Sei sulla pagina 1di 2

O que PPRA e PCMSO?

1) O QUE PPRA ?
So as iniciais do Programa de Preveno dos Riscos Ambientais - PPRA. Trata-se de uma legislao federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 09, emitida pelo Ministrio do Trabalho e Emprego no ano de 1994. QUAL O OBJETIVO DO PPRA? Estabelecer uma metodologia de ao que garanta a preservao da sade e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho. QUAIS SO OS RISCOS AMBIENTAIS? Para efeito do PPRA, os riscos ambientais so os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao, intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade dos trabalhadores. QUEM EST OBRIGADO A FAZER O PPRA? A elaborao e implementao do PPRA obrigatria para todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados. No importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomnio, uma loja ou uma refinaria de petrleo, todos esto obrigados a ter PPRA, cada um com suas prprias caractersticas e complexidade. QUEM DEVE ELABORAR O PPRA? So legalmente habilitados os Tcnicos de Segurana, Engenheiros de Segurana e Mdicos do Trabalho. O PPRA UM DOCUMENTO QUE DEVE SER APRESENTADO FISCALIZAO DO MINISTRIO DO TRABALHO? O PPRA um programa de ao contnua, no um documento. J o documento-base gerado quando de sua elaborao e as aes que compem o programa podem ser solicitados pelo Fiscal. Caso a empresa possua o documento-base e no existam evidencias de que esteja sendo praticado, o Fiscal entender que o programa NO EXISTE.

2) O QUE O PCMSO ?
So as iniciais do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional. Trata-se de uma legislao federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 07, emitida pelo Ministrio do Trabalho e Emprego no ano de 1994.

QUAL O OBJETIVO DO PCMSO? O PCMSO monitora por anamnese e exames laboratoriais a sade dos trabalhadores. Tem por objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a sade dos trabalhadores. O QUE DEVE SER FEITO PRIMEIRO, O PPRA OU O PCMSO? O objetivo do PPRA levantar os riscos existentes e propor mecanismos de controle. Os riscos NO ELIMINADOS so objeto de controle pelo PCMSO. Portanto, sem o PPR no existe PCMSO, devendo ambos estarem permanente ativos. CONDOMNIOS SO OBRIGADOS A MANTER ESTES PROGRAMAS? Os condomnios empregam funcionrios em regime de CLT. No existe exceo. O esprito desta legislao proteger os trabalhadores, porm tambm se destina a proteger os empregadores. Levantados os riscos e comunicada as condutas de proteo, os trabalhadores so obrigados a cumprirem o acordado, sob pena de demisso por justa causa. POSSO SER MULTADO PELA FALTA DESTES PROGRAMAS? Sim, a multa pode variar de 1.129 ufir a 3.884 ufir. Em caso de reincidncia a multa sobe para 6.304 ufir. Porm a multa o problema menos. Caso um funcionrio venha a contrair qualquer doena ocupacional, os empregadores respondem judicialmente pelo dano causado. Indenizaes e os custos processuais assumem valores elevadssimos podendo comprometer a sade financeira dos condomnios.

Potrebbero piacerti anche