Sei sulla pagina 1di 56

*O QUE O VISUAL BASIC* O Visual Basic um ambiente de desenvolvimento que utiliza como linguagem de programao o Basic (Beginners All

ll Purpose Symbolic Code).

CARACTERSTICAS _Standard da indstria._ O Visual Basic agora um standard na indstria de software, podendo ser utilizado para programao, no s nos diversos produtos da Microsoft (Word, Excel, Access, etc.), com tambm num nmero cada vez maior de produtos de outros fabricantes de software.

_Integrao com Windows 95 / Windows98._ O Visual Basic inclui uma srie de objectos para a construo de interfaces grficas com o mesmo look and feel do Windows 95/98. Estes so: List Views, Tree Views, Status Bar, Toolbars, Slider, etc. .

_Automao por OLE._ Utilizando-se OLE (Object Linking and Embedding) pode-se utilizar funcionalidades de outras ferramentas ao incorporar objectos destas nas aplicaes.

_Desenvolvimento com bases de dados_ Para desenvolvimento de aplicaes para bases de dados, o Visual Basic oferece uma metodologia simplificada centrada no motor de dados JET 3.0 (utilizado tambm pelo Access 7.0) e nos DAO (Data Access Objects). Poder-se- criar uma aplicao para acesso a dados quase sem ter de

escrever uma nica linha de cdigo.

_Arquitectura._ O Visual Basic permite uma programao orientada por objectos e eventos, embora, estritamente, no seja uma linguagem orientada por objectos. A linguagem em termos de estruturao, no se pode comparar ao C++ ou ao Java.

CONCEITOS GERAIS uma linguagem de programao que possibilita a criao de aplicaes grficas para o Windows, de um modo fcil e rpido. O tipo de linguagem de programao utilizada pelo Visual Basic orientada por eventos. A base de programao o OLE ( Object Linking and Embedding), o modelo de objectos abertos da Microsoft. Em conjunto, os controlos OLE e VBX oferecem a maior biblioteca de objectos do mundo. Permite desenvolver aplicaes que exploram caractersticas do Windows, tais como: MDI (Multiple Document Interface), OLE (Object Linking and Embedding), DDE (Dynamic Data Exchange) e DLL (Dynamic Link Libraries).

_Objectos_

No Visual Basic, os objectos possuem um conjunto de propriedades e de procedimentos: As /propriedades/permitem determinar a aparncia e comportamento do objecto. Os /procedimentos/consistem no cdigo que ser executado quando ocorrer um determinado evento.

*_Eventos_*

Um evento algo que ocorre na aplicao e possui um determinado significado para o sistema, desencadeando uma determinada aco (carregar num boto, fechar uma janela, etc.).

*_Projecto / Aplicao_*

Um projecto um conjunto de todos os ficheiros que fazem parte de uma aplicao. Assim, no ficheiro projecto (extenso VBP Visual Basic Project) so descritos todos os ficheiros que fazem parte da aplicao. Estes no tm que estar obrigatoriamente na mesma directoria ou no mesmo disco rgido.

Os ficheiros que constituem um projecto so de quatro tipos: *FORM*(extenso FRM) estes ficheiros contm os interfaces com os utilizadores e respectivos objectos. *MDULOS*(extenso BAS) estes ficheiros contm os procedimentos, funes e declaraes globais (so reconhecidas em toda a aplicao). *CLASSES*(extenso CLS) ficheiros onde se definem as caractersticas das classes, incluindo as suas propriedades e mtodos. *RESOURCE FILES* estes permitem acrescentar ficheiros de texto ou BMP aplicao.

AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO _Iniciar o Visual Basic_ Ao iniciar-se o Microsoft Visual Basic 5.0 pelo cone respectivo, surge a seguinte caixa de dilogo *New Project*. (Esta caixa pede para especificar o tipo de projecto de programao que quer criar). Para criar um novo projecto (programa) dever ser seleccionada a opo Standard EXE e depois o boto Abrir. Desta forma abre-se um novo projecto no ambiente de programao Visual Basic, juntamente com algumas janelas e ferramentas. (Figura seguinte).

O ambiente de desenvolvimento composto pelos seguintes 5 componentes:

*Toolbar* Contem um menu e alguns botes que simbolizam os comandos mais habituais. Atravs da Toolbar pode-se ter acesso ao ambiente de desenvolvimento. Consiste no centro de operaes no desenvolvimento de aplicaes.

*Project Window* mdulos, etc.).

Mostra uma lista das componentes da aplicao (forms,

*Properties Window* Mostra as propriedades iniciais do objecto que est seleccionado.

*ToolBox* Contem os objectos que podero fazer parte da nossa aplicao.

* *PictureBox*

Serve para incluir imagens no form. * *Label*

Serve para incluir texto simples. *TextBox*

Serve para aceitar input do utilizador da aplicao. *Frame*

Serve para agrupar vrios objectos numa forma compreensvel para o utilizador. * *CommandButton*

Boto normalmente utilizado nas aplicaes para indicar uma aco, dependendo do contexto da aplicao. * *CheckBox*

Serve para indicar um de trs valores (sim, no ou sem valor). * *OptionButton*

Utilizado em grupo (agrupados por uma frame), serve para escolher opes mutuamente exclusivas. Dentro de um grupo destes botes s pode haver um com valor sim.

*Form* A janela do cran (form) a ser construdo. Chamada rectangular arredondada: LabelChamada rectangular arredondada: OptionButtonChamada rectangular arredondada: CheckBoxChamada rectangular arredondada: PictureBoxChamada rectangular arredondada: FrameChamada rectangular arredondada: TextBoxChamada rectangular arredondada: CommandButton Um Form de exemplo com a utilizao de vrios objectos.

_Gravar um projecto_ Para gravar um projecto necessrio aceder ao menu File e opes: Save Project (gravao do projecto Save File (gravao do form ou forms Save File (gravao de mdulos Save File (gravao de classes extenso VBP). extenso FRM).

extenso BAS). extenso CLS).

Poder efectuar a gravao pela barra de ferramentas.

_Executar o projecto_ Para executar um projecto necessrio aceder ao menu Run e opo Start. Fazendo F5 o Start tambm efectuado. A execuo tambm poder ser efectuada atravs da barra de ferramentas.

_Parar a execuo_ Para parar a execuo de um projecto, acede-se ao menu Run e opo End. A paragem da execuo tambm poder ser efectuada atravs da barra de ferramentas. * *

*DESENHO DE FORMS* O desenho de Forms realizado repetindo-se os seguintes passos: 1. 2. 3. Escolher o objecto a partir da Toolbox. Adicionar o objecto ao form (arrastando-o). Modificar as propriedades dos objectos.

