Sei sulla pagina 1di 5

Pronome LHE substituindo objeto indireto

Substitua a expresso em negrito pelo pronome pessoal adequado. (Use os pronomes LHE e LHES)

Exemplo: Quando informaram ao gerente a sua demisso, o gerente recusou-se a acreditar. Quando lhe informaram a sua demisso, o gerente recusou-se a acreditar.
1. O secretrio estava de sada, quando algum deu ao secretrio a notcia de sua nomeao. 2. Fizeram vrias propostas ao velhinho, mas o velhinho recusou-se a vender o terreno. 3. Quando informaram ao gerente que havia sido demitido, o gerente recusou-se a acreditar. 4. Os viajantes j se consideravam perdidos, quando um sertanejo indicou um atalho aos viajantes. 5. O presidente da Repblica concedeu uma entrevista coletiva. Durante a entrevista, os jornalistas perguntaram ao presidente da Repblica se ele viajaria novamente ao exterior. 6. Todos os funcionrios pediram ao diretor que voltasse atrs de sua deciso, mas o diretor mostrou-se irredutvel. 7. Quando o inspetor deu o tempo por terminado, os alunos entregaram a prova ao inspetor imediatamente. 8. Os alunos estavam interessados em literatura hispano-americana, e o professor indicou aos alunos um livro de Manuel Puig. 9. Falei aos meninos vigorosamente, permitindo aos meninos que criticassem tambm. 10. O redator estava trabalhando muito rpido. Interessava ao redatorterminar antes dos outros. 11. Logo aps o deputado ter apresentado o projeto, disseram ao deputado que este seria vetado pela maioria. 12. Ao ser comunicada ao ministro do Planejamento a escassez de recursos para os novos credenciamentos de empresas estrangeiras, o ministro do Planejamento declarou considerar este financiamento prioritrio. 13. Em sua visita ao Cairo, o governo egpcio concedeu ao eminente cientista suo uma condecorao, o que muito agradou ao cientista. 14. Segundo a opinio do bispo, a declarao que fora atribuda ao bispo totalmente improcedente. 15. A notcia de que ontem a associao de entidades jornalsticas denunciou transgresses s normas constitucionais, criou associaoum clima de intimidao.

RESPOSTAS
1. O secretrio estava de sada, quando algum lhe deu a notcia de sua nomeao. 2. Fizeram lhe vrias propostas, mas o velhinho recusou-se a vender o terreno. 3. Quando lhe informaram que havia sido demitido, o gerente recusou-se a acreditar. 4. Os viajantes j se consideravam perdidos, quando um sertanejo indicou-lhe um atalho. 5. O Presidente da Repblica concedeu uma entrevista coletiva. Durante a entrevista, os jornalistas lhe perguntaram se ele viajaria novamente ao exterior. 6. Todos os funcionrios pediram-lhe que voltasse atrs de sua deciso, mas o Diretor mostrou-se irredutvel. 7. Quando o inspetor deu o tempo por terminado, os alunos entregaram-lhe a prova imediatamente. 8. Os alunos estavam interessados em literatura hispano-americana, e o professor indicou-lhes um livro de Manuel Puig. 9. Falei aos meninos vigorosamente, permitindo-lhes que criticassem tambm. 10. O redator estava trabalhando muito rpido. Interessava-lhe terminar antes dos outros. 11. Logo aps o deputado ter apresentado o projeto, disseram -lhe que este seria vetado pela maioria. 12. Ao lhe ser comunicada a escassez de recursos para os novos credenciamentos de empresas estrangeiras, o Ministro do Planejamento declarou considerar este financiamento prioritrio. 13. Em sua visita ao Cairo, o governo egpcio concedeu ao eminente cientista suo uma condecorao, o que muito agradou-lhe. 14. Segundo a opinio do Bispo, a declarao que fora lhe atribuda totalmente improcedente. 15. A notcia de que ontem a Associao de Entidades Jornalsticas denunciou transgresses s normas constitucionais, criou-lhe um clima de intimidao.

