 2:20 como algum infiltrada na igreja para destruir os santos. Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostiturem e a comerem das coisas sacrificadas a dolos.

Caractersticas de Jezabel RESUMO:


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Busca destruir os profetas do Senhor (1 Reis 18: 4,13). Sustenta os agentes de Satans (1 Reis 18:19). Se mantm informada sobre os ministrios dos profetas de Deus (1 Reis 19:1) Ameaa os profetas do Deus vivo (1 Reis 19:2) Amedronta os profetas de Deus (1 Reis 19:3) Tenta deprimir os profetas de Deus (1 Reis 19:4,5) Gera sentimentos de solido, exclusivismo, desconfiana e lamentao (1 Reis 19:10). 8. Produz simbiose (1 Reis 21:5-7) (Simbiose um termo que a psicologia que define o relacionamento em grupo, onde h uma interdependncia total, e os valores, interesses, e sentimentos do grupo vm em primeiro lugar. A simbiose produz vrios problemas, mas o principal deles levar as pessoas a se relacionarem com as outras de seu grupo, antes de se relacionarem com Deus, infringindo o maior dos mandamentos Dt 6:5-6).

Confrotando o esprito de JEZABEL 9. Usurpa autoridade (1 Reis 21:8) 10. Levanta falsos profetas (Apocalipse 2:20) 11. Produz Conspirao (1 Reis 21:8 - 11) 12. Produz insubmisso feminina (1 Reis 21:25) 13. Produz maridos omissos (1 Reis 21:25) 14. Estimula a sensualidade e o mundanismo (2 Reis 9:30)

Sua misso destrutiva na igreja:


Arrastar os crentes de volta para o mundo; ou Contaminar a igreja, trazendo o mundo para dentro dela (Tg 4:4; 1Jo 2:15-17)

Seu disfarce:
Apresenta-se com aparncia espiritual ela se diz profetiza Apregoou um jejum para obter (injusta e perversamente) a vinha de Nabote. (1Re 21:716)

Sua brecha de entrada na igreja:


Ela penetra na liderana com sutileza e se aproveita da TOLERNCIA dos lderes para

se infiltrar e se estabelecer. Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel que ensina e seduz os meus servos... (Ap. 2:20) Pode ser que inicialmente os lderes no concordem plenamente com as suas injustias e mundanismo, mas a toleram e assim permitem a ao maligna de Jezabel

Sua estratgia:
De maneira disfarada promove a rebelio, e, mesmo sem confrontar a autoridade ela usa de manipulao, presso psicolgica, idias inteligentes e aparentemente espirituais que se contrapem direo da liderana; Exalta o livre arbtrio das pessoas para que tenham argumento para no seguir os comandos espirituais da liderana; Mantm as pessoas ocupadas ou entretidas, para que no tenham como obedecer a liderana; Quando no conseguem levar as pessoas para o mundo, muitas vezes tenta lev-las para outras igrejas, quebrando assim um fluxo de autoridade e revelao espiritual que estava sobre a sua vida; Seduz os servos de Deus para se prostiturem tanto sexualmente, como espiritualmente (atravs das vrias formas de idolatria); etc.

Confrotando o esprito de JEZABEL

COMO VENCER O ESPRITO DE JEZABEL


AUTO-CONFRONTAO Reconhecer o esprito de rebelio que se manifesta atravs da desobedincia s autoridades familiares, civis, espirituais, etc. (Rm 13:1) Confessar e confrontar esse esprito de Jezabel que, atravs de todos os seus disfarces, ou at mesmo explicitamente, se manifesta em nossas vidas em nvel Pessoal Familiar Ministerial 1 Nvel pessoal Primeiro voc precisa combater o esprito de Jezabel dentro de voc. Fazer guerra explcita a esse esprito em nvel pessoal sujeitando-se voluntariamente s autoridades familiares Em nvel social inclui autoridades civis, bem como s autoridades da escola, trabalho, etc. (Ef 5:22; 6:1-5; Rm 13:1) Em nvel espiritual incluindo a autoridade pastoral bem como a autoridade ministerial (Hb 13:17) desta maneira que voc se sujeita Deus (Tg 4:7) 2 Nvel familiar Depois voc precisa combater o esprito de Jezabel dentro da sua familia, que tem se estabelecido atravs da tolerncia rebeldia, mundanismo, sensualidade, etc. As autoridades familiares respondem diante de Deus pela integridade espiritual da famlia (Ef 6:4; 1Ti 5:8) 3 Nvel Ministerial Finalmente, precisamos combater o esprito de Jezabel dentro da igreja, que tem se estabelecido atravs da tolerncia dos lderes rebeldia, mundanismo, sensualidade, etc. O esprito de Lficer manifesta-se com os seus disfarces, promovendo toda sorte de desobedincia no meio do povo de Deus. Cada um faz apenas o que acha que convm fazer. Mesmo quando no h uma confrontao com a autoridade, manifesta-se uma rebelio passiva e disfarada, cheia de desculpas e justificativas para no obedecer autoridade. Somente depois deste posicionamento ousado contra o esprito de rebeldia e desobedincia que a Igreja poder se levantar com autoridade contra Satans e faz-lo fugir.

Sujeitai-vos, pois, Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugir de vs. (Tg 4:7)
Pr. Alrio Misael Flora Agostinho Fev/2010

Potrebbero piacerti anche