Sei sulla pagina 1di 10

Igreja Presbiteriana Morada da Serra

Sermo em Gl 6:11-18 A suficincia da Cruz de Cristo

Pb. Rodrigo da Silva Gomes

Cuiab, Dezembro de 2011.

Texto: Gl 6:11-18 Introduo


A carta aos glatas trata do caminho para Deus, que a matria mais importante quando falamos em religio. Paulo escreveu Glatas para se opor aos falsos mestres judaizantes que estavam minando a doutrina central do Novo Testamento da justificao pela f. Em Jn 2:9 lemos que a salvao pertence ao Senhor. Talvez no haja verdade em que os seres humanos mais tenham dificuldade de reconhecer do que esta. O homem no se conforma em no ter nada a fazer para salvar-se. Apesar de tantas religies que h no mundo, no fundo no fundo, h somente duas: Uma que diz que o homem atravs do seu esforo e de seus mritos, consegue a salvao, mediante o seguimento de deveres e rituais impostas por estas religies. Parecem diferentes (nasceram em regies e culturas diferentes, mas na realidade so iguais). O que o hindusmo, espiritismo, budismo, islamismo, etc. diz acerca do caminho para a salvao? Dizem que o homem consegue salvar-se se for esforado, bom o suficiente. Vm sobre muitas manifestaes, capas e nomes ao longo da histria. Algumas se formaram e morreram, outras persistem. A outra o cristianismo histrico. Nesta religio, acontece ao contrrio. Diz que o homem no pode fazer nada para salvar-se. Ele no tem condies de fazer as escolhas corretas, no tem como, com base em seus esforos, chegar perto de Deus. Deus que vem ao encontro do homem oferecendo gratuitamente a salvao a todos quantos Ele quer salvar. o Evangelho da graa. S o cristianismo ensina isso. Estas religies vm desde Caim e Abel1. Caim representa a primeira religio (inventou uma maneira de adorar a Deus) e Abel o cristianismo (adorou a Deus na maneira que Deus prescreveu). At hoje estas duas religies se digladiam.

Contexto
1

Gn 4:3-7.

Na poca de Paulo, estas lutas se manifestaram atravs do Judasmo e do Evangelho da Graa pregado por Paulo. Paulo andava por todos os lugares e pregava que Deus mandara o Salvador e que este Salvador Jesus de Nazar, a quem os Judeus rejeitaram. Mesmo os judeus que receberam a Lei so salvos pela f em Cristo somente e no pelas obras da Lei. Os judeus que no creram na mensagem de Paulo, passaram a persegui-lo como herege2. Muitos judeus se tornaram cristos (talvez at nominalmente), mas retiveram a idia de que a salvao pelas obras. Ensinaram que Cristo o messias Salvador, mas s a f em Cristo no basta. Voc tem que crer em Cristo e guardar as obras da lei (guardar a circunciso explicar o que guardar a dieta religiosa e o calendrio judaico festas trs emblemas do judasmo). Paulo no tinha tanto problemas se o judeu cresse em Cristo e ainda continuasse a fazer aquelas coisas, porque eram marcas dos judeus. O problema foi quando vrios destes judeus comearam a visitar pessoas que no eram judias (eram gentios convertidos) e estes judeus, conhecidos como judaizantes (queriam tornar estas pessoas judeus), se apresentaram como missionrios e diziam que Paulo estava certo em partes, porque algumas obras deveriam ser observadas (Por isso Paulo defende a sua posio como apstolo nos captulos 1 e 2, j que os falsos mestres tentavam conquistar a audincia para o seu ensino hertico mediante o enfraquecimento de sua credibilidade, assim como ocorrera em Corinto). Queriam que os no-judeus guardassem as trs marcas3. Quando Paulo sabe disso, mesmo impossibilitado de ir at quela igreja dizer aos irmos que eles estavam sendo enganados, resolve escrever esta carta. Nesta carta Paulo expressa a sua indignao. Ele est furioso. Primeiro por causa destes falsos missionrios que traziam uma mensagem que falava das obras da lei4. Segundo por causa da igreja que estava acolhendo aqueles missionrios5 e dando abertura tal heresia condenatria. Parece que no tinham aprendido nada com Paulo. Glatas a nica carta de Paulo que no contm elogios a seus leitores. Os crentes estavam impressionados com aqueles missionrios que diziam vir de Jerusalm, da
2 3