_Propriedades_ A seguinte tabela explica a funo de algumas (poucas) propriedades. de ter em ateno que cada objecto tem as suas propriedades, isto , uma propriedade pode existir num objecto e no existir noutro. Propriedade

*Descrio*

*Aplica-se aos objectos* Name

o que identifica o objecto. til atribuir nomes significativos, dado que facilita a programao.

Todos. *ndex*

Nmero que identifica univocamente um objecto de um array de objectos.

Todos. *Caption*

o texto que aparece na face do objecto ou de alguma forma relacionado com este.

CheckBox, CommandButton Form, MDIForm, Frame, Label, OptionButton, ... . *Font*

Tipo de letra utilizada no objecto.

(muitos ...). *BorderStyle*

Estilo de moldura ou contorno que o objecto possui.

Form, Grid Image, Label, PictureBox, TextBox, ... .

*Enabled*

Indica se o objecto pode receber input do utilizador.

(muitos ...). *Visible*

Indica se o objecto visvel ao utilizador.

(muitos ...). *BackColor*

Cor de fundo do objecto.

(muitos ...). *ForeColor*

Cor usada para o texto e grficos pertencentes ao objecto.

(muitos ...). *WindowsState*

Estado da janela do form: 0-normal, 1-Minimizada, 2-Maximizada.

Form, MDIForm. *DragMode*

Indica se o objecto pode ser arrastado automaticamente ou no.

(muitos ...).

*DragIcon*

cone a ser mostrado durante uma operao de arrastamento do objecto.

(muitos ...). *Top, Left, * *Width, Height*

Posio do objecto dentro do form, ou seja, as suas dimenses externas.

(muitos ...). *ScaleMode,* *ScaleTop,* *ScaleLeft,* *ScaleWidth,* *ScaleHeight.*

Escala e dimenses internas do objecto.

Form, PictureBox, Printer.

_Propriedades de um form_

_Adicionar um menu ao form_ Para adicionar um menu ao form, utiliza-se o Menu Tools, Menu Editor.

*CAIXAS DE DILOGO* No Visual Basic existem dois tipos de caixas de dilogo: Pr-definidas pelo Visual Basic (Predefined dialog boxes) Funo MsgBox() Declarao MsgBox Funo InputBox() Funo InputBox[$] Criadas pelo utilizador (Custom dialog boxes)

If MsgBox ("Tem a certeza que quer sair?", 64, "Sair") = vbOK Then End End If

*_Funo MsgBox()_* Esta funo utilizada para mostrar uma mensagem e receber informao do utilizador (atravs de botes). Os parmetros so: Mensagem texto que queremos mostrar.

cones/botes indica que botes e/ou cones queremos na caixa de dilogo (botes+cones). A cada boto ou cone corresponde um valor inteiro (cdigo).

Sintaxe da Funo: *MsgBox*(prompt[, buttons] [,title] [, helfile, context])

Os parmetros entre parntesis rectos so opcionais. 1) Prompt Mensagem a mostrar na caixa de dilogo.

2) Buttons Nmero ou constante que define quais os botes e qual o cone que vai aparecer na caixa. 3) Title Ttulo da caixa de dilogo. Nome do ficheiro de ajuda associado ao Help context

4) Helpfile sensitive.

5) Context ndice numrico que identifica o tpico dentro do ficheiro de ajuda.

Tabela de valores para o parmetro Buttons: *Nome da constante no VB 4.0, 5.0 e 6.0*

*Valor*

*Descrio* vbOKonly

Mostrar o boto OK vbOKCancel

Mostrar os botes Ok e Cancel vbAbortRetryIgnore

Mostrar os botes Abort, Retry e Ignore vbYesNoCancel

Mostrar os botes Yes, No e Cancel VbYesNo

Mostrar os botes Yes e No vbRetryCancel

Mostrar os botes Retry e Cancel VbCritical

16

Mostrar cone de mensagem crtica VbQuestion

32

Mostrar cone de pergunta VbExclamation

48

Mostrar cone de aviso VbInformation

64

Mostrar cone de informao

Os valores que a funo pode devolver so: Boto OK 2 Boto RETRY 1 Boto ABORT 4 Boto CANCEL 3 Boto IGNORE

5 Boto NO

Boto YES 7

Dim xresp As Integer xresp = MsgBox("Confirma a sada da aplicao?", 36, "Exerccio") If xresp = 6 Then End End If *_Declarao MsgBox()_* A diferena entre a funo MsgBox() e a declarao MsgBox() que a funo retorna um valor e a declarao no retorna nenhum valor. Private Sub Command3_Click() MsgBox "Ol Portugal", 48 End Sub

*_Funo InputBox()_* Esta funo diferencia-se, em termos gerais, da funo MsgBox(), na medida em que, embora as duas recebam informao do utilizador, a Funo InputBox() no se restringe apenas aos botes, ou seja, permite ao utilizador digitar qualquer tipo de informao.

Sintaxe da Funo: *InputBox*(prompt[, title] [, default] [, xpos] [, ypos] [, helfile, context])

Os parmetros entre parntesis rectos so opcionais. 1) 2) Prompt Title Mensagem apresentada. Ttulo da caixa de dilogo.

3) Default Valor por defeito de retorno da funo. Se o utilizador no escrever nada na caixa de texto, o retorno ser igual ao parmetro Default. Se este parmetro for omitido, o valor de retorno por defeito nulo. 4) xpos- especifica a distncia em Twips desde o bordo esquerdo do

ecr at ao bordo esquerdo da caixa. Em caso de omisso, a caixa centrada horizontalmente. 5) ypos- especifica a distncia em Twips desde o bordo superior do ecr at ao bordo superior da caixa. Em caso de omisso, a caixa colocada a cerca de um tero da altura do ecr, partindo do bordo superior. 6) Helpfile e Context Equivalentes funo MsgBox.

A funo InputBox retorna uma string vazia ( CANCEL.

) se seleccionar o boto

Exemplo: InputBox("Digite o valor do lado", "rea do Quadrado")

*_Funo InputBox[$]_* A sua diferena em relao funo InputBox(), que esta retorna o que estiver na caixa de texto (texto digitado pelo utilizador) como uma STRING, enquanto a funo InputBox() retorna como um VARIANT.

*OUTROS OBJECTOS (Classes)* Neste ponto sero apresentados mais alguns objectos que podem ser utilizados em projectos em Visual Basic.

