Sei sulla pagina 1di 4

Prestao de Contas de Campanhas Eleitorais

Mdulo II Arrecadao de Recursos

Comits Financeiros Partidrios


O partido poltico deve constituir comits financeiros, os quais, alm de arrecadar recursos e aplic-los nas campanhas eleitorais, possuem como principais funes o gerenciamento dos recibos eleitorais (o seu recebimento da direo nacional ou estadual do partido e o seu encaminhamento aos candidatos) e a orientao aos candidatos em matria de prestao de contas. Sua constituio deve ocorrer em at 10 dias teis aps a escolha dos candidatos do partido em conveno. Aps a constituio do Comit Financeiro, o partido tem o prazo de 5 dias para solicitar seu registro perante a Justia Eleitoral e esta solicitao de registro que configura o primeiro requisito para a arrecadao de recursos e a realizao de gastos pelo Comit Financeiro. Observe que os prazos para constituio e para o registro dependem da data em que o partido realizou a conveno para escolha dos candidatos, ou seja, os prazos podem ser distintos para cada partido. Cada partido pode optar pela criao de: um nico comit, compreendendo todas as eleies de determinado municpio; ou um comit para cada eleio (prefeito e vereador) em que o partido apresente candidato prprio. De regra, o partido opta por constituir comit financeiro nico, o que lhe traz maior praticidade na hora de administrar os recibos eleitorais, de abrir conta bancria ou mesmo de prestar contas. Se optar pela criao de mais de um tipo de comit financeiro, dever necessariamente abrir contas bancrias distintas e prestar contas para cada um. Composio Os comits financeiros devem ser constitudos por tantos membros quantos forem indicados pelo partido poltico, sendo obrigatria a designao de, no mnimo, um presidente e um tesoureiro. Coligao Partidria As coligaes partidrias no podem constituir comit financeiro. Quando organizados em coligaes, cada partido que as integrem devem constituir seu prprio comit. Quando se tratar de eleio majoritria, somente o partido que apresentar candidato prprio est obrigado a constituir comit financeiro. Diante dessas regras, temos as seguintes hipteses:

Prestao de Contas de Campanhas Eleitorais

Mdulo II Arrecadao de Recursos

Hiptese 1: O Partido A e o Partido B formam uma coligao para a eleio de prefeito, cujo candidato do Partido A. Somente o Partido A deve constituir comit financeiro.

Hiptese 2: Partido A e Partido B formam uma coligao para as eleies proporcionais, para o cargo de vereador. Se o partido A e o partido B apresentarem candidatos, cada qual deve constituir seu prprio comit financeiro. Se um partido apenas apresentar candidato, somente este deve constituir seu comit financeiro.

Prestao de Contas de Campanhas Eleitorais

Mdulo II Arrecadao de Recursos

Hiptese 3: Se apenas um partido da coligao apresentar candidato, somente este deve constituir seu comit financeiro.

Atribuies Os comits financeiros tm por atribuies: arrecadar e aplicar recursos de campanha; distribuir aos candidatos os recibos eleitorais; orientar os candidatos sobre os procedimentos de arrecadao e de aplicao de recursos e sobre as respectivas prestaes de contas; elaborar e encaminhar ao Juzo Eleitoral a sua prestao de contas; encaminhar ao Juzo Eleitoral a prestao de contas do candidato a prefeito, que abranger a do seu vice; encaminhar ao Juzo Eleitoral as prestaes de contas dos candidatos a vereador, caso estes no o faam diretamente. Instrues para o registro O pedido de registro do comit financeiro ser encaminhado ao Juzo Eleitoral responsvel pelo registro dos candidatos e instrudo com os seguintes documentos:

Prestao de Contas de Campanhas Eleitorais

Mdulo II Arrecadao de Recursos

original ou cpia autenticada da ata da reunio lavrada pelo partido, na qual foi deliberada a constituio do comit, indicando a data de sua constituio e a especificao do tipo de comit; relao nominal de seus membros, com a designao das funes e indicao dos nmeros de identificao no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) e respectivas assinaturas; endereo e nmero do fac-smile por meio dos quais receber intimaes e comunicados da Justia Eleitoral. A Justia Eleitoral disponibilizar aos comits financeiros o SRCF (Sistema de Registro de Comit Financeiro). Este sistema tem como objetivo o registro das informaes relativas aos seus endereos e nmero de fac-smile, bem como dos dados dos seus membros, para fins de emisso dos formulrios necessrios ao seu registro. Referidos formulrios devero ser encaminhados ao Juzo Eleitoral, no prazo de at cinco dias aps a constituio do Comit Financeiro, devidamente assinados e acompanhados dos respectivos disquetes/mdia eletrnica, alm da ata de sua constituio. Mais adiante, neste treinamento, voc conhecer o funcionamento do SRCF. Deferimento do registro Recebidos os documentos apresentados pelo partido poltico, o Cartrio Eleitoral proceder a autuao do processo de registro de comit financeiro. Analisados os documentos, o juiz eleitoral determinar, se for o caso, a realizao de diligncias para o saneamento de irregularidades verificadas. O Juiz Eleitoral conceder prazo no superior a setenta e duas horas para o cumprimento dessas diligncias, sob pena de indeferimento do pedido de registro. Sendo julgada regular a constituio do comit, ser deferido o seu registro. Aps o deferimento do pedido de registro, os autos sero encaminhados ao Cartrio da Zona Eleitoral responsvel pela anlise das prestaes de contas de candidatos e comits financeiros, onde permanecero at a prestao de contas.

Potrebbero piacerti anche