Sei sulla pagina 1di 3

ANATOMIA DE RIS E PUPILA - como citei no e-mail, no tenho certeza se contemplei todos os tpicos, pois no livro as pginas pulam

e exatamente a continuao da minha parte. E como achei muito difcil o contedo do livro, procurei outras fontes e somei aqui no resumo.

RIS: Separa a cmera anterior da posterior. Possui um orifcio central de abertura circular que controla a quantidade de luz que penetra no olho, a pupila. A superfcie anterior se relaciona com a superfcie posterior da crnea, e a superfcie posterior relaciona-se com o cristalino. A ris dividida pelo collarette, pequeno circulo arterial, em uma zona pupilar, central, e uma zona ciliar, perifrica e mais desenvolvida. *A regio ciliar apresenta 3 zonas bem distintas: zona plana, que vai desde o collarette at o primeiro crculo de contrao da face anterior da ris; zona ondulada, que vai desde o primeiro crculo de contrao at o mais perifrico; e a raiz da ris, que vai desde a linha das criptas at a insero da ris no corpo ciliar. Na regio pupilar, o estroma se atrofia com o desenvolvimento, e forma as criptas de Fuchs. (Encontrado alm do exposto no livro) - a ris composta por 2 camadas: - estroma e epitlio pigmentado. O estroma pode se dividir em uma camada anterior superficial e um estroma profundo. A camada superficial um tecido colagenoso que contem clulas pigmentadas e no pigmentadas agrupadas de forma densa. Aos sete meses essa camada tem o mximo de desenvolvimento, sofrendo atrofia generalizada e formando a zona pupilar. A atrofia irregular da zona ciliar produz as criptas da ris. A camada superficial anterior termina na raiz raiz da ris. O estroma profundo contm mais tecido elstico e menos clulas pigmentadas do que na superficial. O epitlio pigmentado da ris composto por 2 camadas de clulas que so uma fuso de 2 camadas da vescula ptica primitiva. So ricas em melanina. A camada anterior de clulas pigmentadas se entremeia com o msculo dilatador da pupila e est ausente no msculo esfncter da pupila. A camada posterior esta coberta na sua superfcie posterior por uma membrana basal que continuao da retina e corpo ciliar. O msculo esfncter da pupila esta localizado na zona pupilar do estroma posterior. O msculo dilatador da pupila uma fina camada de msculo liso (mioepitlio) localizado entre o estroma e camada posterior do epitlio pigmentado. Se estende da raiz da ris pelo corpo ciliar, at o musculo esfncter da pupila. (Fonte do livro da professora, na internet achei que ela era dividida histologicamente em 4 camadas.) L embaixo segue o encontrado:

C) VASCULARIZAO:As artrias da ris derivam das artrias ciliares posteriores longas e artrias ciliares anteriores. Tendo atingido a margem aderente da ris, as duas artrias ciliares longas se dividem, cada uma, em um ramo superior e outro inferior, que se anastomosam com o correspondente do lado oposto, circunscrevendo assim a

ris; neste crculo vascular crculo arterial maior as artrias ciliares anteriores lanam seu sangue, e deste crculo saem artrias que convergem para margem livre da ris, onde se anastomosam formando um 2 crculo, o crculo arterial menor da ris. D) INERVAO:A inervao da ris dada pelos nervos ciliares longos e curtos, sendo que os primeiros so ramos do nervo nasociliar e os ltimos, do gnglio ciliar. Aps atingirem a ris formam um plexo em torno de sua borda aderente do qual derivam fibras amielnicas que terminam no esfncter e dilatador da pupila. As fibras derivadas do nervo oculomotor atravs da raiz motora do gnglio ciliar suprem o esfncter, enquanto que as derivadas do simptico inervam o msculo dilatador da pupila.Todavia, a inervao da ris tem sido um problema mais complexo. Em vez de uma simples inervao adrenrgica ao msculo dilatador da pupila e vasos sangneos e uma inervao colinrgica ao msculo esfncter da pupila, os axnios colinrgicos e adrenrgicos tornam-se intricados num plexo autonmico em todas as regies da ris. Isto resulta em uma dupla inervao nos msculos esfncter e dilatador da pupila e, provavelmente, nos vasos sangneos. De maneira geral, a inervao da ris controlada ora pelo sistema parassimptico ora pelo sistema simptico.

* A vascularizao e inervao eu peguei de outra fonte que no do livro pois no tinha. Histologicamente, a ris pode ser dividida em 4 camadas: camada limitante anterior; estroma e msculo esfncter da pupila; epitlio anterior e msculo dilatador da pupila; epitlio posterior pigmentar. B.1) Camada Limitante Anterior: uma modificao do estroma, diferindo-se pela pobreza de colgeno e acmulo de clulas, principalmente fibroblastos e melancitos. coberta por uma camada simples de fibroblastos, cujos processos citoplasmticos se interdigitam e abaixo da camada de fibroblastos nota-se uma densa agregao de melancitos. B.2) Estroma e Msculo Esfncter da Pupila: O estroma da ris formado por tecido conjuntivo frouxo, representado por fibras colgenas, fibroblastos, melanctos e mucopolissacardeos. Podemos ainda encontrar mastcitos, macrfagos e linfcitos (apresentam a mesma caracterstica de outros tecidos), como tambm clulas com grnulos que so grades e redondos tendo o citoplasma cheio de grnulos de incluso que chegam a apagar o ncleo. O msculo esfncter da pupila se coloca na poro pupilar do estroma. As clulas musculares so em forma de fuso e orientadas paralelamente a margem pupilar. A microscopia eletrnica mostra grupos ou feixes do msculo esfncter da pupila que so como pontos de pequenos grupos de 5 a 8 clulas musculares. Estas clulas so unidas por znulas de ocluso. O citoplasma apresenta miofilamentos de apenas um tipo e outras organelas comuns as demais clulas em geral. B.3) Epitlio Anterior e Msculo Dilatador da Pupila: Formam uma camada que mede 12,5 micrmetros de espessura e cada clula apresenta uma poro apical epitelial e uma poro basal muscular que se projeta no estroma da ris (clula mioepitelial). Os processos musculares apresentam-se cheios de miofilamentos, porm a poro epitelial tambm contm alguns miofilamentos.

B.4) Epitlio Posterior Pigmentar: Mantm carter puramente epitelial e muito pigmentado. Estas clulas mostram interdigitaes laterais e reas de sulco na sua regio basal, onde se encontram uma membrana basal na sua poro lateral e znulas de unio e desmossomos. O citoplasma rico em grnulos de melanina, retculo endoplasmtico, ribossomos, mitocndrias e aparelho de Golgi. Essa face posterior coberta por duas camadas de epitlio colunar que se continuam na periferia da ris com a parte ciliar da retina. Esse epitlio pigmentado chamado de parte irdica da retina.

A cor da ris depende da quantidade de melanina na camada da borda anterior, podendo variar de azul, pouca melanina, a marrom, muita melanina.

Potrebbero piacerti anche