*ComboBox*

Serve para combinar listas de texto. *ListBox*

Serve para mostrar uma lista de itens dos quais o utilizador pode seleccionar um ou mais. *HScrollBar*

Serve para efectuar deslocamento horizontal num form. *VScrollBar*

Serve para efectuar deslocamento vertical num form. *Timer*

Serve para programar eventos peridicos a intervalos de tempo regulares. *DriveListBox*

Serve para mostrar a unidade fsica utilizada. *DirListBox*

Serve para mostrar a rvore de directrios da unidade utilizada. *FileListBox*

Serve para mostrar a listagem de ficheiros do directrio seleccionado da unidade utilizada. *Shape*

Serve para desenhar quadrados, rectngulos, crculos, ovais, colocando ou no contornos redondos. *Line*

Serve para desenhar traos. *Image*

Serve para incluir imagens no form. *Data*

Serve para manipular dados de uma tabela de uma base de dados. * Ole*

Serve para inserir objectos OLE no Form.

A visualizao da utilizao de alguns destes objectos pode ser feita em: Timer \samples\psguide\alarm\alarm.vbp Vrios objectos .vbp DriveListBox, DirListBox, FileListBox \samples\psguide\controls\controls \samples\misc\filectls\winseek.vbp

A CODIFICAO EM VISUAL BASIC Por ser uma linguagem visual, grande parte de uma aplicao em VB programada visualmente, utilizando as ferramentas disposio do utilizador. Contudo, e embora as ferramentas permitam alguma programao intrnseca, a interface, s por si, no passa de uma fachada para as aces. Para que a aplicao faa qualquer coisa necessrio recorrer codificao.

Os Mdulos O cdigo em VB est organizado atravs de mdulos. Eles so os contentores do cdigo. Existem trs tipos de mdulos:

Form modules Standart modules Class modules

Os mdulos guardam dados e cdigo, sendo os dados introduzidos atravs de declaraes e o cdigo atravs de procedimentos. Form Modules (.frm)

As aplicaes j criadas nas fichas de exerccio foram escritas sobre mdulos do tipo form, ou form module.

Cada form possui o seu prprio mdulo. Se for criado um novo form, outro mdulo ser igualmente criado.

Standart Modules (.bas) Este tipo de mdulos so criados quando se pretende escrever cdigo que, por no ser especifico de nenhum controlo, deve estar parte. Pode acontecer que existam respostas iguais para eventos diferentes. Por exemplo, numa aplicao de gesto de stocks, o utilizador digita os dados nos campos respectivos. No entanto, ser necessrio efectuar a validao dos dados, sendo necessrio informar o utilizador que introduziu um dado invlido no campo respectivo, com uma mensagem como a que apresentada:

Esta caixa de dilogo poder ser criada como pblica (Public) para poder ser utilizada durante toda a aplicao. Por exemplo, na aplicao de gesto de stocks, os campos so validados 235 vezes. Para isso, ser necessrio criar um Standart mdulo da seguinte forma: No menu *_Project _*seleccionar a opo *_Add Module_*, e criar o cdigo para a criao da funo pblica ERRO com uma MsgBox:

Class Modules (.cls) (Apenas no VB 4.0, VB 5.0 e VB 6.0) Estes mdulos so utilizados quando se pretendem criar novas classes. As classes so os modelos existentes no VB, sendo cada objecto a cpia exacta do seu modelo ou classe. * Classe *PictureBox* * Classe *Label* Classe *TextBox* Classe *Frame* * Classe *CommandButton* * Classe *CheckBox* * Classe *OptionButton* atravs das classes que se criam os objectos. Os objectos pertencentes s classes geradas atravs deste tipo de mdulos so invisveis, e no podem ser colocadas na caixa de ferramentas do VB. Atravs do menu *Project* e da opo *Components* podero ser introduzidas novas classes na nossa barra de ferramentas.

Procedimentos e Funes

O mtodo utilizado na construo de um programa consiste em, partindo de um problema inicial, *decomp-lo sucessivamente* em problemas cada vez menores, at que se obtenha algo fcil de analisar. Quanto maior for o problema inicial, mais til se torna cada abordagem.

Um *subprograma* executa as mesmas aces que um programa, podendo receber dados do exterior, manipulando a informao e produzindo novos resultados que podero vir ou no a ser enviados para o exterior. No entanto, um subprograma usado para realizar um fim especfico, dentro de um objectivo geral, o do programa. Quando um programa executa uma destas partes, diz-se que houve uma chamada a um subprograma. Um subprograma pode ser chamado por outro, e assim sucessivamente. A chamada a um subprograma pode ser realizada em qualquer ponto do programa.

Em Visual Basic, existem dois tipos de subprogramas: os *procedimentos* e as *funes*, estando o seu uso dependente do tipo de comunicao de dados pretendidos entre o subprograma e o programa que os chama.

Os procedimentos e as funes podem ser descritos nos eventos dos objectos (incluindo o evento declarations do objecto (General) ou nos mdulos globais). Um procedimento um conjunto de instrues que realizam uma tarefa especfica. de salientar que um procedimento no retorna nenhum valor. A sua sintaxe a seguinte:

Sub <nome do procedimento> (argumentos) <Instrues> Caixa de texto: Lista de argumentos separados por vrgulas. Cada argumento assemelha-se a uma declarao de variveis e comporta-se como uma varivel local.End Sub

De um modo geral, poder-se- definir funo como um conjunto de aces que realizam um subprograma, mas que ao contrrio dos procedimentos, retorna um valor ao local onde a funo foi chamada. de salientar que o corpo de uma funo tem de existir, pelo menos uma instruo que atribua um valor (do tipo do resultado) ao seu identificador (nome), sendo esse valor, o resultado da chamada funo. Esse valor retornado para o ponto onde a funo foi chamada e a execuo do programa contnua a partir desse ponto.

A sintaxe de uma funo : Function <nome da funo> ( argumentos) As Type Caixa de texto: Como a funo devolve sempre um valor, deve ser descrito o tipo de dados que a funo devolve. Caso seja omitido, o tipo de dados que a funo devolver ser variant. <Instrues> End Function

Um pequeno exerccio de aplicao de funes predefinidas (Raz quadrada = SQR(X) e o valor absoluto = ABS (X) e de funes definidas pelo utilizador.

