Sei sulla pagina 1di 2

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

CURSO INTENSIVO SEMANAL X EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Disciplina Aula

Direito Civil 05

EMENTA DA AULA 1. Inadimplemento 2. Responsabilidade Civil

GUIA DE ESTUDO 1. Inadimplemento: No cumprimento da prestao. Ocorre a violao do interesse do credor Espcies - a diferena o o interesse do credor Inadimplemento Absoluto: O interesse do credor completamente violado. A prestao deixa de ter qualquer utilidade. Inadimplemento Relativo - Mora: O interesse do credor foi violado mais ele ainda poder ser satisfeito. Neste caso o retardamento da obrigao ainda autoriza o seu cumprimento. No caso da mora possvel a sua purgao, neste caso o devedor cumpre a obrigao tardiamente desfazendo os efeitos do inadimplemento.

Efeitos do Inadimplemento Gerais - Legais: Juros, Atualizao Monetria, Perdas e Danos. Existem duas espcies de juros previstas no ordenamento civil. Os juros remuneratrios representam o fruto civil do capital e so devidos desde o adimplemento. J os juros moratrios representam uma sano obrigacional fruto do inadimplemento. Atualizao Monetria: a correo da moeda. a) Especficos - Negociais: Dependem de clusula expressa (clusulas penal multa, ARRAS sinal). Clusula Penal = Multa, uma clusula acessria que tem como objetivo garantir a coero do devedor ao pagamento. Principais caractersticas da clausula penal: a) Seu valor limitado ao da obrigao principal; b) devida mesmo em situaes em que no haja qualquer prejuzo; c) O valor da multa poder ser reduzido equitativamente pelo magistrado quando se mostrar excessivo. ARRAS = Sinal, representa a entrega de uma coisa ou de uma quantia em dinheiro com o intuito de confirmar um determinado negcio (ARRAS
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

confirmatria).

As

ARRAS

tambm

tem

uma

funo

relacionada

ao

inadimplemento. Neste caso se a parte desistir do negcio elas passam a ter um carter punitivo (ARRAS penitenciais) hipteses: a) Na hiptese de desistncia do sujeito que ofertou as ARRAS ele perder para outra; b) Na desistncia de quem recebeu as ARRAS este obrigado a devolver mais o equivalente para a outra parte. 2. Responsabilidade Civil: Obrigao de Indenizar, essa obrigao nasce da violao de um dever jurdico. A simples violao de um dever jurdico no suficiente para caracterizao da obrigao de indenizar. So necessrios trs elementos integrantes: Conduta do agente - Ao ou omisso imputvel a uma determinada pessoa. Como regra geral temos a chamada responsabilidade por ato prprio. O incapaz responde de forma subsidiria, art. 928 do CC. Excees: a) Responsabilidade por ato de terceiro (art. 932 e 933 CC) - nesta hiptese uma pessoa que no praticou uma conduta danosa passa a ser responsabilizada por uma conduta alheia por fora de lei. A responsabilidade por ato de terceiro possui caractersticas peculiares, a saber: i) o autor da conduta responde de forma subjetiva enquanto o terceiro responde de forma objetiva; ii) tanto o autor da conduta como o terceiro responde de forma solidaria; iii) Se o terceiro for responsabilizado poder ingressar regressivamente contra o verdadeiro causador do dano; b) Responsabilidade pelo fato da coisa (art.936, 937 e 938 CC); Nexo Casual: uma ligao lgico-jurdica entre a conduta imputvel do agente e o dano experimentado pela vitima; O Dano: Trata-se de um prejuzo ou leso socialmente relevante a um bem jurdico da vitima. Os danosque no tenham relevncia social so tratados na jurisprudncia do STJ como dissabores da vida em sociedade. Classificao natureza do bem lesado: Dano Material patrimonial e Dano Moral extrapatrimonial Dano material: atinge o patrimnio, o direito de propriedade ter, projees em torno do dano material (dano emergente: passado para o presente lucro cessante: presente para o futuro). Dano Moral: atinge a dignidade ser direitos da personalidade. Mecanismos de Imputao Imputao Subjetiva: Avaliar a CULPA, que se traduz por um desvio de padro comportamental fixado na lei ou em razo dos bons costumes. Imputao Objetiva: Sem CULPA e fundada na teoria do risco (Art.927, Pargrafo nico).
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

Potrebbero piacerti anche