At 17:13-14. Contrariando o Conclio de Jerusalm relatado em At 15:23-29 e Gl 2:1 4 Gl 4:17;21. 5 Gl 1:6

igreja-me, que Jesus era judeu, que a Bblia que eles usavam tinha origem judaica, que o Messias primeiro tinha sido anunciando a Israel, da eles queriam judaizar aqueles que no eram judeus dizendo que eles no poderiam se salvar se eles no se tornassem judeus. Ento Paulo escreve esta carta, com indignao, com paixo, com zelo e com cuidado pastoral. Aqui na carta ele usou vrios argumentos: O Pai da nao judaica, Abrao, foi salvo antes que a lei tivesse sido dada; A lei e as obras da lei vieram depois, apenas com o objetivo de mostrar que ns somos pecadores mesmos, servia como uma espcie de raio-x do nosso corao para mostrar que a nossa salvao tem que vir de fora de ns e no de ns mesmos. Deus deu a lei para caracterizar o pecado, para mostrar que somos pecadores perdidos porque no conseguimos cumprir os preceitos da lei e nem obedec-los. Logo, precisamos de algum que nos salve. A Lei foi dada para nos levar a Cristo. Toda essa argumentao desenvolvida na carta aos Glatas. No final da carta, Paulo faz as suas ltimas advertncias aos Glatas.

Exposio do Texto
No verso 11, ele pega a pena das mos do secretrio e diz assim, deixa que essa parte eu mesmo escrevo. como se Paulo estralasse os dedos e se preparasse para escrever de forma a chamar a ateno dos seus leitores. Porque at aqui parece que era um escritor e daqui em diante parece que Paulo quem escreve. E ele de propsito escreve em letra maiscula (letra grande6 Veja quem usa a internet). Paulo quer dar nfase. Por isso ele diz no verso 11: vede com que grandes letras vos escrevi do meu prprio punho. Tal a seriedade e a importncia que ele d a este final de carta7. Nesta parte final, Paulo basicamente adverte os irmos sobre as reais intenes destes falsos mestres. O que eles de fato desejam? O que os motiva? Paulo ento faz
Letra grande: em vez do estilo de escrita em letra cursiva e normal, usada por escribas profissionais, Paulo usa letras cheias e grandes (frequentemente usadas em avisos pblicos) para enfatizar o contedo da carta em vez da forma. 7 Ele mesmo escreve para que os glatas soubessem que era ele que escrevera e no um falsificador. Paulo estava escrevendo para personalizar o documento.
6

um contraste entre as intenes daqueles falsos missionrios e suas prprias intenes. Paulo d importncia a isso porque os verdadeiros mestres so movidos pela glria de Deus e no por interesses humanos, para agradar as pessoas, no buscam prestgio, poder, publicidade, dinheiro, fama, mas querem to somente fazer a vontade de Deus. Essa uma das maneiras pela qual podemos conhecer aqueles que realmente so enviados de Deus. A religio tem servido de capa para o Brasil. Para muita gente que s quer dinheiro. Tem outros interesses que no a glria de Deus e o Nome de Jesus Cristo. H muitos mercenrios neste pas, falsos profetas. Veja a polcia federal mostrando os escndalos envolvendo evanglicos. Esse ponto importante, pois mostra o porqu algumas pessoas implantam igrejas, o que os motiva. a isso que Paulo adverte aos seus leitores no final da carta.

As motivaes

1. Primeiro Lugar: v. 12 e 13: Paulo adverte quanto s motivaes dos cristos judaizantes.

Todos os que querem mostrar boa aparncia na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para no serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.

Paulo diz que esse pessoal no sincero, no tem amor verdadeiro pelos glatas. Eles no esto preocupados com a Salvao deles. Eles fazem isso para no serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Diziam-se cristos, mas pregavam que no era suficiente crer em Cristo, mas tambm guardar os preceitos da lei judaica. Diziam isso para que eles prprios no fossem perseguidos pelos judeus. Paulo era perseguido, pois dizia que os sacrifcios e a circunciso haviam passado com a vinda de Cristo (Veja Cl 2:16-17). Isso enfurecia os judeus que perseguiam Paulo e queriam mat-lo. Estes cristos judeus para no serem perseguidos queriam fazer uma espcie de compromisso: Cristo sim, mas tambm as obras da Lei. Cristo sim, mas tambm a circunciso. A inteno deles no era a Salvao dos glatas, mas sim escapar da