TIPOS DE DADOS E DECLARAES O Visual Basic utiliza variveis e constantes para armazenar valores. As constantes e variveis so identificadas por um nome, que deve obedecer s seguintes regras: i *Tipo* Tem de comear por uma letra. Pode ser constituda por letras, nmeros e underscores. O comprimento mximo de 40 caracteres. */_Tipos de Dados_/*

*Contedo possvel*

*Sufixo* BYTE

Valores entre 0 e 255

BOOLEAN

Valores lgicos True ou False

INTEGER

Nmeros entre 32 768 e 32 767

% LONG

Nmeros inteiros entre

2 147 483 468 e 2 147 483 467

& SINGLE

Nmeros reais com preciso simples (4 bytes)

! DOUBLE

Nmeros reais com preciso dupla (8 bytes)

# CURRENCY

Nmero com ponto decimal fixo.

@ STRINGS

Conjunto de caracteres (0 a 65 000)

$ DATE

Datas (8 bytes)

VARIANT

Todos os tipos de dados (16 bytes), converte para outro tipo de dados

*_Declarao de variveis:_* Dim nome As String, idade As Integer, percent As Single Dim nome$, idade%, percent!

*/_Constantes_/* As constantes so utilizadas para reterem um valor fixo durante um programa (global) ou durante um procedimento (const). *_Declarao de constantes:_* Const <nome_da_constante> = <valor_a_atribuir>

Global <nome_da_constante> = <valor_a_atribuir> - estas constantes so declaradas nos ficheiros do tipo mdulo (*.bas) Como se pode verificar, a sintaxe para criar constantes inclui os valores que estas vo armazenar. Sendo estes inalterveis durante a execuo da aplicao (ou procedimento), no necessrio identificar o

tipo de dados da constante, pois o visual basic vai determin-lo automaticamente, quando a constante criada.

*/_Variveis_/* As variveis so utilizadas para reterem um valor varivel (pode ser alterado*/n/* vezes, durante um programa (global) ou durante um procedimento (dim)). _No Visual Basic no obrigatrio declarar_(criar) as variveis antes da sua utilizao. Se se utilizar uma varivel que no tenha sido declarada, o Visual Basic ir automaticamente declar-la. Porm, uma boa norma de programao declarar as variveis antes de utiliz-las. Esta norma poder tornar-se obrigatria no Visual Basic, bastando para isso seleccionar no Menu a opo Tools Options, e no separador Environment activar a opo Required Variable Declaration. Outro modo de tornar a declarao de variveis obrigatria digitar o comando option explicit, no incio do bloco de cdigo.

Sempre que se queira declarar uma varivel global (a sua existncia vlida at terminar a execuo do programa), utiliza-se a declarao GLOBAL. GLOBAL <nome_da_varivel> AS <tipo_de_dados>

Se no for especificado o tipo de dados na criao das variveis, o Visual Basic assume por defeito o tipo de dados VARIANT.

As variveis locais so declaradas com a palavra DIM. Estas s existem enquanto o procedimento est a ser executado. Quando este de novo chamado, a varivel reiniciada. Se no se pretender que a varivel seja reiniciada, declara-se essa varivel como esttica (static). DIM <nome_da_varivel> AS <tipo_de_dados> STATIC <nome_da_varivel> AS <tipo_de_dados>

*/_Arrays_/* Um array um agrupamento de variveis do mesmo tipo, identificado por um nico nome. Tal como as variveis, os arrays podem ser globais ou locais. O Visual Basic suporta arrays unidimensionais e multidimensionais, que devem ser declarados do seguinte modo:

*_Unidimensionais _* DIM soma(4) AS INTEGER ou DIM soma (1 TO 4) AS INTEGER

GLOBAL soma(4) AS INTEGER

ou

GLOBAL soma (1 TO 4) AS INTEGER

Em qualquer dos casos, criado um array identificado por soma, que constitudo por 4 variveis do tipo integer. Para atribuir segunda varivel o valor de 20, escreve-se o seguinte cdigo: soma(2)=20

*_Multidimensionais _* DIM jogo(3,3) AS INTEGER GLOBAL jogo(3,3) AS INTEGER ou DIM jogo (1 TO 3, 1 TO 3) AS INTEGER ou GLOBAL jogo (1 TO 3,1 TO 3)AS INTEGER

3 2

Em qualquer dos casos, criado um array multidimensional (matriz), identificado por jogo, com a dimenso de 3 linhas por 3 colunas, ou seja, constitudo por 9 variveis. Para atribuir o valor 20 varivel localizada na 2 linha e 3 coluna, digita-se o seguinte cdigo: jogo(2,3)=20.

TIPOS DE OPERADORES DO VISUAL BASIC O Visual Basic utiliza operadores aritmticos, lgicos, de comparao e de concatenao.

*/_Operadores Aritmticos_/* Existe um conjunto de operaes aritmticas possveis de serem realizadas com valores numricos, sendo elas as seguintes: *

Multiplicao +

Adio -

Subtraco /

Diviso real \

Diviso inteira ^

Exponenciao MOD

Resto da diviso inteira

*/_Operadores Lgicos_/* AND

Conjuno NOT

Negao OR

Disjuno

O operador NOT um operador unrio, ou seja, utilizado apenas com um operando.

*/_Operadores de Comparao_/* >

Maior >=

Maior ou igual <

Menor <=

Menor ou igual =

Igual <>

diferente

*/_Operadores de Concatenao_/* Este operador s poder ser aplicado aos dados tipo String, e tem como funo unir duas ou mais strings. & - junta duas strings ou variants numa s + - tem a mesma funcionalidade do operador &

ESTRUTURAS DE CONTROLO DO VISUAL BASIC O Visual Basic utiliza as principais Estruturas de Controlo de programas, as Estruturas Condicionais (IF e CASE) e as Estruturas de Repetio (DO...LOOP e FOR...NEXT).

*/_ESTRUTURAS CONDICIONAIS_/* As estruturas condicionais que existem no Visual Basic so as seguintes: IF e CASE.