"Lhe" pronome de objeto indireto


Por Thas Nicoleti

"As famlias dessas pessoas no tm o direito de ver punidos os brutais assassinos que lhes privaram de entes queridos?" No so poucos os que hesitam no momento de escolher entre o "lhe" e as formas "o" e "a", todos pronomes pessoais do caso oblquo tonos. bom lembrar que todas essas formas pertencem terceira pessoa do discurso e se empregam, bem como seus plurais, na posio de complementos verbais. Em outras palavras, embora seja muito comum na oralidade, uma frase como "Encontrei ela na rua", a norma culta ainda a condena, porque o pronome do caso reto ("ela") deve ocupar apenas a posio de sujeito, no a de objeto, como faz nessa construo. A questo ser, ento, escolher o pronome oblquo adequado. Ora, "encontrar" um verbo transitivo direto (encontrar algo ou algum), portanto os pronomes que o completam so "o", "a", "os" e "as". No lugar de "encontrei ela", "encontrei-a". Os pronomes "lhe" e "lhes" substituem o objeto indireto dos verbos que regem complemento encabeado pela preposio "a". Assim "obedeceu ao regulamento" equivale a "obedeceu-lhe", por exemplo. Os verbos que admitem dois objetos normalmente se constroem com um s pronome tono ("entregou o documento a ele" equivale a "entregou-lhe o documento" ou a "entregou-o a ele"). Existe a possibilidade de fazer a substituio simultnea dos dois objetos por pronomes tonos, o que, entretanto, gera formas hoje inusuais ("entregou-lho", em que "lho" a contrao do pronome "lhe" com o pronome "o"). O fato que, na prtica, o pronome "lhe", cada vez mais, vem universalizando-se tanto na posio de objeto indireto (que lhe prpria) como na de objeto direto, quando este representado por uma pessoa. A norma culta, porm, ainda no acolhe esse uso. Cumpre, ento, distinguir os verbos transitivos diretos dos transitivos indiretos, o que nem sempre to fcil. O que pode ajudar apassivar o verbo - se isso for possvel, estaremos diante de um transitivo direto: uma pessoa privada de algo, outra pessoa beneficiada por outrem, h quem seja favorecido por algo etc. Nesses casos, estamos diante de transitivos diretos, que no admitem o "lhe". Assim: privou-o, beneficiou-o, favoreceu-o etc. Abaixo, o fragmento corrigido: As famlias dessas pessoas no tm o direito de ver punidos os brutais assassinos que as privaram de entes queridos?

emprego do lhe
Caro professor, minha dvida a respeito do uso do pronome oblquo LHE com determinados verbos. Consultei vrias gramticas e todas afirmam que os verbos assistir, visar e aspirar, quando transitivos indiretos, no aceitam o pronome oblquo LHE, mas sim os complementos a ele, a ela, a eles, a elas. Sinceramente no compreendo o motivo de tal regra, j que com a maioria dos verbos transitivos indiretos se usa normalmente o pronome LHE. Gostaria de esclarecimentos a esse respeito. Marcelo Esteves M. So Paulo Meu caro Marcelo: acontece que acabas de esbarrar em mais um daqueles recifes em que os gramticos tradicionais costumam naufragar: eles apenas relacionam os fatos (o pronome LHE no pode ser usado com os verbos assistir, visar e aspirar o que verdade) sem explicar por que assim. Essa deficincia dos gramticos que se formaram antes dos anos 60 a maior responsvel pela opinio, infelizmente generalizada, de que o Portugus uma lngua complicada, cheia de regrinhas, repleta de excees. Eles at hoje dominam o mundo editorial (principalmente dos livros didticos), e o nosso pobre pas sofre com isso. No entanto, a explicao simplssima: o LHE (representante do objeto indireto) no um pronome de uso universal, como o caso do seu parceiro O (representante do objeto direto). Ele tem uma importantssima restrio de seleo: s pode ser usado com referncia a pessoas (em linguagem mais tcnica, diramos com substantivos +humanos) da mesma forma que o pronome relativoquem. Se o antecedente destes dois pronomes no tiver o trao humano, seu emprego fica bloqueado. Ora, esses trs verbos que mencionaste (assistir, visar e aspirar) nunca tm objeto indireto de pessoa: eu aspiro ao cargo, aspiro vaga, aspiro ao posto, mas no posso *aspirar a algum o que elimina, aqui, o uso do LHE. Nesses casos, o objeto indireto representado pelo pronome oblquo tnico (acompanhado de sua respectiva preposio): a ele, a ela, etc. Para deixar mais claro o que estou tentando explicar, peo-te que compares as seis frases abaixo: 1. Obedeo ao professor 2. Obedeo a ele 3. Obedeo-LHE 4. Obedeo ao governo. 5. Obedeo a ele. *6. Obedeo-LHE Pois a (2) e a (3) so frases sinnimas, e o falante pode decidir livremente se quer substituir o objeto indireto ao professor pelo oblquo tnico (a ele) ou pelo tono (lhe). A frase (6), contudo, considerada agramatical, embora parea idntica (3): que o objeto indireto, aqui, no uma pessoa, e o falante s pode substituir ao governo por a ele. Como vs, o sistema do nosso idioma funcionando como um reloginho, e no, como nos fazem crer, muitas vezes, um punhado de casos especiais. Abrao. Prof. Moreno

