Sei sulla pagina 1di 5

COMO GRAVAR SUA MSICA?

Com seu material em mos, a tentao de gravar grande. Para muitos, ir a um estdio de gravao caro demais. Para outros, a gravao em casa pode ser uma opo. Se ficar bom gravando em casa, porque no gravar em um estdio comercial?

Seja qual for a sua inteno, gravar um divertimento, e um processo muito criativo. Quando voc no est sob presso para chegar a uma qualidade profissional, voc pode levar o tempo que quiser trabalhando e aperfeioando sua msica. Isto no quer dizer que um resultado profissional no possa ser obtido em casa. Com o tipo certo de equipamento e percia, voc pode conseguir. Este um processo passo a passo para se gravar msica em casa, juntamente com algumas dicas de gravao. Se, seguido a risca, vai levar a uma plena realizao do potencial de sua msica.

1. Programao MIDI Pra comear, vamos trabalhar nas partes sequenciadas. Hoje em dia muito do material gravado sequenciado. Com a tecnologia de hoje, temos sons incrveis de bateria, pianos, cordas e metais. A primeira coisa a fazer configurar o seu plano de gravao. Voc vai gravar msicas MIDI para formar a base do seu arranjo. Fique a vontade para trabalhar bem nessa parte do processo. Se voc conseguir uma boa programao, muito do processo j vai estar pronto antes mesmo que voc entre no estdio. Comece com um metrnomo ou uma base de bateria bem simples. Juntamente com uma base rtmica, voc deve gravar o seu principal instrumento de acompanhamento. Este pode ser um piano ou um violo. Lembre-se que os msicos e cantores vo precisar saber quando comear a tocar e cantar. Certifique-se de iniciar a msica com uma contagem.

2. Voz guia A voz guia importante para que os msicos sintam a melodia. Essa voz no a definitiva, apenas para poder guiar os msicos em suas performances. Tente colocar emoo na voz para que os msicos sintam as nuances da melodia e possam colocar sua energia nos takes. Grave com emoo, mas no se preocupe muito com detalhes. Voc vai ter a oportunidade de gravar o vocal mais tarde.

3. Gravando a bateria e o baixo Deixe os msicos ouvir a guia MIDI. Certifique-se de que eles compreendam o sentido da msica. Solte seu sequenciador, a fim de que eles ouam tanto o instrumento que voc gravou como os vocais. Ative o metrnomo no seu sequenciador, para que o baterista tenha um clique para se basear. Grave a bateria. O metrnomo s necessrio se voc estiver gravando ao vivo ou gravando em MIDI tocando em um teclado. Se voc estiver gravando de um programa, voc no precisar usar um metrnomo. Muito pelo contrrio, voc vai querer humanizar levada da bateria. Faa isso variando os volumes de cada uma das notas, e tente deslocar ligeiramente algumas notas fora da batida. A maioria dos sequencers tem uma funo que faz isso automaticamente.

4. Gravando Piano, Guitarras e outros instrumentos rtmicos. Agora voc ir substituir o canal de acompanhamento que usou como guia. A guitarra um instrumento rtmico muito forte. Basta seguir o seu roteiro -- toque o acompanhamento onde indicado, contraponto onde indicado, solos e pausas onde voc planejou. Fique com a regra geral que se a espontaneidade funcionar v atrs dela. Aps as guitarras, coloque o piano. Desde que o piano livre, e pela sua natureza tanto meldica quanto rtmica, eu prefiro coloc-lo depois da bateria, baixo e guitarras.

5. Gravando outros instrumentos e solos Quando voc escreveu o roteiro de sua msica, voc fez a maior parte do trabalho. Voc sabe exatamente o que tocado por cada instrumento e quando. Instrumentos de contraponto so aqueles que vo desempenhar a melodia secundria. Eles podem ser saxofones, sintetizadores, guitarras eltricas, ou mesmo rgos e acordeons. Porque essas faixas podem se destacar na mixagem, deve-se tomar cuidado para que eles estejam sendo executados corretamente. Se, por algum motivo, eles no se encaixarem na msica, reveja o arranjo. Uma base limpa s vezes melhor do que muita massa sonora. Tente ouvir para julgar.