*/_Estrutura Condicional IF_/* Sintaxe: IF <condio> THEN Bloco1

ENDIF

IF <condio> THEN Bloco1 ELSE Bloco2 ENDIF

IF <condio> THEN Bloco1 ELSEIF<condio> THEN Bloco2 ELSE Bloco3 ENDIF

Exemplo:

*If*idade >= 18 *Then* MsgBox *Else* MsgBox Menor de idade Maior de idade

*End If*

*/_Estrutura Condicional CASE_/* Sintaxe: Exemplo: SELECT CASE <expresso> CASE <condio1> -----------------CASE <condio2> -----------------[CASE ELSE] END SELECT

Select Case idade Case Is < 12 MsgBox Case 12 To 17 MsgBox Case > 17 MsgBox End Select Snior Jnior Infantil

* * */_ESTRUTURAS REPETITIVAS (CICLOS)_/*

*/_Estrutura Repetitiva DO...LOOP_/*

A estrutura DO...LOOP utilizada para executar um nmero indefinido de repeties. Existem, no entanto, algumas variantes desta estrutura de repetio. As duas mais vulgares so:

Sintaxe: Exemplo: DO WHILE <condio> --------------LOOP

Dim i% i = 1 *Do While*i < 10 *If * * * *Loop* *i = 5 *Then* Exit Do* End If* * i = i +1

DO ----------------LOOP WHILE <condio>

*/_Estrutura Repetitiva FOR...NEXT_/* A estrutura FOR...NEXT utilizada para executar um nmero especfico de repeties.

Salto unidade de incremento, pode ser positiva ou negativa; se esta unidade for omitida, aceite, por defeito, o valor 1.

Sintaxe: Exemplo: FOR i = inicio TO fim Salto --------------NEXT i

Dim a%(10), i% *For*i = 1 *To* 10 * *Next* * a% (i) = i * i

*/_Instruo EXIT_/* A instruo EXIT permite ao utilizador sair directamente do ciclo, procedimento ou funo.

EXIT * *

[FOR |DO |SUB |FUNCTION]

OBJECTOS SCROLL BAR Consistem nas barras de rolamento horizontal e vertical, (HscrollBar e VscrollBar), que representam elementos essenciais em qualquer

interface grfico, que permite uma navegao fcil dentro de grandes quantidades de informao grfica. HscrollBar _As propriedades mais relevantes so:_ Value: Que reflecte a posio da rgua relativamente aos extremos (Min e Max). SmallChange: Quando o utilizador faz um click nas setas. LargeChange: Quando o utilizador faz um click na barra. _Os eventos mais relevantes so:_ Evento Scroll : da barra. Ocorre quando se arrasta a rgua ao longo VscrollBar

Evento Change: Ocorre quando se faz outro tipo de reposicionamento, quer seja por um click nas setas, quer por um click na barra.

OBJECTOS

DRIVES

DIRECTRIOS E FICHEIROS

O Visual Basic disponibiliza trs objectos para aceder ao sistema de ficheiros. So eles: *DriveListBox - *Caixas de Listagem de unidades permite efectuar pesquisas nas unidades vlidas do sistema *DirListBox - *Caixas de listagem de directrios permite a navegao nas pastas de uma determinada unidade. *FileListBox - *Caixas de Listagem de ficheiros atravs das quais se pode seleccionar um ficheiro especfico numa pasta.

O seguinte cdigo efectua a ligao unidade e estrutura de directrios: Private Sub Drive1_Change() indica a unidade Dir1.Path = Drive1.Drive

End Sub

Private Sub Dir1_Change() indica o directrio File1.Path = Dir1.Path End Sub

OBJECTOS COMBOBOX A ComboBox consiste num controlo que permite mostrar um nmero limitado de itens, dos quais o utilizador s pode seleccionar um e s um item. O item seleccionado visualizado no topo da caixa; Para se seleccionar outro, faz-se clique sobre a seta, para visualizar os itens disponveis, e selecciona-se o item desejado.

Na propriedade STYLE existem trs estilos de ComboBox: *0 Dropdown ComboBox*- Tem a funcionalidade de uma TextBoox, em que se pode seleccionar contedos da lista que existem, fazendo actuar o boto Dropdown. *1 Simple ComboBox*- No faz Dropdown, ocupando um espao fixo no ecr, tal como se fosse uma TextBox com uma ListBox por baixo. *2 Dropdown ListBox*- No tem a componente de TextBox.

Chamada rectangular: Dropdown ComboBox

Chamada rectangular: Dropdown ListBoxChamada rectangular: Simple ComboBox

A propriedade LIST permite a introduo dos itens a serem apresentados na ComboBox.

OBJECTOS LISTBOX A listBox consiste num controlo que permite mostrar uma lista de itens, dos quais o utilizador pode seleccionar um ou mais itens. Se o nmero de itens da ListBox for superior aos visualizados, ser adicionada automaticamente uma scroll bar vertical. A propriedade MultiSelect apresenta trs hipteses, que so, respectivamente: *0 *nome (o utilizador s pode seleccionar um e s um item); *1 *simple (o utilizador pode seleccionar mais do que um item, bastando, para isso, fazer clique sobre o item); *2 *extended (o utilizador pode seleccionar mais do que um item, bastando, para isso, fazer ctrl+clique sobre o item ou arrastar o apontador do rato sobre o item enquanto faz clique.

PROPRIEDADES DAS COMBOBOX E LISTBOX *ndice* o nmero inteiro que representa a posio do item na ListBox ou na ComboBox. O valor para o primeiro item zero.

*/_Propriedades:_/* *Sorted* permite determinar se os itens sero ordenados alfabeticamente ou no. *List* permite aceder a um determinado item (exemplo: text1.text=list1.list(2)). *ListIndex* referencia o ndice do item seleccionado. Se no estiver nenhum item seleccionado o seu valor 1. *ListCount* devolve o nmero de itens. Uma ListBox com a propriedade SORTED = True

MTODOS DAS COMBOBOX E LISTBOX */_Mtodos:_/* *Additem ndice* adiciona um item (exemplo: nome_objecto.Additem item _acrescentar , <ndice>). Item ( a informao a ser inserida na ListBox).

ndice ( a posio onde vais ser inserido; se necessrio empurra os outros elementos para baixo. Caso seja omitido o ndice, a adio efectuada na ltima posio da lista).

Adicionar o item introduzido na caixa de texto Text1.

Private Sub Command3_Click() List1.AddItem Text1.Text End Sub

Uma correcta manipulao de ndices possuir a lista sempre ordenada. (Propriedade Sorted)

*RemoveItem ndice* ndice).

retira um item (exemplo: nome_objecto.RemoveItem

*Clear* limpa o contedo da ComboBox ou da ListBox (exemplo: nome_object.Clear).

Colocar os itens da lista em letras maisculas.

Private Sub Command1_Click() Dim i% For i = 0 To List1.ListCount - 1 List1.List(i) = UCase (List1.List(i)) Next End Sub

O VISUAL BASIC E AS BASES DE DADOS O Visual Basic no um sistema de gesto de bases de dados, como o Microsoft Access. Contudo, vem equipado com vrios dispositivos que permitem o acesso programado e mesmo a construo de bases de dados. Em qualquer das verses, vem integrado o motor de base de dados JET (Joint Engine Tecnology), que permite criar e manipular informao nos formatos mais usuais (Access, FoxPro, DBase, Paradox).