perseguio8 que Paulo estava sofrendo. Perceba que este perfil continua caracterizando falsos profetas, eles nunca vm dizendo s o erro. Apresentam alguma coisa da verdade camuflando o erro. Tem a tendncia de promover alianas para no se comprometerem a serem perseguidos por causa da verdade. No queriam saber dos glatas, mas pensavam neles mesmos. Eram egostas, no estavam dispostos a sofrer por causa da cruz. Diziam cruz e mais alguma coisa, com o intuito de agradar aos judeus. Segunda coisa que Paulo diz que nem eles guardavam a lei, como queriam que os glatas assim o fizessem? Dizem isso no porque so zelosos e sinceros, mas so hipcritas, pois possuem um discurso falso. Querem impor a lei sendo que eles mesmos no eram capazes de cumpri-la (pois ningum consegue). Eles no so sinceros. Pregam, mas no vivem. Em terceiro lugar, eles queriam se gloriar9 na vossa carne. Carne no sentido fsico mesmo, uma vez que a circunciso era aplicada na carne. Gloriar-se na carne seria o que no VT Davi teve que fazer uma vez. (Ver histria de Saul e os 100 prepcios de fariseus em I Sm 18:25-27). Essa a idia, eles queriam usar os Glatas como trofus, dizendo: Olha quantos eu circuncidei, quantos ganhei para o judasmo. Isso o que caracteriza os falsos mestres, eles queriam show. Medir sucesso pelos nmeros. (Ver exemplo de banda famosa que ostenta nmero de CDs vendidos). Se a nossa motivao exibir trofus, ns no somos melhores que os judaizantes que Paulo condena aqui. Que queriam simplesmente se gloriar sobre os seus adeptos.

Essas eram as verdadeiras motivaes deles. Em seguida ele comea a fazer algo que Paulo no costuma fazer que falar de si mesmo. A carta de glatas considerada uma das cartas mais pessoais de Paulo. Os dois primeiros captulos, por exemplo, quase uma autobiografia dele, que voc no vai encontrar em outros lugares. Paulo aqui fala de sua vida, motivao e ministrio.

2. Segundo Lugar: v. 14 a 17: Paulo fala da sua motivao


8 9

Paulo era perseguido por judeus em At 17 e tambm pelos romanos. A palavra em grego para designar gloriar-se uma expresso bsica de louvor, diferente da palavra portuguesa, que necessariamente inclui o aspecto orgulho. Paulo gloria-se e regozija-se no sacrifcio de Jesus Cristo.

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a no ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo est crucificado para mim e eu para o mundo

Primeiro lugar, ele diz se gloriar apenas na cruz de Cristo. Paulo teria muitas coisas para contar vantagens: Estudou aos ps de Gamaliel, falava muitas lnguas, conheceu muitas culturas, pois era viajado, teria ganhado muito mais gente pra Cristo que os judaizantes, etc. Poderia ter se gloriado em muitas coisas, mas dizia longe de mim em contar vantagens ou querer aparecer por estas coisas, pois eu s tenho uma glria na minha vida: a Cruz de Cristo. Mas por que algum se gloria na Cruz, j que ela era um instrumento de vergonha? A cruz era um mtodo cruel de penalidade na poca. Somente os criminosos da pior espcie eram colocados morte de cruz. Era instrumento de tortura, de execuo brutal e Paulo ainda diz que se gloria na cruz? porque naquela cruz maldita, o Filho de Deus se fez maldito por ns a fim de que o Evangelho da graa pudesse fazer efeito e assim eu e voc pudssemos ser salvos. Para que a salvao pudesse ser oferecida para pecadores como voc e eu que no podemos nos salvar pelos nossos mtodos. A cruz o centro do verdadeiro Evangelho, smbolo mximo do cristianismo. O que era vergonha pra muitos, era a glria de Paulo. Paulo enumera mais alguns motivos pelos quais ele se gloria na cruz: Em primeiro lugar, pela cruz que o mundo est crucificado para mim e eu para o mundo (final do v. 14). Isso a lei no podia fazer. O mundo representa o sistema de valores corrompidos da humanidade sem Deus. A maneira de pensar, suas atraes, tentaes, pecado e condenao. Morrer para o mundo, no sentido de no ser parte dele, no ser julgado e condenado com ele. Isso a essncia de todas as religies. Todas elas procuram maneiras de como podemos fugir do mundo. No gnosticismo, por exemplo, o mundo era considerado as coisas materiais, pecaminosas em si e o corpo era a priso do esprito. A salvao consistia em voc se livrar da materialidade e subir ao cu espiritualmente atravs do cultivo da virtude e do conhecimento secreto (gnose). A grande questo das religies sempre essa, como podemos fugir do mundo? Paulo diz que s tem um caminho para fazer isso que pela cruz. No h outro caminho pelo qual morremos para o mundo seno pela cruz. No vai ser pelo seu esforo, por mais que voc tente. Pelo seu esforo, por sua vontade, pela sua deciso, voc jamais vai

conseguir fazer isso. Pela cruz, Paulo pode morrer para o mundo e se livrar da sua condenao. Ele est nesse mundo, mas no dele. Pertence ao reino celestial. Ele peregrino neste mundo, mas cidado do Reino dos cus. Quando Cristo morreu na Cruz, os que so dele morreram com Ele. Por isso Paulo se gloriava na cruz, porque a Cruz eficaz para nos livrar da condenao. As obras da lei no podiam fazer isso, a circunciso, deixar de comer certas coisas, guardar luas e festas. Ritual religioso nenhum nos faz sair do mundo, nem batismo, ceia, assistir culto regularmente. S a cruz de Cristo e sua unio com Cristo na cruz podem te livrar do poder do pecado, nada mais.