6. Grave os vocais Antes de tudo precisamos saber que a voz humana utiliza msculos que vo se cansando, ento muito importante o aquecimento antes do seu uso. Descanse, medite o tome gua depois de longos perodos de canto. Depois do aquecimento, tente gravar uma tomada. S pare se voc esquecer a letra ou se perder completamente. Depois oua a tomada e faa as anotaes necessrias. Se a maioria estiver correta, corrija apenas as partes. Esta ser sua tomada de segurana onde todas as notas e palavras esto cantadas corretamente. Agora vamos fazer outra tomada. Lembre-se que a performance mais do que apenas a msica. Voc tem que sentir a msica, e deixar se levar pela emoo. Uma emoo pode ter vrios aspectos como raiva, carinho, determinao, etc. Novamente, corrija apenas o necessrio. Por fim, vamos fazer mais uma tomada. Tente novas variaes. Aps essa tomada voc ter trs canais com diferentes interpretaes. Com isso, voc pode junt-las e conseguir sua melhor performance.

Depois disso tudo voc pode querer regravar seu track de segurana. Veja bem se voc no est com a voz cansada, pois pode estragar sua primeira tomada.

7. Gravando os Back Vocais Estes vo por ltimo, porque eles devem se misturar suavemente com o vocal. Se o solista opta por uma maior liberdade com os tempos e pronncias, melhor basear seu back vocal com o desempenho do cantor. Caso contrrio, pode ficar bastante confuso. Certifique-se de que os cantores esto em sincronia e em tempo uns com os outros. Eles devem ter um conhecimento claro do que eles esto cantando, com base nos registros escritos. No confiar em "deixa comigo", mas tambm no exclua uma variao brilhante que algum possa dar na hora. O objetivo obter as melhores performances. Alguns preferem gravar os cantores juntos, outros preferem registrar cada cantor individualmente. Faa o que for melhor para se obter um bom resultado.

8. Fazendo uma primeira mixagem A msica de amostra uma msica com semelhante instrumentao, e uma sensao semelhante msica que voc gravou. Voc ir basear a sua mixagem sobre a sonoridade criada nesse modelo. Ele ser o referencial a ser seguido. Toque todos seus canais. O objetivo trabalhar rpido e no gastar muito tempo sobre esta primeira mixagem. apenas para dar uma ideia sobre como sua mixagem vai ficar. Uma boa ideia para se mixar uma msica organizar no papel onde cada membro da banda ficaria se estivessem no palco. Em seguida, faa um pan para posicion-los, mantendo os vocais, o baixo e a bateria no centro. Se tiver outras ideias artsticas, naturalmente aplique-as. Em seguida, ajuste os nveis de cada pista, a fim de que eles soem relativamente iguais, com os vocais ligeiramente frente. Por ltimo, coloque um tipo padro de reverberao sobre as principais trilhas para criar uma ideia de espao. Por enquanto s.

9. Use EQ e Compresso nos canais individuais Ouvindo a sua mixagem, voc vai perceber que alguns canais sobressaem, e outros simplesmente so engolidos. O ideal que cada parte seja ouvida, na devida proporo. Posteriormente, iremos lidar com nveis e panning, mas agora h um passo mais importante. Temos de encontrar o timbre certo e frequncias para cada faixa. Este um trabalho difcil. Geralmente, quanto menos interferimos com o que gravamos, melhor. Tente evitar o sobre processamento. Escreva uma lista de todas as suas msicas. Usando a funo solo, ajuste cada faixa de frequncia usando a equalizao. Certifique-se de que cada faixa alcana o seu melhor som sozinho. Em seguida, abra todas as faixas, e certifique-se de que juntos eles soam muito bem. Cheque sua lista para certificar-se de que cada instrumento ouvido. Em seguida, aplique compresso. Seja gentil. Clipping, e aquele efeito in-out so o resultado de muita compresso. Instrumentos e vozes que so demasiado altos e, em seguida, desaparecem so o resultado de pouca compresso. Certifique-se de que cada pista tenha um bom nvel constante que soe

natural.

10. Ajuste de Nveis e Panning Primeiro, vamos configurar. Para que os faders estejam equivalentes em cada canal, voc tem que ajustar os ganhos em cada canal do mixer. Coloque todos os faders no mesmo nvel, e ajustar os ganhos em cada pista, a fim de que todas as partes estejam no mesmo volume. De acordo com o mapa que voc desenhou da banda no palco, defina seu panning. Nesta fase pode ser til ouvir atravs de fones, porque do uma verdadeira noo do campo estreo. Depois que voc fez o panning da banda, abaixe todos os faders zero. Eleve o fader do vocal guia para o ponto neutro (0). Ento, traga o instrumento principal de acompanhamento (um piano ou violo). Ele deve ser alto o suficiente para estar no mesmo ponto que o cantor, mas no deve interferir sobre a clareza do cantor. Estas duas faixas sero o centro da sua mixagem, e tudo ser construdo em torno deles. Aps acertar sua voz e acompanhamento, v para a seo rtmica. Comece com a base e o bumbo, o restante da bateria, e o resto dos instrumentos de ritmo. Depois disso, traga os instrumentos de contraponto e qualquer instrumento individual que voc possa ter. Finalmente, em traga o back vocal. Depois, cheque cada faixa para certificar-se de que ela possa ser ouvida. Antes de brincar com os nveis, no entanto, ajuste o panning ou EQ para manter a faixa no equilbrio adequado. A ltima coisa que voc deve verificar o vocal guia. Toque sua cano agora, e faa os ajustes que voc quiser at estar feliz com eles.