MECANISMOS DE ACESSO A BASES DE DADOS: Data Control controlo padro. permite utilizar cdigo.

Data Access Objects (DAO)

Open DataBase Conectivity (ODBC) permite a utilizao directa das API (Application Programming Interface). Remote Data Objects (RDO) a complexidade do ODBC. desenvolvido para ultrapassar

ActiveX Data Objects (ADO) desenvolvido para combinar as melhores caractersticas das tecnologias (DAO, ODBC e RDO). Visual Basic SQL Libraries (VBSQL) directa a um servidor de Microsoft SQL. permite a ligao

Third-Party Controls controlos fornecidos por outras empresas, com potencialidades diversas.

Neste ponto iremos tratar do acesso a uma base de dados j existente, ou seja, o desenvolvimento de aplicaes Front-end, em Visual Basic. O VB possui dois controlos especficos para o efeito o _Data Control_e o _ADO Data Control_ , com os quais possvel aceder a uma ou mais bases de dados existentes, atravs de um ou mais modos de uma interface complexa, apagando, modificando ou acrescentando dados, para alm de outras operaes mais complexas. E tudo isto sem que o utilizador tenha necessidade de inserir qualquer cdigo.

Barra de ferramentas Standard

Components

Controls

Microsoft Data Bound List Control 5.0

Components

Controls

Microsoft Data Bound Grid Control Data

DBList DBCombo

DBGrid

*Elementos de uma base de dados:* Tabelas (*Table*): O elemento bsico de uma base de dados, que contm as informaes de uma determinada entidade. Registos (*Records*): entidade. Campos (*Fields*): os registos. Os vrios dados respeitantes a cada Os itens que, no seu conjunto, constituem

ndice (*Index*): Um campo ou conjunto de campos destinado a ordenar os dados numa tabela. Chave Primria (*Primary Key*): campo de uma tabela que identifica cada registo (de uma tabela) como nico. Consulta (*Query*): Processo de seleco de informao.

Para alm destes objectos, comuns a qualquer base de dados relacional, o Visual Basic disponibiliza mais um objecto, o *Recordset*, para o _Data Control_ e, em adio, o *cursor*, para o _ADO Data Control_. * * *Recordset* Um recordset representa uma tabela aberta ou um conjunto de registos extrados da base de dados por meio de um comando SQL. Este objecto fornece um meio para aceder aos dados existentes nesses registos. Possui

uma coleco de Fields e cada Field representa um campo do Recordset. atravs destes que se pode aceder aos valores. Existem quatro tipos de Recordset: Table: Abertura de uma nica tabela, que permite pesquisas mais rpidas dos dados, baseadas em ndices, atravs do mtodo Seek. Dynaset: abertura de um conjunto de registos, baseado num comando SQL. No permite especificar ndices nem o mtodo Seek. Snapshot: Funciona como o Dynaset, mas uma representao esttica dos dados e apenas para leitura, isto , os dados so todos copiados para memria e no se podem modificar. Forward-only: Funciona como o Dynaset, mas s permite uma leitura do conjunto de dados de registo, comeando no incio e terminando no fim, sendo mais rpido que o Snapshot. (VB 5.0 e VB 6.0).

*Data Control* Para alm de ser o nico controlo integrado do VB para acesso s bases de dados, o data control tem grandes potencialidades. A maior das quais a possibilidade de, com a sua utilizao, criar pequenas aplicaes de acesso s bases de dados sem a necessidade de inserir sequer uma linha de cdigo. Na toolbox, um duplo clique no data control resulta, depois de minimamente ajustado, o seguinte aspecto:

* * O aspecto do Data Control assemelha-se aos botes de um gravador, permitindo percorrer os registos da tabela de uma base de dados qual venha eventualmente a ligar-se. No entanto, para visualizar os dados, sero necessrios outros objectos: TextBox, PictureBox, CheckBox, ListBox, ComboBox, OLE container, entre outros, dependendo do tipo de dados a visualizar.

Chamada rectangular: Connect: AccessNeste momento, ser necessrio ligar o Data Control a uma base de dados e, para tal, ter que ser indicado o tipo de base de dados a utilizar, assim como a sua localizao fsica e a tabela a utilizar.

Chamada rectangular: RecordSource: Nome da TabelaChamada rectangular: DatabaseName: Localizao fsica

Aps os passos anteriormente descritos, a base de dados encontra-se

ligada ao objecto Data Control. * * Neste momento, inserem-se os objectos necessrios visualizao dos dados da tabela da base de dados. * *

O passo seguinte insero dos objectos efectuar a ligao destes ao objecto Data Control existente no Form, atravs das propriedades respectivas. As propriedades referidas so: DataSource onde se dever identificar o Data Control respectivo, e a propriedade DataField onde se dever indicar o nome do campo da tabela a associar.

Chamada rectangular: OLE container

No objecto OLE container, ser necessrio alterar a propriedade SideMode para Stretch, por forma a que as imagens sejam ajustadas ao tamanho do objecto. A propriedade Caption do Data Control dever ser limpa .

Em concluso, foi inserido um Data Control com a ligao base de dados e respectiva tabela. (Foram alteradas 3 propriedades do objecto Data Control).

Seguidamente, foram inseridos dois objectos TextBox e um objecto OLE Container, para alm de dois objectos label. (Foram alteradas 9 propriedades dos trs principais objectos (2 TextBox e 1 OLE container) e 2 propriedades (caption) das Labels).

E a visualizao dos dados da tabela da base de dados est concluda.

Os botes de navegao do objecto Data Control permitem avanar e retroceder nos registos da tabela, sendo possvel o posicionamento no primeiro ou ltimo registo directamente.

Posteriormente, iremos verificar como, atravs do acesso aos principais mtodos de manipulao de base de dados do Visual Basic, manipular efectivamente os dados, ou seja, criar novos registos, alterar e/ou apagar registos, ou localizar dados especficos.

Para manipular bases de dados em Visual Basic necessrio conhecer alguns eventos, mtodos do objecto Data Control e mtodos do Recordset.

*EVENTOS* *Eventos*

*Descrio* Error

Ocorre quando algum procedimento automtico resultou em erro. No ocorre em resultado de instrues explcitas, utilizando-se neste caso o ON ERROR. Reposition

Ocorre quando um registo se torna o registo corrente. Validate

Ocorre quando o registo corrente est prestes a deixar de o ser.