Porque em Cristo Jesus nem a circunciso, nem a incircunciso tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura

Segundo lugar pelo qual ele diz se gloriar na cruz est neste verso 15 (Porque
em Cristo Jesus nem a circunciso, nem a incircunciso tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura). O ser nova criatura o que importa. De que maneira eu posso

me tornar uma nova criatura? Atravs do sacrifcio de Cristo na cruz. Voc pode dizer: A partir de hoje, eu decido no pecar. A partir de hoje no vou falar mais mal de algum. Ns no conseguimos. As resolues humanas no mudam o corao do homem. A nica coisa que pode mudar o corao do homem a cruz de Cristo. Por isso a salvao pela f Nele, morrendo para o mundo e assim acontece o milagre do novo nascimento. Por isso Paulo mostra que a discusso entre circunciso ou nocircunciso uma discusso boba10, pois nem uma nem outra provoca o milagre do novo nascimento11. Ser uma nova criatura uma coisa sobrenatural. No h milagre maior que esse. Abrir olhos espirituais do cego para que ele possa ver a luz da verdade. Ritual nenhum faz isso: batismo, ceia, cantar no coral, dar dzimo, correntes de orao, etc. S Deus mediante a f em Cristo. Por isso Paulo s se gloria na cruz. Ento, no v. 16 ele diz que o Israel de Deus quem cr nestas coisas. Os judaizantes diziam que os judeus eram o Israel de Deus, mas Paulo diz que o verdadeiro Israel de Deus quem anda em conformidade com esta regra (a cruz). No

10 11

I Co 7:19 Jo 3:3 e 7.

importa judeu ou gentio, o povo de Deus composto por aqueles que se gloriam na Cruz. Alguns hoje tentam cultivar ritos judaicos como trazer candelabro para a igreja, Festa dos Tabernculos, ervas amargas, etc, mas o que caracteriza o Israel de Deus quem se gloria na cruz de Cristo. Fiquemos na simplicidade do Evangelho.

Concluso: v.17 Verso que fecha toda a idia


Paulo diz ento: Deixe-me em paz, pois trago no corpo as marcas de Cristo. O que so as marcas de Cristo? So as cicatrizes. Todas as chibatas, aoites, etc. (II Co 11:23-25;27). Paulo trazia no corpo tudo o que ele passou pelo Evangelho. Ele traz estas marcas como marcas de Jesus em contraste com a circunciso defendida pelos judaizantes. O smbolo de identidade exibido pelos judaizantes era a circunciso. Mas Paulo tinha as verdadeiras marcas pertinentes a Cristo. Na poca era comum o uso de tatuagens para designar posse de divindades. Os escravos eram tatuados com o nome do seu patro. Os soldados eram tatuados com o nome do seu exrcito12, pessoas que tatuavam os nomes dos seus deuses. Paulo tambm era tatuado porque pregava o escndalo da cruz, a vergonha do Evangelho. Ele no importava com poder e popularidade. Esta passagem mostra a sinceridade de Paulo e a disposio em sofrer e morrer pelo Evangelho de Cristo, enquanto que os judaizantes procuravam escapar da perseguio. Ele termina no v. 18 desejando a graa de Deus a todos os irmos. Amm!

Aplicao
A cruz de Cristo, de fato, o centro do Evangelho. A morte de Cristo como sendo o caminho para a Salvao deve ser o centro da nossa mensagem. Deve ser o centro da vida da Igreja e deve ser o centro da nossa glria. Onde est a cruz nos dias de hoje? At no meio dos cristos a cruz tem sido um amuleto pendurado no pescoo ou em quadros em reparties pblicas13. At no meio protestante, pouco se fala da cruz como motivo de glria do cristo. Alguns a usam como meio de exorcismo, falando dela
12 13

Veja o filme Gladiador. http://blog.opovo.com.br/mungubajr/e-so-isso-mesmo. H uma briga neste sentido

pra pr demnios para correr. usado at como objeto mstico, como na Idade Mdia quando vendiam lascas da cruz. Mas onde est de fato a cruz e sua glria? H muitos rituais e misticismos hoje, abandono simplicidade do Evangelho e da Cruz. Que Deus nos lembre que este Evangelho custou um alto preo: A Cruz. Que tenhamos tambm a coragem de ostentar no corpo as marcas da cruz se preciso for.

10

Potrebbero piacerti anche