11. Inserindo Reverber e echos Aqui voc vai criar a profundidade e ambincia da mixagem. Usando o nosso modelo de uma banda no palco, j decidimos o quanto para a esquerda e direita cada instrumento ir. Na mixagem de faixas com sinais de efeitos de processamento digital, podemos determinar em que medida para trs ou para frente eles iro. Quanto mais frente mais direto ser o som, e menos reverb. Vice-versa para a os de trs. A primeira coisa a decidir qual seu tipo de sala. A maioria dos reverbers tem predefinies para tudo, desde grandes auditrios vazios at pequenas salas lotadas. Variaes sobre o tema reverb incluem atraso, e outros tipos de eco. Recomenda-se usar apenas um ou dois tipos de reverb em todos os seus canais. Colocar um grande auditrio, em um instrumento e um pequeno eco sobre outro, geralmente danifica seu som. Voc pode mudar a relao entre os instrumentos pela quantidade de reverb muito mais eficazmente do que pelo tipo. Tenha cuidado ao aplicar reverb para instrumentos de baixa frequncia, pois ele pode embolar.

12. Ajuste e refaa se necessrio As melhores tcnicas de gravao so incompletas sem o ajuste no final. O ajuste o que vai fazer a sua mixagem profissional. No semente a sua voz que se cansa se voc cantar muito, seus ouvidos se cansam se voc se concentrar demais. Depois de ter feito sua primeira mixagem, descanse. Se voc puder retornar no dia seguinte, ainda melhor. Quando voc voltar voc estar descansado e sua mixagem vai agradecer.

Oua com ateno a sua mixagem e voc ir notar imediatamente se tiver alguma coisa para refazer. Se ela pode ser reproduzida no rdio, voc fez um bom trabalho e est pronto para fazer a master. Caso contrrio, voc dever ter apenas pequenos ajustes para finalizar sua msica.

13. Mastering tentador pensar que a mixagem o fim do processo. O Mastering pode ser facilmente esquecido, mas no deve. Mesmo uma boa mixagem no otimizada para a queima do CD ou para o rdio. Como experincia, ripe o udio de sua amostra musical e abra-o em um editor. Em seguida, veja a forma de onda. O mais provvel que a amostra parea algo como um bloco, ao passo que a sua vai ter a aparncia de uma montanha enrugada. Isso ocorre justamente por causa da masterizao. H duas reas que voc ir focar na masterizao: equalizao e compresso. A equalizao o deixa fazer ajustes finais na mixagem. Voc pode ter necessidade de aumentar a baixa frequncia, por exemplo. Ou ento, a sua mixagem pode exigir mais brilho, ento voc vai aumentar as frequncias mais altas. A comparao com sua amostra musical ir gui-lo. Compresso manter o seu volume dentro de um determinado intervalo. Isto especialmente importante para o rdio, onde um bom nvel de mixagem vai soar melhor. Tal como acontece com o processo seu de mixagem, seja suave e natural na escolha de compresso. Outras coisas a fazer na masterizao incluem normalize e aplicao de fade outs. A normalizao, feita aps a compresso, a fase final na masterizao do CD. Traz a msica a nveis normais de volume para a queima do CD. Ele analisa as partes mais altas, e ajusta o volume de toda a msica de acordo. por isso que voc deve comprimir em primeiro lugar, porque compresso afeta os nveis da msica. Normalizar deve trazer para o seu nvel final. Fading inclue fade in no incio, e fade out no final. Voc quer certificar-se de que antes da msica comear tenha um verdadeiro silncio. A mesma regra se aplica no final. Alguns tcnicos iro aplicar efeitos para toda mixagem. Um proprietrio de estdio me jurou que colocando uma pequena quantidade de chorus ajuda qualquer msica. Oua sua amostra e compare com sua msica. tudo sobre como obter um timo som.

14. Queimar o CD Depois de queimar o CD escute-o em diferentes players. Voc vai descobrir algumas coisas que provavelmente devem ser arrumadas. A maioria pode ser arrumada durante a masterizao. No se esquea da capa do seu CD. Isso tambm tem um papel fundamental no conjunto da obra. Espero que essas dicas tenham sido teis. Um abrao a todos e boa mixagem!

Potrebbero piacerti anche