*MTODOS do Data Control*

O mtodo mais relevante da manipulao do objecto Data Control o *Refresh*, que renova a leitura dos dados na base de dados.

*MTODOS do Recordset* *Mtodo*

*Descrio* AddNew

Adiciona um novo registo no Recordset. Edit

Inicia uma modificao no registo corrente do Recordset. Update

Grava os dados que esto em memria para o registo na base de dados. Delete

Apaga o registo corrente da base de dados. MoveFirst

Move-se para o primeiro, ltimo, prximo e anterior registo, respectivamente, do Recordset. MoveLast MoveNext MovePrevious Seek

Para fazer pesquisas utilizando ndices, quando o Recordset do tipo Table. FindFirst

Procura o primeiro, ltimo, prximo e anterior registo, segundo o critrio indicado. FindLast FindNext FindPrevious GetRows

Copia os registos para a memria, utilizando um array. OpenRecordset

Abre um novo Recordset baseado neste. Requery

Refaz a pesquisa base de dados. Close

Fecha o Recordset.

FICHEIROS O Visual Basic trabalha com trs tipos de ficheiros: */Sequencial/* tipos de dados. utilizado quando o ficheiro contm vrios

*/Aleatrio/* utilizado quando o ficheiro contm registos iguais, ou seja, com a mesma estrutura. */Binrio/* utilizado quando se pretende que o ficheiro no esteja organizado, de forma a conter um tamanho fixo de registos. Estes ficheiros so tratados como uma sequncia de bits.

Nas linguagens de alto nvel, o trabalho com ficheiros resulta apenas da manipulao de dados de aplicaes mais antigas. Actualmente, rara a aplicao que possui ficheiros em Vbasic.

Ficheiros de Acesso Aleatrio Um ficheiro do tipo aleatrio um conjunto de registos do mesmo tipo, em que cada registo um conjunto de elementos que no tero de ser obrigatoriamente do mesmo tipo, como acontece nos arrays. Por exemplo, a informao relativa a um aluno, tal como o seu nome (cadeia de caracteres), o curso (cadeia de caracteres), o ano de nascimento (inteiro) e o seu nmero interno (inteiro) poderia ser guardada num registo. Cada um destes componentes designado por campo e identificado por um nome. Antes de se utilizar este tipo de ficheiro, necessrio definir o tipo de registo que constitui o ficheiro.

*Definio do registo e Operaes com os ficheiros* A definio do registo no Visual Basic conhecida por User Defined Data Type . Esta s pode ser utilizada na seco de declaraes de um mdulo (*.Bas) e tem a seguinte sintaxe: Type <nome da estrutura> <nome dos campos> AS <tipo de dados> EndType

_Exemplo do registo do ficheiro de empregado, com o nmero de funcionrio, o nome e o salrio do funcionrio._ _ _ *Type*InfoPessoal Numero Nome Salario End *Type* * * *Abrir/Criar Ficheiros* Para abrir (criar no caso de no existir) um ficheiro, utiliza-se a instruo: OPEN <nome ficheiro> FOR RANDOM AS <numero ficheiro> LEN=<comprimento_registo> As Integer As String * 25 As Currency

_Exemplo da abertura do ficheiro de empregado:_

Dim Empregado As InfoPessoal Dim f%, i%, n_registos% f = FreeFile Open Empregad.dat For Random As #f Len = Len (Empregado) n_registos = LOF (f) \ Len (Empregado)

*Ler o ficheiro* A leitura do ficheiro feita registo a registo; assim, para ler um registo do ficheiro para uma varivel do tipo do registo, utiliza-se a instruo Get, onde a Posio indica o nmero do registo no ficheiro, possuindo a seguinte sintaxe: Get <numero do ficheiro>, posio, <nome da varivel registo>

_Exemplo da leitura dos registos do ficheiro de empregado:_ For i = 1 To n_registos Get #f, i, Empregado Next

*Escrever no ficheiro* Tal como na leitura, a escrita no ficheiro de registo a registo e possui a seguinte sintaxe: Put <#nmero_do_ficheiro>, posio, <nome da varivel registo>

_Exemplo da escrita nos registos do ficheiro de empregado:_ For i = 1 To n_registos Empregado.salario = empregado.salario * 1.03 de 3% Put #f, i, Empregado Next Aumento

*Fechar o ficheiro* Aps terminadas as operaes sobre um ficheiro, necessrio fech-lo com a instruo Close.

_Exemplo do fecho do ficheiro de empregado:_ _ _ Close #f

*Concluses do estudo dos ficheiros* Em ficheiros sequenciais s se pode ler (INPUT) ou s se pode escrever (OUTPUT). Em ficheiros de acesso aleatrio (RANDOM) pode-se ler e escrever registos em qualquer altura, utilizando-se as instrues GET e PUT.

*Leitura e gravao de dados*

*Tipo de Acesso*

*Gravao*

*Leitura* Sequencial

Input Output Append

Print # Write #

Input # Line Input # Aleatrio

Random

Put #

Get # Binrio

Binary

Put #

Get # * * *Operaes de sistema* Para alm de operaes internas de ficheiros, o Visual Basic tambm permite operaes ao nvel do sistema operativo. A seguinte tabela mostra algumas dessas operaes:

*Operao*

*Descrio*

*Exemplos* ChDrive drive

Muda a drive actual

ChDrive ChDir dir

Muda o directrio actual

ChDir D:\TMP CurDir [(drive)]

Retorna o directrio actual

Unidade_actual = CurDir Unidade_actual = CurDir ( C ) MkDir dir

Cria um novo directrio

MkDir Meudir RmDir dir

Remove um directrio

RmDir Meudir Kill ficheiro

Remove um ficheiro

Kill Kill

Cartas.Doc *.TXT

*Apagar registos do ficheiro* A melhor maneira de anular um registo copiar todos os registos, excepto o registo que queremos anular para um ficheiro temporrio, apagar o ficheiro inicial ( KILL <nome do ficheiro> ) e, finalmente,

alterar o nome do ficheiro temporrio para o nome do ficheiro inicial.

*EFEITOS GRFICOS EM VISUAL BASIC* Em Visual Basic existem dois tipos de objectos onde podemos desenhar, que so os forms e as picture boxes. O sistema de coordenadas (x, y) num form ou numa picture box comea em (0,0) e implementado com o deslocamento direita e para baixo.