O - Lhe - Dele?
1) Um leitor indaga por que alguns verbos no admitem o uso do pronome oblquo lhe, ainda que transitivos indiretos. 2) Ora, quanto aos pronomes pessoais oblquos tonos, uma primeira regra a ser fixada que o, a, os e as funcionam como objetos diretos, enquanto os pronomes lhes e lhesservem para funcionar como objetos indiretos. Exs.: I) "O juiz sentenciou o caso"; II) "O juiz sentenciou-o"; III) "O documento pertence aos autos"; IV) "O documento pertence-lhe". 3) Nem todos os verbos transitivos indiretos, contudo, permitem que seus objetos indiretos sejam substitudos por lhe. 4) Assim, o verbo assistir, no significado de presenciar, ver, transitivo indireto, pede a preposio a e no admite lhe como complemento. Exs.: a) "O estagirio assiste a vrios debates e audincias"; b) "O estagirio assiste-lhes" (errado); c) "O estagirio assiste a eles" (correto). 5) Para Laudelino Freire, "na lngua portuguesa existem verbos cujos complementos indiretos so representados pela forma a ele em lugar de lhe. Isto ocorre, entre outros, comassistir (estar presente), aspirar (desejar), recorrer (pedir auxlio), que, recusando a forma lhe, tm os seus objetos indiretos expressos pela forma a ele". 1 Exs.: a) "O estagirio aspirava ao cargo"; b) "O estagirio aspirava-lhe" (errado); c) "O estagirio aspirava a ele" (correto); d) "Naquele hora, recorreu a Deus"; e) "Naquela hora, recorreu-lhe" (errado); f) "Naquela hora, recorreu a ele" (correto). 6) Alm da discriminao do ilustre gramtico, outros verbos transitivos diretos repelem os pronomes lhe e lhes, de modo que so construdos com as formas preposicionadas: aludir, depender, referir-se. Exs.: a) "Aludi ao autor"; b) "Aludilhe" (errado); c) "Aludi a ele"; d) "Dependo da lei"; e) "Dependo-lhe" (errado); f) "Dependo dela" (correto); g) "Referi-me a Deus"; h) "Referi-me-lhe" (errado); i) "Referi-me a ele" (correto). 7) Os gramticos no trazem as razes histricas para esse modo peculiar de construo de alguns verbos. Nem precisariam faz-lo, assim como no precisam justificar o motivo de um determinado verbo ser hoje transitivo direto e outro, transitivo indireto. s vezes, os verbos so sinnimos, mas apresentam diferentes transitividades. Em verdade, a funo primordial da Gramtica no fixar regras impositivas de cima para baixo, mas sistematizar os fatos e as condutas que encontra na lngua como manifestao. E as peculiaridades que tomam certas construes numa ou noutra direo nem sempre se submetem a regras.

Potrebbero piacerti anche