*_Mtodos_* *PSet()* O mtodo PSet() desenha um ponto nas coordenadas (x,y). Para desenharmos um ponto no meio do form, que tem *5000 twips* de comprimento e *4250 twips* de altura, utilizando o mtodo PSet(), ficaria: *PSet (5000/2, 4250/2)*

Se no soubermos as dimenses do form ou da picture box e se quisermos desenhar um ponto no centro do objecto, podemos recorrer s propriedades ScaleWidth e ScaleHeight que assumem, respectivamente, os valores do comprimento e da altura. Para desenharmos um ponto no meio da picture box, que assumiremos que tem o nome Imagem, da qual no conhecemos as dimenses teremos que fazer o seguinte:

*Imagem.PSet(Imagem, ScaleWidth/2, Imagem.ScaleHeight/2)*

*Centrar um From no Ecr*

No Windows as definies da rea de ambiente de trabalho no so iguais para todos os computadores. Este espao pode trazer problemas de posicionamento do form num ecr quando o utilizador tiver uma definio diferente da rea de ambiente de trabalho da do programador.

Podemos ento centrar um form num ecr utilizando o mtodo Move. Para isso basta saber a altura e a largura do ecr e do form que queremos centrar ou dividir por dois.

*/Exemplo:/*

Private Sub Form_Resize() Move (Screen.Width End Sub Form1.Width)/2 , (Screen.Height From1.Height)/2

Screen.Width Form1.Width , determina o espao livre do ecr na horizontal e se dividir esse valor por dois centra-se o form na horizontal. Screen.Height From1.Height, determina o espao livre do ecr na vertical e se dividir esse valor por dois centra-se o form na vertical.

*Cor* No Visual Basic existem vrias formas de especficar cores, entre elas temos: a funo RGB() e a funo QBColor().

*Funo RGB()* A *sintaxe* da funo : *RGB( RedVal, GreenVal, BlueVal)*

Em que os valores RedVal, GreenVal, BlueVal variam entre 0 ( ausncia de cor) e 255 que ser a cor pura. Para obtermos um verde puro os valores dos argumentos seo: RedVal=0, GreenVal=255 e BlueVal=0. A combinao destas trs variveis (cores) cria as vrias cores que temos acesso.

*Funo QBColor()* O QBasic tem 16 cores predefinida. A maneira de termos acesso a essas cores no Visual Basic atravs da funo QBColor(). Esta funo retoma um valor (long integer) que corresponde ao correcto valor RGB no visual Basic.

*Tabela* *Valor*

*Cor*

*Valor*

*Cor* 0

Preto

Cinzento 1

Azul

Azul Claro 2

Verde

10

Verde Claro

Cio

11

Cio Claro 4

Vermelho

12

Vermelho Claro 5

Mangenta

13

Mangenta Claro 6

Amarelo

14

Amarelo Claro 7

Branco

15

Branco

Se quisermos alterar a cor do ponto desenhado no centro do controlo imgImagem para verde, mas usando a funo QBColor(), utilizamos a seguinte sintaxe: Imagem.PSet(Imagem.ScaleWidth/2, Imagem.ScaleHeight/2), QBColor(2)

*Identificar uma cor num local especfico do ecr* Se quisermos determinar a cor de um determinado pixel no ecr podemos usar o *mtodo Point()*. O valor Point retoma o valor (long integer) correspondente ao valor da cor. A sintaxe : *Objecto.Point(x,y)*

Para determinarmos a cor do pixel que est localizada nas coordenadas (60,30) devemos digitar o seguinte: CorDoPixel.Point(60,30) A varivel CorDoPixel recebe o valor da cor.

*Propriedade FillStyle* A propriedade FillStyle permite determinar a forma como se pode preencher uma rea fechada. A tabela seguinte mostra os valores que a propriedade FillStyle pode assumir:

*Valor*

*Preenchimento* 0

Unicolor

Transparente(valor por omisso) 2

Linhas Horizontais 3

Linhas Verticais 4

Linhas Diagonais(/) 5

Linhas Diagonais(\) 6

Linhas Cruzadas 7

Linhas Cruzadas na Diagonal

*Propriedade DrawStyle* A propriedade DrawStyle permite definir o tipo de trao, a tabela seguinte mostra os valores que a propriedade DrawStyle pode assumir: *Valor*

*Efeito* 0

Contnuo

Trao(-) 2

Ponto(.) 3

Trao-Ponto (-.-.-) 4

Trao-Ponto-Ponto (-..-..-..-) 5

Invisvel 6

Interior Contnuo

Para se criar efeitos grficos atravs de objectos de control podero ser utilizados os seguintes objectos. Controlo Line pode-se utilizar o controlo Line para criar linhas rectas num form.

Controlo Shape pode-se utilizar o controlo Shape para criar rectngulos, quadrados, formas ovais e crculos num form.

CRIAR DISQUETE DE INSTALAO Desenvolvido e criado o executvel da aplicao, torna-se necessrio

produzir uma disquete de instalao para instalar a aplicao nos computadores dos utilizadores que possuam no possuir Visual Basic.

*1 Passo* Para gerar automaticamente o Setup da aplicao selecciona-se o cone correspondente aplicao Application Setup Wizard no grupo do Visual Basic 5.0. O Visual Basic SetupWizard, cria um setup da aplicao. Este setup torna fcil e de um modo amigvel a instalao do programa.

A gerao automtica do Setup composta por 5 etapas, que sero seguidamente descritas:

*_1 etapa_*- Selecciona-se (...) ou digita-se o nome do projecto. No caso, de no existir o executvel deve checkar o Rebuild The Project. *_ _* *_2 etapa_*- Selecciona-se a Disk Drive e o formato ou ento a directoria (pasta), que vai receber o Setup da aplicao. A disquete deve estar formatada e totalmente limpa.

*_ _*

*_3 etapa_*- Lista os ActiveX Servers includos na aplicao e permite ao utilizador detalhes desses ficheiros e acrescentar ActiveX servers. *_ _* *_ _* *_4 etapa _* - Antes de iniciar a compresso dos ficheiros o setupwizard mostra a lista de todos os ficheiros que fazem parte do setup. Poder acrescentar ou retirar ficheiros da lista.

*_5 etapa _* - A gerao do setup termina aps a compresso e copia para o suporte magntico seleccionado dos ficheiros listados.

Para instalar a aplicao basta clicar no boto iniciar (do Windows), seleccionar o item Run e escrever todo o caminho do setup.

Potrebbero piacerti anche